Page 1

3 anos 4 anos 5 anos


“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Provérbios 22:6

1ª edição 2011


TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO INSTITUTO PRESBITERIANO DE EDUCAÇÃO Unidade Centro: Rua 68, nº 95 - Centro Unidade Bueno: Av. T-1, nº 1.008 - Setor Bueno GOIÂNIA - GO

3 anos

E-mail: ipe@ipeonline.com.br Portal: www.ipeonline.com.br

4 anos

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO Neli Maria de Freitas

5 anos

SUPERVISÃO DE REDAÇÃO E REVISÃO Érika Virgínia César Santana Almeida ILUSTRAÇÕES Willian Fernando da Silva Projeto Gráfico e diagramação Willian Fernando da Silva visualmente.falando@gmail.com IMPRESSÃO E ACABAMENTO IPE

Dados Internacionais de catalogação na Publicação (CIP) Freitas, Neli Maria Coleção As Maravilhas de Deus Ensino Religioso Volume III – Jardim II - 5 anos Janeiro de 2011 Goiânia: IPE, 2011, 1ª edição Índices para Catálogo Sistemático: 1. Educação Infantil – 2. Ensino Religioso - Jardim II ISBN: 978-85-63932-03-7

1ª EDIÇÃO 2011


OLÁ, AMIGUINHO! VOCÊ QUER APRENDER E DESCOBRIR AS GRANDES MARAVILHAS DE DEUS? VENHA viajar conosco! EU ME CHAMO CAIO!

EU, LILICA! EU, BELÉ!

EU SOU A JUJU! e esse é o Xereta.

EU SOU O FRED!


Tema geral: CONHECENDO AS MARAVILHAS Dos valores de DEUS

Eu amo a DEUS 1. Eu amo o Papai do Céu! - 6 2. Eu obedeço ao Papai do Céu! - 8 3. Eu confio no Papai do Céu! - 11 Eu vou cuidar da natureza 4. Que aguinha gostosa! - 15 5. Eu vou cuidar das plantinhas! - 18 6. Eu vou cuidar dos animais - 21 Eu quero aprender a amar 7. Eu amo os meus pais - 24 8. Eu amo os meus irmãos - 27 9. Eu amo os meus amigos - 29 10. Eu devo amar todas as pessoas - 31

sumário Eu quero aprender muitas coisas 11. Vou cuidar do meu corpinho - 35 12. Vou falar sempre a verdade - 38 13. Conversar para nos entender - 41 14. Vou esperar a minha vez - 43 15. Vou usar bem as palavras - 46 16. Vou olhar o que belo - 49 17. Dizer, muito obrigado - 52 18. Ser gentil e atencioso - 54 19. Pedir perdão e perdoar - 56 20. Ser alegre e divertido - 58 21. Repartir com os amiguinhos - 61 22. Ajudar aos que precisam - 64 23. Ser muito corajoso - 66 24. Brincar sem brigar - 69 25. Fazer tudo direitinho - 73

26. Respeitar sempre as regrinhas - 75 27. Respeitar sempre os mais velhos - 77 28. Não querer tudo o que vejo - 79 Lições especiais 29. Feliz Natal! - 82 30. Feliz Páscoa! - 84


Unidade

1

Eu amo a Deus 1. Eu amo o Papai do Céu! 2. Eu obedeço ao Papai do Céu! 3. Eu confio no Papai do Céu!


Lição 1 EU AMO O PAPAI DO CÉU! MARCOS 12: 41-44

AO ENTREGAR TUDO QUE TINHA, PORQUE AO PAPAI DO CÉU AMOU, UMA MULHER POBREZINHA, MUITO NOS ENSINOU! TINHA SÓ DUAS MOEDAS, DE MUITO POUCO VALOR, MAS JESUS VIU SEU CORAÇÃO, RICO DE UM GRANDE AMOR.

6

“Eu amo o Senhor.” Salmo 116:1


A mulher pobrezinha deu suas duas moedinhas porque amava ao Senhor, não é verdade? Você já sabe contar moedinhas? Ligue a quantidade de moedas ao número correspondente.

1 2 3 4 5

7


Lição 2 EU OBEDEÇO AO PAPAI DO CÉU! GÊNESIS 12: 1-9 ABRAÃO ERA AMIGO DE DEUS, E OUVIU O SEU MANDAR, “QUERO QUE VOCÊ MUDE, PARA UM DISTANTE LUGAR!” ABRAÃO AINDA NÃO SABIA, ONDE IA MORAR, MAS A DEUS OBEDECEU, E SE PÔS A CAMINHAR.

8

“Façam tudo o que ele lhes mandar.” João 2:5


1

Como um soldado obedece ao seu comandante, Abraão obedeceu ao Papai do Céu. Cante esta canção e aprenda a ser como um soldado obediente a Jesus. Soldado de cristo Mesmo que eu não marche na infantaria, Nem na cavalaria, Nem na artilharia vá, Nem aviador seja eu aqui, Soldado de Cristo eu sou! Soldado de Jesus, soldado de Jesus Mesmo que eu não marche na infantaria, Nem na cavalaria, Nem na artilharia vá, Nem aviador seja eu aqui, Soldado de Cristo eu sou! (Cântico de Salvação para Crianças, APEC, Vol. 3)

9


2

10

Mesmo sem saber para onde ia, Abraão obedeceu a Deus. Ele o levou para bem longe, para Canaã. Após colorir o desenho, ajude Abraão, sua esposa e seus animais a chegarem à Canaã.


