Issuu on Google+


MPD

4

Novembro | 2013


MPD

Novembro| 2013

5


Sumário

30

34

62

64

Gastronomia

Vinhos

Pais & Filhos

Cinema

Silvio Lancellotti

Deise Novakoski

Içami Tiba

Rubens Ewald Filho

A ceia dos Lancellotti

As novas subdenominações do Chile

Educar ou punir?

O cinema e a gastronomia

Perfil Memórias de Alphaville Negócios & Cia

22 24 28

26 Motor

REVISTA

Expediente DIRETORES EXECUTIVOS: ALFREDO CÔNSOLO JUNIOR - COMERCIAL - JUNIOR@VIVASA.COM.BR | ROSANA

Tiragem 30 MIL EXEMPLARES confirmada por

ARAGON - ADMINISTRATIVO E EDITORIAL - ROSANA@VIVASA.COM.BR | ASSISTENTE DE DIRETORIA: LUANA FERREIRA | ASSISTENTE COMERCIAL: TALITA VERARDI | COMERCIAL: ANDRÉA AMARAL, JOYCE JUODINIS E TÂNIA MAIA | TRÁFEGO: TÁRIK SANTIAGO DE OLIVEIRA CÔNSOLO | DIAGRAMAÇÃO: GVDESIGN | ARTICULISTAS: AMAURY JR, CRISTIANA ARCANGELI, DEISE NOVAKOSKI, DURVAL PEDROSO, IÇAMI TIBA, LUIZ MARINS, ROBERTO SHINYASHIKI, RUBENS EWALD FILHO E SILVIO LANCELLOTTI | ASSISTENTE EDITORIAL: ALINE FRATICELLI E MAYRA NATHALIA PEREIRA DE OLIVEIRA | AUXILIAR EDITORIAL: CAROLINA BELLEZE | JORNALISTA: JOÃO FELIPE CÂNDIDO - MTB 57.364/SP | REVISÃO: DÉBORA F. F. ORSI | GERENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO: FERNANDA MATOS | FATURAMENTO: GIANNI MEDEIROS DE SOUSA | FOTOGRAFIA: VICTOR SILVA | PROJETO GRÁFICO:

Conforme relatório com os procedimentos acordados executados para confirmação da tiragem em posse da Projeto Editora

PROJETO EDITORA | IMPRESSÃO: PLURAL EDITORA E GRÁFICA | DISTRIBUIÇÃO: HOTLINE DISTRIBUIÇÃO.


66

72

74

76

Moda & Beleza

Flash

Empreendorismo

Golfe

Cristiana Arcangeli

Amaury Jr.

Luiz Marins

Durval Pedroso

Cuidados básicos com a pele

Johnny Mathis faz feijoada!

O desejo de status

Atitudes no golfe

36

Matéria de Capa

68

78 Carreira & Relacionamento

Roberto Shinyashiki Os homens e o seu sucesso

77 Pet & Cia 82 Viva S/A Indica 114 Provado & Aprovado

Turismo

Distribuição Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e Granja Viana - Condomínios horizontais, edifícios e centros comerciais

Para anunciar

(11) 2132-7000

Calçada das Palmas, 20 - 1º andar - Centro Comercial Alphaville | Barueri | SP CEP: 06453-041 | e-mail: rosana@vivasa.com.br | site: www.vivasa.com.br facebook.com/vivasa.revista A revista Viva S/A é uma publicação exclusiva da Projeto Editora. Não nos responsabilizamos por opiniões expressas nos artigos assinados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização (textos e fotos).

Na rede social facebook.com/vivasa.revista @revistavivasa


Carta ao leitor O prazer de fazer tudo perto de casa ou do trabalho

Victor Silva

Foi-se o tempo em que os moradores de Alphaville e região precisavam se deslocar para São Paulo com o intuito de realizar suas compras ou em busca de lazer, com conforto e segurança. No quadrilátero que concentra Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e Granja Viana, em Cotia, quem mora ou trabalha aqui tem inúmeras possibilidades de consumo à sua disposição. Pesquisa recente publicada pela Datafolha revela que 70% dos paulistanos frequentam centros comerciais. Em Make, Wildson Lopes; cabelo Erika Barbosa, do Studio W Alphaville. Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e na Granja Viana não seria diferente. Cerca de 170 mil pessoas passam diariamente pelos shoppings e centros de compras destes bairros. Já tem shopping por aqui que disponibiliza a reserva da vaga do estacionamento pela internet. Quer mais comodidade do que isto? Imagine passear com família, ou mesmo com o cachorro (sim, alguns shoppings daqui permitem), e ainda fazer compras com praticidade e, quem sabe, depois curtir uma sessão de cinema VIP? Tudo isto e muito mais encontram-se ao seu alcance. Nossa reportagem de capa está imperdível!

O planejamento empresarial levando em conta a gestão estratégica de tributos é atividade essencial para todos, e de alta complexidade. Conte com a EY para integrar conhecimentos e navegar pelo ambiente fiscal de modo inteligente e eficaz.

ey.com.br/impostos

ey.com/betterworkingworld #BetterWorkingWorld facebook | EYBrasil twitter | EY_Brasil linkedin | ernstandyoung

Auditoria

12

|

Impostos

|

Transações

|

© 2013 EYGM Limited. Todos os direitos reservados.

Dúvidas sobre o regime tributário? Podemos te dar uma luz.

Novidade Com a revista Viva S/A deste mês segue a 9ª edição do tradicional Guia de Educação & Cia, produzido pela reportagem da Projeto Editora, com tiragem auditada por Ernst & Young Terco de 30 mil exemplares. Este Guia é uma importante ferramenta de pesquisa que proporciona ao leitor conhecer detalhes sobre cada um dos estabelecimentos de ensino, entre as muitas opções existentes em Alphaville e região. Afinal, educação é sempre o melhor investimento para nós mesmos e para os nossos filhos. Feliz Natal e Boas festas! Rosana Aragon Diretora de Redação

Consultoria

Novembro | 2013


Novembro| 2013

15


16

Novembro | 2013


Novembro| 2013

17


20

Novembro | 2013


Novembro| 2013

21


Arquivo pessoal

Domingo era dia de trabalhar e, mesmo assim, Felipe Costa, 21, foi para a balada em um sábado de 2008. Ao voltar para a casa, a cerca de 400 metros do Residencial 3, onde morava, seu carro capotou a 150 km/h. Não demorou muito e veio o diagnóstico: “o médico foi enfático e afirmou que eu não voltaria a andar”, relembra. Naquele momento, deixava para trás a faculdade de TI, os planos de sua carreira. Na fase difícil que se iniciava, decidiu dar a volta por cima. Por orientação do médico português Carlos Lima, referência mundial em células-tronco, Felipe procurou um programa de recuperação intensiva nos EUA, já que no Brasil, segundo ele, os centros de reabilitação ensinam o cadeirante a ser cadeirante. Depois de passar uma temporada em Detroit, conheceu o método Project Walk, um centro de reabilitação na Califórnia, onde acompanhou de perto, durante um ano, a recuperação de pacientes com lesões medulares que readquiriram gradativamente parte dos movimentos. Por sorte do destino, Felipe conheceu a brasileira Fernanda Fontenele, também paraplégica. A paixão foi imediata e o casamento foi só questão de tempo. “Tínhamos o mesmo sonho em comum: idealizar um centro de reabilitação no Brasil. Com o apoio do meu pai, conseguimos montar, em São Paulo, o Centro de Recuperação de Lesão Medular AcreditANDO, hoje com 40 pacientes”, diz Costa. Atualmente, o casal mora na Granja Viana, junto com três cães. “Sinto-me realizado em todos os sentidos. Por incrível que possa parecer, o acidente me transformou em uma pessoa melhor”, revela Felipe.

22

Luan Santana em Alphaville Considerado o fenômeno do sertanejo universitário no Brasil, o cantor Luan Santana, que cobra R$ 300 mil por show, comprou uma casa para morar com os pais e a irmã em Alphaville. A família deve se mudar para o bairro em dezembro.

Timbre para o sucesso Nascida no Acre-AC, Claudine Melo Rodrigues, 61, se mudou, ainda adolescente, com sua família para São Paulo, onde despontou como modelo e fez três coleções para o estilista Clodovil. Foi em 1972, na Catedral do Samba, que a jovem conheceu o cantor Jair Rodrigues. “A paquera virou um casamento que completou 40 anos”, recorda-se. Em 1974, nasceu o primeiro filho do casal, Jairzinho e, na sequência, Luciana Mello. Com os filhos já criados, há dois anos Claudine inaugurou, na Granja Viana, onde mora há 24 anos, o restaurante Escondidinho, frequentado por nomes como Emílio Surita, Ronnie Von, Washington Olivetto, Marcio Atalla, entre outras personalidades. “O carro-chefe da casa é o escondidinho, disponível em vários sabores, porém, o destaque fica por conta da feijoada servida aos sábados e domingos, com MPB ao vivo”, recomenda.

Novembro | 2013

Victor Silva

“O acidente foi o grande acontecimento da minha vida”

Divulgação

Perfil João Felipe Cândido


Revista Viva S/A

Victor Silva

Memórias de Alphaville João Felipe Cândido

“Desde a adolescência sempre tive muitos amigos em Alphaville. Jamais me esqueço de quando comecei a frequentar o primeiro McDonald’s da região Oeste de São Paulo, inaugurado em 1989 no bairro. Foi um verdadeiro acontecimento! A unidade ficava na Alameda Rio Negro, onde hoje existe um empreendimento chamado West Point. Naquela época, eu e meus amigos saíamos somente para ir ao McDonald’s, um verdadeiro passeio. O atendimento era impecável, maravilhoso e muito rápido. Os atendentes, sempre sorridentes. A batata era o máximo e não existia nada igual. Eu guardava

24

até o papel para colar em minha agenda (risos). Hoje, as pessoas têm muitas opções de lanches e bebidas, antigamente não existia essa variedade toda. Sempre frequentei Alphaville, um lugar que realmente parecia uma cidadezinha do interior. Os anos passaram e comecei a trabalhar em São Paulo e a estudar em Alphaville. Sou da primeira turma de Publicidade e Propaganda da Unip. Em 1992 passei a trabalhar no departamento de marketing do recém-inaugurado Shopping Tamboré e, entre 2001 e 2011, lecionei marketing na mesma instituição em que me formei”.

Victor Silva

“Ir ao primeiro McDonald’s era uma verdadeira diversão”

Marcela Norcia, 41, publicitária e consultora de marketing Moradora da região da Granja Viana

Novembro | 2013


Novembro| 2013

25


Motor João Felipe Cândido

Revista Viva S/A

O EC130 T2 é o novo modelo da família Esquilo, a mais popular do mundo e um dos preferidos para a aviação executiva

HELICÓPTEROS EM ALTA

O Comandante Hamilton, que também é jornalista, acompanha de perto os voos rasantes do setor

Estudo mostra que a cidade de São Paulo detém a maior frota de helicópteros do mundo O mercado de helicópteros cresceu, em média, 20% ao ano nos últimos cinco anos. São mais de 3.700 pilotos de helicóptero em operação, com média anual crescente superior a 300 licenças emitidas para Piloto Comercial de Helicóptero (PCH) nos últimos três anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Pilotos de Helicópteros (Abraphe), a cidade de São Paulo tornou-se oficialmente a capital mundial de helicópteros, se levar em consideração a frota e o número de operações por asa rotativa no País e nas principais capitais do mundo, com a maior quantidade

de operações diárias: cerca de 2.000 pousos e decolagens/dia. O estudo foi concluído em agosto deste ano e também revela que as cidades de Nova York, nos Estados Unidos, e Tóquio, no Japão, ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posição no ranking. Com mais dinheiro no bolso e devido à lacuna de estradas seguras e suficientes para os usuários, o setor não deve parar de alçar voos altos tão cedo. Para o Comandante Hamilton, que é morador de Alphaville e que faz reportagens no programa Cidade Alerta, na TV Record, o perfil do usuário de

Setor em números

São Paulo possui a maior frota de helicópteros do mundo

Custo operacional: em geral, uma aeronave pequena Média de helipontos para quatro pessoas custa regularizados licenças em média na cidade de emitidas R$ 900 por ao ano São Paulo hora de voo e para Piloto é vendida Comercial de por cerca de Helicóptero R$ 1.500

3.700 1.990 2.000 193 pilotos de helicóptero em operação no Brasil

Frota de aeronaves (714 só no Estado de São Paulo)

pousos e decolagens /dia

R$ 900

300

Fonte: Associação Brasileira dos Pilotos de Helicópteros (Abraphe).

26

helicópteros está dividido entre empresários, repórteres aéreos e serviços aeromédicos. “O fator principal desse crescimento em São Paulo foi a falta de transporte rápido e seguro para a maioria dos grandes empresários”, explica o piloto. Barueri, Santana de Parnaíba e Carapicuíba possuem empreendimentos com helipontos disponíveis para uso, mediante agendamento. Consulte algumas dessas empresas e desfrute do serviço: BARUERI Bradesco Alphaville. Tel.: (11) 2176-5003. Castelo Branco Office Park. Tel.: (11) 35140486. Centro Administrativo Rio Negro. Tel.: (11) 2176-0100. Crystal Tower. Tel.: (11) 4195-4581. Engevix Engenharia. Tel.: (11) 2106-0100. Gama Offices. Tel.: (11) 5564-6544. Hospital Municipal de Barueri. Tel.: (11) 2575-3200. Medic Life. Tel.: (11) 4153-8863. Pravda. Tel.: (11) 4166-5555. West Gate. Tel.: (11) 4689-6855. West Side. Tel.: (11) 4689-6871. SANTANA DE PARNAÍBA Casas Bahia. Tel.: (11) 4154-2000. Tecnet 2. Tel.: (11) 4152-0041. CARAPICUÍBA Helipark. Tel.: (11) 4186-9599.

Novembro | 2013


Negócios & Cia João Felipe Cândido

Henrique Vilela

Revista Viva S/A

Expansão acelerada: Hville inaugura filial em Osasco O vice-presidente da Hville, Sergio Grassi, tem motivos de sobra para comemorar os bons resultados de uma das principais concessionárias da marca Honda no País: a Hville, presente em Alphaville há 15 anos. A prova do sucesso fica por conta da inauguração, que acontece em dezembro, da filial da Hville na cidade de Osasco, estrategicamente localizada na Rua Hurant Sanazar, região que concentra muitos lançamentos imobiliários, a matriz do banco Bradesco e a Prefeitura do mu-

nicípio. O objetivo da Hville Osasco é atingir uma estrutura semelhante à da concessionária de Alphaville. Entre as novidades dos modelos, destaque para o City Sport, versão recém-chegada nas concessionárias, e o Accord, que foi totalmente reestilizado. Sergio acredita que as previsões para 2014 são ainda melhores. “Grandes eventos e acontecimentos no País, como Copa do Mundo e as Eleições, deverão beneficiar a economia em todas as áreas”, pondera.

Nova fragrância no ar

Área de convivência da sede do MercadoLivre

Divulgação

A Jequiti, uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil, pertencente ao Grupo Silvio Santos, lançou o Jequiti Portiolli (R$ 63,90), assinado pelo apresentador Celso Portiolli. “Um perfume sensual e encorpado, voltado para pessoas de personalidade. O Celso participou pessoalmente de todo o processo”, destaca o CEO da Jequiti, Lásaro do Carmo Jr. Capture o código e veja o vídeo exclusivo da campanha.

