Page 1

3277 A melhor Pizza da cidade

Toledo/PR • de 20 a 26 de abril de 2012 - Ano 3 - nº 140

D. FRANCISCO

CÉSAR DA LUZ

PITÁGORAS

POLÍTICA E GENTE

VALDIR PAGLIARINI

WANDERLEY GRAEFF

Se isolarmos a Ressurreição da vida de Cristo que a precede, ela nos parecerá um prodígio, e nada mais. Vinculada ao Evangelho todo, porém, aparece-nos como o seu coroamento. O ensinamento do Salvador pressupunha que a sua ação não se limitaria apenas à curta duração da sua estada na Palestina.

Com assinatura de uma equipe mais do que competente, formada pelos profissionais da Costenaro Arquitetura & Urbanismo, Construtora Merano e a Ybaté Incorporadora, do mesmo grupo de empreendedores, o Paraty Residencial promete toda a comodidade no coração de Toledo.

Alegre, sempre disposto a ajudar ao povo toledano, Ondy Niederauer deixou uma grande relação de serviços prestados na seara intelectual. Foi o principal elaborador dos estatutos das principais entidades e clubes da cidade, como o Yara, o Comércio e das igrejas evangélicas.

Lodi circula com desenvoltura, dialogando com várias lideranças e captando apoio ao seu projeto político; finalmente, projeto do Código Florestal vai à apreciação do plenário da Câmara; Ayres Britto cita Ulysses: “o cupim da República é a corrupção”.

A imagem cabeluda de Tiradentes teria sido construída para assemelhar-se à figura de Jesus Cristo, aumentando seu tom de mártir. Para que as pessoas associassem os dois, com o pensamento de que da mesma forma que Cristo morreu pela humanidade, ele teria morrido para salvar o Brasil.

Dezem promove curso de vinhos e agracia participantes com degustação de seu próximo rótulo, que é um espetáculo; Campagnolo repagina Rádio Guaçu e inicia livro de memórias que promete lances picantes da história toledana; Natal Luz Havan será atração de 2012.

PÁGINA 06

PÁGINA 05

PÁGINA 06

PÁGINA 02

PÁGINA 06

PÁGINA 12

Virada Cultural

Toledo dá show com 56 atrações Toledo reafirma neste final de semana a sua condição de Capital da Cultura, promovendo a mais destacada Virada Cultural do interior paranaense. Serão mais de 24 horas seguidas de espetáculos dos mais diversos gêneros, distribuídos em palcos no Parque Ecológico Diva Paim Barth e no Teatro Municipal. Entre as atrações selecionadas pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Toledo, estão os shows do cantor Jair Rodrigues, Teatro Mágico, A Banda Mais Bonita da Cidade, Raulzito e Cris Duran. PÁGINA 03

ABCS realiza Fórum com público recorde em Toledo

Produtores compareceram em grande número no evento que debateu Projetos de Lei que tramitam no Congresso sobre a integração na suinocultura

Um grupo de cerca de 400 criadores de suínos da região de Toledo formou o maior público já registrado em um Fórum técnico promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). A constatação é do próprio presidente da ABCS, Marcelo Dias Lopes. O fórum contou com o apoio logístico da Assuinoeste. PÁGINA 02 Jair Rodrigues, Teatro Mágico, A Banda Mais Bonita da Cidade são alguns dos destaques do evento que reserva mais de 24 horas de atrações

Toledo terá Natal Luz Havan com show nacional

SOCIAL. PÁGINA 12

Paraná em Ação

Toledo e Estado preparam feira de serviços gratuitos

Stock Car

Ricardo Sperafico marca primeiros pontos

PÁGINA 09

PÁGINA 03

Destino Iguaçu buscas novos voos para a região O diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, confirmou o evento para o mês de novembro

PÁGINA 03

Equipe toledana Prati-Donaduzzi: sucesso nas ações de marketing na Stock Car

Uma novidade no mercado imobiliário de Toledo PÁGINAS 05 e 09


02

Toledo/PR • 20 a 26 de abril de 2012

OPINIÃO

“Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir” (George Orwell)

POLÍTICA & GENTE Palavra O ex-presidente Walmor Lodi não foi convidado à mesa e tampouco teve direito a pronunciamento na posse da nova diretoria da Acit. Consideraram que ele está envolvido com a política e, como renunciou ao mandato na entidade para se dedicar à política, não deveria se pronunciar. Ele circulou com desenvoltura no evento festivo, cumprimentando a todos com o seu jeito habitual de ser, focado em angariar mais e mais apoio ao seu projeto como um dos atores da cena política de 2012 em Toledo. Alma boa Walmor Lodi é um cidadão de alma boa, dessas pessoas que orgulham uma cidade não apenas pela personalidade de fácil trato com qualquer que seja o interlocutor, como tambem pelo empenho que demonstra em contribuir para a grande causa toledana. É um nome que merece ser observado com atenção no cenário político, pois tem muito a dar ao município. Caciques E isso está acontecendo com Lodi . Ele já foi convidado a rodadas de conversações com lideranças de grosso calibre. Entre elas, o deputado federal Dilceu Sperafico e o ex-prefeito Derli Donin, ambos do PP. Consta, já tem espaço em sua agenda solicitada pelo ator principal das oposições. Lodi tem sido visto como um nome importante para o jogo que será iniciado em breve e terá o apito final às 17 horas do dia 7 de outubro. O primeiro Os partidos de oposição em Toledo, através de suas diretorias voltadas á juventude, estão desenvolvendo uma campanha de estímulo à confecção do primeiro título de eleitor. Um folheto está sendo distribuído na cidade estimulando os jovens que já completaram 16 anos ou vão completar até o dia 7 de outubro no sentido de que votem nas eleições municipais. Cartório O prazo para fazer o título é o dia 9 de maio. Portanto carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de renda, os jovens devem comparecer ao Cartório Eleitoral, localizado no Jardim Santa Maria, entre o Corpo de Bombeiros e o Estádio 14 de Dezembro. O horário de atendimento é das 12 as 18 horas, de segunda a sexta-feira. Saúde O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, cumpre agenda em Toledo. Nesta sexta-feira, às 11 horas, no Auditório da Prefeitura, ele participa do ato de assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta referente ao atendimento de neurocirurgia no Hospital Bom Jesus, envolvendo a Promotoria de Defesa da Saúde Pública, Hoesp/Hospital Bom Jesus, Consócio Intermunicipal de Saúde e o Estado do Paraná.

Museu O consultório do primeiro dentista de Toledo, o ex-vice-prefeito Lamartine Braga Côrtes, passará ao acervo do Museu Histórico Willy Barth. A diretora Lourdes Barbieri e o professor Anésio Vitto, visitaram Lamartine e sua esposa, Irene, para tratar do assunto, quando comentaram o entusiasmo pela nova sede do museu, que será construída pela Prefeitura nas proximidades da PUCPR. Prati-Donaduzzi Nesta sexta-feira, 20, a Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciará mais um projeto piloto do Programa de Inclusão Digital – PID. A interface será com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS - e tem como público alvo os adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas. O lançamento do projeto acontece no CREAS, a partir das 9h, e contará com a presença do prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, a secretária de Assistência Social, Marisa Ramos Cardoso, comunidade e familiares dos alunos. Código Florestal Depois de muitos anos de debates, avanços, recuos e contradições, o novo Código Florestal Brasileiro deverá finalmente ter a votação encerrada no Congresso Nacional. A previsão é de ela ocorra terça-feira, 24. Será a segunda deliberação da Câmara dos Deputados, após trâmite no Senado Federal. O deputado federal Dilceu Sperafico participou de reunião com o presidente da Câmara, Marco Maia (foto), na condição de um dos principais líderes da bancada ruralista, quando foi definida a data de votação. Código Florestal II A nova votação do código, que vai tirar da ilegalidade mais de um milhão de agricultores familiares de todo o País, ainda neste mês de abril, foi exigida pela bancada ruralista para a aprovação da Lei Geral da Copa, pela Câmara dos Deputados, no final de março. A votação no plenário da Câmara dos Deputados é a última etapa da tramitação da proposta no Congresso Nacional, seguindo após à sanção da presidente Dilma Rousseff. Eleitores O vereador Adelar Holsbach, o “Pelanka” (PDT), teve aprovado na Câmara Municipal de Toledo requerimento que sugere seja desenvolvida campanha de mobilização visando ao aumento do número de votantes no Município, tendo como meta atingir noventa mil eleitores. “A escolha de representantes políticos tem como base o princípio da democracia e a participação do eleitor garante o exercício da cidadania. Por isso, a importância dos nossos jovens tornarem-se eleitores”, justificou Adelar Holsbach.

