Page 1


ÍNDICE

04 Fator Humano O que é Geração Flux? 07 Seja Bem Vindo 08 Postura Ninguém gosta de quem vive se gabando 10 Prata da Casa 11 Aproveitamento Interno 12 Dinheiro Enrolado com as dívidas no início do ano 15 Aniversariantes 16 Qualidade de vida Novo aplicativo de celular ajuda a controlar sono, dieta e forma física 18 Saúde Desintoxicação pós reveillon 20 Carreira Inglês no mercado de trabalho 22 Gastronomina Sanduíche enrolado 24 Curiosidade Dia Nacional das histórias em quadrinhos 27 Classificados 28 Cidadania Você conhece a Cruz Vermelha? 30 Filme Uma família em apuros

31 Leitura Sua vida em movimento


E o mundo não acabou! A vida continua aqui na terra e um ano novo chegou, portanto vamos colocar em prática tudo aquilo que planejamos para esse novo ano! Nesta edição você terá dicas de como controlar as dívidas extras do inicio de ano, como se desintoxicar de todas as guloseimas das festas, pensar no seu desenvolvimento profissional e muito mais. Nosso desejo é que você possa tirar proveito de nossas matérias e que seu ano seja sensacional.

Boa leitura e Feliz Ano Novo!


Fator Humano

O que é Geração Flux? Produzir resultados positivos em meio a um ambiente cheios de mudanças constantes, em que a cada dia surge uma tecnologia nova e empresas mudam seus planos de negócios para tornarem-se competitivas e alcançarem novos patamares, virou um grande desafio. Para crescer neste meio é necessário que se tenha uma nova abordagem de comportamento e existem pessoas que tem grandes chances de desenvolvimento neste contexto, é a chamada Geração Flux. O que caracteriza este grupo é que ele é totalmente moldado pela instabilidade, abraçam o imprevisível, toleram, e até mesmo, gostam de mudanças de carreiras e modelos de negócios.

Essa mobilidade não significa constante mudança de emprego e, sim, não aceitar o cômodo ou o estável – buscam maneiras não convencionais de mostrarem os melhores resultados e são felizes no caos. Vivemos um tempo de intensas transformações nos relacionamentos e, por consequência, nas formas de comunicação. Isso é o resultado dos avanços tecnológicos e da exposição a grande quantidade de informações que todos somos submetidos atualmente.

Por: Samara Teixeira

04


Para Sidnei Oliveira, diretor da Kantu Educação Executiva, diferente da famosa Geração Y, os “fluxers” não se caracterizam por uma faixa de idade, expectativas de vida ou padrão de consumo. A definição se refere muito mais ao comportamento desestruturado e não-linear que diversas pessoas estão adotando em suas vidas, motivadas principalmente por um cenário caótico e mutante que observam ao seu redor.

Essa geração é formada por pessoas que se adaptaram melhor ao fluxo inesgotável de informações (por isso o termo “Flux”) e utilizam qualquer ferramenta para interação e trabalho. Estão sempre conectadas e buscando inovações. Além disso, adotam uma forma de interagir com as coisas, acreditando que sempre há como fazer melhor. Elas conseguem se motivar e estruturam suas expectativas. Segundo Guilherme Rego, fundador da Elevartis, “essa característica é muito buscada em líderes e profissionais de uma maneira geral. O que acontece é que poucas empresas, e profissionais de RH, conhecem o termo “Geração Flux”. Os profissionais mais assertivos e determinados alcançam visibilidade com maior rapidez nas corporações, contudo, os líderes precisam estar melhor preparados para identificá-los”.

05


Características da Geração Flux Um profissional Flux não teme a demissão, “não porque é ‘empregável’ – termo usado para definir um bom profissional na década de 1990 – mas, sim, porque confia em sua rede de relacionamentos e em sua capacidade de adaptação em diversos cenários profissionais”, afirma Oliveira. Ele tem a convicção de que sempre há emprego para quem inova e faz acontecer.

O “fluxer” é ambicioso com sua trajetória, diante de um profissional em posição mais privilegiada que a sua normalmente aspira a posição superior e procura planejar como fazer para chegar lá e quanto tempo isso irá levar, ao invés de ficar questionando e lamentando pela atual situação.

