Page 1

FĂŠrias

de inverno


Fotografia: Pamela Alves

Editorial A vitrine é o seu cartão de visita Quando viajamos em nosso mundo imaginário, saímos da órbita terrestre e entramos num espaço mágico. Uma iluminação ímpar! Cores que nos atraem, formas que nos envolvem, espaços que preenchemos com o brilho que cintila em nosso olhar. Assim foi e está sendo o caminho da revista Vitrine Oeste. Eu convido nosso leitor a fazer essa viagem conosco nas asas da nossa imaginação.

Errata:

Por Olga Garcia

Nossa vitrine tem um espaço sem limites, onde as cores misturam-se como uma aquarela que, camada sobre camada, forma uma belíssima composição. A respiração e inspiração são necessárias para que essa nova criatura possa nascer todos os meses e emergir aos olhos de todos. Essa é a revista Vitrine Oeste! Cada segmento dessas 28 páginas propaga seu brilho, seu valor, seu melhor. Todos, sem exceção, con-

quistam, cada vez mais, os seus lugares e apresentam o que de melhor sabem fazer: gastronomia, decoração, aroma brasileiro (café), saúde, beleza, educação e outros segmentos que só enriquecem o olhar de quem passa por eles, despertando a admiração e o desejo. Sintam-se à vontade, leitores e anunciantes! Nossa vitrine é do tamanho que você imagina, e o seu espaço está reservado!

Edição 2: Coluna SOCIAL (pág.20), O olhar de Bruna Marchioro, faltou o trecho no final: “(...) só tem trazido felicidades.”

Expediente

www.vitrineoeste.com.br • contato@vitrineoeste.com.br

facebook.com/vitrineoeste

Jornalista responsável e redação: Olga Garcia (MTB 51.602/SP) • Diretor executivo: Agnaldo Giorni • Dep. Comercial: Eliseu de Carvalho 7730-5539 • Diagramação e projeto gráfico: Diogo Cruxen 98728-2914 • Revisão: Erica Priscila de Souza • Assistente de Publicidade: Rafael Romanelli 97462-1529 • Fotografia: Bruna Marchioro. Colaboradores: Fotografia: Fábio Brito, Pamela Alves. Editorial: Mayara Martha de Moraes Castro, Cátia Portella, Jhanne Andreotti, Afonso Camargo, Claudio Peron Ferraz. Tiragem: 15.000 exemplares comprovadas - 28 páginas Fotolito e impressão: Prol Gráfica Distribuição gratuita em pontos estratégicos, residências, condomínios, bancas e comércios • Periodicidade Mensal Regiões de distribuição: Perdizes, Vila Pompeia, Vila Romana, Lapa, Vila Madalena, Vila Leopoldina. Telefone: 11 3801.9029 Os artigos e depoimentos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. A reprodução de matérias somente após expressa autorização da redação.

REVISTA VITRINE OESTE jul/2013 | 3


VITRINES

]

Lugares que você

DEVE conhecer HIPERBOI

EMPÓRIO GRÃOS DA TERRA

Há dez anos no mercado, distribuindo qualidade e confiança para os moradores de Santana e Perdizes. Av. Prof. Alfonso Bovero, 481- vide página 7

Um espaço especial, com o objetivo de oferecer opções saudáveis e funcionais, proporcionando a você uma nutrição consciente e equilibrada. Rua Desembargador do Vale, 574 vide página 13

SALMEN IMÓVEIS

COLÉGIO GLOBAL

CENTRO AUTOMOTIVO FUTURA

A Salmen Imóveis leva você a conhecer o paraíso litorâneo de Bertioga, com o objetivo de rever sua qualidade de vida.

Tradicional colégio das Perdizes, o colégio Global está, há mais de 30 anos, revolucionando o conceito de educação.

www.salmenimoveis.com.br vide página 2

Av. Prof. Alfonso Bovero, 456 vide página 9

VILA HEITOR

Além dos já consagrados pratos de costela e cupim crocante, no Vila Heitor há música ao vivo da melhor qualidade todas as quintas e sábados. Vale a pena conferir!

Rua Heitor Penteado, 474 - vide página 5

4 | jul/2013 REVISTA VITRINE OESTE

Um espaço onde são encontradas as soluções para seu veículo, através dos serviços de profissionais especializados, além de oferecer agendamentos e préinspeções veiculares.

