Page 1


4

Abril | 2014


Abril | 2014

5


8

Abril | 2014


Abril | 2014

9


Sumário

32

34

40

Moda & Beleza

Cinema

Silvio Lancellotti

Deise Novakoski

Cristiana Arcangeli

Rubens Ewald Filho

As receitas lancellottianas do Dia das Mães

Casamento à vista!

A força das vitaminas

Mães do cinema: as boas e as más

REVISTA

Tiragem 30 MIL EXEMPLARES confirmada por

Conforme relatório com os procedimentos acordados executados para confirmação da tiragem em posse da Projeto Editora

14 26 28 30 36

Vilela

Drinks & Cia

Foto capa: Henrique

Gastronomia

Clipping Memórias de Alphaville Perfil Negócios & Cia Fashion

10

38

42

Matéria de Capa

Expediente DIRETORES EXECUTIVOS: ALFREDO CÔNSOLO JUNIOR - COMERCIAL - JUNIOR@VIVASA.COM.BR | ROSANA ARAGON - ADMINISTRATIVO E EDITORIAL - ROSANA@VIVASA.COM.BR | ARTICULISTAS: AMAURY JR, CRISTIANA ARCANGELI, DEISE NOVAKOSKI, DURVAL PEDROSO, IÇAMI TIBA, LUIZ MARINS, ROBERTO SHINYASHIKI, RUBENS EWALD FILHO E SILVIO LANCELLOTTI | ASSESSORA DE DIRETORIA: SHAMIRA ROMANZINI | ASSISTENTE COMERCIAL: TALITA VERARDI | ASSISTENTE DE DIRETORIA: LUANA FERREIRA | ASSISTENTE EDITORIAL: TÁRIK SANTIAGO DE OLIVEIRA CÔNSOLO | COMERCIAL: ANDRÉA AMARAL | GERENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO: FERNANDA MATOS | JORNALISTA RESPONSÁVEL: JOÃO FELIPE CÂNDIDO - MTB 57.364/SP | JORNALISTA: ALINE FRATICELLI – MTB 55.195/SP | SECRETÁRIA DE DIRETORIA: DÉBORA XIMENES | TRÁFEGO: MAYRA NATHALIA P. DE OLIVEIRA | DIAGRAMAÇÃO: GVDESIGN | DISTRIBUIÇÃO: HOTLINE DISTRIBUIÇÃO | FOTOGRAFIA: VICTOR SILVA | REVISÃO: DÉBORA F. F. ORSI | PROJETO GRÁFICO: PROJETO EDITORA | IMPRESSÃO: PLURAL EDITORA E GRÁFICA

Abril | 2014


58

59

64

66

Flash

Empreendedorismo

Golfe

Carreira & Relacionamento

Amaury Jr.

Luiz Marins

Durval Pedroso

Roberto Shinyashiki

Gafes: os notáveis também erram

Seja impacientemente paciente

Portugal, um destino fantástico de golfe

O combinado não sai caro

60

71 Pet & Cia 72 Viva S/A Indica 98 Provado & Aprovado

Turismo

Distribuição Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e Granja Viana - Condomínios horizontais, edifícios e centros comerciais

Para anunciar

(11) 2132-7000

Calçada das Palmas, 20 - 1º andar - Centro Comercial Alphaville | Barueri | SP CEP: 06453-041 | e-mail: rosana@vivasa.com.br | site: www.vivasa.com.br facebook.com/vivasa.revista

Na rede social facebook.com/vivasa.revista @revistavivasa

A revista Viva S/A é uma publicação exclusiva da Projeto Editora. Não nos responsabilizamos por opiniões expressas nos artigos assinados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização (textos e fotos).

Abril | 2014

11


Carta ao leitor

Rosana Aragon, a maquiadora Nilza Bianchi, o fotógrafo Henrique Vilela, Maria Natércia, Içami Tiba, João Felipe, Luciana e André

Caro leitor, No ano passado, em comemoração ao Dia Internacional da Família, 15 de maio, contamos com a especial participação da família Goulart. Foi muito gratificante ter o casal de atores Nicette Bruno e Paulo Goulart, na companhia dos filhos, em nossa reportagem de capa, que falava sobre a história da família de um dos casais mais admirados do País. Infelizmente, Paulo já não está mais entre nós, porém, sem dúvida alguma, deixou um legado para seus filhos e admiradores. Este ano resolvemos abordar novamente o tema. Afinal, a família como conhecíamos mudou e tem “novos desenhos e papeis”. Para falar sobre o assunto, ninguém melhor que o nosso articulista, o respeitado psiquiatra, escritor, professor e palestrante Içami Tiba, que conhece como ninguém os dilemas das famílias brasileiras. Para se ter uma ideia, ele já acompanhou de perto, em seus atendimentos, mais de 80 mil adolescentes e seus familiares. Desta vez ele não está sozinho. Tiba e seu clã concederam, com exclusividade, uma entrevista para lá de descontraída a nossa reportagem. Entre muitos detalhes, o médico e sua esposa Maria Natércia fazem literalmente “uma viagem de volta no tempo” e revelam como foi o início do casamento, como é a convivência com os filhos e netos e muito mais. “A família é a melhor construção que o ser humano encontrou para formar um cidadão. Hoje, ser mãe e pai biológicos não garante uma formação de alta performance. É preciso que os pais sejam também educadores”, diz Tiba. A matéria está imperdível! Uma ótima leitura e até a próxima edição. Rosana Aragon Diretora de redação

12

Abril | 2014


14

7

8

9

André Storino Divulgação Victor Silva

6

Dani Bertusso

5

Divulgação

3

Flávio Max

4

Tárik Santiago

2

Henrique Vilela

1

Henrique Vilela

Clipping João Felipe Cândido | Colaboração: Thereza Franco 1.) Em 10/4, a CNL Empreendimentos Imobiliários apresentou aos corretores da Fernandez Mera o empreendimento Life Park, que será lançado para o público em 17/5. Na foto, Daniel Luxo e Renato Ishikawa, presidente, ambos da CNL; Marcelo Moralles e Gonzalo Javier Fernandez, da Fernandes Mera; e Walter Melilo, da CNL. 2.) O evento contou com pocket show de Luiza Possi. 3.) A produtora cultural Francine Storino participou da produção do desfile de Fause Haten para a SPFW 2014, no Teatro FAAP, em SP. Na foto, com Michel Kassardjian. 4.) A proprietária da Florense Alphaville Cristina Maczka (à dir.) promoveu, em 25/3, um brunch para apresentar a convidados e imprensa os lançamentos da Tramontina Design Collection. Na foto, com Lucia Dendena, Tramontina Design Collection.; e Claudia Biasio, da Florense. Aniversários 5.) Em 5/4, o ex-jogador de futebol Cafu comemorou em sua casa os 10 anos da Fundação que leva o seu nome e atende cerca de 750 crianças carentes. Na foto, com a esposa Regina de Moraes. 6.) A gerente da Arestta, do Iguatemi Alphaville, Here Gonçalves (3a. esq. p/ dir.), recebeu, em 21/3, clientes e amigos na loja. Na foto com, Paula Bernardo, Patricia Salvador, Here, Andreia Marcondes, Rosana Rocha, Débora Frazzato e Adriana Santini. 7.) O empresário Imre Suranyi recebeu, em 21/3, familiares e amigos na boate Muleka, do Alphaville Tênis Clube (ATC). 8.) A Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) comemorou, em 4/4, 20 anos. Na foto, Agnério Néri Ferreira, da Fieb; Carlinhos do Açougue, vereador e vice-presidente da Câmara e Jaques Munhoz, vice-prefeito e Secretário de Educação, todos de Barueri. 9.) A empresária Adriana Ambrosi recebeu convidados em 9/4, na loja de roupas e acessórios que leva o seu nome, no Shopping Flamingo. Na foto, com Walquiria Aragão (à esq.), do grupo Sinal. Abril | 2014


Revista Viva S/A

2

Divulgação

3.) A KPMG Auditores Independentes recebeu convidados, em 10/4, no Radisson Alphaville, para a palestra A nova Lei Anticorrupção nº 12.846. Na foto, Geronimo Timerman, da KPMG; Juliana Sá de Miranda, do Tozzini Freire Advogados e Claudio Peixoto, da Risk Consulting Forensic & Litigation.

1

3

Gabriela Rossa Drewes

2.) Santana de Parnaíba recebeu, dia 15/4, a Orquestra Bachiana do SESI sob regência do maestro João Carlos Martins, no Salão Savana Club. O evento foi realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo do município.

Henrique Vilela

1.) Sergio Grassi, sócio da Honda Hville, recebeu o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, em 9/4, nas novas instalações da concessionária no município. Na foto, com Oswaldo Grassi; Gelso Lima, secr. da Indústria, Comércio e Abastecimento; e Lourival Suman, da Hville.

6.) O grupo Meninonas S.A, do Facebook, realizou em 3/4, na Saraiva do Iguatemi Alphaville, o 1º Coaching de Autoconhecimento, ministrado por Dalton Cortucci. Na foto, Rosemari Ungaretti, Claudia Marcia, Edméia Peres, Meire Ribeiro, Loilhana Alonso (Fundadora e Presidente), Dalton Cortucci, Telma Martins, Diana Alonso, Katia Ramos e Marisa Alonso.

5

6

Divulgação

4

Loana Alonso

5.) O presidente da Flytour Eloi D’Avila de Oliveira e sua esposa Antoinette, inauguraram, em 20/3, o instituto EDO, em Barueri. Na foto, com Helen K Barrionuevo (à esq.).

Victor Silva

4.) Em 21/3, a advogada Eva Petrella (2ª esq. p/ dir.) inaugurou em novo endereço seu escritório de advocacia em Alphaville. Na foto, com a filha Stella e o marido Armando Pacheco; e Marcia e José Hamilton Alexandrino.

Abril | 2014

7

8

15

Tárik Santiago

8.) O promotor e professor da Unip, Dr. Válter Kenji Ishida, promoveu, em 21/3, na Saraiva do Iguatemi Alphaville, a palestra Temas atuais de direito penal. Na sequência, autografou seu livro Curso de Direito Penal.

Victor Silva

7.) Nos dias 4 e 5/4, a psicóloga Alda Marmo promoveu, na Integração – Escola de Negócios, em SP, o workshop #vocenocomando.


16

Abril | 2014


Abril | 2014

17


Clipping

Revista Viva S/A

2

Lourivaldo Santos Filho

1

Henrique Vilela

1.) Em 15/4, o casal Pedro Vilela e Ana Maria realizou coquetel de inauguração de mais uma loja Suit Makers, agora no Iguatemi Alphaville. Na foto, com o filho Felipe e sua namorada, Fernanda Lima. 2.) Em 23/4, o prefeito de Barueri, Gil Arantes, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Silvia Arantes, participaram da abertura da Campanha do Agasalho 2014, no Teatro Municipal da cidade, que contou com apresentação da Orquestra Sinfônica de Tatui.

4

Divulgação

3.) A moradora da região Cristiana Pereira e Marc Auradou se casaram em 11/4, no Salão de Festas Casa Petra, em SP. 4.) O CEO da Total Links Antônio Tavares (à esq.), homenageou Demi Getschko, considerado o “pai da Internet no Brasil”, por meio de um jantar no restaurante Marcel, em SP.

18

7

9

Nina Amaral Alexandra Pescuma

5

Divulgação

8

Duda Moraes

6

Teoria das Cores

3

Mel e Cleber

5.) As artistas plásticas Suzy Magalhães e Rosali Leão inauguraram, em 15/4, o Ateliê RenArte, no Centro Comercial Alphaville. 6.) Em 9/4, a jornalista Mylene Macedo foi jurada do concurso Miss São Paulo Capital 2014, no Mega Eventos, em SP. Aconteceu na Granja Viana... 7.) Em 8/4 o terapeuta Mauricio Bastos comemorou um ano dos Encontros de Respiração, Meditação e Mantras promovidos às terças-feiras no Espaço UlaBiná. Na foto, Celso Freitas, Divya Zulauf , Maurício, Miguel Fein, Paulo Suzuki e Jimmy Junoy. 8.) A campanha do Fundo Mundial da Natureza (WWF) - a Hora do Planeta - também aconteceu no bairro, com uma caminhada; e os restaurantes envolvidos apagaram suas luzes para os clientes jantarem à luz de velas. Na foto, Alice e Thais Roji, Isabela, Cris Cruz, Tomé Siqueira, Daniela Terracine e Thereza. 9.) Em 17/4, Felipe Poltronieri (ao centro) festejou seu aniversário no Ozé Temaki, ao lado de seus pais e amigos. Abril | 2014


DESTAQUE ENTRE AS MELHORES EMPRESAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

PARA SHOPPING CENTERS. 1º Fórum Brasileiro de Shopping Centers Prêmio LIDE de Shopping Centers 2014

Apoio:

Iniciativa:

Matriz São Paulo

SEGURANÇA PATRIMONIAL - LIMPEZA E CONSERVAÇÃO - VIGILÂNCIA ELETRÔNICA -

São 20 Paulo

|

Campinas

|

Goiás

|

Ribeirão Preto

www.embrase.com.br

|

Rio de Janeiro

|Abril | 2014 Santos


24

Abril | 2014


Associação Comercial e Industrial de Barueri

Revista Viva S/A

Atual diretoria da ACIB coloca em prática os novos projetos

ACIB Mulher Esta frente social se mostra ainda mais presente com a entrada da nova diretoria e a criação da ACIB Mulher, que iniciou suas atividades já no mês de abril e realizou sua primeira atividade durante uma ação de entrega de ovos de páscoa no IEPPC (Instituto Social Parque dos Camargos). Segundo a presidente da ACIB Mulher, Telma Ambrosio, o intuito do projeto é estreitar a relação da entidade com a população de Barueri e ainda destacar a importância social para o desenvolvimento sadio de um município.

A

Associação Comercial e Industrial de Barueri (ACIB) encontra-se, em 2014, envolvida com diversas associações do Estado de São Paulo, na colaboração para um projeto referência, voltado à elaboração de documento que a Facesp - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo apresentará aos candidatos a governador do Estado, antes da eleição que ocorrerá este ano, com o fim de transmitir-lhes uma visão empresarial das prioridades municipais quanto à ação de políticas públicas estaduais e das dificuldades enfrentadas pelas empresas no seu relacionamento com o governo do Estado. A ACIB busca, com a sua participação no projeto “Para o Próximo Governador (PPG)”, mostrar que está presente não apenas no cotidiano do empresariado de Barueri, mas também nos rumos econômicos de todo o País, além de se preocupar com questões relacionadas à população quando analisa aspectos sociais como saúde, educação e segurança que determinam a direção em que o município segue.