O  MercadoLivre, empresa de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina, com sede em Alphaville, comemora os resultados obtidos no terceiro trimestre de 2013. O volume de vendas transacionadas na plataforma atingiu US$ 1,877 bilhão, com crescimento de 30,7% em comparação com o mesmo trimestre de 2012. Considerado o décimo site de e-commerce mais acessado do planeta, no período foram comercializados 22 milhões de itens. “Estamos bem preparados para a temporada de compras de Natal”, declarou o presidente da empresa Marcos Galperin.

28

Na foto, Celso Portiolli ao lado do CEO da Jequiti Cosméticos, Lásaro do Carmo Jr., ambos moradores de Alphaville

Henrique Vilela

MercadoLivre em alta

Novembro | 2013


Gastronomia

Revista Viva S/A

A ceia dos Lancellotti elegante o conjunto devidamente enfeitado com uma rosinha de pele de tomate e com um belo raminho de salsinha crespa.

Divulgação - Foto ilustrativa

Lentilhas da Dona Vivi

Salada Waldorf

D

Depois de uma investigação dos gostos da família, produzirei cinco alquimias neste Natal

ois filhos homens, três filhas garotas, duas noras, três genros e dois netos. Planejar uma Ceia de Natal em minha casa exige uma democrática paciência. Afinal, são inúmeros os gostos a satisfazer. Para este Natal achei melhor fazer uma profunda pesquisa familiar em duas etapas. Primeiro, pedi a todos que me informassem os seus desejos. Depois, com base nas escolhas, montei um cardápio prévio para doze pessoas com os mais votados: Salada Waldorf, Macarrão da Mamma, Quibe Assado do Sogro, Lentilhas da Dona Vivi e Salada de Pêssegos da Dani. As receitas do quibe e do macarrão estão no QR Code.

Salada Waldorf Ingredientes: 6 maçãs verdes, com as cascas, cortadas em dadinhos; os brancos de 12 talos de salsão, cortados em tirinhas; 400 g de nozes grosseiramente picadas; e 400 g de maionese.

30

Vivian Cury

Modo de preparo: Numa cumbuca de tamanho apropriado, misture todos os ingredientes. Sirva numa terrina bem

Silvio Lancellotti

Jornalista, chef de cozinha e escritor

Ingredientes: 1 kg de lentilhas secas; 1 l de suco de laranjas do tipo bahia, bem filtrado; 2 colheres, de sopa, cheias, de manteiga sem sal; 1 colher, de sopa, rasa, de alho, micrometricamente picadinho; 250 g de polpa peneirada de tomates; 100 g de mango-chutney, muito bem peneirado; sal; pimenta-do-reino; e coentro em pó. Modo de preparo: Desde a noite anterior, demolhe as lentilhas no suco de laranjas. No momento de perpetrar a alquimia, parceria perfeita para o Quibe do Sogro, derreta a manteiga e, em fogo brandíssimo, murche o alho. Daí, escorra as lentilhas e lance à manteiga. Mexa e remexa. Coe o suco de laranjas, deposite metade na panela das lentilhas, assim como a polpa peneirada de tomates e o mango-chutney. Vire e revire. Tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o coentro. Mantenha, em calor suave, até que as lentilhas atinjam o seu ponto.

Salada de Pêssegos da Dani Ingredientes: 12 bolas, pequenas, de sorvete de nata ou de creme; 12 pêssegos, dos brancos-duros, sem a casca, cortados em lascas; e champagne, ou vinho espumante, à vontade. Modo de preparo: Em 12 taças grandes, deposite as bolas de sorvete. Ao seu redor, da forma mais arquitetônica possível, arranje as lascas dos pêssegos. À mesa, no instante de servir, coloque o espumante. O resultado é inesquecível.

Feliz Natal!

Novembro | 2013


O Café do Kanto possui ambiente acolhedor e está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. Serve café, doces, salgados e refeições a toda hora. Experimente os pratos quentes e frios: berinjela à parmegiana, strogonoffs variados, polpetones recheados, massas, quiches e saladas. O atendimento é simpático e descontraído. Aceita encomendas e faz delivery.

Café do Kanto

Cake Square

Calç. das Azaléias, 50. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 4195-1097.

Pç. das Tulipas, 70. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 4193-2965.

Há 14 anos na região de Alphaville e Tamboré, a Doce Mania atende seus clientes com qualidade e muito carinho. Oferece produtos como deliciosos bolos artesanais, tortas, mousses e doces, além de saborosos salgados. Conta com serviço de entrega. Dicas para o Natal: Pavê de Nozes e Bolo Divino de Natal.

A Mari tortas tem sempre novidades em pronta-entrega. São 32 sabores de tortas doces, entre elas ferrero rocher, profiterolis, sweet pie e as salgadas como frango com catupiry e palmito. Comemore as festas de fim de ano também com deliciosas empadas, bolos, petit gateau e cupcakes. Entrega em domicílio em Alphaville, Tamboré e região.

Doce Mania Av. Piracema, 669. Lj. 110. Shop. Tamboré. Tel.: (11) 2166-9903.

32

A Cake Square tem novidades para o Natal. São doces temáticos, bolos, panetones, chocotones, minibolos e cupcakes decorados em pasta americana. A doceria também oferece tortas, sobremesas e doces para festas, além de produtos como bolos de pasta americana, cupcakes, minibolos e personalização em geral.

Mari Tortas Tel.: (11) 4552-7014 / 97977-2503.

Publieditorial


Neste Natal, dedique seu tempo apenas às pessoas que você ama. Deixe a ceia por conta da Pasta D’Oliva, que prepara a ceia do jeito que você faria, com carinho e qualidade que sua família merece, porque uma noite como esta tem que ser especial para todos, também para você. Permita-se viver o Natal!

A maior rede especializada em bolos artesanais traz para o Natal, Dom Sodiê, pão de ló recheado de trufas brancas e damasco, baba de moça, suspiro e crocante, coberto com marshmallow. Tudo de primeira qualidade e com preço acessível. Visite nossa loja e confira outras delícias.

Pasta D’Oliva

Sodiê Doces

R. Pernambuco, 503. Rochdale. Osasco. Tel.: (11) 3603-9597.

Av. Netuno, 32. Centro de Apoio 1 Alphaville. Tel. 4153-7234.

Pequenas Delícias Doceria Com 12 anos de história, exclusiva combinação de sabores e modo e técnica de preparo especiais, a Pequenas Delícias Doceria vem, a cada dia, conquistando Alphaville e região. Sob o comando da chef Sonia Fernandes, nas vitrines há uma variedade de bolos finos, doces e salgados, feitos com ingredientes de primeira qualidade que se destacam pelo sabor e consistência. São mais de 50 tipos de bolos da confeitaria europeia, além dos famosos bolos para café com preços que variam entre R$ 10 e R$ 20. Outros destaques são o brownie e o bolo de tâmaras. Diariamente, a cada 30 minutos, há um bolo quentinho saindo do forno.

Publieditorial

Av. Yojiro Takaoka, 4.384, lj. 15. Alphaville Shopping Service. Tel.: (11) 4153-8213 | 4153-8214. www.pequenasdelicias.com.br

33


Vinhos

Revista Viva S/A

As novas subdenominações do Chile mente, o país passou por uma grande mudança em suas denominações. Ao longo de seus quatro mil km de extensão e de sua estreita superfície (Illapel, com 90 km de largura, é a localidade mais estreita, e o Estreito de Magalhães, com 560 km, é a parte mais larga), as uvas são cultivadas em 1.300 km do Valle do Malleco, no Sul, ao Atacama, no Norte, são 11 as principais áreas produtoras, com maior concentração no Vale Central, entre a serra costeira e os Andes.

Divulgação

As subdenominações

A

Para um vinho estampar o nome da região, deve comprovar também sua excelência

Tomas Rangel

34

inda que o primeiro sistema de classificação de vinhas tenha sido feito no Império dos Habsburgos (na atual Hungria), em 1730, e que, mesmo na Bíblia, haja diversas referências sobre a origem dos vinhos: de Carmelo; de Helbon; de Samaria e de Jerzreel, para alguns, a denominação de origem (D.O.) estampada em rótulos não tem qualquer significado. A designação não está restrita aos vinhedos, porém, é um dos produtos agrícolas que mais fazem uso do método. Dentro das regras das denominações há ainda um sistema de classificações, significando que até os vinhos produzidos numa mesma região são divididos de acordo com o nível de qualidade. Cada país tem seu conjunto de regras para classificar uma D.O. No entanto, visam a proteger a qualidade do vinho desde a vinha até o consumidor final. Hoje, várias lojas especializadas, restaurantes e sites oferecem os serviços de um sommelier para ajudar no momento da compra. Porém, quando não é possível contar com a ajuda de um profissional, é bom estar atualizado. Um começo pode ser o Chile, de onde o Brasil importa 40% de toda a produção. Recente-

Por suas características próprias, o solo chileno foi dividido em três subdenominações de origem, identificadas com os selos Andes, Entre Cordilheiras e Costa. Os de selos de denominação Andes são de vinhedos de altitude, plantados nas pedregosas encostas da cadeia de montanhas, cujos terrenos são de difícil acesso, e os solos, de baixa fertilidade. É deles que gostam as videiras, devolvendo uvas de altíssima qualidade usadas para a produção dos vinhos ícones do Chile. Já nos selos Entre Cordilheiras estão os tintos igualmente elegantes, estruturados e de alto teor alcoólico, feitos preferencialmente de uvas cabernet sauvignon, shiraz e carménère, plantadas no corredor central entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira da Costa, onde os terrenos são planos e os dias, mais quentes. E na Costa estão os vinhedos que recebem os ventos do Pacífico, baixando a temperatura e provocando um amadurecimento mais lento das uvas. Com isso, geram-se vinhos mais frescos. Orquestrados pela organização Wines of Chile, os principais e mais importantes produtores do país estão elaborando ações para reposicionar seus produtos em modelos de sustentabilidade, por meio de programas educacionais que focam na comunidade, com a otimização dos recursos naturais e cuidados com a natureza. Saber das regras que envolvem as denominações de origem do Chile nos leva a comprar com mais confiança e entender se se trata do tipo que procuramos. Vai dizer que isso não tem significado?

Deise Novakoski Membro da Associação Brasileira e Internacional de Sommeliers

Novembro | 2013


Divulgação

Matéria de Capa João Felipe Cândido

AlphaShopping

AlphaShopping, em 1992

Especial de Natal

170 mil pessoas passam em média todos os dias pelos nove centros de compras da região, que concentra cerca de 2.400 estabelecimentos e mais de 200 restaurantes

Quem conheceu Alphaville desde o seu surgimento, no início da década de 1970, jamais vai esquecer as dificuldades encontradas naquela época quando era preciso realizar compras. O charmoso bairro não tinha praticamente nenhum tipo de comércio. Shopping, então, já uma realidade na capital, era um sonho mais que distante para a pequena comunidade. O primeiro shopping center do Brasil foi o Iguatemi São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, inaugurado em 1966. Já o primeiro shopping de Alphaville chegou em outubro de 1987,

36

batizado de AlphaShopping e localizado na principal via de Alphaville, a Alameda Rio Negro. “O objetivo do empreendimento era oferecer aos moradores do bairro, que não parava de crescer, opções de compras diferenciadas. Esse público mudou e hoje, o flutuante, representado por pessoas que trabalham ou visitam Alphaville, constitui cerca de 30% de nossos clientes”, revela o administrador do AlphaShopping Jesse James de Carvalho. Quem acompanhou de perto a chegada do AlphaShopping, foi Dora Santoro, que mora em Alphaville há 29

anos. “A vinda do shopping foi algo muito importante e ele tornou-se um verdadeiro ponto de encontro entre os moradores. Ia com minhas amigas para fazer compras e depois aproveitávamos para tomar café. Aquela identidade entre o AlphaShopping e a comunidade de outrora permanece até os dias de hoje”, relembra Dora. Apesar de o AlphaShopping ter sido o primeiro shopping de Alphaville, em 1980 já existia o Centro Comercial Alphaville, considerado atualmente um dos maiores conglomerados de comércio e serviços da região, por onde passam,

Novembro | 2013


Na região foi diferente Em Alphaville e na Granja Viana, por exemplo, os grandes empreendimentos de compras foram inaugurados a partir de 2010. O Shopping Granja Vianna, a 20 minutos da zona sul de São Paulo, comandado pelo grupo BR Malls, que tem 51 shoppings no Brasil, foi inaugurado em 2010, com investimento de R$ 173,4 milhões e área de influência que abrange 800 mil consumidores, dos quais 48% pertencem às classes A e B. “Nossa região, cada vez mais, cresce, se moderniza e se consagra como um dos grandes polos de oportunidades do Estado de São Paulo. O complexo oferece

Novembro| 2013

a modernidade dos maiores centros de compras, mas sem se distanciar do estilo de vida da região, que também preza a natureza e os bons hábitos ambientais”, ressalta o superintendente do Shopping Granja Vianna Marcio Rehder. Foi em 2011 que a região acompanhou o recorde de lançamentos de shoppings, com a chegada do The Square Granja Vianna, idealizado pela Godoi Construtora, que investiu cerca de R$ 200 milhões; do Shopping Iguatemi Alphaville, idealizado pelo grupo Iguatemi Empresa de Shopping Centers, com investimento de R$ 180 milhões; e do Parque Shopping Barueri, do grupo General Shopping (a empresa não comenta o valor do negócio). “O Parque Shopping Barueri se tornou um grande gerador de empregos, promoveu na região um forte crescimento, e hoje é o ponto de encontro para compras e entretenimento, proporcionando assim mais comodidade e atratividade para o consumidor local”, diz Alexandre Dias, diretor de marketing e varejo da General Shopping. Naquele mesmo ano, também foi inaugurado o complexo multiuso Alpha Square Mall, em Alphaville, concentrando um mix variado de lojas e serviços, idealizado pela Odebrecht Realizações Imobiliárias. De olho na concorrência, ainda em 2011, o Shopping Tamboré, também da BR Malls, passou por um processo de expansão e revitalização. O projeto de R$ 124 milhões incluiu o aumento do estacionamento, um espelho d´água com 1,4 mil metros de comprimento e projeto de paisagismo assinado por Gilberto Elkis.

“Fizemos uma pesquisa interna e constatamos um número interessante: 80% do nosso público flutuante, ou seja, aquele que não mora em Alphaville, tem curso superior e renda mínima de R$ 6 mil”. Jesse James de Carvalho, administrador do AlphaShopping

Divulgação

em média, 40 mil pessoas todos os dias. Foi em 1992 que aconteceu o lançamento do Shopping Tamboré, o primeiro empreendimento de São Paulo desenvolvido com o conceito open mall (shopping aberto). “Desde que o Shopping Tamboré foi inaugurado, sempre mantivemos o nosso objetivo de melhorar e facilitar a vida dos moradores e frequentadores da região”, afirma o superintendente do shopping Marcus Vinícius Borja. Os anos se passaram e Alphaville e região acompanharam o boom com a chegada dos shoppings no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), em meados da década de 1990, observou-se uma onda de crescimento deste setor, impulsionado por fatores específicos, como a estabilidade econômica oriunda do plano econômico que implementou o Real, a partir de 1994. O número de empreendimentos cresceu de forma acentuada até meados de 2000.

