Issuu on Google+


Bem-Vindos a 3ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cabo Verde (CVIFF) a decorrer na ilha do Sal de 18 a 21 de Outubro. O programa visa congregar a Arte, o Cinema e a Indústria Cinematográfica e promete criatividade e entretenimento através da exibição dos filmes inscritos, de filmes especiais, workshops subordinados à arte do cinema. Para esta edição 22 filmes foram oficialmente seleccionados e eram competir para os prémios de Melhor Curta-metragem, Melhor Curta-metragem Documentário, Melhor Longa-metragem Documentário, bem como o Prémio do Público e Prémio do Júri. A comissão organizadora conta com um corpo de júri mais diversificado, a nível profissional e artístico, que representa Cabo Verde, EUA e Luxemburgo. Esperamos que o Festival vai ao encontro das suas expectativas. Divirta-se!

www.vivaimagens.com

A Organização do Festival Internacional de Cinema de Cabo Verde

Bem-Vindo

1


MEMBROS DO JÚRI Evel Rocha | Sal, Cabo Verde Artista, historiador, e escritor. Celeste Fortes | São Vicente, Cabo Verde Presidente da Cineclube do Mindelo. João Branco | São Vicente, Cabo Verde Director Artístico do Festival Mindelact. Valério Lopes | Luxemburgo O cineasta foi o vencedor do prémio “Melhor Longa-metragem Documentário” do filme “Cabralista” na 2a edição do Festival Internacional de Cinema de Cabo Verde. José “Shokanti” Monteiro | E.U.A. É intérprete de teatro e artista de hip-hop. Em 2011 foi membro do júri, anfitrião, e formador do workshop de teatro na 2a edição do Festival Internacional de Cinema de Cabo Verde.

3


Na cerimónia de encerramento serão atribuídos cinco prémios. Quatro desses prémios serão votados pelo júri: Melhor Curta-metragem, Melhor Curta-metragem Documentário, Melhor Longa-metragem Documentário e Prémio do Júri. Um prémio será votado pelos participantes do Festival: Prémio do Público.

PRÉMIO PARDA

4

Todos os prémios têm a semblante de uma tartaruga. Neste 3a edição a organização instituiu o nome oficial do prémio, Parda. O nome do prémio é em homenagem a tartaruga-parda que, outrora, passava pelas praias do ilha do Sal e uma das praias na zona de Pedra de Lume foi denominada Praia da Parda. Curiosamente, foi na praia da Parda que o primeiro avião aterrou, em 1939, na ilha do Sal – a ilha aeroporto.


WORKSHOPS: A ARTE DO CINEMA Teatro Intensivo | Proferido por José “Shokanti” Monteiro Este workshop terá duração de uma semana e meio com os alunos do Liceu Olavo Moniz, iniciando antes do festival de cinema. Um dos objectivos deste workshop é trabalhar com os alunos na concepção de uma pequena peça de teatro a ser estreada na abertura do festival. Curta-metragem e Multimedia | Proferido por Valério Lopes Conto de histórias é uma das mais antigas formas de arte, mas com o evoluir da humanidade foi-se transformando. Actualmente as múltiplas formas de média vão-se convergindo em um só. Baseado em ferramentas digitais que são na maioria parte grátis, este workshop irá apresentar como aproveitar do mercado multimédia na promoção e divulgação de filmes de curta-metragens. Workshop Tour | Proferido por membros da organização e do júri Os participantes dos workshops da Cinematografia, Curta-metragem e multimédia, e Teatro vão por em práctica os técnicas que aprenderam durante os workshops e produzir uma curta-metragem que será exibida no encerramento do festival de cinema.

6

VÁRIOS MUNDOS. UMA SÓ LÍNGUA.


ESPAÇOS CULTURAIS A organização do festival continue a promover os espaços culturais da ilha do Sal através da cerimónia de abertura e encerramento, exibição dos filmes, e workshops.

