Issuu on Google+


URBANISMO Inaugurada primeira estação do metrô no centro de Fortaleza

O Governo do Ceará inaugurou dia 24 de outubro/2012 a primeira estação central do Metrô de Fortaleza. A Estação São Benedito é a primeira das três estações da Linha Sul que passarão pelo centro da capital do estado. O trecho inaugurado liga a Benfica a São Benedito. Esta é a 16ª estação da Linha Sul, que vai de Pacatuba até o centro de Fortaleza, com 24 km de extensão. As viagens da Estação Benedito serão feitas

gratuitamente de segunda à sexta, das 8h00 às 12h00. A operação comercial deste trecho só será iniciada após o término das obras nas estações José de Alencar e Chico da Silva.

lLinhas do novo metrô de Fortaleza

1


Planejamento no trânsito • A prefeitura proporcionará novas formas de transporte, como a priorização do transporte coletivo através dos corredores preferenciais para ônibus e a construção de ciclovias. “Encerraremos essa gestão com quase 100 km de ciclovias, como as que foram construídas na Av. Mister Hull, na Av. Bezerra de Menezes, Av. Humberto Monte e na Av. Sargento Hermínio. Além disso, estamos realizando o Pedala Fortaleza, que já é um legado desta cidade”, declarou a prefeita.

Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) e será amplamente discutido com a população e comerciantes da região. O encontro irá apresentar duas propostas de binários, que nada mais são do que uma opção de circulação caracterizada por uma via em um sentido e outra via no sentido oposto, facilitando o deslocamento e ampliando as opções de percursos. As alterações sugeridas são as seguintes: Binário 1 - Av. Desembargador Moreira: quatro faixas no sentido sul-norte. - Av. Vigílio Távora: quatro faixas no sentido nortesul. Binário 2: - Av. Santos D u m o n t : quatro faixas no sentido oeste-leste. - Av. Dom Luís: quatro faixas no sentido leste-oeste.

• Foi apresentado no dia 16/10/12, pelos representantes da Prefeitura de Fortaleza, uma nova proposta de circulação viária para a região da Aldeota. A ideia é implantar sistemas binários em quatro grandes avenidas para permitir maior fluidez na circulação de veículos nesta área. O projeto está sendo desenvolvido por técnicos da Autarquia Municipal de

2


Prefeitura de Fortaleza quer revitalizar orla até a Copa Obras na Avenida Beira-Mar estão orçadas em R$ 102 mi e devem começar em 2012 A orla de Fortaleza deve passar por uma verdadeira transformação até a Copa de 2014. A prefeitura da capital cearense lançou a maquete virtual da revitalização de 3,5 km da Avenida Beira-Mar, um dos principais cartões-postais da cidade que será uma das sedes nordestinas do Mundial de futebol. O projeto que deve ser iniciado em 2012 e concluído até a Copa inclui até mesmo a construção de um bonde na orla da avenida. O passeio público terá também nova ciclovia, pista de cooper e quadras de esporte na areia. Além dos novos equipamentos para passeio e esporte, a orla da capital cearense terá um novo espaço para feira de artesanato, mercado de peixes e espelho d'água no monumento do interceptor oceânico. Assinam a revitalização os arquitetos Esdras Santos, Fausto Nili e Ricardo Muratori. A prefeitura de Fortaleza afirma que está finalizando o documento do edital e deve lançar a licitação no começo de setembro. No total, o orçamento da revitalização é de R$ 102 milhões. Os recursos estão garantidos pelo Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste), Ministério das Cidades e Ministério do Turismo.

3


Amanda Ferreira Carla Dias Larissa de Almeida Sara Luiza

4


Galaxy Soho


O complexo que abriga escritórios, centros comerciais e de entretenimento foi inaugurado no dia 27 de Outubro. O Galaxy Soho, projetado por Zaha Hadid incorpora elementos da arquitetura tradicional chinesa em seus pátios internos abertos que permitem a iluminação natural. Segundo a arquiteta: "Aqui, a arquitetura não é mais composta por blocos rígidos, mas sim por volumes que se aglutinam para criar um mundo de adaptação mútua e contínua e uma movimentação natural entre cada edifício”. O movimento natural e contínuo é garantido pela não existência de cantos ou transições bruscas, transmitindo fluidez em sua composição. Todos os pavimentos possuem formas diferentes sendo interligados aos outros pavimentos por diversas pontes e passarelas. "Quando os usuários entram no edifício, eles descobrem espaços íntimos que seguem a mesma lógica utilizada no resto do edifício, gerando um sentimento de imersão”. Após três anos de obra, o complexo localizado no centro de Pequim, coloca a disposição dos habitantes vários andares de lojas, 12 escritórios e dois