Rua Cotoxó, 413 - vide página 21


GASTRONOMIA

]

Como evitar a obesidade infantil

por Mayara Martha de Moraes Castro

Pequenas mudanças na rotina das crianças podem evitar problemas de saúde

Foi-se o tempo em que criança “rechonchuda” era sinônimo de criança saudável. A obesidade infantil tem sido uma preocupação mundial. Hoje em dia, com o fastfood, macarrão de minuto, salgadinho, bolachas recheadas, balas, chocolates, doces e mais doces, crianças de cinco anos já apresentam problemas de saúde relacionados à obesidade e sobrepeso, como colesterol alto, trigliceris, diabetes e pressão alta.

Os pais devem se conscientizar do problema e ajudar as crianças, estimulando a prática de atividades físicas e oferecendo uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e legumes. É muito importante estipular horários e ensinar a criança a se alimentar de forma fracionada, fazendo cinco refeições ao longo do dia. Porém, a mudança dos hábitos para toda a família trará um resultado ainda mais eficaz. Substituições saudáveis para as crianças: Bolachas e biscoitos recheados por barras de cereais e frutas. Sorvetes cremosos por iogurte e picolés de frutas. Salgadinhos e frituras por salgadinhos assados. Hot dog e cheeseburgueres por lanches naturais e tortas salgadas. Refrigerantes por sucos naturais e vitaminas com pouco açúcar. O mais importante é lembrar que estamos falando de crianças, e as mudanças devem ser gradativas e de forma lúdica, explicando a importância daquele alimento para a saúde delas, para que a alimentação seja sempre um momento de prazer.

6 | jul/2013 REVISTA VITRINE OESTE

Mayara Martha de Moraes Castro NUTRICIONISTA - CRN 10029


EMPREENDIMENTOS

]

Uma tradição em

realizar sonhos

Entrevista por Rafael Romanelli

O segmento imobiliário nunca esteve tão aquecido na região da Lapa como hoje. O mercado de imóveis é um dos segmentos comerciais que mais têm crescido em São Paulo nas últimas décadas. Afinal, São Paulo é uma cidade que não para de crescer, seja para os lados como para cima, resultando numa renovação urbanística constante. Fundada em 1987, pelo advogado Celso Nelson Mazzilli, o quarto filho de uma família de imigrantes que atravessou o oceano com a família no início do Século XX, a imobiliária ROMA IMÓVEIS vêm realizando o sonho de muitos clientes que procuram uma casa própria ou obter um investimento locando seu patrimônio. Juntamente com sua parceira de negócios, Hermínia Rocha, escolheu o nome “Roma” em alusão ao bairro da Vila Ro-

mana, endereço da sede desde sua fundação, reduto de muitas famílias italianas na região. E o resultado não podia ter sido diferente: o sucesso foi a consequência de muito trabalho, dedicação e competência, conquistando a credibilidade e a confiança dos clientes, tornando a Roma uma das pioneiras no ramo na região. Nos anos 90, a direção da empresa foi repassada para D. Clélia, irmã do Sr. Celso, que conduziu a Roma, esbanjando simpatia e cativando seus clientes (que recordam com carinho do tempo em que esteve à frente da empresa) até seu falecimento. Hoje a administração fica a cargo da segunda geração da família, pelo sobrinho de seu fundador, Daniel Mazzilli, cuja visão empreendedora e sistemática de

trabalho procura trazer para os dias de hoje os valores que seu tio tanto prezava, aumentado a confiabilidade que o nome ROMA IMÓVEIS traz para seus clientes. Entre os serviços oferecidos pela Roma, encontramos a avaliação mercadológica de imóvel, venda dos mais variados tipos de imóveis comerciais e residenciais novos e seminovos, e a locação de imóveis residenciais e comerciais, contando com todo o respaldo, eficiência e facilidades dos profissionais da Roma Imóveis. E fica aqui o convite: caso esteja correndo atrás do seu sonho ou queira deixar seus investimentos em boas mãos, faça uma visita à Roma e aproveite pra tomar um cafezinho gourmet.