Divulgação

Revista Viva S/A

“O público flutuante do AlphaShopping, não faz uma compra imediata. Ele almoça aqui, por exemplo, visualiza algo que queira comprar e futuramente ele volta para consumir”. Franco Ciambra, empresário e proprietário da rede de lojas Tivolli

37


Divulgação

Shopping Iguatemi Alphaville

38

“Posso contar as vezes que precisei sair daqui de Alphaville para comprar em outros lugares. Ser cliente das lojas do bairro é muito bom, porque você acaba sendo atendida de maneira muito especial. Eu e minha família frequentamos muito o Shopping Iguatemi Alphaville. Muitas vezes faço dobradinha no cinema, ou seja, uma sessão seguida da outra. Uma das vantagens de estar praticamente em casa”.     Ana Carla Henrique, Moradora de Alphaville há 15 anos

endimentos brasileiros pretendem ampliar suas áreas nos próximos dois anos, sendo que 25% já estão nesse processo. Os números de 2012 dão conta de um setor pujante e com alto vigor. Apesar de o PIB do País ter se limitado a 1% de expansão, a indústria de shoppings

Denis Pinto Tavares

Arquivo pessoal

Panorama dos shoppings centers

O Brasil já soma 468 shoppings centers em funcionamento, representando 11,76 milhões de m2 de ABL (área bruta locável). Outros 31 empreendimentos serão inaugurados até o final de 2013. A maioria destes malls programa uma expansão; segundo estudos da Abrasce, 55% dos empre-

Novembro | 2013


Revista Viva S/A

119,5

Evolução do faturamento em shoppings centers no Brasil (em bilhões de R$)

108,0 91,0 74,0

2012

2011

2010

2009

2008

58,0

2007

2006

50,0

64,6

Fonte: Abrasce

“Após  a ampliação e reforma o Shopping Tamboré passou a oferecer mais opções de serviços, compras, gastronomia e lazer. Costumo visitar o shopping com minha família, e aproveitamos principalmente o cinema e as opções gastronômicas. Entre os pontos positivos, posso destacar a segurança e as facilidades do estacionamento”.   Mylene Macedo, jornalista e relações públicas Moradora de Alphaville há dez anos

Novembro| 2013

e 40% nos Estados Unidos e na França, respectivamente. Tais números demonstram o notável potencial de crescimento deste setor no Brasil. Para a associação, no Brasil, os shoppings centers apresentam outros atrativos além da concentração de lojas e serviços diversificados em um só local, a disponibilidade de estacionamentos e a climatização dos ambientes. A sensação de segurança proporcionada e o abrigo

contra as chuvas tropicais que irrompem justamente no período das festas natalinas, momento de maior concentração de vendas do ano, são os fatores que levam as vendas a crescer em níveis bem superiores aos do varejo em geral. O aumento do número de shoppings centers no País foi acompanhado também por um aumento de suas vendas. O faturamento do setor cresceu a 139,0% de 2006 a 2012.

“Hoje, o morador e o público circulante da região encontra em nosso shopping diferentes opções de lazer, incluindo atrações inéditas, salas de cinema premiadas, um mix de lojas exclusivas e variadas, e o maior polo gastronômico da região. A evolução e o desenvolvimento da região de Alphaville justificam a instalação do empreendimento, que, desde sua concepção, preocupou-se em entender as necessidades do público local para oferecer produtos e serviços com exclusividade”. Divulgação

centers cresceu 11% em faturamento, em relação ao Varejo Nacional em 2012. Neste ano, o Brasil somava 457 shoppings, que, juntos, faturaram R$ 119,5 bilhões, um crescimento de 10%, com mais de 877 mil empregos gerados. A participação de shoppings centers brasileiros representa aproximadamente 19% do volume de vendas do mercado de varejo nacional (excluindo automóveis), contrastando com porcentuais de 70%

Carolina Romanini, gerente de marketing do Iguatemi Alphaville

39


Natal otimista em 2013

O presente

40

Seis em cada dez brasileiros (67%) vão presentear alguém neste Natal. É curioso mencionar que a pesquisa aponta as mulheres como as mais propensas a comprar do que os homens ─ entre elas, 76% pretendem presentear alguém, contra 58% entre os entrevistados do gênero masculino. Os presentes mais procurados pelos brasileiros serão as roupas (73%), os calçados (38%), os perfumes/cosméticos (33%) e os jogos/brinquedos em geral (33%). No entanto, o estudo também procurou identificar quais são os produtos mais desejados pelo consumidor perguntando qual presente ele gostaria de ganhar. Computadores/notebooks/tablets aparecem em primeiro lugar (51%), seguidos das roupas (36%), calçados (30%) e dos smartphones (28%).

Fonte: Pesquisa nacional encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

“Sempre busquei um lugar descolado em Alphaville para inaugurar a minha primeira loja. A localização e o estilo despojado e cool do Shopping Flamingo contaram muito. Nosso público não é o que passeia em shopping, é a mulher que sai de casa exclusivamente para comprar. A loja Patricia Salvador Store abre suas portas no início de dezembro”.   Patricia Salvador, empresária e apresentadora de TV

Divulgação

Gabriela Rossa Drewes

  O Natal é a data comemorativa que mais contribui para o crescimento do setor. Em média, só em 2012 as vendas aumentaram por volta de 15% em relação ao mesmo período de 2011. Moda jovem (surfwear), telefonia, cosméticos e brinquedos foram os itens de maior destaque. Para a Abrasce, as compras de Natal devem aumentar em até 10% o faturamento dos shoppings centers em dezembro deste ano. De acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada em 19/11, o brasileiro deve gastar 30% a mais com presentes de Natal neste ano, em relação ao ano passado. A intenção de gasto médio por compra avançou de R$ 86,59 em 2012 para R$ 111,39 neste ano. A injeção de R$ 143 bilhões referente ao décimo terceiro salário e a inflação sob controle deverão alavancar as vendas do varejo no fim do ano. Computadores, notebooks e tablets são os itens mais desejados pelo consumidor.

Novembro | 2013


Divulgação

Alpha Square Mall

Formas de pagamento e locais de compra

“Quando mudamos para a Granja Viana, tínhamos o hábito de ir ao cinema, porém ficamos 18 anos sem cinema por perto. Há pouco mais de três anos temos cerca de 12 salas de cinema à disposição, divididas entre o Shopping Granja Vianna e o The Square Granja Vianna. Também não preciso mais ir a São Paulo para fazer compras. Faço tudo aqui mesmo, principalmente pela praticidade. Tem academia, cabeleireiro, livraria, e as marcas de que eu gosto”.   Marcia Schuler, empresária e jornalista Moradora da Granja Viana há 20 anos

Novembro| 2013

as compras devem ser os shoppings centers (44%), seguidos pelo comércio de rua (26%), lojas de departamento (11%) e pelas lojas online (9%). “Temos que levar em conta que a pesquisa foi feita nas capitais do Brasil. Assim, a preferência pelos shoppings

Gabriela Rossa Drewes

As formas de pagamento mais utilizadas nas lojas brasileiras, segundo os entrevistados, serão o dinheiro (57%), o cartão de crédito parcelado (16%), o cartão de débito (12%) e o cartão de crédito à vista (9%). Já os locais preferidos para

deve-se à facilidade de estacionamento e à segurança que estes locais oferecem. Além disso, esses mega estabelecimentos concentram grande variedade de lojas em um único lugar”, avalia o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

“O Alpha Square Mall é um complexo multiuso muito vantajoso para quem quer morar, consumir e ainda ter opções de lazer em um único local. Este conceito veio para ficar, uma vez que a locomoção nos grandes centros tem sido cada vez mais desgastante. Apesar de não morar no Alpha Square, tenho meu escritório lá e as opções disponibilizadas pelo mall facilitam o meu dia-a-dia”.   Renaldo Calderini, diretor-sócio da AGC Consult. Morador de Alphaville há 13 anos

41


Divulgação

Shopping Tamboré

 Atualmente, 70% dos paulistanos têm o hábito de frequentar shoppings e centros de compras, segundo pesquisa Datafolha, realizada no início de setembro deste ano, com 615 moradores de São Paulo. Alphaville e região certamente acompanham esse índice. A soma do número de visitantes dos nove principais centros de compras de Alphaville, Tamboré e Granja Viana totaliza uma média diária de 200 mil pessoas, que ultrapassa os cinco milhões de clientes ao mês. Um número bastante expressivo, se levarmos em consideração que a população fixa de Alphaville é de 75 mil habitantes, mais um público flutuante diário de 180

Mauro Dottori

Victor Silva

Mais de cinco milhões de visitantes ao mês mil pessoas, de acordo com a Associação Residencial e Empresarial Alphaville (Area). Juntos, os nove centros de compras oferecem cerca de 2.400 estabelecimentos e mais de 200 restaurantes. “O shopping só se instala em um local quando há massa crítica. Essa é uma correlação intrínseca. Nossa região é um bom exemplo disso. Ela cresceu, se desenvolveu, possibilitando, consequentemente, a chegada desses novos centros de serviço, que, por sua vez, significam melhor atendimento e maior comodidade aos moradores e frequentadores daqui”, afirma o empresário e presidente da construtora MPD, Mauro Dottori.

Shoppings versus valorização imobiliária Segundo pesquisa encomendada pela Abrasce, a percepção de valorização imobiliária na região do entorno de um shopping center instalado é 46% superior à percepção da valorização do restante da cidade. Ou seja, comprar ou investir em imóveis numa região cercada de shoppings e centros comerciais é, de fato, um bom negócio. A seguir, confira o levantamento feito pela nossa reportagem, das principais informações dos nove centros de compras localizados na região de Alphaville, Tamboré e Granja Viana. Saiba quais são os seus diferenciais, o horário de funcionamento especial para o Natal 2013, o mix de lojas e restaurantes, e muito mais.

42

Novembro | 2013


Novembro| 2013

43


44

Novembro | 2013


Novembro| 2013

45


46

Novembro | 2013


*Colaboração: Aline Fraticelli

Novembro| 2013

47


Bazar

Armazém da Limpeza Comercializa produtos e acessórios para limpeza. Conta com uma variedade de produtos para mármore, granito, cerâmica e porcelanato, além de acessórios como extensores para limpeza de vidros, rodos, mops para superfícies seca e úmida, espanadores, lixeiras para reciclagem, descartáveis, panos mágicos e de microfibras, entre outros.

Al. Rio Negro, 1.033 Lj. 77 - AlphaShopping. Tel.: (11) 4688-2669. www.alimpeza.com.br

alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping

Comemore o Natal com a Turma da Bassil Brinquedos Os lançamentos para o Natal estão na Bassil Brinquedos: linha completa de brinquedos e personagens que farão as brincadeiras ainda mais divertidas. A loja, que tem atendimento personalizado, oferece tudo em 6x sem juros no cartão. Quem levar esta publicação ganha 10% de desconto (promoção não cumulativa). Faz delivery gratuito para Alphaville e região.

TE NTE É DIFEREN COM A GE COMPRAR

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 19. AlphaShopping. Tel.: (11) 4191-2906.

50

Publieditorial


alphashopping

Beleza e estética Dentre os serviços oferecidos pela Deville Cabeleireiros estão maquiagem definitiva, implante de cílios, design de sobrancelhas e plástica sem cirurgia – um tratamento estético de rejuvenescimento por meio do estímulo do colágeno. Há ainda uma ala masculina vip individual. Até 31/1, o combo hidratação Moroccanoil + escova + mão + pé sai por R$ 172.

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 15. AlphaShopping. Tel.: (11) 4191-1378.

alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping

Dyvas! Dellela, Cavage, Tatiana Loureiro, Sarah Chokafian, Saad, Vero Senso e Camila Klein são algumas das marcas de roupas e calçados disponíveis na Dyva’s Acessórios, em Alphaville. A loja traz com exclusividade peças da grife Glória Coelho e oferece toda a linha casual e de festa. Com atendimento personalizado, a Dyva’s atende também em domicílio.

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 16C. AlphaShopping. Tel.: (11) 4193-2067.

Publieditorial

51


Bazar

Puro glamour A tradicional loja de roupa feminina Glamour Imported Griffe atende um público exigente, refinado e seleto desde 1992. Com atendimento impecável, oferece peças de marcas como Cori, Linha Pura, Nem, Thamara Capelão, Madrepérola e Fátima Scofield. Também traz linha de importados e vestidos de festa, além de acessórios, que fazem toda a diferença.

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 4. AlphaShopping. Tel.: (11) 4195-2849.

alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping

Look alegre e colorido A Lefah é uma marca jovem e descontraída, voltada para mulheres que amam a moda e que estão sempre ligadas às últimas tendências. Sua coleção de verão está colorida e muito alegre e pode ser adquirida também no site www.lefah.com.br. Para quem busca inspiração, basta acompanhar: Instagram: @lojalefah e Facebook: www.facebook.com/lefah.alphashopping.

LEFAH

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 41. AlphaShopping. Tel.: (11) 4193-4057.

52

Publieditorial


Visto americano com 20% de desconto A Megabuy Informática faz todo o processo para emissão do visto americano, incluindo preenchimento do formulário e o agendamento. Também oferece serviços de lan house, impressão e digitalização, além de assistência técnica especializada em computadores e notebooks, suporte técnico para empresas e residências e venda de produtos de informática em geral.

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 83. AlphaShopping. Tel.: (11) 4191-6458.

alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping

Óculos: as melhores grifes Há 17 anos no AlphaShopping, a Óptica Belluno tem a maior variedade de grifes internacionais tanto para óculos de sol quanto para os de receituário. Tiffany & Co., Prada, Bvlgari, Oliver Peoples, Cartier, entre outras, são marcas que oferecem sempre as últimas novidades com preços e condições convidativos.

A maior variedade em griffes

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 50A. Alphashopping. Tel.: (11) 4195-2787.

Publieditorial

53


Bazar

Você faz as compras e seu carro fica limpinho No AlphaShopping há sete anos, a Original Wash traz toda comodidade aos seus clientes quando o assunto é lavagem e manutenção de limpeza de automóveis. Oferece serviços como lavagem, enceramento, polimento, espelhamento de pintura, hidratação de couro, higienização de ar-condicionado, entre outros. Você tem uma hora de estacionamento grátis.

Al. Rio Negro, 1.033. AlphaShopping. Tel.: (11) 4191-8842

alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping

Reed Bros Estilo e bom gosto fazem da loja um referencial de moda. No site www.reedbros.com.br é possível identificar o que veste seus clientes dos pés à cabeça: a qualidade. As marcas Dudalina, Highstil, Individual, Luiz XV e Ellus mostram o diferencial e a maneira de vestir bem. Quem conhecer a loja por indicação da Revista Viva S/A terá desconto de 10%.

Al. Madeira, 53. Lj. 5. AlphaShopping. Tel.: (11) 4195-0996.

54

Publieditorial


Buffet completo, churrasco, massas flambadas e omeletes Com mais de 10 anos de tradição e qualidade, o Saint Phelipe Grill oferece buffet típico brasileiro, além de churrasco, massas montadas e flambadas na hora e omeletes preparados pelo chef com ingredientes escolhidos pelo cliente. Na happy hour traz pratos à la carte, porções e lanches, chopp Brahma, sucos naturais e cervejas nacionais e importadas.

Al. Rio Negro, 1.033. Lj 74. Alphashopping. Tel.: (11) 4195-9876.

alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping

Adornos incomparáveis Swagat, que vem do hindu, significa “bem-vindo”. No mercado há catorze anos, a joalheria traz joias únicas e exclusivas, muitas delas confeccionadas por designers próprios. As peças têm base de prata 925 e de pedras naturais e preciosas do mundo inteiro como turquesas, rubis, esmeraldas, ametistas, corais, ônix, pérolas, cristais, quartzos e âmbares.

