Issuu on Google+

DO TRABALHO À INTERVENÇÃO SOCIAL


O conceito de delinquência é talvez aquele que está associado a uma maior imprecisão. Com efeito o termo delinquência tanto pode ser definido em função de critérios jurídico-penal, sendo delinquente o indivíduo que praticou actos dos quais resultou uma condenação pelos tribunais, como pode confundir-se com a definição de comportamento anti-social, assumindo, desse modo, uma muito maior amplitude” (Negreiros. 2001:14).

“NINGUÉM LIBERTA NINGUÉM, NINGUÉM SE LIBERTA SOZINHO, OS HOMENS LIBERTAM EM COMUNHÃO”. (Freire, P., 1970)


O conceito de delinquência é talvez aquele que está associado a uma maior imprecisão. Com efeito o termo delinquência tanto pode ser definido em função de critérios jurídico-penal, sendo delinquente o indivíduo que praticou actos dos quais resultou uma condenação pelos tribunais, como pode confundir-se com a definição de comportamento antisocial, assumindo, desse modo, uma muito maior amplitude” (Negreiros. 2001:14).

A delinquência engloba o conjunto das condutas anti-sociais que exprimem a inadaptação de um indivíduo à sociedade, este termo é principalmente utilizado para os delitos cometidos por jovens. Assim, “o acto delinquente resulta quando quebra ou afrouxa o elo de ligação entre o indivíduo e a sociedade” (Ferreira, 2000: 649).


É importante ajudar o jovem no lançamento de um projecto individual e no preenchimento do vazio deixado pelo afastamento das drogas, do mundo oculto e sombrio, representado por condutas anti-sociais e fenómenos de degradação extrema, na medida em que “não há recuperação, se O conceito delinquência é talvezprofunda aquele que associado uma não houver de mudança, por vezes noestá estilo de vida,a não maior imprecisão. Com efeito o termo delinquência tanto pode ser só nas relações familiares, trabalho e círculo de amigos, mas definido em função de critérios jurídico-penal, sendo delinquente o também secondenação encantar com indivíduono quetempo praticoulivre, actos na dos capacidade quais resultoude uma pelos diversos daconfundir-se vida saudável de descobrir novos ou tribunais,aspectos como pode com aedefinição de comportamento esquecidos (Brito & Esteves, 2001: 59). maior amplitude” anti-social, prazeres” assumindo, desse modo, uma muito (Negreiros. 2001:14).

“…a privação que o indivíduo sofre é agravada com a permanência na situação de exclusão: perda de identidade social, da auto-estima, da autoconfiança, de perspectivas de futuro. “ Costa (2007: 34).


Enquanto Humanos e Profissionais temos como dever contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, na qual a diferença e a igualdade social caminhem lado a lado. Neste cenário, o estigma dá lugar à solidariedade e ao respeito pelo outro, a inércia e o silenciamento social transformam-se em atitude pró-social.


Actividades do Dia da Terra • Listar actividades aqui


Bibliografia Costa, B. A. (2007). Exclusões sociais. Lisboa. Edições Gradiva.

O conceito de delinquência é talvez aquele que está associado a uma maior imprecisão. Com efeito o termo delinquência tanto pode ser Negreiros, Delinquências juvenis. Colecção Comportamentos. Lisboa.delinquente Editorial Notícias.o definidoJ (2001). em função de critérios jurídico-penal, sendo indivíduo que praticou actos dos quais resultou uma condenação pelos Imagens tribunais, como pode confundir-se com a definição de comportamento Flickr do Yahoo! H[Online] Fevereiro 2011. http://www.flickr.com anti-social, assumindo, desse modo, uma muito maior amplitude” (Negreiros. 2001:14). Freire, P. (1970). Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra.


Deliquencia Juvenil