Page 1


Licao

1

DEUS FALOU, ESTÁ FALADO! (Mateus 1 e Lucas 1)

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1

Você cumpre a sua palavra? Vivemos atualmente uma crise da palavra. As promessas não se cumprem na família, na escola, na política, etc. Aliás, o brasileiro está cansado de falsas esperanças. No entanto, ainda podemos ter esperanças, porque a Palavra de Deus nos diz:

“Deus não é homem, para que minta; nem Filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará? Ou, tendo ele falado, não cumprirá?” (Números 23:19) Ele sempre cumpre suas promessas. Se Ele falou, está falado! A maior prova disto é que Ele cumpriu fielmente as promessas sobre o Salvador Jesus. Vejamos algumas delas e como se cumpriram no nascimento de Cristo:


UMA VIRGEM CONCEBERÁ Profecia – Isaías 7:14 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” Cumprimento – Lucas 1:31 O anjo disse à Maria: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus”.

Jesus nascerá em Belém Profecia – Miquéias 5:2 “E tu, Belém Efrata... de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Cumprimento – Lucas 2:4-7 “José também subiu da cidade de Nazaré para a cidade de Davi, chamada Belém... estando ali com Maria, completou-lhes os dias e ela deu à luz o seu Filho primogênito...”

Fuga para o Egito Profecia – Oséias 11:1 “Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu Filho”. Cumprimento – Mateus 2:13 “...Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise...”

Esses são apenas alguns exemplos, mas temos na Bíblia por volta de 300 profecias do Velho Testamento, sobre Cristo, que se cumpriram na sua primeira vinda ao mundo. Portanto, podemos ter certeza de que Jesus Cristo é o enviado de Deus ao mundo, para a salvação do homem. Sua história é eterna, porque Ele é o próprio Deus. Confira! “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação; pois, n’Ele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis... tudo foi criado por meio d’Ele e para Ele. Ele é antes de todas as cousas. N’Ele tudo subsiste”. (Colossenses 1:15-17)

6


Sim, quando Deus fala, está falado. Ele cumpre suas promessas. A emocionante história abaixo é uma ilustração da fidelidade de Deus para conosco. Leia e se emocione!

SEMPRE ESTAREI AO SEU LADO Na Romênia, um homem dizia sempre ao seu filho: –Haja o que houver, eu sempre estarei ao seu lado. Houve, nesta época, um terremoto de intensidade muito grande, que quase alisou as construções lá existentes. Estava nesta hora, este homem, em uma estrada. Ao ver o ocorrido, correu para casa e verificou que sua esposa estava bem, mas seu filho estava na escola. Foi imediatamente para lá e encontrou a escola totalmente destruída. Não restou uma única parede de pé. Tomado de uma enorme tristeza, ficou ali ouvindo a voz feliz de seu filho e sua promessa (não cumprida): – Haja o que houver, eu estarei sempre ao seu lado. Resolveu fazer em cima dos escombros, o mesmo trajeto que fazia ao trazer o seu filho para a aula. Portão... corredor... virou à direita, e parou em frente ao que deveria ser a porta da sala. Nada! Apenas uma pilha de material destruído. Nem ao menos um pedaço de alguma coisa que lembrasse a classe. E continuava a ouvir sua promessa: – Haja o que houver, eu sempre estarei com você. Mas ele não estava... Então começou a cavar com as mãos. Nisto, chegaram outros pais, que embora bem intencionados, e também desolados, tentavam afastá-lo de lá dizendo: – Vá para casa. Não adianta, não sobrou ninguém. – Vá para casa. Ao que ele retrucava: – Você vai me ajudar? Mas ninguém o ajudava, e pouco a pouco, todos se afastavam. Chegaram os policiais, que também tentaram retirá-lo dali, pois viam que não havia chance de ter sobrado ninguém com vida. Mas eles também o abandonaram. Chegaram os bombeiros e foi a mesma coisa... – Saia daí, não está vendo que não pode ter sobrado ninguém vivo? Um a um todos se afastaram. Ele trabalhou quase sem descanso, apenas com pequenos intervalos, mas não se afastava dali... 5h, 10h, 12h, 22h, 24h, 30h. Já exausto, dizia a si mesmo que precisava saber se seu filho estava vivo ou morto. Até que ao afastar uma enorme pedra, sempre chamando pelo filho, ouviu: – Pai... estou aqui! Feliz, fazia mais força para abrir um vão maior e perguntou: – Você está bem? – Estou bem, mas com sede, fome, e muito medo. – Tem mais alguém com você? – Sim, da classe, 14 estão comigo, estamos presos em um vão entre dois pilares. – Estamos todos bem. Apenas conseguia ouvir seus gritos de alegria. – Pai, eu falei a eles: Vocês podem ficar sossegados, pois meu pai irá nos achar. Eles não acreditavam, mas eu dizia a toda hora... Haja o que houver o meu pai estará sempre ao meu lado. – Vamos, abaixe-se e tente sair por este buraco. Disse o pai: – Não, pai! Deixe eles saírem primeiro... porque eu sei que haja o que houver... você estará me esperando! (Autor Desconhecido ) (Fonte: http://www.dejovu.com/mensagens) 7


1

“Haja o que houver o meu pai estará sempre ao meu lado.” Essa também é a promessa de Jesus para os seus discípulos. Leia Mateus 28:20 e copie no espaço abaixo a parte do versículo que nos dá essa garantia.

“ Porque, se meu pai e minha mãe me “ desampararem, o Senhor me acolherá.” (Salmo 27:10)

Jesus Cristo declarou no Evangelho de João que Ele é a Verdade (João. 14:6), que a Sua Palavra é a Verdade (João 17:7). Também afirmou que o Diabo é o pai da mentira (João. 8:44). Por isso, é tão importante que as profecias do Velho Testamento que anunciaram a sua vinda e a sua missão fossem cumpridas. Isso confirma a autoridade de Deus e dá credibilidade à pessoa de Cristo. Não seria por isso que alguns políticos brasileiros estão tão desacreditados? Muitos deles não cumprem as suas promessas.

www.vidareal.com.br

2

Liste alguns problemas do Brasil que estão diretamente ligados às promessas não cumpridas feitas por alguns de nossos governantes.

Faltar com a palavra é desonestidade. A corrupção política, considerada um dos mais graves problemas do Brasil é desonestidade e resulta em não cumprimento das promessas feitas pelos políticos. Leia o depoimento de uma estudante sobre a corrupção no Brasil: “Os políticos brasileiros são viciados neste tipo de delito e condicionam o resto da população. Se algum dia eu chegasse ao poder, sem dúvida, roubaria, porque todo político é ladrão.” 8


3

Em quais aspectos você concorda e em quais você discorda da estudante?

www.meucoração.com.br

4

Responda ao lado:

Em sua opinião, o que mudaria no Brasil se muitas promessas feitas fossem cumpridas?

Em sua vida, o que mudaria se você, de fato, cumprisse o que promete? Dê um exemplo. Deus não apenas prometeu, mas cumpriu as profecias sobre Cristo. Ele tem algumas promessas para você e certamente as cumprirá. Pesquise em sua Bíblia e descubra algumas dessas maravilhosas promessas: Promessa 1 – I João 1: 7

5

Promessa 2 – I João 5: 12 Promessa 3 – Filipenses 4: 19

6

Que promessa de Deus você gostaria de receber, hoje?

7

Peça a Ele através da oração, pois Ele promete: “Pedi e dar-se-vos-á...” (Mateus 7:7)

9


Licao

2

Seu nascimento: um milagre! (Mateus 1 e 2 Lucas 1 e 2)

“Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles.” Mateus 1:21

Esse é o processo natural, inventado por Deus para a procriação humana. No entanto, algo completamente sobrenatural aconteceu quando o Filho de Deus veio ao mundo. Confira o texto bíblico:

A formação de um ser humano é algo extraordinário! Um verdadeiro milagre! Você já parou para pensar na maravilha que é a formação de um ser humano? Uma simples célula chamada óvulo se encontra com um espermatozoide e juntos formam uma vida.

