Page 1

ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DA MADEIRA

CURSO DE TREINADORES NÍVEL I OS GOLPES BÁSICOS


GESTOS TÉCNICOS

Os golpes básicos   

     

Posição de base Batimento de direita Batimento de esquerda Top Spin direita Top Spin esquerda Bloco de direita Bloco de esquerda Flip direita Flip esquerda


GESTOS TÉCNICOS

 Corte

de direita  Corte de esquerda  Smash


GESTOS TÉCNICOS

Posição de Base  

   

 

É forma através da qual o jogador espera as acções do adversário; Deve permitir ao jogador reagir e realizar todos os golpes com relativa facilidade; Pernas afastadas e ligeiramente flectidas; Peso repartido pelos dois pés e ligeiramente para a frente; A raquete está acima do nível da mesa; É sobre o lado esquerdo para jogadores destros; É sobre o lado direito para jogadores esquerdos; Varia de acordo com o tipo de jogo de cada jogador.


GESTOS TÉCNICOS

Batimento de direita   

Pé esquerdo ligeiramente à frente; Pernas ligeiramente flectidas; Antebraço fechado; Movimento é efectuado de trás para a frente com a ajuda da rotação da cintura escapular, pélvica e dos membros inferiores; O peso do corpo é transferido do pé direito para o esquerdo.


GESTOS TÉCNICOS

Batimento de esquerda  

 

A perna esquerda fica ligeiramente à frente da direita ou ao mesmo nível; O antebraço está fechado; A acção parte da zona abdominal para a frente; O movimento predominante é o do antebraço com o pulso. Não deixar o cotovelo passar para trás do nível das costas; Imprimir um ligeiro efeito na bola.


GESTOS TÉCNICOS

Top Spin de direita 

É efectuado a partir da posição de batimento;

O braço desloca-se obliquamente, em simultâneo com a rotação do tronco e pernas;

O movimento é ascendente, parte ligeiramente de trás/baixo em aceleração que deve ser máxima no contacto com a bola;

O tronco e as pernas sobem com a rotação do tronco;

O peso do corpo transfere-se da perna direita para a esquerda;

A bola é friccionada e não batida.


GESTOS TÉCNICOS

Top Spin esquerda 

Os pés ficam paralelos ou o esquerdo ligeiramente atrás(varia muito de jogador para jogador); O antebraço desce mas o cotovelo mantém-se mais ou menos na mesma posição. O pulso fica ligeiramente para dentro. O movimento é ascendente (menos que no topspin de direita) e a aceleração é máxima no momento de contacto com a bola. Existe ligeira rotação das pernas e do tronco.


GESTOS TÉCNICOS

Bloco de direita     

Gesto utilizado para travar uma bola com top spin; A posição adoptada é semelhante à do batimento de direita; A raquete deve estar mais fechada (depende do efeito); Existe uma acção de acompanhamento da bola; As pernas estão numa posição activa, existindo transferência de peso;


GESTOS TÉCNICOS

Bloco de Esquerda    

Gesto utilizado para travar uma bola com top spin; A posição adoptada é semelhante à do batimento de esquerda; A raquete deve estar fechada (depende do efeito); Existe uma acção de acompanhamento; As pernas estão numa posição activa.


GESTOS TÉCNICOS

Flip direita  

 

É utilizado para atacar bolas curtas; Inicialmente existe um ligeiro movimento do pé esquerdo e depois do pé direito, que avança até o corpo ficar em “cima da mesa”; O antebraço não deve estar completamente aberto; O movimento mais importante é o do antebraço juntamente com um pouco de pulso. A bola é tocada na sua trajectória mais elevada.


GESTOS TÉCNICOS

Flip de esquerda

    

É utilizado para atacar bolas curtas; Inicialmente existe um ligeiro movimento do pé esquerdo e depois do pé direito, que avança até o corpo ficar em “cima da mesa”; Existe uma acção mais pronunciada do pulso; A bola é tocada no ponto mais alto.


GESTOS TÉCNICOS

Corte de direita    

Gesto técnico muito utilizado na recepção do serviço. A raquete está numa posição aberta porque é necessário raspar por baixo da bola; A perna direita avança se a bola for curta; O movimento parte do cotovelo e na parte final há um ligeiro movimento do pulso. Não é necessário um movimento muito grande. Quando o nível do jogador permite, a bola é tocada na trajectória ascendente.


GESTOS TÉCNICOS

Corte de esquerda   

A raquete está numa posição aberta porque é necessário raspar por baixo da bola; Normalmente a perna direita a avança, se a bola é curta. O movimento parte do antebraço. Na parte final há acção do pulso. É importante a distância entre o braço e a bola ser curta mais pronunciada no contacto coma bola; O pulso está ligeiramente para “dentro”.


GESTOS TÉCNICOS

Smash  

 

É um gesto utilizado para atacar bolas altas; Depois do jogador analisar as características da bola o corpo deve estar enquadrado com a bola e mesa; O batimento é realizado de trás para a frente com rotação das pernas e do tronco; Há transferência de peso da perna direita para a esquerda. 5´50”


GESTOS TÉCNICOS

Tarefa 

Identificar os erros mais comuns dos gestos técnicos

Gestos técnicos  

Gestos técnicos

Gestos técnicos  

Gestos técnicos

Advertisement