Da Itália para a Honey Café “Gentileza em forma

de café” cafés pagos:

A HONEY CAFÉ mantém a tradição italiana do caffè sospeso Por Erica P. Souza

A cidade de Nápoles, na Itália, há cerca de 100 anos, iniciou uma tradição em que os clientes das cafeterias pagavam pelo café duas vezes. Um, eles consumiam e o outro, deixavam “em suspensão”. O barista anotava esse café pago ou “caffè pagato” em um caderno para que, quando alguém menos afortunado fosse perguntar se havia algum café pago, ele pudesse verificar e servir a essa pessoa. O mais interessante era que o doador e a pessoa que recebia o café permaneciam anônimos um para o outro. Essa forma de caridade e gentileza foi esquecida por muito tempo, voltando, ape-

nas, em 2008, não somente na Itália, mas em vários lugares da Europa e, agora, no Brasil, com cafeterias como a HONEY CAFÉ, que sugere deixar um bilhete de amizade junto com o café pago. Essa iniciativa (que tem dado muito certo) é uma forma de manter aceso o espírito de gentileza, caridade e amizade entre as pessoas. Então, o que você está esperando para participar dessa deliciosa tradição que só faz bem para quem doa e para quem recebe? Venha para HONEY CAFÉ, tome um delicioso café e faça algo diferente ao seu próximo!


] Três maneiras de aumentar o TECNOLOGIA

Por Fast Websites

tráfego orgânico para seu site

Com o Google dando maior importância à qualidade e ao conteúdo útil e original presente nos resultados de seu mecanismo de pesquisa, quem trabalha com campanhas de Links Patrocinados precisa pensar, também, no tráfego orgânico. É ele que chega em seu site de forma natural, por meio de mecanismos de busca, links não pagos em blogs, sites de mídia social e de vários outros recursos online. Aqui estão três métodos para aumentar o tráfego orgânico de seu site:

1

MANTENHA SEU SITE ATUALIZADO

Programe-se para dedicar algum tempo, durante a semana, para a produção de conteúdo. Mesmo sites estáticos devem ser atualizados, ocasionalmente, para garantirem que qualquer conteúdo antigo seja reformulado ou removido. Se você tem um blog, deve atualizá-lo regularmente. Isto irá manter seus leitores interessados e fornecerá novos conteúdos para os motores de busca, aumentando o tráfego para o seu site. Um blog que não é atualizado com frequência terá sua presença diminuída nos resultados dos mecanismos de busca. Mas não publique conteúdo sem relevância apenas para movimentar um site ou blog. Produzir material de baixa qualidade terá o efeito oposto ao que você espera. O algoritmo do Google não favorece estes sites como antes.

2

INTERAJA COM O SEU PÚBLICO

É aqui que entra a mídia social. Interagir com o seu público e tornar-se uma voz ativa nas discussões sobre sua área de atuação são a chave para o sucesso na condução do tráfego orgânico para seu site. Isso é um bom exemplo de algo completamente diferente, que lhe dá a oportunidade de construir uma boa reputação e estabelecer um elevado grau de credibilidade. Feito de maneira correta, isso poderá melhorar a imagem do seu negócio de tal forma que outras pessoas façam a propaganda por você. O melhor de tudo: não custa absolutamente nada além do seu tempo. O marketing em mídias sociais também apresenta a vantagem do importante feedback dos visitantes.

3

ESCREVA UTILIZANDO UM ESTILO POPULAR

Produzir conteúdo para a internet utilizando um estilo popular e informal é a chave para o sucesso na web. Tal conteúdo costuma usar um “link isca” (link bait) por uma razão muito boa: ele acaba sendo altamente popular e tem a melhor chance de ser compartilhado por outros, em sites de mídia social. Alguns dos artigos da web mais eficazes são aqueles que falam sobre “listas”. Por exemplo: “três maneiras disto”, “10 formas daquilo”, “lista das principais ferramentas”, etc. Estas listas são muito populares entre os leitores. Tal conteúdo torna a leitura fácil e tem uma chance consideravelmente maior de se tornar um viral quando você está escrevendo sobre as últimas tendências e notícias em um determinado nicho. A divisão em capítulos também é um elemento chave dos artigos sobre “listas”. Ela os torna mais fáceis de ler e permite aos leitores encontrarem a informação exata que estão procurando.