No sexto mês Deus mandou o anjo Gabriel... a uma virgem chamada Maria... e disse: “Não se assuste Maria, porque Deus resolveu abençoá-la maravilhosamente! Muito em breve você ficará grávida, terá um menino e lhe dará o nome de Jesus. Ele será muito importante, sendo chamado: o Filho de Deus”. Maria perguntou ao anjo:”Mas, como posso ter um filho? Eu sou uma virgem”. O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você e o poder de Deus a cobrirá com a sua sombra, por isso a criança que vai nascer de você será completamente santa, o Filho de Deus.” (Lucas 1:26-35 – A Bíblia Viva)

10


Jesus não teve pai humano, seu Pai é o próprio Deus. Muitas coisas sobrenaturais aconteceram no nascimento de Cristo. Vamos conhecê-las?

UM ANJO APARECEU AOS PASTORES E LHES DISSE:

“Eu lhes trago a notícia mais alegre que já se deu, e isto é para todo mundo! O Salvador nasceu esta noite em Belém... Eles correram a aldeia, encontraram Maria e José, e lá estava a criancinha...” (Lucas 2:10-16 – A Bíblia Viva)

OUTROS FATOS INTERESSANTES E ESPECiaiS sobre o nascimento:

um ANJO DISSE A JOSÉ:

“Não tenhas dúvidas em tomar Maria como tua esposa, pois a criança que está no seu ventre foi concebida pelo Espírito Santo. E ela terá um filho, que será chamado Jesus. Porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1:20-22 – A Bíblia Viva)

uma estrela apareceu

“... alguns sábios das terras do Oriente chegaram a Jerusalém perguntando: Onde está o Rei dos Judeus recém-nascido? Pois vimos a sua estrela nas terras distantes do Oriente, e viemos adorar o menino.” (Mateus 2:2 - A Bíblia Viva)

Esse nascimento milagroso se deu, porque a criança era muito especial, Ele é o próprio Deus, que veio ao mundo para nos salvar. Receba também em sua vida este milagre; deixe o filho de Deus nascer em seu coração.

11


Sim, o nascimento de Jesus foi um verdadeiro milagre! Mas, quem foi que disse que a nossa concepção também não é um milagre? Claro, diferente da formação de nosso Senhor Jesus Cristo, mas fantástica também. Após refletir sobre o milagre de sua própria concepção, Davi expressa a sua gratidão ao Senhor dizendo “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.” (Salmo 139.14) Infelizmente, muitos adolescentes e jovens não estão nenhum pouco satisfeitos com o seu corpo e muitos deles, por causa disso, ficam frustrados, complexados e sem nenhum critério, apelam para mudanças. Leia abaixo a matéria e confira!

www.vidareal.com.br ADOLESCENTES RECORREM A SILICONE E LIPO PARA MUDAR O CORPO Adriana Chaves

Jovens respondem por 15% das mais de 700 mil cirurgias feitas no país a cada ano. A maioria dos médicos não recomenda procedimentos estéticos antes dos 16 anos. “Em busca do ideal do corpo perfeito, é cada vez maior a procura de adolescentes por cirurgias plásticas. Mudanças no tamanho dos seios, lipoaspirações, correções no nariz e em outras partes do corpo se tornaram os objetos de desejo de jovens antes mesmo de chegar à fase adulta, mesmo que isso implique concessões. ... Apesar da falta de estatísticas oficiais, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estima que os adolescentes respondam por 15% das mais de 700 mil cirurgias feitas no país a cada ano. Esse índice ficava em torno

de 5% há 10 anos. Colocação de próteses mamárias, redução de seios e lipoaspiração estão entre os procedimentos mais procurados. Embora, a demanda seja um pouco menor, a rinoplastia (cirurgia do nariz) é bastante procurada também. No caso dos meninos, segundo o cirurgião plástico e professor da Escola Paulista de Medicina, Miguel Sabino Neto, um dos problemas mais comuns é a ginecomastia, o aumento das glândulas mamárias decorrente dos hormônios da puberdade. “Nesse caso, apesar do incômodo, é melhor esperar passar dos 16 anos, porque na maior parte das vezes a regressão ocorre sozinha. Uma cirurgia antes pode ser precipitada.” (Fonte: Portal G1)

(http://g1.globo.com/notícias/brasil/adolescentes) 12


www.vidareal.com.br

1

Muitos salmos bíblicos foram escritos por Davi. No Salmo 139:13-18, ele reflete sobre a forma maravilhosa que Deus inventou para nos conceber. Vamos descobrir juntos com ele sobre essa maravilha?

Quem nos formou e como fomos formados? Como são as obras de Deus? O que Davi descobre sobre os nossos dias? Como são os pensamentos de Deus para a nossa vida?

2

Como Davi, escreva, no espaço abaixo, um poema ou uma reflexão de sua autoria, reconhecendo a maneira “assombrosamente maravilhosa” como Deus nos criou.

Não podemos deixar de reconhecer que o nascimento de Jesus foi fruto de uma intervenção milagrosa de Deus, mas não devemos nos esquecer de que a nossa vida é um milagre também. Você já parou para pensar, por que dentre os milhões de espermatozoides, o que deu origem a você foi justamente o que sobreviveu e fecundou um óvulo de sua mãe? Isto não aconteceu por acaso. Você é um milagre de Deus! 13


3

Liste algumas coisas de que você gosta em sua pessoa.

4

Liste algumas coisas de que você não gosta em seu corpo ou em seu jeito de ser.

5

O que você pode fazer para mudar o que listou acima?

6

Como encarar o que não pode ser mudado em você?

O nascimento de Jesus foi milagroso, porque sendo Ele Deus precisou se tornar homem para nos salvar. Tendo sido humano, experimentou as mesmas dificuldades com o corpo que você, adolescente; por isso, Ele entende suas lutas e pode lhe ajudar. Busque conhecer a vontade de Deus e cuide do seu corpo. Você foi criado à imagem e semelhança de Deus! (Gênesis 1:27)

ORAÇÃO DA SERENIDADE: “ “ Senhor, conceda-me SERENIDADE necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, CORAGEM para modificar aquelas que posso e SABEDORIA para reconhecer a diferença...”“ (Reinhold Niebuhr)

1892-1971

14


Licao

3

Uma supercriança! (Lucas 1 e 2)

“Porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu: o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6

Há algum tempo, um filme norte-americano apresentou uma comédia que mostrava um nenê que falava e exigia atenção da mãe, quando ainda nem havia nascido. Ele era um superbebê! Mas tudo no filme não passava de comédia ou mera ficção. No entanto, vamos conhecer uma criança que foi realmente um menino muito especial. Esta criança especial é:

O FILHO DE DEUS - JESUS “Muito em breve, você ficará grávida, terá um menino, e lhe dará o nome de Jesus. Ele será muito importante, será chamado o Filho de Deus”. (Lucas 1:31, 32 – A Bíblia Viva) UM REI ETERNO - JESUS “... Ele reinará sobre Israel para sempre, e o seu reino nunca acabará”. (Lucas 1:33 - A Bíblia Viva) O SALVADOR, CRISTO, O SENHOR “É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (Lucas 2:11 - A Bíblia Viva)

15


Algumas pessoas conheceram pessoalmente e fisicamente esta Criança especial. O que elas comprovaram? Vamos entrevistá-las? SR. SIMEÃO

