Page 1

vigiai Informativo Evangélico Edição 28 www.vigiai.net

Virtual

Batistas Mineiros organizam Assembleia em Poços de Caldas de olho na Assembleia da CBB em 2018 - Belo Horizonte!


Sumário CAPA

8 e 9 -Batistas Mineiros organizam Assembleia em Poços de Caldas de olho na Assembleia da CBB em 2018 - Belo Horizonte!

INSTITUCIONAL 2 - Sumário e Expediente 3 - Editorial

PARCEIROS

4 e 5 - Convenção Batista Mineira 6 e 7 - Rede Batista de Educação 10 e 11 - Pr. Moizés de Oliveira 12 e 13 - Editora Cristã Evangélica 14 e 15 - Dr. Gilberto Garcia 18 - Igreja Batista em Parque do Carmo 19 - Pr. Rubens Teixeira 20 - Revista Fidelidade 21 - Pr. Gilson do Carmo Batista 22 a25 - VTI - Vida Total da Igreja

ESPECIAL

16 e 17 - Vital Publicações lança seu primeiro livro

PUBLIQUE O SEU LIVRO CONOSCO! Vital Publicações Entre em contato já! vital.sousa@gmail.com

2 / VIGIAI VIRTUAL 28 / março de 2017

vigiai Informativo Evangélico

Edição 28 www.vigiai.net Março de 2017

Criação Fabiano Sousa (In Memoriam) Jornalista e Designer Mtb-SP 66.300

Editor e diagramador Jornalista Vital Sousa Mtb-SP 63.588 E-mail: vital.sousa@gmail.com facebook.com/vital.sousa.3 Produção Ministério Vigiai.net www.vigiai.net vigiai.net@gmail.com Contatos E-mail: vigiai.net@gmail.com facebook.com/vital.sousa.3 Nota Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos seus autores, e não representam necessariamente a opinião do Informativo. É proibida a reprodução total ou parcial de reportagens, entrevistas, artigos, ilustrações e fotos, sem a prévia anuência dos titulares dos direitos autorais. “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.” (Mateus 24:42-44)


editorial Muito trabalho, graças a Deus. No decurso É necessário, é imprescíndivel que esta deste mês estive muito envolvido com a produção história seja esclarecida em gênero, número e do livro do pastor e amigo, Jonas de Oliveira. O grau e os responsáveis punidos por seus crimes. anúncio está nas páginas desta edição. E a Vigiai permanece cumprindo o seu papel Transformar em livro uma dissertação de de informar e com alegria traz hoje a matéria de mestrado, confeccionada em 2006 não foi muito capa com os batistas mineiros. simples para um editor de primeira viagem. Minas Gerais é o encantamento do Brasil, Entretanto, acredito que o produto final será apesar de não ser o Estado com mais tradição bem apreciado pelos leitores, visto que é uma batista, foi lá que começou a divisão batista e o obra fascinante. Concomitante a este trabalho nascimento da Convenção Batista Nacional. houve a elaboração das edições da revista virtual. A perseguição e a expulsão da Igreja Batista da Lagoinha (do rol da CBB) e hoje a hiiperComeçamos agora a revista impressa que mega igreja com estimados 75 mil membros nos deverá ir para gráfica ao final da semana que faz pensar como Deus age. Isto sem comentar vem. a ação do ministério do grupo “Diante do Trono”. Com as bençãos do Senhor... muito trabalho. O que mais me surpreendeu nesses dias foi a carne que comemos... eu já sabia que existia um produto químico que faz este “milagre” de transformar o podre no aparente sadio, mas nunca poderia imaginar que grandes empresas pudessem estar usando deste infeliz recurso. Quanta irresponsabilidade.

Minas Gerais batista é exemplo com a Convenção Batista Mineira e a Rede Batista de Educação. Rede esta que agrega um dos maiores colégios do Brasil, o Colégio Batista Mineiro, com diversas unidades e atendendo cerca de 10 mil alunos. Gosto de falar de Minas, de ir à Minas, de pensar em Minas Gerais.