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 16D. AlphaShopping. Tel.: (11) 4195-6960.

Publieditorial

55


Bazar

Tudo para o esporte Na Tivolli você pode vivenciar uma experiência única, o que faz com que as lojas do grupo se tornem referência na região: para encontrar tudo do melhor da moda e dos esportes em um único local. Com incrível variedade, ótimos preços e atendimento diferenciado, é possível encontrar desde vestuário completo para recém-nascidos até roupas para neve.

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 50. AlphaShopping. Tel.: (11) 4195-9802.

alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping

Para corinthianos A Poderoso Timão do Alphashopping é a maior e mais completa loja oficial do Corinthians da região. Nela você encontra itens do seu time do coração, com toda a linha de roupas e acessórios para o torcedor corinthiano, desde uniformes oficiais até kits para churrasco com o emblema. Além de atendimento super especial, a loja tem opções de presentes a partir de R$ 29,00.

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 28. AlphaShopping. Tel.: (11) 4193-8196.

56

Publieditorial


Moda casual e esportiva A Tivolli Sports trabalha com as melhores marcas do mercado. Sempre antenada com as principais tendências da moda esportiva, traz marcas como Tommy Hilfiger, Ralph Lauren, Osklen, Lacoste, Armani Jeans, Crocs, Asics, Mizuno, Nike, Adidas, Puma, Havaianas, Converse All Star, Wilson, Babolat, Head, entre outras. Acesse o site www. tivollisports.com.br.

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 7. AlphaShopping. Tel.: (11) 4191-7873.

alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping

Para são-paulinos A São Paulo Mania do AlphaShopping é a maior loja da rede do tricolor paulista. Nela, além de atendimento diferenciado, é possível encontrar enorme variedade de produtos como agasalhos, camisas oficiais, canecas para chopp, mochilas, carteiras, bonés, brinquedos, equipamentos e acessórios, entre outros. São opções de presentes a partir de R$ 32,90.

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 81. AlphaShopping. Tel.: (11) 4195-9697.

Publieditorial

57


Bazar

Moda Homem: Social e Casual A coleção de fim de ano da Suit Makers está repleta de novidades. A loja, que oferece moda social e casual, traz para este Natal peças coloridas, destacadas em polos, bermudas, camisas, jeans e acessórios, todos exclusivos da marca. Além disto, trabalha com tecidos importados de renomados fabricantes como Dormeuil, Scabal e Cloth Ermenegildo Zegna em moda Prêt-à-Porter e sob medida.

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 3. AlphaShopping. Tel.: (11) 4195-1437.

alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping alphashopping

Up Store Original Gifts A loja oferece diversos produtos de decoração e utilidades domésticas, tais como linha gourmet, máquinas de café, adegas de vinho, taças e copos, utensílios e carrinho para churrasco, entre outros. Dentre as novidades está a linha retrô, com objetos como miniaturas de relógios externos, bombas de gasolina e réplica de uma cabine telefônica de Londres em tamanho original.

Al. Rio Negro, 1.033. Lj. 10. AlphaShopping. Tel. (11) 4195-7663.

58

Novembro | 2013


alphashopping

Novembro| 2013

59


60

Novembro | 2013


Novembro| 2013

61


Pais & Filhos

Revista Viva S/A

U

62

André Luiz Martins Tiba

Quando os alunos não fazem o que têm de fazer, é preciso exigir que o façam para que o não-fazer não se torne um hábito

ma das origens da indisciplina familiar é a falta de os pais exigirem que os filhos façam o que já sabem que devem fazer. Quando os pais deixam a indisciplina passar, estão sendo incoerentes, pois carregam a contradição entre o proibir verbalmente e o permitir comportamentalmente. Se proíbem, e depois permitem, estão sendo inconstantes. Se nada acontece após o ato delinquente, os pais estão sendo inconsequentes. Estas situações ilustram como ferir o princípio educativo familiar da coerência, constância e consequência. Na escola, toda ação do professor deve estar baseada na consequência educativa progressiva. É para isso, repito, que o “avental” do professor entra em cena, pois ele traz dentro de si o caráter da consequência, isto é, não se perpetua a impunidade; da coerência, pois rege os comportamentos de todos os professores; educativo, por exigir que o aluno já não faça na escola o que não poderá fazer na sociedade; e progressivo, pois o aluno fica melhor, os colegas se beneficiam, e a educação como um todo melhora. Punição ou castigo não é o melhor méto-

Içami Tiba Psiquiatra, escritor e conferencista

do educativo, pois paralisa o aluno no erro, é aplicado por quem está usando mais poder que autoridade, e pouco serve de aprendizado para o punido. Conforme a pessoa, ela pode sentir-se estimulada a ser retrógrada, ou seja, no lugar de se educar, busca o caminho de não ser descoberta nem pega para ser castigada. Em muitos lugares, privilegia-se o roubo, pois o funcionário, diretor, político, profissional liberal é simplesmente afastado. Esta é uma punição inconsequente, pois o delinquente não precisou devolver o que roubou. Cria-se, assim, a aparência de que é bom roubar, pois além de não ter mais de trabalhar, pode viver tranquilamente do produto do roubo, já que seu crime foi expiado com seu afastamento. Para garantir que a educação tenha falhado é preciso avaliar também o educador, pois é muito fácil inocentar-se acusando outras pessoas. Muitos pais afirmam que “fizeram tudo pelos seus filhos”, e se eles “deram errado” é porque não eram “bons”. É preciso verificar se esse tudo a que os pais se referem realmente é tudo ou é apenas tudo o que eles sabiam ou achavam que estava ao seu alcance. Entretanto, havia “doenças incuráveis” que matavam pessoas e hoje são curadas com antibióticos. O mais correto seria dizer que “para essa doença, não conhecemos ainda o tratamento”, porque logo, logo os cientistas podem descobrir a sua cura. O mesmo ocorre na educação. O tudo, portanto, é relativo.

Dica do mês O mundo moderno valoriza a lógica e o racionalismo. Não há nada de errado nisto, a não ser o fato de que são os sentimentos humanos que movem as pessoas em direção às suas realizações. Entenda quais são estes sentimentos.

Título: Preciso dizer o que sinto Autor: Eugenio Mussak Editora: Integrare Preço: R$ 35,90

Novembro | 2013

Preços pesquisados em outubro 2013

Divulgação

Educar ou punir?


Cinema

Revista Viva S/A

O cinema e a gastronomia

Divulgação

As bebidas do cinema

Tom Cruise, Cocktail

H

É possível unir os prazeres da boa mesa com o do cinema

Divulgação

64

á algum tempo escrevi com Nilu Lebert, uma amiga especializada em culinária, o livro O Cinema vai à Mesa (Melhoramentos), com receitas que foram apresentadas em filmes e que podem ser repetidas em casa, dando aos leitores a chance de ter a sensação dos personagens. O critério da escolha foi principalmente o prazer. Não quisemos incluir filmes que unissem a violência ou a morte à culinária. Deixamos de lado até alguns famosos como A Comilança (onde os convidados comiam até morrer) ou O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e o Amante porque não era o que nos interessava. Nada de morbidez. O êxito deste livro nos levou a produzir o seguinte: Bebendo Estrelas (Melhoramentos), sobre os drinques e as bebidas do cinema. Uma dificuldade que tivemos foi o fato de que não temos, como os americanos, uma tradição de coqueteleiras. Simplesmente não temos grande quantidade de barmen como Brian Flanagan, o personagem vivido por Tom Cruise no filme Cocktail. Eles faziam malabarismos, coreografias com as garrafas, jogando charme no freguês que deveria ficar mais empolgado com a performance do que com o sabor do drinque.

Rubens Ewald Filho Jornalista, crítico de cinema e escritor

Hoje acontece um fenômeno que as pessoas ainda não assumiram, mas que o cinema já está mostrando: as mulheres bebem tanto quanto os homens. E bebidas mais fortes. Nada de ficar tomando chope ou cerveja, hábitos masculinos que servem mais para criar barriga do que para deixar alguém alegre, digo, alto. Toma-se caipirinha, qualquer coisa com muita vodka e nada de dar uma de James Bond (em vez do Dry Martini se usa o Vodka Martini). E o coquetel de Sex and the City chegou a tal ponto de saturação que até Carrie e as heroínas da série o desprezaram, ao menos até o final do segundo filme. Valorizamos, tanto nos livros quanto na nossa vida, dois tipos de bebidas que considero muito especiais. Uma delas é o champanhe, reservado para ocasiões especiais. Aliás, um parêntesis. Passei uma temporada nas caves e plantações do verdadeiro champagne, na França, e garanto que não há nada mais delicioso do que tomar um porre de champanhe autêntico e acordar sem dor de cabeça. A outra bebida é o vinho. Acho que existe um lobby fenomenal em volta dele, já que a todo o momento algum médico ou relatório aparece dizendo que vinho faz bem à saúde. E é quase insuportável a quantidade de gente que faz curso de degustação, sonha em ser sommelier e faz afirmações sobre a textura do vinho. Diria que é coisa de emergente, se não tivesse tido a sorte de experimentar alguns vinhos maravilhosos e constatado que o cinema está certo. Existem chilenos e argentinos acessíveis e brasileiros de primeira linha. Se bem que merchandising mesmo foi o do genial publicitário que inventou a lenda do licor Stregha, afirmando que, se bebê-lo com a pessoa amada, o amor de vocês irá durar para sempre (isso se constata no antigo filme Kitty Foyle de 1940, com Ginger Rogers e, de forma muito mais cult, em O Candelabro Italiano, 20 anos depois). O curioso é que, por causa dos dois livros, mudou meu status quando vou aos restaurantes. Agora me olham como se eu fosse aquele crítico severo e antipático de Ratatouille!

Novembro | 2013


Moda & Beleza

Revista Viva S/A

Cuidados básicos com a pele Kit para cuidados diários: 1 produto de limpeza para o seu tipo de pele (que pode ser seca, mista ou oleosa); 1 esfoliante; 1 tônico; 1 demaquilante; 1 hidratante para o dia com FPS de, no mínimo, 15; 1 creme nutritivo ou antiage noturno; 1 creme de contorno dos olhos; e algodões.

Divulgação

No trabalho

D

Saiba o que ter nos nécessaires de casa e do trabalho

edicar certo tempo aos cuidados com a pele não é só questão de vaidade. A pele é o espelho da saúde do corpo e não é exagero dizer que você estampa nela seu verdadeiro estado de espírito. Ela é tão intimamente ligada às nossas emoções que ficamos pálidas de medo, vermelhas de vergonha e até franzimos a testa de preocupação… Sim, tudo se reflete nela: o ritmo dos seus dias, o tipo de ambiente a que você está exposta e os hábitos que você cultiva: cigarros, bebidas, noites em claro… Por isto, fiz uma listinha de produtos para se ter em casa e também no nécessaire do trabalho.

Em casa

66

André Schiliro

Gosto de enfatizar a importância de dormir com a pele limpa. Dormir de maquiagem é o maior veneno para o rosto. Além de tapar os poros e não deixar a pele respirar, em longo prazo tira a viscosidade, tornando-a mais oleosa e acelerando seu envelhecimento. O ideal é chegar do trabalho, em casa, e limpar a pele completamente. Quando não estiver no trabalho e passar o dia sem maquiagem, vale lavar e hidratar a pele mais vezes ao dia.

Cristiana Arcangeli

Na maioria dos meus dias, preciso estar maquiada. Mas, quando não tenho reuniões ou compromissos com pessoas de fora do escritório, vou trabalhar sem maquiagem. Nessas ocasiões, sempre reforço a limpeza, a hidratação e o filtro solar. No nécessaire: 1 produto de limpeza para o seu tipo de pele; 1 tônico; 1 filtro solar; e algodões.

Dicas • Evite banhos muito quentes. • Nenhum cosmético tem o poder de repor a água da pele. A hidratação acontece sempre de dentro para fora. É a água ingerida que hidrata a pele e contribui para a absorção dos nutrientes. Por isto, todos os profissionais da saúde pregam a importância de se beber pelo menos dois litros de água por dia – o que se torna ainda mais importante a partir dos 30 anos, quando o colágeno (fibra responsável pela sustentação da pele) perde parte da sua capacidade de reter água. • Se você trabalha com ar-condicionado ligado, lembre-se de colocar um arranjo com água em sua mesa. • Fique longe das misturas caseiras do tipo açúcar com limão. O limão queima e os grãos de açúcar cortam a pele. • O filtro solar é para uso diário. Oito horas de exposição à luz branca equivalem a cerca de meia hora sob o sol do meio-dia. Reforce a proteção ao sair à rua e use hidratante e base com fator de proteção solar 15. • Nos dias de frio rigoroso, opte pelos hidratantes mais espessos e saia de casa com batom ou protetor/hidratante labial. Um beijo, Cris.

Empresária, consultora de beleza e escritora

Novembro | 2013


Turismo João Felipe Cândido | Fotos: Arquivo Pessoal

Em busca da

felicidade Singapura Moradora de Aphaville, que já conheceu 35 países, nos relata os momentos marcantes de sua viagem pela Ásia ao lado de seu filho

A

pesar de também ser formada em jornalismo, a moradora de Alphaville Iolanda Pinheiro de Carvalho nunca apresentou o Fantástico, tampouco fez alguma reportagem especial para o Globo Repórter. Mesmo assim, o que chama a atenção são os seus três passaportes preenchidos com destinos do mundo inteiro, que causam inveja aos repórteres mais experientes. Iolanda conhece 35 países, sendo  15 europeus, seis da América do Sul; nove da Ásia; três da América do Norte e  dois países do Caribe. Detalhe: das sete novas maravilhas do mundo só faltam duas, As Muralhas da China e Petra, na Jordânia. (Se continuar neste ritmo, Zeca Camargo e Glória Maria que se cuidem!). Para 2014 ela já planeja fazer ao menos três viagens internacionais. “Quando viajo, anoto tudo. Faço um diário com os detalhes de cada destino. Quem sabe um dia eu não possa escrever um livro?”...

68

Iolanda Carvalho sempre foi uma mulher à frente de seu tempo. Além de três faculdades no currículo, Administração de Empresas, Jornalismo, Marketing e Propaganda, a executiva, mãe de um casal de filhos, sempre trabalhou muito. Ficou viúva há alguns anos e se casou novamente. Atualmente é sócia da Interhunter, empresa especializada em recrutamento e seleção, e diretora da Associação Paulista de Supermercados. A vida agitada que sempre levou mudou, após ter recebido uma ligação de

Vista lateral de Cingapura e suas belezas inesquecíveis

seu filho Brenno, em plena sexta-feira. O jovem, que estava em seu ano sabático, vivia entre San Diego (EUA), Puerto Escondido (México) e Indonésia (Bali). “Enquanto nos falávamos, ele me lembrou que, nesses 25 anos, ainda não havíamos feito uma viagem juntos. Foi literalmente ‘um chute na canela’! Doeu muito”, recorda-se. Durante o fim de semana Iolanda pensou e repensou em sua vida. Decidida, logo na segunda-feira conversou com seu sócio e avisou que iria encontrar com seu filho na Indonésia e que também desaceleraria sua rotina no trabalho. Traçou todos os planos de sua viagem e leu muito sobre os países que iria conhecer na companhia de seu filho e, em setembro de 2012, começou sua viagem por Bali, na Indonésia, Kuala Lumpur, na Malásia, Cingapura e por último Bangkok, na Tailândia. A seguir, apresentamos as melhores dicas dessa incrível viagem, sob a ótica da determinada e teimosa taurina.