Repórter: Simeão, o senhor esteve no templo quando Maria e José levaram o menino Jesus ainda bebê? Simeão: Claro, eu o peguei no colo, era uma “gracinha” de criança. Repórter: Qual foi a sua conclusão ao conhecer o menino? Simeão: Que Ele era o enviado de Deus para a nossa salvação. Repórter: Por que o Senhor tinha tanta certeza disto? Simeão: Deus me revelou que eu não morreria sem conhecê-Lo. (Lucas 2:25-35) D. ANA (Profetisa)

Repórter: Com que idade a senhora conheceu o menino Jesus? Ana: Eu já estava viúva e tinha 84 anos. Repórter: O que a senhora fez ao conhecer Jesus? Ana: Tive certeza que Ele era o Cristo, enviado de Deus. Dei graças a Deus por conhecê-lo e saí contando a todos que O esperavam também. (Lucas 2:36-38) DOUTOR DO TEMPLO

Repórter: Onde o senhor encontrou o menino Jesus? Doutor do templo: No templo. Ele tinha na época 12 anos e veio a Jerusalém para a festa da Páscoa. Repórter: Como vocês, doutores, o descobriram? Doutor do templo: Estávamos estudando a lei de Deus, quando Ele se aproximou e começou a participar do estudo, dando respostas super inteligentes. Todos nós ficamos admirados ao ver a sua capacidade.

(Lucas 2:41-47)

Jesus foi uma criança especial, porque é o Filho de Deus, mas nem por isso deixou de cumprir suas responsabilidades humanas, como filho de Maria e José. Observem o texto bíblico:

“ E desceu com eles (Maria e José) para Nazaré e era-lhes submisso...” (Lucas 2:51) Seu crescimento era integral: mente

CORPO

ESPÍRITO

SABEDORIA

ESTATURA

GRAÇA

“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”. (Lucas 2:52) Jesus, uma Supercriança! Homem, Filho de Deus, o próprio Deus. Como homem, devemos imitá-Lo; como Deus, devemos adoráLo, reconhecendo-O como o Senhor Supremo da nossa vida. 16


Jesus foi de fato uma criança especial, isto se deve, especialmente, porque Ele possui duas naturezas: a humana e a divina. Para nos salvar, o próprio Deus se fez homem, se encarnou e veio a este mundo na pessoa de Cristo.

1

Para conhecer melhor esta “Criança Especial” busque no texto principal dessa lição, as respostas para a pergunta: QUEM É JESUS?

quem é jesus?

2

Sabendo agora que Cristo não foi apenas um bom homem, mas o próprio Deus encarnado, explique, com suas próprias palavras, o que afirmam os textos bíblicos sobre a identidade de Cristo.

www.minha bíblia.com.br João 10: 30 João 14:9 Atos 4:12

3

Leia a seguir a canção “Doce Nome” e responda por que, segundo a letra da música, o nome de Jesus é doce e poderoso.

17


Doce nome (Composição: Glaucia Carvalho)

Só de ouvir tua voz, de sentir teu amor só de pronunciar o Teu nome os meus medos se vão, minha dor, meu sofrer, pois de paz Tu inundas meu ser JESUS! Que doce nome! que transforma em alegria o meu triste coração, JESUS! Só o teu nome é capaz de dar ao homem salvação. (Fonte: http://letras.terra.com.br/vencedores-por-cristo/366348/)

www.meu coração.com.br

4

Você leu as entrevistas feitas a Simeão, Ana e ao Doutor da Lei. Eles reconheceram que Cristo foi uma “Criança Especial”. Agora, a entrevista é com você! VOCÊ: REPÓRTER: Quem é Jesus para você?

VOCÊ: REPÓRTER:

Se você reconhece Jesus como Deus, Salvador e Senhor, o que deve mudar em sua vida?

18


www.vidareal.com.br Sim, Jesus é MUITO ESPECIAL! Apesar da sua humilde origem, sua influência poderosa ultrapassou tempo, distância, classe social, formação acadêmica, enfim, a tudo e a todos. Leia o texto abaixo e reflita:

“Jesus foi filho de uma camponesa, nasceu em uma vila pouco famosa. Nunca escreveu um livro, nunca teve família, nunca possuiu casa própria, nunca cursou uma faculdade, nunca visitou nenhuma cidade grande, nunca viajou mais de 200 km do local de seu nascimento, nunca fez nenhuma das coisas que, geralmente, estão associadas à grandeza. Entretanto, 20 séculos se passaram, e Jesus permanece a figura central da raça humana e líder do progresso da humanidade. Todos os exércitos que já marcharam, todos os navios que já navegaram, todos os parlamentos que já se reuniram, todos os Reis que já reinaram, juntos, não influíram na vida dos homens neste planeta quanto esta vida solitária”. (James A. Francis) (Fonte: http://www.sjves.org/bens.bf007sl.htm)

5

Agora, responda: O que Cristo representa para você? Qual a influência dele em sua vida?

“ Senhor Jesus, eu reconheço que tu és mais do que uma pessoa especial; tu és Deus, Senhor e o Salvador da minha vida. Sei também que sou pecador e não mereço a tua salvação, mas creio que pela tua obra em minha vida posso receber a vida eterna. Por isso, entrego a ti, tudo que sou, tudo que tenho. Venha viver em mim. Amém.”“ 19


Licao

4

JESUS PASSOU NO TESTE (Mateus 3:13-17; 4:1-11)

“Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto.” (Mateus 4:10)

BATISMO DE JESUS

Você já está acostumado com os testes, não é verdade? Eles fazem parte da vida dos estudantes.Você sabia que Jesus também foi testado? Será que Ele passou no teste?

A Bíblia nos fala do seu nascimento com muitos detalhes. Também nos apresenta um fato sobre Jesus aos doze anos, quando ele foi com os seus pais à festa da páscoa, estão lembrados? No entanto, depois disto, a Bíblia nada mais fala de Jesus, senão quando Ele chega aos 30 anos. Vamos encontrá-lo então, procurando João Batista, um profeta do Senhor, para ser batizado. Quando Jesus entrou na água e foi batizado, algo tremendo aconteceu: 20


O Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de uma pomba.

Uma voz dos céus dizia: “Este é o meu Filho, amado, em quem me comprazo.” (Mateus 3:17)

É interessante observarmos no batismo de Jesus o aparecimento das três pessoas da Trindade:

JESUS: Sendo batizado. ESPÍRITO SANTO: Em forma de pomba. DEUS: A voz do céu.

Depois de Jesus ser batizado e receber o poder do Espírito Santo, Ele foi levado para fazer alguns testes: O TESTE DA NECESSIDADE FÍSICA Jesus esteve 40 dias sem comer e, depois disso, teve fome. Então, Satanás apareceu-lhe com a seguinte proposta:

“Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus”. (Mateus 4:4)

“Se Tu És o Filho de Deus manda estas pedras se transformarem em pães”. (Mateus 4:3)

O Diabo propôs a Jesus que fizesse um milagre para saciar a sua fome, mas Jesus não fez a vontade dele. Mesmo estando faminto, afirma que o seu sustento vem de Deus.