ABCS realiza Fórum com público recorde em Toledo Cesar da Luz Um grupo de cerca de 400 criadores de suínos da região de Toledo formou o maior público já registrado em um Fórum técnico promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), nesse caso, para discutir o sistema de integração na suinocultura. A constatação é do próprio presidente da ABCS, Marcelo Dias Lopes, que se fez presente ao evento, realizado na manhã do último sábado, 14, no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo. O fórum contou com todo o apoio logístico de parte da Assuinoeste, entidade regional que defende os interesses da categoria. No foco dos debates estava a discussão dos Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional sobre a integração na suinocultura nos estados produtores de suínos. Estão em tramitação ao menos dois projetos, o PL 8023/2010, de autoria da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e o PL de autoria da senadora gaúcha Ana Amélia Lemos, ambos tratando da Integração Vertical na agropecuária. Esses dispositivos têm como objetivo regular e normatizar a relação entre produtores integrados e a agroindústria integradora.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, esse foi o maior fórum para tratar desse tema já realizado pela entidade. Ele destaca a importância desses encontros para que os pontos polêmicos desses projetos que regulamentam o agronegócio integrado possam ser avaliados pelos produtores. “Esses fórum dão a legitimidade da ABCS nesse processo, já que existem pontos polêmicos e nós estamos avaliando isso junto aos produtores. Nosso objetivo é, com a chancela dos nossos suinocultores, discutir em Brasília e negociar com as agroindústrias um sistema melhor de integração para toda a cadeia produtiva”, disse Marcelo Lopes. Já o presidente da Assuinoeste, Darci Backes, de Toledo, um dos municípios que concentram o maior número de criadores, é importante dar essa legitimidade à ABCS, “para termos melhores condições para a atividade. E isso só acontecerá com a união da classe e com um trabalho sério com o objetivo de estabelecer condições justas para o produtor, que não está sendo remunerado suficientemente para que possa manter a atividade”, destaca Backes, ao complementar que “a suinocultura brasileira está bem e a cadeia produtiva é rentável, mas precisamos ter melhores condi-

EXPEDIENTE

por Wanderley Graeff | wanderley@vivertoledo.com.br

Jairo Eduardo

O fascínio do vermelho sangue Somente o vídeo no gabinete do Lísias gerou tantos acessos na história da CGN Fala-se “viral” para um fato que todo mundo passa a acessar ao mesmo tempo na internet. Feita a apresentação do termo fora de sua aplicação original, a saúde (ou a doença), podemos afirmar que o homicídio ocorrido em frente a Bielle nas primeiras horas de sábado foi o “viral” dos últimos cinco anos em Cascavel. Todos os ingredientes estavam presentes para o vídeo captado por uma câmera da boate “bombar”: figura conhecida envolvida, cenas cinematográficas, o clarão da 12, o agente da elite da polícia brasileira rolando no chão exatamente como aprendeu na academia, o carrão do atirador que lembra um tanque de guerra. Não tinha erro: a CGN, o portal de vídeo mais acessado da cidade, registrou, segundo seu editor, Luiz Carlos Wessler, 356 mil páginas visitadas no sábado e 227 mil no domingo. Como bem recorda o jornalista Jeferson Popiu, ex-editor da CGN e hoje na CATVE, somente um vídeo rivalizou com o inferno protagonizado na Rua Paraná: “Lembro que quando o Guilherme Formighieri mandou postar o vídeo extraído no gabinete do então prefeito Lísias, imediatamente chegou-se a 10 mil acessos”. Faz sentido. Somente uma história real assemelhada a uma novela global pode se aproximar do frisson causado pela morte do policial federal. Sorte Alessandro Meneghel (foto) é antes de tudo um sujeito de sorte. O exímio atirador Alexandre Drummond Barbosa, mesmo ferido e caído, sacou sua pistola e atirou contra seu algoz a cerca de 3 metros de distância. Um tiro passou tão perto que chamuscou o rosto do agropecuarista. Drummond, a exemplo do poeta homônimo, encontrou uma pedra em seu caminho e está morto e sepultado. Meneghel foi encarcerado em uma solitária no presídio que se notabilizou por receber os mais célebres bandidos do Brasil. Em Catanduvas, lhe vestiram um uniforme de prisioneiro, lhe raparam a vasta cabeleira - uma espécie de marca pessoal - e pretendem mantê-lo incomunicável por pelo menos 30 dias. Caberá agora ao notório criminalista Adelino Marcon uma das mais desafiantes causas de sua vida. Em tempo: o que explica o fascínio da distinta platéia pelo sangue humano derramado na calçada da rua Paraná? O escritor francês Gabriel Meilhan tem uma frase que pode responder isso: “Acreditamos ficar tristes pela morte de uma pessoa, quando na verdade é apenas a morte que nos impressiona”. Editorial Sem muito alarde, o DEM de Cascavel encaminhou a desfiliação partidária de Alessandro Meneghel. Caso ele não assine, será expulso da sigla. O agropecuarista, que já foi paparicado pelos grandalhões do agronegócio, dos quais era uma espécie de herói destemido (ou bucha de canhão), não poderia estar em um lugar mais adequado para definir seu estágio atual com os poderosos amigos de outrora: uma cela individual em uma penitenciária de segurança máxima. Prato frio Como tudo que acontecer daqui em diante ganhará tintas eleitorais, ativistas de esquerda fizeram postar nas redes sociais um vídeo em que lideranças elogiam Alessandro Meneghel em comício do CTG. Ali aparecem Dilvo Grolli, Edu Sciarra, Beto Richa e outros menos votados.

Autoridades e lideranças do setor da suinocultura presentes ao Fórum

Marcelo Dias Lopes, presidente da ABCS, e Darci Backes, da Assuinoeste

ções para o criador, que arca com a maior parte do custo de produção”. No evento de Toledo houve Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 - 3054-0333 vivertoledo@vivertoledo.com.br

explanação sobre os projetos pelo professor de Agronegócio da Universidade de Brasília, Josemar Xavier de Medeiros.

Quem dá mais? Uma área de 205 alqueires do agropecuarista Gama Meneghel foi a leilão no Fórum de Toledo. Estimada em R$ 20 milhões, a área nobilíssima foi arrematada por R$11,1 milhões. O comprador é o atacadista João Destro, em sociedade com o irmão, Plínio. Pensata A história de Cascavel nasceu sob o manto do sangue de inocentes que morreram nas mãos de muitos gananciosos. O contrabando de madeira, café e mate que sucedeu aos episódios de violência, formou fortunas, hoje estabelecidas e propaladas como fruto de trabalho honesto. Tudo isso, não acabou. Há forças universais desequilibradas aqui e muito teremos que pagar para restabelecer o equilíbrio e afastar a maldição, nome que pode ser dado a esse desequilíbrio. Tudo em Cascavel trilha por caminhos difíceis. A instalação da PF em Cascavel, lembro-me, foi uma odisséia. Havia mais forças contrárias à instalação do que a favor. E os contrários são justamente aqueles que aqui formaram fortunas e que aqui permanecem com o sentimento de ser os donos de tudo. Custa-lhes entender que não são mais os únicos que construíram essa cidade. Ainda que sejam em menor número, considerando que a maioria absoluta da população é de gente de bem, fazem enorme estragos. Vejam a instalação do novo Shopping. Quase que bloquearam tudo, ainda no projeto. É o mal, é o carma que teremos que pagar. (Homem que se apresentou no site da CGN com o codinome “Historiador”)

Diretor e Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br

Gerência Administrativa Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com

Depto Comercial - Vendas Cesar da Luz

Diagramação Lidio Ricardo

Equipe Karine Graeff Karin Alessandra Graeff Wanderley Graeff Jr. Mayara Martan Bruno Marcos Radunz


Toledo/PR • 20 a 26 de abril de 2012

03

CIDADE Paraná em Ação

Feira de serviços gratuitos será realizada em Toledo A primeira reunião para definir a organização da edição deste ano do Paraná em Ação, em Toledo, foi realizada envolvendo representantes do Governo do Estado e de várias secretarias do município, definindo as atribuições de cada setor para este mutirão de cidadania, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril, no mesmo local da reunião. O Programa Paraná em Ação é uma feira itinerante que percorre o Estado. Em um mesmo local, são disponibilizados serviços gratuitamente nas áreas da saúde, cultura, justiça, emissão de documentos e inscrição em programas sociais. A organização espera que o público seja maior que em 2011, quando foram atendidas cerca de 15 mil pessoas. Serão atendidas tambem as comunidades de municípios vizinhos, como Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Quatro Pontes e São José das Palmeiras. A assessora administrativa da Secretaria Especial de Rela-

Reunião preparatória para o Programa Paraná em Ação com representantes dos diversos parceiros do evento

ção com a Comunidade (Serc), Joelma Muniz de Santana, explicou que o objetivo do programa é atender a demanda carente do município gratuitamente. “Todos os gastos que um indi-

Entregue premiação do sorteio de Páscoa da Acit

Contemplados e dirigentes da Acit na entrega dos prêmios: campanha bem sucedida

Os contemplados na campanha “Páscoa fantástica” receberam seus prêmios em ato realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Foram dois vale-compras no valor de R$ 200,00, dois home theaters, dois notebooks e duas cestas de chocolates. A garotinha Agatha Gabriele da Silva, 5 anos, sorteada pelo Supermercados Lunitti, ganhou um vale-compras de R$ 200,00. A dona de casa Leni Terezinha Sartori comprou um par de brincos na Darci Joias e foi premiada com um home theater. O agricultor Rubens Nakagawa, de Sol Nascente, comprou inseticida na Cooatol e também tinha apenas dois cupons. Ganhou um notebook. Deonir Fornari, suinocultor em São Pedro, foi outro ganhador do notebook. A esposa comprou um espelho na Constrular, ganhou dois cupons e preencheu-os com o nome do casal.