Lição 3 EU CONFIO NO PAPAI DO CÉU! Gênesis 18:1-15; 21:1-7

ABRAÃO E SARA ERAM VELHINHOS, PARECIAM DOIS AVOZINHOS, MAS, O SENHOR QUE OS AMAVA TANTO, DEU-LHES UM LINDO FILHINHO! QUANDO NASCEU O MENINO, QUE ERA MUITO ENGRAÇADINHO, DERAM O NOME, ISAQUE, PARA O LINDO BEBEZINHO.

“A ALEGRIA DO SENHOR É A VOSSA FORÇA.” NEEMIAS 8:10

11


1

Você sabia que o nome Isaque significa “riso”? O papai Abraão e a mamãe Sara ficaram tão felizes em ter aquele bebezinho que deram um nome bem alegre para ele. E você, sabe o significado do seu nome? Pergunte aos seus pais e escreva abaixo o seu nome e o significado dele.

Seu nome:

12

SIGNIFICADO DO MEU NOME


2

Com a ajuda da sua professora procure em uma revista uma figura bem linda que represente o significado do seu nome. Ap贸s recortar a figura, cole-a no espa莽o abaixo.

13


Unidade

2

Eu vou cuidar da natureza 4. Que aguinha gostosa! 5. Eu vou cuidar das plantinhas! 6. Eu vou cuidar dos animais!


Lição 4 QUE AGUINHA GOSTOSA! ÊXODO 15: 22-27 AI, QUE SEDE! AI, QUE SEDE! O POVO TODO RECLAMAVA, ANDARAM DURANTE TRÊS DIAS, E NENHUMA ÁGUA SE ACHAVA. FINALMENTE ACHARAM ÁGUA, E NÃO PUDERAM BEBER, POIS, A ÁGUA ESTAVA AMARGA, O QUE PODIAM FAZER? MOISÉS OROU AO SENHOR PARA UM MILAGRE FAZER, E A ÁGUA SE TORNOU DOCE, TODOS PUDERAM BEBER!

“GRANDES COISAS FEZ O SENHOR POR NÓS; POR ISSO, ESTAMOS ALEGRES.” SALMO 126:3

15


1

Uma das coisas mais preciosas que Papai do Céu fez foi a água. Temos que usá-la com cuidado. Peça a sua professora para ler a letra da música e depois verem o clipe da música “Água! Vamos economizar!” água! vamos economizar! (Turma da Mônica - Márcio Araújo)

Economizar água! Sabendo usar não vai faltar água em nenhum lugar. Economizar água! Água é pra se usar, mas sem exagerar. Economizar água é bom! Não deixe a torneira pingando, senão a água pode acabar. Se é fácil abrir a torneira, é muito mais fácil fechar. Você que lava calçada e gosta de cantar no banheiro, a água é desperdiçada, acaba e custa muito dinheiro. Por isso, é preciso: Economizar água! (Fonte: http://letras.terra.com.br/turma-da monica/1000313/)

16


2

Agora faça um desenho bem bonito para ilustrar a linda canção sobre a água.

17


Lição 5

EU VOU CUIDAR DAS PLANTINHAS! LUCAS 13:6-9

JESUS CONTOU UMA HISTÓRIA, DA FIGUEIRA SEM FRUTINHA. QUE PENA! POIS TODOS GOSTAM, DE UMA FRUTA BEM MADURINHA. PARA NÃO CORTAR A FIGUEIRA, O JARDINEIRO FOI DELA CUIDAR. TODOS NÓS TAMBÉM DEVEMOS AS PLANTINHAS CULTIVAR.

18

“O SENHOR FAZ CRESCER AS PLANTAS QUE O HOMEM CULTIVA.” SALMO 104:14


1

As árvores são muito importantes para a nossa vida. Sem elas podemos ficar sem comida, sem água e sem os animais. Enquanto você se diverte cantando essa música tão engraçada sobre a árvore, agradeça ao Papai do Céu por ter feito as árvores que nos dão os alimentos. E não se esqueça: jamais devemos destruir as árvores! a árvore da montanha (Canções Escoteiras)

A árvore da montanha Ole-li aio (bis) Esta árvore tinha um galho Ó que galho, belo galho. Ai, ai, ai que amor de galho. E o galho da árvore. A árvore da montanha Ole-li aio (bis) Este galho tinha um broto Ó que broto, belo broto. Ai, ai, ai que amor de broto. E o broto do galho

E o galho da árvore. A árvore da montanha Ole-li aio (bis) Este broto deu uma folha Ó que folha, bela folha. Ai, ai, ai que amor de folha. A folha do broto O broto do galho O galho da árvore. A árvore da montanha Ole-li aio (bis)

(Fonte: http://www.vagalume.com.br/cancoes-escoteiras/a-arvore-da-montanha.html#ixzz1FT6SShfX) (Clipe: http://www.youtube.com/watch?v=X_PBqUkXPEg)

19


2

Antes de fazer a tarefa ore:

“Papai do Céu, muito obrigado pela árvore que o Senhor fez para nos dar os alimentos, a sombra e ajudar a purificar o ar que respiramos. Amém!” Agora destaque as frutas que estão no encarte 01 da página 89 e cole-as na árvore.

