Page 1

NICK UT A Guerra AtravĂŠs das Lentes


SUMรRIO 03-Biografia 04-Estilo do fotogrรกfo 05-Obra


BIOGRAFIA Huynh Công Út ou Nick Ut é um fotógrafo vietnamita, naturalizado estadunidense, sua carreira como fotógrafo começou aos quatorze anos de idade. Nick foi contratado pela Associated Press aos dezesseis anos como repórter fotográfico para cobrir a Guerra do Vietnã. Seus maiores prêmios foram: •Prêmio World Press Photo, de foto do ano, 1973-Terror of War. •Prêmio Pulitzer, de reportagem fotográfica-1973. •Prêmio World Press Photo de Notícias locais, 1973The Terror of War. Sua foto mais conhecida, ganhadora do Prêmio Pulitzer, é a de uma garotinha de nove anos fugindo do terror da guerra em direção das lentes.


OBRA E ESTILO O estilo do fotógrafo é drámatico, a maioria de suas fotos são em preto e branco e retratam as dolorosas perdas das guerras. Nick ut ganhou um destaque a mais por sua fotografia ‘‘Terror of War’’, que mostra uma menina de none anos de idade correndo em direção a câmera para fugir de um ataque norte-americano durante a guerra do Vietinã. Sendo esta sua fotografia mais conhecida.


Obra TEXTO COM RESUMO DA OBRA

“Eu fui queimada com napalm e me tornei uma vítima de guerra, mas crescer daquele jeito me tornou outro tipo de vítima”, lembra a mulher retratada em Terror of War.

LEGENDA 1

Passados vários anos, ela e o fotógrafo já se reuniram diversas vezes para recontar os acontecimentos no dia do bombardeio e suas consequências, principalmente na vida da mulher. Phuc virou embaixadora da boa vontade da Organização das Nações Unidas.


FONTES G1.com WordPressPhoto.com Apimages.com Fotografiauniganrio.com Petapixel.com nbcnews.com Emnafotografia.blogspot.com abcnews.go.com

Vitória mendes nck ut