Foram premiados também Camila Bamberg, cliente da Drink’s Bar, de Vila Nova, com um vale-compras no valor de R$ 200,00. Laressa Ranucci Pini, cliente da Mini Preço, ganhou um home theater. Os vendedores Isa, da Constrular, e Valdir, da Cooatol, ganharam cestas de chocolate. Os amigos da Acit Toledo no Facebook também puderam participar da campanha de Páscoa. Angelina Veiga dos Santos foi sorteada e ganhou uma cesta de chocolate. Campanha Na avaliação do diretor de Comércio, Edson Cavalcanti, a campanha teve resultados positivos, com mais de 200 mil cupons distribuídos. A próxima campanha do Fundo de Promoções da Acit será alusiva do Dia das Mães. Os cupons começarão a ser distribuídos no final de abril e serão sorteados um carro zero quilômetro e muitos outros prêmios.

víduo teria para confeccionar algum documento, como fotos, xerox e taxas, serão economizados. Beneficia a população e o município, economizando e podendo utilizar este dinheiro em

outras ações”, frisou. O evento acontece nos dias 27 e 28, das 9h às 17h, e no dia 29, domingo, das 9h às 12h, no Centro de Eventos Desiré Refosco, na Vila Pioneiro.

Sperafico apóia produtores na luta por melhor sistema de integração O deputado federal Dilceu Sperafico garantiu o apoio da Frente Parlamentar da Agricultura e da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, às reivindicações de suinocultores e avicultores do Paraná e Sul do País, na apreciação de projetos de lei que tratam de sistemas de integração de agroindústrias de todo o País. Atualmente tramitam no Congresso Nacional dois Projetos de Lei, de números 8.023/2010 e 330/2011, na Câmara dos Deputados e Senado Federal, respectivamente, estabelecendo novas normas para os novos contratos firmados entre produtores e indústrias. A manifestação do parlamentar ocorreu em fórum especial da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Regional de Suinocultores do Oeste (Assuinoeste) e Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (Aaviopar), com o apoio da Associação Municipal de Suinocultores e Sindicato Rural Patronal de Toledo (leia matéria à página 2).

O deputado Sperafico recordou o fortalecimento da chamada bancada ruralista, que começou com apenas três parlamentares do Paraná - ele e os deputados federais Abelardo Lupion e Moacir Micheletto, este já falecido -, destacando que hoje os agricultores brasileiros têm representação que não foge dos embates e enfrenta os demais segmentos de igual para igual. “Assim como nas associações e sindicatos locais, regionais, estaduais e nacionais, hoje os produtores têm voz em Brasília, através de parlamentares que não temem desafiar segmentos poderosos e votar em aberto, em defesa das causas ruralistas”, afirmou Sperafico. Sperafico finalizou o pronunciamento colocando-se à disposição de produtores e lideranças para prosseguir debatendo as propostas e trabalhando pela aprovação de texto que atenda os interesses de integrados e de integradoras, bem como todos os temas do interesse do homem do campo.

Faciap comemora convênio de cooperação com o SPC O presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Rainer Zielasko, e o presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro Junior, reuniram-se com empresários e presidentes das principais Associações Comerciais (ACE) do Paraná para anunciar a assinatura de um convênio de cooperação entre a FCDL/PR (Federação das Câmaras de Dirigentes

Lojistas do Paraná) e a Faciap. Através deste acordo operacional, a Base Centralizadora do Paraná terá acesso ao Banco de Dados do SPC Brasil e SERASA, permitindo aos empresários consultar informações de pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil. Para Zielasko, este convênio representa mais uma conquista importante para a Federação e para o associativismo paranaense.

Deputado Dilceu Sperafico destacou a atuação da bancada ruralista em defesa da agropecuária brasileira

Destino Iguaçu buscas novos voos para a região

Reunião em Curitiba contou com representantes das principais Associações Comerciais’

Assembleias do Orçamento do Povo começam no dia 23 Iniciam na segunda-feira, 23, em Vila Ipiranga, Dois Irmãos e São Miguel, as assembleias públicas do Orçamento do Povo 2013. Até o dia 15 de maio, 37 grupos de Organizações Comunitárias (OC), da cidade e do interior, se reunirão para definir como serão investidos estes recursos. O projeto, implantado em 2010, prevê a aplicação de R$ 3 milhões, oriundos do orçamento do município, em ações definidas pelas comunidades organizadas. Os investimentos, nos bairros e comunidades do interior, serão proporcionais à participação popular. Cada participante, maior de 18 anos, vai representar uma parcela do total de recursos destinados ao

projeto. O Orçamento do Povo de Toledo foi lançando em 2010 e, desde então, a comunidade tem escolhido o que fazer com os recursos. No ano em que iniciou, o programa contou com a participação de 7.952 pessoas. Em 2011, o número subiu para 13.284. A expectativa para 2012, segundo o assessor comunitário de Toledo, Adriano Galvão, é de que as participações ultrapassem a do ano passado. Os recursos do Orçamento do Povo são aplicados em melhorias de escolas, creches, associações comunitárias e aquisição de equipamentos seguindo critérios de prioridade estabelecidos pela comunidade.

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

ASSINE E ANUNCIE 3054.0444

Felipe Gonzalez e Antonio Américo, Azul Linhas Aéreas

A Gestão Integrada do Turismo de Foz esteve presente na Aviestur, evento que recebe vários e importantes agentes e representantes do setor turístico, e tenta levar para Foz novos voos, com rotas e destinos diferenciados O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, formalizou um convite para as companhias Avianca e Azul Linhas Aéreas, para levar novas e diferentes rotas de voos para Foz do Iguaçu. A ideia é criar uma rota internacional ligando a cidade ao Rio de Janeiro e Bogotá na Colômbia, além de um voo regional, ligando o oeste do Paraná e de Santa Catarina (Chapecó) e Florianópolis. Azul Para o diretor Comercial da Azul Linhas Aéreas, Antonio Américo, um voo ligando Foz do Iguaçu, Chapecó e Florianópolis, apresenta uma ótima opção para dar vazão a uma demanda reprimida, que pode

inclusive, movimentar o mercado internacional que frequenta Santa Catarina e a Terra das Cataratas. Américo se comprometeu em se esforçar para voo aconteça em breve. Felipe Gonzalez acredita que esse novo voo pode trazer uma série de benefícios para a cidade, mas que será bom para a região sul como um todo. Avianca Já para a rota internacional, Felipe Gonzalez espera que nos próximos dias as negociações com Avianca Linhas Aéreas avancem. Em conversa informal nos corredores da Aviestur, Pedro Sorentino, representante da companhia aérea, demonstrou interesse e garantiu empenho para mais um voo internacional para Foz do Iguaçu. A Avianca Linhas Aéreas já tem um voo com previsão para começar a operar em Foz do Iguaçu a partir de novembro, quando a companhia irá renovar sua frota.


04

Toledo/PR • 09 2012 20 a 15 26 de março abril dede2012

SHOPPING PANAMBI

Melhorias trazem mais conforto e segurança Os freqüentadores do Shopping Panambi tem cada vez mais motivos para passear, fazer compras e se divertir no local. O shopping está passando por reformas no telhado e em breve será climatizado, trazendo mais conforto e segurança aos clientes. Além disso, os lojistas também têm se preocupado com o conforto e beleza de seus estabelecimentos e, por isso, têm buscado soluções para deixar o shopping num todo, muito mais bonito. Recentemente, duas lojas passaram por reformas: a Contém Som e o Foto Panambi, que em breve será reinaugurada. As duas lojas promoveram mudanças em suas fachadas e interiores, deixando o visual mais bonito, moderno e aconchegante. Diversão, compras e lazer O Shopping Panambi é o local ideal para o lazer de toda a família. Além da praça de alimenta-

ção completa para agradar todos os paladares, o centro de compras e lazer tem diversão para as crianças, cinema com duas salas e os melhores filmes em cartaz, e claro, lojas para atender toda a família.

No Shopping Panambi Almoço semanal – R$ 11,00 Fim de semana e jantar R$ 14,50

A noite somente com reservas (não válido para o Shopping)

3277-2728 Rua Pedro dos Santos

Em breve, todo o Shopping será climatizado, trazendo mais conforto aos clientes

Panambi, ainda está em fase de reformas

Buffet Terça a sexta – R$ 13,00 Sábados – R$ 15,00 Domingo (especial) – R$ 18,00

A Contém Som é uma das lojas que passou por reformas para melhor atender os clientes