“Não tentarás o Senhor teu Deus”. (Mateus 4:6)

O TESTE DA vaidade

Satanás levou Jesus ao alto do templo e lhe disse para pular dali, dizendo: “Aos seus anjos ordenará a teu respeito e eles te susterão...” (Mateus 4:6) 21


O TESTE Do poder

Satã ainda levou Jesus a um alto monte e mostrou-lhe vários reinos e disse: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”. (Mateus 4:9)

“Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto”. (Mateus 4:10)

Jesus também não cedeu à tentação da ambição, do domínio tirânico sobre coisas e pessoas. Foi vitorioso também nessa prova. Você já passou por esses testes? Qual foi a sua nota? 22

Jesus foi nota 1

!


www.dicionário.com.br

1

Jesus foi tentado. Todos somos tentados. Para que cresça a sua compreensão sobre o assunto “tentação”, procure no dicionário o significado das seguintes palavras:

Tentação carência vaidade ambição

2

Jesus passou pelo teste da carência física, vaidade e ambição. Cite pelo menos três exemplos de tentação para um menino ou menina da sua idade.

www.meucoração.com.br Leia o texto! “ Ficar “

(Ana Paula Costa)

“O ‘ficar’ virou mania na vida de muitos jovens e adolescentes. E o pior é que essa mania chegou até às igrejas evangélicas. É frequente observar rapazes e moças trocando de ‘ficantes’ com a mesma facilidade de quem escolhe uma roupa na vitrine. O ‘ficar’ é um relacionamento sem compromisso, inclusive, de fidelidade. Hum...! Aí está um dos causadores de decepções e ‘dor de cabeça’ para os ‘ficantes’: a infidelidade. É comum ver jovens chorando as mágoas de um relacionamento no qual não havia certeza de que iria continuar. Quando menos se espera, você descobre que o seu ‘ficante’ está ‘ficando’ com outra pessoa. Confuso? Mas, infelizmente, é assim que as coisas acontecem.” (Fonte: www.lagoinha.com)

23


3

Que frase do texto reflete a razão por que é difícil resistir à tentação do “ficar”?

4

Por que está errado, considerando a visão cristã, o comportamento expresso na frase: “É frequente observar rapazes e moças trocando de ‘ficantes’ com a mesma facilidade de quem escolhe uma roupa na vitrine.”

5

Conforme a autora, o que fica comprometido num relacionamento como o “ficar” e quais as consequências?

6

Não resta dúvida de que “ficar” pode ser uma tentação para o adolescente, mas o que Cristo faria diante dessa tentação e por quê?

Sala de bate-papo Entre neste papo e dê a sua opinião!

Será que pega fama? Fica mal? É chato? Nós perguntamos para as garotas da República CAPRICHO se elas acham legal, se já ficaram ou se ficariam com mais de um garoto na mesma balada. Veja o que elas responderam:

ChrisTirlone: Já. Normal. Meu máximo foi 5. klyssia19: Sim, já fiquei! Foi legal, pois fiquei com dois gatinhos que eu era louca. Eu acho que eles não gostam muito, mas se for pra ficar assim eles ficam! andy_baptista: Nunca fiquei com mais de um. Eu, particularmente, não acho legal, pq garota fica falada e isso não é bom! E pelo o que meus amigos falam, acho que não é muito legal, não. nadi_fofis95: As que fikam com mais de 1 na msm balada, acho q isso éh falta de vergonha na kra!!! Menina tem que se respeitar, n fikar com um e com outro, ai depois ninguém vai querer. lilypink: Eu acho isso ridículo! Você se desvaloriza completamente. Dá motivos para ser usada como algo descartável, depois ser jogada fora! Nunca fiquei e nem penso em ficar! (Fonte: www.capricho.abril.com.br/comportamento) 24


7

E você, o que diria se estivesse participando desse bate-papo?

Eu penso...

www.minhabíblia.com.br

8

Como você pode vencer às tentações? Leia Mateus 4: 4, 7, 10 e observando o que Jesus fez para vencê-las, responda:

9

O que Jesus nos aconselha para vencermos a tentação? Mateus 26: 41

10 Escreva abaixo uma oração importante para o momento de tentação. Veja em Mateus 6:13 “

““Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua Palavra...Guardei no coração a tua Palavra para não pecar contra ti.”“ (Salmo 119: 9 e 11)

25


Licao

5

Missão de Jesus Lucas 19:10 e João 3:16-33

“Nisto se manifestou o amor de Deus em nós, em haver enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio d’Ele.” I João 4:9

Por que o Filho de Deus veio ao mundo? Por que Deus, o Pai, enviou seu Filho? Você pode conhecer já a resposta a essas perguntas. Veja:

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. (Lucas 19:10) “Fiel é a Palavra e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”. (I Timóteo 1:15) Sim! Deus mandou o seu Filho ao mundo para nos salvar. Você pode estar se perguntando: Mas, de quê Ele veio nos salvar? Por que estamos perdidos? A Bíblia afirma que todos nós somos pecadores.

“Porque TODOS pecaram e carecem da glória de Deus”. (Romanos 3:23) O nosso pecado nos separa de Deus, porque Ele é santo.

27


No entanto, a Palavra de Deus nos diz: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8)

Dando a sua vida em nosso lugar, pagando pelos nossos pecados, Cristo derruba a barreira que nos separa de Deus. Foi Jesus mesmo quem disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (João 14:6)

Porque Ele deu a sua vida em nosso lugar, podemos ter a salvação, a vida eterna. Confira: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que TODO aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a VIDA ETERNA”. (João 3:16)

E para termos a vida eterna, basta crermos no Senhor Jesus Cristo. “Por isso quem CRÊ no Filho tem a VIDA ETERNA...” (João 3:36)

Quando Jesus estava no mundo, Ele ensinou, curou enfermos, ressuscitou mortos, enfim, andou por toda parte fazendo o bem. Mas a sua principal missão, razão pela qual veio ao mundo, foi para salvar o homem que estava perdido, afastado de Deus por causa do pecado. Ele veio e cumpriu a sua missão. E você já entregou a sua vida a Ele? Já creu Nele como seu Salvador?

28


Para que você compreenda exatamente o sentido da missão de Jesus e a importância disso para a sua vida é importante que você saiba o significado real da palavra “missão.”

www.dicionário.com.br Procure no dicionário os significados da palavra “missão” e resuma-os abaixo:

1

2

Após descobrir os significados da palavra “missão” e refletir sobre o texto da lição, resuma em poucas palavras qual foi a principal missão de Jesus Cristo ao vir ao mundo.

Leia abaixo um texto maravilhoso que deixa muito claro para nós a principal missão de Jesus Cristo. NOSSA MAIOR NECESSIDADE Se nossa maior necessidade fosse conhecimento, Deus nos teria enviado um educador; Se nossa maior necessidade fosse tecnologia, Deus nos teria enviado um cientista; Se nossa maior necessidade fosse dinheiro, Deus nos teria enviado um economista; Se nossa maior necessidade fosse divertimento, Deus nos teria enviado um animador de programa; Mas como nossa maior necessidade era o perdão, Então, Deus nos enviou um SALVADOR. Autor desconhecido (Texto citado no livro “Despertar da Graça - Charlles Swindoll – Editora Mundo Cristão) 29


www.minhabíblia.com.br

3

Consulte os textos bíblicos abaixo e conheça mais sobre a nossa maior necessidade: Qual é o salário do pecado? Romanos 6:23 O que é pecado? (I João 3:4) O que devemos fazer para receber o perdão dos nossos pecados? (I João 1: 9)

www.meucoração.com.br

4

Você já pediu perdão pelos seus pecados e entregou a sua vida a Jesus para que Ele seja o seu Salvador?

5

Se você respondeu SIM, escreva no espaço abaixo como foi a sua experiência.

6

Se você respondeu NÃO, escreva uma oração a Jesus que expresse o desejo de recebê-lo em seu coração.