Para o fundador da Elevartis, pessoas que trabalham com tecnologia, por exemplo, e que rapidamente ficam obsoletas e precisam ser substituídas, são grandes candidatos a serem “fluxers”. Presidentes que assumem empresas de determinado segmento sem nunca terem trabalhado no ramo e, ainda assim, fazem belíssimas gestões, também são exemplos desta geração. Atualmente, profissionais da área de mídia impressa, que rapidamente viram seu mercado encolher devido o crescimento devastador da mídia digital, são pessoas que sobreviveram às mudanças, aprendendo a adaptar a linguagem e utilizar novas tecnologias e meios digitais diferenciados”, conclui Guilherme.

06

http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/o-que-e-geracao-flux


NOVOS COLABORADORES

Seja Bem Vindo!

Anderson Alves Oliveira Carlos de Almeida Junior

Cristiana Serr達o de Lima Rodnei Rodrigues dos Santos Rosineide Marcelino Mamede Simone Eloy da Silva

07


Postura

Repense a sua carreira e construa do jeito certo a sua marca pessoal. A jornalista americana Dorie Clark vai lançar em 2013 um livro no qual sugere um passo a passo para repensar a carreira e elaborar a marca pessoal. É importante evitar exageros ao fazer marketing pessoal? Quais são os limites do autoelogio? Ninguém gosta de quem vive se gabando, por isso é importante entender que fazer marketing pessoal trata mais de demonstrar suas habilidades do que de apontá-las. Como estratégia, você pode fazer uma parceria com um colega para falar bem um do outro em uma conversa de trabalho — sobre qualidades reais, é claro. Elogios soam muito melhores vindos da boca de outra pessoa. Você também pode usar sinais sutis para mostrar seus conhecimentos, como usar a assinatura do e-mail para realçar que sua empresa foi vencedora de um prêmio importante. Como avaliar as habilidades profissionais? A primeira questão a se perguntar é: "O que posso oferecer de diferente?". Se você está mudando de emprego ou de carreira, pense sobre as habilidades que desenvolveu e que os outros não têm. 08


Essa será sua vantagem competitiva. Como fazer marketing pessoal no dia a dia? O melhor é que você faça do marketing pessoal parte de sua rotina, assim ele se torna natural, em vez de opressivo e obrigatório. O uso da internet facilita muito a construção da marca pessoal, pois você pode criar um bom conteúdo para demonstrar o que mais sabe. Com as redes sociais é possível estabelecer uma marca pessoal forte. Usar ferramentas para administrar as postagens nas redes e programar um fluxo de textos para o blog é sempre uma boa ideia. De que maneira é possível conseguir a autoconfiança necessária para mostrar qualidades profissionais? Normalmente as pessoas medem sua competência profissional com base nas pistas que você dá e na maneira que você se apresenta. Portanto, é importante projetar um ar de confiança, mesmo que ainda não se sinta confiante.

Fonte:http://exame.abril.com.br/carreira/noti cias/ninguem-gosta-de-quem-vive-se-gabando

Uma técnica que pode ajudar é ter a certeza de que está vestido para o papel que "interpreta" — ter segurança de que está trajado adequadamente para seu campo profissional já dará tranquilidade. 09


Fazendo a história da HB 5 Anos Antonio Carlos de Arauna Luciano Locosque de Lima

Silvana Maria da Cruz William Alves Silvério

2 Anos Leonardo da Silva Vitalino Luciana dos Santos Oliveira

Michelle Virginia Ramos Renato Santiago de Oliveira

1 Ano Débora Meira 10

Fabiana Fernanda Vitorino


11


Dinheiro

Enrolado com dívidas no início do ano? Saiba como organizar o pagamento!

Todo início de ano é um período carregado de compromissos financeiros. Entra na lista de obrigações o pagamento de vários impostos, da matrícula e material escolar, entre outros. Para quem organizou o orçamento e chega a este período ainda com dinheiro no bolso, o dilema é escolher entre o pagamento à vista ou parcelado. "A regra geral indica que sempre o pagamento à vista é melhor opção, mas é preciso comparar as alternativas", afirma o professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e colunista de O Estado de S. Paulo, Fábio Gallo. "Apesar de aparecerem nessa época especificamente, são gastos ordinários, recorrentes e inevitáveis, que já devem ser incorporados ao orçamento das famílias durante o ano", diz o professor do Insper, Ricardo Humberto Rocha, ao sugerir a criação de um orçamento mensal para estas despesas de início de ano. "Basta somar todas as despesas que ocorrem nesse período, inclusive férias, somar a elas uma inflação, de 5% ao ano, por exemplo, e dividir por 12 para saber quanto do orçamento precisaria ser economizado para chegar tranqüilo em janeiro", explica o professor da Fipecafi e consultor, Silvio Paixão.

