Issuu on Google+


Sumário Matéria de Capa

43

32

VINHOS

Ricardo Castilho Brinde borbulhante

38

golfe

Durval Pedroso Muitas oportunidade para o golfe em 2009

40 cinema & dvd Rubens Ewald Filho Catherine Deneuve, a estrela do mês

52 light Lucília Diniz

Férias e festas mais lights

55

moda & beleza

Cristiana Arcangeli

Pele de 2008 com vigor de 2009

Decoração

34

60

qualidade de vida

Roberto Shinyashiki Acredite sempre

74

18 Turismo

56

Esporte

Clipping

28 Mercado Imobiliário 62

Estilo Compras

80 Estilo 82 Roteiro 98 Saúde

Milton Neves Recomposição da elite do futebol

77

pais & filhos

Içami Tiba

Você merece férias ou precisa delas?

79 corpo & equilíbrio

Nuno Cobra

Ano Novo: mundanças à vista


leitor carta ao

Doces Memórias Vamos aproveitar o final do ano para resgatar as lembranças que estão guardadas lá no fundo e que às vezes até vêm à tona, mas costumamos deixar de lado com a já batida desculpa da correria do dia-a-dia. Que sabor tem o seu Natal? E o aroma? Pare para pensar. Que cheirinho você sente quando se lembra desta data tão especial? E mais: quais sons tocam em sua mente? Quando criança eu tinha que estar dormindo na noite de Natal, caso contrário o Papai Noel não viria. Então, meus pais me acordavam no meio da noite para eu abrir os presentes. Lembro de sempre encontrar uma mesa linda repleta das receitas natalinas da minha família, como o pernil que ainda hoje é preparado por minha mãe. Para mim, a manhã do dia 25 era a minha festa de Natal. São essas lembranças que, apesar de estarem um pouco escondidas, continuam alimentando o meu espírito. Nessa época, contava os dias para a chegada do Natal e agora com meus filhos tento fazer o mesmo. Neste ano ganhei um calendário natalino, onde coloquei chocolates para meus filhos. Todos os dias eles ganham um . O mais novo também escreve uma cartinha para o Papai Noel e a deixa em baixo da árvore com leite e biscoitos. O objetivo é alimentar suas expectativas para a grande noite do dia 24. Uma bobagem, pois aprendi com eles, ou melhor, eles me fizeram relembrar, que o melhor da festa é esperar por ela. Nesta edição da revista Viva tentamos resgatar esse espírito natalino. Em nossa reportagem de capa, selecionamos receitas de renomados banqueteiros para ajudá-lo a fazer uma ceia inesquecível. Também fomos conferir de perto o verdadeiro endereço do bom velhinho no Pólo Norte. Confira o relato desse encontro memorável e saiba o que fazer para receber uma cartinha personalizada do Papai Noel, seus filhos vão adorar! Que este Natal lhe traga boas lembranças! Rosana Aragon


Tiragem

45.000 exemplares confirmada por

Distribuição Alphaville - Tamboré condomínios (9.309 exemplares) edifícios residenciais e comerciais (7.172 exemplares) centros comerciais (6.721 exemplares)

Aldeia da Serra condomínios (2.266 exemplares) centros comerciais (249 exemplares)

Granja Viana e Cotia condomínios (10.551 exemplares) centros comerciais (872 exemplares)

Marginal Pedagiada Rod. Castello Branco / Alphaville (4.000 exemplares) Mailing da Revista

(4.860 exemplares)

para anunciar

(11) 2132-7000 Calçada das Palmas, 20 - 1º andar Centro Comercial de Alphaville - Barueri - SP CEP: 06453-000 - marketing@vivasaopaulo.com.br www.vivasaopaulo.com.br A revista Viva é uma publicação mensal da Projeto Editora. Não nos responsabilizamos por opiniões expressas nos artigos assinados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Os preços de produtos e serviços divulgados nesta edição foram informados pelos fabricantes ou fornecedores e podem sofrer alterações sem aviso prévio.

expediente DIRETORES EXECUTIVOS: Alfredo Cônsolo Junior - Comercial - junior@vivasaopaulo.com.br | Rosana Aragon de Oliveira - Editorial - editorial@vivasaopaulo. com.br | EXECUTIVOS DE CONTA: Andréa Amaral, Mariane Haddad, Raymundo Araújo e Rita Alckmin | ASSISTENTES COMERCIAIS: Fernanda Faria e Patrícia Fleming | ARTICULISTAS: Cauê Rigamonti, Cristiana Arcangeli, Durval Pedroso, Içami Tiba, Lucília Diniz, Milton Neves, Nuno Cobra, Ricardo Castilho, Roberto Shinyashiki, Rubens Ewald Filho e Silvio Lancellotti | DESIGNERS GRÁFICOS: Giselle Moreno Alves e Marcus Vinicius da Silva | EDITORA: Renata Vieira | JORNALISTAS: Haydée Maciel, Soraia Sene e Vivian Avellar| JORNALISTA RESPONSÁVEL: Soraia Sene - MTB. 28.389 | ADMINISTRATIVO: Fernanda Matos e Rita Paes Reis | FOTÓGRAFO: Henrique Vilela | PROJETO GRÁFICO: Projeto Editora |IMPRESSÃO: Plural Editora e Gráfica | DISTRIBUIÇÃO: JC Express


CLIPPING

TEXTO: haydée maciel e vivian avellar

Gastronomia 1. No dia 11/11, a equipe do restaurante La Pasta Gialla, do Shopping Tamboré, realizou uma noite enogastronômica, em homenagem ao santo padroeiro dos produtores de vinho, São Martinho, uma tradição portuguesa. O menu da festa incluiu especiarias da culinária lusitana, pratos italianos, além de vinhos da terra de Fernando Pessoa. Na foto, José Arnaldo Teixeira; a chef Valéria Chociai; Sergio Arno, chef e dono da marca La Pasta Gialla, e Alfredo Cônsolo Junior, diretor comercial da revista Viva.

01

02

A Blue Ville, produtora de arroz parboilizado de Porto Alegre, RS, realizou mais três cursos práticos de culinária no seu Espaço Gourmet em Alphaville. 2. No dia 6/11, Felipe Cilli, chef oficial do Mercado Municipal, em São Paulo, abordou Risotos e Vinhos. 3. Em 19/11, os participantes tiveram a oportunidade de aprender os segredos da Cozinha Oriental, com o chef Xexéu, do Restaurante Shinkai Sushi. 4. E, em harmonia com as festas de fim de ano, no dia 24/11, Eliana e Fausto Moretti, proprietários da Sierra Móveis, em parceria com a Blue Ville, organizaram um encontro de confraternização, com o chef Felipe Cilli. 5. A revista gastronômica “Prazeres da Mesa”, conduzida pelo diretor editorial Ricardo Castilho, articulista da revista Viva, organizou dois eventos, simultaneamente, entre os dias 4 e 7/11: Prazeres da Mesa Ao Vivo, em sua 5ª edição, e o Mesa Tendências - 2º Fórum Internacional de Gastronomia de São Paulo, no SENAC SP, unidade Santo Amaro. Ambos tinham a finalidade de traçar os caminhos do setor e mostrar os bastidores de uma revista especializada. As edições trouxeram Ferran Adriá (foto) e Paco Roncero, que encantaram o público com a culinária espanhola, além de Alex Atala.

03

04

06

05

08

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Prazeres da Mesa

6. Cauê Rigamonti, articulista da editoria de Mercado Imobiliário da revista Viva (na foto com Elisabeth Biondo, diretora do Departamento de Bibliotecas Municipais de Barueri), foi destaque do 5º Prêmio Barueri de Literatura, no dia 26/11. Entre as mais de 680 obras inscritas, o jornalista recebeu os prêmios de 1º lugar na categoria “Contos”, com “O vôo”, e de 2º lugar na categoria “Poesia”, com “Orwell” e o “Paredão de Zamiatine”. A cerimônia de entrega ocorreu no Museu Municipal.

07

18

Premiação

09

7/8. A revista Viva foi contemplada durante a cerimônia do 8º Prêmio Soabem, Eu Sou Amigo da Criança, que ocorreu no dia 24/11, no Teatro Municipal de Barueri, com o prêmio Destaque, pela sua atuação em favor das causas sociais. Empresas, organizações do Terceiro Setor e personalidades também foram reconhecidas pela presidente da Soabem, Edna Costa. 9. Soraya Moraes, cantora gospel brasileira e moradora de Alphaville, ganhou mais uma vez o Grammy Latino, em 13/11. A premiação ocorreu no Toyota Center, em Houston, nos Estados Unidos. A artista venceu nas categorias: Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, com o disco “Som da Chuva”, Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Espanhola, com “Tengo Sed de Ti”, e Melhor Canção Brasileira, com a música “Som da Chuva”. Revista Viva | Dezembro 2008


Aniversários 1. A loja Splendore Acessori, localizada no Shopping Flamingo, comemorou um ano de funcionamento no dia 26/11. Patrícia Rimbano, proprietária da loja (no centro da foto), com sua parceira em jóias, Magali Rassum (à dir.), e Danielle Motollo, consultora de semijóias, brindaram a ocasião junto a clientes da loja. 2. Poliana Vianna, uma das sócias da L’Occitane, na foto com suas vendedoras, comemorou o primeiro ano da loja em 18/11. Localizado no Shopping Flamingo, o espaço é especializado em cosméticos naturais da marca francesa que leva o mesmo nome.

01

02

Acontece 3. Daniela Gordinho, Adriane Passini e Renata Ortiz, sócias da Lepatiz, especializada em moda feminina, comemoraram a chegada da coleção Alto Verão no dia 18/11, junto a clientes e amigos na loja, no Centro Comercial, Alphaville. O espaço tem como foco vestidos e cocktails dress de marcas como Alcaçuz, Fit e Sacada. 4. Os amantes do tradicional café brasileiro agora contam com uma loja Café do Ponto na Al. Araguaia, a primeira de Alphaville, inaugurada no dia 17/11. Rodrigo Cavalcanti, gerente de franquias, e Ricardo Souza, diretor de marketing da Sara Lee, detentora da marca, são os responsáveis pela chegada do espaço à região.

03

04

5. Em 11/11, representantes da Acib - Associação Comercial e Industrial e da Camb - Câmara de Arbitragem e Mediação, ambas de Barueri, celebraram, no Hotel Radisson Alphaville, um convênio para abreviar processos contratuais. Na mesa diretora estavam Deni Cunha, presidente da Acib; Maurício Ferreira dos Santos, da Camb; Maria Goretti Beker Prado, juíza da 4ª Vara Civil do Fórum de Barueri; Cássio Telles Ferreira Netto, do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem; André Cremonesi, juiz da 26ª Vara do Trabalho de São Paulo, e Fábio Peccicacco, da Peccicacco Advogados.

05

nente PM César Augusto S. Terra, Comandante Interino da 5a CIA do 20o BPMM; Walter Augusto F. do Carmo, presidente do Conseg-AS, e Dr. Roberto Krasovic, delegado titular de Barueri.

06

07

7. Os noivos Carolina e Rodrigo Righetti, moradores de Alphaville, casaram-se no dia 17/10, na igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo. A festa, organizada para 400 convidados, ficou à cargo do Espaço Rosa Rosarum. 8. Dedéia Meirelles, diretora da Vermelho Carmim Festas, e sua equipe receberam convidados, em 22/11, para curtir a festa Anos 70, Eu Tava lá. Na foto, Dedéia, Miriam Baida, assistente; Giuliano Pucharelli, produtor, todos da Vermelho Carmim, e Ângela Fonseca, convidada. O swing da dance music tomou conta do Clube Transatlântico, na Chácara Santo Antonio, em São Paulo. Revista Viva | Dezembro 2008

08

19

Foto: Divulgação

6. No dia 26/11, o Conseg-AS - Conselho Comunitário de Segurança de Aldeia da Serra realizou reunião no Auditório da Delegacia Central de Barueri para debater temas como a formação da Comissão de Segurança e obras nos trevos de Jandira e Itapevi. Na foto, 1o Te-


CLIPPING Acontece 1. Empresários de Barueri, que participam do grupo Encontro dos Amigos Empresários, organizado pela Construtora Masa, realizaram a última reunião no dia 27/11, no restaurante Quinta do Bacalhau. Na foto, João Finotti, gerente comercial da Construtora Masa; Tarracha, organizador do encontro; Antônio Cintra, proprietário do espaço; Anderson Martin, publicitário da Agência “M” de Publicidade, e Dr. Luiz Carlos, médico e ortopedista.

Foto: Divulgação

01

2. Representante de grandes marcas como MercedesBenz, BMW, Toyota e Volvo, a concessionária Caltabiano abriu as portas, em novembro, de mais uma loja, a 17ª da empresa. Localizada em Alphaville, a nova unidade revenderá veículos Volkswagen e acessórios. 3. O Colégio Chalupe, de Barueri, realizou, nos dias 7 e 8/11, a Mostra Cultural e Científica dos alunos do Fundamental II e do Ensino Médio. A exposição teve o objetivo de recriar as temáticas que melhor representam a ciência e a cultura no século 21. Na foto, Maria Aparecida F. Ribeiro, coordenadora da escola, e os professores Cláudia Adriana Oliveira; Alessandra Z. Moran; Heloísa L. Reggiani; Kelly A. da Silva e Wanderson C. Mendonça.

Foto: Divulgação

02

4. No dia 17/11, o empresário Ibraim Antônio Aboujoka inaugurou uma árvore de Natal de 7 metros, decoradas com 17 cadeiras de rodas e instalada no estacionamento da padaria La Ville, em Alphaville. O projeto, homenageado por Rubens Furlan, prefeito de Barueri, e Sônia Furlan, primeira-dama, antecede a doação de 300 cadeiras de rodas que serão entregues por Aboujoka.

03

5. Chitãozinho e Xororó vieram a Santana de Parnaíba, em 23/11, para compor a ampla programação elaborada pela prefeitura para celebrar o aniversário de 428 anos do município. A dupla cantou músicas do álbum “Saudade da Minha Terra” para um público de 15 mil pessoas.

Prefeituras

20

06

07

Foto: Divulgação Comunicação

Foto: Divulgação

04

Foto: Lourivaldo Santos Filho

05

08

6. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Raposo Tavares, de Barueri, concluiu, no dia 3/12, mais um curso de Padaria Artesanal, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Governo e o Fundo Social de Solidariedade. Empresários parceiros da região doaram eletrodomésticos aos participantes. Na foto, Roberto Krasovic, delegado titular de Barueri; Luiz Roberto Corrêa, secretário de Gabinete e Governo; Maria de Lourdes Cardana, diretora da Emef Raposo Tavares; Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e Alfredo Cônsolo Junior, diretor comercial da revista Viva. 7. Ângela Fernandes, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santana de Parnaíba (à dir. na foto), e Débora Rodrigues, piloto de Fórmula Truck, tomaram a frente, em 26/11, da organização das doações colhidas com a campanha S.O.S. Santa Catarina. 8. Quinzinho Pedroso (à dir. na foto), prefeito de Cotia, e Sun Kong Mao, Cônsul Geral da China, participaram, em 21/11, da inauguração do Centro Educacional Ho Deh Kong. O espaço foi construído pelos netos do chinês Kong, diretores da H-Buster, empresa automotiva instalada na cidade. Revista Viva | Dezembro 2008


CLIPPING | sou do bem

Desfile beneficente no restaurante America

Concerto do Bem

Quiosque do Bem

Jogos do Bem

Pedalada do Bem

22

01

O Movimento Barueri Sou do Bem, coordenado pelo prefeito e pela primeira-dama de Barueri, Rubens e Sônia Furlan, que busca a conscientização e mobilização de cidadãos com o incentivo de ações solidárias e atua em conjunto com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - documento assinado por Chefes de Estado em 2000 -, comemora o seu aniversário com diversas atividades. Neste ano, a programação teve como seu principal foco a união dos munícipes em favor do GRAACC, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

02

Balada do Bem

06

Feijoada do Bem

07

Doação de Sangue

08

03

04

05

1 Juan Alba e Amanda Françoso, apresentadores do evento (centro da foto), e as organizadoras do desfile: Denise Ribeiro, Karina Order Magro, Adriana Romano, Daniela Holler, Mônica Ribas e Samantha Abrão | 2. Adylson e Adriana Godoy e Amós Júlio Máximo | 3. Quiosque do Bem, no Shopping Tamboré | 4. Disputa de futebol arbitrada pelo prefeito de Barueri. | 5. Sônia Furlan na Pedalada que antecipou a Gincana do Bem | 6. Sérgio Queiroz, Fernanda Comora, Rubens e Sônia Furlan, Sérgio Amoroso e Sérgio Petrilli | 7. O grupo Vem Ka Gente, formado por meninos da Vila das Vertentes, de São Paulo | 8. Equipe de Voleibol Paraolímpico IBP / PPP

Revista Viva | Dezembro 2008


Campanha do Leite A revista Viva, junto ao Parque da Mônica e às escolas e centros de ensino da região, decidiram unir-se à Campanha do Bem e emplacar inúmeros pontos com uma única tacada. O movimento iniciado pela Viva mostrou que a parceria é o melhor caminho na conquista de uma sociedade mais igualitária e responsável. Como se fosse brincadeira, de gente adulta, alunos de oito escolas participaram do evento que arrecadou, exatamente, 1.000 latas de leite em Alphaville e região. Islene Lopes, proprietária da loja de meias Ismy, também contribuiu com a doação de 1.000 pares de meias ao Fundo Social de Solidariedade de Barueri. Conheça as equipes que nos ajudaram a tornar este projeto realidade!

Escola Chácara

Instituto Presbiteriano Mackenzie

Escola Internacional Alphaville

Escola Aldeia Mirim

Escola Primeiro Passo

Revista Viva | Dezembro 2008

Escola Vila Alpha

Colégio Alfacastelo

Islene Lopes

23


noite gastronômica TEXTO: haydée maciel e vivian avellar

A revista Viva e o Pão de Açúcar Alphaville Residencial realizaram, no dia 4/12, um happy hour especial de fim de ano com a harmonização de queijos e cervejas especiais. Organizado por Edinal Ribeiro das Neves, gerente da unidade, e sua equipe, o evento ocorreu no espaço Gourmet da loja. Os convidados puderam experimentar diversos tipos da bebida com vários queijos, como brie, gorgonzola, parmesão e gouda, e com mousse de chocolate meio-amargo. Khatia Zanatta, sommelier de cervejas do Grupo Schincariol, conduziu a palestra e a harmonização. A noite terminou com degustação do Café Toledo.