20


Lição 6

EU VOU CUIDAR DOS ANIMAIS! LUCAS 19: 28-38

Jesus pediu dois amigos, Para um jumento buscar. Porque Ele precisava, No animal viajar. Jesus, com seu grande poder, Todos os bichos criou. Até mesmo o jumentinho, Que um dia Ele montou. O jumentinho serviu, Para Jesus ajudar Que isto me lembre sempre Do meu bichinho cuidar.

“OS LEÕEZINHOS BUSCAM DE DEUS O SUSTENTO.” SALMO 104:21

21


Nos tempos de Jesus os animais eram muito usados para transportar as pessoas. Quais são os meios de transporte mais comuns hoje em dia? Recorte de uma revista figuras dos meios de transportes mais utilizados para carregar as pessoas hoje. Cole estas figuras no espaço abaixo.

22


Unidade

3

Eu quero aprender a amar 7. Eu amo os meus pais 8. Eu amo os meus irm達os 9. Eu amo os meus amigos 10. Eu devo amar todas as pessoas


Lição 7

EU AMO OS MEUS PAIS GÊNESIS 46

JOSÉ AMAVA O SEU PAI, SEU NOME ERA JACÓ. PRECISARAM ESTAR SEPARADOS, E SOFRERAM QUE DAVA DÓ. JOSÉ SE TORNOU MUITO RICO, E ao SEU PAI MANDOU BUSCAR. POIS, O AMAVA TANTO, QUE DELE QUERIA CUIDAR. JACÓ ENCONTROU SEU FILHO, QUE há MUITO TEMPO NÃO VIA E QUANDO O ABRAÇOU, CHOROU DE TANTA ALEGRIA.

24

“HONRA A TEU PAI E A TUA MÃE.” EFÉSIOS 6:2


1

Assim como José amava o seu pai, devemos amar os nossos pais também. O pai e o filho da história têm nomes que começam com a mesma letrinha “J”. Destaque as letras que estão no ENCARTE 02 da página 89 e forme o nome deles nos quadrinhos.

25


2 R a V s M h x z 26

Procure e circule no diagrama oito palavras que nomeiam os membros de uma família. Depois, escreva os nomes nas linhas que estão ao lado do diagrama.

f v r U A t d y

a Ó m P I v s P

v a ã a R i v R

ô c E i M r t I

g g k s à m i M

b a y x c ã A O

P m i A v o m N


Lição 8

EU AMO OS MEUS irmãos GÊNESIS 36 e 45

José ganhou do papai Uma capa de presente Seus irmãos não entenderam, E ficaram descontentes. Crianças, muito cuidado! Para ciúme não ter. Se o irmão ganhar presente, Você não deve se entristecer! José amou seus irmãos, E com eles não brigou. Após muito sofrimento, Ainda lhes perdoou.

“Amai-vos cordialmente uns aos outros.” Romanos 12:10

27


1

Peça à sua professora para cantar com vocês a música “Melô dos irmãos”, com a melodia da canção “Terezinha de Jesus.” Veja que engraçada!

melô dos irmãos MEU IRMÃO É TÃO CUSTOSO, E É MUITO ATRAPALHADO. MAS EU DEVO ADMITIR, ELE É MUITO ENGRAÇADO! MINHA IRMÃ É DENGOZINHA, E ME DEIXA IRRITADO. MAS SEM ELA NÃO CONSIGO, ACHAR NADA ENGRAÇADO!

2 28

No quadro ao lado desenhe o que você mais gosta de fazer junto com seu (s) irmão (s).


Lição 9

Eu amo os meus amigos I SAMUEL 20

VOCÊ TEM UM AMIGUINHO, QUE AMA DE CORAÇÃO? ISSO É MUITO IMPORTANTE, APRENDA EStA LIÇÃO! DAVI TINHA UM AMIGO, QUE PARECIA UM IRMÃO. JÔNATAS ERA O SEU NOME, E O AMAVA DE CORAÇÃO. DAVI ESTAVA EM PERIGO, E JÔNATAS O AJUDOU E DURANTE TODA SUA VIDA DAVI A ELE AMOU

“...HÁ AMIGO MAIS CHEGADO DO QUE UM IRMÃO.” PROVÉRBIOS 18:24

29


1

Veja os brinquedos que podemos usar para brincar com os nossos amigos. Complete as palavras com as vogais, observando as figuras.

B

L

C C L B

N

C T

30

2

Destaque as figuras que estão no ENCARTE 03 da página 91, junte as suas figuras com as de um dos seus colegas e use-as para jogar o “jogo da memória”.


Lição 10

Eu devo amar todas as pessoas MARCOS 1:40-45

Havia um homem doente, Que ninguém queria tocar. Quando ele viu a Jesus, Pediu-lhe para o curar. Jesus que a todos amava, Estendeu-lhe a sua mão. E aquele homem ferido, Num instante ficou são!

