Issuu on Google+


Conhece-se a árvore, pelos seus frutos.

O que realmente é ser sustentável?

Reduzir? Reutilizar?

Repensar atitudes?


As estimativas demonstram que ser sustentável vai além... No mundo: 40% das emissões de CO2 são causadas por edifícios. No Brasil, são consumidos pela construção civil: 44% da energia total 50% dos recursos extraídos do meio natural 50% da madeira não certificada 34% de água total 40% de outros recursos naturais e de energia. Uma construção sustentável pode gerar economia de: 40% de água 30% de energia elétrica

Os dados comprovam que a construção civil está entre as atividades que mais acarretam impactos ambientais no planeta. Por isso, para que uma empresa seja realmente sustentável atualmente, é preciso mais do que promover mudanças internas, que visão diminuir o impacto de suas ações. É necessário repensar desde a construção de suas sedes, até a redução em gasto de energia e no impacto dessa obra no meio ambiente e na comunidade a que está inserida. Por isso, a Ilhabela Empreendimentos produziu para a Rodonorte um projeto exclusivo, inovador e totalmente sustentável, para sua sede. Baseado em critérios exigidos pelo Green Building Coucil (GBC), organização mundial que classifica e certifica os edifícios que atendem totalmente ao conceito de sustentabilidade e projetado para trazer bons frutos para a empresa e para a comunidade. O projeto além de trazer benefícios para o meio ambiente, reduzirá custos, trará maior produtividade, proporcionará maior saúde e bem-estar aos colaboradores e usuários e trará novas oportunidades de negócio. Tudo isso em um edifício diferente, que transmitirá ao público um posicionamento empresarial totalmente sustentável. Por isso, queremos convidá-lo para nos acompanhar, nas próximas páginas, em uma viagem por cada um dos ambientes desse projeto e seus benefícios. Seja bem-vindo ao Projeto Ipê Amarelo.


PRAÇA 420 m² de área de circulação, com vários decks e bancos produzidos a partir de madeira de reflorestamento, onde os colaboradores e os visitantes podem sentar e aproveitar o momento ou apenas passar e desfrutar de uma bela vista. Com cobertura total em vidro com película opaca, aproveita-se a luz do sol, sem deixar passar raios ultravioletas, nocivas à nossa saúde. Para momentos como a noite, o ambiente conta com iluminação pontual com lâmpadas em LED e luminárias solares, que dão um charme especial e economizam energia. Um jardim vertical com várias texturas e um espelho d’água, situados no centro da praça, proporcionam uma temperatura estável e purificam o ar. Além disso, ao redor de todo o jardim, há uma pista de caminhada, que incentiva a prática esportiva, que aumenta a produtividade dos colaboradores, a concentração, a saúde, diminui faltas e melhora o relacionamento positivo entre colaboradores e a empresa.


SALA DO DIRETOR Com pé direito duplo e ampla janela, o ambiente possui ótima iluminação natural e circulação de ar. A sala é revestida com madeira certificada, assim como todo o mobiliário também é produzido com madeira certificada. O ambiente conta com piso vinílico com selo de certificação ambiental, iluminação em LED e um belo jardim vertical, que deixa o ambiente mais agradável, além de purificar o ar.


SALA DE ATENDIMENTO As amplas janelas e o pé-direito duplo facilitam a iluminação natural e a climatização desse ambiente. O mobiliário é todo produzido com madeira certificada e o piso vinílico possui selo de certificação ambiental, que garante a procedência correta de sua matéria prima. As luzes de LED auxiliam na redução de gastos em energia elétrica. As divisórias em vidro possibilitam a continuidade visual dos espaços, bem como o aproveitamento da luz natural das janelas. Toda a pintura das paredes utiliza tintas biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente.


SALA DE REUNIÕES Com amplo pé direito, revestimento em madeira certificada, piso vinílico com selo de certificação ambiental e iluminação em LED, a sala de reuniões é totalmente preparada para receber diretores, colaboradores e visitantes com total conforto e sustentabilidade. Além disso, o ambiente conta com várias plantas naturais, que deixam o ambiente mais fresco, filtram o ar e dão beleza ao local.


HALL Uma ampla área de circulação que facilita o acesso de funcionários e visitantes: assim é o Hall de entrada do empreendimento. O espaço conta com área para realização de exposições artísticas, sacada para a entrada de luz e ventilação natural, pisos e paredes revestidos com material reciclável, móveis de madeira certificada de reflorestamento, iluminação totalmente em LED que reduzem gastos, muitas plantas naturais espalhadas por todo o ambiente e elevadores adaptados para receber cadeirantes, idosos e portadores de necessidades especiais. Um ambiente que só traz impacto aos olhos de quem vê.