]

Férias em Sampa

Fotografia: Fábio Brito

CAPA

As férias de julho são um convite a conhecer, com muita diversão, os pontos turísticos da nossa São Paulo. Por Olga Garcia O objetivo é desconectar-se! O problema é que, por inúmeras vezes, nos pegamos balbuciando: “Só dá pra curtir as férias quem tem dinheiro porque os passeios são caros”. Que tal mudar essa sensação? Moramos na maior cidade do Brasil e nem sequer a conhecemos. Mas essa oportunidade chegou! As férias de julho podem acontecer aqui mesmo, com muita brincadeira,

diversão, aprendizado e interatividade. Tudo isso localizado na natureza paulistana. Nossa cidade combina toda essa agitação com a tranquilidade do ambiente natural, promovendo programas gratuitos, que fazem valer à pena não só as férias dos paulistanos, mas também as de quem vem de fora. Os parques do Ibirapuera, Vila Lobos e Água Branca são algumas das principais opções.

Fotografia: Fábio Brito

As férias provocam na família a sensação da desorganização e indisciplina, pra não dizer “bagunça”. Todos saem da rotina, pois mesmo aqueles que não estão em férias acabam sentindo-se da mesma forma. Nem o frio atrapalha o pique da garotada para aproveitar a pausa escolar. Elas necessitam liberar toda a energia armazenada nos “laptops da vida”, games e jogos virtuais.

Viagem

]

Dica do leitor: De Perdizes à California Afonso Camargo, morador de Perdizes, compartilha sua viagem de bike no trajeto de San Francisco a Santa Cruz Hwy 1

Por Afonso Camargo

Depois de algum tempo me preparando fortemente, e uma noite bem dormida na casa de um amigo, comecei minha jornada na Hwy 1. Foi um pedal relativamente fácil de 78 ml. Saí de San Francisco com destino à Santa Cruz pela Hwy 1, às 8:00 hs da manhã. Da Arguello Blvd com a California St, a neblina estava terrível, tempo fechado e muito úmido. [...] O visual da Hwy 1 é uma coisa indescritível! Praticamente 100% da viagem vai beirando o mar à direita, com lugares realmente lindos. Segui em frente pela Arguello Blvd, até o Golden Gate Park, na Fulton St. Um parque [...] lindo! Lugar arborizado, com cachoeira, e totalmente estruturado. Da entrada do parque em direção ao mar, o caminho é, praticamente, descida. Neste trecho, a avenida estava interditada. Fui obrigado a pegar uma paralela de nome La Playa St. O

curioso é que todas as ruas perpendiculares a ela têm os nomes em ordem alfabética: Kirkham St, Lowton St, Moraga St, Noriega St e assim por diante.[...] Depois de pouco tempo, já pedalando pela Hwy 1, as primeiras manchas azuis no céu começaram a aparecer [...]. Tome cuidado em Devil Slide. Para mim, é o trecho mais bonito da estrada, mas também o mais perigoso, com acostamento estreito e curvas fechadas. Por toda esta extensão da Hwy 1, você irá passar por ótimos restaurantes, como o La Costanera, com 21.88 ml, e muitos outros. Você pode fazer sua primeira parada em qualquer lugar, seja em Half moon Bay 25.40 ml ou El Granda 26.08 ml. Quando passei pelo restaurante La Costanera, o sol já estava forte, mas não se iluda, pois a neblina pode voltar a qualquer momento. Foi o que aconteceu perto

de Half Moon Bay, mas por sorte, foi por pouco tempo. Minha primeira parada foi em San Gregorio Beach, com 40.08 ml [...]. Quase todas as praias pelo caminho possuem banheiros e uma estrutura invejável.[...] O vento forte é constante do Norte para o Sul, então tente fazer a pedalada de San Francisco para Santa Cruz, pois dessa forma, você não irá pegar o vento de frente. Em toda a extenção da estrada existem várias áreas de agricultura. Chegando em Deven Port, existe um lugar que eu adoro: você compra sua caixinha por $4 dólares e sai colhendo seus morangos até encher a caixa. Vale a pena! Você pode fazer este pedal tanto de Mountain Bike quanto de Road. Não deixe de levar muita água e suplementos, pois o calor é, realmente, forte no verão.

Afonso Camargo é Bacharel em direito e trabalha como produtor de eventos, na área de segurança. Agradece à A CS Team pelo apoio.