Moacyr Correa Felix

Presidente da ACIB

A ACIB Mulher chega ao cotidiano da ACIB com a proposta de humanizar as relações existentes na Associação, que até então eram vistas sob a perspectiva de negócios. O Projeto, que tem como slogan “ACIB Mulher, o coração da ACIB”, mostra que é preciso haver uma consciência social nas grandes empresas e isto faz com que a entidade seja reconhecida não apenas como a casa do empresário, mas também como força atuante no crescimento de Barueri.

CENTRO: Av. Henriqueta Mendes Guerra, 712 Tel.: (11) 4198-8787 ALPHAVILLE: Al. Rio Negro, 1033 - Piso Térreo Alpha Shopping - (11) 4195-7751 www.acibarueri.com.br

Publieditorial


Memórias de Alphaville João Felipe Cândido

Tárik Santiago

Gabriela Rossa Drewes

Revista Viva S/A

Claudia Abrahão, 43, é empresária e mora em Alphaville há 30 anos.

Alpha Burger: o ponto de encontro dos jovens na década de 1980

“Nasci em São Paulo e até o início da minha adolescência morava com a minha família no bairro Itaim. Por acaso do destino, ao ler o jornal, vi uma propaganda do colégio Mackenzie Tamboré. Comentei com os meus pais e acabamos indo conhecer o local. Todos nos encantamos imediatamente, não apenas com a escola, mas acima de tudo com o bairro e a quantidade de verde que existia. Foi em 1984 que nos mudamos para Alphaville. Meu pai trabalhava em São Paulo, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, porém, ele fazia questão de estar presente no almoço em família todos os dias. Eu não tenho a menor dúvida de quanto a minha infância foi privilegiada. Eu e meus amigos fazíamos os nossos programas todos aqui. Andávamos muito de bicicleta. Vale relembrar que Alphaville era, digamos, dividida em ‘tribos’. Tinha o grupinho do Residencial 1, do Residencial 2, do Residencial 3.. e por aí.... Era o máximo irmos juntos às festinhas na casa dos nossos amigos. Devido a minha idade, eu não podia frequentar

PARTICIPE DA COLUNA 26

aos sábados a boate Muleka, concorrido espaço de festas e eventos do Alphaville Tênis Clube (ATC). Eu e minhas amigas conhecíamos o segurança do ATC, então às vezes ele ‘quebrava o nosso galho’ e nos deixava entrar. Aos domingos, eu adorava dançar na domingueira do clube! A nossa diversão era garantida mesmo toda sexta-feira, quando íamos ao Cineteatro, no Centro Comercial Alphaville, que era completamente diferente do que conhecemos hoje. Jamais vou esquecer o dia em que assisti na telona ao filme A Lagoa Azul (risos). Logo que saíamos do cinema, nosso ponto de encontro acontecia num lugar que deixou muita saudade: o Alpha Burger, que ficava nas proximidades do local conhecido como ‘Redondo’. A lanchonete era uma espécie de McDonald’s e adorávamos tomar milk shake, com batata frita e hambúrguer. É por isso que eu adoro Alphaville. Minhas raízes são aqui e, hoje, vejo o quanto é gratificante ver os meus filhos estudando no mesmo colégio que os filhos dos meus amigos”.

Tem algum lugar de Alphaville ou região que marcou época em sua vida e que você gostaria de ver aqui em nossa coluna? Envie um email para joao@vivasa.com.br. Abril| 2014


Abril | 2014

27


Perfil João Felipe Cândido

Revista Viva S/A

Anote este nome: Renata Poppe! A jovem estilista e moradora de Alphaville, 22, formada em Design de Moda pela FAAP – SP, tem tudo para se tornar um dos grandes nomes da haute couture brasileira. No final do ano passado venceu a 10ª edição do disputado concurso FAAP Moda. A coleção criada por Renata, batizada de “Vivendo com Fantasmas”, passou pelo crivo de experts do mundo fashion, que reuniu nomes como Pedro Lourenço, Ricardo Almeida, Carlos Miele e Glória Coelho. Fã assumida do estilista britânico Alexander McQueen, a it girl viaja para Londres no final de maio para estudar na disputada Central Saint Martins, mesma escola de moda em que McQueen se formou. “De volta ao Brasil, devo focar em minhas próprias criações, para consolidar meu nome”, antecipa.

28

DE VOLTA À COXIA Após fazer sucesso no papel do médico Jacques Sampaio na novela global Amor à Vida, Júlio Rocha, 34, mal teve tempo para tirar férias e já está de volta ao Rio de Janeiro. Devido aos ensaios do espetáculo Cachorro Sorridente, prevista para estrear na segunda quinzena de abril, no Teatro dos Quatro (RJ), o ator e morador da região não deve mais ser visto com tanta frequência por aqui. A peça de humor ácido, que também conta com Danielle Winits no elenco, promete causar polêmica com o beijo gay entre Júlio e o ator Rainer Cadete.

Divulgação

HAUTE COUTURE É COM ELA

Divulgação

A cantora e compositora Suellen Santos começou sua carreira cantando em um hotel-fazenda, no interior de SP. Não demorou muito para a jovem chamar a atenção de um importante escritório artístico de São Paulo (W3 Produções). Moradora da região há 6 anos, gravou o seu primeiro DVD no ano passado contando com a direção de Wagner Mendes e produção musical de Cesar Augusto, responsável também por produções de Zezé di Camargo e Luciano e Gusttavo Lima. Sua música Sou Toda Amor, com mais de meio milhão de visualizações no Youtube, ficou em primeiro lugar nas rádios de São Paulo e já toca nas principais do País . Sobre as inevitáveis comparações com a cantora Paula Fernandes, é enfática: “sinto-me honrada, acho que ela é uma mulher talentosa, que tem uma carreira super bem consolidada”. Além de cantar e compor, a morena ainda toca viola, violão e piano e, definitivamente, vem conquistando o seu espaço no mercado musical.

Divulgação

O CÉU É O LIMITE

Abril | 2014


Abril | 2014

29


Divulgação

Negócios João Felipe Cândido

HOT DOG GOURMET EM EXPANSÃO Há quase três anos o casal de moradores de Alphaville Giovani e Daniela Conte inauguraram a Sherlock Dog, lanchonete especializada em hot dogs gourmet no Centro Comercial Alphaville. Em menos de um ano, três unidades foram inauguradas com capital e investimento próprios. Não demorou muito para surgirem os primeiros pedidos de franquia. A dupla formatou a empresa para franquear a marca, e desde então, mais sete unidades foram instaladas, entre estas uma em Ribeirão Preto e outra em Uberlândia, MG, e há quatro pedidos de novas lojas em negociação. “Com R$ 130 mil o investidor terá a loja completa, e com a taxa de franquia paga. O faturamento pode chegar à casa dos R$ 120 mil mensais”, salienta o empresário.

MARCO CAMARGO INVESTE NA ARTE DA GASTRONOMIA

30

Abril | 2014

Victor Silva

Amigo de longa data da família Steiner, que administra o Bar do Alemão, em Itu, desde 1902, o apresentador de TV e produtor musical Marco Camargo frequenta o local desde criança. A familiaridade com os Steiner gerou a chance de uma sociedade, que irá trazer uma unidade do tradicional restaurante para Alphaville, a ser inaugurada no fim de maio, no térreo do Edifício Quebec. A casa terá capacidade para 220 lugares, com briquedoteca e cardápio interativo em tablets. O gerenciamento ficará por conta de Joubert e Stephanie Steiner, da unidade ituana. “Investimos R$ 4 milhões no Bar do Alemão de Alphaville, que funcionará todos os dias da semana, no almoço, happy hour e jantar. Também teremos serviço de delivery”, adianta Camargo.


De olho no crescimento do mercado, a Betta Consultoria e Negócios Imobiliários, do casal de empresários e moradores de Alphaville Bernadete Antunes e Salvador Silva, mudou de endereço. As novas e modernas instalações ficam na Alameda Cauaxi, 350 - 16º andar. Telefone (11) 4193-1000.

A Embrase, especializada em segurança patrimonial, serviços gerais e multisserviços, recentemente eleita pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) como uma das melhores empresas de serviços especializados no Brasil, inaugura ainda em abril o seu avançado escritório para suporte operacional e negócios, no edifício Medic Life, em Alphaville. Divulgação

MUDANÇA II

Henrique Vilela

MUDANÇA I

Wagner Martins, presidente da Embrase

Divulgação

Divulgação

EXECUTIVOS DA REGIÃO COMEMORAM O LANÇAMENTO DE SEUS LIVROS

Estabelecido em um dos pontos mais nobres e privilegiados de Alphaville, na Av. Sagitário, o Alpha Square Mall oferece conveniência e conforto para compras e lazer. São 72 estabelecimentos distribuídos em dois pavimentos, entre restaurantes, lanchonetes, coffe-shops e sobremesas, lojas de roupas e calçados finos, peças de decoração, entre outros. Interligado às Torres Office, traz praticidade e agilidade para as mais de duas mil pessoas que trabalham nas torres, além do público externo, formado pelas classes A e B. Vale destacar a facilidade para estacionar nas mil vagas disponíveis.

Abril | 2014

Luciana Aith

ALPHA SQUARE: O PONTO CERTO PARA INVESTIR EM ALPHAVILLE

Pedro Janot lançou a biografia-perfil Maestro de Voo (Editora Manole | Autoria: Edvaldo Pereira Lima). De volta ao mercado há pouco mais de dois anos após acidente que o deixou em cadeira de rodas, o executivo narra os bastidores da criação e consolidação da terceira maior empresa aérea do País sediada em Alphaville: a Azul Linhas Aéreas, a qual presidiu entre 2008 e 2013.

Nascido em Mirassol, no interior de São Paulo, ainda na adolescência Douglas Duran foi engraxate, garçom, boiadeiro, marceneiro, açougueiro e até corretor de imóveis. A soma dessas experiências o transformou e, hoje, Duran é o atual CEO da DGB - holding de logística e distribuição do Grupo Abril -, e também vice-presidente de finanças e controle do grupo no qual trabalha há 35 anos. Sem fórmulas definitivas ou listas de “como fazer”, o livro Douglas (Editora Insular) propõe uma caminhada de autorreflexão a partir da sua história de vida.

31


Gastronomia

As receitas lancellottianas

Divulgação - Foto Ilustrativa

do Dia das Mães

Vivian Cury

D

32

esde que a Dona Helena se foi, em abril de 2011, aos 88 anos, o Dia das Mães, na minha Famiglia, perdeu parte da sua graça. Os sucessores evitam que a alegria da ocasião festiva se esvaia. Principalmente porque, na minha peculiar condição de herdeiro das receitas lancellottianas, me empenho em organizar o menu do almoço na exata formatação que aprendi a amar e a fazer, desde a infância, juntinho do fogão que o Babbo Edu pilotava.

Silvio Lancellotti

Pois é. A Dona Helena jamais ostentou, digamos, pendores especiais para as frigideiras e as caçarolas. Possuía lá os seus compêndios de receitas – mas, garbosamente, permitia que o marido assumisse o comando. Sua única exigência: a manutenção do cardápio que tinha se tornado clássico. Detalhe: ela ministrava aulas de português, inglês e matemática. Por isto, não dispunha de tempo para se aperfeiçoar na gastronomia... Nos prolegômenos da comilança havia dois tipos de foccaccia, pizza à base de massa de farinha e de purê de batatas, assada no forno brando, sob a cobertura de rodelas de tomatões italianos, do gênero caqui, ou mozzarella raladinha ou filés de anchovinhas com lâminas superdelicadas de alho cru e lascas de azeitonas pretas, mais um batalhão de orégano em seu topo. Também havia as escoltas compulsórias na ocasião: salada de rodelas de pepino e de legítimo palmito-juçara levemente cozido no vapor. Muito, mas muito, mesmo, azeite de olivas extra-virgem. E nacos de peito de frango, meigamente temperados com sal e pimenta-do-reino e bem dourados em óleo de milho, até que ficassem crocantes na superfície e macios no interior. À mesa, o Babbo espargia sumo de limões sicilianos, de casca amarelada. Sobremesa sagrada: o pavê de biscoitos da linha “diplomata”, umedecidos em vinho de Marsala e entremeados

Jornalista, chef de cozinha e escritor

Abril | 2014


Revista Viva S/A

Polpettine della Mamma por uma pasta espessa de chocolate meio-amargo, gemas de ovo e açúcar. Quando o clima permitia e os temporais do verão anterior não tinham arruinado as safras, a Dona Helena montava cesta de frutas – uvas verdes e roxas, nêsperas alaranjadas, ameixas rubras e violáceas, cubos de melancia e de melão, em pendant com uma terrinona de bolas de sorvetes variados.

Existia macarrão no Dia das Mães na minha Famiglia? Sim, sim, evidentemente que sim. Até por volta dos seus 80 anos, a Dona Helena, audaciosamente, sem acusar qualquer vestígio de cansaço, se munia de uma agulha de tricô livre da ponta avantajada, perpetrava uma massa de semolina e ovos frescos, transformava o conjunto em bolotas e daí, com cada redondinha presa ao redor do arame, produzia fusilli, aquele macarrão característico do sul da Itália, fios compridos, de diâmetro razoavelmente alentado, um furinho no meio. Infinitas vezes tentei convencê-la de que seria mais sossegado comprar os fusilli prontos em alguma rotisseria adequada. Ela, no entanto, apenas acatou a sugestão quando seus braços e seus olhos já não contribuíam. Quanto ao molho e às polpettine que o enriquecem, é lógico, eu sigo, religiosamente, as regras que Dona Helena me legou.

Abril | 2014

Ingredientes para dez pessoas: 1 kg de patinho de boi, moído, sem gorduras e sem enervações Miolo de 3 pães franceses, amanhecidos, desmanchados em 1/2 xícara, de chá, de leite 5 ovos, claras e gemas 150 g de uvas passas, sem os caroços, grosseiramente picadas 100 g de azeitonas pretas, Azapa, grosseiramente picadas 5 colheres, de sopa, de licor de amêndoas – o Amaretto Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto Farinha de trigo Óleo de milho, para untar uma forma Modo de preparo: Numa vasilha de tamanho adequado, coloque a carne, os miolinhos de pão, as claras e as gemas, as passas, as azeitonas pretas e o Amaretto. Com os dedos levemente molhados em água filtrada, misture e remisture esses ingredientes até obter um conjunto muito bem amalgamado. Tempere, a gosto, com o sal, a pimenta-do-reino e a noz moscada. É claro que, aqui e ali, experimente o sabor, que precisa ficar bem equilibrado. Faça bolinhas de três centímetros de diâmetro. Passe, com delicadeza, na farinha de trigo suficiente para apenas selar a superfície das polpettine, sem sufocá-las. Acenda o forno à temperatura de 220 graus. Use óleo de milho para untar uma assadeira. Disponha as bolinhas na forma. Leve ao calor, até que se bronzeiem – normalmente, dez, doze minutos, devem bastar. Retire e reserve, num canto as polpettine protegidas por um pano. Para servir as polpettine, prepare o molho de Ragú di Pomidoro. A receita está no código ao lado.