“Devemos também amar uns aos outros.” I João 4:11

31


1

32

Recorte as figuras que estรฃo no ENCARTE 04 da pรกgina 93, e cole-as nos espaรงos abaixo conforme a ordem dos acontecimentos da histรณria.


2

Procure em uma revista a figura de uma pessoa que demonstra precisar de ajuda. Cole esta figura no espaço abaixo. Com a ajuda de sua professora, escreva o que você faria para ajudá-la.

33


Unidade

4

Eu quero aprender muitas coisas 11. Vou cuidar do meu corpinho 12. Vou falar sempre a verdade 13. Conversar para nos entender 14. Vou esperar a minha vez 15. Vou usar bem as palavras 16. Vou olhar o que é belo 17. Dizer muito obrigado 18. Ser gentil e atencioso 19. Pedir perdão e perdoar 20. Ser alegre e divertido 21. Repartir com os amiguinhos 22. Ajudar aos que precisam 23. Ser muito corajoso 24. Brincar sem brigar 25. Fazer tudo direitinho 26. Respeitar sempre as regrinhas 27. Respeitar sempre os mais velhos 28. Não querer tudo o que vejo


Lição 11

Vou cuidar do meu corpinho Daniel 1:6-21

Daniel e seus amigos, Num palácio foram morar, Mas ali não esqueciam, De buscar a Deus honrar. Daniel pediu ao chefe, Uma comida saudável, Queria obedecer a Deus, E ter vida agradável. Daniel e seus amigos, Saudáveis e fortes ficaram, Além de muito inteligentes, A quem todos admiravam.

“foi deus quem nos fez e dele somos.” salmo 100:4

35


1

Sabemos que ter uma alimentação saudável é muito importante para crescer forte e com saúde, não é verdade? Descubra cantando a canção abaixo o que é importante para crescermos fortes em Cristo.

Para ficar forte Comer, comer pra forte ficar! Correr, pular pra forças ganhar! Crescendo, crescendo, criança feliz, E forte, bem forte, ficando! Cantar, orar, falar com Jesus; A Bíblia ler pra amar a Jesus; Crescendo, crescendo Nas coisas de Deus, E forte ficando com Cristo! (Cântico de Salvação para Crianças, APEC, Vol. 3)

36


2

Criança gosta muito de sorvete, bolo e doces, não é verdade? Mas, para crescer forte, saudável e inteligente as crianças devem aprender a comer os alimentos que são nutritivos e importantes para nossa saúde. Dos alimentos que estão nesta página, escolha alguns deles para montar um cardápio saudável. Você pode escolher a sobremesa também, certo? Escreva os nomes dos alimentos que você escolheu no cardápio.

Refeição:

Sobremesa:

37


Lição 12

Vou falar sempre a verdade GÊNESIS 27

ESAÚ E JACÓ ERAM GÊMEOS REBECA E ISAQUE, OS PAIS, COM CERTEZA BRINCAVAM JUNTOS, EM CASA E NOS QUINTAIS. UM DIA O PAI PEDIU, QUE ESAÚ FOSSE CAÇAR, POIS DE CARNE DE CAÇA, QUERIA SE ALIMENTAR. JACÓ MENTIU PARA O PAI, E A REFEIÇÃO LHE DEU; QUANDO ESAÚ CHEGOU, ELE MUITO SE ENTRISTECEU.

38

“por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo.”Efésios 4:27


1

Junto com a sua professora e seus coleguinhas, aprenda a recitar estes versos para contar a história deles para alguém. Você sabia, amiguinho Que mentir é enganar? Diga sempre a verdade, Para Cristo agradar!

Um certo menino gostava De todos querer enganar, Quando ele estava nadando ÀS vezes punha-se a gritar!

Cuidado com a mentira!

Um dia levou um susto, Pois estava a se afogar, Mas, nenhum de seus amigos, Correu pra lhe ajudar. Daquele dia em diante, Aprendeu a grande lição. Falar sempre a verdade, Mentir, não é brincadeira, não!

Socorro! Socorro, amigos! Que eu estou a afogar, E quando eles chegavam, Ria, ria, sem parar!

39


2

40

Ilustre em forma de quadrinhos a hist贸ria do poema!


Lição 13

CONVERSAR PARA nos ENTENDER! GÊNESIS 33

JACÓ E ESAÚ BRIGARAM, FICARAM SEM CONVERSAR, MAS DEPOIS DE ALGUM TEMPO, VOLTARAM A SE ENCONTRAR JACÓ HAVIA MENTIDO, PARA ESAÚ SEU IRMÃO. VOLTOU A FALAR COM ELE, PARA PEDIR-LHE PERDÃO.

“O falar amável é árvore de vida.” Provérbios 15:4

41


1

Quando duas pessoas conversam, chamamos isso de diálogo. O diálogo é importante para entendermos uns aos outros. Pinte a figura que mostra as pessoas que estão conversando para se entenderem.

2

Recorte as figuras de Esaú e Jacó que estão no ENCARTE 05 da página 95, cole um palito de picolé nas figuras para você fazer dois fantoches e usá-los para dramatizar a história de Esaú e Jacó.