Novembro | 2013


Revista Viva S/A

“Ser viajante é ser descobridor de sonhos... é descobrir o mundo com a sua visão e armazená-lo em seu coração para toda vida. É ser um amador de lindas histórias. É ser intrépido, desafiando os medos e tendo coragem de buscar o novo, com sorriso ou com lágrimas, tendo o mundo como seu mestre. E, mais tarde, depois de muito tempo ser livre para relembrar minhas histórias com Deus”. Iolanda Carvalho

Bangkok

Wat Pho, o maior e mais antigo templo de Bangkok

Kuala Lampur Vista da cidade no

er

alto da Petrona Tow

Bali

-Syakirin, r Mesquita As Kuala Lumpu no centro de

Novembro| 2013

Dreamland / Uluawate / Nusa Dua, praia dos turistas estrangeiros

69


Dreamland / Uluawate / Nusa Dua, praia dos turistas estrangeiros

Bali / Indonésia “Para chegar a Bali, recomendo voar pela Qatar Airways, na época a número um da aviação mundial. Hoje voltou a soberania da Emirates Airlines. Depois de 14 horas de viagem, com uma parada em Doha, Qatar, chego neste paraíso chamado Bali. O meu menino, com seu sorriso lindo, já estava à minha espera, no aeroporto, bem simplório, porém, uma construção gigante ao lado mostra que esse simplório vai acabar. Para se ficar em Bali nada melhor que Seminyak, um lugar muito charmoso, cheio de vida, de boas lojas e bons restaurantes, além das praias maravilhosas. A espiritualidade e a amabilidade dos balineses não existem em nenhum outro lugar, são puros e sensíveis, não procuram fazer o mal às pessoas, pois temem o carma, de pagar por isso lá na frente. São muito receptivos, e todos os dias colocam comida para seus deuses. Para ficar em Bali, nada melhor que Seminyak, um lugar muito charmoso, cheio de vida, de boas lojas e bons restaurantes, além das praias maravilhosas. As badalações se concentram entre Kuta, Legian e Seminyak, próximas à capital balinesa, Denpasar. Ubud, a veia artística (trouxe um quadro

70

Dreamland / Uluawate / Nusa Dua, praia dos turistas estrangeiros

gigante de lá), esconde-se no interior da ilha, entre arrozais. Lá também mora o guru, do best-seller Comer, Rezar e Amar, de Elizabeth Gilberto, o famoso Ketut Liyer. Tive o privilégio de conversar com ele por alguns minutos. Quem tem alma sensível, costuma chamar Bali de ‘Lugar Mágico’, pois tudo lá é encantador. Local para se voltar várias vezes e não conseguir se cansar de ver o belo”.

Kuala Lumpur / Malásia “Partimos com destino à Kuala Lumpur. O fato de o país ser uma nação muçulmana pode chocar o visitante. Não é difícil ver as mulheres cobertas dos pés à cabeça, com burcas e lenços sob o calor insuportável do sul da Ásia. Não quer dizer que, se você for mulher, precisará se vestir daquela forma, como acontece com as turistas na Arábia Saudita ou Irã, por exem-

Águas dançantes em frente ao sofisticado shopping KLCC

Novembro | 2013


plo. Normalmente as turistas circulam pelo país com roupas comuns, apenas com o cuidado de não parecerem ousadas demais. Chegamos com um dia lindo e com muito sol; nosso hotel ficava em frente aos dois arranha-céus  Petronas Twin Towers. Cada uma das torres tem 88 andares, e são interligadas por uma ponte no 41º andar. Além da vista incrível, dá para saber mais sobre a história da construção também. Entre as inúmeras opções de hospedagem, turistas se dividem entre o Centro, onde ficam as torres Petronas e o estrelado hotel Mandarim Oriental (hospedagem favorita dos pilotos de Fórmula 1 que disputam o GP da Malásia). Os shoppings de Kuala Lumpur são extravagantes, o melhor é o KLCC. Um luxo de deixar qualquer um de Nova York de queixo caído!”

Cingapura “Depois de uma semana, partimos para Cingapura, pela Singapore Airlines, num voo de 2h30. Logo que chegamos já tinha uma placa com o nome de Brenno, nos identificamos e seguimos direto ao nosso hotel, Royal Queens, muito bem localizado e bem próximo ao Singapore Flyer, a maior Roda Gigante do mundo! São 28

Vista no alto do Singapore Flyer, em destaque o complexo Marina Bay

cápsulas na qual cabem 28 passageiros rodando por 30 minutos. A vista de lá é fantástica. Fiquei encantada com a beleza do lugar, todo florido e muito limpo, com a arquitetura, o paisagismo, o modernismo e a ordem em tudo. Lugares imperdíveis: Sentosa, fica exatamente há 15 minutos do centro de Cingapura. É um complexo com tudo o que se imagina, desde museus, praias, hotéis, aquários, e nada menos que uma Universal Studios. Fomos de Cable Car, uma espécie de bondinho, até o local. Cingapura foi uma surpresa maravilhosa, onde se vê o belo em todos os lugares. Foram cinco dias inesquecíveis. Hoje Cingapura está na lista das cidades mais seguras e limpas do mundo”.

Tailândia / Bangkok

Singapore Flyer, considerada a maior Roda Gigante do Mundo

Novembro| 2013

“Seguimos para Bangkok no voo da Malaysia Airlines, com duração de pouco mais de uma hora. Grande parte do encanto da capital Tailandesa se deve aos seus templos suntuosos e sagrados, na mesma proporção. Erguido no século 18, o conjunto Grand Palace foi concebido para ser a residência da monarquia local e abriga o templo do Buda esmeralda. Vizinho ao Grand Palace o Wat Pho tem um Buda reclinado gigante, com 46 metros de comprimento.

Despedida do meu filho Brenno, voltando ao Brasil e ele para Bali

O trio sagrado se completa com Wat Rum. Vale lembrar que, apesar de ser um ponto turístico, é preciso respeitar algumas regras de conduta e vestuário, como em todos os templos budistas. Os sapatos devem ser deixados do lado de fora, então é bom usar sandálias ou outros calçados fáceis de tirar e por de volta. Recomendo o passeio pelo Mercado Flutuante. Praticamente um bairro inteiro da cidade que fica na água, como se as ruas fossem rios, e no qual o único meio de transporte são os barcos. As casas e mercados flutuam na água”.

71


Flash

Revista Viva S/A

Johnny Mathis faz feijoada! Compositor de sucessos

Divulgação

O início musical do maestro Burt Bacharach foi tocando piano em barzinhos de Cape Cod, e sua grande oportunidade surgiu quando regeu uma orquestra para Vic Damone. Acabou sendo sua maior decepção, pois foi despedido. A partir daí, a vida lhe mostrou que está repleta de muitos caminhos e compor era um deles. Emplacou 39 sucessos no hit parade que até hoje são clássicos. Suas prediletas são Alfie e House is Not a Home. Perguntei-lhe quais as músicas que vão sobreviver ao século XX. Ele foi taxativo: “Somente o repertório dos Beatles”.

Billy Paul

Q

Enquanto entrevistava famosos, consegui histórias inéditas

uando visitei a casa do cantor Johnny Mathis em Hollywood, descobri uma coleção de livros de culinária brasileira; ele adora nossas iguarias. E, para provar que é bom de panela, fez uma feijoada. No ar, foi contando sua história, enquanto cozinhava. Se era gostosa? Estava de-li-ci-osa!

Chocólatra Fiquei louco para colocar D. Blanche, mulher do cantor Billy Paul, diante das câmeras quando soube que jamais tinha sido televista. A conversa corria solta com Billy, quando me aproximei de Blanche e lhe ofereci chocolates brasileiros. Chocólatra compulsiva, ela demorou a perceber que a câmera continuava ligada. Quando viu, não ligou.

Luz baixa, câmera alta

72

Henrique Vilela

A atriz Shirley MacLaine tem mania de luz baixa e câmera alta, e foi direto ao tripé modificar a luz. Quando José Serra foi apresentado a ela, ia lhe dizer que era seu fã desde os 12 anos. Aí considerou que podia ofendê-la sugerindo que fosse velha. Subiu a idade... “Sou seu fã desde os... 16 anos”.

Amaury Jr Jornalista e apresentador de televisão

Um anjo Quando Sarah Brightman veio ao Brasil para lançar o CD Harem, eu pensava provavelmente o mesmo que todos: uma cantora impecável correndo atrás de mais sucesso. Errado. Sarah é muito mais. É um anjo, de imagem densa, iluminante, de uma delicadeza e contenção de gestos que a tornam única. Contei-lhe que tinha estado com Celine Dion e falamos das melhores cantoras do mundo, e que havia citado Sarah. Ela arregalou os olhos e em seu rosto formou-se uma expressão tão gentil de agradecimento que ali não tive dúvidas que acabara de descobrir seu segredo: a afinação de sua úvula tem a ver com a delicadeza de espírito. Inesquecível.

Sujeito sinistro Não importa o papel que fizesse, Jack Palance me metia medo. Quando menino, eu o via no cinema e me perguntava como um sujeito tão sinistro podia estar em tantos filmes. Educado no escurinho do cinema, passei a estudá-lo e virei fã. As décadas se passaram e estive sentado ao lado de Mr. Jack Palance para transformá-lo em atração de meu programa. Sem perder tempo, matei minha curiosidade. Ele contou que, na Segunda Guerra Mundial, pilotou bombardeiros e se acidentou, recebendo severas queimaduras que o obrigaram a sucessivas cirurgias reparadoras na face. Esse seu histórico, somado a ter sido boxeador, moldaram seus personagens na tela.

Novembro | 2013


Empreendedorismo

Revista Viva S/A

O desejo de status

SXC.HU

Outros fazem questão absoluta de ser atendidos pelo dono do restaurante e não por garçons. Alguns não admitem que seu “carrão” vá para o estacionamento. Exigem que ele fique estacionado em frente ao restaurante - mesmo que não haja vagas. Tal hóspede só fica na suíte 206. “Se ela estiver ocupada, ele fica uma fera”, disse-me o gerente do hotel.... “O presidente só toma café nesta xícara”, confidenciou-me a copeira da empresa. “Quando a anterior quebrou, não encontramos igual no Brasil. Daí, um diretor trouxe outra da França...”. Esta lista de exigências não teria fim se quiséssemos esgotá-la. Por que certas pessoas sentem tanto desejo e mesmo necessidade de status?

O

Pessoas esnobes, desejosas de deferências e rapapés, parecem não compreender que estamos no século XXI

Divulgação

74

utro dia fui repreendido por uma advogada porque não a chamei de “doutora”. Um amigo me contou que ficou esperando duas horas para que lhe fosse entregue um cheque que estava pronto sobre a mesa de um diretor. Ao entregá-lo, a secretária lhe disse: “O cheque está pronto há muito tempo. É que o meu diretor gosta de deixar as pessoas esperando, para se fazer de importante”. Um agente de viagens me contou que há clientes que fazem absoluta questão de sentar na primeira poltrona do avião, pois acham que se sentar ali é questão de status. Numa oficina, um mecânico me disse que o “Dr. Fulano” não aceita esperar um minuto sequer. Semelhante coisa ouvi de um frentista de posto de gasolina: “Aquela mulher não suporta ter alguém em sua frente. Ela quer que a gente pare de atender a outra pessoa para atendê-la”. Maitres e garçons ficam abismados de ver que há clientes que não vão ao restaurante se a “sua” mesa estiver ocupada. Uns assistem a uma palestra sobre vinhos e se acham os maiores especialistas em enologia, ensinando o sommelier.

Como surge o esnobismo Alain de Botton, um filósofo contemporâneo, estuda esse desejo tão exacerbado nos dias atuais em seu livro que leva o nome desta mensagem: Desejo de Status (Editora Rocco, 2004). O autor analisa o “esnobismo” contemporâneo como forma de vencer o anonimato e a falta de conteúdo das pessoas neste mundo de aparências em que vivemos. Vale a pena ler. O mundo está complicado demais para que as pessoas ainda vivam buscando status. Fico impressionado ao ouvir relatos de pessoas que fazem exigências absurdas, desejam atendimentos especiais, mesas únicas. Geralmente são pessoas de origem humilde que necessitam dessas exigências e até da arrogância para mostrar sua importância, já que elas próprias pouca importância se dão, dizem os psicólogos e filósofos que tratam do assunto. Veja se você não está sendo vítima de um desejo exagerado de status e fazendo exigências descabidas de serviços e atenções, tornando-se arrogante e esnobe. Faça uma autoanálise antes de cair no ridículo e ser motivo de chacota das pessoas que lhe atendem e servem, mas riem de sua insegurança assim que você deixa o ambiente, crente que está abafando. Pense nisto. Sucesso!

Luiz Marins Antropólogo, consultor de empresas, escritor e apresentador de TV

Novembro | 2013


Golfe

Revista Viva S/A

Atitudes no golfe dia-a-dia dos clubes, em jogos entre amadores que, por circunstâncias nem sempre definidas, cometem gafes ou atitudes não condizentes com os princípios básicos do esporte. Alguns se acham melhores do que os outros, querendo, sempre que possível, levar algum tipo de vantagem.

Divulgação

Outros exemplos de unfair

C

76

Henrique Vilela

O bom senso deve ser praticado quando debatemos o que é fair ou unfair

ertamente os 60 milhões de praticantes deste esporte no mundo sabem que, para jogá-lo na sua plenitude, a fidalguia, a etiqueta e o cavalheirismo devem estar acima de tudo. Discutir o que é fair ou unfair é deixar de lado as regras escritas para entrarmos nas entrelinhas do bom senso, fator às vezes esquecido, mas que torna qualquer jogo e nossas vidas bem melhores quando praticado. Entendo que qualquer atitude unfair no golfe é como pimenta-do-reino em exagero na comida, na hora não faz muito mal, mas em longo prazo causa sérios danos ao organismo. Esta imensidão de praticantes está notando pequenas atitudes unfair no golfe, quando, num campeonato profissional do tour americano visto em quase todo mundo, assistimos a um craque jogar o taco acintosamente porque errou uma simples jogada. E quem não ouve em quase todos os campeonatos televisados a famosa frase irritante “in the hole” após cada batida de um craque? Tem hora que dá vontade de estar ao lado desse ou desses cidadãos e colocá-los no devido lugar. Mas os maus exemplos aparecem mais comumente no

Vi, recentemente, um jogador mediano que se acha um craque tentando burlar a programação do tee time, alterando o livro de registro, na maior cara de pau. Ele é um mestre em largar seu carrinho de golfe junto aos greens e os tees, num total desrespeito ao campo, aos parceiros e ao golfe. Menos grave, mas ainda assim unfair, foi a atitude de quatro bons jogadores scracth (muito bom jogador) num dos melhores clubes do Brasil, que dia desses se aproveitaram de uma falha ou descuido nas regras de um torneio interno para saírem do tee mais curto (quase sempre usado pelas mulheres, pelas crianças e pelos mais sêniores). Com isto, levaram uma tremenda vantagem em relação aos demais, especialmente na disputa do near to the pin. Não descumpriram nenhuma regra, mas criaram desconforto nos demais. Também alguns capitães de clubes e profissionais cometem atitudes unfair quando, sabendo que 80% dos seus jogadores são acima de 18 de handicap, colocam os tees de saída difíceis demais para este tipo de jogador. Joguei em um campo que tinha diversos buracos com hazards frontais, num par 3, por exemplo, obrigando lançar tiros de mais 180 jardas para ultrapassar o obstáculo. Dois dos meus parceiros eram de handicap em torno dos 24, e perderam algumas bolas, pois era impossível para eles superarem o obstáculo inicial, e não havia opção de tee mais avançado. Isto é mais que unfair. Num esporte maravilhoso como o golfe, deixar que atitudes unfair proliferem é decretar, no longo prazo, a decadência ou um total desestímulo. Pense nisso e viva o golfe!