30

SIM

NÃO


TESTEMUNHO: CONVERSÃO AOS 10 ANOS DE IDADE (Tradução: Genivaldo Santos)

SRI LANKA (40º) - Conheça um pequeno garoto do Sri Lanka, que foi para a prisão quando tinha dez anos de

idade. Seu nome é Palani. O pai de Palani morreu, e a mãe dele se esforçou para ganhar dinheiro suficiente para suas necessidades. Mas, ao invés de estudar, ele arrumou um emprego. Após uns poucos meses de trabalho duro e pouco pagamento, ele parou. Então o irmão dele foi morto e sua irmã fugiu de casa. Foi quando Palani começou a beber e roubar para comprar álcool. Foi por isso que ele foi para a prisão. Ele tinha apenas dez anos. Quando estava na cadeia, um missionário nativo lhe deu um livro sobre Jesus. Foi a primeira vez que ele ouviu sobre o amor de Deus. Naquele dia, Palani confessou seus pecados e entregou sua vida para Cristo. Ele disse: “Imenso gozo e paz encheu meu coração vazio. E eu decidi viver para Ele para sempre”. Após ser solto da cadeia, Palani juntou-se a uma igreja cristã e começou a crescer na fé. Hoje ele tem 18 anos e estuda teologia numa Escola Bíblica. Palani leva a esperança e o amor de Jesus Cristo para o povo de Sri Lanka.

(Fonte: www.portasabertas.org.br/testemunhos/testemunho.asp?ID=1273)

Oração do ladrão na cruz: ““Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.”“ Resposta de Jesus: ““ Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” “ (Lucas 23: 42, 43) 31


Licao

6

Pescar homens? Marcos 1:16-20 e Lucas 5:27, 28

“Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” Mateus 1:17

Você já ouviu falar desse tipo de pescaria? Pescar homens? Foi para “pescar homens” que Jesus chamou alguns homens para segui-lo. Mas, o que isso significa? Vamos descobrir?

Vocês estão lembrados da missão de Jesus?

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. (Lucas 19:10) Ele veio para salvar o homem perdido, por causa do pecado. E para cumprir essa tarefa ele envolveu homens. Os primeiros envolvidos foram pescadores, por isso, Jesus usou a comparação entre pescar peixes e atrair homens para segui-lo. Observe:

“Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhe Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. (Marcos 1:16,17) Estes homens aceitaram prontamente o desafio de Jesus e a Bíblia nos diz que:

“Então eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.” (Marcos 1:18)


Além de Pedro e André, Jesus chamou mais dez homens para segui-lo. Eles são conhecidos como os doze apóstolos, cujos nomes são: Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Simão Zelote, Judas e Judas Iscariotes. É interessante, porém, observarmos que esses doze homens tinham personalidades diferentes, profissões diferentes e culturas diferentes, mas Jesus os chamou para usá-los no seu serviço. Não importa o que temos, mas o que Deus quer fazer através de nós. Veja o exemplo de Mateus: Ele era cobrador de impostos, tinha uma posição social elevada, mas Jesus passando em seu escritório lhe disse: “Segue-me!” Mateus reconheceu que Jesus era o Senhor e obedeceu. Veja o que o texto diz:

“Ele se levantou e, deixando tudo o seguiu.” (Lucas 5:28) E você, estaria disposto a deixar tudo e seguir a Cristo? Ele quer que você o siga e leve outros a segui-lo também. Ele quer transformar você em um “pescador de homens”. COMO VOCÊ PODE PESCAR PESSOAS PRA JESUS?

VIVENDO UMA VIDA DIFERENTE! Ser um verdadeiro cristão é viver como Cristo. As pessoas precisam muito do amor de Cristo e quando nós demonstramos nosso amor por elas, estas podem conhecer o amor d’Ele. Jesus também muda o nosso ser. Deixamos de agir de maneira mentirosa e egoísta, e percebendo isso, as pessoas vão querer saber a razão, então poderemos falar-lhes de Jesus.

33


FALANDO DE JESUS CRISTO Devemos falar aos nossos colegas sobre Jesus e o que Ele pode fazer em nossas vidas. Mas, você pode perguntar: ”O que devo falar sobre Jesus?” Diga às pessoas estas preciosas verdades sobre Jesus: JESUS AMA VOCÊ! “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16) VOCÊ É PECADOR! “Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus”. (Romanos 3:23)

CRISTO MORREU POR VOCÊ! “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5:8)

VOCÊ DEVE CRER EM JESUS! “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. (Romanos 10:9)

CRENDO EM JESUS VOCÊ TEM A VIDA ETERNA “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. (Romanos 10:13)

Levando essa mensagem, você poderá se tornar um “pescador de homens” para Jesus. Ele chamou os doze para essa tarefa, mas todos nós, que somos seus seguidores, somos também responsáveis para levar a mensagem àqueles que não O conhecem. Veja o que Ele disse antes de ir para o céu: “E disse-lhes: Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (Marcos 16:15) SEJA VOCÊ TAMBÉM UM “PESCADOR DE HOMENS”! 34


Você já ouviu falar sobre Hudson Taylor? Ele foi um grande missionário na China. Ele tinha convicção profunda da sua responsabilidade de “pescar homens”, pois ele sabia que o homem somente pode encontrar a salvação em Cristo Jesus. Por isso, leia uma de suas declarações “Se eu tivesse mil libras, a China o deveria ter. Se eu tivesse mil vidas, a China as deveria ter. Não! Não a China, mas Cristo. Podemos fazer demais para Ele? Podemos fazer demais por um Salvador tão precioso?”

1

Para conhecer mais sobre este “pescador de almas” para Cristo, leia o texto abaixo:

James Hudson Taylor (21 de Maio de 1832 – 03 de Junho de 1905), foi um missionário Cristão Protestante Inglês na China, e fundador do China Inland Mission (CIM) Taylor viveu na China por 51 anos. A sociedade que ele iniciou foi responsável pelo envio de mais de 800 missionários ao país onde começaram 125 escolas e, diretamente, resultou na conversão Cristã de 18.000 pessoas, também como no estabelecimento de mais de 300 estações de trabalho com mais de 500 colaboradores locais em todas as dezoito províncias. Taylor era conhecido por sua sensibilidade à cultura chinesa e zelo pelo evangelismo. Ele adotou a prática de usar roupas nativas da China mesmo quando isso era raro entre os missionários

2

Outro homem que se preocupava muito com a salvação daqueles que não conhecem a Cristo foi John Knox. Veja como ele orou para que Deus o usasse para pregar o Evangelho ao seu povo:

da época... Por causa da campanha do CIM contra o comércio do Ópio, Taylor foi citado como um dos Europeus mais significantes a visitar a China no Século XIX. A historiadora Ruth Tucker sumariza o tema de sua vida: “Nenhum outro missionário nos dezenove séculos desde o Apóstolo Paulo teve uma visão mais ampla e usou um plano mais sistematizado para evangelizar uma grande área geográfica, como Hudson Taylor.” ... Por conta de problemas de saúde, em 1860 Taylor decidiu retornar à Inglaterra numa viagem familiar. Os Taylors navegaram de volta à Inglaterra no navio Jubilee juntamente com a sua filha, Grace e um jovem homem, Wang Laijun, da igreja de Bridge Street em Ningbo, que ajudaria com a tradução da Bíblia a continuar na Inglaterra.

“ Ó Deus dá-me a

Escócia ou eu morro! “

Para saber mais sobre este homem de Deus pesquise nos sites: (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Knox; - http:// www.monergismo.com/textos/biografias/knox-reformador_helio.pdf) 35


www.minhabíblia.com.br

3

Para que você conheça mais sobre este assunto de “pescar homens”, veja o que mais a Bíblia nos ensina: Qual o desejo de Deus para os homens? (I Timóteo 2: 3,4) Qual é a nossa responsabilidade? (Marcos 16:15)

Quem nos dá o poder para “pescar homens” para Cristo? (Atos 1: 8)

www. games.com.br

4

Complete a cruzadinha com as palavras que faltam nas frases abaixo, lembrando que esta é a mensagem que devemos levar àqueles que não conhecem a Cristo.

a) b) Todos são c) Cristo d) Se você e) Quem tem Jesus tem a vida b)

p

ama você! . pelos nossos pecados. em Jesus Cristo será salvo. a)

j

d) c)

.

c

m

e)

36

e


5

Escreva alguns nomes de pessoas para as quais você acha que precisa levar a mensagem do Evangelho

6

Em Atos 16: 25-34 conta-se esta história:

“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas, Paulo clamou com grande voz, dizendo: “Não te faças nenhum mal, que todos estamos aqui.” E o carcereiro pedindo uma luz, saltou dentro da cela, todo trêmulo, se prostrou diante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” Se alguém lhe fizer a pergunta do carcereiro o que você pode responder?