Lembrei-me das palavras de Jesus: “Ai No maior desastre ecológico do Brasil, em de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Pois Mariana, a Vigiai esteve lá vendo de perto a triste são semelhantes aos sepulcros caiados, que realidade e se solidarizando com as vítimas. por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos mortos e A Vigiai tem um caso com Minas Gerais. de toda a imundícia”. (Bíblia Sagrada, Mateus E com carinho oferece mais uma edição 23.27). da sua revista vritual. Boa leitura.

março de 2017 - VIGIAI VIRTUAL 28 / 3


Caravana CBM em Montes Claros

O Comitê de Crescimento Cristão da Convenção Batista Mineira, comprometido com em levar capacitação aos batistas de todo estado de Minas Gerais, irá promover, nos dias 17 e 18 de fevereiro mais uma edição da Caravana CBM.

Atendendo à solicitação de nossos irmãos da região Norte de Minas, o evento terá como base a Igreja Batista Monte Carmelo (Av. Brasil, 70 - Bairro Monte Carmelo). Se você mora em Montes Claros ou nas cidades vizinhas, não perca esta oportunidade de qualificação para sua vida e seu ministério. Nesta edição vamos oreferecer os seguintes minicursos: União Feminina (Responsável: Elvira) Mulheres Cristãs em Ação Capelania Escolar (Responsável: Pr. Marcio Santos) Homens (Responsável: Marinho Zimmer) Embaixadores do Rei (ER) Diáconos e Diaconisas Comitê de Crescimento Cristão (Responsável: Tania Araujo) EBD Criativa Ministério Infantil Ação Social (Responsável: Petrucia Melo)

A Ação Social e a missão da igreja nos dias de hoje. Evangelismo e Missões (Responsável: Pr. Vanoir Torres) Estratégias de crescimento da igreja (Pr. Gilberto Penido) Musica Despertar da igreja para o uso consciente da música (Ana Ribeiro) Administração Eclesiástica (Responsável: Arlecio Júnior) Aspectos jurídicos, administrativos e contábeis na gestão das igrejas Juventude (Responsável: Daniel Soares) Liderança jovem. Tudo isso, preparado com carinho pela CBM, em parceria com a Associação, com o apoio e a receptividade da igreja anfitriã. As inscrições devem ser feitas com antecedência, diretamente com a Associação Batista do Norte de Minas (ASSIBAN). Mais informações através do e-mail assibanmg@hotmail.com ou dos telefones: (38) 3222-5140 | 999507716 (Coordenador Joel Oliveira)


Batistas de Minas e a Capelania Escolar

Marcio Santos Mais duas turmas de Capelania Escolar formada durante a belíssima assembleia da Assiban Assiban parabéns a toda equipe da CBM por mais uma caravana e ao querido Joel Alves Santos e toda diretoria da associação pela organização notável.


Professor Valseni Braga informa:

Nova Turma de BacharĂŠis em Direito da Faculdade Batista de Minas Gerais


Fotos de Beatriz Braga


Batistas Mineiros organizam Assembleia em Poços de Caldas de olho na Assembleia da CBB em 2018 - Belo Horizonte! Pastor Márcio Santos, Executivo da Convenção Batista Mineira informa: ]17 de março às 17:00 Essa semana a equipe da CBM esteve em Poços de Caldas para mais uma etapa de preparação para receber a 98* Assembleia da CBB. Fomos recebidos pelo prefeito da cidade e outras autoridades locais. Orem por esse grande evento.


CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA

O Sr. Presidente da Convenção Batista Mineira, Ramon Márcio de Oliveira, no uso de suas atribuições estatutárias regidas pelo § 2º do Art. 8º C/C § 3º do Art. 6º do Regimento Interno, CONVOCA a todas as igrejas Batistas filiadas a essa Convenção para participar da Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Batista Mineira e a enviar seus mensageiros credenciados, que será realizada na Cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 4 de abril de 2017, com início às 17h30, no auditório da Rede Batista de Educação – Rua Ponte Nova, 728 – Bairro Floresta – Belo Horizonte, MG Parecer do Conselho Fiscal sobre as contas da Junta de Educação da Convenção Batista Mineira anos 2015 e 2016; Parecer do Conselho Fiscal sobre as contas da Convenção Batista Mineira ano 2016. Belo Horizonte, 03 de março de 2017 Pr. Ramon Márcio de Oliveira Presidente


10 / VIGIAI VIRTUAL 28 / marรงo de 2017


marรงo de 2017 - VIGIAI VIRTUAL 28 / 11


Jônatas Cunha informa BÍBLIA DA ESCOLA BÍBLICA A nossa editora acaba de dar um salto para sua história com o lançamento da Bíblia com ênfase a Escola Dominical, nos dias 17 e 18 de março de 2017. Foi um magnifico evento com workshop e seminários para todos os segmentos das igrejas. O evento marcou os 500 anos da reforma protestante com a maravilhosa pregação do Dr Rudi Zimmer. Os que puderem adquirir esta ferramenta, certamente poderá ser um precioso auxilio para o entendimento da Palavra de Deus. Eu tive o privilegio de adquirir a minha. Um abc a todos.


GILBERTO GARCIA Simpósios, Conferências e Palestras gilbertogarcia@direitonosso.com.br +55 (21) 2696-5244 +55 (21) 99912-6678 Rua: Antonio Teles de Menezes, 41/408 Centro – São João de Meriti/RJ CEP. 25.520-630

14 / VIGIAI VIRTUAL 28 / março de 2017


Blindagem Jurídica estatutária das igrejas “(…) Carece um enfoque especial a questão do Sistema de Governo Eclesiástico, eis que, é no Estatuto Associativo que cada Grupo Religioso estabelece sua forma de Gestão AdministrativoEclesiástica, que tradicionalmente são três: episcopal, presbiteral, ou congregacional, expostos, para efeito didático, sem qualquer juízo de valor, eis que cada Liderança Religiosa escolhe sua formatação estrutural jurídico-eclesiástica à luz de suas conveniências e peculiaridades, o qual fica delineado no Ato Constitutivo; sendo que, se episcopal, estabelece-se uma forma de governança centralizadíssima na liderança dministrativo-eclesiástica, onde os dirigentes legais são eleitos por um colégio deliberatorio reduzidíssimo, ou mesmo nomeados, sendo que convivem na congregação os membros e os fieis, entretanto os membros são associados-eclesiásticos com direito a voz e voto nas deliberações internas da Igreja, inclusive aptos para o exercício de cargos e funções estatutárias, e o fieis não tem qualquer vinculo associativo eclesiástico-jurídico, por isso, não participam das deliberações institucionais, em que pese, puderem se envolver ativamente das atividades de cunho religioso e espiritual. Ainda, se presbiteral, formata-se um sistema de governança centralizado num pequeno grupo, que neste caso é o presbitério, o qual, geralmente é eleito pelos associados-eclesiásticos, que após a eleição dos presbíteros não tem ativa participação nas deliberações, cabendo ao colegiado de presbíteros a administração eclesiástica da Igreja, numa espécie de governo representativo, existindo também em algumas congregações os associados afetivos, que por sua vez não participam de deliberações, mas também podendo envolver-se em todas as atividades religiosas-espirituais; e, se congregacional, historicamente, um sistema de governança participativo, sendo concebido na formatação jurídica onde cada membro da Igreja é um associado-eclesiástico, com direito a voz e voto nas deliberações, diferenciando-se dos denominados frequentadores que só se tornarão associados-eclesiásticos após serem submetidos ao procedimento de inclusão no rol de membros; mas, também tem surgido em vários Grupos Religiosos um denominado sistema misto de governo eclesiástico, que, como o nome revela, é uma espécie de junção de um pouco de cada sistema, com prevalência de um deles. (…)”. Fonte: Revista AdmEclesiástica – CBB Edição: 3T14 – Nº 163 – Ano: 41 Fonte: http://www.direitonosso.com.br/blindagem-juridica-estatutaria-das-igrejas/