01

02

08

12

24

04

05

06

07

09

13

03

10

11

01 - A sommelier de cervejas Khatia Zanatta | 02 - A equipe do bufê: Aline Oliveira, Kleber Wagner Alves, Joffrey Fernebok, Vanusa Maria da Silva, Bruna Silva e Jurios Ricardo Hannouche | 03 - Maria Lúcia Martinho Boiça, Maria Inês Alexandrino, Vanda Eloisa, Vera Glitz e Elisa Santos | 04 - Ale Freire, produtor da Motivare, agência que faz eventos da Schincariol, e a equipe do Pão de Açúcar: Robson Castor, Érica Godoy, Fátima Alves e Sílvio Welington | 05 - Camila Machado, Igor Medeiros, Bianca Puntel, Amanda Giorgi, Camila Faria e Carlos Eduardo Gonçalves | 06 - Vinicius Cunha, Fábio Alves, José Henrique, Felipe Faria e Estevão Correia | 07 - Cleusa Scudeler, Lili Veirano, Marcelo Siqueira Veirano, Teresa Cristina Barros de Mattos e Adolfo Veirano |08 - Kleber e Claudia Felício, e Claudia Ziglio | 09 - Joyce Rodrigues e Andréa Amaral | 10 - Fábio Pinheiro e Ana Olga D’Amato | 11 - Neli Simioni e Eliete Macedo | 12- Elisa Batelli e Márcia Dutra | 13 Wanda Beatriz Quintela, do Café Toledo

Revista Viva | Dezembro 2008


motor

TEXTO: soraia sene | fotos: divulgação

Os compactos, sucesso de vendas em todo o mundo, provam que maior não é necessariamente melhor. Os lançamentos abaixo são a prova de que a tendência dos carros pequenos veio para ficar

New Fit, Honda

A montadora redesenhou totalmente o Fit. A mudança mais visível foi o aumento nas dimensões e o design mais esportivo. Todas as versões têm computador de bordo e bancos traseiros com mais de dez configurações de posicionamento. Disponível nas versões manual e automático. O destaque tecnológico fica por conta do sistema eletrônico de aceleração DBW (Drive-By-Wire), que garante maior dirigibilidade e do Advanced Compatibility Engineering (ACE), uma estrutura para auxiliar na absorção e dispersão de impactos. De R$52.340 (mecânico) a R$69.750 (automático). HVille: (11) 4196-4444. Alphaville. www.hville.com.br

Picanto, Kia Motors

Este carro, idealizado para o público jovem, tem motor à gasolina 1.0, com quatro cilindros e 12 válvulas. Utiliza peças leves, fabricadas em alumínio. Disponível nas opções manual e automático (motor 1.1 litro), sendo que o primeiro é o preferido por 40% dos proprietários na Europa, pois produz 64cv de potência. Ele é equipado com o sistema de suspensão McPherson, que possibilita curvas e manobras com o mínimo de esforço. De R$35.900 (mecânico) a R$40.900 (automático). Sinal: (11) 4706-6700. Alphaville. www.kiamotors.com.br

26

Revista Viva | Dezembro 2008


B-200, Mercedes Benz

Golf GTi, Volkswagen

Lançado este ano, o GTi foi desenvolvido a partir da versão 2.0 e agrega vários itens esportivos e tecnológicos, como rodas de liga de aro 16, faróis e lanternas traseiras com máscara escura e detalhes internos em alumínio escovado. Além disso, tem bancos esportivos com revestimento combinado de couro e tecido, soleiras das portas de alumínio com a inscrição GT, ar-condicionado Climatronic e o Sistema Interativo Volkswagen I-System, computador de bordo que integra várias funções. R$64.500. Caltabiano: (11) 41346000. Alphaville. www.caltabiano.com.br

Revista Viva | Dezembro 2008

Um dos maiores sucessos da marca no 25º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o modelo B-200 da Mercedes Benz é equipado com motor 2.0 a gasolina de 136cv a 5.750rpm. O modelo tem ainda a opção turbo, top de linha da Classe B, que também é equipada com motor propulsor 2.0, mas que gera 193cv de potência a 5.000rpm. O design chama a atenção, mas nada se destaca mais do que os itens de segurança, como airbags frontais de dois estágios, tensores dos cintos para os bancos dianteiros e laterais traseiros, limitadores de força dos cintos, proteções ativas para a cabeça, sistema Isofix com pontos de fixação para bancos infantis, airbags laterais para a cabeça e o sistema de luzes de emergência no habitáculo, que acendem automaticamente em caso de acidentes. No programa de testes europeu NCAP (entidade que verifica a performance de segurança dos carros mais vendidos no continente), o modelo recebeu o primeiro lugar em sua categoria. R$125.000 (aspirada) a R$135.000 (turbo). Itatiaia: (11) 4166-2222. Alphaville. www.itatiaia.net

27


mercado imobiliário por Cauê Rigamonti Jornalista

Até onde a vista alcança Novos empreendimentos residenciais seguem caminhos periféricos aos centros de Alphaville, Tamboré e Granja O crescimento imobiliário em Alphaville, Tamboré e Granja Viana acompanha os caminhos do progresso, em regiões até então distantes dos centros de cada bairro. A verdade é que com as facilidades em estrutura viária, novos empreendimentos nessas regiões tornam-se particularmente interessantes, pois mesclam o arrojo de projeto com a tranqüilidade (e bucolismo) que esta curta distância cria em relação aos centros de Alphaville, Tamboré e Granja Viana. No caminho da bela avenida Marcos Penteado, no Tamboré, muito verde. Depois dos vários condomínios já em cons-

Residencial Itahyê 1

trução na região, há a mais nova avenida Honório Penteado, que termina hoje no caminho ao bairro Colinas do Anhangüera, ainda em projeto e construção. No local, o novo empreendimento residencial da Cipasa, em parceria com a Lindenberg e a PDG Realty - o Residencial Itahyê 1, sobre uma área da antiga Fazenda Itahyê, de 539.711,26 metros quadrados. O empreendimento foi lançado em 6 de dezembro. O maior diferencial do Itahyê Residencial é a localização. Está em uma das áreas mais altas da região de Alphaville/ Tamboré, unindo a tranqüilidade de uma reserva, de um refúgio, e a praticidade por

acesso rápido e fácil a toda infra-estrutura de comércio e serviços de Alphaville. Os projetos de urbanismo, paisagismo e arquitetura, elaborados por Benedito Abbud, Felipe Reichmann e Patrícia Anastassiadis são sofisticados, demonstrando em todos os detalhes a preocupação pela qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Com lotes a partir de 420 metros quadrados, o Itahyê terá dois clubes exclusivos, com mais de 20 itens de lazer (piscina coberta com raia de 25 metros, piscina adulta com borda infinita, deck molhado, sauna, spa na água, espaço zen, quadras de tênis e quadra poliesportiva, entre outros itens de lazer).

Área do novo residencial da Masa Empreendimentos Imobiliários

28

Foto: Henrique Vilela

No caminho a Parnaíba É também da Cipasa outro residencial que foge do centro de Alphaville: o New Ville, em Santana de Parnaíba (Estrada do Surú). O acesso é feito pela saída 23A da Castello Branco seguindo pela Alameda Rio Negro, Avenida Alphaville até o centro de Santana. Ou saída 26B (trevo Barueri) seguindo pela Estrada dos Romeiros até o centro. Antes de chegar ao centro, na avenida Alphanorte (após o Alphaville Burle Marx, outro residencial que corre por fora de Alphaville), um projeto residencial que foge à regra da região. A Masa Empreendimentos Imobiliários lança, no primeiro semestre de 2009, um condomínio de torres residenciais, em uma área de 13 mil metros quadrados. Serão apartamentos de três dormitórios, com 94 metros quadrados. “Este novo empreendimento, além da facilidade, conforto e economia de morar em um apartamento, está em uma região com ambiente que privilegia claramente a moradia em contato direto com a natureza, desfrutando na sua totalidade, sem se afastar da importante infra-estrutura que Alphaville nos oferece”, avalia o gerente comercial da Masa, João Finotti. Revista Viva | Dezembro 2008


Viva Raio-x Guia de compra de imóvel

Fotos: Divulgação

A Gafisa lançou o Guia da Compra Segura de Imóvel, para orientar seus clientes a comprarem um imóvel apenas quando se sentirem 100% seguros, incitando-os a fazerem todas as perguntas necessárias e resolverem todas as dúvidas antes de finalizarem o negócio. O Guia apresenta 70 perguntas a serem realizadas e as respostas corretas a serem ouvidas antes da compra de um imóvel para morar ou investir.

Uma estradinha além da Granja A Granja Viana não é exatamente um centro movimentado, já que o bairro não possui grandes empreendimentos empresariais como Alphaville. Mas no caminho do seu entorno, há outros residenciais com qualidades que batam mais fundo no conceito de clima bucólico. Exemplo mais claro é a bela estradinha Fernando Nobre. Não está exatamente na Granja, mas sua proximidade a faz praticamente uma extensão do bairro. Tanto é que um dos empreendimentos mais arrojados do local tem a marca Granja Viana. Trata-se do Reserva Santa Maria Granja Viana, da Scopel Desenvolvimento Urbano, em uma área total de nada mais nada menos que 667 mil metros quadrados. Lançado em 2007, o empreendimento é composto de lotes residenciais de 560 metros quadrados. Já mais próximo à divisa de Jandira com Barueri está o Beverly Hills, da Flacam, com lotes residenciais e comerciais. Na mesma região está o Terras de São Fernando, da Construtora Godoi, com lotes residenciais a partir de 250 metros quadrados.

Lote: moeda forte Informativo da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Aelo) reforça o que a revista Viva publicou em seu especial de novembro: “A tendência de valorização persiste para imóveis à disposição de todas as classes sociais. As empresas oferecem modalidades tranqüilas de crédito, sem pressões. Terreno é qualidade de vida, é investimento para o futuro, é moeda forte que resiste às crises. Jamais um pesadelo”.

Tecnisa na Granja A Tecnisa está lançando na Granja Viana o seu primeiro residencial de casas sobrados, de médio padrão. Trata-se do “Porto Seguro”, com unidades de 82 metos quadrados de área privativa. Preços à vista a partir de R$153 mil, e parcelas a partir de R$380. O empreendimento, localizado à Estrada Velha de Sorocaba, tem projeto de arquitetura assinado por Manoel Marques Netto, e possui 182 casas em estilo contemporâneo em um terreno com 34.684,90 metros quadrados, com área de lazer.

Cautela A Cyrela anunciou seus resultados de venda do 3º trimestre, e foi transparente quanto aos possíveis reflexos da crise. Em seu comunicado, diz que “em virtude do atual cenário econômico internacional e das incertezas sobre o impacto na economia brasileira, a Cyrela optou por postergar parte dos lançamentos previstos para 2008. Diante disso, a empresa revisou o guidance de lançamentos e vendas contratadas para este ano e está revisando o guidance para 2009”. Na região, mantém empreendimentos na Granja Viana (Vertentes) e Alphaville (Essência), e ensaia parceria com a MPDKC no Total Trade (Tamboré).

Novo QG

Reserva Santa Maria Granja Viana

Revista Viva | Dezembro 2008

Empresa de Barueri que operava em Alphaville, a Conspar assina a incorporação de empreendimentos como o Bethaville e o Beverly Hills. Por conta de sua investida em outras regiões, mudou seu endereço de atendimento para a Vila Leopoldina (Capital).

29


VINHOS por Ricardo Castilho Jornalista, diretor editorial da revista “Prazeres da Mesa”

Brinde borbulhante As festas de final de ano pedem vinhos espumantes. Veja uma seleção de boas opções para celebrar

“Estou bebendo estrelas”, teria gritado o monge beneditino Dom Pérignon, o encarregado das adegas da Abadia de Hautvillers, em Champagne, na França. Segundo a lenda, isso teria acontecido após o religioso criar o primeiro vinho espumante do mundo. Como o vinho feito na Abadia tinha qualidade sofrível, Pérignon fazia de

tudo para melhorá-lo e assim teve a idéia de colocar as garrafas de vidro para uma segunda fermentação. Isso ocorreu no século 17. Mas as aventuras do monge no mundo das bebidas não ficaram por aí. Foi dele também a idéia de criar as rolhas de cortiça, já que, com a segunda fermentação, as garrafas cismavam em estourar.

Começou assim a história do champanhe. Dom Pérignon, porém, morreu antes de saber a razão da bebida ser tão diferente das outras. Somente um século depois, outros mestres somariam à invenção: Pasteur desvendaria o segredo das leveduras, na fermentação, e Lavoisier explicaria como a fermentação transformava

Gosset Brut Grande Reserve - França. A maison Gosset é a mais antiga das champanherias francesas. Com 42% de Chardonnay, 45% de Pinot Noir e 13% de Pinot Meunier, tem pérlage fino e intenso. Aromas frutados e de levedura. Ótima estrutura e frescor. R$397,98. Expand.

Pol Roger - França. Este Brut leva de 20 a 30% de vinhos de reserva de outras safras. Estagia por três anos em barricas, em labirintos subterrâneos, o que lhe confere notas de leveduras intensas. Na boca, sabores delicados de pêra e manga. R$496,50. Mistral.

Codorniu Brut Pinot Noir Rose - Espanha. Uma das mais tradicionais vinícolas do país, instalada na região de Penedés. Seu Brut Rosé, elaborado 100% com Pinot Noir, é um vinho de pérlage fina e persistente, com notas intensas de framboesas e cassis. R$63. Interfood.

32

Delamotte Brut França. Criada em 1760, a maison Delamotte se uniu em 1988 à Salon, pertencente à Laurent Perrier. Para ser tomado jovem, é um excelente aperitivo pelo seu frescor. Fica repousando nas adegas subterrâneas por no mínimo oito anos. R$170. World Wine.

Drappier Brut Carte d´Or - França. A Drappier, criada no século 19, no presbitério de Clairvaux, ao lado de Colombey-les-deuxÉglises, criou um vinho rico e caloroso. Com as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, prevalecem as notas de abricó e pêssego. R$147. Zahil.

Segura Viudas Lavit Brut Nature - Espanha. Feito por uma das maiores produtoras de cavas do país. Tem 60% de Macabeo e 40% de Parellada. A vinificação é tradicional, com segunda fermentação na garrafa. As borbulhas persistentes enaltecem as notas de aniz. R$63,25. Preebor.

Revista Viva | Dezembro 2008


Viva Shopping

Fotos: Divulgação

Atlas Mundial do Vinho Hugh Johnson, famoso enólogo, lança, em parceria com Jancis Robinson, a 6ª edição do clássico “Atlas Mundial do Vinho”, um amplo estudo das regiões produtoras de vinho de todo o mundo. Ed. Nova Fronteira. R$139,90.

o açúcar em álcool e gás carbônico. Hoje, além da região francesa, os espumantes são feitos em todo o mundo. Na Alemanha, os borbulhantes recebem o nome de sekt; na Espanha, de cava; na Itália, de prosecco, mas também contam com seus espumantes da Franciacorta; nos Estados Unidos, de sparkling, e no resto do mundo, simplesmente de espumante. Independentemente da região são eles que brilham nessa época do ano. Confira algumas indicações para suas festas.

Vinho para sushi Produzido pela vinícola Valmarino, de Orval Salton, o Sushi Vin é o primeiro vinho brasileiro desenvolvido especialmente para a harmonização com pratos da gastronomia japonesa. Varanda Frutas. Tel.: (11) 3035-5858.

Resfriador de Vinho

Vértice Super Reserva Brut - 2001- Portugal Vinificado pelo método tradicional de Champanhe, passa três anos em garrafa sob leveduras. Com pérlage fino e persistente, notas aromáticas de frutas e pão torrado, além de paladar fresco e persistente. R$93. Adega Alentejana.

Revista Viva | Dezembro 2008

Franciacorta Brut Cá Del Bosco - Itália. Produzido desde 1978, utiliza o mesmo tipo de assemblage: 50% Chardonnay, 20% Pinot Blanc e 30% Pinot Noir. Alguns vinhos são afinados em barricas de carvalho e passam 41 meses nas adegas antes do dégorgement. R$126,36. Mistral.

Preços pesquisados em novembro de 2008

Juvée Y Camps Reserva Vintage Espanha. O Reserva Vintage é um cava elaborado com as cepas Macabeo, Xarello e Parellada. Feito com o método tradicional de champenoise, tem um pérlage fino e persistente, com notas de frutas cítricas. R$109. Península.

Da Eolo Magppie, em inox polido, possui parede separada por ar para manter a parte interna gelada por mais tempo. R$361,90. Doural. Tel.: (11) 3313-2883.

33


CASA & DECORAÇÃO TEXTO: renata vieira por Francisco Batista Paisagista

Jardim tropical

Contato Rennova Paisagismo Av. Alphanorte, 1.600, Alphaville. Tel.: (11) 4153-7142 | www.rennova.com.br

Ficha Técnica Tempo de execução da obra: 30 dias Tamanho da área: 400m2

34

Quando convidado para idealizar o jardim desta residência do Tamboré 2, assinada pelo arquiteto Milton Romero, o proprietário da Rennova Paisagismo, Francisco Batista, não teve dúvidas: faria um projeto tropical. “A arquitetura moderna da casa combina perfeitamente com plantas, árvores e flores de climas mais quentes”, avalia Francisco, com a experiência de 30 anos de atuação na região. O amplo espaço da área externa ganhou vida com plantas vistosas como fênix, cicas, seafórtia, ravenala e locubas. Já flores como a iris azul e a azaléia deram o toque colorido. Em cima da cascata, uma grande pedra foi mantida sobre o terreno íngreme,

dando graça ao ambiente. Para a terra não escorrer com a chuva, o paisagista plantou grama amendoim, que não requer cuidados permanentes. “O objetivo foi fazer um jardim agradável, bonito, mas que não precisasse de muitas manutenções”, observa Francisco. As palmeiras washingtonia finalizam com maestria o projeto. Trazidas de Goiás, elas também foram plantadas na entrada, garantindo uma imponente vista à residência.

Serviço Rennova Paisagismo Granja Viana. Tel.: (11) 4162-3027 Arquiteto Miltom Romero. Tel.: (11) 4195-6380

Revista Viva | Dezembro 2008


golfe por Durval Pedroso Empresário e diretor da Federação Paulista de Golfe

Muitas oportunidades para o golfe em 2009 Com o calendário generoso do próximo ano, ninguém terá desculpa para não praticar o esporte Estamos chegando em mais um final de ano. Dezembro é o mês de festas, reflexões, promessas, confraternizações e revisões. No mundo do golfe isso também é uma realidade. Temos os torneios exibições e temos os famosos “field days”, tradição antiga em quase todos os clubes de golfes, em que se procura fazer competições envolvendo brincadeiras e desafios que integrem e confraternize sócios de todas as idades. Por isso, gostaria de desejar Feliz Festas e Um Ano Novo com muita saúde e de muito golfe para nossos leitores e amigos, e agradecer o carinho que tenho recebido. A idéia central deste mês surgiu a partir de um e-mail do

Terras de São José Golfe Clube

nosso leitor e amigo Newton Nakagawa, que frequentemente em nossas matérias dá palavras de incentivo ou dicas valiosas. Ao citar o Newton, gostaria de agradecer a todos que, de uma forma ou de outra, entraram em contato para falar sobre os meus artigos.

44 dias para dedicar ao golfe Em 2009, não há desculpas para qualquer cidadão no Brasil não ter tempo para golfe, pois teremos 44 dias de folga se somarmos todos os feriadões do ano. A grande maioria dos feriados nacionais cai na segunda e na 6ª, oito deles na 3ª ou na 5ª, e como somos juntos aos espanhóis mestres na arte de


Foto: Divulgação

Visitando os campos do Brasil

emendar feriados no mundo, não vão faltar oportunidades para um golfinho básico. Isso sem contar os feriados cariocas dos dias 21 e 23 de abril, em que os colegas do Rio terão a possibilidade de enforcar a semana inteira. É a semana do saco cheio, que está virando moda no país. E ainda como temos feriados locais em grande parte das cidades brasileiras com clubes de golfe, só não vai praticar golfe quem não quiser.

Este mês vamos falar do repaginado Terras de São José Golfe Clube, um campo muito agradável, a menos de 100 km da cidade de São Paulo, com acesso tranqüilo pela Rodovia Castelo Branco. Fica dentro de um belo condomínio (com entrada separada para quem vai ao golfe). Os visitantes têm no Terras, como é conhecido, uma excelente opção, pois o clube aceita golfistas sem a obrigação de apresentação de nenhum sócio, basta pagar o green-fee (taxa de uso). Além das reformas no campo, que tem 18 buracos bem interessantes, sua sede, vestiários e restaurante também foram reformulados. Até seu site melhorou. Por isso convido todos os leitores e golfistas a começar a visita pelo site www. tsjgolfeclube.com.br. Aproveito também para sugerir aos dirigentes dos demais clubes do Brasil que façam o mesmo, pois a descrição de cada buraco e a melhor estratégia de jogá-los dá aos jogadores e visitantes um “appeal” adicional. Contatos com a coluna Viva o Golfe!: dpsgolfe@uol.com.br

Feriados 2009 Confraternização Universal

01/01

quinta-feira

25/01

domingo

Aniversário de São Paulo

24/02

terça-feira

Carnaval

26/03

quinta-feira

Emancipação de Barueri

02/04

quinta-feira

Emancipação de Cotia

10/04

sexta-feira

Paixão de Cristo

21/04

terça-feira

Tiradentes

01/05

sexta-feira

Dia do Trabalho

11/06

quinta-feira

Corpus Christi

24/06

quarta-feira

São João

09/07

quinta-feira

Revolução de 1932

26/07

segunda-feira

Dia de Santa Ana, padroeira de Santana de Parnaíba

07/09

segunda-feira

Independência do Brasil

12/10

segunda-feira

Nsa. Sra. Aparecida

02/11

segunda-feira

Finados

14/11

sábado

15/11

domingo

Proclamação da República

20/11

sexta-feira

Consciência Negra (só em Barueri)

21/11

sábado

Nsa. Sra. da Escada (só em Barueri)

25/12/09

sexta-feira

Fundação de Santana de Parnaíba

Natal


CINEMA & DVD por Rubens Ewald Filho Jornalista, crítico de cinema e escritor

Catherine Deneuve, a estrela do mês A diva continua brilhando, mesmo com mais de 50 anos de carreira

Você sabia? Marilyn Monroe é a sua atriz favorita. Jamais fez qualquer peça de teatro por medo de representar ao vivo no palco. Tem uma série de perfumes franceses batizados com seu nome e também é designer de jóias, sapatos e óculos. Já estrelou 36 filmes. Os mais famosos são “A Bela da Tarde” e “Dançando no Escuro”. Ela gostou tanto de um filme do diretor Lars von Trier que lhe escreveu falando de sua admiração e pedindo um papel em qualquer filme dele. O resultado foi sua participação em “Dançando no Escuro”, Palma de Ouro em Cannes em 2000.