“ Não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os “ homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12)

37


Licao

7

DUAS VEZES CEGO! Marcos 10:46-52

“De novo lhes falava Jesus dizendo: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” João 8:12

A Bíblia nos fala de dois tipos de cegueira:

CEGUEIRA FÍSICA: Aquela que é congênita ou provocada por uma doença. CEGUEIRA ESPIRITUAL: Aquela que é produzida pelo pecado. Ela nos impede de vermos a Deus. Por isso, podemos afirmar que há muitos cegos espirituais. Mas, quem poderá curar esta cegueira? Jesus foi para Jericó juntamente com seus discípulos. Ao sair da cidade, um cego mendigo, chamado Bartimeu, que estava assentado à beira do caminho, ouviu falar que Jesus estava passando ali e começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. (Marcos 10:47) Muitos o mandavam parar de gritar, mas ele gritava ainda mais alto dizendo: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim”. (Marcos 10:48) Ouvindo isso, Jesus o mandou chamar. Ao saber que Jesus o chamava, Bartimeu deixou sua capa, deu até um salto e foi correndo se encontrar com Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” Ele respondeu: “Mestre, que eu torne a ver”. Jesus lhe disse, então: “Vai, a tua fé te salvou!” Imediatamente Bartimeu tornou a ver e seguiu a Jesus dando graças a Deus. Vejamos o que podemos aprender com esse milagre de Jesus.

39


É PRECISO RECONHECER O PROBLEMA Bartimeu reconheceu que tinha um problema. Era cego. Para que alguém seja curado da cegueira espiritual é preciso reconhecer que é pecador e precisa do perdão de Deus para os seus pecados.

É PRECISO BUSCAR A AJUDA CERTA Bartimeu sabia que Jesus poderia curá-lo, por isso, mesmo quando o mandaram calar, ele gritou por Ele. E Jesus resolveu o seu problema. Jesus é o único que pode perdoar nosso pecado. Ele é o único caminho para nos conduzir a Deus.

É PRECISO DEIXAR TUDO O QUE NOS IMPEDE DE SEGUIRMOS A JESUS

Bartimeu ao ouvir o chamado de Jesus, jogou fora sua capa, pois ela o impedia de chegar mais depressa até Jesus. Devemos deixar de lado tudo o que nos impede de seguir a Jesus.

É PRECISO RECONHECER O QUE JESUS FAZ POR NÓS O cego ao ser curado deu glória a Deus e seguiu a Jesus. Quando somos perdoados por Cristo, nada mais nos resta do que amá-lo, obedecê-lo e segui-lo por toda nossa vida. “A tua fé te salvou”. (Marcos 10:52)

Essas foram as palavras de Jesus ao cego. Ele pode dizer o mesmo a você. Você já creu Nele e recebeu a Sua salvação? Foi curado da cegueira espiritual? Lembre-se do que Ele mesmo disse: “Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas”. (João 8:12)


1

Bartimeu, um ex-cego, certamente sabia da importância da luz para garantir a qualidade de vida para todo o ser humano. Para sabermos mais a esse respeito vamos fazer uma pesquisa? Você pode consultar seu livro de Ciências e também os sites abaixo, antes de responder às perguntas: http://server2.iq.ufrj.br/~almenara/fotossintese.htm#A Fotossíntese e a sua Importância http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotoss%C3%ADntese http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fotossintese/fotossintese-4.php http://www.smartkids.com.br/especiais/fotossintese.html

www.CIÊNCIA.com.br Após pesquisa, explique através de texto escrito ou desenho o processo da fotossíntese das plantas.

Fale sobre a importância da luz para os seres vivos.

Como seria a vida no planeta Terra sem luz?

41


2

Após pesquisar sobre a importância da luz para a vida em nosso planeta, compare Jesus com a luz e, explique qual o significado das palavras Dele: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas.” (João 8:12)

3

Sabendo que “andar nas trevas” é andar em pecado, cite algumas ações que caracterizam obras das trevas.

4

Cite também algumas ações que praticam os que “andam na luz”.

www.meucoração.com.br

5

Com sinceridade responda: Você tem andado na luz? Por quê?

www.VIDAREAL.com.br EXEMPLO DE UMA OBRA DAS “TREVAS” Sofri Bullying “Sofri bullying na minha época escolar, e hoje consegui superar isso,

mas entrei em uma profunda depressão, e já tentei o suicídio. Minhas colegas da escola, aproveitavam de mim, pois eu era meio bobinha, era boazinha, e não sabia dizer não e nem me defender, sempre fazia as vontades delas, e nisso, mandavam em mim, colocavam apelidos, zombavam de mim, me fazendo sentir uma inútil, uma pessoa esquisita, um nada. Porém, fazia tudo para não ser excluída da turma, fazendo assim as vontades delas. Eu não era valorizada, as minhas amigas sempre foram falsas comigo, até fui várias vezes vítima de uma má reputação sem ao menos ter feito algo do que falavam sobre mim. Hoje estou com a minha autoestima alta, tô feliz, estou cursando faculdade de Letras, e estou trabalhando Bullying em minha monografia. Estou procurando ajudar os que hoje sofrem.”

(Fonte: http://www.observatoriodainfancia.com.br/article.php3?id_article=280) 42


6

Retire desse depoimento sobre “bullying”, o que caracteriza “obras das trevas” praticadas pelas “amigas” da autora.

7

Quais foram as consequências do “bullying” para a vida da autora?

8

Como está atualmente a autora e o que diz estar fazer para combater o “bullying”?

DIGA NÃO AO BULLYING! Promova em sua escola uma campanha antibullying. Converse com um de seus professores e encabece essa luta. Segue abaixo, algumas fontes de pesquisa na internet e sugestão de livros sobre o assunto.

http://capricho.abril.com.br/nainternet/bullying.shtml http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/bullying-escola-449197.shtml http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19 http://nomorebullying.blig.ig.com.br/

A Face Oculta – Uma história de bullying e cyberbullying, de Maria Tereza Maldonado; Editora Saraiva

Perseguição, de Tânia Alexandre Martinelli, com ilustrações de Lelis; Editora Saraiva.

“ Porque, outrora, vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz... Não participem das obras infrutíferas das trevas; “ (Efésios 5: 8, 11) antes, exponham-nas à luz.” 43


Licao

8

Senhor dos mares e dos ventos Marcos 4:35-41

“Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra.” Filipenses 2:10

Quem pode conter as forças da natureza? Vemos nos filmes de ficção, muitas vezes, um “super-homem” ou um “spiderman” que desafia as leis da natureza e vence-as, mas sabemos que tudo não passa de ficção. No entanto, a Bíblia nos relata um milagre de Jesus, superando as forças da natureza.

