Page 1

Manual de Identidade

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR


Manual de Identidade Pilar - Instituto de Beleza Capilar Este manual de identidade visual é uma referência para todos que precisem utilizar a marca do Instituto Pilar e tem 3 objetivos:

• Apresentar a origem da marca; • Mostrar sua essência e personalidade; • Fornecer as diretrizes de sua comunicação.

02


Índice Princípios

04

Logo Conceitos Variações e uso Especificações

Cores

05 06 07 08

Tipografia Conceitos Aplicações

09 10

Tagline

11

Fotografia

12

Aplicações Cartão de Visita Papelaria Sacola, Caneta, Spray, Crachá Uniformes Fachada, Outdoor, Sinalização Apps

Conteúdo do CD

13 14 15 16 17 18 19

03


Princípios Princípios para se ter em mente ao utilizar a marca do Instituto Pilar. “Uma identidade moderna, simpática e agradável, que passa credibilidade”. A forma visual de expressar a missão do Instituto Pilar está presente em cada elemento utilizado em sua comunicação. Leve sempre em consideração os princípios deste manual para facilitar no processo de criação de qualquer layout.

Simplicidade Evitar excessos, preservar os espaços brancos, manter o alinhamento e equilíbrio. A atenção com os pequenos detalhes faz toda a diferença. Menos é mais.

Foco Pessoas. O grande foco da comunicação do Instituto Pilar é valorizar as pessoas que fazem parte do mesmo. Alunos, professores, todos os colaboradores ganham destaque, assim como o conteúdo que é ensinado. Por isso todos os elementos visuais devem funcionar como suporte para o que é realmente importante.

Bom senso Nas próximas páginas, cada elemento irá familiarizar a ideia da identidade e assim se desenvolverá o bom senso do leitor sobre o uso da mesma. Proximidade, contraste, repetição e alinhamento são as palavras-chave.

04


Logo

Conceitos

“Um instituto de ensino moderno, preocupado em fazer parte da vida de seus alunos, um nome que levarão consigo em suas carreiras”. O Instituto Pilar tem como finalidade proporcionar direção profissional qualitativa, bem como especialização na extensão universitária em estética capilar, elaborando cursos práticos e objetivos àqueles que anseiam obter maior confiabilidade em procedimentos técnicos, e assim inserir-se no mercado de trabalho com competência, confiança e credibilidade. O nome remete aos pilares da arquitetura da Grécia antiga, fazendo alusão à características como estrutura, base e segurança, além de ser o final da palavra “capilar”.

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

O logotipo é composto por uma tipografia caligráfica e cursiva que remete à forma de um fio de cabelo com destaque para a inicial. O círculo representa estabilidade, universalidade e tem a característica de centralização, uma vez que cria um limite que proporciona maior foco.

05


Logo

Variações e uso

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

Este é o logotipo original do Instituto Pilar. Deve ser tomado como prioritário e utilizado tanto em meios gráficos como digitais, respeitando sempre a necessidade de estar suficientemente legível. Não abuse. Isso significa abolir o uso de sombras e efeitos tridimensionais. Também é proibida a adição de bordas e mudança de cores assim como rotacionar, achatar ou esticar. Lembre-se que a aplicação do logo, independente aonde seja realizada, deve respeitar os princípios de llegibilidade e harmonia.

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

IN BE S LE TIT Z U A T C O AP D IL E AR

Utilize esta versão quando o fundo apresentar a mesma cor do logo original.

Utilize esta versão quando o fundo utilizado fugir das cores oficiais da identidade visual e em imagens complexas com tonalidade escura.

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

A versão em preto e branco é indicada para situações onde não há possibilidade de impressão em cores.

06

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR


Logo

Especificações Área de reserva, dimensionamento minímo e grade de construção O tamanho minímo para reprodução do logotipo do Instituto Pilar é de 10mm de largura na versão simplificada (apenas o símbolo) e 30mm em sua versão completa. O processo de impressão deve ter qualidade suficiente para garantir a legibilidade. A área livre em volta do logotipo fica delimitado como a altura da letra “P” do logo. Imagens ou qualquer outro elemento nunca devem ultrapassar este limite. Para a reprodução do logo em dimensões maiores do que aquela alcançada pelos métodos digitais, a ampliação manual deverá ter como base o desenho em grade de 10 x 5 módulos. Por exemplo, se houver a necessidade de pintar o logo na lateral de um prédio, um método eficaz é a ampliação do desenho baseado nesta grade.

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

Área de reserva

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

30mm

10mm (somente o símbolo)

Dimensionamento minímo

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

Grade de construção

07


Cores Cores principais: comece por aqui

Cores secundárias

As cores oficiais do Instituto Pilar são púrpura e branco. A cor purpurá representa a beleza e está ligada também com a alquimia, uma das primeiras formas de se manipular elementos químicos.

Preto CMYK RGB Web

C 0 M 0 Y 0 K 100 R0 G0 B0 000000

Cinza 60 CMYK RGB Web

Púrpura

Púrpura “Light”

Branco

Cor utilizada no logo principal, esta deve ser sempre a primeira escolha.

