Page 1


Boas Pr谩ticas podem facilmente ser aplicadas para diminuir nossa pegada ecol贸gica


Viva o Planeta

O

planeta Terra está enfrentando muitos problemas ambientais, sociais e econômicos, dentre eles o aquecimento global, que nada mais é do que o aumento da

temperatura dos oceanos e do ar. O aquecimento é causado pelo aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, emitidos pelas indústrias, queimadas, destruição das florestas, entre outros. Como consequência dessas ações, o clima muda, o gelo polar começa a derreter e os animais entram em extinção.

Para impulsionar a nova geração a assumir seu impor-

tante papel neste processo de transformação, apresentamos nas próximas páginas algumas práticas facilmente aplicadas no nosso dia-a-dia. Elas podem ajudar a reduzir consideravelmente nossa pegada ecológica através da redução do consumo de energia, do uso racional da água e redução na geração de resíduo (lixo) combatendo o aquecimento global.

Apesar de o problema ser de todo mundo, você pode

ajudar a salvar o planeta e diminuir sua pegada ecológica.


1

Para ajudar na luta ao aquecimento global diminuindo a emissão de CO2, vamos reabilitar nossas bicicletas e combinar junto com amigos e colegas mecanismos de carona comunitária segura. A carona diminui a emissão de poluentes levando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente. No caso de utilização de automóveis, vamos conscientizar os pais que veículos maiores consomem e poluem mais, devemos preferir veículos abastecidos por etanol que estão mais adequados à proteção do meio-ambiente.

2

Tem atitude mais grosseira que atirar latas, papéis de balas, chicletes e outros objetos nas ruas? O castigo por essa gafe é garantido: os resíduos despejados na rua são arrastados pela chuva, entopem bueiros, chegam aos rios e represas, causam enchentes e prejudicam a qualidade da água que irá ser tratada para bebermos.


Viva o Planeta

3 4 5 6

Os aparelhos que ficam em stand by são os que mais consomem energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos aqueles que não estiverem em uso e tenha certeza que sua conta de luz irá cair bastante. Use e abuse da luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas e deixe o sol entrar e iluminar sua casa em vez de acender lâmpadas. Além de fazer bem ao humor, também economiza energia. Não deixe sua geladeira ou freezer próximos ao fogão ou a lugares que batem sol, pois eles utilizam muito mais energia para compensar a perda de temperatura. Aproveite para avaliar: será que você precisa mesmo de um freezer? Troque as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. Elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.


7 8 9 10 11

Evite aquecer água da torneira nos dias quentes. Desligue o carregador do celular da tomada elétrica quando não estiver em uso, esse pequeno descuido gasta energia elétrica.

Desligue as luzes dos ambientes não utilizados. Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando e tome banhos curtos, de preferência fora dos horários de picos de consumo, entre as 18h e 24h.

Desligue a torneira enquanto estiver escovando os dentes.


Viva o Planeta

12 13

Dê preferência a marcas e lojas que estão se esforçando para reduzir as emissões de carbono e que estão preocupados com as questões ambientais, escolhendo marcas e propagandas associadas à sustentabilidade.

Apóie e participe do trabalho de ONG’s que estão disseminando estes conhecimentos.


14 15 16

Imprima somente o que for mesmo necessário e procure aproveitar os dois lados da folha de papel. Assuma um papel de liderança ajudando a conscientizar seus colegas, parentes e vizinhos acerca da importância de adotarmos boas práticas em prol do desenvolvimento sustentável. Faça a separação dos materiais recicláveis dos orgânicos. Essa atitude é mais importante do que separar vidros de plásticos, por exemplo, devido à diferença da reciclagem dos materiais industrializados e da matéria orgânica.


Viva o Planeta

O que pode e o que não pode ser reciclado Pode

Não Pode

Garrafa e pote de vidro Garrafa PET Sacola de plástico Papel e papelão Filme plástico de embalagem Lata de aço, incluindo a de aerossol Lata de alumínio Isopor Tampa de aço de pote e de garrafa Papel-alumínio e embalagem de marmitex Embalagem longa-vida

Vidro refratário de panela e travessa para micro-ondas Espelho Lenço de papel, papel higiênico, absorvente e fralda descartável Louça Barbeador descartável Papel-carbono Esponja de aço Etiqueta adesiva Clipe e grampo Cabo de panela Tomada

Lâmpada Incandescente e fluorescente

O que faço com o óleo da fritura?

Um dos grandes problemas da poluição de mananciais vem do hábito de jogar o óleo usado em fritura no encanamento. “Um litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água. Não provoque esse impacto. Armazene o óleo em garrafas para doá-lo a instituições que fazem biodiesel e sabão com ele”, informa Hélio Mattar, diretor do Instituto Akatu.


17 18

Não troque seu celular por puro impulso. Caso ocorra, deixe o seu modelo antigo na revendedora para reciclagem. Prefira o papel ecoeficiente ou o reciclado. A produção do ecoeficiente usa os recursos da natureza de maneira racional. Tem como matéria-prima o eucalipto plantado para essa finalidade e colhido após sete anos. Para ficar com a aparência que todos conhecem, enfrenta processo de branqueamento. O papel ecoeficiente é feito de fibra de árvores manejadas de forma sustentável, evitando o impacto negativo no meio ambiente.


Viva o Planeta

19

Procure sempre escolher produtos orgânicos, que são aqueles produzidos com a preocupação de não afetar o meio ambiente, sustentando-se sem destruir os recursos naturais. Os produtores de produtos orgânicos respeitam o meio ambiente tomando cuidado para não destruir ou desgastar o solo, não utilizam agrotóxicos e outras substâncias sintéticas que possam contaminar o alimento ou o meio ambiente. Isto é bom porque os produtos tóxicos que são verdadeiros venenos não entrarão no nosso organismo. A partir de 2010, todo produto orgânico brasileiro terá o selo SISORG (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgãnica).


Patrocínio

Realização

Expediente Guia de Atitudes Sustentáveis - Publicação do movimento Viva o Planeta e da Projeto Editora, com colaboração de Felipe Faria da Green Building Council Brasil. Impresso em papel ecoeficiente couchê 90 G/M² da Suzano Papel e Celulose, na Soft Grafi Editora e Produtos, com tiragem de 27 mil exemplares, sendo 22 mil encar tados na revista VivaSA de outubro de 2009.

Escreva-nos contanto o que você faz ou pretende fazer por um planeta sustentável no endereço

vivaoplaneta@vivaoplaneta.com.br

89 | Revista Viva S/A  

Boas Práticas podem facilmente ser aplicadas para diminuir nossa pegada ecológica Viva o Planeta 2 Tem atitude mais grosseira que ati- rar l...