RECEPÇÃO Com design impactante, a recepção conta com portas largas, de abertura automática, que reduzem gastos com climatização. Além disso, o ambiente conta com divisórias de vidro para aproveitamento da luz natural, que também possibilitam a continuidade visual dos espaços. O piso em material vinílico e o revestimento de madeira possuem certificação de sustentabilidade. O sistema de ar-condicionado com caixa de volume de ar variável e a iluminação em LED reduzem desperdícios e gastos com energia elétrica. Este ambiente possui ambientação exclusiva, que já demonstra aos visitantes desde o início o posicionamento sustentável da empresa.


RESTAURANTE Com capacidade para até 132 pessoas, o local conta com pé-direito duplo e amplas janelas, que facilitam a iluminação natural do ambiente. Todo o mobiliário e o piso vinílico do restaurante são produzidos com matéria prima certificada. Por fim, a iluminação em LED auxilia na redução de custos de iluminação, em períodos como os noturnos.


CRECHE Ambiente amplo, colorido e divertido, ideal para receber os filhos dos colaboradores da empresa com segurança e sustentabilidade. O espaço conta com sala de aula, brinquedoteca e berçário, todos com piso vinílico, amplas janelas, iluminação em LED e mobiliário de madeira certificada. Além disso, a creche conta com total acessibilidade à portadores de necessidades especiais, divisórias em vidro para aproveitamento da luz natural e sistema de ar-condicionado com caixa de volume de ar variável, que reduzem custos com energia elétrica.


ACADEMIA A academia é toda projetada para incentivar a atividade laboral e a prática de exercícios físicos, que melhoram a produtividade, a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores. Além disso, o projeto conta com acessibilidade à portadores de necessidades especiais. As amplas janelas, a iluminação em LED e as divisórias em vidro auxiliam na iluminação do ambiente, reduzindo custos de energia. Como revestimento para o chão, o piso oferece sustentabilidade através de certificação ambiental. O ambiente é o local ideal para criar um vínculo duradouro entre a empresa e os colaboradores.


SALA DE JOGOS Um ambiente pensado para momentos de descontração: essa é a sala de jogos. O local, assim como a academia, conta com total acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O piso vinílico, as amplas janelas e a iluminação em LED completam o projeto sustentável do ambiente.


AUDITÓRIO Com capacidade para 207 pessoas, sendo três dos assentos adaptados à pessoas com necessidades especiais, o auditório tem como principal revestimento lateral a madeira de reflorestamento certificada. O projeto também utiliza carpet modular, produzido com matérias primas recicláveis, como revestimento, o que auxilia na acústica do ambiente. A iluminação em LED e o sistema de ar-condicionado com caixa de volume e ar variável permitem conforto térmico e visual, com economia de energia elétrica.


BIBLIOTECA Projetada para incentivar a leitura dos colaboradores e da comunidade, a Biblioteca também possui acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O ambiente conta com piso vinílico como revestimento, amplas janelas e iluminação de LED. Tudo para que os leitores sintam-se confortáveis visualmente, reduzindo gastos com energia elétrica.


BICICLETÁRIO Para incentivar a redução do uso de automóveis e estimular a prática do ciclismo, que auxilia na saúde, qualidade de vida e produtividade de colaboradores, o projeto conta com um exclusivo Bicicletário. Situado no estacionamento, oferece segurança aos usuários e facilidade de acesso aos ciclistas. O local utiliza como revestimento madeira certificada de reflorestamento e iluminação em LED.


Materiais ecológicos Além de todos os itens já citados em cada ambiente, o projeto também conta com muitas outras tecnologias e materiais ecológicos, que visam reduzir o impacto no meio ambiente, diminuir custos e transformar ao máximo a sede da Rodonorte em uma construção sustentável. Conheça alguns desses materiais e dessas tecnologias abaixo: • Automação dos sistemas de iluminação com sensores de ocupação; • Torneiras e válvulas economizadoras com sensor de movimento; • Válvulas de descargas com fluxo duplo; • Revestimentos de piso e paredes feitos de materiais recicláveis e resíduos de madeiras; • Tintas com propriedades biodegradáveis; • Chapas de gesso que transformam partículas nocivas em substâncias inofensivas; • Vidros com película opaca que bloqueiam 99% dos raios ultravioletas; • Placas coletoras solares na cobertura para redução de consumo elétrico; • Sistemas de reaproveitamento de águas pluviais para irrigação de jardins e águas de vasos sanitários; • Sistema de ar-condicionado central; • Utilização de equipamentos e aparelhos com selo Energy Star; • Depósito e coleta de materiais recicláveis; • Redução e reciclagem de resíduos de construção; • Materiais fabricados na região.

Este impresso foi produzido por Gráfica Certificada com o FSC®, garantia de procedimentos responsáveis na produção de seus materiais. O FSC® é um selo que garante boas práticas com recursos naturais e um manejo florestal responsável.


Agora que você já conheceu cada ambiente do projeto, queremos convidá-lo para plantar essa semente e ver uma nova árvore crescer e dar bons frutos! Nosso obrigado, llhabela Empreendimentos



Livro CCR Rodonorte