7

estacionamentos que comportam 1275 carros. A altura máxima dos 5 grandes volumes atinge 67 metros, com 15 andares cada. Sua área total construída tem 46.965 m². Os primeiros andares abrigam comércio e entretenimento, nos seguintes localizam-se os escritórios e nos superiores estão os restaurantes, bares e café, a maioria deles com vista panorâmica.


Zaha Hadid Arquiteta iraquiana considerada uma das mais poderosas do mundo, foi a primeira mulher vencedora do Premio Pritzker de Arquitetura. Suas obras ousadas e inovadoras, classificadas como arquitetura desconstrutiva, possuem formas sinuosas, fluidas e cheias de curvas. Vencedora de inúmeras competições internacionais, Zaha Hadid, que já foi premida pela Ordem do Império Britânico pelos serviços realizados à arquitetura, possui parceria com nomes renomados da moda como Chanel, Lacoste, Louis Vuitton sendo um ícone da arquitetura e do design. Camila Souza Julianna Nogueira Renata Becco

8


P

atrimônio Histórico

Capela Sistina completa 500 anos.

Um dos lugares mais conhecidos do mundo, a Capela Sistina, completou 500 anos, nesta quarta-feira (31). Para marcar a data o papa Bento XVI celebrou as Vésperas (oração litúrgica ) na Capela. “Porque recordar este acontecimento histórico e artístico numa celebração litúrgica? Primeiramente, porque a Capela Sistina é, por sua natureza, uma sala litúrgica, é a Capela Magna da Residência Apostólica do Vaticano. Além disso, porque as obras de arte que a decoram, especialmente os afrescos, encontram na liturgia seu ambiente vital, o contexto em que expressam melhor toda a sua beleza, a riqueza e importância de seu significado”, disse o pontífice. O diretor dos Museus do Vaticano, Antonio Paolucci, afirmou que um especialista da companhia foi requisitado para desenvolver um novo sistema de purificação do ar, mas advertiu que se a solução não for encontrada até o ano que vem, o Vaticano terá que reduzir o número de turistas.

Inaugurada em 1512, a capela recebeu o nome de Sistina em homenagem ao Papa Sisto IV, que começou sua construção. Desde então, é usada para a realização de conclaves, reuniões de cardeais que elegem novos papas. Uma vez por ano, a capela também é cenário para o batismo de bebês pelo papa. Baccio Pontelli foi o autor do projeto

arquitetônico para a construção da capela. Este florentino era um dos responsáveis pela reformulação e revitalização urbanística que Sisto IV efetuava em Roma, tendo realizado dezenas de obras públicas. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli. Os famosos afrescos do teto, pintados por Michelangelo, foram feitos em dois períodos, entre 1508 e 1541.

9


Primeiro arranha-céu da América Latina aguarda reforma no Rio O Edifício A Noite, o primeiro arranha-céu do Rio de Janeiro e um precursor do concreto armado e do Art Déco na cidade. O prédio, inaugurado em 1929, marcou a história da engenharia e do rádio no país, e a virada no crescimento urbano da cidade.

Em posição privilegiada na região em obras, o edifício A Noite aguarda reforma há anos. A tela que o esconde compõe aparalixo (andaime de proteção) para evitar que reboco da fachada caia nos pedestres. Os corredores têm fiações expostas e piso solto.

O projeto estrutural foi assinado por Emílio Baumgart e o arquitetônico por Elisiário da Cunha Bahiana e Joseph Gire, o mesmo autor do Copacabana Palace. O edifício tem 22 andares, correspondentes a 30 de um prédio moderno.

Três licitações para reforma do edifício já foram suspensas em 2012. O atraso, diz o órgão, se deve a processo de tombamento no Iphan, que motivou alterações exigidas pela CGU (Controladoria Geral da União). O edifício já é preservado por decreto municipal.