Durval Pedroso Vice-Presidente Técnico da Federação Paulista de Golfe

Novembro | 2013


Pet & Cia João Felipe Cândido

Revista Viva S/A

“Só frequento locais que aceitam meus cães”

Victor Silva

Francisco Cunha, mais conhecido na região como “teacher Chico”, conseguiu realizar o sonho de comprar o seu apartamento há um ano em Alphaville. Logo que se mudou para o bairro, o famoso professor de inglês, que mora só, resolveu ter o seu primeiro cão da raça lulu da Pomerânia, presente de um aluno. Por passar praticamente o dia todo fora de casa, Chico decidiu buscar uma companhia para o pequeno Louis e comprou um poodle toy, batizado de Rico e, na sequência, mais um lulu da Pomerânia, chamado Jolie. “Meus vizinhos não acreditam que eu tenho três cães, pois estes não latem e tampouco fazem barulho. Eles são a minha família”, diz. Teacher Chico ressalta que só frequenta lugares que aceitam bichos de estimação. “Gosto muito de passear com eles pela Saraiva ou Starbucks do Iguatemi Alphaville”, destaca.

Arquivo pessoal

Paixão animal Em 2011, enquanto o Brasil se comoveu com a história do leão Ariel, que sofria de uma doença degenerativa, Lidia Storino resolveu conhecer de perto a casa de Ary Marcos, em Maringá-PR. Conhecido por participar de diversos programas na televisão, Marcos cuida de animais resgatados, muitas vezes pelo Ibama, pelo Ministério Público Federal de Maringá, e doados por outros mantenedores. Atualmente, o espaço abriga dez tigres e duas leoas (sendo uma delas a mãe do leão Ariel). A entusiasta da causa animal afirma que não tem medo de se aproximar de tigres, leões e onças e ainda ressalta, aos risos, que já mergulhou ao lado de tubarões. “Só acho triste pensar que a natureza fala e o gênero humano não a ouve”, finaliza.

Amigo sempre conectado Quem é que já não viu algum caso compartilhado pelo Facebook, ou mesmo em cartazes espalhados pelo bairro, de animais perdidos? A partir de agora, os donos dos bichos já podem se sentir mais aliviados: acaba de chegar ao mercado brasileiro a TAG de identificação por meio do uso do QR-Code. Disponibilizada pelo site meupeludo.com.br, por R$ 9,90 (preço de lançamento) e frete grátis para todo Brasil, essas tags, ajustadas na coleira dos animais, possibilitam o acesso a uma página do bichinho, com o contato do dono, telefone do veterinário, e dados como alergias, foto e outros. Fonte: meupeludo.com.br

Novembro| 2013

77


Carreira & Relacionamento

Revista Viva S/A

N

78 Abril Publieditorial | 2012

Fabiano Accorsi

Ainda são poucos os namorados e maridos que aprenderam a aplaudir o sucesso de sua parceira

as últimas semanas, recebi e-mails me pedindo para falar sobre como lidar com homens machistas que não aguentam o sucesso da namorada. Lá vamos nós. Percebo que o triunfo profissional feminino está abalando como nunca os relacionamentos afetivos. O motivo fundamental é que a mulher, que antes buscava principalmente segurança, passou a poder procurar amor. Assim que ela conseguiu autonomia, ganhou passe livre para achar um companheiro de verdade. E, cá entre nós, muitos marmanjos não foram educados para dar amor e nem aceitam bem quando deixam de ser o provedor financeiro. O machão do século 21 precisa acordar: a mulher não se contenta mais em ser a bela adormecida à espera do príncipe encantado. Quer ser dona da própria vida. Porém, deseja ter alguém com quem compartilhar suas conquistas. Mas, vejo que muitas mulheres não administram o próprio sucesso com tranquilidade. Boa parte se sente explorada por acreditar que o dinheiro do homem deve ser a base do orçamento do casal, e o dela... dela, oras! Há pouco tempo, um amigo viajou para o exterior com a nova namorada, gerente de marketing

Roberto Shinyashiki Psiquiatra, escritor e conferencista

de uma grande empresa. E ela não dividiu sequer a conta de um lanche. Só colocou a mão na carteira para fazer compras sozinha. Ele não tem problemas financeiros, mas interpretou o comportamento dela como uma dificuldade em dividir as coisas. Num relacionamento afetivo, os dois são responsáveis pelo que acontece. Quando ela acha que ele é o único culpado pelos problemas, algo está muito errado. Além disto, é importante ver que os homens precisam evoluir bastante para chegar à altura dos novos desafios que o viver a dois impõe. Então, ela deve refletir se não está sendo dura demais com o seu parceiro e observar como ele trata a insegurança. Ele conversa sobre isto e mostra vontade de mudar? Se sim, merece todas as chances. A mulher deve aproveitar seu sucesso sem paranoias, enquanto dá tempo a ele de também se realizar em seus próprios projetos. Agora, se a mulher concluir que o cara do seu lado não aprendeu a investir no amor e a valorizá-la, deve repetir o que fez com aquele chefe incompetente: demitir sem piedade. O fato de esse homem ser burro é problema dele, mas namorar um sujeito desses é sinal gravíssimo de baixa autoestima. Ela tem que preservar sua cotação no mercado.

Dica do mês Para Roberto Shinyashiki, o segredo de qualquer relacionamento, seja familiar, social, profissional ou conjugal, é ajudar as pessoas a se sentirem importantes. Para ter a sensação de amar e ser amadas, as pessoas precisam perceber que são consideradas e reconhecidas. Sentir-se amado significa sentir-se realmente importante para alguém.

Título: A Carícia Essencial Autor: Roberto Shinyashiki Editora: Gente Preço: R$ 29,90

Novembro | 2013

Preços pesquisados em outubro de 2013

Divulgação

Os homens e o seu sucesso


Bazar de Natal

Revista Viva S/A

Blossom

Presentes exclusivos e de alta sofisticação que encantam a todas as mulheres. Neste Natal, Angela Rossi abre as portas do seu showroom em Alphaville para atendimento personalizado aos seus clientes. As lojas oferecem edições limitadas de bijuterias, semijoias, bolsas e sapatos de marcas premium. Tudo com a essência singular e a qualidade máxima.

Al. Tocantis, 75, cj.506. Tel.: (11) 4191-0905. www.angelarossi.com.br

A Geography Moda Feminina traz sempre lindas coleções, como as peças de alto verão, já disponíveis. São roupas femininas e acessórios contemporâneos para mulheres antenadas com o mundo da moda. Ainda há muitas opções para as lembrancinhas de Natal. Curta a fan page facebook.com/GeographyModaFeminina e acompanhe as novidades da loja.

Calç. das Hortênsias, 28. Térreo. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 4193-1061.

Publieditorial

A Blossom Kids & Teens oferece peças de marcas como Tyrol, Precoce, Dolce Abraccio, VRK, Calvin Klein Jr e Spezzato Teen. Para o verão, a loja multimarcas traz moda praia de grifes como Kiminis, VRK e L’éte: biquínis, cangas, bermudas e sungas. Além destas opções, dispõe de linha batismo. Siga a Blossom: facebook.com/ blossomkidsteens ou pelo Instagram @blossomkidsteens

Al. Araguaia, 762. Lj. 21T. Shopping Flamingo. Tel.: (11) 4193-5677.

79


ATC - Alphaville Tênis Clube

Réveillon

2014

Alphaville Tênis Clube prepara grande festa! Já estão à venda os convites para a maior festa de Réveillon de Alphaville. Dia 31/12, a partir das 22h, os associados e seus convidados brindarão a chegada de 2014 com muito charme e requinte, no restaurante e lanchonete social. Buffet completo, bebidas* (não alcoólicas, Prosecco, vinho tinto, cerveja e caipirinha), queima de fogos, pista de dança e show com a Banda Fênix. *Rolha livre Associados pagam R$ 360 e seus convidados, R$ 430. Crianças de até 5 anos não pagam e as de 6 a 12 anos pagam metade do valor. Mais informações, condições de pagamento e vendas, no Departamento Social. Enquanto você aproveita a festa, as crianças podem se divertir com atividades e brincadeiras no Espaço Kids, no Boulevard do clube. O serviço é gratuito com funcionamento das 22h de terça-feira (31/12), até o término da festa. Para crianças de 3 a 10 anos.

80

Espetáculos de Dança Para marcar o encerramento do ano, as turmas de dança e teatro do ATC farão suas tradicionais apresentações no Teatro Municipal de Barueri. Mais de 140 alunas de Ballet, Teatro e Jazz, de diversas faixas etárias apresentarão o musical “O Sábio do Oriente” no dia 1º/12, com sessões às 15h e às 17h. Serão 16 coreografias inspiradas nos mistérios e curiosidades do Oriente com temas conhecidos da literatura, cultura e história do lugar, como os 40 ladrões, doces árabes, especiarias, odaliscas, sultões, tapetes mágicos, entre outros. No dia 14/12 será a vez das turmas de Sapateado e Street Dance com o espetáculo “D’OZ”, com sessões às 17h e às 19h. Mais de 160 alunas apresentarão 16 coreografias inspiradas na personagem Dorothy Gale, do clássico infantil O Maravilhoso Mundo Mágico de Oz. As aventuras da menina dos sapatinhos prateados serão contadas com a ajuda de disquetes, engraxates, ajudantes da bruxa, homem de lata, sucatinhas, espantalhos, leão e um passeio pela estrada amarela. Os espetáculos têm direção geral da professora Cláudia Leoni e são restritos aos pais das alunas e seus convidados. Mais informações, no Depto. Social.

Publieditorial


Revista Viva S/A

siva pelo empenho no esporte competitivo durante o ano de 2013. A festa é restrita aos atletas convidados.Mais informações, no DGE.

Mundial de Xadrez

Eventos Sociais

Bazar de Natal O seu Natal começa aqui! De 5 a 8/12 o ATC realiza o Bazar da Natal em seu Salão Nobre. São mais de 60 expositores com produtos nacionais e importados. Garanta já presentes originais e peças de decoração que farão sua festa ainda melhor. De quinta a sábado, das 10h às 20h. Já no domingo, o horário de funcionamento é das 10h às 19h. A entrada é franca para associados e não-associados.

infantil com tema relacionado ao Natal, para se divertir e refletir. Entrada franca. Mais informações, no Depto. Social.

Sábado Musical

Cantata de Natal

Dia 7/12, das 12h às 15h30 no Bar da Piscina, o músico Alex Zambrana traz grandes sucessos da MPB. Reúna os amigos e a família e venha curtir um almoço descontraído com música ao vivo.

Domingo, 15/12, às 11h no Salão Nobre, o coral do ATC apresenta a tradicional Cantata de Natal. O grupo de 20 coralistas regido pelo maestro Eli de Souza Gonçalves entoará belas canções natalinas para emocionar e inspirar. Venha prestigiar!

Visita do Papai Noel No sábado, 14/12, das 10h30 às 13h30, o Papai Noel fará a alegria da criançada que vier ao ATC. Logo na entrada social, o bom velhinho distribuirá guloseimas e receberá as cartinhas dos pequenos associados.

Teatro Infantil No sábado, dia 14/12, às 11h30 no Boulevard as crianças têm encontro marcado com a magia do teatro. Traga seu filho para assistir a um espetáculo

Publieditorial

Sons de Domingo Aproveite sua manhã para relaxar e descontrair! Dia 15/12, das 11h às 14h, próximo à lanchonete Fast Fruta, com o trio Jazz Club. Traga a família e venha se divertir!

De 17 a 29/12 em Al Ein, nos Emirados Árabes, o associado Tiago Lopes Oliveira e a associada militante Julia Alboredo, acompanhados pelo MI Jefferson Pelikian, são os enxadristas do ATC que representarão oficialmente o Brasil no Campeonato Mundial Juvenil de Xadrez 2013 em suas categorias. Esta será a maior edição do mundial na história do esporte, com 95 países confirmados e 1.640 jogadores inscritos. As categorias são sub 8, 10, 12, 14, 16 e 18 anos. Tiago é o atual campeão brasileiro de xadrez sub14, 7º colocado no ranking mundial em sua categoria e candidato a Mestre de Xadrez. O ATC deseja boa sorte aos seus enxadristas!

Serviços

Clube fecha dia 16 Dia 16/12, segunda-feira, será realizada a festa de confraternização anual dos funcionários do ATC. Portanto, neste dia o clube não prestará serviço aos associados.

Eventos Esportivos

Festa do Esporte No dia/12, quinta-feira, a partir das 20h, o ATC realiza a quinta edição da Festa do Esporte 2013, com o DJ André Cruz na Boite Mu’leka e coquetel no Boulevard. Serão homenageados os melhores técnicos desportivos, os melhores atletas e os atletas revelação do clube. Durante o evento, os homenageados receberão uma premiação exclu-

Alphaville Tênis Clube Tel.: (11) 2188-2700.

www.alphavilletenisclube.com.br * Os eventos esportivos e sociais do Alphaville Tênis Clube são restritos aos associados e entidades convidadas.

81


Julia Pires

Artes marciais Voltado 100% para as artes marciais, o Centro de Treinamento Chiozzi possui professores qualificados para atender desde crianças até quem quer competir. Entre as modalidades oferecidas estão boxe, Muay Thai, Jiu Jitsu e Submission. O Jiu Jitsu Kids é um diferencial, pois ensina disciplina e consciência corporal para

Sumário Gastronomia Bem-estar Casa & Construção

82

84 90 104

Novembro | 2013


Victor Silva

as crianças. Há também as aulas de Jiu Jitsu para executivos e para pessoas que nunca tiveram contato com a arte marcial. A intenção é atender quem quer adquirir condicionamento físico e aprender a parte técnica. Av. Netuno, 19. Sl. 1. Centro de Apoio 1, Alphaville. Tel.: (11) 4554-2846.

Serviços

107

Compras Programe-se

108

Provado & Aprovado

Novembro| 2013

110 114

83


Gastronomia

Novo Grillarica

Victor Silva

Acaba de ser inaugurada, no local onde funcionava o antigo La Rocca, mais um restaurante Grillarica, que conta com mais seis unidades no Tamboré. O ambiente foi reformado e oferece almoço por kilo (R$ 37,90) de segunda a sexta-feira. No bufê, mais de 20 opções de pratos quentes e saladas, além das carnes grelhadas na hora e sobremesas. A partir deste mês há a previsão da abertura no fim da tarde para a happy hour. Disponível também para eventos de até 350 pessoas. Pç. das Rosas, 100. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 4193-6478.