12


Segundo especialistas, quem consegue seguir a recomendação e chegar no início do ano com um dinheiro extra deve tomar a decisão entre o pagamento à vista ou parcelado de acordo com os descontos oferecidos, o juro das aplicações conservadoras e a taxa do parcelamento. No caso dos impostos, dizem especialistas, o contribuinte deve avaliar se é possível obter o valor do desconto oferecido em uma aplicação conservadora, como a caderneta de poupança ou os fundos de renda fixa ou DI.

"Geralmente a conclusão é de que os descontos do IPVA [Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores] e do IPTU [Imposto sobre a propriedade Predial e Territorial Urbana] são vantajosos", afirma Rocha.

13


"Em geral, se é oferecido um desconto de 1% ao mês ou mais, já vale a pena o pagamento à vista", calcula Gallo. Isso porque, com o juro baixo, a rentabilidade das aplicações financeiras mais conservadoras - indicadas nesses casos porque o investimento será feito por um curto prazo - tem ficado abaixo disso.

Juro do financiamento Especialistas lembram que toda operação de parcelamento embute um juro. Assim, mesmo nas compras de material escolar, é necessário observar a taxa que está sendo cobrada. A lógica é a mesma do imposto: apenas se a taxa de desconto for maior que o juro da aplicação conservadora é interessante pagar à vista. "O caso é que muitas vezes o consumidor se depara com uma situação em que a loja faz a propaganda de oferecer parcelamento sem juros. Não existe isso", comenta Gallo. Segundo ele, nesses caso, o vendedor já embutiu o juro do parcelamento no próprio preço do produto. Sendo assim, o comprador deve argumentar para tentar conseguir um desconto à vista. Se a loja insistir em cobrar o mesmo valor do parcelamento, dividir o pagamento se torna mais interessante.

No caso de quem não possui o dinheiro para pagar à vista, há ainda a opção de pegar um parcelamento. Nessa situação o que deve ser comparado são os valores das parcelas do pagamento parcelado e do empréstimo (veja infográfico). "Uma opção é tentar conseguir um crédito consignado em folha de pagamento ou um adiantamento do 13º salário, já a partir do segundo semestre", comenta Rocha.

14

Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/suas-contas,enrolado-com-dividas-no-inicio-do-ano-saiba-como-organizar-opagamento,3411,0.htm


15


Qualidade de Vida

Novo aplicativo de celular ajuda a controlar sono, dieta e forma física Um novo aplicativo de celular serve como um "treinador pessoal" para monitorar a forma física, os exercícios, o sono e a dieta dos usuários, além de oferecer dicas de saúde e produtividade. O aplicativo, chamado Larklife, reúne dados em uma pulseira sem fio e em tempo real para oferecer uma orientação individualizada, exibida por meio de um smartphone.

16


O programa consegue deduzir, por exemplo, se a pessoa não está dormindo o suficiente e se o estilo de vida dela é sedentário demais, segundo os criadores do produto. "É um sistema que opera de modo não invasivo e permite que você tenha um treinador físico, de produtividade e sono, trabalhando para lhe ensinar o caminho mais fácil para melhorar a cada momento", disse Julia Hu, presidente-executiva e cofundadora da Lark, empresa com sede na Califórnia, nos EUA. Depois de uma noite de pouco sono, por exemplo, o aplicativo pode sugerir um café da manhã com mais proteína, com base em pesquisas que afirmam que isso pode melhorar o foco mental de alguém que não tenha dormido o bastante. Além disso, meia hora após uma sessão de exercícios, o "app" lembra ao usuário que ele deve beber alguma coisa, para se manter hidratado. Esse software faz parte do mercado de tecnologia "wearable", que deve dobrar de tamanho até 2014, de acordo com um relatório da empresa de pesquisa e análise Juniper Research. Os aparelhos desse tipo são usados no corpo do consumidor e muitos se conectam a aplicativos de celulares para exibir os dados recolhidos.

