Issuu on Google+

O NOSSO CANTINHO Educação Especial

Escola Básica de Baixo Neiva

ColorADD

(pág. 3)

O Designer Miguel Neiva esteve no Agrupamento de Escolas das Marinhas para apresentar e sensibilizar os docentes para ocódigo ColorADD.

Nº 4

Corta-Mato Escolar (Pág. 3) Os alunos com Perturbações do Espectro do Autismo da UEEA da Escola Básica de Baixo Neiva participaram no Corta-Mato Escolar, atividade dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Educação Física.

Torneio de Bóccia - Manhente (pág. 4) Realizou-se mais um torneio de Bóccia. Desta vez no Agrupamento de Escolas de Manhente. Alguns alunos com Necessidades Educativas Especais do nosso agrupamento também participaram.

19 de Março - Dia do Pai (pág. 2)

Dia Mundial da Árvore (pág. 2)

Dia Mundial da Poesia (pág. 2)

Dia dos Namorados (pág. 4)


Para assinalar o

Dia Mundial da Poesia

Autopsicografia de Fernando Pessoa O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente.

E os que leem o que escreve, Na dor lida sentem bem, Não as duas que ele teve,

19 de Março - Dia do Pai A origem do dia dos pais teve como objectivo incentivar o respeito pelos pais e fortalecer os laços familiares. Diz-se que teve origem na antiga Babilónia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai. Entretanto, a institucionalização dessa data é bem mais recente. Em 1909, nos E.U.A., Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais. Ela teve esta ideia ao ouvir um sermão dedicado às mães. Além de admirar o seu pai, o objectivo era homenageá-lo devido ao grande esforço que tivera para criar os filhos sozinho, após o falecimento da esposa. O primeiro dia dos pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho de 1910. A data tornou-se uma festa nacional e foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972. Nos E.U.A., o dia dos pais é comemorado no 3º domingo de junho. Em Portugal, o dia do pai é comemorado no dia 19 de março, seguindo a tradição da igreja católica, que nesse dia celebra S. José, marido de Maria e pai adoptivo de Jesus.

Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda Gira, a entreter a razão, Esse comboio de corda Que se chama coração.

Lembranças para os pais, elaboradas por alunos com NEE.

Dia Mundial da árvore A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de Abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day". Atualmente, o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de Março. Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo. O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono). 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como pela sua importância em áreas estratégicas como economia e produção de bens e alimentos.


ColorADD Ação de sensibilização No Agrupamento de Escolas das Marinhas, Esposende, realizou-se, no passado dia 5 de fevereiro, uma ação de sensibilização sobre o Código ColorADD. Esta ação foi dinamizada pelo Departamento de Serviços Especializados de Apoio Educativo do Agrupamento, com o particular empenho da Docente Natália Serra e contou com o mentor do código, o Designer Miguel Neiva, como palestrante. O código ColorADD é um código gráfico universal que ajuda a identificar as cores. A missão do projeto ColorADD é facilitar a identificação da cor a pessoas daltónicas, contribuindo determinantemente para a sua integração social tornando a co-municação mais eficiente responsável e inclusiva.

Corta-Mato Escolar No dia 23 de janeiro de 2014, as condições atmosféricas lá permitiram a realização do corta-mato escolar na EB do Baixo Neiva, excelente manhã de promoção do atletismo, de hábitos saudáveis e da prática desportiva. Participaram nesta atividade alunos desde o jardim de infância até ao 9º ano bem como os nossos meninos da unidade. Contaram com a preciosa colaboração dos alunos do Clube de Orientação - um bom exemplo de conduta cívica, de interajuda e de integração. Apesar de alguns contratempos, os nossos meninos conseguiram terminar a prova. Uns a correr, outros a caminhar, nenhum desistiu. Estão todos de parabéns! Foram extraordinários! Aproveitamos ainda para partilhar que existe o cuidado de integrar estes alunos, sempre que possível, nas atividades da escola. É muito importante que todos, professores, assistentes operacionais e alunos, contribuam para que estes meninos se sintam bem na escola, respeitando as suas diferenças e limitações e ajudando nas suas dificuldades. No dia 14 de fevereiro, os alunos da unidade participaram no corta mato distrital, em Guimarães, contando novamente com a colaboração de alguns meninos mais velhos que os incentivaram a correr ao longo dos 1000m. Porque a escola é de todos! Docentes da UEEA


Torneio de Bóccia em Manhente No passado dia 12 de Fevereiro, três alunos desta escola participaram no torneio de Bóccia que decorreu em Manhente, Barcelos. Bem cedinho, partimos na companhia de outros seis colegas da escola das Marinhas. O entusiasmo esteve sempre presente. A cada jogada, bem ou mal sucedida, era vê-los a vibrar e a gritar “boa, vamos ganhar”… “tu é que jogas bem”…. e outras expressões acompanhadas de sorrisos e alegria espelhadas nos seus rostos. Após as eliminatórias, lá chegou o desejado lanche, que desapareceu em pouco tempo. No final, aquando da entrega dos prémios de participação, constituído por uma medalha e um certificado, era ver os olhos a brilhar, as mãos a exibir alegremente a dizer “ganhámos, professor, que bom” Fotos prá aqui, fotos prá ali, mais umas despedidas emocionadas, regressámos calmamente à escola com o espírito do dever cumprido. Que se organizem mais torneios. Estaremos presentes! Prof. David

Dia dos namorados O Dia dos Namorados, ou dia de São Valentim, celebra-se a 14 de Fevereiro. Este dia é conhecido por ser o dia mais romântico do ano, no qual os casais trocam mensagens, cartas, presentes e outras ofertas, de forma a mostrar e comemorar o amor que sentem um pelo outro. Segundo alguns escritos, a comemoração deste dia vem já desde os tempos do Imperador Cláudio. Como queria reunir um grande exército e os homens não se alistavam para não deixarem as famílias para trás, proibiu os casamentos. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas. Uma noite, durante um desses casamentos secretos, foi capturado. Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens. Entre os jovens que o admiravam, encontravase a filha do seu carcereiro. No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem a esta sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade. Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.

Colaboradores: Sérgio Varajão

Ana Rita Novo

Docentes UEEA

Coordenador: Prof. David

Prof. Vítor Marinho


O Nosso Cantinho_4