40

Nos cinemas

Um Conto de Natal (Drama) Junon (Catherine Deneuve) descobre que tem leucemia e precisa reunir parentes, devastados por um caso anterior de doença na família, na época do Natal para que possam tomar juntos difíceis decisões. Estréia prevista para 25/12.

Marley e Eu (Comédia) Adaptação para o cinema do best-seller “Marley e Eu”, escrito pelo jornalista John Grogan, que relata sua experiência com o cão hiperativo Marley, que ensina para seus donos (Jennifer Aniston e Owen Wilson) boas maneiras e o que realmente importa na vida. Estréia prevista para 25/12.

Se Eu Fosse Você 2 (Comédia) Na continuação da comédia que fez sucesso em 2006, Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires) trocam de corpo um com o outro novamente, dessa vez impulsionados por uma crise e a descoberta de que a filha Bia está grávida e vai se casar. Estréia prevista para 2/1.

O Curioso Caso de Benjamin Button (Drama) O longa, baseado no romance homônimo de F. Scott Fitzgerald nos anos 20, conta a história de Benjamin Button (Brad Pitt), um homem que misteriosamente começa a rejuvenescer e passa a sofrer as consequências do fenômeno. Estréia prevista para 16/1.

Fotos: Divulgação

Aos 65 anos, Catherine Deneuve continua a ser uma das mulheres mais belas do mundo. Considerada a maior estrela da França e da Europa, ela mantém ainda seu status de loira cool e engajada em causas sociais. Uma espécie de primeira-dama local que representa para os EUA tudo que é chique, elegante e bonito no continente europeu. A atriz nasceu em Paris, de pais atores e entrou no cinema apenas por insistência de sua irmã Françoise Dorleac (1942-67), atriz menos famosa, que morreu num acidente de carro na saída do aeroporto de Nice depois de uma carreira que incluiu filmes com Truffaut, “Um Só Pecado”; no Brasil, “O Homem do Rio”, e com Catherine e Gene Kelly, o musical “Duas Garotas Românticas”. Depois do choque, Catherine prosseguiu a vida, que incluiu romances com o diretor Roger Vadim, o fotógrafo inglês David Bailey e o ator Marcello Mastroianni, com quem teve uma filha também atriz, Chiara Mastroianni. Sua carreira teve pontos altos, com trabalhos com Buñuel, “Belle de Jour” (1967) e “Tristana” (1970); com Demy, “Pele de Asno” (1970) e “Os Guarda Chuvas do Amor” (1964), que ganhou a Palma de Ouro, Polanski, “Repulsa ao Sexo” (1965), com Truffaut, “A Sereia do Mississípi” (1969) e “O Último Metrô” (1980). Na fase mais madura, foi indicada ao Oscar com “Indochina”, (1992) e trabalhou com o português Manoel de Oliveira em “O Convento” (1995) e “Filme Falado” (2003). Está nos recentes “Um Conto de Natal” e “Je Veux Voir”, ambos de 2008 e tem outros seis filmes em finalização.

Veja os trailers dos filmes na Revista Eletrônica no site www.vivasaopaulo.com.br


matéria de capa

H

TEXTO: silvio lancellotti

abitualmente, não me apoquenta a perspectiva da realização, na minha casa, de uma ceia de Natal. Faz décadas que, tranquilamente, repriso todas as tradições que herdei dos meus ancestrais, os sici-

lianos paternos e os ituanos maternos. Um repasto que combina coisas da Velha Bota com as delícias dos paulistas de quatrocentos e tantos anos. Herança da Dona Helena, um cuscuz de camarões que ela, ainda hoje, aos 85 de idade, me ajuda a montar. Os fusilli ao ragù de tomates, lingüiça picante e polpetinhas de carne, pão amanhecido e noz-moscada, que aprendi com o Don Edoardo. Um assado de peixe de rio, no caso o pintado, que meu padrinho Giovanni Battista, um pescador fanático, temperava com pimenta-decheiro e azeitonas pretas. O pavê de chocolate amargo e biscoitos

Quatro incríveis opções de ceia de Natal, escolha a sua

ingleses, obra da Zia Alba, também ela em plena ação, aos 86. E os pêssegos marinados no vinho tinto, de encerramento da jornada.

Neste finalzinho de 2008, porém, profissionalmente, me

cabe sugerir outras opções diversas. Ao menos três variações, de acordo com a paixão e a necessidade de quem me lê. Assim, depois de fazer uma bela pesquisa de mercado, com o apoio solerte da turma da redação da revista Viva, desembarquei na síntese que proponho a seguir. Para quem gosta de audácia, um menu, ousadíssimo, de Neka Menna Barreto. Para quem aprecia as belezas da gastronomia contemporânea, as sugestões joviais de Vivi Barros. E, enfim, para quem prefere o clássico, as maravilhas do talento de Charlô Whately.

Agradecimentos à Escola de Culinária Béth Sôares Paladar e Requinte. Tel.: (11) 4191-1864. www.bspaladarerequinte.com.br

Revista Viva | Dezembro 2008

Foto: Tadeu Brunelli

Veja mais receitas no site www.vivasaopaulo.com.br

43


matéria de capa

D

ificílimo falar de mim mesmo. Mas, fa-

meus hobbies, a gastronomia e o esporte. Na Gas-

cílimo escrever a meu respeito. Basta

tronomia, como consultor, atendi a várias dezenas

que eu evite os adjetivos e mantenha,

de indústrias de alimentos, hotéis e restaurantes,

rigorosamente, a objetividade de uma

no Brasil e fora dele. Até cozinhei para Luciano Pa-

singela autobiografia. Sou um arquiteto no diploma

varotti e para a rainha Sylvia da Suécia. No esporte,

universitário, sou um jornalista por opção, desde

virei comentarista de futebol e de Jogos Olímpicos.

1968, quando consegui integrar o time original de

Somei, no percurso, a autoria de 25 livros – dentre

o convencional

Silvio Lancellotti,

lançamento da revista “Veja”. Permaneci, na publi-

os quais, meu suave privilégio, o romance “Honra

cação da Abril, até 1976, como subeditor de Interna-

ou Vendetta” (sobre a Máfia no Brasil), que Lauro

cional e como editor de Artes e Espetáculos – e, daí,

César Muniz hoje transforma em telenovela para

sucessivamente, às vezes superpostamente, dirigi

a Rede Record.

programas musicais na Rede Band, fui redator-chefe

de “IstoÉ” e diretor de “Vogue” e “Gourmet”.

zerosamente, com a revista Viva, trabalho nos

canais ESPN, sob a liderança do Zé Trajano -

Então, conforme brinca o Dado, meu

primogênito, grande publicitário, profissionalizei os

Atualmente, além de colaborar, pra-

amigo e mestre.

Fusilli com polpetinhas do Babbo Ingredientes 2kg de fusilli massa fresca e queijo do tipo Pecorinho, de ovelhas, bem raladinho. Molho com polpetinhas 2kg de carne moída (de preferência patinho); 10 fatias de pão de forma sem a casca umedecido no leite integral; 10 azeitonas pretas do tipo Azapa sem caroços; 1 lingüiça picante, curada ao ar livre; 1/2 garrafa de vinho Cabernet de boa qualidade; 10 latas de tomates pelados; 500ml de passata de tomates; sal, pimenta-do-reino, noz-moscada, orégano e azeite de oliva a gosto. Modo de Preparo Num liquidificador, bata o pão umedecido e as azeitonas até obter uma pasta. Em uma tigela, misture a pasta de pão de azeitonas à carne moída com as mãos. Tempere a gosto com o sal, a pimenta-do-reino, a noz-moscada e o orégano. Molde umas trinta ue

riq

s:

to Fo

n He

ela

Vil

polpetinhas de tamanhos equivalentes. Unte as bolinhas com azeite, deposite numa assadeira e leve ao forno brando até que as suas superfícies fiquem douradas, cerca de quinze minutos. Reserve. Forre completamente com azeite o fundo de uma panela grande. Aqueça o azeite. Corte a lingüiça em quatro pedaços e doure no azeite até que por fora pareçam ficar crocantes. Cubra com o vinho tinto (Cuidado! Subirá, subitamente, muita fumaça!). Leve o vinho à fervura. Com uma colher de madeira, raspe o fundo da panela para que os sólidos eventuais se dissolvam. Junte os tomates pelados. Também com uma colher de madeira, esmague os tomates. Misture à passata. Leve à ebulição e depois abaixe o fogo. Mantenha no fogo baixo por meia hora, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, cozinhe os fusilli em água fervente e sal. Acerte o sal do molho. Retire a lingüiça. Coloque as polpetinhas. MONTAGEM Assim que o fusilli atingir o ponto, escorra e coloque na panela do molho com as polpetinhas. Misture e sirva com o queijo Pecorino.


Cuscuz da Mamma Helena

Pesche nel vino

Ingredientes 16 camarões graúdos inteiros; 12 colheres (sopa) de azeite de oliva; 3 xícaras (chá) de polpa peneirada de tomates; 2 xícaras (chá) de água morna; 1 xícara (chá) de vinho do tipo Riesling; 750g de farinha de milho; 150g de farinha de mandioca torrada; 12 azeitonas verdes do tipo Gordal, sem os caroços, cortadas em lascas; 200g de ervilhas frescas; 2 colheres (sopa) de salsinha batidinha; 2 colheres (sopa) de cebolinha; sal e pimenta a gosto.

Ingredientes 10 pêssegos dos brancos duros ou dos amarelos bem graúdos; vinho tinto, do tipo Merlot.

Modo de Preparo Numa frigideira bem quente, sem nenhuma gordura, chapeie os camarões por aproximadamente dois minutos. Recolha e deposite-os numa bacia com água e muito gelo. Espere que os camarões resfriem. Retire as cabeças e as cascas. Elimine as vísceras. Corte os camarões ao meio, no sentido do seu comprimento. Numa caçarola, refogue rapidamente com quatro das colheres de azeite as cabeças e as cascas. Cubra com a polpa de tomates e cozinhe por dez minutos. Despeje a água e o vinho. Leve à fervura em fogo baixo. Cozinhe por mais vinte minutos. Enquanto isso, moa e peneire a farinha de milho. Coe bem o caldo das cabeças e das cascas dos camarões e tempere com o sal. Volte à panela, aos poucos, sempre mexendo com uma colher de madeira, incorpore a farinha de milho e a farinha de mandioca, até obter uma textura de massa. Retire e espere que a massa volte à temperatura ambiente. Coloque numa tigela. Junte as azeitonas, as ervilhas, a salsinha e a cebolinha. Tempere com a pimenta. Despeje o restante do azeite. Misture com as mãos até homogeneizar os ingredientes. MONTAGEM Divida a massa em três partes. Com uma das partes, forre o fundo de uma forma. Disponha metade dos camarões. Cubra com a massa. Disponha o restante dos camarões. Termine com a massa restante. Comprima tudo. Cubra a fôrma com um pano e leve ao forno baixo, no banho-maria, por meia hora. Retire. Espere que o cuscuz volte à temperatura ambiente. Proteja com filme e guarde na geladeira, até o momento de servir.

Revista Viva | Dezembro 2008

MODO DE PREPARO No momento de começar a ceia, coloque o Merlot na geladeira. Descasque os pêssegos e corte em lascas generosas. Deposite as lascas num recipiente coletivo, de preferência de cristal, ou mesmo em taças individuais, e cubra com todo o vinho.


matéria de capa

C

arlos Tomaz Whately Neto, um ban-

sos e até participar de cursos respeitadíssimos,

deirante quatrocentão simpaticíssi-

como o da consagrada escola do Cordon Bleu.De

mo, provém de uma estirpe de gente

volta ao Brasil, passou a vender fôrmas de patê

ligada ao forno e ao fogão. Foi com

de fígado de galinha, com um rápido sucesso.

Dona Albertina, sua avó, que aprendeu a brincar

Então, estimulado pelos elogios, em 1987 abriu

na cozinha de uma fazenda, onde perambula-

o seu Bistrô Charlô, com uma mescla engenhosa

va através de um cafezal e até guiava um tra-

de receitas da gastronomia da França e toques

o clássico

Charlô Whately,

tor. Depois, resolveu estudar Administração de

da culinária do Brasil e de Portugal. Novo triunfo,

Empresas, trabalhou como corretor de ações e,

tanto que, em 1992, inaugurou o Buffet Charlô,

aos 26 anos, se transferiu a Paris, na França. Lá,

hoje com mais de cem funcionários em um espa-

afortunadamente, conseguiu um emprego pro-

ço de 1.500 metros quadrados, em Santo Amaro.

videncial: acompanhante e mestre-cuca de duas

Lá, com o sócio Felipe Sigrist, aliás, ele perpetra

nobres senhoras, Cécile Valéry-Radot, e sua filha

até banquetes de culinária kosher, destinada aos

Nicole, ambas além da chamada melhor idade.

ortodoxos da comunidade jucaica. Um rabino,

Nicole dirigia a revista “Marie Claire”. E, graças às

certificado, acompanha todas as preparações.

suas influências, o rapaz, apelidado Charlô, pôde

Desde 97 responde também pelo restaurante do

conhecer uma infinidade de restaurantes famo-

Jockey Club de São Paulo.

Peru Assado Ingredientes 1 peru com peso entre 10 e 13kg. marinada do Peru 3 ramos de alecrim; 4 dentes de alho descascados; 3 galhos de manjericão médio; 2 litros de suco de laranja integral; 3 ramos de tomilho; 1 colher (chá) de colorífico (ou Colorau); 10 unidades de cravo em flor; 1 colher (chá) de pimenta branca moída; 1 colher (chá) de sal refinado; 1 garrafa de vinho branco culinário (branco seco) e 1kg de Mirepoix (250g de alho-poró, 250g de cenoura, 250g de cebola, 250g de salsão bem picados). Modo de Preparo Coloque em um recipiente todos os ingredientes da marinada e mexa bem. Coloque o peru e deixe marinar por 24 horas. Retire o peru da marinada, asse e use o líquido da marinada para preparar o molho do peru.

46

Revista Viva | Dezembro 2008


Ingredientes Massa 2 xícaras (chá) de nozes; 1 xícara (chá) de açúcar refinado; 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca; 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó e 12 ovos Baba de Moça 54 gemas; 6 copos americanos de leite e 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar. Creme de Nozes 2 xícaras (chá) de nozes; 6 gemas; 2 colheres (sopa) de manteiga; 3 xícaras (chá) de açúcar e 3 xícaras (chá) de água. Marshmallow 1 xícara (chá) de açúcar e 6 claras. Modo de Preparo MASSA Bata os ovos com o açúcar em ponto firme. Acrescente lentamente a farinha de rosca, as nozes e o fermento. Bata na velocidade 1. Coloque em forma untada ou forrada com papel manteiga e leve para assar a 160º C por 13 minutos. Baba de Moça Misture todos os ingredientes em uma panela e colo-

Fotos: Tadeu Brunelli

Bolo de Nozes

que em banho-maria, cozinhe até endurecer. Em seguida bata no liquidificador e deixe esfriar. Creme de Nozes Faça uma calda de água com açúcar até ficar em ponto pérola. Acrescente todos os ingredientes e mexa até a manteiga desmanchar completamente. Marshmallow Coloque as claras em uma panela com o açúcar para aquecer no fogo até que o açúcar desman-

che. Bata na batedeira em velocidade alta. Montagem Corte a massa em três partes iguais. Coloque um disco da massa em um prato, coloque o creme de nozes, regue o bolo com uma caldinha de água com açúcar para umedecer. Mais um disco de massa, regue, coloque a baba de moça. Mais um disco de bolo de nozes e decore com marshmallow.

Bacalhau Encapado Ingredientes 600g de massa folhada de 3mm de espessura e 1 gema para pincelar Recheio 1 xícara (chá) de manteiga; 1 xícara (chá) de azeite; 500g de azeitonas pretas sem caroço; 6 ovos; 1kg de bacalhau dessalgado desfiado; 1kg de batata barraca descascada ralada e 200g de cebola em rodelas Modo de preparo Derreta a manteiga e refogue a batata ralada. À parte, pré-aqueça o azeite, refogue a cebola, junte o bacalhau e refogue. Coloque a batata refogada na manteiga nessa mistura.

Acrescente os ovos batidos com o garfo e deixe secar. Retire do fogo. Junte as azeitonas pretas e mexa. Deixe esfriar. Montagem Unte uma forma com farinha de trigo ou forre com papel alumínio. Disponha um retângulo da massa, coloque o recheio do bacalhau e embrulhe a massa como se fosse um pacote. Pincele com a gema de ovo, faça alguns furinhos na massa. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Leve para assar por 40 minutos ou até a massa ficar dourada.

47


matéria de capa

C

onheci a Neka, acidentalmente, por

também, da ambientação dos espaços nos quais

volta de 1985, pela televisão, creio

exibia as suas mágicas. No comecinho dos anos

que num dos talk-shows pioneiros

90, quando fui eleito número um da gastronomia

de Jô Soares. Logo me impressionei

do País, em um concurso da Brahma, recebi, da

com a sua abordagem audaz e engenhosa da

cervejaria, um convite para visitar o seu cama-

culinária. Uma gaúcha de Porto Alegre, nascida

rote no Carnaval do Rio de Janeiro. E, lá, reen-

em 1959, aprendiz da vovó Anita, saborosamen-

contrei a Neka, que coordenou a cenografia e

a audaciosa

Neka Menna Barreto,

te brincava com as tradições da sua terra, a ponto

as refeições do evento. Pois a Neka pensou em

de oferecer um chimarrão na água de canela ou

tudo, da aromatização, dos acessos ao lugar, até

de anis estrelado - sem dizer que adorava im-

os sanduichezinhos que satisfizeram os famintos

pactar os circunstantes das suas comilanças. Por

da madrugada. Depois, privilegiadamente, esti-

exemplo, instava os clientes a apreciarem suas

ve em um batalhão de eventos que ela encantou

novidades sentados no chão, debaixo da mesa.

com as suas esculturas de matérias-primas e com

Um ângulo diverso de experimentação.Ostenta-

o atendimento impecável de jovens bartenders e

va um diploma de nutricionista. Mas, por estro e

garçons, moças e rapazes educadérrimos, sob a

por vocação, era mesmo uma artista saudavel-

liderança de Jacque, a sua irmã. Detalhe: em via-

mente provocativa. Com o tempo, o seu prestí-

gens através do globo, Neka colecionou objetos

gio se multiplicou. Principalmente porque, além

de inúmeras regiões e etnias - com que estrutura

de recriar os mitos da gastronomia, sabia tratar,

o seu teatro de esmeradíssimo visual.

Carré Suíno com molho de maçã Ingredientes 3kg de carré de porco. Marinada 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva; 2 colheres de tomilho; 2 folhas de louro;4 colheres de manteiga; 4 colheres de azeite de oliva; sal e pimenta a gosto. Molho de Maça 2 maçãs Fuji descascadas, sem sementes e em fatias; 1/2 xícara (chá) de whisky; 1 xícara (chá) de caldo grosso de frango; 1/4 xícara (chá) de vinagre de maçã; 1 maço de salsinha; 1 maço de tomilho; sal e pimenta a gosto.

carré de molho por duas horas. Retire a carne do tempero e tire o excesso. Em uma panela quente de fundo grosso, frite o carré de todos os lados na manteiga e azeite. Esse carré deve ficar dourado por todos os lados. Transfira-o para uma assadeira e leve ao forno por uma hora. Depois, deixe a carne descansar por dez minutos. Molho de maça Na mesma panela do carré, frite a maçã na manteiga e óleo, adicione salsinha, tomilho, whisky e em seguida o caldo grosso de frango e o vinagre de maçã. Coloque sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo Marinada Junte todos os ingredientes da marinada em uma cuba de fundo grosso, e deixe o

Montagem Na hora de servir, esquente as maçãs caramelizadas e coloque-as ao redor do carré. Enfeite com folhas de louro.