3378-1316 Shopping Panambi


Toledo/PR • 20 a 26 de abril de 2012

05

GENTE & NEGÓCIOS CÉSAR DA LUZ 09

cesardaluz@estadao.com.br

Paraty Residencial

Projetando o futuro, construindo felicidade Com assinatura de uma equipe mais do que competente, formada pelos profissionais da Costenaro Arquitetura & Urbanismo (leia-se Mario Cesar Costenaro), Construtora Merano (leia-se Eduardo Della Costa) e a Ybaté Incorporadora, do mesmo grupo de empreendedores, o Paraty Residencial promete toda a comodidade no coração de Toledo. Localizado na Rua Santos Dumont, esquina com a Armando Luiz Arrosi, 1276, o Paraty Residencial conta com avançada tecnologia de construção, o que possibilita flexibilidade para adequar os ambientes do apartamento ao modo de vida do morador. Perseguindo a proposta de “projetar o futuro, construindo felicidade”, o Paraty zela pelo acabamento, que está primoroso, com a preocupação com os menores detalhes e tudo o que pode facilitar e dar beleza à vida dos seus moradores. São apartamentos com área total de 120 a 137 metros quadrados, projetados para a comodidade, sem esquecer-se da área

radores do Paraty Residencial é saber que eles contam com a credibilidade de um grupo forte: a incorporadora Ybaté, a solidez e tradição da Construtora Merano e projeto moderno e arrojado da Constenaro Arquitetura e de convívio social e para recepção de amigos. O salão de festas tem Espaço Gourmet para proporcionar conforto na recepção a pessoas queridas, nos momentos festivos. As plantas estão dispostas com suíte e mais dois dormitórios; salas de estar e de jantar; cozinha; dois banheiros; área de serviço; sacada com churrasqueira; elevador social e uma ou duas vagas na garagem. A área de lazer está localizada no terraço, com visão privilegiada, contando com academia, briquedoteca, sauna e amplo terraço, além do salão de festas. Aliás, o morador pode apreciar a vista da cidade ou relaxar na sauna. A academia conta com paredes em vidro, permitindo

a prática das atividades físicas com a tranquilidade de se estar de olho nos filhos. Ou seja, enquanto os pais se exercitam, os filhos podem se divertir na brin-

quedoteca ou usufruir da liberdade de brincar ao ar livre, com total segurança. O ponto alto para a segurança e tranquilidade dos futuros mo-

Prefeitchura

Urbanismo. Não há o que acrescentar nessa informação, além de mencionar que as vendas já estão sendo feitas pela Ybaté, pelo (45) 3054-7280, ou pelo e-mail vendas@ybateincorporadora.com.br.


06

Toledo/PR • 20 a 26 de abril de 2012

VIVER BEM Mayara Martan

Hidratação facial Se você se descuidar, ao longo dos anos a pele vai perdendo suas propriedades de regeneração e o ressecamento, que antes era transitório, vai se tornando crônico. Com a pele seca e maltratada, a chance de aparecerem rugas é ainda maior, pois a hidratação perdida com o tempo afeta a elasticidade e a flexibilidade. Se a pele for bem tratada e saudável, mais tempo vai levar para apresentar qualquer tipo de anormalidade. Hidratação facial II A hidratação é um tratamento profundo da pele, capaz de favorecer a elasticidade, luminosidade e a umidade dos tecidos, mantendo o equilíbrio hídrico da pele. A hidratação faz a reposição da umidade da pele, eliminando tensões e suavizando rugas. A pele seca e desidratada é opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência à descamação. Aquelas pequenas rugas e linhas finas de expressão também ficam mais evidentes quando a pele está ressecada. O hidratante mantém a sua umidade e acrescenta nutrientes importantes para a revitalização e regeneração do tecido. Benefícios da hidratação Melhora a luminosidade: uma nutrição adequada devolve viço à pele. Quando está desidratada, a pele geralmente fica opaca, áspera, sem vida. Quando recuperamos a hidratação, através da aplicação de um bom hidratante, melhoramos seu aspecto, com consequente melhora da sua luminosidade. Protege contra a poluição: os hidratantes que são enriquecidos com substâncias antioxidantes na formulação, tais como as vitaminas C, E e coffeberry podem ajudar a neutralizar os radicais livres e diminuir os danos oxidativos causados pela poluição. Benefícios da hidratação II Previne manchas: uma das principais causas das manchas na pele é a exposição excessiva e inadequada à radiação solar. Os hidratantes que contém FPS e ativos clareadores na sua composição podem ajudar não só a prevenir manchas, como a clareá-las. Além do mais, o hidratante protege e mantém as propriedades da pele, dando a ela mais força para se reparar. Benefícios da hidratação III Evita o envelhecimento precoce: o O processo de envelhecimento está ligado a perda gradativa da hidratação natural da pele. Com o hábito de hidratar a pele regularmente, nutrimos as células e podemos retardar ou pelo menos minimizar esse processo. Controla o brilho e a oleosidade: existem

PITÁGORAS S. BARROS

Professor e bancário aposentado, ex-vereador e missionário pita_barros@yahoo.com.br

Adeus Porthos! Viva Aramis! Há algum tempo não muito dis- fessor de Contabilidade deste tante, escrevi sobre os Três Mos- oeste paranaense, ajudando a forqueteiros e de como estavam per- mar nos bancos escolares do La dendo a guerra contra a morte e Salle quase todos os contabilistas fiquei triste porque logo depois locais, dentre os quais o Antônio o meu querido Ondy Niederauer Mazurek, Felipe Muraro, Werner se despediu de todos nós, justo Keller, Nego Medeiros, Gruber e ele que eu o considerava como o demais bem-sucedidos do ramo. Porthos, por ser o mais robusto Ele não ficava só na teoria, exigia a prática em sala de aula e em esda turma e bom bebedor de bier. Alegre, sempre disposto a aju- tágios no seu escritório. Uma exidar ao povo toledano, Ondy dei- gência absoluta para não apenas xou uma grande relação de servi- criar bons profissionais, mas excelentes homens. ços prestados na Certa vez, em seara intelectual, uma palestra para sendo ele o prinAlegre, sempre público cipal elaborador disposto a ajudar ao seleto dos estatutos das povo toledano, Ondy (sempre amparaprincipais entida- deixou uma grande do pela filha Lori), des e clubes da relação de serviços contava sobre a cidade, como o prestados na seara história de Toledo, sobre a qual Yara, o Comércio, intelectual era expert, quano XXV e das igredo se emocionou jas evangélicas. às lágrimas ao reOs poucos que não se utilizaram de seus conhe- latar que no começo havia extrecimentos, foram servidos pelo Al- ma distinção racial na cidade, da mérico Sartori, Edílio Ferreira, Os- qual ele se envergonhava em ter feito parte. Segundo ele, no início car Silva e José Ayres da Silva. Bonachão, depois que saiu da era a briga entre alemães e italiaMaripá, colocou seu escritório nos; depois se uniram para disde contabilidade e agência de se- criminar os negros (pelos-duros guros no segundo piso do prédio e cor-de-cuia), segregando-os à do Ivo Pedrini, na Barão do Rio Vila Brasil. Somente o tempo curou a feBranco, onde sempre estava escudado pelo seu filho Jorge, meu rida e trouxe a paz e boa harmoex-colega de La Salle. Outro bona- nia entre as etnias. “Isso causou a chão como o pai e bem diferente demora do desenvolvimento toleda sisudez do Paulo, o irmão mais dano, infelizmente!” – sentenciou e nos impactou pela sinceridade novo e aprendiz de baterista. Foi considerado o melhor pro- e pública confissão de mea culpa.

“Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre.” (Cecília Meireles)

no mercado hidratantes com ativos que ajudam a controlar o brilho e oleosidade. São produtos que possuem o chamado efeito matte ou matificante. As formulações específicas para a pele oleosa também controlam a produção de sebo por causa dos seus princípios ativos, tais como o ácido azeláico e glicólico. Entenda seus cabelos finos Para entender o porquê dos cabelos finos, é importante saber que os fios de cabelo são compostos de três camadas: cutícula, responsável pela proteção do fio; córtex, que dá cor, elasticidade, volume e força aos fios; medula, porção central esponjosa do fio. A espessura do fio depende principalmente do córtex. A causa dos fios finos é, geralmente, de origem genética. Para estas pessoas que já nascem com cabelos finos, deve-se simplesmente tomar os cuidados necessários para o tratamento dos fios finos. Entenda seus cabelos finos II Há também pessoas que adquirem cabelos finos ao longo da vida por outras razões. A principal delas é porque houve um problema de queda de cabelo. A queda de cabelo enfraquece os fios deixando-os finos, sensíveis e fáceis de quebrar. Nesse caso, antes de tomar os cuidados específicos com cabelos finos, deve-se fazer uma avaliação médica para que seja feita uma análise da causa da queda. Cuidados com cabelos finos e sem volume Cabelos Lisos Lavar os cabelos diariamente. Utilizar xampus específicos para cabelos finos. Usar xampu neutro e de preferência sem sal. Fazer uma limpeza profunda com xampu anti-resíduos uma vez por semana. Usar condicionador somente nas pontas. Fazer hidratação a cada 15 dias com produtos específicos. Usar pentes largos e de madeira para evitar a quebra os fios. Fazer um corte adequado para aumentar o volume. Aplicar o secador primeiramente nas raízes, usando a menor potência e temperatura mais baixa possível. Com isso, obtém-se mais volume sem ressecar os fios. Cabelos finos crespos e ondulados Utilizar xampus específicos para cabelos finos e que dão volume. Usar xampu neutro e de preferência sem sal. Uma vez por semana fazer uma limpeza profunda com xampu anti-resíduos. Em vez de condicionador, usar máscaras hidratantes. Evitar o uso do secador e chapinhas para não arrebentar e ressecar os cabelos. Fazer hidratação uma vez por semana. Usar cremes sem enxágüe e silicones para baixar os fios arrepiados. Fazer reposição com queratina para ajudar encorpar os fios. Fazer um corte adequado para aumentar o volume. A importância do corte certo As pessoas com cabelos finos freqüentemente pensam que adicionar várias camadas ao corte lhes dará volume. Mas se as camadas forem curtas demais e o cabelo se posicionar ao redor da face, isso pode deixar o aspecto geral ainda mais sem vida. O ideal é deixá-los mais longo, com um corte em ondas de diversas camadas longas, que confiram e tirem proveito do movimento natural que os cabelos lisos tendem a ter, mesmo que finos. Se o corte deixar os fios se apoiando e dobrando sobre os ombros o efeito de volume é ainda melhor.