42


Lição 14

VOU ESPERAR A MINHA VEZ João 2:1-11

JESUS ESTAVA NA FESTA, MARIA VEIO LHE FALAR: FILHO, ACABOU O VINHO! VOCÊ PODE AJUDAR? JESUS DISSE A MARIA PARA UM POUCO ESPERAR E ASSIM NA HORA CERTA TODOS PUDERAM SE ALEGRAR JESUS FEZ UM GRANDE MILAGRE, E TODO MUNDO ADMIROU. A ÁGUA SE TORNOU VINHO. FOI JESUS QUE A TRANSFORMOU.

“Descansa no senhor e espera nele.” Salmo 37:7

43


1

Ninguém gosta de esperar, mas para vivermos bem, em qualquer lugar, temos que respeitar algumas regrinhas, não é verdade? Aprenda a recitar o poema abaixo, e depois, na página seguinte, faça um desenho bem bonito para representá-lo. ESPERE A SUA VEZ! NÃO É COISA DA CHINA... FAZER FILA PRA COMPRAR NA CANTINA! NÃO É SÓ NO JAPÃO... PARA FALAR COM A PROFESSORA, LEVANTE A SUA MÃO! ESPERAR A SUA VEZ, FAZ PARTE DA BRINCADEIRA. E DEMONSTRA A EDUCAÇÃO, DA CRIANÇA BRASILEIRA.

44

SERÁ QUE TAMBÉM NO PERU ENSINAM TODAS AS CRIANÇAS A GUARDAREM SEUS BRINQUEDOS, DENTRO DE UM BAÚ? FAÇA FILA! ESPERE SUA VEZ! GUARDE SEUS BRINQUEDOS! NÃO É CHATEAÇÃO, LEMBRE SEMPRE DISTO, É BOA EDUCAÇÃO!


2

Agora, faça um desenho bem bonito para representar o poema “Espere a sua vez!”

45


Lição 15

VOU USAR BEM AS PALAVRAS I SAMUEL 25

DAVI FICOU FURIOSO, COM AQUELE HOMEM TÃO MAL! QUE RECUSOU AJUDÁ-LO, SEU NOME ERA NABAL. MAS ABIGAIL ERA SÁBIA, E COM DAVI FOI FALAR. ELA FOI TÃO DELICADA, QUE PODE A ELE ACALMAR. CUIDADO COM SUAS PALAVRAS, ELAS PODEM A OUTROS FERIR. NUNCA DIGA PARA ALGUÉM, AQUILO QUE NÃO QUER OUVIR.

46

“ a resposta calma desvia a fúria.” Provérbios 15:1


1

Aprenda com a sua professora a cantar e fazer os gestos desta canção. Ela vai nos ensinar que devemos ter cuidado com aquilo que fazemos ou dizemos. Deus tudo sabe! O que você faz, O que você diz, Deus tudo escuta e tudo vê, vê, vê! Sim, Deus tudo vê, Escuta o Senhor Tudo que faz ou diz você. (Cântico de Salvação, APEC, Vol. 3)

47


2

48

Observe as figuras e com a ajuda de sua professora, escreva ao lado as palavrinhas mágicas que você acha que as crianças estão dizendo.


Lição 16

VOU OLHAR O QUE É BELO NÚMEROS 13

MOISÉS CHAMOU 12 HOMENS, PARA CANAÃ ESPIAR, VIRAM TANTA COISA LINDA, TINHAM MUITO O QUE CONTAR!

JOSUÉ FICOU ANIMADO, COM TUDO QUE ALI VIU, UVAS, ROMÃS E FIGOS E TANTAS DELÍCIAS MIL,

MUITOS DAQUELES HOMENS, PUSERAM-SE A RECLAMAR, E DAS BÊNÇÃOS DE DEUS, NÃO PUDERAM DeSFRUTAR.

“A TERRA ESTÁ CHEIA DA BONDADE DO SENHOR.” SALM0 33:5

49


1

50

Os olhos que Deus nos deu são muito preciosos. Com eles podemos enxergar as maravilhas que Ele criou. Veja como está a sua visão. Jogue o jogo dos sete erros. Encontre e marque um “X” no que está faltando em um dos desenhos abaixo.


2

No espaço abaixo, desenhe uma cena que mostra com o que você mais gosta de ocupar os seus olhos.

51


Lição 17

DIZER MUITO OBRIGADO LUCAS 17:11-19

JESUS CHEGOU NA CIDADE, QUANDO SE OUVIU GRITAR, JESUS, POR FAVOR, AJUDE-NOS! A NOSSA DOENÇA CURAR. ERAM DEZ HOMENS DOENTES, A QUEM JESUS SOCORREU, MAS APENAS UM DELES, A JESUS AGRADECEU!

52

“EM TUDO DAI GRAÇAS.” I TESSALONICENSES 5:18


Saber dizer obrigado além de demonstrar como somos educados e gentis, deixa o Papai do Céu muito feliz. Precisamos lembrar sempre de agradecer a Deus e às pessoas que amamos. Enquanto você canta com sua professora e coleguinhas a música abaixo, cole ao lado as figuras correspondentes que estão no ENCARTE 6 da página 97.

AO SENHOR AGRADECEMOS (Domínio Público)

Ao Senhor agradecemos, aleluia! O alimento que comemos, aleluia!

Ao Senhor agradecemos, aleluia! A família que nós temos, aleluia!