12 | jul/2013 REVISTA VITRINE OESTE


Um espaço agradável com bom atendimento e diversos produtos naturais, temos o objetivo de oferecer opções saudáveis e funcionais direcionando a uma nutrição consciente. Tudo para proporcionar equilíbrio e bem estar a sua vida. Saiba mais sobre o nosso espaço:

Almoço saudável Alimentação saudável, o cardápio varia diariamente com opções preparadas com temperos naturais e orgânicos, grãos, sementes, alimentos integrais e com quantidades reduzidas de óleo e sal. Às quartas e sábados, oferecemos a deliciosa feijoada vegetariana, e terça é dia de strogonoff. Não deixe, também, de provar nossas saladas orgânicas, lanches naturais, hambúrgueres vegetarianos, salgados integrais e as saborosas sopas. Acesse nosso cardápio online e já escolha o prato que irá comer! www.emporiograosdaterra.com.br/cardapio.asp

Quer ter uma alimentação saudável e mais qualidade de vida sem sair do escritório ou de casa? Nós levamos até você!

3892.2437 | 3892.3197 De segunda a sexta, das 8:40 às 20hs Sábados das 9 às 17hs

Delícia sem culpa Experimente também nossas deliciosas sobremesas integrais, veganas e crudívoras.

Temos diversos ítens a granel: Grãos, sementes, farinhas, produtos integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose, diet, light, massas, vinhos orgânicos, congelados diversos e encapsulados.

Especialistas da nutrição Disponibilizamos orientação nutricional para adultos, crianças, adolescentes, idosos, gestantes e atletas. Reeducação alimentar, preservação e promoção da saúde, e tratamento de doenças como: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras. Agende sua consulta!

ENTRE EM CONTATO O Empório Grãos da Terra nasceu com o propósito de ser, também, um caminho que leve as pessoas a um melhor entendimento sobre como e para que nutrirem-se melhor. Para nós, esta missão, além de oferecer produtos naturais, integrais e orgânicos, também realiza eventos, palestras e cursos sobre nutrição, saúde e culinária saudável. Fique por dentro da programação através do site. Código: EGT0713 | Val: 20/07/2013 a 20/08/2013 | Informando esse código ganha 5% de desconto


SAÚDE E BELEZA

]

Os benefícios da

dança do ventre Entrevista por Erica P. Souza

A dança do ventre é uma arte milenar praticada, atualmente, por mulheres de todo o mundo. Tendo sua origem, provavelmente, no antigo Egito, ela ultrapassou as fronteiras do tempo e absorveu características de diferentes países, adaptando os movimentos de sua tradição sagrada com as características de outras danças. O mais importante, a saber, são os benefícios que essa arte trás para a mulher. E para falar sobre isso, entrevistamos Jhaanne Andreotti (Jay), pré-selecionada em 2005, com Certificado Padrão de Qualidade da Casa de Chá Egípcia Khan el Khalili de São Paulo. Quais os benefícios da dança do ventre para a mulher? “Ah! São vários! Além de fortalecer e tonificar a região do abdômen, a prática da dança do ventre dá maior flexibilidade, modela as pernas, costas, glúteos, quadris, braços e a cinturinha! Você sabia que nós perdemos até 400 calorias em uma única hora de dança do ventre? Ah! E melhora muito nossa postura! Ela também trabalha a autoestima e nos tira da depressão rapidinho”. O mito de que a dança do ventre causa a famosa “barriguinha” é verdade? “Claro que não! Pode dançar sem medo, pois a dança do ventre trabalha muito a região abdominal com os oitos e os movimentos ondulatórios. Essa “barriguinha” é fruto dos nossos próprios deslizes em relação aos nossos hábitos e postura corporal. É importante lembrar que, a dança do ventre, assim como qualquer outro exercício físico, só terá êxito se você se concentrar e se dedicar às aulas, e se procurar manter hábitos saudáveis”.

Qual a sua dica para quem está começando agora? “Em primeiro lugar, seja paciente e persistente, pois para dominar a dança do ventre, é necessário prática e mais prática... A respiração também é muito importante! E não se esqueça de prestar atenção nos seus pés e postura (bumbum sempre encaixado para não prejudicar a coluna)”.

Jhaanne Andreotti (Jay) é bailarina clássica formada desde os sete anos. Além de lecionar Dança do Ventre, atualmente, vem se dedicando à fotografia, fazendo book sensual, gestante, teen e todas as modalidades de dança.


Luxo e beleza na rua Catão A EQUIPE Vitrine apresenta a rua para quem é vaidoso e tem bom gosto!