VALDIR PAGLIARINI Professor vjpagliarini@yahoo.com.br

Tiradentes, boi-de-piranha, vilão ou herói? A chegada do dia 21 de abril fazlonos em Minas Gerais no tempo do -me recordar os idos tempos de banBrasil Colônia, foi um dos fatos que cos escolares, quando a professora motivou, depois, a insurreição. de História nos brindava com um perPara levar avante o movimento, sonagem que nos enchia de orgulho houve uma série de reuniões, que fo– aliado a uma generosa carga de pieram realizadas durante o período de dade e revolta. Sim, nós, os brasilei15 a 26 de dezembro de 1788 em Vila ros, tínhamos um legítimo represenRica. Participavam também dois cotante de um país que necessitava de ronéis, Domingos de Abreu Vieira e heróis: o Tiradentes. Francisco Antônio de Oliveira Lopes, Embora seja esta data, verdadeie dois poetas famosos até hoje, Cláuramente representativa para nosso dio Manuel da Costa e Tomás Antôpaís, muitas pessoas - por falta de nio Gonzaga. informação ou mesmo de interesse A ideia era implantar um regime renão sabem muito sobre os bastidores publicano unitário, dividido em prodessa história, que é cheia de emovíncias e departamentos, no estilo ção e suspense - e temperada com centralizado e não confederado. A reuma pitada de segredo. dação da Constituição e as Leis ComO historiador capixaba, Clério José plementares do novo regime ficaria Borges de Sant Anna, relata que Joaa cargo de Cláudio Manoel da Cosquim José da Silva Xavier, o Tiradenta, do padre Luiz Vieira da Silva e Altes somente torvarenga Peixoto. A nou-se nosso herói redação final e sua nacional a partir da publicação imediadata da proclamaA imagem cabeluda ta ficaria por conta ção da República, de Tomaz Antônio do inconfidente, em 1889, antes disGonzaga. Seria ensegundo ele, se to, era considerado tão implantada uma um vilão. junta governativa construiu para Foi quando os provisória, composta assemelhar-se à novos governantes por Tomas Antônio – Marechal Deodo- figura de Jesus Cristo, Gonzaga, Alvarenga ro e Marechal Flo- aumentando seu tom Peixoto, Padre Luiz riano – sentiram Vieira da Silva, Carde mártir a necessidade de los Toledo, Padre Olicriar um novo país, veira Rolim, Cláudio com novos valores, Manoel da Costa e novas ideias e, esdo Tenente Coronel pecialmente, uma nova história com Francisco de Paula Freira de Andrade. novos heróis, dos quais todas as pesEntre outras tantas medidas, tamsoas deveriam se orgulhar e se subbém haveria a separação entre Igremeter. A imagem cabeluda do inconfija e Estado; os tributos eclesiásticos dente, segundo ele, se construiu para recolhidos pela coroa e repassados assemelhar-se à figura de Jesus Crisao clero através da Junta da Real Fato, aumentando seu tom de mártir. zenda, passariam a ser cobrados diPara que as pessoas associassem os retamente pela igreja, que se comdois, com o pensamento de que da prometeria em instalar educandários, mesma forma que Cristo morreu pela hospital de misericórdia e outros eshumanidade, ele teria morrido para tabelecimentos semelhantes. salvar o Brasil. Em 1789, após ser delatado por Exatamente o que se passava em Joaquim Silvério dos Reis, o moviminha mente! E certamente na de mento foi descoberto e interrompitoda uma geração. do pelas tropas oficiais. Tiradentes Junto com vários integrantes da foi executado e esquartejado pelo aristocracia mineira, entre eles poegoverno português. Sua cabeça foi tas e advogados, Tiradentes fazia parfincada em um poste em Vila Rica e te do movimento dos inconfidentes outras partes do corpo foram exposmineiros, cujo objetivo principal era tas nas estradas da região. Os inconconquistar a Independência do Brafidentes foram julgados em 1792. Alsil. Tiradentes, pela capacidade de guns filhos da aristocracia ganharam organização e liderança, foi escolhido penas mais brandas como, por exempara liderar a Inconfidência Mineira. plo, o açoite em praça pública ou o Criado pelo Marquês de Pombal, degredo. Tiradentes, com poucas ino quinto era uma taxa per capita, fluências econômicas e políticas, foi em quilos de ouro, que a colônia era condenado à forca. obrigada a mandar para a metrópoE seu nome continua na história, le, independente da real produção de merecidamente. Para lembrar, com ouro. Cobrado dos mineradores e coorgulho, dos nossos tempos de heróis.

D. FRANCISCO BACH Bispo da Diocese de Toledo

Só se entende o Evangelho à luz da ressurreição A Ressurreição de Jesus seria incompreensível se a destacássemos do restante do Evangelho; ela ratifica aquilo que Cristo nos ensinou acerca da sua pessoa, missão e obra. No dia de Pentecostes, Pedro declara aos habitantes de Jerusalém que Deus, desfazendo os laços da morte, ressuscitou-o, porque não era possível que ela o dominasse (At 2,24). Ora, mesmo que um escriba ouvisse essa declaração de Pedro, ela não o teria persuadido, porque aos seus olhos Cristo não era o Messias e nada impedia que o seu cadáver conhecesse a corrupção do túmulo. Pedro, pelo contrário, depois de mais de dois anos passados ao lado do seu Mestre, aprendeu dele o caráter plenamente espiritual e a missão propriamente religiosa que Deus tinha atribuído ao Messias prometido a Israel. Compreendera e depois professara publicamente em Cesareia de Filipe que Jesus era o Messias. E quando se recordava do Salvador, reconhecia que era impossível que permanecesse morto, pois sabia que Cristo não era um homem divinizado, mas Deus feito ho-

mem, o Filho único saído do Pai ca do Reino de Deus, sabiam para vir a este mundo. A Ressur- que o Senhor partiria e que volreição do Senhor tornava-se as- taria; mas os outros ignoravam sim a consequência necessária tudo. Era, portanto, aos discípuda sua Encarnação. los que Cristo ressuscitado deSe isolarmos a Ressurreição via aparecer, e não aos outros. de toda a vida de Cristo que a Os Apóstolos aprenderam precede, ela nos parecerá um do seu Mestre que Deus queprodígio, e nada mais. Vinculada ria reinar no coração dos hoao Evangelho todo, porém, apa- mens, transformando-os pouco rece-nos como o a pouco à imaseu coroamento. gem do seu FiTodo o ensinalho, e também Os Apóstolos mento do Salvaque essa transaprenderam do dor pressupunha formação terque a sua ação minaria na vida seu Mestre que não se limitaria eterna pela qual Deus queria apenas à curta os discípulos dereinar no coração viam sacrificar duração da sua dos homens, estada na Palesa vida presentina. O Reino de transformando-os te. Que promeDeus que ele vitera ele aos que pouco a pouco à nha instaurar soimagem do seu Filho tivessem a corabre a terra devia gem de segui-lo? desenvolver-se “Aquele que crê progressivamenem mim terá a te e atingir o seu vida eterna e eu pleno amadurecimento no fim o ressuscitarei no último dia”(Jo do mundo, quando Cristo vol- 6,40). Essas palavras, entre tantar, na majestade da sua glória, tas outras, não fariam o menor para julgar os homens de todas sentido se a obra de Jesus tias nações. Os discípulos que vesse terminado no Calvário. permaneceram fiéis a Jesus até Todo o Evangelho encaminhaa hora da sua morte conheciam -nos para outra conclusão, para estes dados fundamentais acer- a posse da vida sobrenatural, a

própria vida de Cristo, que ele partilharia com os seus depois que tivessem passado, como ele, pelo sacrifício e pela morte. Os seus discípulos tinham ouvido essas promessas e acreditado nelas. Só eles estavam em condições de recebê-la. Ao aparecer-lhes, após a ressurreição, em condições de existência não terrenas, Cristo selou sua doutrina, deu-lhes uma confirmação evidente daquilo que lhes havia ensinado, mostrou-lhes na sua pessoa que a vida sobrenatural que lhes prometera não era um engodo. Ali onde ele se encontra, ali haverão de estar com ele. Os Apóstolos reconheceram imediatamente que a Ressurreição do seu Mestre era parte integrante do Evangelho que deviam pregar, a tal ponto que seria inconcebível sem o restante do Evangelho. A obra de Jesus forma um todo do qual nada podemos separar. A sua Ressurreição é o último ato da sua missão, aquele que a esclarece e justifica na sua totalidade. A Cruz e a Ressurreição, estreitamente unidas uma à outra, são a chave que abre todos os segredos do Evangelho.