________________________________________________________

Gilberto Garcia é Mestre em Direito, Professor Universitário e Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros. Autor dos Livros: “O Novo Código Civil e as Igrejas” e “O Direito Nosso de Cada Dia”, Editora Vida, e, “Novo Direito Associativo”, e, Coautor nas Obras Coletivas: “Questões Controvertidas - Parte Geral do Código Civil”, Editora Método/Grupo GEN, e, “Direito e Cristianismo”, Editora Betel, e, ainda, do DVD - “Implicações Tributárias das Igrejas”, Editora CPAD. Editor da Revista Eletrônica de Direito Religioso: www.direitonosso.com. br//www.fb.com/odireitonosso março de 2017 - VIGIAI VIRTUAL 28 / 15


JONAS DE OLIVEIRA Mestre em Teologia, professor acadêmico em vários seminários e Faculdades Teológicas, entre elas a Batista de S.Paulo e Metodista Livre (SP), nas áreas de Hermenêutica Bíblica e Avançada, História Eclesiástica e dos Batistas, Teologia Sistemática, Bíblica e Contemporânea. Pastor Batista e evangelista, bem como palestrante internacional, cruzadista (Cruzadas Internacionais); plantador de Igrejas, fundador de Seminários Batistas (Centralense-SP e Catarinense, São JoséSC). Atualmente serve como relações públicas na Teológica Batista de SP e no magistério teológico da mesma.

A obra “O futuro dos batistas: diálogo, unidade, liderança e contextualização”, escrita pelo prof. Jonas de Oliveira é um livro que traz à luz informações sobre um período histórico marcante para o povo batista do Brasil. Foi um período que até hoje tem sido objeto de pesquisas e de reflexão. Perguntas ainda são feitas tais como se os caminhos seguidos poderiam ter sido diferentes e se ainda poderíamos estar unidos como um só povo. Neste sentido, o cisma que ocorreu na década de 60 entre os batistas brasileiros da Convenção Batista Brasileira, que é relatado neste livro do prof. Jonas de Oliveira, já tem sido reconhecido como uma ocorrência que deixou de considerar essa possibilidade. Para mim uma prova é que tive o cuidado de conversar sobre o assunto separadamente com dois membros da conhecida “Comissão dos 13”, Dr. Werner Kaschel (in memoriam), com quem trabalhei como assistente na década de 80 e Dr. Eneas Tognini, recentemente falecido com 104 anos de idade (recebeu o grau de Doutor em Divindades pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, em reconhecimento a sua contribuição teológica com a produção de diversos livros e em reconhecimento aos seus elevados conhecimentos bíblicos), este último deixou a comissão antes da conclusão dos trabalhos e a produção do relatório final que foi publicado em livro. Vejam, dois membros que estavam em posições diferentes no tema, concordaram que se a Comissão, pastores e líderes de ambos os lados de fato agissem como batistas o cisma não teria ocorrido, nem o livro publicado pela comissão seria produzido. O texto do prof. Jonas ressalta esta tensão. Nos caberá reaprender a dialogar, a saber respeitar a liberdade de consciência e expressão, quando fruto de sério e sadio trabalho hermenêutico e exegético. Boa leitura. São Paulo, verão de 2017 Prof. Dr. Lourenço Stelio Rega Teólogo, eticista, escritor e educador Diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo

O FUTURO DOS BATISTAS: Diálogo, Unidade, Liderança e Contextualização

Vital Publicações lança seu primeiro livro


O livro “O FUTURO DOS BATISTAS: DIÁLOGO, UNIDADE, LIDERANÇA E CONTEXTUALIZAÇÃO” já está na gráfica e será lançado na Assembleia da Convenção Batista Brasileira em Belém - Pará, no período de 20/04/2017 a 23/04/2017 - Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - Av. Dr. Freitas, s/n - Marco, Belém - PA, mas já é possível fazer reserva com o autor pelo e-mail: pastorjonasstbc56@gmail.com OBJETIVO DO LIVRO Este livro é produto de dissertação de mestrado apresentado em 2006 na Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP), que mudei estrategicamente o título para “O FUTURO DOS BATISTAS, DIÁLOGO, UNIDADE, LIDERANÇA E CONTEXTUALIZAÇÃO”, cujo objetivo é trazer ao conhecimento da maioria dos batistas, igrejas, pastores, líderes, seminaristas, a história dos batistas, desde 1609 até os dias atuais, abrangendo, principalmente, a divisão histórica de 1965, em Niterói quando da Assembleia da Convenção Batista Brasileira. Fizeram parte da Banca examinadora, os mestres Joel Wright, Orientador e Examinadores: Doutor Jonas Machado e Allan Myatt, onde fui devidamente aprovado.


Igreja Batista em Parque do Carmo


O povo precisa ter em mente que conta bancária de organização religiosa ou de líder religioso não limpa juridicamente dinheiro sujo e nem santifica dinheiro do crime. Jesus disse: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” Mt 5:20. Ora, se gestores públicos, empresários e políticos devem ter transparência no uso de recursos, serem prudentes e prestar contas, por que líderes religiosos seriam isentos desta regra se o Mestre mandou que deveriam ser mais rigorosos que os agentes seculares? ___________________________________________________________________ O povo precisa ter em mente que conta bancária de organização religiosa ou de líder religioso não limpa juridicamente dinheiro sujo e nem santifica dinheiro do crime. Jesus disse: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” Mt 5:20. Ora, se gestores públicos, empresários e políticos devem ter transparência no uso de recursos, serem prudentes e prestar contas, por que líderes religiosos seriam isentos desta regra se o Mestre mandou que deveriam ser mais rigorosos que os agentes seculares? ___________________________________________________________________ Resultado da corrupção que destrói o Brasil e seu povo ao longo dos séculos. Corruptos temem muito perder o poder porque vivem de sugar a seiva do povo. Fazem isso de geração a geração. Desconfiem de políticos que vivem a muito tempo no poder e não ajudaram a promover mudanças: ou são corruptos ou são omissos.


Pastor Gilson do Carmo Batista 50 anos de ministério pastoral março de 2017 - VIGIAI VIRTUAL 28 / 21


Marque hoje o seminário na sua igreja! http://www.vidatotaldaigreja.com.br/contato.html

Telefones:

(13) 3251-1948 e (13) 99783-4411

Pr. Odilon Pereira informa Está sendo maravilhoso o VTI na PIB em Aparecida do Taboado! Estivemos reunidos no sábado o dia todo e à noite com uma participação excelente da igreja local. Participem, ainda há tempo! Neste domingo às 9 horas teremos um grande culto focando a PAIXÃO PELAS ALMAS e logo depois sairemos às ruas para proclamar o evangelho de casa em casa. O encerramento será às 19 horas com um grande culto evangelístico. Toda a glória seja dada ao Senhor da Igreja, Jesus Cristo!


O que é VTI Autor: Pastor Odilon dos Santos Pereira Coordenador do Ministério VTI no Brasil e Países de Língua Portuguesa VIDA TOTAL DA IGREJA NÃO É MAIS UM PROGRAMA Vida Total da Igreja não é mais um programa de crescimento de igreja. É, antes, uma estratégia que ajudará a igreja a alcançar a sua comunidade através de um Evangelismo Contextualizado. Quando a igreja é focalizada em uma estratégia, ela mantém os programas e atividades girando em torno do propósito maior, que é salvação do mundo. Vida Total da Igreja se lastreia em um tripé de três “E”s, que resumem o propósito da igreja: Exaltar o Salvador Equipar os Santos Evangelizar o Pecador O foco central de Vida Total da Igreja está na saúde espiritual do corpo, a Igreja. O versículo básico é Colossenses 1:18 “...Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que EM TUDO TENHA A PREEMINÊNCIA”. O corpo é sadio quando vive em plena submissão à cabeça, Cristo. Sendo a igreja sadia, ela naturalmente alcançará pessoas e crescerá. O crescimento da igreja é um resultado, não uma meta.

