156 | Revista Viva S/A | Maio 2014

Page 82

Cinema

Revista Viva S/A

O futebol e o cinema relembrar vitórias. É um drama de pessoas que vivem do passado, que tiveram a glória e foram esquecidas.

Divulgação

O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006): em 1970, enquanto o Brasil luta para vencer a Copa do Mundo, o garoto Mauro, de 12 anos, tem de ficar com seu avô quando seus pais fogem porque estão sendo perseguidos pela ditadura. O avô morre repentinamente e os vizinhos abrigam o menino.

Garrincha, Alegria do Povo

M

Assisti a vários filmes sobre futebol, mas temos poucos grandes filmes sobre o tema, daqui e de lá de fora

uito em breve o mundo inteiro estará mergulhado na Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Não sou fanático pelo esporte, mas sou de Santos, tenho cadeira cativa no clube e tive a sorte de crescer vendo Pelé e aquele que foi o melhor time do mundo. Também vi filmes sobre o assunto, que infelizmente são poucos. Vamos lembrar de alguns: Pelé Eterno (2004): minha maior emoção foi o choque de me dar conta de que eu estava lá, que a lenda Pelé não é exagero ou fantasia. Finalmente temos a prova concreta e os pais podem mostrar para os filhos ou netos. Gostei da estrutura, das opções e do resultado. A lenda está viva e merece respeito.

Asa Branca (1981): um dos raros filmes a mostrar as dificuldades de se tentar a carreira e o assunto tabu, o homossexualismo no futebol.

Garrincha, Alegria do Povo (1963): traz a vida do atleta quando ainda jogava no Botafogo, mas já era um dos melhores do mundo. Começa mostrando sua vida simples, ainda em Pau Grande, com a mulher e as filhas. Como os arquivos cinematográficos eram precários, por vezes há apenas fotos.

Fuga Para a Vitória (1981): o mais famoso filme de Pelé como ator se passa em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Um grupo de prisioneiros de um campo de concentração alemão tem que enfrentar a seleção dos soldados, formando um time de futebol multinacional e com antigos jogadores famosos. O grupo, na verdade, pretende usar a chance para fugir do lugar. É o mais importante filme feito pelos americanos sobre futebol.

Divulgação

Boleiros, Era Uma Vez o Futebol (1998): em um bar, ex-jogadores se reúnem todas as tardes para

82

Linha de Passe (2008): é passado na periferia e conta a história de uma mãe e seus quatro filhos. Um deles, quando cresce, faz tudo para tentar conseguir se tornar jogador profissional de futebol, mas é atormentado pelo fato de ter chegado à idade limite para ser aprovado em testes.

Rubens Ewald Filho Jornalista, crítico de cinema e escritor

O Milagre de Berna (2003): em 1954, quando a Alemanha tem chances de ganhar a Copa do Mundo, um ex-prisioneiro de guerra volta da Rússia e tem problemas de relacionamento com a família, principalmente com o filho mais novo, que é fanático por futebol e amigo de um dos jogadores da seleção. A Copa (1999): em um mosteiro budista no Himalaia, dois jovens estudantes tentam escapar dos rituais para poderem acompanhar a Copa do Mundo de futebol de 1998, em particular a final entre França e Brasil.

Maio | 2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.