Toledo/PR • 20 a 26 de abril de 2012

07

CULTURA 2ª Virada Cultural

Toledo dá show com 56 atrações Confira a agenda de shows da virada

Evento terá atrações para todos os públicos, entre artistas regionais e nacionais Toledo reafirma neste final de semana a sua condição de Capital da Cultura, promovendo a mais destacada Virada Cultural do interior paranaense. A 2ª Virada Cultural de Toledo acontece nos dias 21 e 22 de abril, a partir das 16h, com a abertura oficial no Palco Horto. Serão três locais de apresenta-

ção: Palco Aquário, Palco Horto e Teatro Municipal. Serão realizadas ainda atividades paralelas no Parque Ecológico Diva Paim Barth e em outros locais. Serão mais de 24 horas seguidas de espetáculos dos mais diversos gêneros. Música, circo, teatro, ginástica rítmica, danças, artes cênicas, capoeira,

A 2ª Virada Cultural de Toledo terá atrações circenses nos palcos da cidade maculelê, culinária típica e exposições de artes serão alguns dos atrativos. Entre as 56 atrações selecionadas pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Toledo, estão os shows do cantor Jair Rodrigues, Teatro Mágico, A Banda Mais Bonita da Cidade, Raulzito e Cris Duran. Artis-

tas de Toledo e atrações regionais e nacionais complementam uma programação intensa (veja box). O evento contará ainda com uma praça de alimentação no Parque Ecológico, com barracas da Feira do Produtor de Toledo servindo os mais variados tipos de alimentos.

Jair Rodrigues é atração principal do evento Um dos cantores mais consagrados do país, Jair Rodrigues se apresentará no primeiro dia do evento, sábado, 21, a partir das 21h30, no Palco Aquário, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Jair Rodrigues é um ícone da Música Popular Brasileira (MPB). Com 73 anos, o cantor possui uma discografia de 54 trabalhos, entre CDs e DVDs. O show, como todos os outros

que integram a programação do evento, é gratuito. A partir das 19h30, de sábado, acontece o show de um dos mais renomados cantores de música Gospel, Chris Duran, no Palco Horto. No domingo, 22, tem atração para toda família. A partir das 17h tem apresentação do Teatro Infantil “Os Bichos”, no Teatro Municipal de Toledo. Simultaneamente, no Pal-

co Horto, acontece o show do Raulzito – Raul Seixas Cover. Mais tarde, a parir das 18h, tem show no Paco Horto de A Banda mais Bonita da Cidade, que fez o maior sucesso na internet com a música Oração. A partir das 19h, tem Terra Celta no Palco Horto, com uma apresentação que promete. Para fechar com chave de ouro, tem um show encanta-

dor. Mistura de música, circo e teatro englobam a apresentação do Teatro Mágico. O show está marcado para 20h, no Palco Aquário. Para mais informações sobre a 2ª Virada Cultural de Toledo acesse as páginas da Prefeitura de Toledo nas redes sociais. Twitter: @toledo_pr_br e no Facebook: facebook.com/oficialtoledo.

Improlink Toledo promove curso de energia solar fotovoltaica

Curso vai explicar a montagem, manuntenção e vantagens da energia solar fotovoltaica

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARANÁ COMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDO RUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilitações para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documentos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

Adriano Motta Alberto Soares Macena Alessandro Justino Vila Nova André Luiz Ribeiro Júnior Claudemir Lorenzetti David Rafael Schmidt David Seibert Éder Henrique Cordeiro Ludvig Fabio Gonçalves dos Santos Francisco Borges da Silva Jean Michel da Silva Jhonnatan Antkiewicz da Rosa José Vicente da Costa Josimar Pereira dos Santos Juliano Ferreira de Lima Keris John Pessoa Laércio Mitihilo Ishida Leandro Luiz Mors Leonir Soares da Silva Luiz Carlos da Silva Luiz Darly de Jesus Rolim de Moura Marcelo Éder Grassi Marcio Renato Schneider Odirlei Sandro Wendpap Sérgio Matias Silvio Tedesco Vandir Alexandre Follmann

Maiara Camila Tedesco Lidia Aparecida de Alvarenga Wanderléia Suzane Wruk Deise Leticia de Quadros Sandra Maria Dall’anora Wanda Claudia de Lima Fabiane Luiza Mauerwerk Tatiane de Lima Tatiane Alves de Andrade Sorli Cordeiro Tatiana Pereira Francisco Elisandra da Silva Santos Regiane Aparecida da Silva Patrícia Aline Pereira Kelly Mara Morais Pereira Ivanir de Almeida Pinheiro Elisangela Aparecida da Fonseca Rosana Regina Rauber Graciele Viana Costanecki Flávia Renata Jesus da Silva Cristiane Bordun Flávia Vaz Marciele Paula Strenske Marcia da Silveira Marcela Fioravante de Araújo Iane Healdrinch Mariano Diana Chaves Venites

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 20 dias do mês de abril de 2012. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Oficial

A Improlink Toledo está promovendo um curso de energia solar fotovoltaica, a eletricidade que vem do sol. O curso acontece neste sábado (21), das 8h00 às 12h00, e será ministrado pelo professor Luiz Carlos Terra da Silva, com supervisão de Vilmar Rodrigues Galvão. O curso tem como objetivo expor a idéia da instalação de painéis fotovoltaicos ou pequenas turbinas eólicas em suas residências e empresas para uma redução no valor da conta de energia. A energia solar fotovoltaica, é um sistema de produção eletro-solar, sendo uma fonte de energia que, através da utilização

de células fotovoltaicas, converte diretamente a energia luminosa em eletricidade, através de painéis. Dentre as vantagens do sistema, destaque para a sustentabilidade, já que não consome combustível, não polui e é silencioso, além de ter pouca manutenção e vida útil superior a 20 anos. O curso vai abordar temas como: composição física e fabricação dos dispositivos fotovoltaicos, conceitos elétricos, configuração de sistemas de produção fotovoltaicos, instalação e manutenção, entre outros. Mais informações podem ser obtidas na Improlink, fone 30553535.

Sábado Parque Ecológico Diva Paim Barth Palco “Horto” 16h00 - Abertura Oficial 16h15 - Corais da Copel de Cascavel e Maringá 16h30 - Circo Ático de Toledo 16h50 - Tauahn – Sertanejo Universitário 17h00 - Antonio Serpa e Alexio – Sertanejo Romântico 17h10 - Alejandro Correa – Musica Internacional 17h20 - Fabio Henrique – Sertanejo Universitário 17h30 - Valdirene e Fernando – Música Gospel - Marcos Alcantar – Música Gospel 17h45 - Robson e Lucas – MPB 18h00 - Luciano Almeida – Solo de guitarra 18h15 - Maiara Meneghetti – Sertanejo Universitário (acústico) 18h30 - Fernanda Fuza – Sertanejo Universitário 18h45 - Felipe da Silva – Sertanejo 19h00 - Beatriz Sarayeme – MPB 19h15 - Ministério da Dança – Dança Gospel 19h30 - Show com Chris Duran – Música Gospel Palco “Aquário” 21h00 - Orquestra de Viola Caipira de Toledo 21h15 - Orquestra Feminina de Viola do Paraná 21h30 - Show com Jair Rodrigues – Música Popular Brasileira 23h00 - Encerramento Atividades paralelas: Parque Ecológico Diva Paim Barth Interação dos artistas do Circo Ático: distribuição de flyers com a programação da 2ª Virada Cultural de Toledo Exposição dos Artistas Plásticos de Toledo Praça de Alimentação – Feirinha da Emater Parque das Aves – 14h às 17h30 - Trilha Interpretativa – Secretaria do Meio Ambiente Aquário – 16h às 20h - Secretaria do Meio Ambiente Hall do Shopping Panambi 15h30 – Atividades Cultural 15h30 – Grupo Professor Jéferson Kaibers – Espetáculo “Hamelet Machine” Parque Frei Alceu – Jardim Porto Alegre – a partir das 18 horas Noite do Pijama e Acampamento –Secretaria da Educação Domingo Parque Ecológico Diva Paim Barth Palco “Aquário” 08h00 - Mateada - CTG Chama Crioula 09h00 - Invernada Artística CTG Chama Crioula 10h30 - Banda Evollu’s – Sertanejo Universitário 10h45 – Grupo “Oh de Casa” – Música Tradicionalista 11h00 - Silvio e Cláudio – Sertanejo 11h15 - Grupo de Tradições Germânicas de Marechal Candido Rondon – Dança Folclórica 11h30 – Professora Maria Mati e Alunos de Teclado da Casa da Cultura 12h00 - Vocal Cantare – MPB 12h20 - Orquestra de 4 Pontes 12h50 - Banda Prati Donaduzzi – Pop Rock 13h15 – Associação Capoeira “Arte e Luta” – Capoeira e Maculele 13h30 - Banda Raging Fire – Rock 13h50 - Grupo de Dança – Hip Hop - Dinho 14h05 - Banda Aqua Fire – Pop Rock 14h25 - Banda Zi Bloy – Rock 14h45 - Banda Dr. Franchesco – Rock 15h05 – Stars Dance – Hip Hop 15h20 – Banda Aneurisma – Rock 15h40 - Banda C.O.D.E. – Rock 16h00 - Banda Enigma 77 – Pop Rock 16h20 - Banda Blues Dogs – Blues 20h00 - Show com o “Teatro Mágico” 22h00 - Encerramento Palco “Horto” 17h00 - Show com “Raulzito” – Cover Raul Seixas 18h00 - A Banda mais Bonita da Cidade – MPB 19h00 - Banda Terra Celta – MPB Deck do Lago Municipal 08h30 – Grupo Espaço Corpo e Mente - Aula de Yoga Coletiva Atividades paralelas: Parque Ecológico Diva Paim Barth Praça de Alimentação – Feirinha Emater Exposição de Artesanato e Antiguidades - COARTE Brinca Toledo – Secretaria Municipal de Esportes Clube da Poesia – Interferências poéticas e painel de poesias Exposição dos Artistas Plásticos de Toledo “Arte para Que”? – Grupo de Pintura em Tecido e Desenho da Professora Marta Guder Exposição de Carros Antigos – Toledo Old Car Exposição da Policia Militar – Viaturas e equipamentos Exposição Corpo de Bombeiros – Viatura e equipamentos de salvamento Van Eficiência Energética e Caminhão da Linha Vida – Copel Exposição de Livros, Contação de Histórias, Maquiagem Facial e Pintura em Papel – Secretaria Municipal de Educação Parque das Aves – 8h as 17h30 - Trilha Interpretativa – Secretaria do Meio Ambiente Aquário – 8h às 20h - Secretaria do Meio Ambiente Teatro Municipal 3ª Mostra Coletiva dos Artistas Visuais de Toledo – Hall de entrada Grupo de Teatro da PUC – apresentação de Esquetes Teatrais durante toda a programação 14h00 - Brinca Brincante – Espetáculo infantil – Copel 14h45 - Escola de Dança Lílian Moema – Balé Clássico 15h15 - Grupo Put’s de Teatro – Espetáculo “Disputa de Talentos” 15h45 - Daniela Silva – Dança com punhal 15h50 - Rose Assis – Dança árabe 15h55 - Karla Tem Tem – Dança árabe 16h00 - Os Amadores Cia. de Teatro – Espetáculo “A Cantora Careca” 16h30 - Karla Tem Tem – Dança samba árabe 16h35 - Rose e Leandro – Bolero 16h40 - Flávia, Beatriz e Samanta – Waka Waka – Dança contemporânea 16h45 - Coral Prati Donaduzzi 17h00 - Os Bichos – Espetáculo infantil – Sanepar 17h45 - Coral BRF/Sadia Encanto 18h00 - Grupo Kalidah – Dança do Ventre 18h15 - Insanos pela Cena – Núcleo de Pesquisa e Encenação Teatral – Espetáculo “Loucomunicação”. 18h45 - Orquestra de Câmara de Toledo 19h10 - Orquestra de Violões de Toledo 19h40 - GR de Toledo – Sesi/ Sadia/Toledo 20h10 - Encerramento