Localizada em plena Vila Romana, a Rua Catão conta com uma ampla variedade de comércio, entre eles, um espaço especial para a sua beleza. A P&P CABELEIREIRO E ESTÉTICA atua na área há mais de vinte anos. Com uma vasta experiência, Cristiane Camilo oferece a você corte e escova, todos os tratamen-

tos de cabelo, manicure e pedicure, e um espaço para aquele momento que toda mulher merece: depilação, bronzeamento artificial e massagem. Que tal arrumar um tempinho para cuidar de você com profissionais que, realmente, entendem do assunto? Venha para a P&P CABELEIREIRO E ESTÉTICA!

BEM PERTINHO...

Ali ao lado, você encontra a VITRINE DE LUXO, um charmoso brechó recentemente inaugurado. As sócias Adriana Garone e Cristiane Camilo já, há dois anos, vendiam pela internet e, no salão P&P, Cristiane fazia bazares. O negócio deu tão certo que resolveram montar o brechó, agora com mais de 2.000 peças no acervo de roupas, bolsas, sapatos, cintos e bijouterias. A loja também conta com peças novas (outlet) de várias marcas, com estoque de 200 peças. Se você precisa de algo bom e barato, a VITRINE DE LUXO é o melhor lugar!

REVISTA VITRINE OESTE jul/2013 | 17


SAÚDE E BELEZA

]

Cuidando de sua saúde e bem-estar Lipocenter Perdizes

A LIPOCENTER PERDIZES destaca-se por atuar com uma equipe multidisciplinar, composta por excelentes profissionais da área da saúde, com especialização em estética facial e corporal. A equipe é formada por médica dermatologista, fisioterapeuta, esteticista, nutricionista, promotora de vendas e recepcionistas. “Nosso lema é saúde, beleza e bem-estar, e trabalhamos com a proposta de fazer você sentir-se cada vez melhor, de bem com a vida e com a autoestima lá em cima” (Equipe Lipocenter Perdizes).

O inverno chegou e, nessa estação, a pele precisa de cuidados extras. Para mantê-la sempre linda, a LIPOCENTER PERDIZES, pensando em você e em como aquecer sua autoestima, preparou, para este mês de julho, pacotes faciais especiais com 10% de desconto e procedimentos faciais avulsos, a partir de R$70. Assim, você fica pronta para encarar, com tudo, as próximas estações do ano. Agende sua avaliação computadorizada gratuita e ganhe uma sessão cortesia de um dos nossos aparelhos.


DECORAÇÃO

]

O papel do

arquiteto Por Cátia Portella

Muito resumidamente, o arquiteto é o especialista em espaço habitável, seja esse espaço um único cômodo ou a própria cidade. Em sua formação são estudadas proporções de espaço, necessidades ergonômicas e, até mesmo, alguns conceitos de psicologia. Diferente do engenheiro (que preza mais o lado técnico e a execução em si), em sua formação, o arquiteto treina seu olhar tanto para o estético quanto para o funcional e o técnico e, por isso, essa área é uma das poucas que transita entre a área de ciências exatas e ciências humanas. Na cultura brasileira, o arquiteto é bastante procurado para a construção de novas edificações ou para significativas reformas em espaços construídos, talvez por necessidade legal de obter a assinatura de um

É bastante comum a dúvida sobre o papel do arquiteto e sobre a necessidade de se contratar um profissional dessa área.

profissional nesses casos. Atualmente, porém, esse profissional tem sido cada vez mais requisitado para o trabalho de arquitetura de interiores. Mas a contratação desse profissional é imprescindível nesses casos? Vejo muitas pessoas buscando ajuda na hora em que o apuro de sua obra aparece: ‘o que pensei não funcionou’ e o ainda pior ‘gastei mais do que o planejado’ são as frases que chegam aos profissionais como um pedido de socorro. Nesses casos, o profissional se encontra diante de um desafio de adaptação (que pode, sim, ser bem sucedido) onde algumas potencialidades do projeto (e do orçamento) já foram perdidas. Quando isso acontece, sempre vejo um arrependimento no cliente, que percebe que o investimento em

um profissional não só é menor do que ele imaginava, quanto traria economia e mais tranquilidade a todo o processo. Todos nós temos nossos conceitos estéticos e podemos intervir no espaço conforme nossos conceitos, não necessariamente obtendo bons resultados na harmonia dessas escolhas. É justamente nas questões de planejamento, escolhas técnicas e funcionais que o trabalho de um profissional pode fazer total diferença no espaço, sem contar que seu repertório estético tende a encontrar mais e melhores soluções para adaptar os desejos do cliente ao espaço. Esse é, enfim, o papel do arquiteto: ajudar seu cliente a traduzir seus sonhos e anseios para o espaço em que vai habitar.