Ultimamente, há uma crescente oferta de aplicativos e aparelhos de saúde e boa forma no mercado, entre os quais o Nike+ FuelBand, Fitbit e Jawbone UP, mas Julia diz que seu produto oferece orientação em tempo real e não tem por foco contar calorias queimadas ou distâncias percorridas. Os dados têm grande importância como primeiro passo, mas a camada superior, que falta a todos os demais, é determinar o que esses dados querem dizer para o usuário", afirmou a presidente da Lark. A maior parte das pessoas, acrescentou Julia, não se interessa em reduzir seu tempo de percurso em 10 segundos, mas gostaria de perder alguns quilos, melhorar a produtividade e ter mais energia. Quando estamos desenvolvendo bons hábitos, é importante ter reforço positivo em tempo real", disse a presidente da marca.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/aplicativos-de-celular-ajudam-controlar-sono-dietae-forma-fisica.html

17


SAÚDE

DESINTOXIC AÇÃO

PARA COMEÇAR O ANO SAUDÁVEL E DESINTOXICAR O CORPO DAS COMIDAS PESADAS, UMA DIETA LEVE AJUDA E MUITO

1º Consuma mais água, a hidratação é muito importante para o processo de desintoxicação, pois as toxinas são expulsas do nosso organismo por meio da urina e do suor, e se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido.

2º Consuma chás, sucos de frutas e vegetais, principalmente os sucos com folhas verdes. A couve, por exemplo, é rica em clorofila, substância que ajuda o fígado no processo de detoxificação, ou seja, manda aquelas toxinas acumuladas embora. Ervas como a hortelã, cavalinha, sálvia, chá verde, menta, espinho branco, dente-de-leão, cabelo de milho e quebra-pedra são eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas, ou faça suchás (sucos + chás) com uma dessas ervas e suco de fruta.

3º Abandone refrigerantes e bebida alcoólica, essas bebidas contém corantes que prejudica a limpeza do organismo, além de outras substâncias artificiais.

18

4º Abandone o café, a cafeína presente no café prejudica o processo de desintoxicação, além de contribuir com a diminuição do sono, acumulando mais toxina no organismo.


PÓSREVEILLON

Se 2013 mal começou e você já está em guerra com a balança, por não ter conseguido resistir as tentações do final de 2012, essas dicas são para você! O importante agora é tentar eliminar as toxinas que o organismo acumulou durante as festas, pois essas toxinas atrapalham o bom funcionamento do nosso corpo. Vamos lá!

5º Invista em hortaliças e frutas cruas que facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção. 7º Consuma alimentos ricos em potássio, eles auxiliam a eliminar o excesso de sódio do organismo: banana, berinjela, água de coco, sementes de linhaça, tomate, melão, pêssego, laranja e espinafre.

6º Consuma alimentos diuréticos: chuchu, pepino, melancia, melão, pêra, abacaxi, tomate, broto de feijão, aipo, alcachofra, erva-doce, acelga, berinjela, espinafre, brócolis, couve, gengibre e canela.

8º Diminua o sal da sua alimentação, e abuse dos temperos naturais como alho, salsinha, salsão, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro, cominho, manjerona e alecrim.

Fonte adaptada: http://www.guiadasemana.com.br/restaurantes/noticia/desintoxicacao-pos-reveillon http://nutricionistap.blogspot.com.br/2012/01/alimentacao-pos-festas-desintoxicar_11.html

19


Carreira

Inglês no mercado de trabalho Você já imaginou como seria a vida de um profissional que não soubesse ler, falar ou escrever o português?!

20


Pois bem. No mercado de trabalho atual, a importância da língua inglesa é exatamente esta. Assim, como o analfabetismo, muito combatido no passado e ainda hoje, o "monolinguísta", (pessoa que não seja bilíngue), poderá ser num futuro próximo, considerado o novo analfabetismo, já que a maioria das empresas multinacionais, não tem mais o "saber" do idioma inglês, como um diferencial, mas sim, inclui o idioma, como parte imprescindível na formação de um profissional. Ressalta-se que, como o computador, o idioma inglês já é considerado habilidade básica do ser humano. O diferencial agora num profissional, é saber fluentemente uma terceira língua!