84

Novembro | 2013

Preços pesquisados em outubro 2013

A Le Box é uma opção para quem gosta de cozinhar, mas está sem tempo. Você escolhe um dos menus harmonizados e recebe em casa todos os ingredientes higienizados, descascados, picados e já nas porções certas. Basta colocar na panela. O tagliatelli com pesto de castanhas e tomatinhos ao perfume de manjericão e grana padano é uma entre as sugestões. Entrega em São Paulo, Alphaville e região. R. Amélia Correa Fontes Guimarães, 77. Morumbi. Tel.: (11) 4324-4445.

Divulgação

Você é o chef


Gastronomia

A Candy Dreams, em Alphaville, fabrica bolos decorados e personalizados, doces e chocolates finos com receitas e design exclusivos. Com produção artesanal e sob encomenda, desenvolvem qualquer tema a partir do desejo do cliente. Também possuem opções de kits festa e lembrancinhas. Tel.: (11) 4153-6548. Em Barueri, o bufê Mundo da Fantasia & Cia leva até a sua casa toda a estrutura de um espaço de festas: brinquedos, decoração de mesas, mesas e cadeiras, barracas de alimentação, esculturas de bexigas, pintura facial, som e DJ, entre outros. Tel.: (11) 4195-2708/ 97415-4454. O restaurante Kanto Madeira acaba de ampliar o seu cardápio. Especializado em comida brasileira, a casa, que funciona em Alphaville, agora serve no formato self-service com uma variedade de 20 pratos entre quentes e saladas. Aos sábados é a vez da feijoada, no domingo há o bobó de camarão e a paella. Há também pratos à la carte e pizzas servidos diariamente. Tel.: (11) 4191-5340. O restaurante Bartolomeu é uma boa opção para reunir a família ou os amigos. O cliente pode sentar no salão interno construído no século 18 ou na área externa com vista para os principais pontos de Santana de Parnaíba. A picanha no réchaud é um dos destaques. São 600 gramas da carne assada pelo próprio cliente, com três acompanhamentos. Tel.: (11) 4154-1370.

86

Novembro | 2013


Alessandro Alphaville

A Alessandro International Alphaville, a número 1 na Europa em cuidados para unhas, mãos e pés, chega a Alphaville. Inovação, produtos de alta qualidade e coleções inspiradas nas tendências da moda são algumas das novidades encontradas no espaço. Conheça o LacSensation, uma esmaltação UV com durabilidade de até duas semanas. São 99 opções de cores de esmaltes by Alessandro.

Pç. das Begônias, 22. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 2771-2456. fb.com/alessandrointernationalalphaville

Droga Apoio Chegou à Droga Apoio o cosmético clareador n° 1 no mundo. Trata-se do Cosmelan, que contém um conjunto de substâncias que atuam clareando a pele com hiperpigmentação / hipopigmentação de origem melânica. O produto pode ser usado no verão. Há mais de 20 anos em Alphaville, a drogaria oferece, além de medicamentos, produtos como suplementos e naturais.

antes

Ibrafe Fisioterapia

depois

Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4.350. (ao lado do Shopping Service). Alphaville. Santana de Parnaíba. Tel.: (11) 4153-1272.

Por que fazer RPG? A Reeducação Postural Global identifica desequilíbrios e/ou desajustes posturais, reorganizando e corrigindo a estrutura corporal por meio de exercícios posturais e respiratórios, melhorando o alinhamento vertebral. A Ibrafe faz avaliação postural computadorizada no início do tratamento para mensurar e acompanhar a evolução clínica do indivíduo.

Al. Madeira, 44. 2º andar. Sl. 27. Alphaville. Tel.: (11) 4191-4156/4191-4021. www.ibrafefisioterapia.com.br 88

Publieditorial


Kimie Massagem Terapêutica A atmosfera tranquila e acolhedora da clínica Kimie Massagem Terapêutica promove no paciente total relaxamento físico, mental e espiritual. Além das massagens shiatsu, zen shiatsu, ayurvédica e reiki, oferece procedimentos como depilação a laser, drenagem linfática pós-operatório e para gestante, limpeza de pele, modeladora gessada com produtos ortomolecular, cone hindu, acupuntura, moxa e ventosa.

Calçada Aldebarã, 160. Centro de Apoio II. Alphaville. Tel.: (11) 4153-7167 / 97130-606.

Não+pêlo prepara você para o verão Para eliminar pêlos indesejáveis com a fotodepilação, usamos a técnica indolor Luz Pulsada Intensa (IPL). Após cada sessão, o pêlo cairá gradativamente durante as três semanas seguintes. Também oferecemos o serviço de foto-rejuvenescimento, que consiste na emissão da mesma luz associada a um gel de tratamento, em que é possível recuperar o colágeno da pele.

Calç. das Violetas, 14. Térreo. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 4195-4649.

Bem-Estar

Phitofarma Manipulação

A Phitofarma Manipulação inaugurou, este mês, uma unidade no Centro Comercial de Alphaville. A farmacêutica e proprietária Dra. Cristiane Lira, moradora da região, decidiu trazer a rede que já tem mais de 43 anos no mercado de manipulação. A farmácia possui laboratório próprio e está preparada para criar inúmeras fórmulas, além de prestar orientação farmacêutica.

Pç. das Flores, 88. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 4195-1952. Publieditorial

89


Bem-estar

bem studio

Médica vascular e angiologista com especialização em medicina estética, Cláudia Fiorini Nunes Fogaça utiliza, além da escleroterapia de vasos com glicose e da cirurgia convencional, a espuma densa para tratar qualquer caso de varizes, sem necessidade de internação, anestesia e repouso. A clínica oferece ainda tratamentos corporais e faciais com fisioterapeuta e esteticista. Novembro é o mês de aniversário do consultório, que concederá descontos de 10 a 50% em vários tratamentos até 20/12. Al. Grajaú, 98. Sl. 804. Alphaville. Tel.: (11) 4195-0126.

Victor Silva

bar cure

Tratamento de varizes sem cirurgia

A clínica de fisioterapia Ibrafe agora conta com Avaliação Postural Computadorizada. Criada por profissionais da USP, o procedimento aponta alterações posturais e indica as melhores terapias para tratá-las. A equipe, formada por cinco fisioterapeutas e uma enfermeira especializada em dor, realiza os atendimentos como ortopedia, fisiologia do exercício, reabilitação uroginecológica, pilates e RPG. Al. Madeira, 44. 2º and. Alphaville. Tel. (11) 4191-4156.

90

Victor Silva

Avaliação contra dor

Novembro | 2013


Com 31 anos de experiência, Rosana Vezoni Duarte Carneiro realiza atendimentos em oftalmologia geral e pediátrica em seu consultório em Alphaville. A médica possui especialização no atendimento a crianças feita nos Estados Unidos, no Newington Children’s Hospital, sediado em Hartford, Ct. USA, e trata desde conjuntivite até problemas mais sérios como catarata, estrabismo, alterações retinianas, deficiências congênitas entre outros males. Tel.: (11) 4195-0208. No salão de beleza La Luna, localizado no Centro Comercial Alphaville, a podóloga Meire Sarmento oferece um cuidado todo especial no tratamento para os pés. Com quatro anos de formação em podologia pelo Senac, também acaba de se especializar no atendimento aos pés de diabéticos, dando orientação aos clientes com todo o cuidado necessário. Trata micoses, unhas encravadas, calos entre outros. Tel.: (11) 4195-0971. A especialização em psicologia da nutrição pelo instituto de psiquiatria do Hospital das Clínicas é um dos grandes diferenciais da nutricionista Aline Lamarco. Seus atendimentos, em Alphaville, englobam transtornos alimentares, como crianças e adultos que não querem comer, até os compulsivos, alinhando a psicologia a uma dieta personalizada. Desta forma, cria consciência em seus pacientes, o que torna mais fácil seguir o recomendado. Aline também elabora dieta para gestantes, esportistas e atletas profissionais. Tel.: (11) 4195-4500. Novembro| 2013

91


Bem-estar

Cabelos com a cara do verão

Victor Silva

Segundo o cabeleireiro Douglas Dias, do Studio W Alphaville, este ano os cabelos do verão terão mechas com nuances de loiro dourado fugindo da coloração branco acinzentado. Para o contraste, um fundo mais escuro, mas sem carregar demais, dando aparência natural e com luminosidade nas pontas. O salão ainda tem duas novidades em tratamentos: o Cristaliste da Kerastase, que reativa o brilho e a cor dos cabelos, e a escova de murumuru da L’Oreal, para tirar o frizz e disciplinar. Al. Rio Negro, 111. Iguatemi Alphaville. Tel.: (11) 3173-1450.

Uma equipe de seis especialistas formam a Alpha Tamboré Odontologia, que oferece atendimentos em implantes, enxertos ósseos e gengivais, próteses convencionais e sobreimplantes, ortodontia, endodontia, periodontia, estética, restauração dental e odontopediatria. A clínica conta com as mais modernas técnicas, desde aplicação de botox para dor da articulação a cirurgias bucomaxilares. Av. Netuno, 64. Centro de Apoio 1. Alphaville. Tel.: (11) 4152-2282.

92

Victor Silva

Clínica odontológica

Novembro | 2013


Victor Silva

Bem-estar

Terapeuta e Coach

eldorada

94

Com mais de 30 anos de experiência, a psicóloga Natália Marques Antunes atende jovens, adultos e a melhor idade, em sessões individuais ou em grupo. Por meio da psicoterapia, trata conflitos profissionais e pessoais, depressão, fobias, ansiedade, angústia, estresse, entre outros distúrbios. A psicóloga também é especializada em Coach de Desenvolvimento Pessoal (Life & Self Instituto Holos), dá suporte a profissionais na prevenção do estresse, auxílio na carreira, aposentadoria e pós-carreira. Ainda ministra cursos sobre temas variados relacionados à saúde e ao trabalho e presta serviços como consultora em saúde organizacional, realizando palestras sobre qualidade de vida, estresse e meditação. No próximo ano, apresentará um curso de Formação de Coaching para o Instituto Holos. Pç. das Dracenas, 98. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 4193-8016. Novembro | 2013


Novembro| 2013

95


Bem-estar

Com atendimento em toda região de Alphaville, Patrícia Fonseca Moura faz o design de sobrancelha no conforto de sua casa. O serviço é realizado com todo o cuidado, de acordo com a simetria facial da cliente, e, se necessário, preenche-se o contorno da sobrancelha com a aplicação de hena. O serviço custa R$ 40, sem a hena. Patrícia também faz alongamento de cílios fio a fio, maquiagem para noivas, festas e curso de automaquiagem. Tel.: (11) 98473-8123.

Formada desde 1993, Ana Paula Bazílio é médica especialista e doutora em reumatologia. Em seu consultório em Osasco, trata de doenças articulares sistêmicas inflamatórias e autoimunes como artrite reumatoide, lúpus eritematoso, vasculites, entre outras. Atende ainda portadores de doenças degenerativas articulares como a osteoartrose, doenças do metabolismo ósseo, e tem se especializado no tratamento da dor crônica músculo-esquelética. Sempre atualizada com as novas e modernas terapias em reumatologia, está apta a oferecer aos pacientes com doença crônica o tratamento adequado em busca de melhor qualidade de vida. Tel.: (11) 3682-9819.

96

Novembro | 2013

Preços pesquisados em outubro 2013

A manicure Fernanda Botelho Babadobolus atende em domicílio na região de Alphaville. Os serviços de mão e pé custam R$ 40. Fernanda leva todo o material necessário, tomando o cuidado de esterilizar os instrumentos e de utilizar itens descartáveis, oferecendo segurança no atendimento. Tel.: (11) 96500-5981.


Bem-estar

Um dia todo dedicado a seu relaxamento e beleza, com banhos e massagens especiais e mimos exclusivos só para você, esse é o chamado “Day Spa”. Há pacotes fechados com massagens, banhos e tratamentos de pele, até os personalizados em que o cliente escolhe o que quer receber durante a estada. Há diversas opções em nossa região. Confira: Aldeia da Serra: Jacques Janine: (11) 4192-3221; Kalipso: (11) 4192-2146; Morada das Divas: (11) 4192-3288; Studio HM: (11) 4192-4105. Alphaville: Anna Maria Beauty: (11) 4193-4264; Clínica Luiza Sato: (11) 4193-6833; Manuia Spa: (11) 4154-6693; Jacques Janine: (11) 4195-7505; Kimie: (11) 4153-7167; Onodera: (11) 4153-6353; Studio Oito: (11) 4208-2121; Studio W: (11) 3173-1450. Granja Viana: Arlete Martines: (11) 4186-3797; CM Estética: (11) 4777-0043; Clínica Luiza Sato: (11) 4612-4530; Dermostore: (11) 4617-7005; Mais Vida: (11) 4612-1368; SPA La Vie: (11) 4616-8633; SPA Ohana: (11) 4617-3405. Um lugar feito especialmente para cuidar da beleza das suas unhas, esse é o Nail Center Spa, no Centro Comercial Alphaville. Entre os serviços que oferece há desde a esmaltação simples, até unhas artísticas e diversas técnicas de alongamento de unhas com porcelana, acrygel ou fibra de vidro. A francesinha definitiva e o spa dos pés e das mãos são alguns dos destaques. Ainda há depilação com cera quente, design, alisamento de sobrancelhas e quick massage. Tel.: (11) 4195-6211.

98

Novembro | 2013


Bem-estar

Especial para bebês e crianças Ao entrar no GlitzMania, você encontra um ambiente lúdico com bancadas coloridas e divertidas, bancos imitando naves espaciais, vídeo games, DVDs e brinquedos para entreter os pequenos enquanto cortam ou arrumam o cabelo. Entre os serviços estão corte, penteado e maquiagem. Você também pode fazer a festa da sua filha no salão. Ela e as amigas terão direito a fazer cabelo, maquiagem e unhas decoradas e ainda desfilam no final, tudo regado a bolo, docinhos, salgadinhos e bebidas. Al. Rio Negro, 111. Iguatemi Alphaville. Tel.: (11) 4209-1566.

Divulgação

fazzio

Comandada pela fonoaudióloga Andrea Caruso Leone, a FonoAlpha atende variadas patologias, como perda auditiva e tonturas relacionadas à labirintite. A clínica é preparada para detectar, por meio de exame completo, a intensidade da perda auditiva e indicar a melhor terapia. Possui aparelhos auditivos modernos que, além de estéticos, oferecem som de alta qualidade, diminuindo os ruídos. Calç. das Tulipas, 78. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 4191-8835.

100

Divulgação

Escute bem

Novembro | 2013


Bem-estar

Especializado em endocrinologia, o médico José Roberto de Melo Filho atende no Manuia SPA, em Alphaville. Além de tratamento para as doenças como diabetes, pressão alta e obesidade, realiza consultoria em nutrologia e em envelhecimento saudável, qualidade de vida e otimização do desempenho humano por meio da alimentação e de fitoterápicos. Tel.: (11) 4154-6693. Especializada em reabilitação de diferentes patologias, a Clínica Sônia Domingues Pereira funciona no Hospital Albert Einstein, em Alphaville. Entre os atendimentos estão RPG, pilates, pneumofuncional, reabilitação pulmonar e cardíaca. Um dos destaques é a técnica Cuevas Medek Exercises para o tratamento de crianças com problemas neurológicos a partir de três meses de vida. Tel.: (11) 2151-6640. O Art Coiffure, no Centro Comercial Alphaville, tem novidades para os cabelos. Uma delas é a cauterização com queratina, que disciplina, diminui o frizz e dá mais força às madeixas. O último lançamento para hidratar é o caviar da Kerastase, que, além das mechas, reestrutura o couro cabeludo e tem a durabilidade de dez lavagens. Tel.: (11) 4208-2077. A Barbieri del Capo, no Shopping Flamingo, em Alphaville, oferece para os homens serviços como cortes com estilo, barbas, manicure e pedicure. O ambiente aconchegante foi desenvolvido pensando neles, que, enquanto cortam o cabelo ou fazem a barba, podem relaxar com uma boa música e bebericar algo no Bar do Capo. Tel.: (11) 4193-4255.