ABERTURA E ENCERRAMENTO DO FESTIVAL A CineASA será o palco da Abertura e do Encerramento do Festival. Na Abertura do Festival serão apresentados os membros do júri, os patrocinadores, bem como o Guia Oficial do mesmo. Para esta 3a edição a organização apresenta a estreia de uma peça de teatro concebida pelos alunos do Liceu Olavo Moniz que participaram no Workshop de Teatro Intensivo. Pela primeira um dos filmes oficialmente selecionados foi escolhido para ser exibido na abertura do festival. No Encerramento do Festival a organização apresentará uma curtametragem criada pelos participantes do Workshop Tour. O eixo do encerramento será os prémios atribuídos os filmes vencedores do Festival: Melhor Longa-metragem Documentário, Melhor Curtametragem, Melhor Curta-metragem Documentário, Prémio do Público, e o Prémio do Júri.

8

CineASA: localizada na cidade dos Espargos, a CineASA é um dos principais espaços culturais, históricos, e populares da ilha do Sal. Por este palco passaram já diversas individualidades integrantes de grandes espetáculos musicais, peças de teatro, Festival Todo o Mundo Canta, e outras actividades que marcaram toda uma geração. Centro Cultural de Santa Maria: localizada na cidade mais turística de Cabo Verde, o Centro Cultural de Santa Maira oferece tardes culturais, exposições, feiras, espaço de leitura, e aulas de informática, capoeira, e línguas estrangeiras. Escola das Artes Tututa: localizada na Zona Centro dos Espargos, o objectivo da Escola de Artes Tututa é criar infra-estruturas de ensino no domínio cultural, capacitar tecnicamente os agentes culturais, formar monitores para continuar a expandir a escola para outras localidades, criar agrupamentos culturais municipais em todas as vertentes: dança, teatro, música, entre outras.

9


EXIBIÇÃO DE FILMES

Longa-metragem Documentário Orgulhoso em ser Cabo-verdianao: Um Olhar sobre os Cabo-verdianos no Estado Dourado Duração: (55min) | Filme de Mike Costa

Nesta 3a edição do Festival Internacional de Cinema de Cabo Verde (CVIFF), dos 50 filmes inscritos, 22 filmes foram oficialmente seleccionados. CVIFF está cada ano aproximando-se mais do conceito de um festival de cinema internacional. Há uma mistura bastante interessante entre a identidade cultural dos cineastas e a identidade cultural dos filmes. Através dessa mistura, há representação de Cabo Verde, EUA, Portugal, Angola, Brasil, França, África do Sul, Alemanha, Luxemburgo, Cuba, Moçambique, Itália, e outros mais.

Sinopse: O mais recente filme de Mike Costa, Orgulhoso em ser Cabo-verdianao: Um Olhar sobre os Cabo-verdianos no Estado Dourado, é um documentário que capta a essência da cultura Cabo-verdiana no estado de Califórnia através de um olhar perspicaz de indivíduos e organizações e as suas vontades de manter a sua identidade cultural. Este filme destaca o californiano único, o Cabo-verdiano, cujo a distinta classificação de raízes africanas e europeias os apresenta como um dos ingredientes robusto no ‘’caldeirão cultural” que chamamos de América. A música dos Irmãos Mendes, John & Ramiro é destacado no filme. O Ator/Produtor Michael Beach oferece os seus talentos de voz como narrador. Diálogo: Inglês | Legenda Português Horário: 18 de Outubro | 20:30 | Filme de Abertura do Festival na CineASA 21 de Outubro | 10:30 | Centro Cultural Santa Maria

Culturas de Resistência

Duração: (73min) | Filme de Iara Lee

Com Participação de ...

... Entre Varios Outros!