Ao Senhor agradecemos, aleluia! A escola que nós temos, aleluia!

Ao Senhor agradecemos, aleluia! A igreja que nós temos, aleluia!

Ao Senhor agradecemos, aleluia! Os amigos que nós temos, aleluia!

Ao Senhor agradecemos, aleluia! Os brinquedos que nós temos, aleluia!

53


Lição 18

SER GENTIL E ATENCIOSO ATOS 9:26-30; 11:19-26

SAULO CONHECEU A CRISTO, e FICOU SEM nenhum amigo, ENTÃO, BARNABÉ LHE DISSE: VENHA FICAR COMIGO! BARNABÉ ERA MUITO GENTIL, E TAMBÉM ATENCIOSO, CUIDAVA DE SEUS AMIGOS, SEMPRE, MUITO AMOROSO.

54

“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal.” Romanos 12:10


1

Jesus nos ensina que precisamos ser gentis e amorosos uns com os outros, não é verdade? Observe estas figuras e crie uma história sobre elas. Depois conte para os seus colegas a sua história.

2

Recorte o cartãozinho que está no ENCARTE 07 da página 99, escreva o nome de um dos seus amigos e entregue a ele.

55


Lição 19

PEDIR PERDÃO E PERDOAR LUCAS 15:11-32

UM FILHO DESOBEDIENTE, A SEU PAI ENTRISTECEU, E DURANTE MUITO TEMPO, LONGE DELE VIVEU. MAS LEMBROU DO PAPAI QUERIDO, E PARA SUA CASA VOLTOU, O PAPAI QUE MUITO O AMAVA, O ABRAÇOU E O PERDOOU.

56

“MAS VENCE O MAL COM O BEM.” ROMANOS 12:21


Quando alguém faz uma maldade com a gente devemos pedir a Jesus que nos ajude a perdoar aquela pessoa. Ligue a criança à ação que ela deve praticar para perdoar a pessoa. Pinte também a figura que indica a ação correta.

57


Lição 20

SER ALEGRE E DIVERTIDO Lucas 15:8 -10

UMA MULHER APURADA, SUA CASA SE PÕE A VARRER, POIS SUA PRECIOSA MOEDA, ACABARA DE PERDER. DE REPENTE, QUE ALEGRIA! AS AMIGAS ELA CHAMOU, E FEZ UMA GRANDE FESTA, POIS, A sua MOEDA ACHOU.

58

“ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR.” FILIPENSES 4:4


1

A mulher que achou a moedinha fez uma grande festa para comemorar. Você sabe qual é a razão da nossa maior alegria? Cante a canção para saber. A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO (Autor desconhecido)

A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus, A verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus. O sentimento mais precioso, que vem do nosso Senhor, É o amor que só tem quem já conhece a Jesus. Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia. O sentimento mais precioso, que vem do nosso Senhor, É o amor que só tem quem já conhece a Jesus.

59


2

60

Agora você já sabe quem é a nossa maior alegria! Pinte e escreva o nome dele dentro dos balões que estão nas mãos das crianças. Escreva uma letra em cada balão.


Lição 21

REPARTIR COM OS AMIGUINHOS I REIS 17:8-16

UMA MULHER MUITO POBRE POUCO TINHA PRA COMER PENSOU QUE ELA E SEU FILHO, LOGO IRIAM MORRER. MAS ELIAS, O PROFETA, PEDiu-lhe UM POUCO DE PÃO, E MESMO TENDO TÃO POUCO, O ALIMENTOU DE CORAÇÃO. ELIAS PEDIU A DEUS, PARA DA MULHER CUIDAR, E DAQUELE DIA EM DIANTE, NADA LHE VEIO FALTAR.

“DEUS AMA A QUEM DÁ COM ALEGRIA.” II CORÍNTIOS 9:7

61


2

Aquela mulher pobre repartiu sua comida com o profeta Elias. Mas além de comida podemos repartir com as pessoas algumas coisas que são muito importantes. Encontre e pinte os quadrinhos com as letras que formam cinco palavras. Estas coisas nós podemos doar às pessoas necessitadas.

a s c o s 62

m o A A a

o r r T b

r r i E r

s i n N a

z s h Ç Ç

s o o ã o

j f d o w

p x h m d


1

Desenhe nos quadrinhos algo que vocĂŞ pode repartir com os seus amigos: Na hora do recreio na escola

Quando estiverem brincando

63


Lição 22

AJUDAR AOS QUE PRECISAM GÊNESIS 24:1-27

REBECA ERA UMA MOÇA LINDA, E TAMBÉM MUITO BONDOSA, PARECIA UMA PRINCESA, AQUELA JOVEM FORMOSA.

64

UM SERVO PEDIU-LHE ÁGUA, PARA SI E SEUS CAMELOS, REBECA MAIS QUE DEPRESSA, TRATOU LOGO DE ATENDÊ-LOS.

“E NÃO NOS CANSEMOS DE FAZER O BEM.” GÁLATAS 6:9


Rebeca deu água para aquele homem e seus camelos. Você também pode doar coisas que tem de sobra a outras pessoas que estão precisando, não é verdade? Após recortar de alguma revista figuras de coisas que você pode doar a quem está precisando, cole-as no quadro abaixo.