33


Drinks & Cia

Revista Viva S/A

Divulgação

Casamento à vista!

Q

Os vinhos ideais para as cerimônias de casamento

Tomas Rangel

34

uando se trata de marcar a data do casamento, maio é o mês favorito, seguido por setembro e dezembro. Até aí nada nos surpreende, o que assusta são os custos da festa que vão sempre muito além da previsão inicial. E, como é cruel cortar esse ou aquele custo, fiz uma lista com tópicos relacionados aos vinhos que poderão ajudar a tomar decisões sem culpa ou medo de errar. Vamos lá. Primeiro, determine o valor médio que pretende gastar por garrafa e procure por espumantes brut ou rosé – igualmente brut. Além de ser a bebida de boas-vindas aos convidados, são perfeitos para coquetéis volantes, pois, por sua adstringência, costumam limpar a boca e deixá-la preparada para o sabor do próximo canapé. De modo geral, grande parte dos profissionais (entre os quais eu me incluo) admite a ideia de que espumantes brut podem harmonizar todas as etapas de uma refeição, dos canapés às sobremesas. Caso tenha jantar, é natural que os convidados queiram seguir degustando espumante. Para os demais, escolha dois vinhos tranquilos: um branco barricado e um tinto meio encorpado.

Brancos que passam por barricas de carvalho normalmente são feitos com uvas chardonnay, assim, além de adquirirem aromas amendoados, deixam de ser um branco de aperitivo e passam a fazer parte dos brancos de corpo que se adaptam a acompanhar refeições nas quais naturalmente se escolheria um vinho branco. Os das regiões mais frias da Nova Zelândia, por exemplo, são intensos e frutados com boa acidez, elegância e equilíbrio, ótimos para uma imensa variedade de pratos, como frutos do mar, massas leves, molhos ricos em especiarias, legumes e hortaliças. Os tintos de meio corpo são muitos e produzidos em todas as regiões vitivinícolas do mundo, no entanto, é mais complicado escolhê-los, pois muitas vezes entre os de médio corpo estão os de corpo algum. Para não cair em cilada, o melhor é ir direto ao coração da principal região francesa onde são produzidos os melhores tintos de médio corpo: o Loire. Nos vinhedos de Chinon de solos de cascalho e areia, as uvas cabernet-franc resultam em tintos leves e de médio corpo, curiosamente o oposto daqueles plantados na parte em que o solo é argilo-calcário, produtor de tintos de médio corpo que podem ser guardados por anos. Não deixa de ser bacana comprar algumas caixas para ir degustando uma garrafa por ano, no dia do aniversário do casamento, e ver o quanto vocês evoluíram.

Para o momento do bolo Para o bolo não poderá faltar o clássico Champagne ou outro espumante de qualquer parte do mundo desde que seja demi-sec, pois um do tipo brut dará imenso contraste fazendo os doces parecerem mais doces do que são na verdade. Outro espumante muito adequado para o momento é o Asti, feito na Itália com uvas moscato e que costuma ter o melhor custo-benefício. Aqui no Brasil também se faz esse tipo de vinho, chamado de moscatel. Terminar a festa de casamento com a boca doce é um bom augúrio para uma nova vida igualmente doce; não perca a chance. Felicidades!

Deise Novakoski Membro da Associação Brasileira e Internacional de Sommeliers

Abril | 2014


Fashion

Look Dia da Família

Marcelo veste calça social (R$ 259,90) e camisa (R$ 159,90), Edward & James. Gilcy usa vestido neoprene (R$ 499,90) e sandália de phyton (R$ 999,90), Adriana Ambrosi; e brincos Peacock (R$ 268), bracelete Hip Hop (R$ 723) e anel Ópera (R$ 796), Angela Rossi. Maquiagem e cabelo, Studio W Alphaville. Os meninos vestem: João (à esq.), bermuda jeans e camisa (R$ 125,75 cada) e Rafael (à dir.), bermuda (R$ 146,75) e camisa (R$ 115,30), todas da “3 e Já”, Desenho Infantil. As meninas usam: Ana Clara (à esq.), vestido Claire (R$ 124,30) e tiara Lika Nene (R$ 35); Manuela (sentada), vestido Petit Cherie (R$ 197,78), Mamãe Koala.

36

Fernanda Damy Consultora de imagem pessoal e corporativa

Abril | 2014

Preços pesquisados em março de 2014

Anna Quast e Fabio Laub

Henrique Vilela

O amor foi o mote da coluna Fashion deste mês. Seja para comemorar o Dia das Mães (11/5) ou o Dia Internacional da Família (15/5), o look composto para a família Kuwakino foi pensado para transmitir amor e delicadeza. As cores e os tons das peças deixaram pais e filhos em sintonia. Os pais demonstram amor fraterno e postura acolhedora; os filhos, toda a inocência traduzida por meio das roupas e acessórios.


Moda & Beleza

Revista Viva S/A

A força das vitaminas gorduras, proteínas e carboidratos; B12, que atua no desenvolvimento normal das células vermelhas, da medula óssea, dos intestinos e do sistema nervoso; biotina, que age no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas; ácido fólico, que atua na síntese do DNA e regula o desenvolvimento das células nervosas no embrião e no feto.

Divulgação

2. Vitamina C: necessária para a produção de colágeno e que auxilia na absorção do ferro e combate gripes e resfriados. Tomo 1.000 mg por indicação do meu médico, mas vale conversar com seu nutricionista para adequar ao seu organismo.

C

Fiz uma lista com as vitaminas que tomo para manter o corpo saudável

André Schiliro

38

om a correria do dia-a-dia, a alimentação acaba prejudicada e deixamos de consumir a dose diária de vitaminas e minerais recomendada para manter o corpo funcionando de forma equilibrada. Como sempre me perguntam, fiz uma lista com as vitaminas que tomo: 1. Complexo vitamínico especial para mulheres, todas as manhãs: vitamina A ou betacaroteno, que atua no crescimento dos ossos, pele, cabelos e dentes; B1 (tiamina), que auxilia no metabolismo dos carboidratos, regula o funcionamento do coração e beneficia a musculatura; B2 (riboflavina), que transforma lipídios e carboidratos em energia, participa da formação e manutenção de tecidos da pele e é essencial para o crescimento das células vermelhas do sangue; ferro, que combate a anemia; B3 (niacina), que transforma os alimentos em energia, atua na síntese de gorduras, no metabolismo de proteínas e na oxigenação de tecidos; K, que atua na coagulação do sangue prevenindo hemorragias e sangramentos internos; B6, que alivia os sintomas pré-menstruais, atua no metabolismo dos aminoácidos e na assimilação de

Cristiana Arcangeli

3. Vitamina E: uma cápsula de 1 gr, que é importante, pois evita anemia e auxilia na metabolização das gorduras. Fora que a associação das vitaminas A, C e E é um importante antioxidante. 4. Cálcio com vitamina D: uma cápsula. O cálcio forma e mantém os ossos saudáveis, e a vitamina D regula o metabolismo do cálcio e do fosfato, essenciais para ossos saudáveis. 5. Ômega 3, 6 e 9: uma cápsula de 1 gr; ajudam no controle da pressão arterial e melhoram a circulação sanguínea, a normalização do ritmo do coração e o combate à osteoporose. 6. Nutrabeauty Shape Control: uma cápsula. Estimula a circulação sanguínea reduzindo a celulite. Contém vitamina A (para integridade da pele), vitamina C (essencial na formação das fibras de colágeno e defesa do organismo contra infecções), vitamina D3 (protetor de tecido cutâneo) e ferro. 7. Whey Protein Beautyworkout: duas doses, uma após o treino e outra às 17h com uma colher de BCAA em pó e uma colher de Glutamine em pó. Composto de 92% de Whey Protein Isolate (WPI), possui 5% de colágeno hidrolisado, melhorando o perfil de aminoácidos. Contém vitaminas A, C e E.

Empresária, consultora de beleza e escritora

Abril | 2014


Cinema

Revista Viva S/A

Mães do cinema: as boas e as más Imitação da Vida (1959): clássico melodrama em que uma mãe atriz tem problemas com a filha, que também gosta de seu namorado e, ainda pior, com a filha da empregada, que está tentando se passar por branca (é mulata). Tragédia e lágrimas à vista.

Divulgação

Os Miseráveis (2012): versão musical do livro de Victor Hugo sobre Jean Valjean, o homem preso por roubar um pão, e o Inspertor Javert, que o persegue de todas as formas. O amor maternal está na figura de Santine, que se prostitui para dar de comer à criança.

Mamma Mia

O

As mães do cinema nos fizeram chorar de emoção ou de raiva

cinema teve mães inesquecíveis. São tantas que selecionei apenas algumas delas, as mais notáveis.

Mãe boa e mãe má

Preciosa (2009): o notável filme de Lee Daniels mostra dois exemplos de mãe péssima e mãe boa. A garota que dá título ao filme cria seu filho doente mental com todo amor. Mas é a própria mãe dela que permite que o marido abuse sexualmente da filha.

Mães boas Stella Dallas, Mãe Redentora (1937): a história da mãe que tudo sacrifica por amor à filha. Deixa o marido rico criar a menina, que se torna toda grã-fina e não dá bola para a mãe nem quando se casa (com rico, claro). A mãe olha de fora da janela e chora!!

40

Divulgação

Mamma Mia! (2008): o mundo mudou e as mães também. Meryl Streep mora numa ilha grega e faz o casamento da filha, que comete a temeridade de chamar para o enlace os três namorados da mãe. Um deles deve ser o pai da moça. Tudo em tom de musical da Broadway e imenso êxito comercial, graças à música do Abba.

Rubens Ewald Filho Jornalista, crítico de cinema e escritor

Minhas Mães e Meu Pai (2010): os filhos de um casal lésbico procuram conhecer o pai biológico, doador do esperma. Foi o mais badalado representante do cinema independente no Oscar 2011, com quatro indicações: filme, ator coadjuvante, atriz e roteiro. Com uma situação básica atual e inusitada, um roteiro sólido e uma mensagem positiva.

Mães más Vidas Amargas (1955): com James Dean. Kate larga o marido para se tornar prostituta e depois dona de bordel. O irmão de Dean se mata quando descobre. O Leão no Inverno (1968): Kate Hepburn fazendo a deposta Rainha da Aquitania, que visita o ex-marido e bota a boca nos escândalos da família. Sob o Domínio do Mal (1958): Angela Lansbury faz a mãe de Laurence Harvey, que sofreu lavagem cerebral para matar o futuro presidente americano. A espiã responsável por toda a trama é sua própria mãe. Psicose (1960): Anthony Perkins conserva a mãe na cadeira de balanço como esqueleto de peruca. Foi ela quem o levou à loucura e a matar as jovens que pernoitam no seu motel. A Sogra (2005): uma famosa apresentadora de TV reluta em aceitar o casamento do filho com uma bela latina, acabando por se tornar uma megera.

Abril | 2014


Matéria de Capa João Felipe Cândido | Fotos: Henrique Vilela

FAMÍLIA

C

om uma agenda sempre repleta e às vésperas do lançamento de seu novo livro Educação Familiar – Presente e Futuro (pela Integrare, editora da família Tiba), o psiquiatra, escritor e palestrante Içami Tiba nos recebeu para um bate-papo totalmente descontraído, em que seu clã – a esposa Maria Natércia e seus filhos André Luiz, Natércia e Luciana - também esteve presente (com exceção de Natércia, que não pôde comparecer). O encontro, programado para durar das 15h30 às 17h30, entre um café e outro, foi até às oito da noite. Como ocorre em boas ocasiões, o tempo voou! A seguir, confira os melhores trechos dessa conversa.

TIBA

UMA HISTÓRIA DE SUCESSO 42


IÇAMI TIBA

Formado em Medicina pela USP em 1968, especializou-se em Psiquiatria no Hospital das Clínicas daquela Universidade, onde também foi professor assistente por sete anos. Durante 15 anos, foi professor de Psicodrama de Adolescentes no Instituto Sedes Sapientiae. O primeiro presidente da Federação Brasileira de Psicodrama em 1977 e 1978 e membro diretor da Associação Internacional de Psicodrama de grupo de 1997 até 2006, no início da década de 90 deixou as universidades para se dedicar à educação familiar. Em 2002, lançou Quem ama, educa! apontado pela revista Veja como o mais vendido do ano. No total, seus livros já venderam mais de quatro milhões de exemplares e sua 31ª obra acaba de ser lançada: Educação Famíliar: Presente e Futuro. Em 2004, em pesquisa do Conselho Federal de Psicologia, pelo Ibope, sobre qual o maior profissional de referência e admiração, Dr. Tiba foi o primeiro

nome citado entre os brasileiros e o terceiro entre os internacionais, precedido apenas por Freud e Gustav Jung. Desde 2005, apresenta o programa semanal Quem Ama Educa, pela Rede Vida de Televisão. Nessa época passou a ser colunista da Viva S/A também. Como psiquiatra, psicoterapeuta e psicodramatista, já atendeu mais de 80 mil adolescentes e seus familiares. Hoje, atende como consultor de famílias em sua clínica. Considerado um dos melhores palestrantes do País, ministrou quase 3.600 palestras nacionais e internacionais para escolas, empresas e secretarias de educação. Há nove anos é curador das palestras do CEO’S Family Workshop, realizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr. Seu pai foi monge budista e formou-se em Direito aos 70 anos de idade. O dom artístico de sua mãe foi reconhecido pelo prêmio de melhor calígrafa de ideogramas fora do Japão – outorgado pela imprensa japonesa.

ANDRÉ LUIZ MARTINS TIBA (FILHO)

MARIA NATÉRCIA (ESPOSA)

Advogada e decoradora. Casou-se com Içami Tiba em 1969.

NATÉRCIA TIBA (FILHA)

Maristela Acquaviva Galvez

Formado em Direito. Advogou por 11 anos e trocou de profissão. Atualmente é responsável pelo conteúdo editorial e setor de logística da editora Integrare.