Sinopse: Cada gesto faz de fato diferença? A música e a dança podem ser armas pela paz? Em 2003, na véspera da guerra do Iraque, a diretora Iara Lee embarcou em uma viagem para entender melhor o mundo, marcado por conflitos e, da forma como ela o via, rumando para autodestruição. Viajando pelos cinco continentes, Iara se deparou com números crescentes de pessoas dedicadas a mudar a realidade. Essa é a sua história. Do IRÃ, onde o graffiti e o rap se tornaram ferramentas para combater a repressão estatal, a BURMA, onde monges seguindo a tradição de Gandhi, combatem a ditadura, passando para o Brasil, onde nas favelas alguns músicos se esforçam para trocar armas por instrumentos, chegando a um campo de refugiados PALESTINO no LÍBANO, onde a fotografia, música e cinema, deram voz aos que raramente são ouvidos. CULTURAS DA RESISTÊNCIA explora como arte e criatividade podem se tornar poderosas munições na batalha pela paz e pela justiça. Diálogo: Vários Idiomas | Legenda: Português Horário: 19 de Outubro | 17:00 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

10

11


Jornada de um Badiu: a história do músico Cabo-verdiano Americano Norberto Tavares

Cartas da Angola

Duração: (54min) | Filme de Susan Hurley-Glowa

Duração: (63min) | Filme de Dulce Fernandes

Sinopse: Este documentário foca-se no músico Cabo-Verdiano-Americano, Norberto Tavares, um líder de banda, um activista social, e um humanitário que é influente em toda a Diáspora Cabo Verdiana. Durante trinta anos, Norberto Tavares actuou como a consciência social destas Ilhas da Coast Ocidental Africana, e fez com que as pessoas pensassem sobre a vida social e política de Cabo Verde como uma Nação e também sobre o porquê de deixarem de ser uma colónia portuguesa para passarem a ser uma república democrática. Norberto Tavares trouxe consigo os sons fortes de África provenientes de Santiago rural para torná-los identidade nacional.

Sinopse: Cartas de Angola é uma viagem a um passado esquecido e um olhar sobre uma memória geográfica onde duas histórias se intersectam: a história de uma portuguesa nascida em Angola nas vésperas da independência e as histórias dos cubanos que combateram na guerra em Angola. O filme, contado na primeira pessoa, é uma travessia pela Cuba de hoje e uma descoberta das histórias dos cubanos em Angola durante a guerra, através das quais se revela um passado perdido e uma ligação umbilical a uma terra distante. Um olhar íntimo e poético sobre aquilo que podemos aprender sobre nós próprios quando olhamos para os outros, Cartas de Angola é uma reflexão sobre o frágil lugar do indivíduo no contexto dos movimentos tectónicos da História.

Diálogo: Inglês e Kriolo / Sem legenda Português Horário: 19 de Outubro | 20:00 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Kilombos

Duração: (48min) | Filme de Paulo Nuno Vicente Sinopse: Um homem desenha os limites da sua terra. Com um pequeno ramo de sapucaia, tenta um mapa de traços intuitivos, irregulares, mas mentalmente exatos. Clack! Quebra-o em duas porções imperfeitas para apresentar, neste chão de terra ocre, uma cartografia coletiva. Almeida é esse homem. É-o aqui e agora em Matões dos Moreira, no estado do Maranhão. Ligando vértices granulados, o retângulo é agora de pó e com isso, acreditar-se-ia à primeira impressão, vago e composto de matéria volúvel. Mas os seus traços são precisos: na exata medida em que reconstrói pelo traço uma comunidade que é, antes de mais, mental – Benedict Anderson chamar-lhe-ia “imaginada” – a sua cartografia é uma extensão caligráfica da sua identidade. Diálogo: Português e Crioulo da Guiné-Bissau | Legenda: Português Horário: 20 de Outubro | 14:30 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

12

Diálogo: Português e Espanhol | Legenda: Português Horário: 21 de Outubro | 14:30 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Longa-metragem O Último Voo do Flamingo

Duração: (90min) | Filme de João Ribeiro Sinopse: “Se quer descobrir a verdade não pergunte às pessoas, pergunte à vida.” Tizangara, uma pequena vila perdida no interior de Moçambique, poucos meses depois do fim da Guerra Civil. Cinco misteriosas explosões matam outros tantos soldados da Missão de Paz das Nações Unidas. Provas do crime? Apenas pénis decepados e os emblemáticos capacetes azuis. É este o ponto de partida para uma enigmática investigação conduzida pelo oficial de serviço designado pelas Nações Unidas, o TenenteCoronel italiano Massimo Risi. Diálogo: Português e Italiano | Legenda: Português Horário: 20 de Outubro | 21:20 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria (para maior de 18 anos)