65


Lição 23

SER MUITO CORAJOSO I SAMUEL 17:28-37

DAVI ERA UM PASTORZINHO, QUE AS SUAS OVELHAs AMAVA. ELE SEMPRE ESTAVA ATENTO, E NUNCA SE DESCUIDAVA. UM URSO E UM FEROZ LEÃO TENTOU AS OVELHAS COMER, MAS O CORAJOSO DAVI, BOTOU-OS PARA CORRER.

66

“SEJA FORTE E CORAJOSO!” JOSUÉ 1:9


1

Você quer ser corajoso? Aprenda a recitar esta poesia e saiba qual é o segredo! Seja CORAJOSO! Conheço um menino, Que é muito inseguro, Não vai sozinho ao banheiro, Pois, tem medo do escuro. Conheço uma menina, Que tem medo de fantasma, Ela acha que ele existe, E está em sua casa! Criança, eis o segredo! Para corajoso ser. Confie sempre em Jesus, E o medo você vai vencer.

67


2

68

Quando vocĂŞ estiver com medo, lembre-se do que Jesus prometeu a vocĂŞ. Complete as letras ligando os pontos, e vocĂŞ vai descobrir o que Ele nos prometeu.


Lição 24

BRINCAR SEM BRIGAR Gênesis 37: 1-28;45

José tinha onze irmãos, Podiam juntos brincar, Mas eles tiveram ciúme, E com ele não queriam falar. José foi pra muito longe Dos seus irmãos separou, Imagine quanta saudade, De todos, ele ficou. Após muito tempo passar, José, seus irmãos encontrou, Pediram a ele perdão, E José os perdoou.

“TENDE PAZ COM TODOS OS HOMENS.” ROMANOS 12:18

69


1

70

Vamos aprender um pouco de matemática com José e seus irmãos? Destaque os números do ENCARTE 08 que estão na página 101 e cole os números na ordem certa. Estes indicam a quantidade de filhos que tinha Jacó, o pai de José.


2

José ficou separado dos seus irmãos por muitos anos. Desenhe a quantidade certa dos irmãos de José. Siga o modelo.

1

7

2

8

3

9

4

5

6

10

11

12

71


3

72

Imagine se ao invés de brigar, José e seus irmãos fossem brincar juntos... De que você sugere que eles brinquem? Desenhe um brinquedo para eles brincarem juntos.


Lição 25

FAZER TUDO DIREITINHO I REIS 5 e 6

SALOMÃO FOI UM GRANDE REI, QUE A DEUS QUERIA AGRADAR, FEZ PARA ELE UMA LINDA CASA, QUE A TODOS VEIO ENCANTAR. PARA CONSTRUIR O TEMPLO, FAZÊ-LO BEM DIREITINHO, TIVERAM QUE CAPRICHAR, FAZER TUDO COM CARINHO.

“FAÇAM TUDO COM AMOR.” I CORÍNTIOS 16:14

73


Devemos fazer todas as coisas com muito capricho. O rei Salomão era muito caprichoso e fez uma casa linda para Deus. Com muito capricho, destaque as figuras geométricas que estão no ENCARTE 09 da página 103 e construa um lindo templo aqui.

74


Lição 26

RESPEITAR SEMPRE AS REGRINHAS ÊXODO 20; 31:18

MOISÉS ESTAVA NO MONTE, E DO SENHOR RECEBEU REGRINHAS BEM IMPORTANTES PARA TODO O POVO SEU. PAPAI DO CÉU É TÃO BOM, ELE NOS ENSINA VIVER, POR ISSO, SUAS PALAVRAS, NÓS DEVEMOS OBEDECER.

“GUARDA OS MEUS MANDAMENTOS E VIVE.” PROVÉRBIOS 7:2

75


1 2

76

Deus deu uma regrinha muito importante para os filhos: “Filhos, obedecei aos vossos pais!” Após pintar com cola colorida o desenho que está no ENCARTE 10 da página 105, recorte-o e cole-o em um papel bem grosso e faça um quadrinho para pendurar na parede do seu quarto. Isso deve lembrá-lo de sempre obedecer aos seus pais. Observe as figuras e escreva a importante regrinha que elas representam.


Lição 27

RESPEITAR SEMPRE os mais velhos I SAMUEL 3

SAMUEL BEM PEQUENINO. COM O PROFETA FOI MORAR. ELI TINHA MUITAS COISAS, PRA SAMUEL ENSINAR. ELI ERA BEM VELHINHO, MAS ENSINOU A SAMUEL, QUE ELE DEVIA SEMPRE, AMAR AO PAPAI DO CÉU. SAMUEL OUVIU CONSELHOS, E AO PROFETA OBEDECEU. E POR TODA A SUA VIDA, OBEDIENTE ELE VIVEU.

“O ENSINO DO SÁBIO É FONTE DE VIDA.” PROVÉRBIOS 13:14

77


Observe as figuras e escreva abaixo quem s茫o as pessoas mais velhas a quem n贸s devemos respeitar.

porteiro

78


Lição 28

NÃO QUERER TUDO O QUE VEJO! I REIS 21

ACABE ERA UM REI EGOÍSTA, QUERIA TUDO QUE VIA. APESAR DE MUITO RICO, NÃO SE SATISFAZIA. UMA PLANTAÇÃO DE UVAs DE NABOTE QUIS COMPRAR QUANDO ESTE RECUSOU, DISPAROU-SE A CHORAR. CONHEÇO MUITAS CRIANÇAS, QUE A TUDO QUEREM COMPRAR. E QUANDO A MAMÃE DIZ NÃO! COMEÇAM A RECLAMAR.