Diante disso, chegamos à três conclusões: 1ª - quando você aprende outros idiomas, há um aumento de sua capacidade intelectual; 2ª - quem fala mais de um idioma, encontra-se muito mais apto à adquirir e repassar um nível surpreendentemente de cultura e conhecimento; 3ª - Em um país como o nosso, cujo potencial turístico é elevado, e tende só para crescer, quem detém o conhecimento fluente de um outro idioma, obtém muito mais oportunidades de se adaptar, destacar, em uma nova realidade sociocultural globalizada, pois este, é o futuro!

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/ingles-no-mercado-de-trabalho/43569/

21


Gastronomia

Você gosta de comer um delicioso lanche? Então, que tal aprender essa receita de sanduíche enrolado no pão árabe para você saborear no verão? Esse sanduíche é bem simples, mas muito gostoso e nutritivo. Confira! Ingredientes para o pão: 4 1 1 1 1 1 1

xícaras de chá de farinha de trigo colher de chá de sal colher de sopa de açúcar colher de sopa de óleo xícara de chá de água morna xícara de chá de leite morno tablete de fermento biológico

Ingredientes para o recheio: 200 g de queijo mussarela 200 g de peito de peru fatiado 200 g de ricota esfarelada 4 colheres de sopa de maionese Salada (veja os ingredientes abaixo) Ingredientes para a salada:

22

2 1 1 1 1 2

xícara de chá de alface cortado em tirinhas cenoura ralada pepino ralado tomate picado em cubinhos maçã cortada em cubinhos colheres de sopa de azeitonas picadas


Modo de preparo: Dissolva o fermento biológico na água morna. Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture tudo até dar liga.

Jogue a massa sobre uma mesa enfarinhada, e sove até deixá-la lisa. Deixe a massa descansar por cerca de trinta minutos. Separe em oito bolinhas e abra bem, com a ajuda de um rolo.

Coloque os discos de massa no forno pré-aquecido e deixe assar por quinze minutos. Retire os pães do forno e deixe esfriar. Misture a ricota e a maionese, e coloque sobre os pães. Espalhe as fatias de queijo e de peito de peru por cima. Cubra tudo com a salada, enrole um sanduíche por vez e sirva. Dicas: Em alguns mercados você encontra o pão pronto para rechear. Tempo de preparo do pão: 1 hora Rendimento: 8 sanduíches Fonte: http://br.mulher.yahoo.com/sandu-che-enrolado-para-o-ver-o-165000838.html

23


Curiosidade

As primeiras histórias em quadrinhos datam da Pré-História, visto que os homens das cavernas já pintavam nas paredes o que lhes acontecia. No início do século XX, contudo, foi definido o conceito de histórias em quadrinhos, e sua técnica começou a ser desenvolvida. Há vários precursores das histórias em quadrinhos, destacando-se o brasileiro Angelo Agostini, embora haja quem diga que a primeira criação surgiu com Richard Fenton Outcault, em The Yellow Kid, de 1863. Foi Outcault quem introduziu o "balão", no qual são escritas as falas dos personagens.

24


Nas primeiras fases das histórias em quadrinhos, os argumentos eram apresentadas aventuras de crianças e bichinhos, com muito humor. Em 1929, as histórias em quadrinhos ganharam muita popularidade; na década de 1930, o gênero "aventura" foi incorporado às histórias. A Era de Ouro, como ficou conhecida essa fase, teve seu auge com personagens como: Flash Gordon, de Alex Raymond; Dick Tracy, de Chester Gould; Tarzan, uma adaptação de Harold Foster para o personagem de E. R. Burroughs (do livro Tarzan, o filho das selvas).

Nessa nova fase, surgiu mais um gênero, tipicamente americano: o super-herói, como o Super-Homem, de Siegel e Shuster. As histórias em quadrinhos significaram mais do que um simples divertimento. O governo americano as utilizava como armas ideológicas para elevar o moral dos soldados e do povo em época de guerra. Alguns personagens em quadrinhos se alistaram na Segunda Guerra Mundial, incentivando jovens americanos a tomar a mesma postura. O herói que mais teve presença nesse período foi o Capitão América, de Jack Kirby e Joe Simon.