O edifício A Noite representa uma ruptura nos padrões da arquitetura e da engenharia nacionais e um marco na vida brasileira por diversos motivos que se estendem até os dias atuais.Rompia com a harmonia arquitetônica do conjunto de edifícios próximos –seu volume era onipresente de onde quer que fosse visto.

Hoje, em meio às obras do Porto Maravilha, que pretende promover a reestruturação urbana local, o edifício A Noite vive a expectativa de sua restauração arquitetônica atendendo a novos usos e finalidades para permanecer, não apenas na memória, mas, atuante na vida carioca.

Camila Mourão, Isadora Barroso, Janaína Barbosa, Natália Ciarlini.

10


O estádio nacional de brasília será o primeiro no mundo a receber o selo LEED Platinum de sustentabilidade.

11

Inspeção nas obras do estádio nacional e brasília, o Mané Garrincha, pela comissão internacional da FIFA.

Sustentabilidade

A reforma do estádio nacional de Brasília gerou elogios da ONG U.S. Green Building Council (GBC) ao governo do Distrito Federal. A entidade é responsavel por emitir o selo LEED Platinum de sustentabilidade, a certificação máxima para construções sustentáveis. O responsável pela obra de reforma do estádio foi o arquiteto Vicente Castro Mello e a parceria das construtoras Via Engenharia e Andrade Guiterrez. Sua reinauguração esta marcada para dezembro desde ano. O custo foi em torno de 812,2 milhões de reais. Depois de construído a arena terá lugar para 71 mil pessoas e aproximadamente 230 mil metros quadrados de áreas verdes, a vegetação sera de espécimes nativas do cerrado de Brasília para diminuir os gastos com manutenção.

As metas principais do programa do Green Building Council (GBC) é a redução consumo de água potável, a eliminação ou redução de resíduos e a criação de sistemas de energia mais eficientes. O estádio irá possuir um sistema na coberta para capturar água da chuva e canaliza-la ate os quatro reservatórios, com uma area de armazenamento de 350m³, para ser reutilizada, gerando uma economia de 40% do consumo de água potável. Possuirá também na coberta, painéis solares capaz de gerar energia para cerca de mil residências por dia, e ainda predominara o uso de lâmpadas LEDs, gerando uma economia de 20% no consumo de energia. Alem das diminuições nos gastos de energia e água, parte do material da obra foi reciclado ou foi reaproveitado do antigo estádio. O material que não foi reciclado é reciclável e foi obtido a menos de 500 metros da região da obra. Com esse título, o Estádio Nacional de Brasília é o primeiro no mundo a receber esse selo. O único país com chance de ter um estádio com esse selo é a Rússia, que abrigará o Mundial de 2018.


Asfalto ‘’verde’’

A solução mais high tech do Estádio A cobertura que captura Co2 é feita com uma membrana branca que reflete o calor e tem dióxido de titânio em sua composição. Este elemento, em contato com a umidade do ar e as gotas da chuva, se comporta como se fosse um teflon (revestimento de panela), não acumula sujeira. Mas o melhor é a reação quimica entre as moleculas de agua e o Co2 da atmosfera na presença do dióxido de titânio gera Co3, nitrogênio. Essa membrana fara uma espécie de fotossíntese, retirando o CO2. Esse sistema ira diminuir a emissão de gás carbônico do estádio.

A mais nova tecnologia internacional que vem ganhando espaço aqui no Brasil é o chamado asfalto-borracha. Segundo pesquisadores, aqui no Brasil tem mais de 8 mil km de estrada pavimentada com esse asfalto. O asfalto ‘’verde’’ possui um tempo de vida útil 30% maior que o normal, porém custa 40% mais caro. A composição do asfalto ecológico engloba a mistura do CAP (cimento asfáltico de petróleo) com pó de borracha feito a partir de pneus triturados. Já a pavimentação tradicional é feita da adição de pedra brita com o CAP. Esse novo material pode resolver o problema dos descartes de pneus usados aqui no Brasil, são cerca de 300 milhões de carcaças de pneus dispostas de modo inadequado. Roberta Cavalcante Fernandez

Paulo Pontes Weyne, Jamyle Santos e Petra Geromel Bezerra de Menezes

12


Tecnologias Sustentáveis

Anna Beatriz Lima | Raquel Umbelino | Tais Jardim

Reúso de Água O

Waterfactory

é

um

conjunto

de

lavatório, bacia e banheira que inclui um sistema eletrônico para filtrar o ar úmido do banheiro e condensando-o para transformar em água para reutilização, essa água é purificada através de filtragem Fonte: http://www.vidasustentavel.net/sustentabilidade/banho-quentesustentavel-e-ecologico/