13


Curta-metragem Documentário Revolução nos Rabelados

Duração: (26min) | Filme de Mário Cabral Sinopse: Em 1940 a igreja Católica mandou alterar algumas práticas religiosas e substituiu os padres de batina preta. Os rabelados não aceitaram estas alterações e puseram de lado a Igreja e o Estado a ponto de recusarem ir ao hospital, a escola e a registarem os seus filhos. Recusaram a dar seus verdadeiros nomes, e isolaram-se da sociedade. Por terem enfrentado estas instituições foram perseguidos, presos, torturados e exilados para outras ilhas. Apesar disso continuaram firmes nos seus propósitos não permitindo o contacto com os demais da sociedade. No entanto, em 1997 uma mulher, que o antigo líder tinha apelidado de anjo da guarda consegue entrar na comunidade e fazer uma autentica revolução. É esta mulher que mudou o mundo dos rabelados que nos vai levar a conhecer este mítico povo. Diálogo: Kriolo Cabo-verdiano | Legenda: Português Horário: 19 de Outubro | 16:15 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Cabo Verde Inside

Duração: (36min) | Filme de Alexander Schnoor

Sinopse: Alexander Schnoor nasceu na Alemanha. O pai dele é alemão e a mãe Cabo-verdeana. Cresceu na Alemanha, e não teve oportunidade para conhecer a cultura Cabo-verdeana, não havia ninguém no redor da vida dele de Cabo Verde para poder conhecer e trocar experiências, o que é ser Cabo-Verdiano. Ele próprio nunca tinha estado nas ilhas de Cabo Verde. E agora sim vai à procura das suas raízes, primeiro na Alemanha e depois nas ilhas de Cabo Verde. Este documentário de 35 minutos mostra em destaque a bondade da vida nas ilhas e a bondade do povo. Um filme que faz sentir vontade de conhecer as ilhas e o povo delas pessoalmente. Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 20 de Outubro | 19:00 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

15


Curta-metragem

A Corrida

Duração: (10min) | Filme de Rui Madruga e Catarina Carrola

O Búzio

Sinopse: Um grupo de rebeldes com crianças soldados preparam-se para uma emboscada. Um dos rapazes, EUSÉBIO pisa uma mina. O grupo procura refúgio numa velha fábrica. O comandante olha para o melhor amigo de Eusébio e dá-lhe ordens para, se os inimigos chegarem, ele deve matar o amigo! É imperativo manter em segredo a sua base.

Sinopse: Anacleto corre com um enorme sorriso no rosto junto ao Rio Tejo. A sua silhueta destaca-se de todas as outras: magro, rosto enrugado e garridos ténis cor-de-laranja e verde fluorescente. Toma duche diariamente no Balneário Municipal de Alcântara, rumando de seguida para a sua cama de cartão na Praça do Comércio. Entre outros sem-abrigo, partilha a sua “morada” com Artur que, certo dia, lhe rouba os seus sapatos de corrida. Deprimido, Anacleto passa os dias a observar as pessoas que correm. Afonso, um jovem publicitário, convida-o para ser protagonista de um filme de publicidade. Anacleto, quando se vê com uns sapatos novos nos pés, durante a rodagem corre sem parar, deixando para trás a equipa estupefacta.

Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 19 de Outubro | 19:00 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 19 de Outubro | 19:20 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Duração: (9min) | Filme de Sol de Carvalho

A Estrela Mais Brilhante

Duração: (11:27min) | Filme de Joana Santos e André Matos Sinopse: Todos nós em crianças temos um sonho – muitos de nós sonhamos em ir ao espaço, explorar e descobrir novos mundos num fato de astronauta. Vasco, um miúdo de seis anos sonha fazê-lo por outro motivo. O pai e ele tentam ultrapassar a morte recente da sua mãe – e Francisco como todos os adultos, não encontra outro modo de explicar o desaparecimento da mãe ao filho, senão, dizer-lhe que a sua mãe está entre as estrelas, no céu, e o observa lá de cima. Vasco, acredita na história e decide traçar um plano para ir em busca da sua mãe ao espaço. Para isso constrói uma nave espacial de cartão para tentar um resgate.