Psicóloga clínica com 12 anos de experiência em atendimento a crianças, jovens e adultos, com especialização em Psicodrama, no Instituto J. L. Moreno e Formação para Trabalho de Grupo com Gestantes. Casada, é mãe de Eduardo e Ricardo.

LUCIANA MARTINS TIBA (FILHA) Formada em Direito, hoje é publisher e responsável pelas áreas administrativa e financeira da Integrare Editora.

Abril | 2014

43


IÇAMI TIBA REVELA COMO COMEÇOU A HISTÓRIA DE SUA FAMÍLIA “Foi algo muito original. Na ASMA, que significava “Agarre o Seu Médico Agora Enquanto Estudante”, na época da faculdade, aconteciam os bailes e éramos convidados. Em minha turma, de 100 alunos, só havia cinco meninas. Eram 95 homens, sendo 27 japoneses, uma turma bem carente. Aquele baile seria no Jabaquara, em São Paulo. Lá chegando, vi a Maria Natércia dançando com um homem fortão que não largava dela. Pensei, preciso dançar com ela! Na hora, inventei que era quiromante e, depois de ler a mão de todas as garotas presentes, bati no ombro dele e falei que só faltava ler a mão dela. O rapaz levou um susto. Peguei a mão dela e fui ‘lendo’ e já dançando. Corri riscos. Primeiro, o risco de apanhar ali e depois, pelo fato

de ela não ser japonesa ou descendente. Quer saber o que eu previ para ela? Disse que iria aparecer um japonês em sua vida e que se casaria com ela (risos). Foi muita sorte! Casamo-nos depois que eu me formei. Para começar o namoro foi uma longa história, com mais de quatro meses só por telefone. Meus pais não gostaram. O sonho deles era que eu me casasse com uma japonesa escolhida por eles. Saí de casa antes de casar, pois eu queria escolher a minha namorada. Com o passar do tempo meus pais a aceitaram. Nossa história vai completar 45 anos. Nosso casamento foi em 1969, e nunca nos separamos. Na realidade, eu nem digo que é casamento. É um caso de amor. Um dia, minha filha perguntou se eu já havia brigado com sua mãe. Eu respondi que não brigo porque ela é a mulher que eu escolhi para minha vida. Por qual motivo vou brigar com a pessoa a quem eu mais

amo? Dormimos de mãos dadas. Sempre levo a bandeja com o café-da-manhã para a Natércia, pois eu me levanto mais cedo”.

Rosana Aragon

CONVIVÊNCIA FAMILIAR

44

“O Tiba é muito brincalhão. Para ele, estar com as nossas crianças sempre foi uma festa. Eu e o Tiba sempre estávamos em todos os eventos e atrações promovidos pela escola. Tínhamos uma regra muito bem combinada de nunca contrariarmos um ao outro na frente dos filhos”, Maria Natércia. “Desde a infância, sempre fomos muito ligados. Como o nosso pai sempre trabalhou demais, nós tínhamos pouco tempo para nos reunir. As horas em que ficávamos juntos eram muito produtivas. Havia o dia da porcaria. Saíamos para ir ao cinema, e era o dia em que podíamos comer de tudo o que quiséssemos. Mesmo sendo médico e estando sempre trabalhando, dia e noite, não sentíamos a falta de nosso pai. Nossa convivência é praticamente diária. Almoçamos juntos quando possível, pois o consultório é próximo da editora. É muito fácil trabalhar com meu pai por causa do seu bom-humor. Ele nos liga muito e também ligamos para ele. Óbvio que existem as divergências, porém, sempre as enxergamos como uma forma de ampliar nossa visão. Raramente entramos em conflito, pois estamos abertos para escutar o outro, entender o que ele está passando, para chegar a um consenso. A nossa irmã Natércia trabalha no consultório com ele. O seu trabalho é muito focado nessa relação de pais e filhos. Ela também é nossa autora”, Luciana. “A editora foi fundada há quase dez anos e começou com a edição dos livros do nosso pai. A empresa cresceu e ampliou sua área de atuação. Nosso pai sempre foi um grande amigo. Claro que também levávamos broncas. Até meus amigos adoravam o jeito de ele lidar com os jovens. Falávamos praticamente a

Abril | 2014


mesma língua. Ele ficava feliz da vida. Sempre falamos, brincando, que hoje ele não é o nosso pai; hoje ele é nosso autor”, André Luiz.

OS FILHOS NA INFÂNCIA “O Tiba sempre trabalhou muito e nem sempre estava presente. Ele fazia questão de levar as crianças à escola. E eu ia buscar. Trabalhava com decoração de interiores e às vezes saíamos da escola e ainda íamos para as lojas de decoração. Era a maior diversão. Os meninos brincavam nos montes de tapetes, pulando de um monte para o outro”, Maria Natércia.

CONVIVÊNCIA COM A MÃE “Nossa mãe sempre trabalhou com decoração e sempre estávamos juntos com ela. Eu nasci em 1972 e sou o mais velho. Depois vem a Natércia, que nasceu em 1974 e a Luciana, de 1982”, André Luiz. “Nossa mãe é virginiana e muito perfeccionista. Ela conseguia organizar tudo, além de contribuir muito com a nossa educação. Mesmo trabalhando muito, sempre foi presente. Até hoje eu fico pensando como a nossa mãe conseguia dar conta de tudo: ajudar meu pai, trabalhar e ainda cuidar dos filhos. Quando eu crescer, quero ser igual a ela (risos)”, Luciana.

EDUCAÇÃO DOS FILHOS

tipo de influência. A editora foi construída porque já tínhamos o autor e porque meu pai não encontrou, em outras editoras, quem pudesse cuidar de tudo, vendas de livros, edição, entrega”, André Luiz. “Quando pequenos, sempre escutávamos de muitas pessoas que eram fãs do trabalho do nosso pai coisas boas a seu respeito. Ele não é uma pessoa polêmica e só faz bem para a sociedade. Muitos perguntavam como ele era em casa e se ele fazia as mesmas coisas que escrevia nos livros”, Luciana.

RELAÇÃO COM OS NETOS “Ele faz com meus sobrinhos, Eduardo e Ricardo, aquilo que fazia comigo. Adora ir com eles ao sítio e mostrar-lhes as carpas, tal como fazia conosco, nos falando sobre a Natureza”, Luciana.

FILHOS NA ADOLESCÊNCIA “Quando eles eram adolescentes, convidávamos os seus amigos para irem conosco à fazenda e à chácara. Era muito bom!”, Maria Natércia.

CUIDADOS COM A SAÚDE “Mesmo com a agenda sempre repleta, meu pai caminha todos os dias. Ele sempre gostou de exercícios físicos. Mesmo cansado, faz esteira quando chega a casa. Ele

adora essa fase de lançamento de livro, pois viaja bastante e tem contato com as pessoas. Quanto mais longe a cidade, melhor. Eu já o acompanhei em algumas viagens e, com 31 anos, quase morri (risos)”, Luciana.

ROTINA DO CASAL “Devido aos compromissos, saímos pouco. Nossa vida sempre foi focada em nossos filhos, trabalho, amigos dos filhos. Depois que nossas crianças ficaram mais velhas, não saímos mais juntos com tanta frequência. Às vezes o Tiba me chama para ir ao cinema, mas prefiro ficar em casa. Moramos em um loft e eu adoro cozinhar. O Tiba sempre precisa escrever, e, por conta desse último livro, ficou quase um ano sem sair de casa. Eu também gosto de ler e organizo as coisas dele de acordo com a sua agenda. Separo sua roupa para cada evento ou palestra. Em datas importantes fazemos questão de estar todos juntos. Não existe uma regra. Antigamente, nos reuníamos religiosamente todos os finais de semana na chácara. Hoje em dia é mais difícil. No aniversário do Tiba deste ano, estávamos no evento CEO’s Family, do João Doria Jr. e cerca de 450 convidados cantaram parabéns para ele. O Tiba adora. Eu, por exemplo, não ligo de comemorar o meu aniversário, nossos filhos também nem sempre. Mas ele tem que comemorar, tem de

“Acho que a coerência com que eu e o Tiba sempre levamos nossas vidas, nossas ações e exemplos de luta foram fatores determinantes na influência da educação de nossos filhos. Jamais nos ofendemos. Isso não quer dizer que eu nunca tenha ficado brava com o Tiba. Sempre foi tudo muito bem conversado”, Maria Natércia.

SER FILHO DO IÇAMI TIBA GEROU ALGUM TIPO DE PRESSÃO EM DETERMINADO MOMENTO DA VIDA DE VOCÊS? “Acredito que não. A área profissional que escolhi, por exemplo, não tinha nada a ver com a atuação dele. Eu não senti nenhum

46

Abril | 2014


OS VESTIBULARES 2014 CONFIRMAM:

S O N S A A R V I O E R R R AP A C E S E R A L U B I T S E V PRINCIPAIS

E L L I V A H P L A Só em

8 4 9 Parabéns aos alunos Objetivo aprovados nas principais faculdades e universidades!

APROVAÇÕES TO N E M O M O É AT e 2014 Março d

MEDICINA

ENGENHARIA

DIREITO

APROVAÇÕES

APROVAÇÕES

APROVAÇÕES

ADMINISTRAÇÃO

ARQUITETURA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

APROVAÇÕES

APROVAÇÕES

APROVAÇÕES

APROVAÇÕES

71

21

26

81

22

43

17

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

COMPUTAÇÃO

FARMÁCIA E BIOQUÍMICA

JORNALISMO

PSICOLOGIA

PUBLICIDADE

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

APROVAÇÕES

APROVAÇÕES

APROVAÇÕES

APROVAÇÕES

APROVAÇÕES

APROVAÇÕES

APROVAÇÕES

20

21

12

12

23

24

11

Aguarde os resultados finais dos vestibulares.

0800 77 00 189 – www.objetivo.br Agora, em parceria com: Agora, em parceria com: Abril | 2014

Alphaville: Alameda Araguaia, 221 – Tels.: 4191 4030 / 4191 4038 Av. Yojiro Takaoka, 3.500 – Tel.: 4152 8812 47


“Comecei a escrever o novo livro há dois anos. Normalmente é um processo longo. Escrevo, depois reescrevo. Aumento e diminuo capítulos. Costumo escrever nos mais diversos lugares: aeroporto, avião, nas viagens..., onde eu puder. Sempre coloco no computador aquilo que já está mais ou menos escrito em minha mente. Este livro mesmo daria tranquilamente quase 500 páginas. Fui cortando e chegou a um tamanho viável (320 páginas – Integrare Editora). Gosto de escrever com palavras que façam com que o leitor não abandone o livro. Evito termos muito técnicos e prefiro decifrar ao máximo possível. O teclado do meu notebook é iluminado e, por isto, às vezes acordo de madrugada e começo a escrever, mesmo com a mulher dormindo ao lado. É uma fase muito boa. Vou deixando os textos separados. Livros são sementes que o destino leva para caminhos que o próprio autor desconhece. Elas encontram um terreno fértil e é aí que germinam e geram, normalmente, frutos diferentes dos originais, aclimatados ao terreno. Gosto que meus livros atinjam as famílias para que elas possam aplicar o que puderem aproveitar e melhorarem as suas vidas, mesmo da maneira delas. Isso que é a semente diferente. Isso que é o importante para a educação”, Içami Tiba.

48

CALOR HUMANO “Eu quero ir onde os meus livros estão. É impressionante, quando chega o livro em uma determinada região, as pessoas começam a querer palestra sobre os temas que eu abordo. Gosto de ir para esses lugares porque o meu projeto, quando me dediquei à educação, era o de levar uma vela acesa para a escuridão das famílias. Eu preferiria, em vez de ser uma lâmpada a mais, levar uma vela acesa na escuridão educacional. Digo vela porque, em muitas das cidades que visito, nem sempre existe luz elétrica. Em geral, essas cidades pequenas se organizam com outras ainda menores para irem me conhecer nas palestras. Não há preço que pague tudo o que eu aprendo em cada lugar. As pessoas gostam de encostar, pegar, abraçar, beijar, tirar fotografia. É sempre uma festa. Em março, por exemplo, estive com o Dr. Augusto Cury em Uberlândia, MG, e pude participar de uma palestra no Ginásio do Sabiazinho, no projeto Encontro de Gigantes, “Curtir é viver – diga sim à vida”. Mais de 8.500 pessoas assistiram a nossa palestra na parte interna do ginásio, pois mais de 2.000 pessoas ficaram do lado de fora”, Içami Tiba. Divulgação

O NOVO LIVRO EDUCAÇÃO FAMILIAR: PRESENTE E FUTURO

Rosana Aragon

cantar parabéns. Como somos muito caseiros, é comum, no final de semana, nem passarmos perto da porta da casa (risos). Ficamos no aconchego de nosso lar. Como virginiana, sou extremamente organizada e, quando chega a sexta-feira, já fiz todas as compras e deixei tudo organizado. Aos fins de semana, o nosso café é mais caprichado, pois temos mais tempo. Há finais de semana em que estamos mais festivos. Ele praticamente não bebe vinho. Eu, como boa descendente de portugueses, adoro vinho. Na TV, gostamos de ver os telejornais e o Tiba gosta de assistir à luta de UFC. Muitas vezes ficamos na cama. Enquanto ele escreve no computador, eu fico lendo. Ele chega a ler dois livros em um único dia. Nossa cama vira um escritório. O Tiba também gosta de ficar me mostrando fotos do Instagram. É tão gostoso nosso fim de semana! Quando possível, vamos passear no Shopping Iguatemi, que fica a poucas quadras de casa. Adoramos um bom cappuccino com chantilly. O Tiba até hoje é o mesmo de quando nos conhecemos: doce, compreensivo, generoso. Meu sonho sempre foi casar com um homem inteligente. Um dos grandes sonhos do Tiba, e que conseguimos realizar, foi ter um jardim japonês com um lago com carpas, de que ele tanto gosta”, Maria Natércia.