Como começou O Dr.Darrell Robinson é Livro

VTIautor de vários livros, dos quais quatro estão publicados em português: Vida Total da

Igreja, Seus Maravilhosos Dons, Pessoas Compartilhando Jesus e Evangelismo Sinérgico. O livro “Vida Total da Igreja” só veio a ser publicado depois de testado na prática, por muitos anos nos vários pastorados exercidos pelo Dr. Darrell Robinson nos Estados Unidos. Todas as igrejas que Deus tem colocado sob o seu pastorado tem crescido tremendamente espiritual e numericamente. Entre os pastorados desse servo de Deus, destaca-se a Primeira Igreja Batista de Pasadena, no Texas, que experimentou um extraordinário crescimento em sete anos, passando de 400 membros para 4000 membros. Por muitos anos o Dr.Darrell Robinson foi escrevendo apostilas e aplicando os princípios de “Vida Total da Igreja” emseus pastorados, até que, finalmente, foi desafiado a colocar toda a sua experiência num livro. Hoje o Ministério de Vida Total da Igreja está muito bem estabelecido nos Estados Unidos e em várias partes do mundo.Temos o livro VTI em seis idiomas: Inglês, Português, Espanhol, Italiano, Romeno e Barrassa (Indonésia). O Dr.Darrell Robinson tem feito conferências nos cinco continentes, e um número cada vez maior de igrejas, pastores e líderes se envolvem com a “simplicidade” e “praticidade” desta estratégia. A pedido da Convenção Batista Brasileira o livro VTI foi traduzido e lançado como livro do ano na Assembléia da Convenção Batista Brasileira, em Recife, em 2002, atendendo a ênfase daquele ano que era “A Capacitação do Cristão”, com o tema: “PREPARADOS PARA SERVIR”. Portanto, Vida Total da Igreja não é teoria, mas prática, a experiência transformada em

24 / VIGIAI VIRTUAL 28 / março de 2017

um livro. A estratégia de Vida Total da Igreja nada mais é do que um retorno ao modelo de igreja do Novo Testamento. Por isso, o subtítulo do livro: “Uma estratégia para o século 21 inspirada no modelo de igreja do primeiro século” Desde 1982, quando o Dr.Darrell Robinson esteve no Brasil pela primeira vez, tenho estado ao seu lado e por várias vezes estive nos Estados Unidos visitando o seu lar e suas igrejas, e tenho constatado o seu profundo amor pelas almas perdidas. Ele não é somente um professor de evangelismo, um teórico do evangelismo, mas um evangelista que tem verdadeira paixão pelas almas perdidas, que não se cala em nenhuma circunstância. Ele vive o que ensina nos Seminários de Vida Total da Igreja. Tenho aplicado a estratégia de Vida Total da Igreja em todos os meus pastorados desde 1982 quando participei do primeiro Seminário VTI realizado na PIB de São Paulo. Em 2002 o Dr. Darrell Robinson me convidou para ser o Coordenador voluntário do ministério VTI no Brasil. Aceitei com alegria o imenso desafio por entender que VTI é uma ferramenta simples e muito necessária e que muito abençoaria as nossas igrejas, pastores e líderes.

Como funciona Como diz o Dr.Billy Graham no prefácio, “o livro VTI é dotado de uma estratégia prática, que ajuda qualquer igreja a cumprir plenamente o seu propósito evangelístico”.


