Page 75

do/de

futuro Por Victor Mirshawka Junior

Parte II

Conheça as sete facetas que compõem o perfil do Profissional do/ de Futuro

O Profissional Tecnológico

mesmo padrão para avaliar o desempenho dos seus funcionários. Entre as competências mais comumente citadas, aparecem: liderança, motivação, criatividade/inovação, flexibilidade, agilidade, iniciativa, pró-atividade, etc. Espera-se que o Profissional do/ de Futuro esteja precisamente conectado com esse conceito, de modo a saber como se desenvolver e desempenhar em várias destas competências. Sabemos que desenvolver a criatividade, por exemplo, precisa ser feito desde a infância.

A tecnologia nos permite, apenas do ponto de vista computacional: • acesso a imensas bases de dados; • realização de pesquisas comparativas; • comunicação imediata e com custo cada vez menor; • simulação de cenários através de sofisticadas ferramentas de cálculo. Ser capaz de utilizar todas essas possibilidades, ou seja, ser um profissional tecnológico, é uma obrigação do Profissional do/de Futuro. Nesse ponto, as crianças de hoje têm enorme vantagem, pois nascem no próprio meio tecnológico, onde usar essas ferramentas é natural.

O Profissional Humanista

A importância crescente do tema das Humanidades tem que ser reconhecida no contexto do trabalho. A grande quantidade de livros que tratam de filosofia e suas aplicações no mercado, da espiritualidade, da liderança servidora, etc., demonstram que esses assuntos deverão se incorporar na definição do profissional ideal, aquele que busca a verdade através de um comportamento ético e moral. Mais uma vez, a família assume papel crucial, pois a formação essencial de valores vem através dela. Não se pode relegar à escola essa tarefa.

O Profissional Competente

Há muito as empresas vêm implantando sistemas de gestão baseados no conceito de competência, ou, de forma resumida, a junção de conhecimento, habilidade e atitude. Cada corporação define o conjunto de competências que seus funcionários precisam ter/desenvolver e utiliza essa definição como padrão para contratar e formular seus planos de treinamento. Além disso, usa o

75

guia-escolas-2008  

Diretor Comercial: Alfredo Cônsolo Junior Diretora Editorial: Rosana Aragon Comercial: Raymundo Araújo Design Gráfico: Giselle Moreno Alves...

Advertisement