Abril | 2014


Dr. Tiba, o sr. conseguiu colocar em prática com os seus filhos aquilo que ensina aos pacientes e mostra em seus livros? Acredito que existe uma linha de ação que é muito parecida, que é o empenho em cuidar dos filhos e prepará-los. Percebo que hoje sou muito melhor do que quando era pai deles na infância e adolescência. Se eu soubesse certas coisas naquela época, talvez eu tivesse mais conhecimentos práticos com relação, por exemplo, à educação sustentável. Tenho muita competência nessa área, porém, isto foi algo desenvolvido ao longo do tempo. Se eu tivesse tido a percepção do quanto a tecnologia e nossa comunicação fossem evoluir, certamente eu teria feito os meus filhos estudarem em outro país. Antes, era comum fazer estágio ou intercâmbio. Nós tínhamos condições de mandar nossos filhos estudarem fora, mas essa competência eu não tinha na época. Hoje, acho imprescindível um filho ter em seu currículo um curso feito fora do Brasil. Dr., sei que é difícil generalizar, porém, atualmente, quais são os maiores problemas familiares apontados por seus pacientes? Um casal se transforma em família quando tem o seu primeiro filho. Passa de um relacionamento em corredor entre duas pessoas para um triângulo de três pessoas. Atualmente, existe  pouca saúde mental para formar um relacionamento saudável a dois, devido às dificuldades de educação que cada um traz dentro de si. Esta saúde mental piora quando começa a triangulação. As principais dificuldades são resultantes das falhas educacionais que tiveram nos seus próprios desenvolvimentos: como falta de maturidade, egoísmo, liberdade sem responsabilidade, realizar suas vontades mais que necessidades, ciúmes, tentativas de controle, falta de preparo educacional para serem pais saudáveis, além da falta de valores intangíveis essenciais como ética, cidadania, meritocracia, relação custo-benefício, disciplina, baixa capacidade de enfrentar contrariedades, autocontrole emocional, ambição, autoridade natural, empreendedorismo com foco, liderança, valores relacionais, etc.       É evidente que muitos valores familiares estão desaparecendo. Cito, por exemplo, a autoridade dos pais ou até mesmo dos professores, que parece cada vez mais distante. A que o Sr. atribui essas mudanças? A geração que tem mais irmãos que filhos teve pais muito autoritários, e até seus professores podiam dar palmadas e pesados castigos. Filhos e alunos tinham que se submeter, pois eram suas únicas fontes de aprendizado. Esta geração fez uma grande revolução na educação familiar. Ela tentou ser pais permissivos e nada cobradores, em nome da felicidade. Ao mesmo tempo, a Internet e colegas passaram a ser também fontes de aprendizado muito mais interessantes e atualizados. Pais e professores abriram mão da educação por desconhecerem outros métodos educativos e a Internet e colegas

50

Reprodução / Instagram

ENTREVISTA

Tiba nas redes sociais Içami Tiba é adepto do Instagram, a maior rede social de fotos da Internet em que frequentemente publica imagens do seu dia a dia. Nesta foto, ele destaca um de seus sonhos realizados: o lago com carpas de sua chácara na Granja Viana. Instagram: @icamitiba Facebook: www.facebook.com/icamitiba acabaram com as hierarquias de poder. Com isso, a escola deixou de preparar seus alunos com valores tangíveis, e os pais, com valores intangíveis. Cada vez mais alunos e filhos estão sendo mal preparados para construírem suas próprias sustentabilidades. O Sr. já falou, em entrevistas, sobre a autoridade educativa. O que seria, exatamente? No que consiste a educação sustentável? As famílias não estão sendo sustentáveis nem os filhos constroem suas sustentabilidades em tempo adequado. Os pais estão formando mais príncipes herdeiros do que sucessores empreendedores. Autoridade da força física é diferente da autoridade educativa que provém da liderança. Quando um filho erra, pouco educativos são a surra, o grito, a ofensa, o simples perdão, etc. Para ser educação sustentável, o filho tem que aprender a não errar mais. Os pais, no lugar de descarregar frustração e raiva, poderiam dizer: “Você tem que aprender a fazer o certo” e ensinar qual seria a ação mais adequada que o filho teria que praticar para aprender. Uma vez aprendido, o filho nunca mais errará por ignorância, e fará o correto. O melhor aprendizado é quando se faz, mais do que simplesmente ouvir ou ver... Assim, os pilares da educação sustentável são: Quem ouve esquece; Quem vê imita; Quem justifica não faz; Quem faz aprende; Quem aprende produz; Quem produz inova; Quem inova sustenta e Quem sustenta é feliz! O Sr. também já afirmou que as famílias estão criando e buscando soluções para superar a falta de um modelo educativo familiar. Que modelo seria esse?

Abril | 2014


Rosana Aragon

52

Rosana Aragon

Cada família busca superar os conflitos da convivência com os filhos como consegue. Infelizmente ninguém sente falta do que não conhece. Percebe-se que um ensinamento foi adequado quando o filho passa a praticá-lo como um hábito. Uma boa orientação é verificada ao longo da vida, por ser sustentável, e não somente na hora em que se ensina. A geração dos pais (A) acreditou que estava correta em poupar os filhos (B) das suas obrigações, fazer tudo por e para eles, entregando-lhes praticamente pronto o que eles queriam, para vê-los felizes. Pois esta geração poupada (B), somente quando teve seus próprios filhos (C) é que descobriu que não sabia como educá-los. Outro exemplo é os pais tentarem ser amigos dos filhos em vez de serem pais. Ou ainda os pais delegarem (terceirizarem) a educação a terceiros como escola, babá, parentes, avós, etc. Pior quando os pais se submeteram à autoridade dos filhos, mesmo pequenos, como se eles fossem adultos e capazes de assumir totalmente as responsabilidades decorrentes das ações praticadas. Quais as competências que os pais precisam ter para criar e educar os seus filhos? Os pais teriam que aprender a educar seus filhos construindo conhecimentos educativos por intermédio de vários meios: leitura de livros sobre educação familiar; tornar-se parceiro dos professores dos seus filhos e acompanhar de perto os seus estudos e tarefas;

conhecer bastante seus amigos mais frequentes (hoje, as crianças e adolescentes aprendem mais com colegas, amigos e parceiros do que com professores ou pais); monitorar a vida virtual, e a independência tem de ser acompanhada por responsabilidades equivalentes. Filhos só podem ter senhas próprias quando provarem sua independência e responsabilidade suficiente, como não perder aulas de manhã, não dormir nas aulas, não deixar de fazer as refeições com os pais, etc. Internet é só um instrumento, portanto, o seu uso depende do preparo e da índole que o usuário tiver. Educar só dá trabalho para quem não tem conhecimentos educativos. São contra uma educação sustentável a irritação, a agressividade, o destempero emocional, ser contraditório (diferenças entre a prática diária e os ensinamentos), etc. Se isto ocorrer, o emocionalmente atacado tem mais é que interromper o ensinamento e retornar calmo para dar sequência. Geralmente não são os filhos que deixam os pais nervosos, mas os pais que não sabem usar da sua autoridade educativa. Dr. Tiba, o sr. tem algum sonho? Posso dizer que estou em realização do meu sonho. O que eu faço já sonhei há muito tempo. A realização não acaba, porque eu me considero um prestador de serviços, com o objetivo de levar a educação para o maior número possível de famílias. Gosto muito de conceder entrevistas com o intuito de compartilhar um pouco do meu conhecimento com as pessoas. As palestras propiciam o contato com o público. Tenho um programa também na televisão, o Quem Ama Educa, exibido pela Rede Vida de Televisão. Dessa forma, eu tento estimular o conhecimento em todos os veículos. Então, o meu grande sonho é continuar neste caminho de educar. Vejo possibilidades de mudança na educação brasileira. Eu vejo e luto por isso.

Abril | 2014


Planeta Fonte: Sabesp

54

Abril | 2014


Revista Viva S/A

Abril | 2014

55


Empreendedorismo

Revista Viva S/A

Divulgação

Seja impacientemente paciente

M

Os que querem atropelar o tempo pagarão por essa imprudência

Divulgação

56

eu conselho é que você seja “impacientemente paciente”. Isto significa que você não deve ter paciência com a sua falta de paciência, mas lutar com todas as suas forças para ser a cada dia mais paciente, menos impaciente com tudo, menos com a sua falta de paciência. Agora, entenda que ser paciente não é ser bobo ou boba. Ser paciente não é ser complacente. Menos ainda complacente com o erro, com a ausência de virtudes, com pessoas que não desejam se aperfeiçoar, assim como com trabalhos mal feitos. Ser impacientemente paciente é dar tempo ao tempo quando precisa ser dado. Lembrar que o sucesso não ocorre de um dia para o outro e que deve ser construído todos os dias com dedicação, comprometimento e atenção aos detalhes. Significa lutar todos os dias contra os nossos pequenos defeitos e levantar novamente todas as vezes que erramos, lembrando que só não erra quem nada faz. Ser impacientemente paciente significa ter redobrada paciência para ensinar as pessoas, repetir conceitos até a exaustão, acreditar que as pessoas podem mudar e se desafiar para que elas mudem. Vejo pessoas que não têm paciência. Querem

tudo de uma só vez. E, com isto, desistem logo de suas empreitadas, jogam a toalha ao primeiro obstáculo, se irritam facilmente, tratam mal as pessoas que deveriam justamente ensinar com amor e atenção. A paciência é uma das mais importantes virtudes. Muitas vezes ela é mal compreendida, confundida com passividade, com ausência de assertividade, com pura aceitação das coisas como são. Pelo contrário! A virtude da paciência tem tudo a ver com virtude da perseverança, da fortaleza, do domínio da vontade. Uma pessoa paciente não desiste, não se entrega, não se acomoda, não se deixa levar. Ela não é conduzida. Ela conduz com paciência e sabedoria. E nada é mais ligado à virtude da paciência do que a sabedoria. Só os verdadeiramente sábios conseguem ter paciência.

Apressa-te devagar Octavius Augustus, Imperador Romano - 27 a.C. a 14 d.C., é considerado pela Dicta Sapientia Latina o autor desta frase atribuída por muitos a Festina Lente “Apressa-te devagar”. Esta sabedoria milenar nos leva a uma reflexão profunda. Tanta correria, globalização, rapidez, velocidade... Sem dúvida a disponibilidade e a velocidade da informação global nos dão sensação irresistível de “pressa”. Porém, é preciso saber distinguir “velocidade” de “pressa”. Ser “veloz” é saber adequar a velocidade às condições da estrada ou do tempo. Ter “pressa” sem atentar para as condições de segurança é buscar um acidente que poderá ser fatal. Assim é nossa vida pessoal e profissional. Temos que ser velozes, ágeis, rápidos no decidir e no agir. Mas, sem “pressa”. A pressa é inimiga da perfeição; a velocidade, não. É preciso saber dar tempo ao tempo para que as coisas amadureçam e aconteçam, e compreender que a aprendizagem de novos conceitos, atitudes e comportamentos leva algum tempo. Será que sabemos distinguir velocidade de “pressa”? Para vencer nos dias de hoje a receita é: Apressa-te devagar! Pense nisto. Sucesso!

Luiz Marins Antropólogo, consultor de empresas, escritor e apresentador de TV

Abril | 2014


Flash

Revista Viva S/A

Reuters

Gafes: os notáveis também erram

Rainha Elizabeth

E

“Quando se é rico, todas as gafes são permitidas; são até recomendadas, quando se quer ter o sentimento do próprio poder”, anônimo

Henrique Vilela

58

m 1997, o presidente francês Jacques Chirac confundiu-se na geografia e chamou Fernando Henrique Cardoso de presidente do México. Imperdoável. Uma gafe assim dá asas à imprensa para voar sobre as mais diferentes interpretações. Foi o que aconteceu. Chirac foi acusado de ser mal assessorado, de ter memória fraquejada e pouco caso pelo Brasil. A Veja, na sua edição de 27 de abril de 1983, noticiou que cientistas europeus haviam conseguido cruzar células de boi com outras, de tomate, criando uma substância que denominou de “boimate”. A revista caiu numa brincadeira de 1º de abril, dia da mentira, reproduzindo informações da publicação inglesa News Scientist. Nesse dia, por tradição, a revista sempre inclui uma mentira cabeluda no seu editorial. A Rainha Elizabeth II, numa recepção do Palácio de Buckingham, perguntou a Eric Clapton se fazia tempo que ele tocava guitarra. E Clapton: “Faz 45 anos”. Claudiomiro, centroavante do Inter, entusiasmado, descrevendo uma de suas jogadas: “Eu fiz que fui, mas não fui e acabei fondo”.

Amaury Jr Jornalista e apresentador de televisão

A encantadora e talentosa Suzy Rêgo foi protagonista de uma história no Japão que virou folclore. Lá estava ela numa reunião de atores de vários países, todos cumulados com a delicadeza dos japoneses anfitriões, quando alguém propôs que cada um fizesse um brinde no seu idioma de origem. O francês começou com um santé, o alemão emendou com prost, em seguida veio o inglês e levantou a taça: cheers. Chegou a vez de Suzy, ela abriu um sorriso e mandou um sonoro tim-tim. Fez-se um silêncio zen na sala, um constrangimento mortal. Suzy depois ficou sabendo que tim-tim, no Japão, quer dizer “pingolim pequeno”. Na Copa da Alemanha, em 1974, Galvão Bueno narrou dez minutos da partida Alemanha Oriental x Austrália, pensando que fosse Suécia x Bulgária, jogo do dia seguinte. Narrava pelo monitor e fez a trapalhada.

Com a mão na perna do rei Silvia Poppovic começou sua carreira na TV no Globo Rural: fazia uma seção de respostas de cartas sobre doenças de vaca, pragas da mandioca, nematódeos, agrotóxicos, etc. Mas, cedo, passou a repórter, na Globo mesmo. Sua primeira grande entrevista foi em 1982. E logo com quem? Com o rei Roberto Carlos. Ela passou horas se preparando, regulou até a roupa que ia usar, já que haviam lhe dito que Roberto não gosta de marrom, nem de tons dessa cor. Estava nervosíssima. Roberto chega, amável e cordial, permitindo nascer entre eles um clima de compreensão e simpatia. Poppovic ficou tão à vontade que, ao fim de cada pergunta, batia a mão na perna do rei, não se dando conta de que aquilo estava constrangendo seu entrevistado. Aí o pior: viu que estava batendo a mão na perna mecânica. Por mais que tentasse, Silvia não conseguiu esconder seu embaraço e a sensação de ter cometido uma enorme gafe. Roberto não demonstrou aborrecimento algum. Ao contrário, foi mais simpático ainda, para compensar a mão-boba da repórter. Rei é rei.