25


Na década de 1940, foi criado o formato das revistas em quadrinhos que se conhece até hoje, e foi assim que estas chegaram ao Brasil, nesse ano. Na década de 1950, as histórias em quadrinhos sofreram uma crise de identidade e foram duramente criticadas em razão de seu teor de indução em massa. Foi criado, então, um Código de Ética, mas nesses tempos de liberdade de criação e expressão reduzidas, os roteiros das histórias foram camuflados com textos aparentemente inofensivos que induziam nas entrelinhas. Na década de 1960, voltou com força total o gênero dos super-heróis, como o Homem-Aranha, criado por Stan Lee e Esteve Ditko.

26

Nessa mesma década e a partir da década de 1970, os quadrinhos underground - com temas que abordavam o subconsciente norteamericano, as crises existenciais, os auto questionamento -, criados por Robert Crumb, fizeram e ainda fazem sucesso. No Brasil, vários cartunistas ganharam destaque pela criatividade: Henfil (personagens: Graúna e Zeferino), Ziraldo (personagens: Pererê e Menino Maluquinho), Péricles (personagem: O Amigo da Onça), Maurício de Sousa (personagens: Cebolinha, Mônica , Cascão ), Fernando Gonsales (personagem: Níquel Náusea), Angeli (personagem: Rebordosa), Millôr Fernandes, entre outros.

Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=30&Mes=1&DataComID=218


Auxiliar de Limpeza (Pessoa com Deficiência) Atividades: Executar trabalhos de limpeza geral no edifício e parte externa, fazer manutenção das condições de higiene e conservação do ambiente e coletar o lixo. Escolaridade: Ensino Fundamental. Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Convênio com farmácia, Seguro de vida em grupo, Tíquete-refeição, Vale-transporte Regime de contratação: CLT (Efetivo) Horário: De segunda a sexta, das 8h às 17h48. · Informações adicionais: Ter fácil acesso a estação São Judas do metrô - · São Paulo.

Quantidade: 1 Vaga Enviar currículo para: oportunidades@hesselbach.com.br

27


CIDADANIA

VOCÊ CONHECE A CRUZ VERMELHA?

A Cruz Vermelha é uma instituição humanitária e autônoma que oferece serviços voluntários às vítimas das guerras, violências e catástrofes naturais. A ideia de sua criação partiu do suíço Henry Dunant, que durante uma viagem deparou-se com a batalha de Solferino, ao norte da Itália, vendo milhares de mortos sem serem sepultados, além dos combatentes que sofriam com os ferimentos. Preocupado e chocado com a situação dos campos de batalha, onde presenciou soldados mutilados sendo atendidos pelos sobreviventes, em condições precárias, improvisou uma enfermaria nas dependências de uma igreja, para prestar primeiros socorros aos necessitados, contando com a ajuda da população local.

28

Com isso, ao ser realizada a Conferência de Genebra, em 1863, mostrou sua indignação e piedade para com o problema, colocando o assunto na pauta das discussões, o que levou à criação do Comitê Internacional para a Assistência aos Feridos, vindo a se tornar Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O interessante é que o fundador da entidade, além de alcançar ajuda aos necessitados da guerra, conseguiu estabelecer a condição de imparcialidade dos voluntários, com neutralidade política e religiosa dos mesmos, a fim de favorecer os atendimentos, sem distinção a nenhum ferido. A amplitude dos trabalhos da Cruz Vermelha vai muito além do que se imagina. A entidade atua com a distribuição de materiais médicos e hospitalares e de produtos alimentícios; faz trabalhos de assistência social negociando a libertação e a repatriação de prisioneiros de guerra e presos políticos, visita presos nas cadeias públicas, busca a reaproximação de famílias separadas por conflitos; trabalha no combate a epidemias; desenvolve projetos de combate à fome e etc. A Cruz Vermelha é uma entidade privada, mantida por doações de pessoas ou de empresas, além das verbas governamentais, advindas dos países participantes da Convenção de Genebra. Hoje, possui filiais em mais de duzentos países.