Cátia Portella é arquiteta e urbanista, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Presbiteriano Mackenzie desde 2001. Atua na gestão de projetos, arquitetura residencial, comercial e design de interiores.


mini shopping

]


O encontro entre a multiplicidade e o bom gosto O bairro da Pompeia sacia todos os sonhos de consumo. Mais especificamente entre as ruas Dr. Miranda de Azevedo e Desembargador do Vale, a oferta de produtos vai de encontro ao que se busca em relação à sofisticação, luxo e beleza. As marcas oferecidas nesses espaços procuram apresentar, sempre, o melhor ao consumidor final. Venha conferir!


Por Adriene Kemely

O uso adequado da escova de dente Para a maioria dos pacientes, a escova adequada deve ter uma cabeça média, de pontas arrendondas e cerdas macias. Para manter a eficiência da escova, ela deve ser substituída tão logo suas cerdas comecem a se dobrar, o que normalmente ocorre por volta de dois meses, se o uso for correto. Caso esteja com as cerdas dobradas em uma semana de uso ou pouco mais,

significa que a escovação está sendo feita com muita força; ao contrário, se após quatro meses ou mais, a escova estiver ainda perfeita, ela está sendo feita de maneira excessivamente suave ou não está sendo usada com a frequencia necessária. A escovação com escova de cerdas duras e pressão excessiva provoca retrações gengivais. Para uma completa e perfeita limpeza

bucal, recomenda-se o uso de fio dental para limpar entre os dentes, onde a escova de dente não pode alcançar, e uso de escovas interdentais - para aparelhos ortodonticos e implantes dentários. Outro acessório para a higiene oral são os raspadores de lingua, que ajudam a reduzir o mau hálito e melhoram a saúde oral, removendo as bactérias da superfície da língua.


SERVIÇOS

]

REVISTA VITRINE OESTE jul/2013 | 25


CLASSIFICADOS

]

CASA em ALFENAS - MG VENDO ou ALUGO uma Casa em Alfenas-MG (Sul de Minas Gerais). Próximo à duas grandes Universidades (Unifal que é Federal e Unifenas-Particular). São 3 dormitórios, 2 banheiros, 2 salas, cozinha, garagem para 3 carros, quintal grande. Todos os cômodos são bem amplos. Fone: (35) 9144-0267 - Tratar com Margarete | E-mail: mcruxen@bol.com.br

APTO na PRAIA GRANDE - VILA GUILHERMINA ALUGO (térreo) para finais de semana, temporada ou mensal. 1 dorm, sala, cozinha, banheiro (mobiliado). Área: 65m2. Cond. baixo. A 50m da praia com toda infraestrutura ao redor: hipermercados, lanchonetes e padarias. Telefone: 7730-5539 ou 11 3862-7042. E-mail: eli.passarinho@yahoo.com.br

Contrato de trabalho doméstico A PEC das domésticas determina a equiparação dos direitos destas aos demais trabalhadores, mas ainda há o que depende de regulamentação. O que já está valendo é a limitação da jornada de trabalho de até 8 horas diárias e 44 semanais; adicional de 50% para cada hora extra, salário mínimo regional, proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, exceto aprendizes (14 anos).

Os empregadores domésticos devem formular um contrato e registrar o horário de trabalho. É obrigação da empregada anotar o horário num livro de ponto (entrega, intervalo e saída), com horários exatos e não os denominados britânicos (8h00, 18h00), incluindo cláusulas como a possibilidade de descontos, no caso de prejuízos causados, e a utilização de uniforme. Há necessidade de regulamentação para o FGTS, trabalho noturno e outros direitos. Está sendo estudada, também, a criação

Por Claudio Peron Ferraz

de um regime tributário diferenciado para recolhimento de todas as contribuições devidas por empregadores de trabalhadores domésticos, reunindo todas as contribuições devidas em uma só, para facilitar o recolhimento das contribuições previdenciárias. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) aponta que existem, atualmente, cerca de 6,6 milhões de trabalhadores domésticos no Brasil, sendo 92,6% deles mulheres.

Claudio Peron Ferraz é Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), turma de 1986.


Revista Vitrine Oeste Ed 03  

Férias de inverno

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you