Quadro Branco

Duração (9:16min) | Filme de Tatiana Saavedra e Carolina Catrola Sinopse: Num mundo em que as crianças crescem desprovidas de laços afectivos, o rigor e a indiferença são a base para uma sociedade estável e ideal. Isa, apercebe-se que o seu filho não é igual aos outros e aprende com ele que os sentimentos são importantes. Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 19 de Outubro | 19:30 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 19 de Outubro | 19:10 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

16

17


Bom dia África

Duração: (9min) | filme de Zézé Gamboa Sinopse: Kiluange, um homem com 40 anos, chefe de família, vive a sua vida com muitas dificuldades, como a maior parte dos cidadãos africanos. Ele acorda cedo todos os dias e apanha pelo menos dois transporte públicos. Mas um dia o inesperado acontece... Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 19 de Outubro | 21:15 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Noite Gélida em Castelo Branco

Duração: (15min) | filme de Luís Diogo Sinopse: Sofia e Marco, um jovem casal, visitam Castelo Branco de Noite. Iniciam uma conversa com um vagabundo que toca música na rua. Enquanto a conversa tem lugar, Sofia começa a suspeitar que aquele vagabundo pode ser o pai que ela nunca conheceu… Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 19 de Outubro | 21:30 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Falha do Sistema

Duração: (15:50min) | filme de José Miguel Moreira Sinopse: Numa sociedade controlada pelo SISTEMA, uma variante nazi do Big Brother que limita a privacidade dos cidadãos, JOÃO tem um encontro amoroso com uma judia perseguida. O INSPECTOR que vigia o par descobre que a mulher era Leonor... a sua neta. Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 19 de Outubro | 21:50 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

18

19


Mupepy Munatim

Duração: (18:27min) | Filme de: Pedro Peralda

Sinopse: Um Homem regressa de França a Portugal em busca da campa de sua Mãe. Quer-lhe fazer uma homenagem. Quer redimir-se do passado. Apenas tem o contacto de uma pessoa. Encontra-a. Porém ela não sabe o paradeiro da campa. Quando está pronto para desistir tem uma revelação. A promessa tem que ser cumprida. Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 19 de Outubro | 22:15 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Tu és um Português

Duração: (32min) | Filme de: Neu Lopes

There Are No Heroes

Duração: (37min) | filme de: Kyle Stevenson

Sinopse: Tem sido vários anos desde o colapso em uma usina nuclear no Cape Town. Drew é uma jovem mãe solteira e operária em uma fábrica. Durante um exame médico na fábrica, ela é informada de que o envenenamento por radiação piorou e que nenhum medicamento existe para ajudá-la. Ao chegar em casa a sua vizinha sugere que ela tente encontrar algum medicamento genérico ilegal. O negócio de droga vai mal e Drew é brutalmente espancada fora de um bar. Após o ataque, ela vai em busca do pai de sua filha, uma ativista político... Dialogo: Inglês |Sem Legenda Português Horário: 20 de Outubro | 18:15 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Seu Arlindo Vai à Loucura

Duração: (18min) | filme de: Raoni Reis Novo

Sinopse: Português é um jovem na casa dos trinta anos que chega a Mindelo e acaba por apaixonarse pela cidade e por Janice uma bela mulher independente. Entre eles desenvolve-se uma amizade incomum que acaba em drama após a morte de Janice. Português não se conforma com a perda daquela que amou e torna-se um grande criador de histórias em que ele e Janice são os principais protagonistas.

Sinopse: Arlindo e Benedita estão comemorando bodas de ouro, no entanto, durante a festa, Arlindo se depara com situações que o fazem questionar sua própria capacidade de acompanhar sua esposa, que exibese sempre muito disposta e alegre.

Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 20 de Outubro | 17:00 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 20 de Outubro | 20:00 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

TOM

Duração: (19min) | Filme de: Clémence Marcadier

Sinopse: Meu nome é Tom. Eu tenho 14 anos. Eu vivo e trabalho aqui... Nesta fazenda. Eu logo terei 15... eu só posso cuidar sozinho da fazenda. Diálogo: Francês | Legenda: Inglês – English Subtitles Horário: 20 de Outubro | 17:45 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Quando os Monstros Se Vão Embora

Duração: (13:14min) | filme de: Bernardo Gramaxo

Sinopse: Madalena é uma rapariga de seis anos, e como qualquer criança na sua idade, ela adora desenhar, brincar e meter-se em sarilhos, mas acima de tudo, nunca fazer o que os pais dizem. Contudo Madalena tem, o que nem todas as crianças têm, a ajuda dos seus monstros, que a acompanham durante todo o dia. Certo dia Madalena recebe a notícia do seu melhor amigo monstro de que quando crescer, ela deixará de os ter, uma vez que nenhum adulto precisa da companhia dos monstros. Madalena inconformada, fará tudo para não crescer, e evitar que os seus monstros se vão embora. Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 20 de Outubro | 20:30 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

20

21


Mutter

Duração: (8:27min) | Filme de Tony Costa e Rafael Martins

Exibição de Filmes Especiais

Sinopse: A curta partiu de uma adaptação da banda de desenhada «The Last Man» colecção Y. Num mundo no futuro onde clones humanos e humanos disputam o poder, Dr.ª Teresa (Anabela Teixeira) procura dar à luz o seu filho numa clínica de investigação e é acompanhada pelo seu assistente (Welket Bungué). Ambos procuram esconder o nascimento por ser proibido por lei e infiltram-se na clínica onde encontram o investigador Dr. Pedro (Francisco Areosa) que recusa participar naquela loucura, mas acaba por ajudar chantageado pelo assistente (Welket Bungué).

Os filmes especiais a serem exibidos nesta 3a edição é uma compilação dos filmes vencedores do projecto da Culturamóvel. Culturamóvel, diálogos culturais através das TIC, é um projecto de cooperação cultural que fortalece a relação entre a Cultura e o Desenvolvimento. O objectivo geral do projecto é fomentar o crescimento da indústria audiovisual caboverdiana através da optimização das tecnologias disponíveis. O objectivo específico é contribuir para o fortelecimento do capital humano nacional através das TIC, criação audiovisual e produção de bens e serviços culturais.

Diálogo: Português | English Subtitles Horário: 20 de Outubro | 20:50 | CineASA & Centro Cultural Santa Maria

Teoria de Nietzsche

Duração: (10:14min) | Filme de Felix Andrade

Sinopse: Teoria Nietzsche é um filme de curta-metragem de psico analítico reflectindo o filósofo alemão ceticismo sobre as religiões.Suas afirmações provocativas são apresentados através de imagem poética e experiência de voyeur. Sem Diálogo / No Dialogue (para maior de 18 anos) Horário: 20 de Outubro | 21:15| CineASA & Centro Cultural Santa Maria

22

23


AGRADECIMENTOS Muito Obrigado! A comissão organizadora da 3a edição do Festival Internacional de Cinema de Cabo Verde agradece a todos que nos apoiaram. Com o crescer do festival de cinema esperamos poder continuar a contar com o vosso apoio.

Parceiros

Patrocinadores

V!VA IMAGENS éuma empresaemergentede media productionestabelecida em2010 na cidade da Praia por jovens Caboverdianos com o propósito decontribuir para odesenvolvimentodas artes, do cinema,eda televisãoem Cabo Verde através de serviços e projectos artísticos e criativos.

24

Obrigado!

Contacta-nos! Visita-nos! info@vivaimagens.com | +238.9865482 www.vivaimagens.com | www.facebook.com/vivaimagenscv

25



CVIFF 2012 Official Guide