De fato, qualquer igreja, independente do seu tamanho, programa ou estilo que adota, poderá aplicar a estratégia de Vida Total da Igreja. Não há necessidade de um período de “transição”, visto que VTI não sugere nenhuma mudança na estrutura da igreja, nem na sua eclesiologia. Os princípios são aplicados dentro daquilo que a igreja é, e dentro da estrutura que já possui. O treinamento e envolvimento dos crentes na obra da evangelização se dão de forma gradativa. VTI é uma retomada da visão de evangelismo que a igreja do primeiro século tinha e o acender do entusiasmo da igreja na proclamação do evangelho. É despertar em cada crente o desejo de ganhar almas para Cristo, mas também oferecer treinamento adequado e prático, de modo que a evangelização seja não um programa, mas um estilo de vida. Toda a estratégia de Vida Total da Igreja se baseia em princípios bíblicos. Eles são universais e, portanto, funcionam em qualquer cultura.

Uma estratégia de Crescimento da Igreja ao alcance de todos Este foi o título do artigo que o Pr.Salovi Bernardo escreveu quando o Pr.Odilon S. Pereira assumiu o Ministério Vida Total da Igreja em 2002.Vale a pena conferir!

Pastor Salovi Bernardo “Está aberta uma nova oportunidade para o desenvolvimento de uma estratégia de crescimento da igreja do século XXI, baseada na experiência da Igreja do Primeiro Século.

Brasília DF, Conferencias para a Igreja local e igrejas da região e conferencia para pastores. Participaram destes seminários e conferências cerca de 590 pessoas, pastores e leigos.

Já estão sendo agendados cerca de 7 outros seminários de Vida Total da Igreja em vários Estados A Convenção Batista Brasileira brasileiros a serem realizados dedicou o ano 2002 à ênfase com a presença do Dr. Darrell da Capacitação do Cristão, com Robinson ou pela equipe do o tema, PREPARADOS PARA Brasil. SERVIR e publicou, para apoiar o desafio da Capacitação do Tive oportunidade de participar, Cristão, o livro do Dr. Darrell juntamente com minha esposa Robinson “A Vida Total da Igreja, Cenyra, do Seminário realizado Uma Estratégia para o século 21 em Perdizes, assistindo todas - Inspirada no modelo de Igreja as preleções e recebendo do primeiro século”. todo o material, aliás, de ótima qualidade, confirmando, assim, O referido livro é, na realidade, mais uma vez a importância o conteúdo do curso oferecido desta estratégia que permite nos Seminários da Vida Total da a qualquer igreja adotá-la e a Igreja, realizado pelo Pr. Darrell qualquer pastor desenvolvêRobinson nos Estados Unidos e la em sua igreja, visto que sua em várias partes do mundo e que tônica não é a mudança de agora ele se dispôs a realizar no estrutura, de metodologias, mas Brasil. de atitude e de compromisso de Exaltar o Salvador, Equipar os O Pr. Odilon dos Santos Pereira, Santos e Evangelizar o Pecador. foi convidado por ele para coordenar os seminários no Estou deveras entusiasmado Brasil, o que ele já começou com a disponibilização deste a fazer com muito êxito, como notável recurso de mobilização se pode ver pelos seguintes das igrejas , dos crentes e dos dados: Seminários realizados pastores para um real desafio em novembro de 2002: a) de promover o crescimento Acampamento de Sumaré - SP da igreja, começando pelo no Encontro de Associações, crescimento da visão do crente com a presença de 70 lideres, b) em relação ao seu privilégio de Seminário realizado no templo servir a Cristo e, através desse da Igreja Batista de Perdizes São serviço, promover a salvação Paulo SP, com 160 participantes dos pecadores. inclusive, com a participação de pastores de Mato Grosso, Santa Estimulo os Secretários das Catarina e Pernambuco e de um Convenções Estaduais e representante da Convenção líderes das Associações a que Batista de Angola, c) Conferência façam contato com o Pr. Odilon sobre a Vida Total da Igreja no e conheçam como poderiam templo da Quarta Igreja Batista agendar, para os próximos de Macaé RJ, para a igreja anos, um Seminário VTI em local e da região e Conferência seu campo, pelo e-mail odilon@ para pastores, d) Segunda vidatotaldaigreja.com.br” Igreja Batista do Plano Piloto –

março de 2017 - VIGIAI VIRTUAL 28 / 25

Vigiai virtual 28  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you