Fotos: Catherine Krulik | Design: Maristela Colucci

Terrine de banana com creme anglaise e coco crocante INGREDIENTES Terrine de banana 1 xícara (chá) de água fria; 6 folhas de gelatina incolor sem sabor; 900g de banana cortada em pedaços; 2 latas de creme de leite; 7 claras e 200g de ameixa preta sem caroço. Coco crocante 150g de fitas de coco congelado. Creme anglaise 3 xícaras (chá) de leite; 3/4 xícara (chá) de açúcar; 1/2 unidade de fava de baunilha; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 colher cheia (sopa) de maisena; 6 gemas e 1 colher (sopa) cheia de manteiga.

Coulibiac com salmão Ingredientes 500g de massa folhada; 2 gemas; 2 colheres (sopa) de creme de leite; sal e pimenta a gosto. Recheio 2 xícaras de vinho branco; 2 talos de salsão; 2 cenouras; 1 colher (chá) de pimenta preta; 4 folhas de louro; 500g de salmão em filet; 10 colheres de manteiga derretida; 1 colher (chá) de óleo de canola; 4 talos de alho-poró; 1/2 xícara de dill; 2 xícaras de cogumelo shimeji; 2 ovos cozidos; pimenta cayene e suco de 2 limões. Creme de dill 150 ml de creme de leite; 150g de iogurte natural e 1 xícara de dill fresco picado. Modo de preparo Recheio Coloque o salsão, a cenoura, as pimentas em grão e o louro em uma panela. Acondicione o salmão sobre os vegetais, coloque o vinho e cubra com água. Leve ao fogo baixo até que o salmão cozinhe por 15 minutos. Tire o salmão, deixe esfriar, desfie-o em pedaços pequenos e coloque em um bowl grande. Reserve. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e frite o alhoporó por quatro minutos e junte com o salmão. Creme de dill Em uma panela média, coloque seis colheres de sopa de manteiga, o dill, o sal e a pimenta. Frite o cogumelo por três minutos até ficar bem dourado e junte ao salmão e ao alho-poró. Adicione os ovos, pimenta cayene e suco de limão. Misture bem e deixe esfriar. Montagem Pré aqueça o forno a 400º C. Unte uma assadeira. Abra a massa folhada em uma superfície com farinha. Coloque o recheio no retângulo. Feche as bordas com água gelada. Asse por 30 minutos. Em um bowl pequeno, misture as gemas de ovos e o creme de leite fresco. Usando uma faquinha, faça um buraco no meio para sair o vapor. Após misturar as gemas e o creme de leite fresco, com a ajuda de um pincel, passe pela massa “coulibiac” já montada. Sirva com o creme de dill fresco. Revista Viva | Dezembro 2008

MODO DE PREPARO Terrine de banana Corte a banana em pedaços, acrescente a água e leve ao fogo até que fique uma pasta metade pedaçuda e metade pasta. Em uma panela dilua a gelatina em um pouco de água, leve ao fogo e acrescente à mistura. Reserve e deixar esfriar. Depois de frio acrescente o creme de leite. Bata as claras em neve até ficarem firmes e acrescente à mistura vagarosamente. Acrescente as ameixas picadas. Transfira para uma forma de bolo inglês com capacidade para 2kg forrada com papel de alumínio. Cubra com filme e guarde na geladeira, até ficar firme (cerca de seis horas), ou no congelador. Coco crocante Coloque o coco congelado em uma forma, deixe secar no forno e reserve. Creme anglaise Ferva o leite com o açúcar e as favas de baunilha. Separadamente, coloque numa travessa o restante do açúcar, a farinha e a maisena acrescentando o leite quente e as gemas, pouco a pouco, mexendo sempre. Coloque essa mistura no fogo até engrossar. Coloque no refrigerador para dar um choque térmico. MONTAGEM Na hora de servir, desenforme o terrine, cubra com o creme anglaise e salpique o coco ralado.

49


matéria de capa

O

século 20 se despedia e, de volta da

Califórnia, EUA, onde estudava o idi-

negócio em escala. Hoje, Vivi Barros instala a sua base

Natural conseqüência, a implantação de um

oma local e, nas horas vagas, ganhava

em uma área de 350 metros quadrados na Chácara San-

alguns dólares como garçonete, Vivi

to Antônio, redondezas de Santo Amaro, uma reta-

Barros de Assis Scheidt decidiu estudar gastronomia

guarda impecável e com a capacidade de atender a

e, logo, passou a trabalhar para os principais organiza-

festas de até 10 mil pessoas. Numa formidável sala

dores de festas da Paulicéia. Natural que, depressa,

de degustação, separada dos seus bastidores por um

a contemporânea

Vivi Barros,

em 2001, lhe batesse a idéia de fundar o seu próprio

janelão de vidro, mostra aos visitantes a extensão do

bufê. Os seus familiares já mantinham um restaurante

seu menu. Vivi, pessoalmente, orienta as escolhas,

de fast-food num centro empresarial da Zona Sul da

de acordo com as predileções e, inclusive, as manias

cidade. Imediatamente, passou a lhes fornecer pratos

dos seus fregueses. Do brilho dos automobilistas

prontos e, num piscar de olhos, a produzir quitutes e

Rubinho Barrichello e Tony Kanaã, dos estrelados

serviços de breakfast e de coffe-break para as reuniões

Rodrigo Faro e Ana Maria Braga, da megamilionária-

dos clientes do lugar. Funcionou, muitíssimo bem.

ginete Athina Onassis.

Tender em Mendient de Frutas Secas ao Molho Gengibre

Ingredientes 1 tender de aproximadamente 3kg temperado. MENDIENT DE FRUTAS SECAS 100g de damasco; 100g de ameixa seca; 50g de uva passa; 50g de figo seco (glaçado); 70g de castanha-de-caju; 30g de especiarias moídas (aniz estrelado, cravo, canela e cardamomo); 200ml de mel; 150g de vinagre balsâmico; sal e pimenta do reino a gosto. Molho de Gengibre 50g de gengibre; 1,5 litro de suco de laranja; 70g de manteiga gelada em cubinhos; sal e pimenta do reino a gosto.

Fotos: Divulgação

Modo de Preparo TENDER Asse o tender por aproximadamente 2 horas. MENDIENT DE FRUTAS SECAS Pique as frutas secas e as castanhas, misturando tudo. Em uma panela, aqueça o mel com as especiarias até borbulhar. Acrescente o vinagre. Acrescente as frutas e as castanhas picadas na panela e tempere com sal e pimenta-doreino. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos ou até ganhar consistência como a de uma geléia com pedaços de fruta. MOLHO DE GENGIBRE Leve ao fogo o suco de laranja com o gengibre picado e deixe ferver até reduzir à 1/4 do volume inicial. Desligue o fogo e acrescente a manteiga gelada em cubinhos, o sal e a pimenta, mexendo até atingir a consistência de molho.

50

MONTAGEM Na hora de servir, espalhe o mendient de frutas secas já frio sobre o tender, formando uma crosta. Aqueça no forno coberto com papel de alumínio e fatie bem fininho. Sirva com o molho de gengibre.


LIGHT por Lucília Diniz Consultora light, escritora e conferencista

Férias e festas mais lights Aproveite essas dicas e deixe seu fim de ano melhor e mais saudável Nesta receita, ao substituir os ovos por purê de bananas, você ganha sais minerais e vitaminas e elimina o colesterol. O pudim também não leva farinha nem leite condensado, eliminando boa parte das calorias. Até o Papai Noel aprovou!

Pudim de panetone com chocolate (8 porções) Ingredientes: 2 1/2 xícaras (chá) de leite desnatado; 3 colheres (sopa) de cacau em pó; 8 xícaras (chá) de panetone light picado; 1/2 xícara (chá) de damascos picados ou uvas-passas; 2 bananas; 4 colheres (sopa) de adoçante culinário; 1 colher (chá) de canela; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 1 pitada de sal e raspas de laranja.

Modo de preparo: Aqueça 1/2 xícara de leite. Desligue o fogo e junte o cacau, mexendo bem até dissolver. Junte o restante do leite, misture e reserve. Em outra tigela, espalhe os pedaços de panetone. Despeje sobre eles a mistura de leite e cacau, mexa com uma espátula até o panetone estar completamente embebido. Deixe descansar por 30 minutos. No processador, misture as bananas com o adoçante, a canela, a baunilha e o sal. Junte este purê ao panetone reservado, acrescente também os damascos (ou passas) e as raspas de laranja e misture. Espalhe o pudim em uma assadeira antiaderente borrifada com spray. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até o pudim estar corado e firme.


Você sabia? Se exagerou na hora de passar perfume, borrife a pele com um pouco de spray de cabelo e a seguir limpe com uma toalha úmida. Isso funciona porque o spray contém ingredientes que dissolvem (em parte) a ação química do perfume.

Cheiro de viagem Todo mundo sabe que na estrada é preciso muita atenção (ainda mais durante esse período de festas), mas tem horas que é difícil afastar o sono e o cansaço. Para dar ânimo, pesquisadores norteamericanos sugerem borrifar essências de menta e canela dentro do carro. Os aromas estimulam o cérebro e deixam o motorista mais atento.

Enfeites de cozinha As forminhas de alumínio dos tradicionais biscoitos natalinos, bem comum nos Estados Unidos, podem decorar sua árvore de Natal. É só escolher papéis coloridos, fotos e pedaços de espelho. Recorte no formato da forma (no caso dos espelhos, procure casa especializada) e cole no fundo da forma. Depois, é só passar uma fita no topo de cada forma e amarrar na árvore.

Peru mais tenro Evite usar sal nas marinadas, porque ele rouba a umidade da carne e a deixa mais endurecida. O azeite também é dispensável. Para fazer uma marinada light e saborosa, basta misturar sucos de frutas cítricas com ervas e condimentos. O sal você pode acrescentar no momento em que a ave for ao forno.

Fruta de Natal Mais do que decorar drinques ou bolos, a cereja é muito rica em flavonóides. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, a fruta possui mais desses poderosos antioxidantes que quase todas as outras frutas analisadas. As cerejas congeladas contêm os mesmos nutrientes, mas aproveite a safra para consumí-las frescas.

Brinde nutritivo Borscht é uma espécie de sopa fria muito pedida no Chanucá - a celebração judaica que coincide com o Natal cristão. Fica bonito servir dentro de copinhos pequenos (como de licor) dispostos dentro de um grande bowl com gelo. E melhor: é light! Bata no liquidificador duas beterrabas cozidas, 1 xícara de caldo de vegetais light, 1/2 copo de iogurte natural desnatado, 4 colheres (sopa) de suco de limão e 1 colher (chá) de gengibre ralado. Tempere com sal e pimenta e leve para gelar. Decore com um gomo sem casca de limão.

Pergunte para Lucília Afinal, comer à noite engorda mais do que durante o dia? Lucília: O mito de que as calorias do jantar são mais perigosas que as do almoço ou café-da-manhã tem origem em um estudo antigo, mas sem comprovação suficiente. Na verdade, são as calorias extras - não a hora do dia em quem são consumidas - que promovem o ganho de peso. Agradecimentos à Escola de Culinária Béth Sôares Paladar e Requinte, que preparou a receita. Tel.: (11) 4191-1864. www.bspaladarerequinte.com.br


Moda & Beleza por Cristiana Arcangeli Empresária, consultora de beleza e escritora

Pele de 2008 com vigor de 2009 Dicas para quem deseja uma pele mais radiante e saudável no Ano Novo

Radically No Surgetics, da Givenchy: o produto corrige todos os sinais visíveis de envelhecimento. Tem efeito lifting. É recomendado aplicar o tratamento pela manhã no rosto e no pescoço, com a pele perfeitamente limpa. R$230 (50ml). SAC: 0800 170 506.

Capture R 60/80 XP Xceptionelle Perfomance, da Dior: a fórmula alisa as rugas em até 60% depois de uma hora do uso. A linha é composta por quatro produtos: Creme Réparation Rides, R$310 (50ml); Sérum Record Réparation Rides, R$339 (50ml) e Creme Répararion Rides Yeux, R$214 (15ml). SAC: 0800 170 506.

Retin-Ox Illuminateur, da Roc: em um único produto, tratamento contra linhas de expressão, proteção solar e base de maquiagem ou fluído iluminador. A fórmula contém retinol, THPE, vitamina E ativos antioxidantes. R$135 (30ml). SAC: 0800 703 6363.

Age Inverse, da Dermage: combate rugas e linhas de expressão e proporciona firmeza, elasticidade e luminosidade à pele. A linha é composta por dois produtos: gel-creme anti-sinais para o rosto com ação GFP R$114 (50g) e serum anti-sinais para colo e pescoço R$107 (50ml). SAC: 0800 241 064.

Preços pesquisados em novembro de 2008

Linha Red Rice, da L’Occitane: feita para peles oleosas, controla brilho excessivo e poros dilatados, que contribuem para o surgimento de cravos e espinhas. A linha tem cinco produtos formulados com o inédito ingrediente arroz-vermelho: grão cultivado na região de Camargue, na Provence (França), rico em zinco. A linha oferece Espuma de Limpeza, Fluido Ultra-Matte Facial, Tônico Purificante Facial, Lenço Matificante e Esfoliante Facial. SAC: 0800 171 272.

55


y a d i l o H on turismo

TEXTO: renata vieira | fotos: Rovaniemi region

Quem um dia nunca imaginou como seria um encontro com o Papai Noel? Ok, isso foi há muito tempo. Você quase não se lembra dessa época, quando suas fantasias pareciam conviver perfeitamente com a realidade. Para mim essa memória era também um tanto remota até que, sim, marquei um encontro com o Papai Noel. Pois bem, o bom velhinho tem residência fixa com endereço, CEP e tudo mais, como qualquer cidadão deste planeta.

m o b o d o x fi o ç re e d n e o a a it Uma vis

velhinho e ao hotel de gelo na Lapônia Como reza a lenda, ele vive no Pólo Norte, mais precisamente na região da Lapônia pertencente à Finlândia. E ali, a 8 quilômetros da charmosa cidade de Rovaniemi, está seu escritório oficial onde recebe todos que não se contentam apenas com um encontro imaginário. A data escolhida não poderia ser mais simbólica: 24 de dezembro. Na estrada, a caminho do local de destino, uma paisagem literalmente congelada, em que as árvores não passavam de blocos de gelo. No auge do inverno finlandês, o termomêtro marcava algo em torno de -30ºC. Impossível imaginar? Pois é, essa percepção de um frio quase insuportável também nunca fez parte da minha fantasia, mas este seria um encontro real.

Espetáculo da natureza: no Pólo Norte, de dezembro a abril, é possível apreciar as luzes da aurora boreal


A vila do Joulupukki

Na entrada da Vila do Papai Noel, onde está seu escritório, uma central de cartas e algumas lojinhas natalinas, bonecos de neve gigantes, esculturas de gelo em forma de ursos polares e uma torre com dezenas de bolas de neve empilhadas recepcionam os turistas. Tudo para enfatizar, apesar da temperatura não nos deixar esquecer, o clima polar local. No pátio de seu escritório também está a linha imaginária do círculo polar. No verão é possível vê-la pintada sobre o chão, mas no inverno, com tanta neve, resta somente uma placa sinalizando que ao cruzá-la você deixará para trás os trópicos. Já próximo à porta de entrada do escritório do Joulupukki, como o generoso velhinho é chamado por seus conterrâneos, encontra-se estacionado o seu afamado meio de transporte: um trenó encabeçado por uma dezena de renas. Enquanto Santa Claus atende seus visitantes, as renas ficam à disposição dos turistas. Custa em torno de € 25 dar uma voltinha pelas redondezas.

Velhinho popular

Uma placa de boas-vindas em onze línguas - inclusive o português (de Portugal, que trata o anfitrião como Pai Natal) - avisa os visitantes de que por lá os seus ajudantes (os duendes, lembra?) são os fotógrafos oficiais, ou seja, nada de fotos. Para registar o momento com o Papai Noel é preciso pagar €23. No hall de entrada, pessoas do mundo inteiro se aglomeram e observam atentos os detalhes de seu escritório. Cerca de 500 mil turistas visitam a Vila do Papai Noel ao ano, os mais assíduos são os japoneses, mas os britânicos e os poloneses também são grandes valorizadores do contato com o Joulupukki.

Encontro oficial

Na fila, pronta para o meu grande encontro, pergunto a um de seus ajudantes onde fica o quarto do anfitrião e ele, vendo que sou do Brasil, responde em um português arrastado que todas as crianças sabem que ali é apenas seu local de trabalho e que sua casa fica escondida na colina de Korvatunturi, perto da fronteira norte com a Rússia. É, havia me esquecido... Depois de uma pequena espera, é chegada a hora. Lá estou eu, frente a frente com o Papai Noel. Ele, com barba impecável, bochecha rosada

Revista Viva | Dezembro 2008

De um lado do hall, há uma caixa de correio aonde chegam cartas de crianças do mundo inteiro. No total, Santa Claus recebe uma média de 700 mil cartas ao ano, de aproximadamente 150 países. Um de seus duendes afirma já ter contado 50 nacionalidades diferentes em um único dia e garante que Santa Claus e seus assistentes respondem a todas elas. Já para receber uma carta personalizada do velhinho, é preciso pagar €6,95. Para isso, basta entrar no site www. santagreeting.net, e fazer o pedido. A cartinha chega com estampa oficial da Vila do Papai Noel para qualquer cidade do mundo. Uma ótima idéia para alimentar as fantasias natalinas da criançada.

e roupa de “ficar em casa” (pois é, o conheci em sua intimidade), com um sorriso no rosto pergunta de onde nós somos (levei meu marido comigo). Então, com uma voz grave, começa a falar o nome de algumas cidades brasileiras, dá uma risada no estilo “hohoho” e sorri para a foto. Depois do breve, mas inesquecível, encontro saí com a sensação de que será fácil falar para meus futuros filhos que, sim, o Papai Noel existe!

57


turismo

COLABORAÇÃO: priscilla zamarioni | fotos: divulgação

Aventure-se no

Kakslauttanen, o hotel de gelo Uma visita ao escritório do Papai Noel já bastaria, mas há outro local que está virando parada obrigatória na região da Lapônia. Os finlandeses aproveitaram as temperaturas baixíssimas para construir, literalmente, um hotel de gelo. E apesar de contraditório, os turistas, que chegam aos montes, não passam (muito) frio por lá. Não entendeu? O hotel Kakslauttanen foi planejado para garantir uma experiência singular. O objetivo é que o visitante curta o frio, mas sem ranger os dentes. Como? Lá, além de luxuosas cabanas, o hit é o Igloo Vilagge, uma espécie de vila com 20 iglus. Você opta entre os de gelo ou os de vidro. Ambos não deixam a desejar para nenhuma suíte mundo afora: têm capacidade de receber até cinco pessoas, possuem camas aconchegantes, decoração impecável e banheiros requintados. Nos de gelo, você vai ser se sentir um verdadeiro esquimó, sua temperatura interna varia entre -3°C e -6°C (considerada amena pelos finlandeses!). Mas não se preocupe, peles quentinhas vão aquecê-lo. Já nos de vidro, a atmosfera é outra. Eles são aquecidos para agradar aos mais friorentos e também para que não congelem, como todo o restante da paisagem. Seu teto transparente possibilita uma experiência mágica: observar as estrelas enquanto a neve cai suavemente no teto de vidro e, se tiver sorte, apreciar a aurora boreal. Vai ser difícil pegar no sono...

Revista Viva | Dezembro 2008


Pratos congelados

O Kakslauttanen conta também com quatro espaços gastronômicos, sendo um deles o maior restaurante de neve do mundo, com capacidade para 150 pessoas. Nas mesas de cristal, os visitantes podem degustar peixes - com perdão do trocadilho, mais frescos, impossível - como o salmão, grelhado na frente dos hóspedes, e, para não fugir do clima, bebidas servidas em taças de gelo. O hotel oferece ainda uma capela para casais exóticos, inteira congelada, é claro; uma tenda de vidro de 8 metros, onde se pode apreciar um coquetel vendo a aurora boreal e uma interessante exposição de esculturas de gelo assinadas por artistas do mundo inteiro. Para os mais aventureiros, a dica é andar de snowmobile, uma espécie de jet esqui que desliza pela neve. Isso sem falar das atrações típicas do inverno finlandês, como as saunas de fumaça e os passeios de trenó com renas, sim elas também estão por aqui.