44


Certa vez Jesus e seus discípulos navegavam num barco em alto mar quando sobreveio uma terrível tempestade. O vento soprava fortemente, as ondas agitadas entravam no barco, e esse começava a se encher de água. Os discípulos apavorados diante de tal situação buscaram o socorro de Jesus, que dormia no barco: “Mestre, não se importa que pereçamos?” (Marcos 4:38)

Então Jesus acordou e repreendeu o vento e o mar dizendo: “Acalma-te, emudece!”. (Marcos 4:39)

Na mesma hora o vento cessou e o mar acalmou. Jesus então perguntou aos seus discípulos: “Por que sois assim tímidos? Como é que não tendes fé? ” (Marcos 4:40) Ao presenciarem esse fantástico milagre, os discípulos perguntaram uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4:41) Vamos, portanto, através de outros textos da Bíblia responder a essa pergunta dos discípulos. JESUs É O FILHO DE DEUS “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. (Mateus 16:16) JESUs É O SALVADOR “... porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles”. (Mateus 1:21) JESUs É DEUS “Eu e o Pai somos um.” (João 10:30) JESUs É SENHOR “E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”. (Filipenses 2:11) Jesus dominou a força do mar e do vento, porque Ele é Senhor e Soberano sobre tudo e todos. 45


www.poesia.com.br Você gosta de poesia? Um conhecido poeta romântico brasileiro chamado Casimiro de Abreu escreveu um lindo poema que tem muita relação com a lição “Senhor dos mares e dos ventos”, sobre um dos milagres de Jesus. Confira!

Casimiro José Marques de Abreu (Capivary, 4 de janeiro de 1839 – Nova Friburgo, 18 de outubro de 1860) foi um poeta brasileiro da segunda geração romântica.

Deus! (Casimiro de Abreu – Dezembro - 1858) Eu me lembro! eu me lembro! - Era pequeno E brincava na praia; o mar bramia E erguendo o dorso altivo, sacudia A branca escuma para o céu sereno E eu disse à minha mãe nesse momento: “Que dura orquestra! Que furor insano! Que pode haver maior que o oceano, Ou que seja mais forte do que o vento?!” Minha mãe a sorrir olhou p’r’os céus E respondeu: - “Um Ser que nós não vemos É maior do que o mar que nós tememos, Mais forte que o tufão! Meu filho, é - Deus!” (Fonte: Domínio público)

1

Qual a memória de infância do autor sobre si mesmo e sobre o mar?

2

Quais as perguntas feitas pelo autor à sua mãe que revelam a sua admiração pela grandeza da natureza?

3

Qual a resposta da mãe e quais os elementos da natureza ela cita para comparar à grandeza de Deus?

46


4

Qual a relação que você vê entre esse poema e o milagre de Jesus Cristo?

www.MÚSICA.com.br

5

Leia abaixo a letra de uma linda canção escrita por Josué Rodrigues, um compositor cristão moderno.

O Mar (Josué Rodrigues) Olho o mar, imenso é o mar, O homem não consegue dominar Mas para o Senhor ele é Como uma simples gota de orvalho Olho o céu, infinito azul, O homem não conhece os seus limites Mas o Senhor pode abrangê-lo Com um só relance de seu olhar Olho para o sol, Quando despontando vem Com sua luz aquecendo o dia Mas o seu brilho não tem O fulgor da glória do meu Senhor

Você também pode ouvir e ver um clipe desta canção no YouTube:

Olho as estrelas, incontáveis são, Assim também o Senhor Tem bênçãos para ofertar, Àqueles que com fé o buscam.

(http://www.youtube.com/watch?v=3O7X eZR6GpM&feature=related)

Estabeleça a relação entre o poema de Casimiro de Abreu e a composição de Josué Rodrigues.

Estabeleça a relação entre a letra da música “O Mar” e o milagre “Senhor dos Mares e dos Ventos”.

47


www.meucoração.com.br

6

Há algo em sua vida ou de sua família tão grande ou complicado que precisa de uma intervenção milagrosa de Deus? Escreva no espaço uma oração pedindo a Deus para fazer este milagre em sua vida.

““Entrega o teu caminho ao senhor, confia Nele, e o mais Ele fará.”“ (Salmo 37: 5)

48


Licao

9

O Dono da vida João 11

“Disse-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que morra viverá.” João 11:25

Você sabe qual é a única certeza que temos neste mundo? A morte! Isso pode parecer “chocante”, mas é a pura verdade. A morte se manifesta através da: VIOLÊNCIA DESTRUIÇÃO DA NATUREZA VÍCIOS FOME MORTE FÍSICA GUERRA

Mas, apesar de sabermos dessa triste realidade, podemos ter uma maravilhosa esperança:


JESUS É O SENHOR DA VIDA! Vamos conferir isso? Jesus tinha uma grande amizade com uma família de Betânia. Eram eles os irmãos Maria, Marta e Lázaro. Certo dia, Jesus foi avisado que seu amigo Lázaro estava muito doente, mas Ele não foi imediatamente a Betânia para visitálo. Demorou ainda dois dias no lugar onde estava. Ao chegar em Betânia já faziam quatro dias que Lázaro havia morrido. Então Maria disse a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui não teria morrido meu irmão”. (João 11:21) Então Jesus disse a ela: “Teu irmão há de ressurgir... Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente.” (João 11:23-26)

Ao se encontrar com Maria, que chorava muito, a Bíblia diz que: “Jesus chorou”. (João 11:35) E indo eles até o túmulo, Jesus pediu que removessem a pedra do sepulcro. Marta informou-lhe que Lázaro morrera há quatro dias e que o corpo já cheirava mal. Mas Jesus disse a ela: “Não te disse eu que se creres verás a Glória de Deus?” (João 11:40) Então, Jesus orou ao Senhor e chamou em alta voz: “Lázaro, vem para fora”. (João 11:43) E assim, Lázaro ressuscitou pelo poder do Senhor Jesus, que é o dono da vida.

Por que JESUS É O SENHOR DA VIDA? ELE É A PRÓPRIA VIDA “Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida...” (João 14:6) TUDO FOI CRIADO POR ELE “Todas as coisas foram feitas por intermédio d’Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez”. (João 1:3) ELE NOS LIVRA DA MORTE ESPIRITUAL “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”. (Efésios 2:1) ELE NOS DÁ A VIDA ETERNA “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão eternamente”. (João 10:28)

Se Jesus é a vida e morreu para nos dar a vida eterna, então, podemos ter outra certeza: a de um dia morarmos com Ele eternamente no céu. Por isso, a morte física não deve nos amedrontar, pois ela será apenas o nosso passaporte para a vida eterna. Veja que maravilhosa promessa de Cristo: “Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê Naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. (João 5:24)

50


www.VIDAREAL.com.br

1

Nas colunas abaixo escreva tudo que vem à sua mente que representa:

Vida

2

Leia algum jornal de hoje, impresso ou na internet, ou assista a um noticiário de TV e liste no espaço abaixo as notícias que representam sinais de morte em nossa sociedade.

www. CULTURAECIÊNCIA.com.br

3

Morte

Você assistiu ao filme Avatar? Leia parte da entrevista do diretor do filme Avatar, James Cameron, concedida à Revista VEJA e depois responda às questões abaixo: AVATAR Título original: Avatar Duração: 166 minutos Gênero: Ação Direção: James Cameron Ano: 2009 País de origem: EUA


Entrevista JAMES CAMERON Qual foi sua motivação para filmar Avatar? O filme surgiu da minha necessidade de dizer algo sobre como a destruição da natureza ameaça o mundo. Gosto de comparar a questão ambiental com o naufrágio do Titanic. Quando foi dado o aviso de que havia um iceberg na rota do navio, não dava mais tempo de desviar. O impacto ocorreu noventa segundos após o sino de alerta ter sido tocado. A questão é: o mundo já se encontra no estágio em que nada mais pode ser feito para evitar o desastre ambiental? Ou estamos em um momento anterior, em que ainda dá tempo de reduzir o ritmo de poluição e de destruição para evitar o pior? Avatar é a minha maneira como artista e cineasta, de tocar o sino de alerta. Uma das imagens recorrentes em Avatar é a dos personagens

abrindo os olhos. Há sempre alguém acordando no filme. A mensagem subliminar é que a sociedade precisa acordar para os problemas ambientais e lidar com eles. Avatar valoriza experiências sensoriais como entrar em uma floresta cheia de flores coloridas ou sentir a terra sob os pés nus. A humanidade esqueceu como apreciar essas sensações? Sim. As pessoas estão se afastando não apenas da natureza, mas do contato humano. Os jovens têm as suas interações sociais on-line, em vez de pessoalmente. As aventuras acontecem em jogos de computador, não mais fora de casa. A interação com a realidade, com outras pessoas e com a natureza está diminuindo. A tecnologia permite isso. (Fonte: Revista Veja, Ed. Abril, edição 2160)

O que nessa entrevista com James Cameron representa “morte” e o que representa “vida”?