08

Toledo/PR • 20 a 26 de abril de 2012

EMPRESAS & NEGÓCIOS

19ª Feira de Automóveis é destaque do final de semana


• 20 a 26 dede abril de 2012 Toledo/PRToledo/PR • 24 de fevereiro a 01 março 2012

09

ESPORTES Ricardo Sperafico marca primeiros pontos na Stock Car O piloto toledano Ricardo Sperafico conquistou no último final de semana os primeiros pontos para a equipe Prati-Donaduzzi na Stock Car. Na prova disputada em Curitiba, Ricardo terminou em 14º lugar. Seu irmão Rodrigo, que também compõe a equipe, chegou em 20º. “Esta não foi uma etapa fácil para nossa equipe, e não tive como aproveitar minha posição de largada em razão de uma falha no botão que aciona o push-to-pass (sistema que aumenta a potência do motor em ultrapassagens) durante as três primeiras voltas. Com isso, perdi posições e tive que contar com um pouco de sorte para ficar entre os Top-15. Ainda precisamos melhorar, mas esta etapa foi mais positiva para nossa equipe do que tinha sido a de São Paulo, o que mostra que estamos em um bom caminho”, declarou Ricardo. Em razão da ausência de treinos na Stock Car, a equipe Prati-Donaduzzi tem apenas os fins de semana de corrida para buscar entrosamento, o que significa apenas seis dias de testes e duas corridas acumulados desde a definição da configuração de 2012 da equipe - cuja estrutura técnica passou a ser comandada pela paranaense Mico’s Racing. “Nosso objetivo atualmente é muito mais desenvolver o carro e buscar entrosamento com o time do que propriamente brigar por resultados. Sem dúvida entramos na pista para vencer, mas para chegar a esta condição precisamos seguir trabalhando internamente, que é o que temos feito. A equipe toda está fazendo um bom trabalho e a dedicação está sendo total. Evoluímos desde São Paulo, e isso deve ser considerado como um ponto positivo”, acrescentou Rodrigo. A terceira etapa da Copa Caixa Stock Car será realizada no dia 06 de maio, no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Humor na equipe O box da equipe Prati-Donaduzzi recebeu convidados especiais em Curitiba: os Risologistas. O grupo humorístico sacudiu a torcida organizada da Prati-Donaduzzi nas arquibancadas, e também levou humor e brincadeiras à equipe nos boxes.

Amador 2012 começa em julho Dia 14 de julho será dado o pontapé inicial do Campeonato Municipal de Futebol Amador. Promovido pela Liga de Futebol de Toledo, este ano o certame contará com a participação de onze equipes: Náutico, Penharol, Panorama, Santos, Socedema, Colorado, Coopagro, Comercial, Ipiranga, São Paulo e Maracanã. A primeira rodada terá um jogo no sábado, dia 14: Náutico x Ipiranga. No domingo, dia 15, jogam: Maracanã x São Paulo; Comercial x Panorama; Coopagro x Santos; e Colorado x Penharol. Folga: Socedema.

Toledo encara o Corinthians-PR em Curitiba O Toledo entra em campo neste domingo (22) para mais um compromisso pelo segundo turno do Campeonato Paranaense. O jogo, válido pela décima rodada, será diante do Corinthians-PR, em Curitiba. A equipe toledana está em sétimo lugar na tabela de classificação com 25 pontos. Na rodada passada, o time do técnico Perrô perdeu em casa para o Paranavaí, por 2 x 1, e deu adeus à chance de disputar o título do Interior.

17º Festival “Porcão”

Bolonistas do Paraná se encontram em Toledo

Bolonistas de todo o Estado vão se encontrar no Toledo Futebol Clube, no 17º Festival Porcão

O Clube Toledão estará bastante movimentado neste final de semana, quando acontece o 17º Festival “Porcão” de Bolão. O evento é promovido pelo departamento de esportes e pelas equipes de bolão do clube, que não participam das disputas, ficando apenas na organização. Já tradicional entre praticantes de bolão de todo o Estado, o Festival Porcão, que terá disputas sexta, sábado e domingo, vai reunir cerca de 200 atletas de 20 equipes convidadas, sendo 12 na categoria masculina, e 8 na feminina.

Equipes Vão participar do 17º Porcão as seguintes equipes: naipe masculino: Copagril (Marechal Cândido Rondon), CTG Gaudérios do Oeste (Cascavel), Laticínios La Salle (Palotina), Medianeira, Clube dos 15 (Foz do Iguaçu), Seleção de Foz do Iguaçu, Pinhão, Atalaia (Guarapuava), Bituruna, Clube Olímpico (Maringá), América Pontagrossense (Ponta Grossa), Os Ratos (Curitiba). Naipe feminino: Iate Clube (Guaratuba), Copagril (Marechal Cândido Rondon), CTG

Gaudérios do Oeste (Cascavel), Bituruna, Clube Olímpico (Maringá), América Pontagrossense (Ponta Grossa) e Londrina. O torneio terá início na sexta-feira com os treinos de reconhecimento de pistas a partir das 16h00. Às 21h00 acontece a primeira caminhada da competição com as equipes do naipe feminino. No sábado será dada seqüência às caminhadas, das 7h00 às 23h30. As finais acontecem no domingo, quando também haverá almoço de confraternização.


10

Toledo/PR • 20 a 26 de abril de 2012

SOCIAL

“À vezes ofendemos mais com o nosso silêncio do que com a nossa impertinência.” (William Hazlitt)

ALEX DONEGA 01

02

alex@vivertoledo.com.br

Deu o que falar!!! Saiu de Braganey um micro-ônibus, lotado de corinthianos, que estavam indo ao jogo do timão na Cidade do Leste, no Paraguai, onde a equipe paulista enfrentou o Nacional no Estádio Três de Fevereiro. Até ai tudo bem. Acontece que o veículo foi parado em um posto da Polícia Rodoviária Federal, em Céu Azul, e obrigado a retornar, porque, como teria sido exposto pelos fiscais, a locação de automóvel público para esse tipo de fim é proibida. O micro-ônibus pertence à secretaria da saúde de Braganey, e há informação de que o micro-ônibus teria sido alugado pelo valor de R$ 150 por torcedor.

Vistoria Os imóveis novos e os que passam por reforma, em Toledo, somen-

03

04

te são liberados para uso após a vistoria da Sanepar. Desde junho de 2010, para a liberação do habite-se, a prefeitura exige a apresentação do laudo, comprovando que as instalações hidráulicas foram executadas corretamente. Nos dois anos de vigência da parceria, os técnicos da Sanepar vistoriaram cerca de 2,3 mil imóveis. As vistorias são gratuitas.