Serviço

A diária (por pessoa) no local sai a partir de € 78 (cabanas), € 125 (iglu de gelo ou de vidro), sem refeições inclusas. www.kakslauttanen.fi O inverno na Finlândia vai de dezembro a abril. Mas se você preferir temperaturas mais amenas, aproveite para curtir o verão, junho a setembro, e ver sol da meia noite na região da Lapônia, são cerca de 70 dias sem noites. Quem leva: 365 Travel. Tel.: (11) 41531465. www.365travel.com.br Preço pesquisado em novembro de 2008

Revista Viva | Dezembro 2008

59


QUALIDADE DE VIDA por Roberto Shinyashiki Psiquiatra, escritor e conferencista

compras compras comp compras

Acredite sempre As pessoas que abandonam os próprios sonhos abandonam também sua alma As pessoas que admiramos sempre avançam e nunca deixam que as tempestades as afastem de sua rota. Elas têm a capacidade de acreditar em seus projetos, mesmo quando tudo parece impossível. Lembro-me de uma ocasião, que talvez tenha sido o pior momento da minha vida. Um dos meus filhos estava com uma série de convulsões. Os médicos lutavam como podiam para socorrê-lo. Até que, em determinado momento, um deles se aproximou de mim e disse que teria de aumentar a dose de certo medicamento. Como médico, eu sabia que aumentar a dose significaria a possibilidade de meu filho morrer. Mas, ao ver o sofrimento dele, aceitei e rezei mais do que já vinha rezando. Alguns minutos depois da aplicação do medicamento, as convulsões foram diminuindo, até que cessaram. A adrenalina que liberei nesse momento pareceu ficar no meu sangue durante muitos anos. Muitas vezes, quando tudo parece perdido, eles sabem que somente existe um caminho: acreditar. No momento em que acreditamos que vamos conseguir, ganhamos lucidez para decidir e nossos braços se tornam fortes para batalhar.

Seja perseverante Não importa quantos obstáculos você vai ter, nem quantos golpes vai receber: é preciso sempre avançar. Quando você observa a história de pessoas de sucesso, vê que elas sofreram muitas derrotas antes de serem reconhecidas. Você pode imaginar quantas gravadoras recusaram os discos dos Beatles no início da carreira deles? A situação chegou a tal ponto que eles pensaram seriamente em desistir. George Harrison até arrumou um emprego de office boy. Os livros de Harry Potter, da escritora britâni-

60

ca J. K. Rowling, inspiraram campeões de bilheteria. Mas pouca gente sabe que o primeiro volume da série foi recusado por cinco grandes editoras inglesas antes de ser publicado, em 1997. O que teria acontecido se a autora tivesse desistido de seu projeto quando recebeu o primeiro não?

DICA DO MÊS Você está com Sorte Autores: Deborah Aaranson e Kevin Kwan Editora: Gente Preço: R$27

Dê mais um passo Quando você estiver lutando para realizar um objetivo de vida, inevitavelmente os problemas vão aparecer. E, se pensar em desistir, lembre-se de dar o próximo passo: “Só mais um passo. Apenas mais um!”. Às vezes, penso que Deus coloca obstáculos em nosso caminho apenas para percebermos o quanto realmente queremos atingir a nossa meta. Tenho visto cada vez mais jovens que trabalham durante o dia, sendo muito cobrados em seu trabalho, e à noite vão para a faculdade com uma garra de leão. Antigamente as pessoas também faziam isso, é verdade! Mas o ambiente de trabalho não tinha tanta pressão como tem hoje.

Não desista de seu sonho Grande parte das pessoas desiste logo de seus sonhos. Sua vida vai ficando vazia, pois viver sem sonhos é como caminhar na escuridão. As pessoas que desistem dos próprios sonhos abandonam também sua alma pelo meio do caminho. Algumas vezes você vai ter de trocar de namorado, quando perceber que ele não quer construir um sonho com você, mas não abandone seu sonho de ter um casamento feliz. Outras vezes, você vai ter de abandonar uma empresa, porque ela não lhe oferece oportunidades de crescimento, mas não abandone o seu sonho de ser um profissional de sucesso. Acredite em Deus. Acredite em você. Respeite as pessoas e avance sempre.

Trevo de quatro folhas, pé de coelho, ferradura, batidas na madeira... Você sabe quais objetos, talismãs e superstições atraem a boa sorte? “Você está com Sorte”, indicado para leitores supersticiosos e curiosos, é uma deliciosa fonte de histórias e informações sobre as possibilidades do destino da vida. A obra classifica todos os objetos que geram boa sorte sem esquecer dos símbolos clássicos do azar, como o gato preto e o espelho quebrado. Preço pesquisado em novembro de 2008

Revista Viva |Dezembro 2008


compras compras compras compras c mpras compras compras compras comp s compras compras compras compras

Presentes de Escolha o seu! Escolha o seu!

Difícil imaginar um Natal sem presentes. Junto à ceia, o momento de abrir os embrulhos é o mais esperado, não apenas para as crianças, mas para os adultos também. A origem dessa deliciosa tradição tem origem remota. A versão mais aceita diz que o costume foi baseado nos presentes que os três reis magos deram a Jesus no dia de seu nascimento. Inspirado nisso, o Papa Bonifácio, no século 7, começou a distribuir pães no Natal, e por causa da boa ação passou a receber presentes em troca. O fato é que a tradição foi mais do que aceita e hoje é raro passar pela data sem responder, ou ao menos fazer, à pergunta: o que você quer ganhar de Natal? Para ajudá-lo nessa questão, a revista Viva reúne dicas de presentes para toda a família. Primeiro uma enorme variedade de produtos encontrados na região, para agradar a todo mundo, e o melhor, sem precisar ir muito longe de casa. Depois, algumas sugestões para quem não resiste às últimas inovações tecnológicas. Escolha aquele que tenha mais a ver com você e boas compras!

61


compras compras compras compras

COLAR E BRINCOS COM BANHO DE RHODIO

Camiseta VRK

R$79 Blossom Babies & Kids Tel.: (11) 4193-5677

R$262,60 Liza Bijou Tel.: (11) 4152-2730

Vestido studio 21

Vestido

R$374 Brasil Boutique Tel.: (11) 4192-2834

R$99 Stile Di Lisa Tel.: (11) 4617-4857

SANDÁLIA LUIZA BARCELOS R$229 Lú Maranhão Tel.: (11) 4193-2974

PASTA EXECUTIVA

R$520 Santa Marinella Tel.: (11) 4195-5891

compras compras compras compras


compras compras compras compras

Vestido Calvin Klein

R$580 The Brand Tel.: (11) 4193-1623

Biquini Alto Giro

R$49 Jasper Sports Tel.: (11) 4193-3392

OCEAN CLEANSER

Blusa com renda Maria Filรณ

R$69 Naturaville Tel.: (11) 4195-0022

R$185 Le Tahi Tel.: (11) 4193-2290

BOLSA EM COURO Sandรกlia

Preรงos pesquisados em novembro de 2008

R$143 Santa Marinella Tel.: (11) 4195-5891

R$730 Posh Tel.: (11) 4191-1811

compras compras compras compras


compras compras compras compras BONECAS KOKESHI R$29 (cada) Origami Tel.: (11) 4152-4088

PANETONE COM GOTAS DE CHOCOLATE R$39 Kopenhagen Tel.: (11) 4195-5020

BERMUDA CARGO R$159 (cada) Suit Makers Tel.: (11) 4195-1437

OCEAN TONER R$75 Naturaville Tel.: (11) 4195-0022

VESTIDO R$237 Azul D’Aprussia Tel.: (11) 4191-8047

BOLSA CROCO R$495 Santa Marinella Tel.: (11) 4195-5891

compras compras compras compras


compras compras compras compras VESTIDO VIDA BELA R$167,90 Mahala Tel.: (11) 4193-6032

anel safira R$450 Swagat Joalheria Tel.: (11) 4195-6990

BODYLIFT R$190 Naturaville Tel.: (11) 4195-0022

BONECO DE NEVE 270G R$36,50 Kopenhagen Tel.: (11) 4195-5020

RASTEIRA DE VERNIZ

Preรงos pesquisados em novembro de 2008

R$296 Posh Tel.: (11) 4191-1811

vestido R$363 Brasil Boutique Tel.: (11) 4192-2834

compras compras compras compras


compras compras compras compras blazer em oxford, camisa e calรงa social R$135, R$56 e R$65 Ideal Work Tel.: (11) 4193-3481

perfectha lip R$62 Naturaville Tel.: (11) 4195-0022

BLUSA SAWARY R$45 GMZ Modas Tel.: (11) 4195-4814

SPECIAL NUTS R$49 Kopenhagen Tel.: (11) 4195-5020

EYE TOX R$110 Naturaville Tel.: (11) 4195-0022

compras compras compras compras


compras compras compras compras top e shorts alto giro R$60 e R$70 Jasper Sports Tel.: (11) 4193-3392

balas de chocolate com lata R$38 (18un) Devil´s Cake Tel.: (11) 4612-1259

calça e camisa ferrovie, sapatênis hobby vestido sacada R$625 Brasil Boutique Tel.: (11) 4192-2834

R$95, R$78 e R$72 Pikoka Kids Tel.: (11) 4192-3662

meia a partir de R$1 Ismy Tel.: (11) 4168-4859

Preços pesquisados em novembro de 2008

vestido floral tyrol R$169,90 Blossom Babies & Kids Tel.: (11) 4193-5677

compras compras compras compras


Babados

Macaquinhos para os meninos

Os vestidos com babados serão o grande sucesso do verão. Curtos, compridos ou longuetes, em algodão, tafetá ou outro tecido, são encontrados na Arestta (a partir de R$180). A loja oferece também acessórios como brincos, pulseiras, colares e cintos, além de calças, camisas, frente-únicas e sandálias. Novas peças chegam todos os dias em dezembro. Calç. das Orquídeas, 40, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4208-7766. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 699, lj. 36, Tamboré. Tel.: (11) 4166-9422. Cc.: V, M, D e AE.

Tem um bebê para presentear no Natal? Uma boa dica, da Casa de Bambini, para pequeninos de três meses, são macaquinhos, para os meninos, e vestidos em várias estampas, para meninas (a partir de R$57). Confira também as saídas-maternidade e as mantas da loja, que possui roupas infantis para crianças de até dez anos. R. José Felix de Oliveira, 882, Granja Viana. Tel.: (11) 4617-4270. Cc.: V, M e D.

Vestido tulipa Em algodão, o modelito tomara-que-caia (R$139) é um dos destaques da coleção de verão da loja Azul D’Aprussia. Outras peças que prometem fazer sucesso na estação são os floridos e os estampados, incluindo o xadrez, os vestidos longos e as calças de malha estilo saruel, bem confortáveis. Alpha Shopping: Al. Madeira, 53, lj.7, Alphaville. Tel.: (11) 4191-8047. Cc.: Todos.

Com que roupa? Fim de ano e a pergunta mais freqüente é o tema da canção de Noel Rosa. Isso mesmo, “Com que roupa?”. E o desafio aumenta quando se precisam vestir os filhos, principalmente quando eles já querem escolher a roupa. Exatamente por isso que a Blossom Babies & Kids preparou suas vitrines com looks modernos, desde os mais despojados aos mais sofisticados. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 21T, Alphaville. Tel.: (11) 4193-5677. Cc.: Todos.

Bolsão As bolsas enormes, tipo sacola, continuam em alta neste verão. A Cori tem boas opções e vários modelos para presentear. A sugestão é uma bolsa em lona, lisa, com alça dourada, disponível nas cores vermelha, azul marinho e verde (R$150). Na loja o cliente também encontra jeans com cintura em três alturas diferentes (a partir de R$120) e tops (começando em R$68). Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, lj. 192, Tamboré. Tel.: (11) 2166-9936. Cc.: Todos.

Contagem regressiva A Desenho Infantil está com uma novidade que vai agradar em cheio aos baixinhos. Trata-se da Árvore Calendário, uma árvore de Natal em tecido com 25 bolsinhos, cada um representando um dia - de 1º de

Bem curtos A Brasil Boutique tem várias opções de presentes para o Natal, como os shorts (a partir de R$180), ideais em altas temperaturas. Nas marcas Guess, Carmim, Cantão, entre outras. Confira também os jeans (os da Ópera Rock estão a partir de R$200), vestidos, calças, bolsas e carteiras. Destaque para as grifes Morena Rosa, Maria Valentina e Shop 126. Al. dos Patos, 127, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 4192-2834. Cc.: Todos.

68

Revista Viva | Dezembro 2008


Dica do leitor Uma das lojas preferidas de Cristiane Oliveira Rodrigues, sócia da Isabel Oliveira Joalheria, é a Le Tahi, especializada em roupas e acessórios femininos estilo casual-chic, que abusa de tecidos de fibras naturais, 100% algodão. “As peças são supertransadas. Gosto principalmente dos vestidos, que são lindos. As vendedoras sempre dão dicas do que combina e, se precisar, realizam ajustes na roupa, para que fique perfeita no corpo”, afirma Cristiane, na foto com a proprietária Juliana Caldeira Michelotti, que possui peças das marcas Maria Filó, Dona Pink, entre outras, e produtos exclusivos da loja. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 13, Alphaville. Tel.: (11) 4193-2290.

dezembro até o Natal. Em cada bolsinho, os pais podem colocar uma surpresa para a criança, que vai acompanhando a contagem regressiva até chegar o Natal (R$90, 1,20m x 85cm). A loja também oferece quadrinhos para decoração que são uma ótima sugestão de presente (R$150). Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 49S, Alphaville. Tel.: (11) 41956133. Cc.: não aceita.

Preços pesquisados em novembro de 2008

Mais cheirosa Que tal presentear a amada com um perfume? O Saadíssima (R$169, 50ml), encontrado na Dyva’s Sapatos & Bolsas, possui toque amadeirado e vanilla (baunilha). Outra boa dica é a linha de maquiagem da marca. Entre os calçados, destaque para as plataformas (a partir de R$230) e as rasteiras (começando em R$25), hits deste verão. Alpha Shopping: Rio Negro, 1.033, lj. 16C, Alphaville. Tel.: (11) 41932067. Cc.: V, M, D e AE.

Diferencial no dia-a-dia Para quem gosta de alinhar profissionalismo à imagem uma ótima opção é a Ideal Work, loja que oferece uma linha variada de uniformes (branca, social, babá, cozinha, doméstica e serviços), e que está em promoção. Um vestido estampado na linha de

Dica do especialista As tiaras são o hit do verão, afirma Liza Corsino Ikeda, proprietária da loja Liza Bijou: - Abuse e use das tiaras, que voltaram com tudo e agora estão mais finas e trabalhadas. De dia, aposte nos modelos com flores e nos coloridos. De noite, arrase com as peças com paetês e strass, que são mais sofisticadas. - Para as adolescentes, uma dica bacana para enfeitar os cabelos são flores em paetês, com uma presilha atrás, presas na franja; - As pulseiras também estão em alta.

Tel.: (11) 4152-2730.

Revista Viva | Dezembro 2008

69


serviço custa R$39,90, e dois saem a R$59,90. Calç. das Orquídeas, 62, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4193-3481. Cc.: V. M, D e AE.

Saúde e estilo Praticar um esporte deixou de ser somente um hobby para se tornar sinônimo de saúde. Mas como encontrar a roupa correta para o esporte escolhido? A Jasper Sports possui várias opções de malhas feminina e masculina, de calças e corsários à camisetas, tudo o que o cliente precisa para praticar a boa forma, com estilo. A loja oferece ainda moda praia para adultos e crianças, como biquínis (a partir de R$60). Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 20T, Alphaville. Tel.: (11) 4193-3392. Cc.: V, M e AE.

Doce Natal A Kopenhagen lançou a promoção “Natal Iluminado”, com deliciosas novidades. Entre as sugestões de presentes está o Papai Noel de Chocolate com Brinquedo (R$34,90, 140g) para as crianças, a Bola de Chocolate Amargo Recheada (R$25, 100g) para os adultos e as caixas especiais (de R$18,90 a R$49) uma boa opção para o amigo-secreto -, além dos tradicionais panetones (começando em R$44). Av. Dos Pinheiros, 80, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 4192-1636. Al. Madeira, 363. Tel.: (11) 4195-5020, Alphaville. Rod. Raposo Tavares, Km 23, Granja Viana. Tel.: (11) 4702-9085. Shooping Tamboré: Av. Piracema, 669, Tamboré. Tel.: (11) 4195-9772. Cc.: M, V, D e AE.

Mel e limão para mulheres A linha “Mel e Limão”, lançamento da L’occitane, promete ser o hit do Natal na loja. Composta por gel para banho (R$57), esfoliante corporal (R$85), leite hidratante corporal (R$146), creme para as mãos com karité (R$65), Eau de Toilet (R$185), sabonete em barra (R$15) e gloss (R$39). O cliente pode optar por quantos produtos quiser e montar um kit, que pode vir num envelope transparente, cesta ou balde. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 5T, Alphaville. Tel.: (11) 4193-6984. Cc.: V, M, D e AE.

Sandálias para todas as ocasiões Quer uma sandália baixinha para curtir o verão à vontade? Ou uma de salto para arrasar nas festas de final de ano? Se preferir, escolha uma sandália com salto mais grosso, confortável para trabalhar. Na La Lune as clientes encontram toda essa variedade, em várias cores e materiais. Aproveite a promoção de rasteirinhas (a partir de R$49) da loja. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 22T, Alphaville. Tel.: (11) 4191-6445. Cc.: V, M, D e AE.

Pólos despojadas O lançamento da Lacoste para a estação são as pólos vintage. As camisas ganharam uma lavagem diferente, estonada, para dar um ar retrô, e o jacarezinho pela primeira vez aparece na mesma cor da camisa (R$209). Disponível em várias cores, como

70

Revista Viva | Dezembro 2008


azul claro, preta, laranja e branca, as novas pólos fazem companhia às versões listradas e mais coloridas, já tradicionais da marca. Alpha Shopping: Al. Madeira, 53, lj.6, Alphaville. Tel.: (11) 4195-2100. Cc.: V, M, AE e D.

Preparada para o verão A estação mais quente do ano está chegando e é hora de preparar o armário. Hoje, sapatos, bolsas, chapéus e bijuterias são mais do que acessórios. Na Lú Maranhão você encontra peças de marcas alinhadas com as últimas tendências do cenário fashion. E em harmonia com as festas de fim de ano, a loja preparou um Bazar de Natal de sapatos (de R$ 10 a R$60). Confira também os descontos especiais da nova coleção. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 38T. Tel.: (11) 4191-0369. Al. Madeira, 44, lj. 03. Alphaville. Tel.: 4193-2974. Cc.: Todos.

Para sair do banho A Lucas Baby, loja de artigos infantis, está com uma promoção imperdível de roupões atoalhados, femininos e masculinos (R$38,90), nos tamanhos P, M e G, para crianças a partir de 1 ano, disponíveis nas cores rosa e azul. Uma boa pedida também para usar na saída da piscina. Alpha Shopping: Al. Rio Negro, 1033, lj. 01, Alphaville. Tel.: (11) 4193-5156 / 4191-2961. Cc.: M, V. D e AE.

Tiara de strass Brilhantes, são uma elegante dica para compor o look nas festas de final de ano. A M. Medi possui uma grande variedade de modelos (a partir de R$25). Além das tiaras, a loja tem tudo para cabelo, como presilhas, piranhas (para o dia-a-dia e também para festas), faixas e tic-tac, adulto e infantil. Confira ainda as bijuterias, semijóias, bolsas, cintos e lenços. Calç. das Orquídeas, 31D, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: 4195-3182. Cc.: V, M e D.

Até 20% de desconto

Preços pesquisados em novembro de 2008

Toda a loja Mahala está em promoção até o começo de janeiro de 2009. São diversas peças como vestidos longos e curtos, blusas, biquínis e, inclusive, roupas para arrasar no Réveillon. Vale a pena dar uma passada na loja. Quem comprar uma peça ganha uma pulseira ou um brinco de brinde. Pça. das Orquídeas, 20B, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4193-6032. Cc.: V e M.

Qual o seu estilo? Na Origami, o cliente encontra uma infinidade de presentes, que agradam a diversos gostos e estilos, desde os mais simples aos mais sofisticados. Um dos artigos que estão em alta na loja são os portaretratos feitos em vidro, metal ou madeira. A loja oferece objetos de decoração, produtos orientais e infantis, além de revelação digital. Calçada Aldebarã, 214, Centro de Apoio 2, Alphaville. Tel.: (11) 4152-4088. Cc.: V, M e D. Revista Viva | Dezembro 2008

71


Crocs nos pés Os confortáveis e antiderrapantes sapatos (a partir de R$69) são uma das novidades na Pikoka Kids, especializada em vestuário para crianças de até 12 anos. Na loja, o cliente encontra diversos modelos infanto-juvenis para presentear a criançada neste Natal. A Pikoka também está com descontos de até 50% nas peças de ponta de estoque. Av. dos Pinheiros, 80, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 4192-3662. Cc.: V, M, D, AE e novo (via celular).