O

designer

português

João

Gonçalves, criou essa linha louças para

banho

de

inteligente,

Sus-

tentável e Ecológico, chamada de Water Factory ( Fábrica de Água ), essa

linha

tem

como

objetivo

reaproveitar o vapor que saí do banho e transformá-lo novamente em água através dos furinhos que ficam na lateral da louça das peças do banheiro. A idéia é simples, porem o engenho é bem complexo, uma forma elegante para converter seu banho quente fumegante em algo bem verde! 13


Chuveiro Eco Drop Um tanto curioso, esse sistema de economia de água promete ser ecológico, a poupança de água tem que se tornar um dos hábitos mais importantes de nossas vidas, a invenção do designer Tommaso Colia tem o nome de chuveiro Eco Drop, sendo mais uma ferramenta contra o desperdício de água. O chuveiro Eco Drop é uma espécie de piso que é colocado dentro do Box de banho, ele trabalha com um princípio simples, o piso tem círculos concêntricos que transmitem as ondas das gotas caindo. Quanto mais água cai no piso mais os circulo se elevam.

Como economizar água no banho Quanto mais tempo você fica no banho, mais ele se eleva, ate não permitir que você esteja sob o chuveiro e continue no banho. Uma ótima maneira de economizar água, especialmente para aqueles que tem o costume de esquecer das horas depois que entra no banho. Os círculos vão crescendo enquanto o aparelho está ligado, e vão proporcionando uma sensação tão incômoda que obriga a pessoa a sair do banho e, conseqüentemente, economizar. Fonte: http://www.vidasustentavel.net/sustentabilidade/o-chuveiroecologico-eco-drop/

14


Saiba mais...

O prédio mais alto, e rapidamente construído, do mundo.

O prédio mais alto do mundo, o Sky City One, com 838 metros, 10 metros a mais que o recordista, será construído na China, em apenas 90 dias. Para os que duvidam dessa construção, em janeiro, essa mesma e m p r e s a q u e construirá o Sky City One entregou um hotel de 30 andares completamente montado em 360 horas (15 dias), além desse, ergueu outro prédio, de 15 andares, em 144 horas (6 dias). A m b a s a s c o n s t r u ç õ e s r e s i s t e m a terremotos de até n ove g ra u s n a escala Richter e consomem um quinto da energia que prédios comuns e do mesmo tamanho gastam. “É uma a p l i c a ç ã o revolucionária da pré-fabricação”, diz Ênio Moro Júnior, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Segundo ele, prédios dessas dimensões funcionam como verdadeiras cidades, mas ocupam menos terra, acolhem mais gente e consomem menos energia. Por: Amanda Pinheiro, Luciana Coimbra, Marcília Mesquita e Vitor Pires.

Evento do Mês: Aberta a temporada de 2012 da Casa Cor Ceará A CASA COR CEARÁ chega a sua 14ª edição e apresenta o tema "MODA. ESTILO. TECNOLOGIA.". Retratando o universo fashion que se faz cada vez mais presente nos projetos de decoração, a edição de 2012 do evento acontece de 11 de outubro a 20 de novembro, em um dos pontos mais bonitos, históricos e marcantes da cidade: a Praça Portugal. Como de costume, a preocupação em todos os projetos com a acessibilidade e a sustentabilidade, adotada desde as primeiras edições, estão cada vez mais presentes nos eventos CASA COR. A CASA COR CEARÁ 2012 apresenta uma edição prime, com 40 ambientes assinados por 56 profissionais, antecipando as tendências em arquitetura, decoração e paisagismo, vale a pena visitar. Mais informações: (85) 3112-4144

Dicas: www.iab.org.br www.cidades.gov.br www.vitruvius.com.br/jornal www.arcoweb.com.br www.casacomdesign.com.br www.marcosbandeira.com

Assista: Oscar Niemeyer, a Vida é um Sopro (2007) Sketches of Frank Gehry by Sydney Pollack (2005) Le Corbusier 100 Anos (1987) Antonio Gaudi – The Criterion Collection (1984)

15


Arquimetria