Cor utilizada no logo negativado elementos secundários.

Cor utilizada na tipografia do logo e parte dos espaços vazios da identidade visual.

CMYK RGB Web Pantone

CMYK RGB Web Pantone

CMYK RGB Web

C 0 M 0 Y 0 K60 R 128 G 130 B 132 999999

Cinza 30

08

C 67 M 100 Y 6 K 28 R 91 G 24 B 106 660066 260 EC

C 49 M 80 Y 0 K 0 R 144 G 83 B 161 996699 2582 EC

C0M0 Y0 K0 R 255 G 255 B 255 FFFFFF

CMYK RGB Web

C 0 M 0 Y 0 K30 R 204 G 204 B 204 CCCCCC


Tipografia Conceitos

Quicksand, nossa tipografia oficial Com traços mais finos e detalhes curvos, a família tipográfica sem-serifa Quicksand transmite o posicionamento sério e ao mesmo tempo moderno do Instituto Pilar.

Variações LIGHT

Somente os formatos Light, Book, Book Oblique e Bold são utilizados na identidade visual do instituto.

BOOK

OBLIQUE

BOLD

Todo o conhecimento genuíno tem origem na experiência direta Todo o conhecimento genuíno tem origem na experiência direta Todo o conhecimento genuíno tem origem na experiência direta Todo o conhecimento genuíno tem origem na experiência direta

09


Tipografia Aplicações

Recomendações de uso Não há uma limitação de tamanho para o uso da fonte, no entanto deve-se observar a recomendação de uso de suas variações para casos específicos. A fonte Segoe UI Light só deve ser utilizada na web ou em meios digitais que não possuam suporte para a família tipográfica Quicksand. Em caso de indisponibilidade, deve-se utilizar a tipografia Myriad ou Tahoma.

Títulos grandes Títulos normais Corpo de texto Citações, textos legais, termos técnicos. Destaques Web

10

QUICKSAND LIGHT

QUICKSAND BOOK

QUICKSAND BOOK

QUICKSAND OBLIQUE

QUICKSAND BOLD

SEGOE UI LIGHT


Tagline Observações sobre o uso da tagline A tagline do Instituto Pilar deve ser aplicada apenas em materiais promocionais e distante do logotipo, de forma que evite o excesso de informações.

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

Procure aplicá-la em espaços vazios ou em outros elementos da identidade visual.

Alicerce na arte de ensinar.

INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

Alicerce na arte de ensinar.

11


Fotografia Como mostramos quem somos Escolha fotos que mostrem os alunos e colaboradores do instituto em suas atividades. Tente encontrar fotos que mostrem situações reais, que não pareçam ter vindo de um banco de imagens. Preste atenção na mensagem que as imagens passam, estas devem ser claras, alegres e receptivas. Evite o uso de imagens dramáticas e obscuras. Uma boa alternativa para harmonizar a fotografia com a identidade visual é a aplicação de filtros de cores baseando-se na palheta de cores oficiais deste manual. Caso esteja tirando novas fotos, lembre-se de deixar o logotipo do instituto em evidência sempre que possível.

12


Aplicações Nas próximas páginas, seguem exemplos de aplicações da identidade visual em cartões de visita, papelaria, sacolas, uniformes , canetas, crachás e outros materiais. Lembre-se de seguir os mesmos princípios na aplicação em outros materiais para assegurar a harmonia visual.

Cartão de Visita

13


Aplicações

14

Papelaria


Aplicações

Spray de cabelo

Sacola

Crachá

Caneta

15


Uniformes

16


Sinalização

Fachada

Outdoor 17


Aplicações

Windows 8, Windows Phone e Surface são marcas registradas da Microsoft Corporation.

Apps

18


Conteúdo do CD Todos os arquivos relativos a identidade visual do Instituto Pilar assim como uma cópia deste manual estão incluídos no CD-ROM. Por segurança, recomenda-se o backup do mesmo. Conteúdo do CD: - Logo Instituto Pilar e suas variações em .ai (Adobe Illustrator), cdr. (Corel Draw), JPEG e PNG; - Fonte Quicksand; - Exemplos de aplicação - Manual de Identidade Instituto Pilar

03

03 19


Este manual de identidade visual foi desenvolvido como parte das exigências para a conclusão do 2º semestre do curso de Design Gráfico da Universidade Paulista de Santos. Todo conteúdo reserva direitos à agência Bravo Comunicação composta por Isis Tomaz, Marcus Vinicius da Silva, Maria Lúcia Rosato, Pâmela Tavares Arakaki, Vitor Gomes e Diogo Henrique Paiva Brito. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão de seus criadores. contato.bravocomunicacao@gmail.com Santos, SP 2012

20


INSTITUTO DE BELEZA CAPILAR

03

03

Pilar - Manual de Identidade  

Manual de identidade do Instituto Pilar. Trabalho acadêmico.

Advertisement