Sapatilhas decoradas Os delicados modelos da marca Bibi (R$86), novidade na Pirlim Pimpim Calçados Infantis, são inteiras com lantejoulas. O calçado é encontrado nos tamanhos 28 ao 34, nas cores lilás, prata e preto. Destaque também para a papete do Ben 10 (R$59), do número 18 ao 27. Confira ainda a linha dock sider, na cor marfim (R$84), em couro. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, lj. 166, Tamboré. Tel.: (11) 21669944. Cc: V, M, AE e D.

Rasteiras sofisticadas A Posh está com diversos modelos (a partir de R$149), inclusive nas cores prata e dourado para arrasar no Réveillon. Feitas em diversos materiais, como couro, camurça, verniz e cobra, as rasteiras são ideais para usar no verão. Há também modelos nas cores turquesa, vermelha e preta. Sapatos e bolsas, além de roupas e acessórios, completam o visual. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 63T, Alphaville. Tel.: (11) 4195-1811. Cc.: V, M e AE.

Rod. Raposo Tavares (junto ao condomínio São Paulo II). Tel.: (11) 4617-4857.Cc.: V, M, D e AE.

Corra, corra! Quem procura os últimos lançamentos em tênis para corrida não pode deixar de passar na Street Block, que já está com as coleções novas. Um dos destaques é o Nike Shox (R$569), que possui sistema de amortecimento de resposta rápida, aliado a uma placa rígida, garantindo excelente estabilidade. Outra dica é o Asics Gel Nimbus 10 (R$499), com o sistema Space Trusstic System, que permite deformação controlada de entressola e aumenta a eficiência do ciclo da pisada. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 699, ljs.51/52, Tamboré. Tel.: (11) 4191-5427. Cc.: Todos.

Jóias únicas O diferencial da Swagat Joalheria é vender exclusivamente peças em prata, importadas de diversos países como Tailândia, Índia, Nepal e México. A prata usada na produção dos anéis, brincos, pulseiras, colares, braceletes e pingentes é a chamada ‘prata de lei’, ou ‘prata 950’. A variedade de pedras utilizadas nas jóias também é grande: pérola, turquesa, coral, rubi, safira, turmalina, ônix, entre outras. Os colares, especialidade da loja, estão com 20% de desconto a

No ritmo da estação Passa ano, muda a estação e qual é a mulher que não sente vontade de ‘casar’ o seu closet com as tendências da moda? Na Stile Di Lisa, outlet de grandes marcas como Ellus e Opera Rock, você encontra a roupa que deseja, com até 70% de desconto. São vestidos, batas, regatas, saias, entre outras peças (a partir de R$10). A loja parcela a compra em até seis vezes sem juros. R. Frei Caneca, 59, Cotia, km 26 da

72

Revista Viva | Dezembro 2008


Dica do leitor Na hora de comprar calças jeans, Lú Fernandes (à dir. na foto), moradora de Alphaville, dá um pulo na GMZ Modas, especializada em Sawary. “As peças são de boa qualidade e o preço é ótimo. Sempre divulgo as calças e as blusinhas. O bacana é que a loja tem variada numeração, do 36 ao 60, e diversos modelos. As calças deixam tanto a mãe como a filha modernas. Compro para mim, para parentes e até presenteio amigas do interior. Além disso, as vendedoras são uma simpatia e sempre estão com alto astral”, ressalta Lú, na foto com a proprietária Zélia Maria de Souza Ribeiro. Pça. das Orquídeas, 198. Tel.: (11) 4195-7122. Calç. das Bétulas, 14. Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4195-4814.

vista. Alpha Shopping: Al. Rio Negro, 1033, lj.16D, Alphaville. Tel.: (11) 4195-6960. Cc.: V, M e AE.

Perto de você Se o problema era ir até Nova York para fazer umas ‘comprinhas’ na loja da Calvin Klein, agora o deslocamento não precisa ser tão grande. A The Brand é representante da marca e possui em sua vitrine todas as peças mais disputadas da CK, que são o look dos mais famosos. Peças de marcas de renome, como Aramis e Canal, também estão à venda. O jeans pode ser encontrado a partir de R$199. Alpha Shopping: Al. Rio Negro, 1.033, lj. 09, Alphaville. Tel.: (11) 4193-1623. Cc.: V e M.

Preços pesquisados em novembro de 2008

Barney Amo Você O boneco do personagem famoso entre os pequenos, da Fisher-Price e encontrado na Trilili Brinquedos, é uma boa dica de presente (R$89,90). O sucesso da loja é o Moon Sand (Areia da Lua), similar a uma massa de modelar. Nos temas Dinossauro, Castelo de Areia, entre outros (a partir de R$65,90). A areia flutua na água e não gruda no carpete. Produtos da Mattel, como os Hot Wheels, estão em promoção. R. José Felix de Oliveira, 884, Estação do Sino, Granja Viana. Tel.: (11) 4702-8984. Cc: V, M e D.

Dica do especialista Andrea Grohmann, responsável pelo marketing da loja Santa Marinella, dá dicas na hora de escolher bolsas e malas, em várias ocasiões: - para viajar nessas férias, opte por malas confeccionadas em couro macio. Esses modelos possuem acabamento interno, onde tudo fica bem acomodado; - presenteie uma pessoa querida com uma pasta executiva de visual clean e com detalhes; - e comece 2009 de bolsa nova! Prefira os modelos modernos, que trazem um ar de sensualidade à mulher.

Tel.: (11) 4195-5891.

Revista Viva | Dezembro 2008

73


ESPORTE por Milton Neves

Recomposição da elite do futebol Corinthians passa pela série B e Grêmio Barueri surpreende com mais um acesso A série B em 2008 não teve muitas emoções. Afinal, aconteceu o que todo mundo previa: o Corinthians liderou do início ao fim. Mas a grata surpresa foram as campanhas do Barueri, Santo André e do Avaí. Todos esses clubes alcançaram o acesso a Série A, deixando para trás bons adversários como o Bahia, Bragantino, Ponte Preta, Juventude e Vila Nova. O Corinthians não fez mais do que a obrigação, mas tem motivos para comemorar o título da Série B. Afinal, o time levou a sério a competição, não menosprezou os adversários e conquistou o caneco sem contestações. O vice-líder foi o Avaí, a equipe do Guga e do pastor Silas, que chegou à elite do futebol brasileiro após 30 anos de espera. Parabéns, pessoal da ressacada! E meus cumprimentos também vão para o Santo André, de Marcelinho Carioca, que também conquistou o acesso.

Campeão de acessos Outro time que surpreendeu foi o Barueri, que superou todas as expectativas e alcançou o acesso à elite do Campeonato Brasileiro. Uma agremiação de apenas nove anos galgou degraus importantes no futebol pentacampeão do mundo. O clube pode se orgulhar em dizer que conseguiu sete acessos, incluindo divisões do Paulistão, Série C, e agora a passagem da Série B para a elite. A goleada sobre o América-RN por três a zero garantiu o Grêmio Barueri na primeira divisão do futebol nacional em 2009. Após a comemoração do acesso com uma rodada de antecedência, o técnico Márcio Araújo fez uma reflexão sobre os momentos importantes do time na Série B. Segundo o treinador um dos momentos mais importantes na competição foi vencer o Bragantino por dois a zero, na 25ª rodada. Naquele momento,

74

Fotos: Flávio Costa

Jornalista esportivo e apresentador de TV

Grêmio Barueri

tanto o Barueri como o Bragantino estavam empatados na tabela de classificação com 45 pontos e ambos na quinta posição na tabela. “Esta vitória aconteceu numa fase em que a briga pelo G-4 estava acirrada. Tínhamos uma série de confrontos diretos pela frente e o jogo contra o Bragantino era o primeiro e fora de casa”, ressaltou o treinador à imprensa, após a conquista do acesso. Também destaco o resultado positivo diante do Vila Nova/GO por três a dois. Naquele momento não foi só uma vitória fora de casa e sim um acachapante golpe em um adversário ao acesso. O sucesso obtido diante do time goiano fez a agremiação barueriense subir de produção e conquistar três resultados positivos na sequência, o que foi preponderante para chegada na série A. O técnico do Barueri, Márcio Araújo, também concorda sobre a vitória contra o Vila Nova. “Vínhamos de uma das piores partidas do Grêmio Barueri. O poder de recuperação psicológica da equipe para enfrentar o Vila Nova foi sensacional. Naquele jogo eu falei para mim mesmo: vamos subir!”

Grêmio Barueri

Preparação para o Centenário Voltando a falar do campeão da Série B de 2008, o Corinthians agora tem que se preparar para 2010, o ano do seu centenário. E o grande objetivo do Timão em 2009, sem dúvida, é conseguir chegar a Copa Libertadores da América em 2010. Por isso a equipe do Parque São Jorge tem que se concentrar na Copa do Brasil e nas quatro vagas do Campeonato Brasileiro que dão acesso à competição sul-americana. Caso venha a disputar algum título, ótimo, excelente e excepcional. Mas, corintiano, comece a pensar em 2010, este sim, terá que ser o ano do Corinthians.

Corinthians

Corinthians

Revista Viva |Dezembro 2008


PAIS & FILHOS por Içami Tiba Psiquiatra, escritor e conferencista

Você merece férias ou precisa delas? Está satisfeito com o que realizou este ano? O que gostaria de ter feito e não fez? Parabéns se você merece as férias. Isso significa que você está reconhecendo que o seu trabalho foi bom e as férias são prêmios, gratificações e mérito. Mas se você precisa tirar férias, a conversa já é outra. Isso significa que você precisa interromper o seu trabalho, ou qualquer outra atividade, para descansar, dar um tempo, recuperar energia, paciência, e/ou ânimo para continuar sua atividade. Descansar é o oposto de se cansar. Se o trabalho lhe cansa demais, algo não está bem. Há um desgaste maior que o necessário a ponto de se cansar rapidamente. Enquanto não descobrir a causa do desgaste e corrigi-la, você vai se cansar cada vez mais. Até chegar ao ponto de já estar cansado antes mesmo de começar o dia.

Definições de cansaço Geralmente o cansaço provém de algo corporal, físico ou mental. Mas quem define bem esta relação do trabalho com as suas conseqüências físicas e os níveis hierárquicos dentro de uma empresa é o meu competente e bem humorado amigo Max Gehringer, consultor empresarial: 1. “Estagiários, auxiliares e assistentes: 10h/dia, ficam cansados e ao reclamar são recomendados a procurar outros empregos; 2. Supervisores e média gerência: 11h/dia, ficam esgotados, licença médica; 3. Gerentesde alto nível: 12h/dia, ficam extenuados e a assistência médica cobre sessões de terapia; 4. Diretores: 13h/dia, ficam estressados e fazem descansos sabáticos para escalar o Everest ou fazer o caminho de Santiago de Compostela; 5. Presidentes: 14h/dia e não ficam cansados, esgotados, estenuados nem estressados, fazendo de conta que estão acima das fraquezas humanas e seus funRevista Viva | Dezembro 2008

cionários todos dizem que ele está ótimo mesmo estando um lixo. Resumindo, o comum é mal pago para ficar cansado e o presidente, bem pago para fingir que nunca se cansa.” Pág. 52 do livro “O Melhor de Max Gehringer na CBN”, vol. 1, Editora Globo. Desgaste é gastar mais tempo e energia que o trabalho exige. Estresse é querer mais do que o que o trabalho pode retribuir. Desânimo é perda de perspectiva de melhora. Que cada um identifique onde está o erro para que precise de férias. Quem não corrige o erro, acaba errando outra vez. Férias não corrigem os erros, somente os postergam.

DICA DO MÊS Pensamento Estratégico para Líderes de Hoje e Amanhã Autores: Carlos Alberto Júlio, Içami Tiba, Leila Navarro, Reinaldo Polito, entre outros, prefácio de Max Gehringer. Editora: Integrare Preço: R$29,90

Corrija os problemas Entre os problemas mais comuns encontrados nos necessitados de férias estão: • Fraca competência para o cargo ou competente, mas em cargo inadequado; • Falta de identificação com o trabalho, desde os pontuais, como a forma e conteúdo do que faz, até a filosofia do ramo; • Dificuldades em relacionamentos, simétricos com os pares ou assimétricos com superiores ou subalternos; • Gasto maior do que o salário; • Mora no paraíso, mas trabalha no inferno devido à distância ou pelo horrível ambiente e qualidade de vida existentes. Pense, reflita e tome uma decisão após identificar o problema. Aproveite as férias para planejar tudo para quando voltar a iniciar a execução do projeto de mudança de vida, pois é corrigindo o erro que se aprende. Que as próximas férias lhe sejam um mérito e não outra necessidade. Retomo aqui a minha frase preferida quanto aos erros. “Não é errando que se aprende, mas, sim, corrigindo o erro.”

Escrito pelos pensadores que estão entre os melhores palestrantes brasileiros, profissionais de renomada credibilidade, o livro apresenta idéias práticas que propiciam a realização mais concreta e completa possível de perspectivas e potenciais. Trata-se de um livro sobre capacidade de mudança num mundo em plena transformação. Preço pesquisado em novembro de 2008

77


CORPO & EQUILÍBRIO por Nuno Cobra Preparador físico-mental e conferencista

Ano Novo: mudanças à vista Mas sem excessos, principalmente com seu corpo

Mudar não é fácil Mais um ano se aproxima do fim, acho importante nesta hora tão propicia a reflexão, aprendermos com os nossos erros e com as lições vividas durante o ano. Acho que é um processo bastante enriquecedor avaliarmos agora as propostas e objetivos almejados há um ano e pensar o quanto conseguimos avançar e o quanto ficamos no mesmo lugar ou até retrocedemos. Uma coisa é saber o que precisa ser mudado em nossa vida, outra coisa é o intrincado processo necessário para que esta mudança se realize. Ao contrário do que dizem os livros de auto-ajuda que inundam as livrarias, mudar não é uma fórmula simples que depende só de querer e poder. Mudar é um processo trabalhoso que exige muita disciplina, dedicação, disposição, prontidão, entrega e acima de tudo, muita consciência. Como animal que é, o ser humano tem aversão às mudanças, buscando sempre o conforto e a estabilidade, já que mudar envolve desconforto e instabilidade. Na minha profissão é muito freqüente observar o quanto as pessoas se dedicam à saúde com falta de seriedade, realmente efetivando mudanças extremas em seu modo de vida apenas após passarem por um grande susto ou mesmo após viverem uma situação limite de risco. A vida é um bem muito precioso, não deixe a situação chegar ao seu extremo para mudar, este é um risco que nunca trará bons frutos.

Excessos de fim de ano Nesta época nunca é demais lembrar a atenção e os cuidados necessários para não cair no lugar-comum, ou seja, todo tipo de excesso e exagero típicos do Natal e do Réveillon. Eu sei que muita gente acha que fim de ano é sinônimo de festa e excesso, mas proponho um excesso moderado, pode até enfiar o pé na jaca, mas com critério, sempre lembrando que seu corpo não merece depois de um ano difícil, passar por tal intoxicação. Vamos com calma minha gente!

Revista Viva | Dezembro 2008

Não ultrapasse o seu limite! Falando em limites, ao contrário do que o marketing esportivo cansa de falar, ultrapassar o seu limite pode ser uma grande burrice. Será que o atleta ou executivo bem-sucedido é aquele que agride a sua saúde física, mental e espiritual além do limite? Será que esse é o preço a ser pago pelo sucesso? Acho que sucesso à custa de todo o resto não é sucesso. É derrota. Defendo que é importante expandir nossos limites, mas sempre com muito cuidado e critério. Muitas pessoas morrem, ano após ano, praticando esportes ou provas de corrida, sejam maratonas ou provas curtas como a São Silvestre. Acho necessário alterar esse quadro, mudando principalmente a mentalidade desses grupos de corrida, que se propõem a ser uma forma de diversão e cuidado com a saúde, mas são o oposto, pois acabam de certa forma estimulando o excesso e a competição. Baixar constantemente o tempo de corrida devia ser uma preocupação apenas do atleta profissional e, mesmo assim, ele também corre risco de vida, não importando quantos exames preventivos cardiológicos sejam feitos. Não posso deixar de dizer que qualquer esporte que leve o coração a um esforço extremo envolve risco, embora ninguém goste de falar muito sobre o assunto. No caso do atleta amador o risco é bem maior. Então seja inteligente e responsável, não ultrapasse o seu limite.

79


estilo TEXTO: maurício svartman | fotos: divulgação

Miniteclado iluminado

Sem fio e com apenas 15cm de comprimento, o Logitech di Novo Mini é ideal para quem conecta o PC à TV. Suas teclas têm luz de fundo, isto é, brilham no escuro. A conexão é feita por Bluetooth 2.0 e a bateria dura 30 dias antes de recarregar. R$460. www.hollandexpert.net

VOCÊ,

PAPAI NOEL Não deixe sua família sorrindo amarelo quando abrir os presentes de Natal este ano. Compre gadgets de impacto, mesmo que não tenham tanta utilidade assim...

Relógio espacial

As barras amarelas representam as horas, as vermelhas, as unidades de 5 minutos e as verdes, 1 minuto. Achou complicado? Nós também. Mas o Tokyoflash Galaxy é muito cool. US$92. www.tokyoflash.com

Robô-jardineiro

Cansado de aparar o gramado? Este robozinho domina um quintal de até 420 metros quadrados. Basta programar o tamanho da área e os dias de trabalho, que o Robomow RM400 sai cortando e até redistribuindo a terra para fertilizar. Quando sua bateria está acabando, ele retorna para recarregar. US$1.500 (frete grátis). www.robomowerusa.com

Dinossauro fiel

O robô mais encantador do mundo não tem distribuidor no Brasil, mas de vez em quando aparece quem mande para cá. O Ugobe Pleo aprende truques novos e se afeiçoa ao dono. Impossível não se apaixonar. £230 + £63 (frete). www.firebox.com

80

Viva-voz high tec Seu marido/pai fala muito ao celular enquanto dirige? Este aparelhinho Bluetooth Motorola T505 fica acoplado ao pára-sol e funciona como viva-voz, conectado ao celular, nas caixas de som do carro. R$450. www.comprafacil.com.br

Revista Viva | Dezembro 2008


Minicomputador

Brinquedo útil

O Free PC 901, computador que criou uma nova tendência, está com mais memória (20 GB) e sistema operacional Windows. É o must have do momento. US$470 + US$120 (frete). www.expansys.com.br

Se o seu filho anda com energia de sobra, ajude-o a relaxar com a Screaming Chicken. Ela grita quando é empurrada, atingida ou esganada. Lembre-se: antes ela que o seu gato. A partir de US$7 + US$3 (frete). toys.brando.com.hk

HD cheio de charme

O Bubblegum 250 GB é um disco portátil com design da Pininfarina, para as executivas que não deixam a feminilidade de lado. É resistente e está disponível em várias cores. R$800. www.saraiva.com.br

Jogo do milênio

Preços pesquisados em novembro de 2008

O Spore, um dos jogos mais esperados, cumpriu as expectativas. É um game de evolução, que começa na fase das amebas e evolui até a corrida espacial. Darwin teria orgulho. R$100. www.wallmart.com.br

Helicóptero em miniatura

Por controle remoto, o Honey Bee King 2 é diversão certa. Pesa apenas 465g e tem motor de alta performance. Faz vôo 3D e invertido e pode ser controlado a até 1km de distância. US$140 + US$47 (frete). www.helipal.com

Carregador Inteligente

Sua esposa costuma perder o carregador do celular? Facilite a vida dela com o Wildcharge, que carrega celular, BlackBerry e iPod sem a necessidade de conectá-los com fios. £66 + £62 (frete). www.firebox.com.br

Revista Viva | Dezembro 2008

81


INDICA textos: aline palma rosa, haydÉe maciel, SORAIA SENE e vivian avellar | FOTOS: DIVULGAÇÃO

ESPETÁCULO

Um Encanto de Natal O musical promete levar crianças e adultos ao mundo mágico do Papai Noel. Inspirado no show da Broadway “The Christmas Spectacular”, a apresentação convida a platéia para uma viagem multicolorida ao mundo dos sonhos, resgatando a esperança e o real sentido do Natal. Com cenários vibrantes, orquestra, figurinos caprichados e muita dança, o espetáculo conta com fadas, gnomos, elfos e outros divertidos personagens que conduzem a história ao tão esperado encontro com o Papai Noel. Com Marcos Tumura, Vinícius de Loiola, Camilla Camargo e mais 20 atores. Teatro Procópio Ferreira: Rua Augusta 2823, Jardim Paulista, São Paulo. Horários: 13 e 14/12 às 11h; 18, 19 e 20/12 às 16h e 20h e 21/12 às 16h e 20h. Tel.: (11) 3083-4475. Ingressos: R$40. www.ingressorapido.com.br

Envie sugestões para o e-mail: editorial@vivasaopaulo.com. br. Acesse o site www.vivasaopaulo.com.br, cadastre seu e-mail e receba semanalmente a newsletter da revista Viva com os últimos acontecimentos da região e dicas de entretenimento (cinemas, shows, passeios e restaurantes).