Abril | 2014


dellannoalpha

dellannoalpha.com.br

Alph aville - Alame da Araguaia, 671 - Tel: 11 4208 45 15


Turismo

João Felipe Cândido

NOVA ZELÂNDIA:

O PAÍS DOS EXTREMOS

Carolina Romanini em Wai-O-Tapu Thermal, considerado

o mais completo parque geotermal da Nova Zelândia 60

Arquivo Pessoal

NA COMPANHIA DE TRÊS AMIGAS, PUBLICITÁRIA EXPLORA UM DOS LUGARES MAIS BONITOS DO PLANETA

Carolina Romanini, 32, no final do ano passado, na companhia de mais três amigas, fechou um pacote de 15 dias para conhecer a Nova Zelândia, um pequeno país com tamanho semelhante ao do Japão, localizado no meio do Oceano Pacífico. O interesse de Carolina surgiu ao ler algumas curiosidades sobre o lugar, porém, o que despertou mesmo a sua vontade de embarcar para lá foram as fotos e os comentários de amigos. Talvez a ansiedade em conhecer o país tenha feito com que a longa viagem de avião passasse bem rápido. O trajeto escolhido foi via Chile. Foram cerca de quatro horas de São Paulo até Santiago e mais 14 horas de Santiago até a capital Auckland, considerada a maior área metropolitana do país. Vale ressaltar que não é necessário visto. Ao desembarcar, começava a parte mais difícil: decidir o que fazer primeiro! A Nova Zelândia é uma país com natureza exuberante. Logo que o turista chega lá, já percebe claramente a hospitalidade e simpatia dos habitantes (atualmente são cerca de 4,4 milhões, distribuídos em duas ilhas principais, sendo Ilha Norte

Abril | 2014


Revista Viva S/A

termal, formação de gêiser (um estranho orifício no solo que cospe fortes jatos de água quente e vapor de dentro da terra). O fenômeno ocorre em áreas de erupção vulcânica. Há também cavernas com pequenos seres vivos que emitem luz como um vagalume.

Mount Victoria, próximo ao centro da cidade de Wellington

Rob Suisted

Leque de opções para todos os gostos e bolsos

e Ilha Sul, que totalizam 268.680 km²). Na maioria das cidades em que ficaram, optaram pela locação de apartamentos. Para otimizar a locomoção, o aluguel de um carro foi imprescindível, já que as cidades costumam ser distantes umas das outras. A geografia tão diversificada e as lindas paisagens da Nova Zelândia podem ser conferidas sob os mais diversos ângulos. Ao mesmo tempo em que há lindas praias (só o litoral tem mais de 15 mil km) o visitante pode se surpreender com geleiras, parque geo-

O país oferece tantas atrações que certamente será necessário fazer uma lista. Esportes (estamos falando dos mais radicais, acredite!), gastronomia, passeios e caminhadas, natureza e vida selvagem, atividades aquáticas, e até observar as estrelas. Apesar de o país ser muito seguro e limpo, com infraestrutura voltada para turismo diferenciado nas cidades, o comércio e os restaurantes fecham muito cedo. “Encontrávamos o comércio fechado a partir das 17 horas, e a maioria dos restaurantes encerra a cozinha às 21 horas. Os passeios são caros, bem como comer fora”, diz. As amigas se entregaram à gastronomia local. Quem gosta de um bom vinho vai se surpreender, pois a região é repleta de vinhedos. Muitas vinícolas ficam abertas para degustação e a maioria possui restaurante dentro de suas propriedades. Não deixe de apreciar os frutos do mar, os queijos e o famoso e tradicional cordeiro. Em qualquer lugar, com certeza, o turista vai encontrar uma atmosfera descontraída, pois os neozelandeses fazem questão de tratar tudo de forma casual. “Recomendo o restaurante Aorangi Peak Restaurant, na cidade de Rotorua. Ele fica no topo da montanha e garante uma vista espetacular: pode-se ver a cidade inteira de lá. A comida é maravilhosa e o atendimento excelente”, destaca Carolina.

Prova disto foi o cineasta Peter Jackson fazer questão de escolher o seu país natal para filmar as trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Para ele, nenhum outro local do mundo poderia oferecer a imensidão de paisagens que o país abriga. Devido ao sucesso dos filmes, a Nova Zelândia viu o seu potencial turístico aumentar. Os fãs das lendárias histórias escritas por J.R.R. Tolkien, responsável pelos livros, podem conhecer de perto, por meio de passeios temáticos, os incríveis cenários que serviram de locação para as filmagens. Por não se identificarem com os livros e os filmes épicos, Carolina e suas amigas dispensaram os passeios voltados aos fãs das obras.

Abril | 2014

Locações do filme O Hobbit

Ian Brodie

Paisagens de tirar o fôlego

61


Passeios imperdíveis versus esportes radicais A seguir, Carolina e suas amigas pontuaram algumas dicas de passeios que o turista não pode perder:

Milford Sound, o principal ponto turístico natural do país

Bob McCree

• visitar White Island, único vulcão ativo da Nova Zelândia; • conhecer Wai-O-Tapu Thermal, considerado o mais completo parque geotermal da Nova Zelândia, a 30 km do centro de Rotorua. É um parque situado na maior depressão vulcânica da ativa região de Taupo, onde é possível conhecer inúmeros tipos de atrações geotérmicas encontradas em poucos lugares do planeta como piscinas borbulhantes de lama vulcânica e até gêiseres. A “Champagne Pool”, uma fonte geotérmica semelhante a um copo de champanhe borbulhando a 73ºC, é um dos pontos altos do local; • fazer um passeio de avião sobre Milford Sounds, que é um fiorde na ilha Sul cavado pelo degelo nas montanhas e pela ação do vento. Trata-se do principal ponto turístico natural da Nova Zelândia. Tão impressionante quanto os fiordes é o trajeto para chegar lá, simplesmente incrível. O fiorde se encontra no segundo ponto mais pluvioso do mundo e é o mais famoso dos 15 fiordes que compõem o Parque Nacional de Fiordland, em análise para se tornar parte da lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco;

Coloque três dias de lado se quiser andar nas trilhas para mergulhar na magia verde. O Routeburn Track possui árvores cobertas por musgos, que oferecem vistas espetaculares

Gilbert van Reenen

• caminhar ou realizar um voo panorâmico sobre a Geleira Fox Glacier. No caso do grupo, optaram por caminhar. O passeio é simplesmente de encher os olhos. As geleiras são grandes massas de neve, gelo cristalizado e pedaços de rocha que se acumulam em grandes quantidades. O guia carrega uma espécie de machado e vai formando os degraus para que o visitante chegue ao topo da montanha; • visitar as cidades de Taupo, Rotorua, Wellington, Queenstown e Whitianga, entre as preferidas do grupo; • ir de caiaque da praia de Whitianga à caverna de Cathedral Cove; um passeio sem radicalismo; • fazer um Parasail em Taupo, que é um voo de paraquedas preso em uma lancha; • saltar de 109 m de altura no Canyon swing, em Queenstown. Após saltar, é possível observar a paisagem como se fosse um pêndulo. “Foi tão emocionante quanto saltar de paraquedas. Talvez causasse um pouco mais de medo, já que você salta sozinho, diferente de quando eu saltei de paraquedas”, finaliza Carolina.

62

White Island abriga o único vulcão marinho ativo na Nova Zelândia

Rob Suisted

Mais detalhes sobre a Nova Zelândia: www.newzealand.com/br

Abril | 2014


Golfe

Revista Viva S/A

Portugal, um destino fantástico de golfe

Divulgação

Juntar a região de Lisboa (especialmente Sintra, Estoril e Cascais) e a região do Algarve para passar uns 15 dias, de muito golfe e gastronomia, é aproveitar a chance para jogar em grandes campos maravilhosos. E curtir a vida como se deve. Se você for um fanático moderado como eu, que joga no máximo em dois campos seguidos, dando um dia de descanso para poder curtir outras paixões que Portugal oferece, vai poder jogar entre oito e dez campos. E aí o gosto individual vai prevalecer, mas poderiam ser cinco campos na região de Lisboa, como Lisbon Sports Club, Penha Longa Golf, Pestana Beloura Golf, todos eles em Sintra, no Oitavos Dunes e no Quinta da Marinha Golfe, em Cascais.

O país europeu possui 86 campos de golfe, grande parte na região do Algarve

Zeca Resendes

64

J

ogar golfe é um privilégio divino em qualquer lugar do mundo, mas, com certeza, alguns destinos transformam isto em algo mais especial. Comentei nesta coluna, num passado recente, sobre destinos como África do Sul, Estados Unidos, República Dominicana, Espanha, Chile e Argentina, mas neste mês resolvi falar sobre a nossa terrinha Portugal, que, além de não perder em nada para os demais destinos comentados, tem ainda diferenças encantadoras para nós brasileiros, como a nossa língua mãe e acolhida de nossos irmãos portugueses. Com 86 campos espalhados em seu território, sendo que três estão na Ilha da Madeira e três nos Açores, os demais encontram-se divididos na região do Porto e norte do país, 11 campos; na região central, 6 campos; na região de Lisboa, 23; no Alentejo, um campo e, por fim, o grande polo “golfístico” - a região do Algarve, com 39 campos. Se o leitor está pensando em aproveitar a primavera europeia, que vai até junho, uma passada em Portugal para um jogo de golfe, curtir seus bons hotéis internacionais, sua comida e vinhos maravilhosos, seu destino não poderia ser melhor.

Durval Pedroso Empresário, jornalista e escritor

Os campos do Algarve No Algarve o número de belos campos é grande, poderia começar com os cinco campos da Cadeia de Hotéis Pestana, mas recomendo uma pesquisa no site www.visitportugal.com, na qual você encontrará detalhes do que esses campos e região oferecem. Com 39 campos concentrados numa região relativamente pequena, os mais fanáticos poderão fazer uma maratona golfística, pois há campos que atendem a todos os perfis, campos mais técnicos ou campos mais largos e mais longos. Aos que querem levar filhos menores golfistas para campos menores, há diversas opções. Quando sair da região de Lisboa para o Algarve você pode parar no meio do caminho. A região do Alentejo oferece um campo fora de série, o Troia Golf Championship, projetado pelo lendário Robert Trent Jones (pai), ao qual, segundo um amigo português, todo golfista tem de ir ao menos uma vez na vida. Se você não puder ir à Portugal na primavera, saiba que lá tem pelo menos 265 dias de sol por ano, por isto, a turma da Europa do norte tem casas nos condomínios com golfe no país. Há anos, quando estive na região de Sintra, fui informado de que um grupo de japoneses estava fugindo do inverno e iria alugar por um mês o clube no qual fui jogar. Viva o golfe!

Abril | 2014


Carreira & Relacionamento

Revista Viva S/A

F

66

Fabiano Accorsi

Defeitos pequenos, mas constantes, são capazes de destruir uma carreira

az parte do meu trabalho como palestrante assistir às apresentações dos resultados de gerentes de diversas empresas. Volta e meia vejo que os objetivos traçados não foram cumpridos integralmente. Fico bastante incomodado quando percebo a tranquilidade com que certos profissionais relatam que não deram conta de uma promessa. Passam a impressão de que a proposta, na verdade, era realizar três das quatro metas... em vez de todas. Vira até costume. E isso parece não acarretar maiores consequências negativas. Nós, brasileiros, engolimos erros que não deveríamos perdoar. Achamos que cobrar muito é sinal de chatice. Que querer fazer tudo perfeitinho é coisa de neurótico. Na minha visão, isso tem outro significado: falta levar o trabalho a sério. Em outros países é diferente. Nos Estados Unidos, por exemplo, a exigência é maior. E os resultados, melhores. Um dia destes, uma empresária comentou comigo seu descontentamento com essa displicência e perguntou a minha opinião. Eu disse que considero perigoso deixar uma operação pela metade. E logo citei um exemplo trágico: imagine se uma empresa aérea aceitasse um problema de vôo a cada 100

Roberto Shinyashiki Psiquiatra, escritor e conferencista

operações. Seria inconcebível, não é? Sou médico e me orgulho de ter iniciado a carreira dentro de um centro cirúrgico, pois ali a gente aprende que erro de cirurgião tem um preço altíssimo, às vezes fatal. Claro que ninguém é perfeito, e você não precisa cortar os pulsos por ter falhado. O problema é quando vira regra trabalhar de forma errada, deixando escapar uma coisa aqui, outra ali. Por exemplo, chegar sempre atrasado, aceitar que os colegas não façam o trabalho conforme o combinado, deixar para lá um problema na qualidade. Ou, então, entregar relatórios de qualquer jeito, sem aquela revisada final. Abra os olhos! Defeitos pequenos, mas constantes, são capazes de destruir a carreira que se pretende construir. Por tudo isto, digo a você: é importante avaliar seu trabalho e não deixar que as pequenas distrações destruam os grandes projetos. Não caia na cilada de se acostumar com as falhas e passar a vida justificando os erros com desculpas: “Estava cansado naquele dia, estava sobrecarregado...”. Por mais que o mundo esteja caindo na sua cabeça, procure realizar suas tarefas com carinho e assuma já uma atitude de comprometimento com os resultados. Assim, você será diferente da média e se destacará.

Dica do mês

Neste livro, Roberto Shinyashiki fala sobre como não deixar que o medo se torne o seu estilo de vida. Ele divide seu segredo de superação: “A verdade é que confio em três forças nesta vida: primeiro, confio em Deus. Segundo, acredito e confio nas pessoas. Terceiro, confio em mim mesmo”.

Título: A Coragem de Confiar Autor: Roberto Shinyashiki Editora: Gente Preço: R$ 24,90

Abril | 2014

Preços pesquisados em março de 2014

Divulgação

O combinado não sai caro


ABRIL

Abril | 2014

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

67


Varizes de membros inferiores Varizes são veias dilatadas e tortuosas que ocorrem nas extremidades inferiores e que podem causar desde um incômodo estético até a ocorrência de dor servera e incapacitante, além de outras complicações como tromboflebites, eczemas e feridas. A hereditariedade é o principal fator desencadeante, mas também a idade, sexo, gravidez, anticoncepcionais, reposição hormonal, aumento de peso e atividades que demandam muito tempo em pé ou sentado são fatores de risco. Seu diagnóstico é simples e, para tratá-las, existem técnicas como a escleroterapia de vasos, a cirurgia para casos de varizes e as técnicas menos invasivas como o laser (endolaser) ou a radiofrequência, indicadas para o tratamento das veias safenas. Caberá ao seu médico uma análise detalhada de cada caso para a escolha do tratamento mais adequado. Dr. José Luiz Orlandi Clínica de Moléstias Vasculares - Crirugião Vascular Conj. 1606. Tel.: (11) 4191-9659 | 98326-9988 joseluizorlando@gmail.com

Dr. Augusto Pisati Clínica Pisati Pediatra Sala 407 4195-2557 | 98335-9288 augusto@pisati.med.br

Dra Maria Cristina S. Valencio Klinique Saúde e Bem-Estar Dermatologista

Sala 1112 2970-1815 | 98699-7740 | 97667-6678 mariacristina.dermato@gmail.com

Dra. Inayara de Albuquerque Miranda Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares

Sala 406 4153-0866 | 98154-8655 inayaramiranda@uol.com.br

Dr. Pedro Paulo Antonaccio Clínica Antonaccio Vascular Cirurgia Vascular Angiologia e Ultrassom vascular

Salas 1705 | 1706 4193-1869 | 3288-9500 www.antonacciovascular.com.br

Dra. Karina Azevedo Picinato Centro especializado em reabilitação do membro superior e terapia da mão

Sala 1402 4272-0235 | 96232-2311 kaka_azevedo79@hotmail.com

Dra. Luciana Nucci Dezotti Odontopediatria e Odontologia para bebê Sala 903 4153-9029 | 99534-2500 lunucci@bol.com.br

PALESTRAS WORKSHOP SAÚDE E BEM-ESTAR Dia 13 de Maio - Das 19h00 às 22h00 - Auditório do Edifício Medic Life DR. PEDRO PAULO ANTONACCIO Tema: Novas técnicas de angiologia e cirurgia vascular 68

DRA.ELIANI PISATI Tema: O que a fisioterapia pode fazer por você Aula experimental de Gyroknesis.