“E SEJAM AGRADECIDOS.” COLOSSENSES 3:15

79


1

Destaque as figuras que estão no ENCARTE 11 da página 107. E cole abaixo o rosto das crianças, conforme a atitude que elas estão demostrando.

“Eu quero aquela boneca!”

“Eu não quero este!”

80

“Obrigada, mamãe, gostei do me u presente!”

! Eu “Está bem eu espero o m io!” aniversár


Unidade

5

LIÇÕES ESPECIAIS 29. Feliz Natal! 30. Feliz Páscoa!


Lição 29

FELIZ NATAL! LUCAS 2: 1-20

MARIA NÃO ESPERAVA POR AQUELA SURPRESA MAS O ANJO LHE FALOU: UM BEBÊ TERÁS, COM CERTEZA! QUANDO JESUS NASCEU, FELIZES OS ANJOS FICARAM. APARECERAM AOS PASTORES E GLÓRIA A DEUS CANTARAM! OS MAGOS VIRAM NO CÉU, QUE UMA ESTRELA BRILHOU, JESUS NASCEU EM BELÉM! AOS MAGOS ELA GUIOU. O MENINO JESUS NASCEU, VEIO AO MUNDO PRA SALVAR. E EM UM BERÇO DE PALHA, ESTAVA A REPOUSAR.

82

“NASCEU O SALVADOR, QUE É CRISTO, O SENHOR.” LUCAS 2:11


1

Encontre no caça-palavras os seis personagens mais importantes da história do nascimento de Jesus.

2

m x j o s e

A d A A j p

r s n j o A

i m j e s s

a a o s é t

d g s u l o

s o A s k r

j s d g w e

p x h m d s

Destaque as figuras que estão no ENCARTE 12 das páginas 109 e 111, cole um palito no verso das figuras e use-as para contar a história do Natal para a sua família e amigos.

83


Lição 30

FELIZ PÁSCOA! LUCAS 23:44-56; 24

JESUS, O FILHO DE DEUS, VEIO AO MUNDO E SOFREU, POR CAUSA DOS MEUS PECADOS, NA CRUZ, ELE MORREU! SEUS AMIGOS TRISTES FICARAM, E NO TÚMULO FORAM CHORAR, AS MULHERES QUE O AMARAM, TINHAM GRANDE PESAR. E NO TERCEIRO DIA, UM ANJO VEIO AVISAR, ESTÁ VIVO O FILHO DE DEUS, NÃO PRECISAM MAIS CHORAR!

84

“CRISTO MORREU PeLOS NOSSOS PECADOS... E RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA” I CORÍNTIOS 15:3, 4


1

Observe as figuras e escreva abaixo as palavras correspondentes.

2

Destaque as figuras que estão no ENCARTE 13 da página 113 e 115 , cole um palito no verso das figuras e use-as para contar a história da Páscoa para a sua família e amigos.

85


Encartes


ENCARTE 01 da pรกgina 20

ENCARTE 02 da pรกgina 25

jac j os oร‰ 89


ENCARTE 03 da pรกgina 30

91


ENCARTE 04 da pรกgina 32

93


ENCARTE 05 da pรกgina 42

95


ENCARTE 06 da pรกgina 53

97


ENCARTE 07 da página 55

Dobre aqui

Dobre aqui

Gosto de você deste tanto! De: para:

99


ENCARTE 08 da pรกgina 70

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 101


ENCARTE 09 da pรกgina 74

103


ENCARTE 10 da página 76

“Filhos, obedecei aos vossos pais!” Efésios 6:1 105


ENCARTE 11 da pรกgina 80

107


ENCARTE 12 da pรกgina 83

109


ENCARTE 12 da pรกgina 83

111


ENCARTE 13 da pรกgina 85

113


ENCARTE 13 da pรกgina 85

115


A Coleção AS MARAVILHAS DE DEUS é composta de oito volumes. Os três primeiros são destinados à Educação Infantil e os demais às cinco séries iniciais do Ensino Fundamental. O conteúdo de cada volume considera o desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual da criança. Contempla fatos bíblicos e valores cristãos apropriados e indispensáveis para a formação do caráter cristão do aluno de cada faixa etária. Nesse material a Educação Religiosa não consiste apenas na transmissão de meros fatos ou determinados dogmas religiosos. Visa à formação de valores e conceitos eternos para a vida do Educando; promovendo assim, vivências que reflitam o espírito do Evangelho de Cristo. Acreditamos que esse é o ensinar que EDUCA PARA CRISTO.

IPE Unidade Centro: Rua 68, nº 95 - Centro - Goiânia - GO IPE Unidade Bueno: Av. T-1 nº 1008, Setor Bueno - Goiânia - GO ipe@ipeonline.com.br www.ipeonline.com.br

As Maravilhas de Deus  

As Maravilhas de Deus são os livros da educação infantil do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)

Advertisement