Transgênicos Perto de 98% das áreas cultivadas com soja na região Oeste do Paraná estão ocupados com sementes geneticamente modificadas. A porcentagem restante é atribuída ao plantio convencional, uma vez que a exploração de áreas com sementes transgênicas perto de parques é proibida, como é o caso do Parque Nacional do Iguaçu.

05

ALMOÇO ÁGUA DOCE CACHAÇARIA

Aperfeiçoamento

1- Jaqueline Michele Mayer com seu pai Márcio José Mayer

O Senai Paraná, entidade do Sistema Federação das Indústrias do Pa-

2- Tatiane Oberger e Luiz Ricardo

raná, abriu 4,5 mil vagas para cursos técnicos exclusivos para alunos

3- Carlos Eduardo e Vanessa Borba

que estejam cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio

4- Artenio e Lorettta Dalla Costa

de escolas públicas. As vagas são gratuitas. O aluno não paga nada e

5- Pedro Leandro e Tatiane Gogola

tem direito a alimentação e transporte. Em Toledo há vagas para cursos técnicos gratuitos. Informações sobre os cursos podem ser obtidas no site www.pr.senai.br ou na agência de notícias do Sistema Fiep (www.agenciafiep.com.br).

3378-4888 9914-9965

-Desencardimento -Lavagem -Espelhamento -Higienização -Limpeza de Bancos de Couro

Onde a elegância começa pelos pés

Chegou a nova coleção Outono-Inverno Botas e sapatos femininos LARGO SÃO VICENTE DE PAULA, 1056, CENTRO

TRÊS LOJAS EM TOLEDO Rua Barão do Rio Branco, 1291 Centro - 3252-0404 Rua Barão do Rio Branco, 1078 Centro 3252-0377 Avenida Tiradentes, 1090 Centro - 3252-04052


Toledo/PR • 20 a 26 de abril de 2012

11

SOCIAL MACIEL

maciel@anestezia.com

Josi e Joyce, sempre lindas

Título Eleitoral – Novos e transferências

Emanuely Frigeri curtindo a 2ª Sexta Open Bar

Para você jovem que vai votar pela primeira vez e para você que atualmente mora em Toledo, seja estudando ou trabalhando, faça ou transfira seu título e vote nos candidatos que possam atender suas expectativas sobre melhoras na cidade. Exerça sua cidadania e pense bem antes de escolher. O prazo encerra-se no dia 09 de maio. Abaixo segue link onde você pode tirar suas dúvidas e saber como proceder: http://www.tre-sp.gov.br/duvidas/titulo.htm#p1

Pâmella Nichele prestigiando o show do Marcelo D2 na Bielle A empresária Clarice Flávia Hiert, que comemora seu níver no dia 22 de abril

Murilo Maciel e Rodrigo Guis, representantes da Jovem Pan, que apoiou a vinda do show do Marcelo D2 na Bielle.

Tarifas bancárias

Está um absurdo o que os bancos estão cobrando de tarifas por seus serviços. Criaram vários tipos de “Cestas Básicas” - só pode ser gozação com a cara do povo esse nome que deram aos pacotes de serviços deles – e cobram de tudo. Para quem tem a cesta básica mais “econômica”, agora para você pagar contas ou sacar dinheiro no caixa do banco (seu dinheiro) terá de pagar tarifa quando o valor ultrapassar R$- 1.000,00 (Tarifa Bancaria Excedente Guichê Caixa). E quando você tiver que fazer um empréstimo? São juros altíssimos, várias tarifas, quando não te “empurram” seguro, previdência, títulos de capitalização...etc...etc... Até quando essa verdadeira agiotagem oficial vai continuar? Já diria Boris Casoy: Isso é uma vergonha!

As amigas Ana, Paula e Dani

38


12

Toledo/PR • 20 a 26 de abril de 2012

SOCIAL

“O passado é uma cortina de vidro. Felizes os que observam o passado, para poder caminhar no futuro.” (Augusto Cury)

WANDERLEY GRAEFF

wanderley@vivertoledo.com.br

Campagnolo Decano da medicina no Oeste paranaense, o Dr. Avelino Campagnolo mandou repaginar a Rádio Guaçu, uma das meninas dos olhos do ex-prefeito, que vai ganhar um estúdio novinho em folha e novos equipamentos. Tudo para deixar ainda melhor o que já é ótimo, fazendo o som da pioneira da radiodifusão oestina chegar aos receptores ainda mais agradável. Ao mesmo tempo, Campagnolo dá início às entrevistas ao escritor Bruno Radunz para a elaboração do livro que trará a sua biografia, em que ele promete muitos capítulos picantes da trajetória de Toledo, especialmente lances polêmicos da sua vida política.

Enólogo Joel Ferrari com participantes do curso em visita à cave

Ademir Zorzo com a esposa, Luciana, no curso de vinhos promovido pela Vinícola Dezem

Vinhos

Os irmãos Furlan no evento de posse da diretoria da Acit: Neneca, Pedro, Tita e Flávio

Apreciadores de vinho de Toledo, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Realeza participaram do curso “Aprendendo sobre vinhos”, promovido pela Vinícola Dezem. Ministrado por Joel Ferrari, enólogo, e Werner Schumacher, da área comercial da Dezem, o curso repassou informações importantes que propiciaram aos participantes maior conhecimento sobre os vinhos. O curso incluiu visitação à cave, degustação de rótulos Dezem e um ótimo almoço à base de peixe no Restaurante Paiol, em Xaxim. Como surpresa, foi reservada aos presentes a degustação do futuro lançamento da Dezem: um chardonnay envelhecido por meses em barricas novas de carvalho francês que é um espetáculo, com seu sabor marcante e aroma intenso.

Ivo Grizza, presidente do Yara Country Clube, Carmen Hauschildt, de Cascavel, e Wanderley Graeff no curso de vinhos da Dezem

Natal Luz Havan

Rural

O diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, anunciou que a filial da rede em Toledo será incluída no calendário do Natal Luz Havan 2012. Com isso, a cidade será contemplada com um show nacional gratuito, marcado para o dia 10 de novembro, pontualmente às 21h30, em frente à loja. Além da atração musical principal, o evento terá, ainda, a emoção do acendimento de milhares de luzes contornando a fachada da loja, um show de fogos de artifício, chegada do Papai Noel e outras surpresas. De acordo com Hang, o Natal Luz será um presente para a cidade e a região, que receberam a Havan com muito carinho, em setembro do ano passado. Em edições anteriores foram realizados shows inesquecíveis, com Família Lima, Skank, Victor&Leo, Cesar Menotti&Fabiano, Fernando&Sorocaba, Sandy&Junior, Fábio Júnior e Daniel, entre outros.

Virada Toledo reafirma a sua condição de Capital da Cultura neste final de semana. Com nada menos que 56 atrações para todos os gostos, a 2ª Virada Cultural terá mais de 24 horas seguidas de apresentações. Os espetáculos serão levados ao público, gratuitamente, em palcos distribuídos pelo Parque Ecológico Diva Paim Barth e no Teatro Municipal. Entre os destaques, Jair Rodrigues (foto), Teatro Mágico, A Banda Mais Bonita da Cidade, Raulzito e Cris Duran.

Dirigentes de Sociedades Rurais do Paraná se reuniram em Maringá para discutir ações conjuntas em prol do setor produtivo. Uma delas diz respeito ao Projeto de Lei que institui a exposição de Londrina como a única feira agropecuária oficial do Estado, o qual ainda depende da assinatura do governador Beto Richa para ser sancionado. Como a aprovação do Projeto de Lei na Assembleia Legislativa gerou descontentamento entre os presidentes de Sociedades Rurais de vários municípios paranaenses, o encontro serviu para unir forças e pleitear o veto. Os dirigentes da Sociedade Rural de Toledo, João Bombardelli e Paulo Bernardi, abaixo, nas duas extremidades, no encontro em Maringá

Novela O que tem de pernas-de-pau no núcleo boleiro da novela das 9 da Globo, Avenida Brasil, não é brincadeira. Os veteranos da Ouro e Prata jogam muito mais que os galãs bonitões escalados na trama. Os caras não manjam nada de futebol e tem jogada que beira o ridículo.

Lodi

Décio e Sônia Panazzollo, na comemoração do aniversário dela na Pizza Itália do Nino

Show A dupla Victor & Léo será atração principal das comemorações dos 52 anos de Marechal Cândido Rondon. O show da dupla está marcado para a noite de 25 de julho, feriado municipal e dia da abertura da Expo Rondon 2012. Entre as demais atrações do evento, no dia 26 haverá show com entrada livre com a dupla Milionário & José Rico, além de apresentação de Thaeme & Thiago no Salão Universitário.

Desfile As novidades da nova estação estarão em evidência na Casa da Amizade, no dia 27 de abril, às 20h30. Será em jantar com desfile da Essencial Modas e D´Dorini Calçados. Convites disponíveis na Essencial Modas e Livraria Cometa.

É digno de elogios o trabalho desenvolvido pela família Lodi à frente da Lodi Moda Íntima. A empresa, que emprega dezenas de pessoas, tem produtos de qualidade reconhecida no cenário nacional. Não por acaso, tem contratos de produção que inserem em peças masculinas e femininas as logos de grandes empresas do mercado.

140ª edição do Jornal Viver Toledo  

140ª edição do Jornal Viver Toledo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you