Cartões de Crédito (Cc) AE - American Express D - Diners M - Mastercard V - Visa A - Aura H - Hipercard Alguns estabelecimentos podem alterar, sem aviso prévio, seus horários, valores e sistemas de pagamento.

Faixas de preço por pessoa $ - até R$35 $$ - de R$36 a R$50 $$$ - de R$51 a R$75 $$$$ - acima de R$75 Refeição com couvert, um prato de custo médio, sobremesa, água mineral e serviços.

82

Revista Viva | Dezembro 2008


SHOW

Radiohead A banda inglesa Radiohead fará seu primeiro show no Brasil. Os britânicos também fa- rão shows na Argentina, México e Chile. O grupo de rock alternativo, que estourou internacionalmente com o disco “OK Computer” em 1997, aclamado até hoje como um marco dos anos 90, está em turnê de seu mais recente álbum, “In Rainbows”, lançado primeiramente para download gratuito no site da banda: www.hadiohead.com. Chácara do Jockey: Av. Prof. Francisco Morato, 5100, Vila Sônia, São Paulo. Dia 22/03, às 21h30. Tel.: (11) 4003-2330. Ingressos a partir de R$200.

Starbucks em Alphaville

Preços pesquisados em novembro de 2008

Os apaixonados pelos cafés incrementados da Starbucks têm um motivo a mais para sorrir. A rede, que já possui 16 lojas em São Paulo, vai ancorar na região em 2009 (sem data definida). Com unidades espalhadas em cerca de 40 países, a Sturbucks teve sua primeira loja brasileira inaugurada em 2006 e desde então não pára de expandir. O segredo do sucesso são produtos como o Caffè Mocha, uma deliciosa combinação de mocha chocolate, café expresso, leite vaporizado e chantilly, além das opções frias. Nessa linha estão as bebidas Mocha Frappuccino Blended Beverage, que mesclam café cremoso com chocolate e gelo. A loja de Alphaville vai ficar na Al.Araguaia, 921, ao lado do Banco Real.

Revista Viva | Dezembro 2008

83


restaurantes | ceias

A Bela Cintra Especializado em pratos da culinária lusitana, o restaurante preparou um menu especial (R$270 por pessoa), nos dias 24 e 31/12, elaborado pela chef Maria Emilia Atallah, que inclui couvert, entrada, prato principal, sobremesa e café. Entre as sugestões para a ceia de Natal, destaque para o peru assado com purê de castanhas portuguesas. Para a sobremesa, toucinho do céu ao pileque de vinho do Porto. R. Bela Cintra, 2325, Cerqueira César, São Paulo. Tel.: (11) 3891-0740.

Alimentari Di Sergio A ceia leva o toque inconfundível do chef Sergio Arno. Entre as iguarias, peito de peru com molho de champagne, maçã e amêndoas (R$78), lombo recheado com presunto Parma e ameixas (R$79), além dos tradicionais como peru com farofa (R$55) e arroz com uva passas (R$29). A ceia pode ser encomendada até o dia 19/12, e retirada na rotisserie no dia da comemoração. Sobremesas como o tiramisù com panetone (R$68) completam o menu. R. Pedroso Alvarenga, 500, Itaim Bibi, São Paulo. Tel.: (11) 3167-3609.

Casa da Fazenda A visita do Papai Noel e monitores para entreter a criançada, além de três bandas e pré-carnaval no último dia do ano, são algumas das atrações. O chef italiano Vincenzo Vessicchio assina os menus da noite de Natal (R$220), do almoço de 25/12 (R$90) e do revéillon (R$ 600). Valores por pessoa. Entre os pratos, peru com molho de nozes e ilhas temáticas de risotos, carnes e massas, e buffet especial para a criançada. Av. Morumbi, 5594, São Paulo. Tel.: (11) 3742-2810.

(R$160 e R$200) terá 17 opções de entrada e 11 de pratos quentes. Já na virada do ano (R$650), música ao vivo com menu tradicional. O espaço Havana Club também terá a festa da virada (R$275 e R$330), ao som dos anos 70, 80 e 90. Preços por pessoa. Al.

Santos, 2.233, Jardins, São Paulo. Tel.: (11) 3069-2710.

Folha de Uva Especializado na cozinha sírio-libanesa, o restaurante também conta com o serviço delivery de ceias de Natal (R$450). O chef Samir Moyses preparou vários pratos, como arroz marroquino com amêndoas e pernil de cordeiro com legumes ao molho de damasco. Encomendas, por telefone ou internet, até 20/12 (Natal) e 25/12 (Revéillon). R. Bela Cintra, 1435, Jardins, São Paulo. Tel.: (11) 3062-2564.

Le Coq Hardy Servido para trazer sorte, o escalope de foie gras e lentilhas cozidas com minilegumes é um dos destaques no ano novo (R$230 por pessoa) do restaurante francês. O cardápio, inclusive o de Natal (R$190 por pessoa), foi elaborado pelo chef Pascal Valero. Para acompanhar, vinhos da selecionada carta da casa. Menu diferenciado para os pequenos. R. Jerônimo da Veiga, 461, Itaim Bibi, São Paulo. Tel.: (11) 3079-3344.

Renaissance São Paulo Hotel São duas opções no sofisticado espaço. No restaurante internacional Terraço Jardins haverá ceias e brunches exclusivos. No dia 24/12 (R$290 com coquetel de espumante, e R$325, com espumante ilimitada), o cliente experimentará pernil de suíno assado com molho de ameixa negra, entre outros pratos. Hóspedes do hotel têm 20% de desconto. O brunch de Natal

84

Revista Viva | Dezembro 2008


La Pasta Gialla Escondidinho de bacalhau com purê de mandioquinha, gratinado com queijo fundido, é uma das opções de entrada da ceia de Natal que pode ser encomendada até o dia 20/12 no restaurante, comandado pelo chef Sergio Arno. Cada pessoa pode escolher um entrada, um prato principal, dois acompanhamentos e uma sobremesa (R$110 por pessoa). Entre os pratos principais (são cinco), lasanha de tender com mascarpone e amêndoas filetadas tostadas. Há sete tipos de acompanhamentos. De sobremesa, pavê de Natal ou cheesecake com massa de avelã e calda de marrom glacê. O restaurante também monta a ceia na travessa do cliente. Basta levá-la um dia antes. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, lj. 77, Espaço Gastronômico. Tel.: (11) 2166-9994.

Osteria Don Boseggia O restaurante aguarda seus clientes para as comemorações de final de ano com uma cortesia: taça de prosecco para acompanhar o cardápio, composto principalmente de pratos italianos. Entre eles, spaghetti limoncello, risoto de queijo brie e asparagos, fusilli com nozes e camarões e crepe de nutella. Haverá ceias de Natal (R$189, por pessoa) e Revéillon (R$250 por pessoa. R. Diogo Jácome, 591, Vila Nova Conceição, São Paulo. Tel.: (11) 3842–5590.

Preços pesquisados em novembro de 2008

Hotel Transamérica O glamour dos bailes de máscara das cortes européias agita o réveillon 2009. Show com a banda The Flavours, fogos à beira da piscina e a ceia completam as atrações. A festa (R$570 por pessoa) começa no Piano Bar, com bar de ostras e estação de caipirinha. O chef Valter de Souza comanda a cozinha, que inclui buffet com saladas, frutos do mar, massas, terrines e receitas próprias. Comemoração mais hospedagem sai a partir de R$888 (apto. simples). Av. das Nações Unidas, 18.591, São Paulo. Tel.: (11) 5693-4925.

A ceia completa de cada local está no site www. vivasaopaulo.com.br. Crianças não pagam ou têm desconto. Nem todos incluem bebidas.

Hotel Unique Instalado na cobertura do badalado hotel, o restaurante Skye terá cardápios assinados pelo famoso chef Emmanuel Basssoleil para a ceia de Natal (R$215 por pessoa) e a virada do ano (R$2.627, ceia e hospedagem). Ao fazer o checkin no dia 31/12, o convidado será recepcionado com uma taça de champagne, entre outros mimos. O bar Skye também estará aberto ao público nesse dia, com entrada (R$250) adquirida somente na hora. Já o Spa Unique Garden está com diversos pacotes (a partir de R$6.980). Confira! Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4.700, São Paulo. Tel.: (11) 3055-4700.

Revista Viva | Dezembro 2008

85


COMIDINHAS

Empadas fresquinhas Na A Empada, os quitutes (R$3,20 cada), de fabricação própria, vêm bem recheados e sempre fresquinhos. Entre as mais pedidas estão as de palmito e a de carne-seca com abóbora. Os sabores doces também fazem sucesso. Experimente a de nozes, chocolate ou banana. Calç. das Orquídeas, 31, lj. A, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4193-3888.

Kit Ceias Criado pelo Buffet Nonna Kika para atender 30 convidados (R$1.400), o kit é uma boa alternativa para quem quer praticidade nas festas de final de ano. Inclui dois antepastos, duas entradas, cinco travessas das famosas lasagnas do buffet, segundos pratos (como peru), dois acompanhamentos e cinco sobremesas. Encomendas: Tel.: (11) 7721-6726 (Máira) e (11) 9768-6070 (Suely).

Receitas de família A Devil’s Cake oferece deliciosos doces para casamentos, maternidade, aniversários, entre outros. O segredo do sabor está nas tradicionais receitas de família. As balas de chocolate (R$98, o cento), embaladas em papel celofane, são feitas artesanalmente pela proprietária Isabela Amaral. São encontradas também na Casa di Regalo. Devil’s Cake: Tel.: (11) 4612-1259 /9914-1969. Casa di Regalo: R.: José Felix de Oliveira, 880, Estação do Sino, Granja Viana. Tel.: (11) 4617-4023.

to. Ou experimente o beirute (R$10), que inclui, no pão sírio, alface, tomate, queijo, maionese e recheio de frango, filé mignon, presunto ou peito de peru. Al.

Madeira, 258, térreo, Alphaville. Tel.: (11) 4191-1501.

Happy hour O maior movimento da Lanchonete e Restaurante Danena está no happy hour, que acontece todas as 6as, tradicionalmente no final da tarde. Peça uma porção de peixe (R$4 a R$6) acompanhada de uma cerveja bem gelada. Outra boa pedida são as esfihas com recheio de ricota ou frango com catupiry (R$1,50 cada). Av. Real, 196, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 4192-2746.

Crie o seu açaí No Ollie’s Point Açaí Bar, o cliente escolhe os ingredientes e monta seu açaí (R$4,50). Polpas de frutas, como de framboesa, amora e morango, mel e banana são alguns deles. Granola acompanha. Nos tamanhos pequeno (250ml), médio (350ml) e grande (1/2 litro). Av. dos Pássaros, 121, ljs. 11 e 12, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 4192-1710.

Peça pelo número Conhecido pelo seu delicioso pão de queijo, o Pit Stop Café e Sanduicheria também tem um car-

Minitrufas deliciosas A Doce Encanto Chocolates é um paraíso para os chocólatras, com mais de 40 sabores (R$4,20, 100g). Experimente as minitrufas nos sabores tradicional, limão e coco com abacaxi, além dos bombons de nozes e damasco. Aceita encomendas de chocolates personalizados. Calç. das Azaléias, 10, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4688-2286.

Cheese-tudo O sanduíche (R$6,90), do Guinzza Café, é uma boa opção para variar o cardápio no almoço. Leva duas carnes de hambúrguer, alface, tomate, queijo e presun-

86

Revista Viva | Dezembro 2008


Dica do leitor Cássia Grasnoff, moradora de Alphaville, é cliente cativa do Empório da Tapioca. “A massa é fina e crocante. Dos sabores salgados prefiro as mais leves, como o de mussarela com tomate e o de atum. Mas também não fico sem saborear as deliciosas doces. Além disso, os ingredientes são de ótima qualidade e o atendimento é muito cordial. Adoro a iguaria porque ela é muito nutritiva e saudável”, destaca Cássia, na foto com a proprietária Nathalia Serigatto. Calç. Flor de Lis, 5, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4208-3740.

dápio com 26 tipos de sanduíches, pedidos pelo número. Light, o número 11 leva pasta de frango, mussarela, tomate, cenoura e alface (R$6,20). Experimente também as saladas. Pça das Tulipas, 50, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4195-4588.

Bolos caseiros

Preços pesquisados em novembro de 2008

No Submarino Café, saboreie o bolo recheado com maçã e canela (R$3,50 a fatia). E que tal tomar um cappuccino ou um chocolate quente acompanhado de um pão de queijo bem quentinho? Se preferir, peça a porção que contém sete minipães de queijo. O café também prepara lanches na hora. Alpha Shopping: Al. Rio Negro, 1033, lj. 49, Alphaville. Tel.: (11) 4191-6884.

Churrasco sem preocupações A Valdemir Churrasqueiro faz o churrasco em festas, aniversários e comemorações em geral, inclusive de empresas. O comando dos espetos fica por conta de Valdemir da Silva Leite, que trabalha há 20 anos com carnes e realiza esse serviço há oito (R$270, churrasqueiro mais ajudante). O profissional orienta em relação à quantidade de carnes, carvão, entre outros apetrechos. Se o cliente preferir, ele leva as carnes. Tel.: (11) 4774-0433/7635-8787.

Dica do especialista A banqueteira Ci Prado ensina como fazer deliciosos cupcakes para este Natal: 1. Bata no liquidificador 1 lata de leite condensado, 3 ovos, 1 colher de sobremesa de fermento em pó e 1 pacote de coco ralado (100g) desidratado sem açúcar. Encha ¾ de cada forminha. Asse a 180ºC. 2. Para a cobertura, bata 3 claras em neve com 3 xícaras de açúcar de confeiteiro. Confeite os bolinhos usando um saco de confeitar. Faça um movimento circular de fora para dentro. Para finalizar, salpique com confeitos coloridos. Tel.: (11) 4153-5085. Mais detalhes desta receita no site www.vivasaopaulo.com.br

Revista Viva | Dezembro 2008

87


ESTÉTICA, SAÚDE & BELEZA

Para peles sensíveis Para clientes que buscam sempre um serviço diferenciado na hora de se depilar, a Alphazema Depil é uma ótima sugestão. Conhecida pelo seu trabalho de depilação com cera quente, o centro de estética trabalha com cera artesanal, desenvolvida e fabricada pela proprietária Eliana Mendes. Feita à base de camomila, o produto é indicado para peles sensíveis, pois relaxa o local onde foi aplicada. R. José Felix de Oliveira, 937, Granja Viana. Tel.: (11) 4617-3482/46174888. Calç. das Magnólias, 62, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4193-3451.

Pernas sem manchas É nesta novidade que o salão Beauty Lounge esta apostando para o alto verão. A técnica, guardada a sete chaves até ser definitivamente implantada no país, promete o clareamento da pele após as sessões de depilação, evitando as famosas manchas escuras (preço sob consulta). Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 9, Alphaville. Tel.: (11) 4195-6229.

Com a cor do verão O salão de beleza Beth Cabeleireiros criou um pacote na medida para quem quer ficar pronta para o verão sem gastar muito. Cinco sessões de bronzeamento, com produtos da Ergoline, custam apenas R$90. As sessões duram dez minutos e produzem o mesmo efeito de bronzeamento de duas horas ao sol. R. Karan, 130, Parque São Jorge, Granja Viana. Tel.: (11) 4612-0777.

por completo. Voltada para a medicina estética, a Espaçolaser faz também aplicação de botox e bioplastia. Os tratamentos são realizados por dermatologistas. Calç. das Orquídeas, 41, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4688-0212.

Tratamento para relaxar Para se sentirem revitalizadas e livres do estresse da correria do dia-a-dia, as clientes do Instituto Depil Mel contam com um tratamento que une depilação, realizada com uma cera de mel de produção exclusiva (a partir de R$6 o buço) e um Banho de Lua (R$60), que clareia os pêlos, esfolia e hidrata a pele. R. Mazel, 278, Parque São Jorge, Granja Viana. Tel.: (11) 4702-5242.

Equipamento europeu Agora, na Magrass, os clientes contam com a Blue Dream, máquina alemã para bronzeamento artificial (R$25 cada sessão, de 25 minutos). Segundo a equipe da clínica, o ideal é a realização de dez sessões. Antes do bronzeamento, recomenda-se fazer uma esfoliação (R$30) para a remoção de células mortas. A Magrass também é especializada em tratamentos para emagrecimento, gordura localizada, celulite e

By by pêlos Já pensou em se livrar daqueles pêlos indesejáveis? A Espaçolaser é uma clínica especializada em depilação a laser, utilizando o equipamento de diodo Alexandrite, aparelho dotado de uma válvula que minimiza o incômodo do procedimento (a partir de R$1.500). A técnica é rápida e suave, fazendo com que os pêlos quase sumam

88

Revista Viva | Dezembro 2008


Dica do leitor Vaidosa e exigente, a advogada Lucia Theodoro (à dir. na foto), moradora de Alphaville, escolheu o salão de beleza Lash Hair Design para cuidar da beleza. “A maquiagem é maravilhosa, o ambiente é aconchegante e refinado, e as conversas são agradáveis. Você encontra profissionais ótimos, além do salão possuir diversos serviços em um só lugar”, afirma Lucia, na foto com uma das sócias Ingrid Pacheco. O Lash tem na sua equipe a maquiadora Helen Campos, que há três anos consecutivos faz o SPFW - São Paulo Fahion Week, e utiliza somente produtos da marca norte-americana M.A.C. Al. Araguaia, 843, Alphaville. Tel.: (11) 4193-6118.

estrias. Pça. das Orquídeas, 4, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4208-3021/3013.

Depilação artística Para quem gosta de dar um tratamento artístico para sua depilação, o salão de beleza Staff possui uma equipe que é referência no assunto (a partir de R$50). Henna, coloração, desenho e corte são algumas das especialidades oferecidas pelo time de experientes profissionais. Av. da Barra, 280, Centro Comercial, Morada dos Lagos, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 4192-3026 /4192-3027.

Preços pesquisados em novembro de 2008

Bronze de chocolate O tratamento (R$70, cada aplicação) é um dos grandes diferenciais do Studio Emme Hair. Além de bronzear, a técnica hidrata e não oferece risco de manchar a pele. Antes do bronzeamento é necessário fazer uma esfoliação (R$30), para retirar a oleosidade do corpo. Para depilar, as profissionais do espaço utilizam a linha espanhola Perfect Line, composta por cera e cremes, usados antes e depois da depilação, que diminuem a dor e o vermelhidão (meia-perna a partir de R$30). Calç. das Orquídeas, 48, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4195-7347/4688-2462.

Dica do especialista Nilza Simões Bianchi ensina técnicas valiosas para você desenhar suas sobrancelhas: - Os pêlos devem ser puxados lentamente e com movimentos firmes para não quebrá-los, evitando as pontinhas pretas; - Geralmente, as sobrancelhas são assimétricas. Deve-se retirar menos pêlos da sobrancelha de localização mais inferior no rosto, mas sem deixar longe uma da outra. O ideal é o espaço de um dedo entre elas; - Quem tem poucos pêlos pode usar um lápis marrom escuro e pó facial, por cima, para fixar. Tel.: (11) 9911-9374.

Revista Viva | Dezembro 2008

89


CASA, CONSTRUÇÃO & CIA

Embrulhos especiais

Presente original

Além dos enfeites para a árvore de Natal em tons vermelho e dourado, a Alphartes possui caixas confeccionadas em MDF que podem ser decoradas e usadas como embalagens personalizadas de presentes (a partir de R$5). A loja também oferece recipientes decorados para petiscos e bandejas para a ceia. Calç. das Anêmonas, 49, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4195-6687.