DRA. LUCIANA NUCCI DEZOTTI Tema: A odontopediatria como aliada no desenvolvimento de seu filho!!

Publieditorial Abril | 2014


Dermatologia Atuante na região há 1 ano, a Dra. Maria Cristina integra a Clínica Klinique, em conjunto com as especialidades de Endocrinologia, Cirurgia Plástica, Nutrição e Estética. Tem por objetivo é oferecer um tratamento individualizado por meio de uma observação minuciosa. Membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, com residência no Hospital Padre Bento de Guarulhos, é especialista em Dermatocosmiatria pela FMABC. Atua também na área da Dermatologia Infantil. Busca agregar os avanços tecnológicos em ativos, tópicos e orais, com procedimentos, quando necessário, para oferecer o tratamento mais adequado. Trabalha com procedimentos e tecnologias diversas, como crioterapia, luz pulsada, infravermelho profundo, laser ND-Yag micro-pulsado, e o laser de CO2, entre outros. Dra. Maria Cristina S. Valencio Klinique - Saúde e Bem Estar – sala 1.112 Tel.: (11) 2970-1815 | 98699-7740 | 94242-5451 | 97667-6678 www.klinique.com.br / falecom@klinique.com.br

Dra. Eliani Pisati

Dra. Lilian Zaboto

Clinica Pisati

Médica Pediatra

Fisioterapeuta

Pediatria - Vacinas

Sala 407 4195-2557 | 98335-9289 eliani@pisati.med.br

Dra. Carolina Resende Avicena Espaço Saúde Ginecologista Obstetra

Salas 1113 | 1114 Tel.: 4302-6422 dra.carolresende@hotmail.com

Dra. Valéria Mendes

Sala 1313 4302-6330 | 4191 9115 contato@vacinville.com.br

Dr. Adriano Rodrigues Pombo

Dra. Vera Resende Avicena Espaço Saúde Psicóloga

Salas 1113 | 1114 4302-6422 verapsic7@hotmail.com

Dr. José Luiz Orlando

Pombo Cardio

Clínica de Moléstias Vasculares

Cardiologia / Medicina Nuclear

Cirurgião vascular

Sala 410 4302-6428 | 99955-7236 pombocardio@hotmail.com

Salas 1606 Tel.: (11) 4191-9659 | 98326-9988 joseluizorlando@gmail.com

Medic Life, o mais completo Centro Médico de Alphaville Marque sua consulta com os nossos médicos e profissionais da saúde.

Reabilitação Oral Pacientes com Necessidades Especiais

Sala 406 4153-0866 | 99538-7318 specialcareneeds@gmail.com Abril | 2014 Publieditorial

Av. Copacabana, 112 18 do Forte Empresarial | Alphaville 69


Ciclo de Palestras Fotos: Tárik Santiago

Revista Viva S/A

Encontro de Saúde e Bem-Estar A Revista Viva S/A, em parceria com alguns médicos do Edifício Medic Life, realizou no dia 8/4, o Encontro de Saúde e Bem-Estar. Na ocasião, quatro profissionais apresentaram palestras com temas relacionados à promoção e prevenção da saúde. São eles: o cardiologista Adriano Pombo, a ginecologista obstetra Carolina Resende, a psicóloga Vera Resende e o cirurgião vascular José Luís Orlando.

Realização

Apoio

Para a realização deste evento a Revista Viva S/A contou com o apoio das empresas Café Helena, Fada Festas, Mercearia Dona Boleira, Provence Organização de Eventos e Vininha Mini Sanduíches. O próximo Encontro de Saúde e Bem-estar será realizado no dia 13/5, às 19h, também no Medic Life, com entrada gratuita.


Pet & Cia João Felipe Cândido

Revista Viva S/A

DÚVIDA DO LEITOR

Desde 2009, com o intuito de humanizar cada vez mais o seu atendimento e auxiliar, da melhor maneira possível, o processo de acolhimento e recuperação de seus pacientes, o hospital libera a visita de animais de estimação. Para isto, alguns protocolos precisam ser adotados, como: ter autorização do médico do paciente; o veterinário deve emitir um laudo atestando as boas condições de saúde do animal; e o proprietário do animal precisa apresentar a carteira de vacinação atualizada e comprovante de banho deste nas últimas 24 horas. “Somos seres humanos cuidando de seres humanos. Ações como esta são essenciais, pois reforçam a importância do processo de humanização e, além disso, só têm trazido bons resultados”, destaca Claudio Luiz Lottenberg, presidente do Einstein.

Andrea, os gatos são um dos animais mais inteligentes que eu conheço. O mais correto seria castrá-los. Vale reforçar a segurança das janelas e portas na transferência do apartamento para a sua casa e fazer uma apresentação de ambientes, passando confiança para eles. Depois você teria que possuir alguns recursos disponíveis no mercado para gatos que fogem para a rua. Existe uma cerca virtual que limita pontos específicos da casa sem o uso de barreiras fixas. Basta ligar o transmissor a uma tomada elétrica próxima à área em que você queira conter o seu animal. Para saber mais sobre seu pet, acesse www.adestradorglaucolima.com.br

Victor Silva

“É QUASE UM FILHO”

Abril | 2014

A falta de tempo sempre foi o grande empecilho na vida do executivo e morador de Alphaville Washington Botelho. Há cerca de um ano, porém, tudo mudou. Durante um trajeto de carro, em meio a muita chuva, um cão todo encolhido na rua chamou a atenção de Washington. Mesmo com terno e gravata, sem pensar duas vezes, ele pegou o vira-lata e, ao olhar para o cão, teve a clara sensação de que ele já era seu. Naquele momento, Spock entrou em sua vida e mudaria a sua rotina. “Faço caminhada com o meu companheiro todos os dias. Além de melhorar minha saúde e as tensões do dia a dia, depois que o Spock passou a fazer parte do meu cotidiano, sou muito mais tranquilo”, diz.

71

Arquivo pessoal

O paciente Sr. Ennio de Paula Araújo com sua cadela Clara

Divulgação

HOSPITAL ALBERT EINSTEIN LIBERA VISITA DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Olá, Glauco. Quais as dicas para quem mora em apartamento, tem gatos e vai mudar para uma casa? O que fazer para eles não irem para a rua? Andrea Naves Muller, psicóloga.


Aline Fraticelli

SERVIÇOS

ESPECIALIZADOS Com todo o cuidado que você procura.

• Couro & Artefatos • Cortinas • Ternos

• Pelúcias • Tapetes • Tingimento

• Ateliê • Roupas Finas & de Grifes

Delivery Grátis:

Victor Silva

0800 775 6565 Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4350 - Apoio 1 - Loja 2

www.expresslaundry.com.br

Tudo limpo com produtos que respeitam a natureza vivaabril125x125.indd 1

31/03/14 16:51

Vem aí O famoso bar Pirajá deve ser inaugurado em julho, no Shopping Iguatemi Alphaville. As atuais unidades localizadas em São Paulo, na Av. Faria Lima e no Shopping Morumbi, podem ser consideradas “a praia carioca mais próxima de São Paulo”, já que a decoração costuma fazer uma clara alusão ao Rio de Janeiro. Prova disto, os mosaicos que imitam a orla de Ipanema, além das paisagens clássicas da cidade maravilhosa espalhadas em quadros e pôsteres nas paredes. www.piraja.com.br.

Sumário

72

Compras

74

Gastronomia Casa & Construção

76 80

Serviços

82 Abril | 2014


Óculos na hora

Bem-estar

84

Programe-se

96

Provado & Aprovado

98

Abril | 2014

Preços pesquisados em março de 2014

Divulgação

A Fashion Optical Center tem laboratório próprio com equipamentos de precisão e de última geração e entrega óculos com lentes monofocais de até 4 graus em cerca de 15 minutos. Possui sala para atendimento vip e dispõe de lentes digitais multifocais, acrílicas e de policarbonato com antirreflexo. Na compra de uma armação (a partir de R$ 150), o cliente ganha 50% de desconto nas lentes acrílicas com antirreflexo. Calç. das Margaridas, 79. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 4191-3372.

73


Compras

Al. Rio Negro, 111. Piso Lazer. Shopping Iguatemi Alphaville. Tel.: (11) 3173-1450. www.studiow.com.br

74

A Blue Shark é especializada em artigos para pesca, camping e tiro esportivo. A loja busca a troca de experiência com seus clientes, oferecendo, por exemplo, cursos de pesca e mergulho. Ali há um estande para tiro que funciona também como centro de treinamento para a Federação Paulista de Tiro Esportivo, seguindo as normas internacionais da ISSF. É representante autorizado das marcas como Rossi, Norica, Abu Garcia, Rapala e Pesca Brasil. Al. Araguaia, 561. Alphaville. Tel.: (11) 4195-0961.

Gustavo Rampini

Os diferenciais que consolidaram o Studio W e o tornaram sucesso entre celebridades e fashionistas estão lá reunidos: profissionais renomados, as melhores marcas de cosméticos e a expertise do fundador - o hair stylist Wanderley Nunes. Tudo no ambiente de 600m2, com iluminação inteligente, espelhos de cristal e detalhes que vão desde a água filtrada para lavar os cabelos até procedimentos hospitalares no manuseio de instrumentos das manicures.

Pesca e tiro esportivo

Moda para os pés A Ateliermix Tamboré oferece um mix de calçados, bolsas e acessórios das marcas Capodarte, Dumond e Ateliermix. A loja traz coleção com estampas animal print, tendência forte da estação. As botas de cano longo são o grande hit da estação, e modelos tradicionais como montaria, country e cut out boots continuam em alta, assim como as cores vermelho, borgonha e azul petróleo com preto nas peças. Av. Piracema, 669. Shopping Tamboré. Tel.: (11) 4193-8994.

Victor Silva

Alphaville e região contam com a celebrada marca Studio W, tradicional rede de luxuosos salões de beleza, com uma unidade no Shopping Iguatemi Alphaville

Abril | 2014


Gastronomia

Novo restaurante do ATC

Duda Campagnoli

O restaurante D.O.C Crafteria fica dentro do ATC - Alphaville Tênis Clube. Especializado em comida internacional e variada, oferece serviço de bufê self service com churrasco a R$ 29 e pratos à la carte com opções a partir de R$ 15, no almoço de segunda a sexta. Para o jantar, de terça a sexta, prepara pratos à la carte. Às quintas-feiras, a partir das 19h, há pizzas no forno a lenha e música ao vivo. Também faz eventos de bufê para festas pessoais e corporativas. Al. Mamoré, 10. Alphaville. Tel.: (11) 4191-3229.

76

Abril | 2014

Preços pesquisados em março de 2014

Seu café puro é de origem 100% arábica. De único produtor, o processo é estate coffee, ou seja, tudo ocorre na Fazenda Monte Alto, em Dourado, SP, do plantio à embalagem final. Entre as opções estão blends, como o especial em grãos 1 kg (R$ 29) e o café em pó de 1 kg (R$ 19), além de kits para presentear a partir de R$ 40. Entrega na região. Até fim de maio, os leitores da Viva S/A ganham 5% de desconto no primeiro pedido (mínimo de 2 kg). Tel.: (11) 3717-2363.

Divulgação

Café Helena


Gastronomia

malu O espaço gastronômico Armazém 465, no 18 do Forte Empresarial, oferece cervejas nacionais e importadas e cachaças artesanais. Diariamente, no almoço, serve bufê por quilo (R$ 44,90), com saladas, comida japonesa, pratos quentes, grelhados e sobremesas. À noite, de terça a sábado, o serviço é à la carte, com opções de petiscos, saladas, risotos, lanches e grelhados. De quarta a sábado, a partir das 19h, tem música ao vivo. Tel.: (11) 4193-2305.

78

Ingrid Marques Carvalho, da Doce Didó, prepara docinhos em cozinha gourmet, construída em sua residência, em Alphaville. São doces para festas como camafeu, sushi de damasco com pistache, flor de abacaxi e bombons de variados sabores. Mas seu forte são os brigadeiros gourmet. Os mais pedidos são os de Nutella com Ovomaltine e os de coco queimado. Entrega em Alphaville e região. Tel.: (11) 97209-6272. Abril | 2014

Preços pesquisados em março de 2014

café helena

A HbBeer, no Centro de Apoio 2, é uma opção para degustar boa cerveja e comidinhas de boteco, como porções de frango à passarinho e batata com bacon e catupiry (R$ 27 cada). São mais de 100 rótulos de cervejas especiais, entre elas chopps Dama Beer, Braumeister e Czechvar. A casa tem promoção da Copa: adquirindo quatro garrafas ou chopps de 500 ml da Erdinger mais R$ 15 o cliente leva um copo da marca, edição especial do mundial. Tel.: (11) 4153-6448.


Casa & Construção

Em casa, na sua casa Seja para comemorar um aniversário ou simplesmente receber um grupo de amigos, a reunião em casa deve ser prazerosa e não motivo para dor de cabeça e preocupação. Por isto, as sócias Tania Antonio Sacco e Maria Claudia Donegá, da FF Alpha Eventos

Brunch: permite cardápio com opções típicas do café da manhã, mas que pode ter tortas ou quiches. Almoço: é importante servir mais de uma opção de prato principal, para deixar os convidados à vontade quanto à suas preferências ou limitações. Jantar: prepare petiscos e entradinhas antes de os convidados chegarem. Pode ser tábua de frios, salada verde e mini-pães. Sirva um prato principal de fácil preparação, como risoto.