Nas nações muçulmanas, mesmo não sendo voltada para as diferenças religiosas, a instituição trabalha com o nome de Crescente Vermelho, tendo adotado uma lua crescente como o símbolo de sua bandeira, o mesmo símbolo do islamismo. Outro símbolo adotado pela organização foi o Cristal Vermelho. No Brasil, a instituição foi implantada em 1908, seguindo os mesmos princípios da convenção de Genebra. Oswaldo Cruz, médico, sanitarista, considerado o responsável pela saúde pública no Brasil, foi escolhido como seu primeiro presidente, pelos trabalhos que havia desenvolvido anteriormente, como o combate à peste bubônica, a campanha de erradicação da febre amarela e a revolta da vacina (campanha de vacinação contra a varíola).

MISSÃO •Agir, em caso de guerra, e preparar-se, na paz, para atuar em todos os setores abrangidos pelas Convenções de Genebra e em favor de todas as vítimas de guerra, tanto civis como militares; •Contribuir, para a melhoria de saúde, prevenção de doenças e o alívio do sofrimento através de programas de treinamento e de serviços que beneficiem a comunidade;adaptados às necessidades de peculiaridades nacionais e regionais, podendo também, para isso, criar e manter cursos regulares, profissionalizantes e de nível superior; •Organizar, dentro do plano nacional, serviços de socorros em emergências às vítimas de calamidades, seja qual for a causa; •Recrutar, treinar e aplicar o pessoal necessário às finalidades da instituição; •Incentivar a participação de jovens voluntários nos trabalhos da Cruz Vermelha, qualificando-o às finalidades da instituição; •Divulgar os princípios humanitários da Cruz Vermelha, a fim de desenvolver na população os ideais de paz, respeito mútuo e compreensão entre todos os homens e todos os povo

FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM. AJUDE A CRUZ VERMELHA. www.cruzvermelha.org.br Fonte adaptada: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/cruz-vermelha.htm http://www.cruzvermelha.org.br/

29


Indicação - Filme

Uma Família em Apuros Estreia: 11 de Janeiro de 2013 Sinopse: Quando Artie Decker (Billy Crystal) e sua esposa Diane (Bette Midler) são deixados sozinhos para cuidar de seus netos, os antigos métodos de educação colidem com os métodos modernos - sem punições, e muito menos diversão. Mas quando as coisas começam a ficar fora de controle, os avós começam a usar uma tática inesperada para conquistar os netos: ensiná-los como ser crianças e se divertir. 30

Fonte: cinepop.com.br


Livro

Sua vida em movimento "Não tenho tempo para me exercitar." "Não gosto de academia." "Segunda-feira eu começo." Você já deve ter dito pelo menos uma dessas frases, se não todas, para justificar o sedentarismo. É inegável que a maior parte da população brasileira passa o dia todo fora de casa trabalhando --ou dentro de casa trabalhando-- e à noite não tem disposição para nada que não seja ver televisão, navegar na internet ou comer. Mas, em "Sua Vida em Movimento", o educador físico Marcio Atalla derruba um mito: não há desculpa para não se exercitar. Há mais de dez anos, Atalla se dedica a ajudar as pessoas a ter uma vida saudável em qualquer situação. Sua filosofia é simples: é preciso ter consciência da importância de cuidar do próprio corpo, seguindo uma alimentação equilibrada e praticando exercícios regularmente, não importa qual sejam as dificuldades da sua rotina. Nos últimos anos, ele tem pregado essa necessidade de um novo estilo de vida em programas de televisão, colunas em revistas, sites, livros e eventos. Em "Sua Vida em Movimento", Atalla apresenta alternativas para que homens, mulher, crianças e idosos cuidem da saúde sem desculpas. Por meio de casos reais de alunos, ele dá dicas de como se alimentar bem, incluir o movimento no cotidiano e associar o lazer à atividade física, transformando completamente a atitude em relação ao corpo. Em um nível mais avançado, também ensina a traçar metas pessoais e a organizar e pôr em prática um programa de exercícios. Fonte: http://livraria.folha.com.br/catalogo/1185762/sua-vida-em-movimento

31


Você pode enviar matérias para a VITRINE HB através do e-mail vitrinehb@hesselbach.com.br. As mesmas devem ser enviadas entre os dias 1 e 15. Após serem analisadas, as selecionadas serão publicadas na edição do mês seguinte. Envie também suas críticas, dúvidas e sugestões.

Até a próxima edição!

Revista Janeiro 2013  

Revista Janeiro 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you