A Lebui House, especializada em artigos para cama, mesa e banho, preparou, para o mês dos presentes, uma caixa de madeira toda revestida em tecido, que acompanha um jogo com velas aromatizadas, sabonetes artesanais e toalhas para lavabo. Uma ótima opção para momentos festivos entre amigos. Pça. das Orquídeas, 8, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4195-7408.

Presente com sabor Com produtos que vão de presentes a eletrodomésticos e vários artigos gourmet, a Di Sappo aposta em sugestões práticas para quem quer presentear com estilo. A loja chega ao mês de dezembro com várias novidades, entre elas a Cafeteira Concept da Nespresso. Com bomba de alta pressão, pode deixar um capuccino ainda mais cremoso (R$150). Alpha Shopping: Al. Rio Negro, 1033, ljs. 12, 13 e 76, Alphaville. Tel.: (11) 4191-4314.

Aroma de Natal A loja de artigos de artesanato Fuchic está levando o Natal a todos os cantos da casa. Com produtos personalizados, um de seus atrativos são as peças para lavabo, todas caracterizadas com temas natalinos (a partir de R$15). Outra dica são os tradicionais enfeites para árvore feitos de saches com aromas variados (R$14 cada). Av. dos Patos, 95, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 4192-2986.

Guirlandas Variedade de artigos para decoração, com motivos natalinos, é o que não falta na Surprise House Mix. A loja está cheia de sugestões, desde louça a arranjos de flores, passando, inclusive, pelos temáticos bonecos de neve. Mas são as guirlandas que estão colorindo as vitrines este ano. Em três opções de tamanho (a partir de R$45), são encontradas nas cores tradicionais da festa. Pça. das Rosas, 18, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4191-1011.

Bom gosto Se você for receber a família neste Natal, mas ainda não teve tempo para organizar os acessórios para o jantar, uma ótima sugestão é a Textura Design. A loja trabalha com souplat, faqueiros e taças em cristal italiano. Aproveite também para ver as toalhas de

Decoração criativa Se o desejo for empregar mais criatividade na sua sala, a Imaginarium traz para este Natal algumas idéias da artista plástica Marinela Goulart, que criou uma versão ousada de uma guirlanda. A peça também funciona como um castiçal, com espaço para três velas (R$116). Outro produto exclusivo da loja, feito também por Marinela, é o conjunto com quatro anjos estilizados, para pendurar na árvore de Natal (R$98). Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, lj. 134, Tamboré. Tel.: (11) 2166-9884.

90

Revista Viva | Dezembro 2008


Dica do leitor A relações públicas Flavia Christiansen, moradora da região, gosta de unir qualidade com proximidade na hora de fazer suas compras, inclusive para mobiliar a casa. “É sempre bom ter por perto lojas que fabricam móveis de qualidade feitos com fibras naturais ou sintéticas, tanto para ambientes internos como externos. Na Art & Detalhes eu encontro tudo isso, além de atendimento de primeira. É com muita satisfação que indico este espaço”, diz Flavia, na foto com o proprietário Adriano Baccelli. Av. Alphanorte, 1.500 (passando os Residenciais 11 e 12), Santana de Parnaíba. Tel.: (11) 4153-3031.

mesa com motivos natalinos (R$104), nos tons cru, vermelho e verde, que medem 40cm x 1,40m. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, ljs. 10T e 11T. Tel.: (11) 4689-1107.

Para todos os estilos

Preços pesquisados em novembro de 2008

A Tok & Stok está com três novas coleções para quem quer fazer uma decoração especial para o fim de ano. As linhas Golden Joy, Nápolis e Doce Festa têm uma variedade de acessórios e se encaixam no perfil dos mais urbanos aos mais clássicos. Entre as opções, a Doce Festa Caixa de Presentes Giftbox (R$19,90, 30cm x 30cm x 15cm) e o criativo Adesivo Doce Festa Árvore (R$98, 75cm x 89cm). Av. Eusébio Matoso, 1231, Pinheiros, São Paulo. Tel.: (11) 3583-4700.

Dupla utilidade Para resolver o problema de peças adquiridas para enfeitar a casa no Natal, e que depois são tiradas de circulação por não combinarem com a decoração da residência, a artista Maria Isabel Cussolin, proprietária da Toque Final, criou um castiçal especial. A peça, feita em cerâmica, nas cores vermelha e branca provençal, pode, após as festas de final de ano, se transformar em um vaso de flores (a partir de R$120). Calç. das Violetas, 17, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4193-5613.

Dica do especialista Béth Soâres, chef e proprietária da Escola de Culinária Béth Sôares Paladar e Requinte, dá dicas para deixar a mesa linda no Natal: - Comece decidindo o tipo de decoração: a tradicional, nas cores vermelho e verde, ou a que ressalte mais os tons dourado e prata. - Escolha uma toalha que combine com a festa e invista num lindo arranjo central. Espalhe pela mesa nozes com casca e taças coloridas com frutas secas. Faça prendedores de guardanapos com laços de fita ou pedras de cristal. E deixe sobre cada lugar um mimo de presente para o seu convidado querido. Tel.: (11) 2175-2384.

Revista Viva | Dezembro 2008

91


PROGRAME-SE

Alpha Shopping Quem fizer as compras de Natal no Alpha Shopping certamente cruzará com o simpático bom velhinho distribuindo acenos e sorrisos. O Papai Noel, que tem seu trono instalado no piso central, na porta de entrada, poder ser visto facilmente dando voltinhas pelos corredores para desejar aos clientes pessoalmente um Feliz Natal. Ele também cantarola músicas natalinas em três idiomas: português, inglês e castelhano, e no seu trono posa para fotos com as crianças. O shopping caprichou na decoração deste ano. O tom escolhido foi o dourado, que confere um brilho especial ao espaço. Al. Rio Negro, 1033, Alphaville. Tel.: (11) 4191-1190.

Concertos de Natal PanAmericano O clima natalino da Av. Paulista ganha um toque clássico este mês. Além do Allegro Coral e Orquestra, o concerto, promovido pelo Banco PanAmericano (empresa do Grupo Silvio Santos), conta com a participação dos Três Tenores Brasileiros (Nino Valsani, Armando Valsani e Francisco Romanelli) e do Quarteto de Trombones de São Paulo. O programa trará músicas natalinas e trechos de óperas famosas como Va Pensiero, da ópera Nabuco de Verdi, e Nessun Dorma, da Turandot de Puccini. Serão executadas também canções dos Beatles, Freddy Mercure, Lucio Dalla e Enrico Caruso. Nos dias 19/12, às 19h, e 24/12, às 12h. Grátis. Av. Paulista, 2.240, esquina com a R. Haddock Lobo, metrô Consolação, São Paulo.

energia, se encaixam no conceito ecologicamente correto, que a empresa preza em sua produção. SAC: 0800 114 142.

Market Place Shopping Center O cenário, repleto de brinquedos, como carrossel, roda gigante, soldadinho de chumbo, pião, palhaços e ursos, faz parte do tema Histórias de um Natal Feliz, que une a magia do parque de diversões com o encanto natalino. Com iluminação natural, os ambientes exibem ainda pingüins, ursos gigantes e bonecos de neve, todos pendurados pelos corredores. O esperado trono do Papai Noel, que está na praça de eventos, irá receber as crianças até a véspera da data festiva. Além de apreciarem a decoração, os clientes podem participar também da promoção Comprou, Ganhou. A cada R$250 em compras, ganham um panetone exclusivo Village de frutas. Se a compra for feita com cartões VISA, o cliente leva mais um panetone. De 21 a 24/12, as mesmas notas de R$250 também poderão ser trocadas por um cupom que dará direito a participar do sorteio de dois carros KIA Sportage 0km. Se a compra for feita com cartões VISA, o cliente receberá mais três cupons para concorrer. Av. Dr. Chucri Zaidan, 902, São Paulo. Tel.: (11) 3048-7000.

Kitchens As centenas de luzes que envolvem as lojas de cozinhas planejadas Kitchens são destaque na decoração natalina da cidade de São Paulo. Inspiradas no tema Golden Holiday, as fachadas das 18 lojas da marca estão repletas de muito brilho, ressaltando a idéia de uma linguagem fashion e glamourosa. São árvores estilizadas, guirlandas, bolas brilhantes e foscas nos tons dourado, âmbar e marrom. A iluminação realizada com microlâmpadas convencionais e lâmpadas de LED que, além do brilho intenso, gastam menos

92

Revista Viva | Dezembro 2008


Shopping Tamboré A decoração natalina criada pela Becker Brasil tem como tema a turma de desenho animado Looney Tunes: Pernalonga, Taz, Piu-Piu, Frajola e Patolino. Chegando a ter 1,20m de altura, os bonecos animatrônicos dos cinco personagens interagem com os clientes, e estão colocados em volta de uma árvore de 10m, junto a um duende que dá as boas-vindas aos visitantes. Os troncos das árvores, além das floreiras externas, foram todos iluminados. E não esqueça do Papai Noel, que recebe os pedidos e tira fotos com a criançada. Para quem for ver os presentes de Natal no shopping, uma boa dica é a promoção. A cada R$250 em compras, o cliente ganha “O Livro dos Manuais”, de autoria de Paulo Coelho. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, Tamboré. Tel.: (11) 2166-9702.

Preços pesquisados em novembro de 2008

Natal do Nosso Mundo A exposição, realizada pelo Grupo Santander Brasil, retrata as celebrações natalinas de diversas etnias, abrangendo os cinco continentes. A mostra destaca as lendas, crenças, gastronomia e o modo de presentear e decorar em diversas regiões do planeta. O espaço está organizado em macro-regiões, marcadas por características geográficas e culturais similares: África Sub-Saariana; Mediterrâneo, Europa Central e Ibérica; Europa Nórdica; Ásia e Oceania e América do Norte e América do Sul. O público pode fazer uma visita virtual à mostra pelo site www.nataldonossomundo.com.br, que traz diversas atrações, como o concurso Árvore Encantada, galeria de fotos, downloads, cartão de Natal virtual, músicas, lendas e receitas de comidas natalinas. Espaço de Exposição do Banco Real: Av. Paulista, 1.374, São Paulo.

Parque da Mônica Repleta de encanto e fantasia, a peça Feliz Natal para Todos é estrelada por Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Anjinho. No show, a turminha está enfeitando a árvore de Natal, preparando a mesa para a ceia e construindo uma chaminé para receber o Papai Noel, embalados por músicas natalinas. A turma criada por

Árvore gigante do Ibirapuera A tradicional árvore de Natal (é difícil não vê-la), instalada ao lado do Obelisco, está ainda maior este ano. Com 70m, que correspondem à altura de um prédio de 24 andares, ela pesa mais de 240 toneladas. Foram usadas esse ano mais de 800 mil micro lâmpadas e cerca de 17 mil metros de flexlights (mangueiras de luzes vermelhas e brancas). A árvore, que fica exposta até 6/01/09, foi montada pelo Grupo Santander Brasil e pela Prefeitura de São Paulo. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera, São Paulo.

Revista Viva | Dezembro 2008

93


PROGRAME-SE Mauricio de Souza circula pelo Parque para brincar com a criançada, que também poderá fazer pedidos ao bom velhinho. A atração ocorre todos os dias no Palco de Eventos. O passaporte custa R$39 (crianças de 2 a 10 anos) e R$27 (a partir de 11 anos e adultos). Pessoas de 60 até 64 anos têm desconto de 50%. Menores de 2 anos e acima de 65 anos não pagam. Ingresso adquiridos pela internet têm desconto. Horário de dezembro: 5a a 6a, das 10h às 17h. Sábados e domingos das 10h às 20h. Nos dias 24, 25 e 31, o Parque estará fechado. Av. Rebouças, 3.970, São Paulo. Tel.: (11) 3093-7766.

Raposo Shopping Natal na Cidade das Torres é o tema deste final de ano. O grande destaque da cenografia está instalado na praça de eventos. Uma iluminada e sonorizada cidade dos sonhos reúne diversas torres e montanhas em diferentes estilos, alturas e cores, com aplicações de cordas brilhantes e espelhos. Gnomos alados e, lógico, uma grandiosa árvore de Natal também fazem parte da decoração. O shopping reserva também para os visitantes o tradicional espaço para a recepção das crianças, ambientado em um bosque repleto de árvores decoradas com bolas, gotas e pingentes coloridos. Rod. Raposo Tavares, km 14,5, São

Paulo. Tel.: (11) 3735-0780.

Rua Normandia Localizada no bairro de Moema, em São Paulo, a rua já é tradicionalmente conhecida pela linda e iluminada decoração de Natal, tornando-se um visitado ponto turístico nas noites de final de ano. A decoração das lojas, a tradicional chuva de neve artificial e as apresentações de corais atraem anualmente pessoas de diversas partes de Sampa, de outros municípios e até de outros estados. A decoração natalina foi inaugurada no dia 6/12 e ficará exposta até 6/01 de 2009. O passeio vale a pena!

Shopping Cidade Jardim O primeiro Natal do shopping traz uma iluminação especial e um passeio gratuito de trenzinho. As crianças percorrem um circuito montado no jardim do 3o piso, com vista para a cidade de São Paulo. Diferente dos tradicionais Natais dos shoppings, o Papai Noel circula pelos corredores em um carrinho decorado com temas natalinos, distribuindo balões e pirulitos para os pequenos, que também poderão deixar sua cartinha na urna do carrinho do bom velhinho. Tudo ao som de canções natalinas selecionadas por João Marcelo Bôscoli, baseadas em standards das canções americanas. Para finalizar, o grupo instrumental Divina Caffé toca um repertório eclético, todas as 2as de dezembro, das 18h30 às 20h30 (até o dia 22). Av. Magalhães de Castro, 12.000. Tel.: (11) 3552-1000.

Shopping Flamingo Iluminado e decorado em toda a sua volta, a equipe do shopping instalou uma grande árvore na frente

94

Revista Viva | Dezembro 2008


do shopping, em cima da cascata, decorada apenas com luz. Para a criançada, o simpático velhinho, sentado em sua poltrona na praça de alimentação, distribui doces e tira fotos nos finais de semana. O shopping abrirá nos dias 14 e 21/12 (domingos), do meio-dia às 20h. De 2a a sábado, na época de festas, está funcionando das 10h às 22h. Al. Araguaia, 762, Alphaville. Tel.: (11) 4688-2658.

Shopping Iguatemi São Paulo O clima natalino já começa pela calçada do shopping, onde está um Papai Noel gigante. Este ano, o tema é O Trenzinho Elétrico do Papai Noel. O cenário montado para o final de ano é encantador, rico em detalhes. Um trenzinho de verdade circula por trilhos em meio a uma vila habitada por personagens natalinos. As crianças vão se divertir passeando por casas coloridas, estação ferroviária, lago e um comércio com lojas, brinquedos, restaurantes, antiquário, livraria, farmácia e floricultura. Para entregar cartinhas, fazer pedidos e tirar fotos, os pequenos podem encontrar o Papai Noel na Praça de Alimentação (mezanino), de 2a a 6a, das 12 às 22h, sábados, das 10 às 22h e aos domingos e feriados, das 14 às 20h. Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano, São Paulo. Tel.: (11) 3816-6116.

Shopping Pátio Higienópolis O tema O Natal dos Ursinhos Peraltas serviu de inspiração para a empresária Cecília Dale decorar o shopping. O cenário reproduz uma floresta encantada habitada por ursos animados. O clima natalino pode ser sentido logo na entrada, com a fachada e as 68 palmeiras ricamente iluminadas. Nas portas, grandes ursos de pelúcia aparecem carregando presentes de Natal. Um laguinho artificial, uma fonte e um urso pescador, fabricado na França, completam a decoração. Em seu interior, quatro árvores de Natal, todas decoradas com pinhos, flores, ninhos de pássaros e esquilos de pelúcia, compõem o cenário de floresta. O destaque é para o vão central do piso Veiga Filho, que abriga a casa da vovó e do vovô ursos. Por lá, uma banda, formada também por ursos, é responsável por animar o ambiente com canções natalinas. Av. Higienópolis, 618, São Paulo. Tel.: (11) 3823-2300.

Preços pesquisados em novembro de 2008

Shopping Villa-Lobos No Natal deste ano, o espaço presta uma homenagem ao seu grande maestro. Na Estação Villa-Lobos, o visitante confere a decoração natalina que reproduz uma estação de trem dos anos 20, inspirada na composição “O Trenzinho do Caipira”. Confira também a fachada do shopping, onde, até 25/12, ocorrem shows de iluminação, a partir das 20h. E a cada R$600 em compras, usando os cartões Visa ou VisaElectron, o cliente ganha uma linda caixinha de música artesanal. Av. das Nações Unidas, 4.777, na Alto de Pinheiros, na Marginal Pinheiros, São Paulo. Tel.: (11) 3024-4200.

Revista Viva | Dezembro 2008

95


96

Revista Viva | Dezembro 2008


Revista Viva | Dezembro 2008

97


saúde TEXTO: RENATA VIEIRA | FOTOS: dIVULGAÇÃO

Água de beber... Sem exageros Você já deve ter perdido a conta de quantas vezes leu ou ouviu que o ideal é tomar pelo menos dois litros de água ao dia. E, provavelmente, já tentou, mas nunca conseguiu seguir as recomendações. Relaxe! Estudos, realizados por especialistas da Universidade da Pensilvânia, desmistificam os supostos benefícios do consumo de água a todo instante. Os pesquisadores afirmam não terem encontrado bases científicas para sustentar essa teoria, já que boa parte da água que precisamos está contida nos alimentos. E mais: beber água exageradamente pode provocar intoxicação e confusão mental. Então, o que vale mesmo é usar o bom senso e respeitar os sinais do corpo. Deu sede? Então, beba!

Como a água entra no organismo

H2O é vida! Composta por duas partes de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O), a água é a substân-

abundante no corpo humano, representando entre 50 e 65% do peso de Preços pesquisados em novembro de 2008

cia mais

um adulto razoavelmente magro. Um adulto

litros de água,

dos quais 30 circulam dentro das células.

Essencial para grande parte das funções do organismo, como absorção de nutrientes e controle da temperatura, a perda

de 20%

de água corpórea pode causar a morte, ou seja, nosso organismo não agüenta mais do que quatro

dias sem água, mas pode

ficar semanas sem alimento.

98

Extraída de uma fonte no coração da Floresta Amazônica, a Equa irá agitar o mercado das águas de luxo. Idealizada pelo americano Jeff Moat, que trabalhou durante quinze anos em Manaus, a Equa é vendida como a água mineral mais pura do mundo. No mercado americano sai por U$8, a garrafinha de 750ml. No Brasil, o lançamento está previsto para maio de 2009 e não sairá por menos de R$40.

Outras preciosidades... - A Fiji é extraída de um aqüífero formado numa antiga cratera vulcânica na Ilha de Viti Levu, no Arquipélago Fiji. Apesar da origem exclusiva, o preço é camarada: em torno de R$5. - A Ty Nant vem do País de Gales, aquela charmosa parte da Grã-Bretanha. R$8. - Com aplicações de cristais Swarovsky na garrafa, você paga pela embalagem da Bling, e para isso é preciso desembolsar cerca de R$150.

Bebida funcional

- Líquidos - 60% - Alimentos sólidos - 30% - Metabolismo - 10% (“produzida” pelo organismo ao queimar gordura e carboidratos)

tem em média 45

Água selvagem

Fique de olho nas águas que, além de matarem a sede, trazem benefícios extras para seu organismo. - A Acqua Fibra, da Genuína Lindoya, também tem fibras (sim, as famosas substâncias ao bom funciomento do intestino). - Com baixo teor de sódio, a Bonafont, da Danone, tem 0,34mg/l de sódio contra 35mg/l de outras marcas. O objetivo, além de hidratar, é diminuir o nível de sódio do organismo. - Com um leve toque de maçã, a Vitalis traz extratos de chá branco, conhecidos por suas propriedades anti-oxidantes, que retardam o envelhecimento.


ISAO

São Paulo (11) 3885-6988, Granja Viana (11) 4777-0585 e Revendedor Alphaville (11) 4191-4789 Belo Horizonte (31) 3337-2597 Brasília (61) 3361-5565 Curitiba (41) 3222-3763 Florianópolis (48) 3224-9993 Goiânia (62) 3281-0483 Porto Alegre (51) 3346-4316 Rio de Janeiro (21) 2529-8184 Salvador (71) 3341-4196 Spazio Donatelli (11) 3885-6818 SAC 0800 12 78 78 www.donatelli.com.br

A alegria vai dar o tom na sua casa. Coleções Katz e Drops.


90 | Revista Viva S/A | Dezembro 2008