102

Novembro | 2013


Novembro| 2013

103


Casa & Construção

Pisos de madeira renovados A Aplicadora Costa é especializada na instalação, tratamento e polimento de pisos de madeira, assoalho, taco e deck. Além da instalação, a empresa efetua a raspagem e aplicação do produto da marca sueca Bona. Utilizam equipamentos modernos com máquinas que aspiram mais de 85% por cento da poeira gerada no processo da raspagem, resultando assim em um trabalho limpo para seus clientes. A empresa também realiza a ebanização e o clareamento de pisos. Av. Comendador Alberto Bonfiglioli, 497. Butantã. Tel.: (11) 98777-9771.

Divulgação

pet

104

Novembro | 2013

Preços pesquisados em outubro 2013

Especializada em móveis planejados, a G Cucine Mobili & Design segue um padrão de excelência e qualidade na produção das peças e projetos. Além da fábrica de mobiliário, no escritório disponibiliza profissionais que prestam consultoria geral em reformas, aplicação de revestimentos, pintura, entre outros serviços. Com escritório no Morumbi, inaugura, em breve, o showroom na Granja Viana. Estr. do Copiuva, 1.057. Aldeia de Carapicuíba. Tel.: (11) 3586-1382.

Divulgação

Móveis e consultoria


Entre os serviços disponibilizados pela Terra Branca Terraplenagem estão a limpeza de terrenos, aberturas de piscinas, serviços de platôs, bases industriais, asfalto, guias, valas para rede de água, esgoto, elétrica, compactação de solos, entre outros. Contam com máquinas como as mini escavadeiras, mini retroescavadeira, Bob Cat, retroescavadeiras, rolos compactadores, carregadeira e caminhões. A locação de uma mini retroescavadeira custa, por exemplo, R$ 70 a hora e substitui em uma hora, duas jornadas de nove horas de trabalho de duas pessoas. Atendem a Grande São Paulo. Tel.: (11)96373-5112. Idealizada em 2011, a Reflexz é especializada em vidraçaria, dando toda a assessoria necessária desde a residências até as grandes empresas. Entre os serviços prestados estão: box para banheiros, fechamento com vidro fixo, fechamento de sacadas e varandas, portas e janelas, espelhos decorados com cristal e convencionais, móveis de espelho e vidro, corrimão de vidro e lustres de cristal. Atendem Alphaville e região. Tel.: (11) 41935450 / 95348-2708. Variados tipos de molduras, com muitas opções de cores e decorações para agradar a todos os gostos e estilos você encontra na AlphaArt Molduras. Localizada no Centro Comercial Alphaville, conta também com painéis prontos e sob medida para fotos, quadros de fotos decorados até mesmo para bebê, além de almofadas para fotos, espelhos e porta-chaves. Também faz revelação e fotos 3x4. Tel.: (11) 4195-0105. Novembro| 2013

105


Casa & Construção

Casa & Campo O showroom da Casa & Campo dispõe de móveis rústicos feitos de madeira nobre de demo­ lição e objetos de decoração à pronta-entrega ou sob encomenda. Dentre as opções estão 20 dife­rentes modelos de cadeiras, mesas, bancos para jardim, telefones retrô, réplicas de rádios antigos, quadros, lustres e sinos. Ainda dá tempo de decorar a casa para este Natal.

Via Castelo Branco, km 29,5. Posto Graal. Tel.: (11) 4619-2794.

Design da Vila Uma aconchegante loja, com mais de 1.200 m² de exposição de móveis e acessórios para decorar e mo­ biliar toda a casa, está instalada há 10 anos em Alphaville, trazendo aos clientes uma grande variedade de produtos e atendimento personalizado na elaboração de proje­tos, tanto para o consumidor final quanto para os pro­fissionais de arquitetura e decoração.

Av. Valville, 550. Alphaville. Tel.: (11) 4154-5052/ 4154-5232.

Vitória’s Decorações Há 13 anos no ramo de decoração, a loja trabalha com cortinas à pronta-entrega e sob medida. Também oferece produtos como persianas, papel de parede, almofadas e colchas. Diferenciado, seu trabalho conta com decoradora e vendedoras que vão até o cliente com o fim de auxiliá-lo na escolha desse material, para que a decoração seja harmoniosa.

Calç. das Orquídeas, 119. C. Com. Alphaville. Tel.: (11) 4191-6113.

106

Publieditorial


Victor Silva

Serviços

Inglês personalizado Maria Lúcia Kfuri, mais conhecida como professora Malu, ministra aulas de inglês ou de português para estrangeiros, individualmente ou em pequenos grupos. A professora pode receber os alunos em sua casa em Alphaville, atender em domicílio ou em empresas. Seu diferencial é que procura ensinar, além da conversação e gramática, a cultura e os hábitos norte-americanos. Para isto, utiliza sua experiência pessoal, pois foi criada em Nova York, onde parte de sua família ainda reside. Aos estrangeiros, não ensina somente o idioma, mas também apresenta a rotina e os costumes brasileiros, bem como a funcionalidade no País. Oferece ainda serviço especial de consultoria para empresas, com apresentações, entrevistas e tradução. Também prepara interessados para testes como o TOEFL e dá aulas para crianças. O aluno que indicar outro, ganha uma aula grátis. Tel.: (11) 4191-3720 / 99182-2847. Novembro| 2013

107


Compras

Al. Rio Negro, 111. Piso Lazer. Shopping Iguatemi Alphaville. Tel.: (11) 3173-1450. www.studiow.com.br

108

A Queens Paris comemora o aniversário de um ano, com novidades. A loja é revendedora exclusiva da linha infantil Angry Birds. São mochilas, estojos, capa para tablet e lancheiras com a estampa dos pássaros. Para as mulheres, há novidades também na linha de bolsas tanto de festas, como tradicionais. Pensando no público masculino, apresenta diversas opções de pasta para notebook, tablet e mochilas. Na linha viagem, conta com malas de todos os tamanhos, nécessaires e frasqueiras. Calç. das Bétulas, 74. Centro Comercial Alphaville. Tel.: (11) 4193-1970.

Victor Silva

Os diferenciais que consolidaram o Studio W e o tornaram sucesso entre celebridades e fashionistas estão lá reunidos: Profissionais renomados, as melhores marcas de cosméticos e a expertise do fundador - o hair stylist Wanderley Nunes. Tudo no ambiente de 600m2, iluminação inteligente, espelhos de cristal e detalhes que vão desde a água filtrada para lavar os cabelos até procedimentos hospitalares no manuseio de instrumentos das manicures.

Bolsas, malas e acessórios

Verão Lafort Conhecida no Brasil todo pela qualidade das peças de tricô, malharia e alfaiataria, a nova coleção verão 2014 da marca traz muitas cores e estampas bem brasileiras. A loja conta ainda com casacos e peças de inverno durante todo o ano, ideal para quem viaja a locais que estão no inverno. Também não saem dos cabides itens do vestuário clássico e ainda camisas da marca Dudalina. Al. Rio Negro, 111. Iguatemi Alphaville. Tel.: (11) 4209-1588.

Divulgação

Alphaville e região contam com a celebrada marca Studio W, tradicional rede de luxuosos salões de beleza, com uma unidade no Shopping Iguatemi Alphaville

Novembro | 2013


Há 25 anos no AlphaShopping, em Alphaville, a Glamour Imported Griffe oferece roupas, sapatos e acessórios femininos de marcas renomadas como Cori, Nem, Linha Pura, Madrepérola, Skunk, Fátima Scofield, entre outras. Os vestidos de festa são o grande destaque. Trazidos da Europa e dos Estados Unidos, são escolhidos a dedo pela proprietária Amélia Ciocia. Tel.: (11) 4195-2849. Para quem adora apimentar a relação, a loja Mimo Sexy, localizada no Centro de Apoio 2, em Alphaville, conta com opções de lingeries sensuais, cosméticos, fantasias e brinquedos sensuais. Ainda há cursos de massagem, polidance (1 hora e meia por semana) ou o de 4 horas, de coreografia e streap tease (em 4 horas e aprendem-se os passos básicos e coreografia). Tel.: (11) 4153-5399. Agora em Alphaville, mais uma unidade da papelaria Lepok. A loja faz parte da rede que tem 30 anos de história e oferece equipamentos e suprimentos para informática, livros, tudo para papelaria e materiais de escritório, telefonia, eletrônicos entre outros produtos. Tel.: (11) 3728-6400 / 4382-7400. Em Aldeia da Serra, a loja Larissa Pilz oferece semijoias feitas com pedras naturais brasileiras e banho de ouro. Há ainda peças cravejadas com microzircônias. Você pode ir até a loja ou pedir pelo atendimento em domicílio. A loja também tem serviço de locação da jóia e consultoria do que usar em cada ocasião. Tel.: (11) 4382-2060 / 96699-2122. Novembro| 2013

109


Programe-se

Laura Pausini em SP Estão agendadas para os dias 19 e 20/2 do próximo ano duas apresentações da cantora italiana em São Paulo. Os shows fazem parte da nova turnê mundial que marca seus 20 anos de carreira a começar do dia 8/12, em Roma. Na América Latina, Laura se apresentará no Brasil, Argentina, México e Chile. No repertório estarão os sucessos mais marcantes de sua trajetória como La Solitudine, Strani Amori, Non c’è, entre outras. Ingressos de R$ 90 a R$ 550. Credicard Hall. Tel.: (11) 4003-5588.

Divulgação

cinemark

110

Novembro | 2013

Preços pesquisados em outubro 2013

O cantor apresenta as músicas do seu novo CD “Sei”, em São Paulo, nos dias 6 e 7/12. Lançado de forma independente em outubro de 2012, o álbum marca o retorno do cantor e compositor ao campo autoral. O repertório do show, além das músicas Sei, Pra Quem Não Vem e Back In Vânia, trará sucessos que marcaram sua carreira como Relicário e O Segundo Sol. Os ingressos custam de R$ 120 a R$ 180. Credicard Hall. Tel.: (11) 4003-5588.

Divulgação

Nando Reis


Novembro| 2013

111


Programe-se

Em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo, a exposição em homenagem ao cineasta americano Stanley Kubrick encanta tanto os amantes do cinema quanto os que não são. Dividido em dezesseis ambientes, um dos destaques é o espaço dedicado ao filme O Iluminado. No espaço, o visitante é levado por um corredor claustrofóbico, que remete ao sinistro hotel da história, até encontrar os objetos como a máquina de escrever e o machado usados pelo personagem interpretado por Jack Nicholson. Até 12/1. Ingressos: R$ 10. Às terça-feiras a entrada é gratuita. Tel.: (11) 2177-4777.

O Teatro Shopping Frei Caneca recebe o espetáculo Turma da Mônica em a Fábrica de Brinquedos do Papai Noel. Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Franjinha colaboram com o bom velhinho na produção dos presentes de Natal e, de forma lúdica, trazem à tona a reflexão do público sobre o verdadeiro sentido da data. De 9 a 13/12, às 17h e às 20h. Ingressos a R$ 20 no www.ingressorapido.com.br.

112

Novembro | 2013

Preços pesquisados em outubro 2013

Até o dia 23/2, o Museu da Língua Portuguesa apresenta a exposição Cazuza mostra sua cara. Com curadoria do arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia, a mostra busca levar o visitante em uma viagem pela obra e vida do artista que, com sua música, poesia, irreverência e inconformismo, sacudiu o cenário brasileiro nos anos 1980 e 1990. Ingressos: R$ 6. Entrada gratuita aos sábados. Tel.: (11) 3326-0775.


Novembro| 2013

113


Provado & Aprovado Julia Pires

Andréa Asperti, gerente de produtos e empréstimos

Patricia Michelli de Almeida, advogada

Revista Viva S/A

Schutz

Mamãe Koala

“Já sou cliente e torcia pela chegada da loja a Alphaville. Em passeio pelo Shopping Iguatemi Alphaville, tive a grata surpresa de deparar com uma nova unidade da marca. Adoro seus sapatos e acessórios; são lindos e dá vontade de ter todos”.

“Adoro comprar roupas para a minha filha nessa loja. Lá encontro roupinhas diferentes e exclusivas com ótimo preço. O ambiente é mágico e a compra vira uma grande brincadeira para as crianças e uma tranquilidade a mais para os pais”.

Al. Rio Negro, 111. Iguatemi Alphaville. Tel.: (11) 2078-8000.

Aline Simas, personal trainer

Al. Araguaia, 750. Alphaville. Tel.: (11) 4314-0990.

Recanto Mineiro

Tivolli

“Queijos, cachaças, doces entre outras delícias dão o clima mineiro à loja. Os deliciosos pães de queijo vindos de Minas são de comer rezando. Aproveite para bater um papo com a mineirinha Tamires, dona do estabelecimento. Super indico”.

“A loja vende roupas e artigos esportivos de grandes marcas e ótimos produtos. Sempre compro lá, pois encontro tudo o que quero para a minha família inteira. Além de ter sempre as últimas novidades, o tratamento aos clientes é exclusivo”.

Av. Yojiro Takaoka, 4.492. Lj. 16. Mall La Ville Elegance. Tel.: (11) 4153-4663.

Daniella Moyses Meismith, advogada

Al. Rio Negro, 1.033. AlphaShopping. Tel.: (11) 4193-5941.

Se você Provou & Aprovou, conte pra gente Gostou do que comeu nos restaurantes, bares ou o que comprou em outros lugares da nossa região? Tire uma foto e compartilhe sua dica conosco na fanpage vivasa.revista ou envie para aline@vivasa.com.br.

114

Novembro | 2013


NO INCRÍVEL NATAL DO IGUATEMI, 5 carros VOLVO V40 , e você ainda pode ganhar um PANETTONE ESPECIAL BAUDUCCO . 1

concorra a

2

A cada R$ 400,00 em compras, receba 1 cupom para participar. De 2ª a 5ª-feira, cupons em dobro.

Imagens meramente ilustrativas.

Limite diário de 2 panetones por CPF.

POSTO DE TROCAS - PISO XINGU 1 – Participação válida para as compras realizadas nas lojas participantes a partir das 10 horas do dia 21/11/2013 até as 18 horas e 30 minutos do dia 24/12/2013. De 2ª a 5ª-feira, as notas fiscais relativas às compras realizadas no período de participação e apresentadas no posto de trocas valem cupons em dobro. Apurações nos dias 28/11, 5/12, 12/12, 19/12 e 26/12/2013 sempre às 16 horas no Piso Xingu. Participação cumulativa. CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO CAIXA Nº 6-1720/2013. 2 – Oferta válida de 21/11/2013 até 15/12/2013 ou enquanto durarem os estoques de 20 mil unidades do Panettone Especial da Bauducco, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Limite diário de 2 itens por CPF. Para informações sobre a promoção e a oferta, lojas participantes, condições de participação e eventuais restrições, consulte os regulamentos no posto de trocas localizado no Piso Xingu ou no site www.iguatemialphaville.com.br.


150 | Revista Viva S/A | Novembro 2013