80

Abril | 2014


/ Fadas Festas, dão algumas dicas: o primeiro passo é definir qual o ambiente que deseja proporcionar aos seus convidados: informal e descontraído ou mais formal. Depois, é importante decidir o estilo do evento: brunch, almoço ou jantar.

Divulgação

Lançamento!!!

Atente-se aos detalhes: arrume a casa, coloque músicas agradáveis e adequadas ao evento, monte arranjos florais para dar um toque alegre ao ambiente e acenda lanternas para obter iluminação bem aconchegante. Sirva bebidas nas temperaturas adequadas, escolha uma bela toalha ou um jogo americano, não se esquecendo de caprichar nos porta-guardanapos. Use louças e pratos de boa qualidade e, acima de tudo, lembre-se de celebrar a vida ao lado de seus convidados. www.fadasfestas.com.br. Abril | 2014

“O meu objetivo é ajudar pais e educadores em geral a educar suas crianças e adolescentes, sinalizando quais são e quando as ações educativas alcançam melhores resultados durante a formação da sua personalidade”

Içami Tiba

Conheça as nossas mídias:

Educação Familiar_impressão_VivaSA.indd 1

10/04/14 20:21

81


Serviços

Consultoria de viagem

Divulgação

Izany Berger, do Iza Pelo Mundo, presta consultoria de viagem personalizada com roteiro de atrações, gastronomia, compras e o que mais for de interesse do cliente. Os destinos mais procurados estão na Europa e nos Estados Unidos, Nova Iorque e Orlando, neste caso incluindo até a melhor ordem de participar das atrações para evitar fila. O planejamento de uma semana nos Estados Unidos, por exemplo, sai por 106 dólares. Algumas dessas experiências de viagens, próprias e de clientes, estão relatadas no blog.izapelomundo.com.br. Tel.: (11) 4193-4159.

82

Abril | 2014

Preços pesquisados em março de 2014

Emerson da Silva Lima, que é técnico certificado pela Apple, criou recentemente a página Men Work, no Facebook. Ali são postadas dicas de funcionalidades dos aparelhos iPad, iPhone, iPod e iMac e do sistema operacional da marca, além de aplicativos disponíveis, e os seguidores podem postar dúvidas e trocar experiências. Emerson também presta serviços de informática em domicílio. www.facebook.com/mkmenwork. Tel.: (11) 97138-1556.

Divulgação

Página Men Work


Bem-estar

Tratamento de varizes

Victor Silva

Dentre os procedimentos realizados pela médica vascular e angiologista Cláudia Fiorini Nunes Fogaça está o tratamento de varizes com espuma densa. A técnica é feita em seu consultório por meio de aplicações para varizes de qualquer calibre, sem necessidade de cirurgia, anestesia, repouso ou afastamento de atividades profissionais e/ou físicas. Seguro e com excelentes resultados, o tratamento é conhecido mundialmente e pode ser realizado em pacientes idosos e pessoas acima do peso. Al. Grajaú, 98, sl. 804. Alphaville. Tel.: (11) 4195-0126.

Comandada pela fonoaudióloga Andrea Caruso Leone, a Fono Alpha traz modernos aparelhos auditivos, que podem trazer de volta a qualidade e os sons da vida do paciente com perda auditiva. Atende às áreas de audiologia, incluindo exames auditivos, adaptação e seleção de aparelhos, fonoaudiologia escolar, processamento auditivo central e desordens do sistema vestibular (labirintite). Calç. das Tulipas, 78. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 4191-8835.

84

Divulgação

Aparelhos auditivos

Abril | 2014


Bem-estar

A Vivi Monteiro Espaço de Dança, no Centro Comercial Alphaville, traz o Xtend barre. O método americano adapta passos do balé a princípios do pilates, em que os movimentos são realizados com concentração e respiração precisa. As aulas são divididas em aquecimento, trabalho de braços com pesos, exercícios na barra de balé e abdominais. Recomendado para quem busca fortalecimento, definição e alongamento, deixa o corpo longilíneo e pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Tel.: (11) 4191-3411.

O Mestre Mangaba dá aulas para o Grupo de Capoeira Uma Estrela a Mais, todas as segundas e quartas, das 19h30 às 21h, no Espaço Personal Party, em Alphaville. São indicadas para adultos e crianças a partir de sete anos. Os interessados podem fazer uma aula de teste gratuita. As inscrições e mensalidades, a R$ 100, dão direito a um conjunto de calça e camiseta brancas do grupo. O mestre também dá aulas particulares em Alphaville e Tamboré. Tel.: (11) 95780-8957.

86

Abril | 2014

Preços pesquisados em março de 2014

A Pró-Corpo Estética acaba de ser inaugurada no Centro Comercial Alphaville. A clínica oferece tratamentos estéticos como depilação definitiva, remoção de tatuagem, hidratação facial, redução de celulite e flacidez, drenagem linfática, lipocavitação, entre outros, todos com avaliação gratuita e acompanhamento nutricional personalizado. Há pacotes com sessões a partir de R$ 30, como o de massagem modeladora, com duração de 30 minutos. Tel.: (11) 4195-6762.


Bem-estar

Saúde da mulher

Victor Silva

O consultório da ginecologista, obstetra e mastologista Márcia Chico é equipado para atender com conforto e de forma personalizada, em intervalos a cada hora. Focada na prevenção, faz pré-natal, partos e cirurgias ginecológicas, bem como coleta para exame de papanicolau e colposcopia durante a consulta. Em se tratando de mastologia, realiza acompanhamento de pacientes de baixo e alto riscos e cirurgias do câncer de mama, visando, além do tratamento oncológico, a uma preservação estética. Al. Grajaú, 98, sl. 904. Alphaville. Tel.: (11) 4191-8064.

A depressão, uma das doenças tratadas pela psiquiatra Ana Paula de Oliveira Marques, é a segunda principal causa de prejuízo na vida laborativa e uma das responsáveis por dificuldades nos relacionamentos na população. “A pessoa pode ficar triste e enxergar a vida sem perspectivas”, explica. O tratamento contribui para o restabelecimento da vida produtiva e estável. Al. Madeira, 162, sl. 307. Alphaville. Tel.: (11) 97100-0199.

88

Victor Silva

Quadro depressivo

Abril | 2014


Bem-estar

Para tornar o dia ainda mais inesquecível aos pombinhos, o Jacques Janine oferece o Dia da Noiva e o Dia do Noivo. Para ela, o serviço inclui penteado, maquiagem, manicure, pedicure, hidratação facial, massagens, banhos especiais, refeição, apoio para troca de roupa e acompanhamento até o veículo. Para ele, corte de cabelos, penteado, maquiagem, máscara facial, assepsia, massagens, banhos especiais, manicure, pedicure e apoio para troca de roupa. Aldeia da Serra: (11) 4192-3221. Alphaville: (11) 41957505. Granja Viana: (11) 2898-9580. A Alethá Nails Bar Granja Viana é uma butique de unhas na qual é possível fazer um happy hour com as amigas, noivas e madrinhas, chá de cozinha, aniversários e diversas confraternizações. Entre um cuidado e outro, as mulheres podem degustar bebidas como vinhos, proseccos, cervejas, chás, sucos, cafés e refrigerantes, além de petiscos. Oferece manicure, pedicure, massagens, cromoterapia, aromaterapia e depilação. Tel.: (11) 4612-2380. O Vip Body & Hair, no Bethaville, além de cuidar dos cabelos dos clientes, também cuida do corpo. As opções de tratamentos corporais e faciais incluem drenagem linfática e pós-operatória, limpeza de pele normal e acnéica, massagem relaxante e modeladora, depilação à base de cera de mel e egípcia, entre outros. Já para os cabelos, o hair style Ricky Moica faz cortes, colorações e hidratações com produtos de marcas como Keune, Kerastase e Senscience. Tel.: (11) 4706-4747.

90

Abril | 2014


Bem-estar

Hiperloja de cosméticos A Ikesaki Cosméticos inaugurou sua loja conceito com mais de 20 mil itens, entre equipamentos, acessórios e produtos de marcas como Alfaparf, Senscience, L’Oréal, Redken, entre outras, num espaço de 2.000 m². Os ambientes foram desenhados para cada categoria de produto e são divididos

Nutrição funcional A nutricionista Jessica Borrelli, especialista em nutrição aplicada ao exercício físico, atende desde quem busca por qualidade de vida até atletas, conciliando alimentação e suplementação com treinos e objetivos específicos. Ela dá dica para acelerar o metabolismo no pré e pós-treino: antes de treinar é fundamental comer alimentos fontes de carboidrato e, depois, os ricos em proteína combinados com carboidrato. Al. Araguaia, 933, sl. 24. Alphaville. Tel.: (11) 4195-0208.

92

Abril | 2014


Victor Silva

Divulgação

por andares, com design diferente dos demais endereços, localizados em São Paulo. As seções de cabelo, manicure e dermo têm espaços específicos de “compre e aplique”, para que o consumidor experimente os produtos dentro da loja. R. Antonio Agu, 800. Osasco. Tel.: (11) 3683-1382.

Abril | 2014

93


Bem-estar

A nutricionista Camila Rezende, da Granja Viana, é especialista em cozinha sustentável. Ensina como aproveitar integralmente os alimentos evitando o desperdício e a fazer compostagem, que é a utilização do lixo orgânico para manipulação de adubo. Além de palestras e atendimento nutricional em consultório, oferece oficinas demonstrativas, com a participação de convidados e degustação ao final da atividade. No dia 24/5 fará uma oficina prática na Casa dos Hólons, em São Paulo, quando os participantes aprenderão a preparar um prato na sua totalidade. Tel.: (11) 99209-8044.

A Droga Raia, na Aldeia da Serra, aberta diariamente das 7h às 23h, traz as novidades da rede de drogarias, como Bepantol Mamy (R$ 59,90), um creme para gestante com 150 ml que deixa a pele da barriga e dos seios firme, elástica e saudável; o Neutrogena Demaquilante (R$ 20,90), que é um fluido bifásico com 120 ml; e o Redermic R (R$ 148,90), um creme concentrado antirrugas e antiolheiras. Tel.: (11) 4192-1536.

94

Abril | 2014

Preços pesquisados em março de 2014

A Sumirê, loja de produtos de beleza e cosméticos no centro de Barueri, possui o setor Vip Profissional, no qual são realizados cursos para cabeleireiros; também oferece aulas abertas de decoração de unhas, depilação, maquiagem e design de sobrancelhas, com preços simbólicos, revertidos em produtos da loja. Dia 24/5, das 10h às 13h, acontece o curso aberto de automaquiagem, promovido pela Dailus (R$ 20). Tel.: (11) 4198-0088.


Programe-se

AF_Anuncio Viva.pdf

1

4/23/14

11:59 AM

dona boleira

96

O Coral de Alphaville está completando 20 anos. Para comemorar, está programando apresentações nos dias 16 e 17/8, no Auditório do Centro Comercial Alphaville. O evento terá ingressos em prol da Casa da Criança Excepcional Maria Maia, de Carapicuíba, com valor a definir. No repertório, músicas em homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes. O Coral, patrocinado pelo Fundo de Beneficência Eiko Osaka de Moraes, conta com preparador vocal e pianista, além de regente. Os ensaios acontecem no salão cedido pela Paróquia Bom Pastor, às segundas-feiras, das 19h30 às 22h. www.coralalphaville.com.br. Abril | 2014

Preços pesquisados em março de 2014

O Shopping Iguatemi Alphaville e a Livraria Saraiva promovem, até 11/5, a Feira do Livro. São mais de 7 mil títulos, com exemplares a partir de R$ 4,90. Além da venda de livros, há atividades como pintura no rosto, desenhos para colorir e contação de histórias para as crianças e bate-papos e palestras sobre gestão, qualidade de vida e espiritualismo para os adultos. O projeto Domingo é Dia de Teatro também trará temas que envolvem livros, com apresentações aos domingos, às 15h e às 17h, no Espaço de Eventos da Saraiva. Confira a programação no site www.iguatemialphaville.com.br. Durante o mês de maio, aos sábados, das 14h às 17h, a Saraiva promove a Troca de figurinhas do Álbum da Copa do Mundo 2014, realizada no mezanino, em frente ao Espaço de Eventos. Entrada franca.


Provado & Aprovado Aline Fraticelli | Divulgação

Patrícia Fernandes, jornalista e diretora da Comunicale

Ana Rita Petraroli, advogada

Revista Viva S/A

Restaurante Deodoro

Alpha Point Burger Grill Chopp

“O restaurante é charmoso e acolhedor. Na decoração predominam móveis e acessórios antigos. Aos sábados a feijoada é servida com arroz, torresminho crocante, couve, farofa, bisteca, linguiça e laranja cortada em gomos. Tudo em ritmo bem brasileiro”.

“Com boa música e comida saborosa, a hamburgueria é aconchegante para reunir amigos para um bate-papo. Além disto, o atendimento é ágil e eficiente e tem estacionamento com manobrista. Adoro pedir os sorvetes e as fritas com queijo e bacon”.

Av. Bandeirantes, 361. São Roque. Tel.: (11) 4784-1348.

Lizandra Tonelli, empresária

Al. Madeira, 44, lj. 6. Alphaville. Tel.: (11) 4191-1039.

Bonita Soul

Espírito Mineiro Bar e Restaurante

“Amo a loja, seja pelo astral, pela energia e cuidado carinhoso da proprietária Kátia ou pela genialidade na escolha da roupa certa. Há sinceridade quanto ao que nos fica bem e a possibilidade de encomendar algo diferenciado”.

“Adoro almoçar no restaurante, que oferece bufê variado, com opções leves e saudáveis. Além da feijoada, gosto dos bifes e dos frangos grelhados, assim como do atendimento, uma equipe harmoniosa e atenciosa que deixa o cliente à vontade”.

Calç. das Violetas, 111. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 4191-9731.

Jorge Eduardo, cabeleireiro do Studio 8

Al. Araguaia, 762. Shopping Flamingo. Tel.: (11) 4208-5295.

Se você Provou & Aprovou, conte pra gente

Gostou do que comeu nos restaurantes e bares, ou do que comprou em outros lugares da nossa região? Tire uma foto e compartilhe sua dica conosco na fanpage vivasa.revista, ou envie para aline@vivasa.com.br.

98

Abril | 2014


155 | Revista Viva S/A | Abril 2014  

viva, revista, magazine, alphaville, barueri, tambore, são paulo, santana de parnaiba

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you