James Cameron afirma que com sua arte ele está tentando contribuir para evitar um desastre ambiental no planeta. O que você pode fazer para contribuir? O que você já está fazendo?

“As pessoas estão se afastando não apenas da natureza, mas do contato humano. Os jovens têm as suas interações sociais on-line, em vez de pessoalmente.” Qual a relação entre os jovens perder o contato com a natureza e a questão da preservação do meio-ambiente?

O que você gosta de fazer que o coloca em contato com a natureza?

Qual é a postura saudável que um jovem pode adotar em relação à natureza e à tecnologia?

52


www.MINHABÍBLIA.com.br

4

No milagre da ressurreição de Lázaro Jesus lidou com o problema da morte física, mas a Bíblia nos fala de outro tipo de morte: A MORTE ESPIRITUAL. O que segundo Romanos 6:23 é a causa dessa morte ?

5

Ainda segundo Romanos 3:23 quem está sujeito a essa morte?

6

Qual é a solução para nos livrarmos da morte espiritual, conforme João 5:24?

www.MEUCORAÇÃO .com.br

7

Você já passou da morte para a vida?

Sim

Não

Por quê?

Para que você tenha certeza da vida eterna Jesus diz: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24).

“ Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a “ (Atos 16:31) tua casa.”

53


Licao

10

A verdadeira felicidade Parte L Mateus 5:1-6

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6

beleza

dinheiro sucesso

inteligência

carro garotos Será que essas coisas são suficientes para fazer alguém verdadeiramente feliz? Jesus nos ensinou quais são os segredos da verdadeira felicidade. Vamos descobri-los? 55


1 SEGREDO “Bem- aventurado os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus”. (Mateus 5:3)

BEM -AVENTURADO = FELIZ Ser HUMILDE não significa ser uma pessoa “boba”, sem opinião formada, como pensam alguns, mas a verdadeira humildade consiste em: Reconhecer que tudo que somos ou temos vem do Senhor e que dependemos completamente Dele para viver. Os humildes são verdadeiramente felizes, porque o prêmio prometido a eles é: HUMILDADE = REINO DOS CÉUS

2 SEGREDO “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. (Mateus 5:4)

Como podem ser felizes os que choram? Isso parece loucura! Mas, que tipo de “choro” traz a felicidade? Vejamos o significado do choro que faz alguém feliz: “CHORAR” significa ter uma profunda convicção do pecado e o reconhecimento de que precisamos nos arrepender dele. E assim, a felicidade virá, porque arrependidos, receberemos o perdão de Jesus Cristo e estaremos livres da culpa do pecado. Arrependimento = consolo

56


3 SEGREDO “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. (Mateus 5:5)

Ser MANSO é entregar tudo o que somos ou temos nas mãos de Deus e deixar que Ele defenda os nossos direitos. Portanto, o manso não briga pelos próprios direitos, insultando ou forçando o seu próximo. Mas, como o Senhor promete defender os nossos direitos, pois Ele é justo, veja qual é a recompensa dos mansos: Mansidão = herança do Senhor Isso significa que Deus dará bênçãos materiais e também celestiais àqueles que se entregarem a Ele. 4 SEGREDO “Bem- aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos”. (Mateus 5:6)

Ter fome e sede de Justiça significa:

Ter um desejo ardente de andar nos caminhos do Senhor, obedecendo em tudo a sua Palavra. E qual é a promessa para os que se empenham em servir de todo o coração ao Senhor? Justiça = satisfação Se buscarmos de todo nosso coração ao Senhor, O conheceremos melhor e isso inundará a nossa alma de alegria e desejo de conhecê-Lo mais e mais. Ser humilde, reconhecer a nossa necessidade de perdão, ser manso e buscar a justiça de Deus é o caminho para a verdadeira felicidade.

57


www.DICIONÁRIO.com.br

1

Para entender melhor a parábola que Jesus contou, leia o significado das palavras: Publicano s.m. Rendeiro ou adjudicatário do Estado, encarregado da arrecadação de impostos. (O excesso de zelo de muitos deles tornou impopular o termo publicano.) Fariseu s.m. Membro de um grupo de judeus que obedecia às leis religiosas rígidas. Os fariseus viveram na Judéia, Palestina, no tempo de Jesus. Não mantinham relações com os não-crentes ou com os judeus estranhos ao seu próprio grupo. Os fariseus consideravam-se mais justos e santos do que os outros em geral. Sinônimos de Fariseu: charlatão, fingido e hipócrita (Fonte: Dicionário Online de Português)

www.MINHABÍBLIA.com.br

2

Um dos segredos da felicidade, conforme os ensinamentos de Jesus é a HUMILDADE. Para saber mais o que significa ser humilde, leia abaixo a história que Jesus contou e responda às perguntas: LUCAS 18: 9-14 “Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: “Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.” O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!” Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.” 58


Por que Jesus contou essa parábola?

Quais as posturas apresentadas pelo fariseu que indicam a sua falta de humildade?

Quais as posturas apresentadas pelo publicano que indicam a sua humildade?

www.MEUCORAÇÃO .com.br

3

Na conclusão da história que Jesus contou Ele declara: “...porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.” Você já experimentou isso em sua vida? Conte a sua experiência.

4

Aprendemos, através dessa lição, que quando Jesus disse que “os que choram” seriam felizes ele estava ensinando sobre o arrependimento que devemos ter quando pecamos. Leia na sua Bíblia em I João 1: 9 e descubra o que Deus nos promete. Escreva abaixo esta promessa:

www.VIDAREAL.com.br

5

Também aprendemos que uma pessoa MANSA é aquela que deixa Deus agir ao invés de reagir com agressividade. Responda completando a seguir como reagiria diante das situações:

59


UMA PESSOA MANSA: “Estou na aula de Educação Física jogando futebol e um ‘cara’ do outro time ‘me acertou’ de propósito, então...

UMA PESSSOA AGRESSIVA: “Pedi a uma colega que me ajudasse na tarefa de Matemática e ela não quis; na hora do recreio estava junto com minhas amigas e ela se aproximou, então...

www.MINHABÍBLIA.com.br

6

Para ser feliz precisamos estar bem alimentados física e espiritualmente. Ter fome de justiça é desejar conhecer e obedecer a palavra de Deus. Reflita sobre o que o grande Evangelista Moody falou, referindo-se à Bíblia:

“ Ou

este livro me afasta do pecado ou o pecado me afastará deste “ livro.”

“ Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”“ (Salmo 119:105)

60


Licao

11

A verdadeira felicidade parte LL Mateus 5:1-6

“Bem- aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.” Salmo 128:1

Aprendemos na lição anterior que os segredos da verdadeira felicidade consistem em:

Humildade Justiça Arrependimento Mansidão

Nessa lição, conheceremos mais alguns segredos importantíssimos para obtermos a verdadeira felicidade. 61


5 SEGREDO “Bem- aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. (Mateus 5:7)

Ser MISERICORDIOSO não significa simplesmente sentir pena de alguém que sofre, é muito mais que isso. É se colocar no lugar do outro, procurar compreender o que o outro pensa e sentir o que o outro, sente. É se colocar “na pele” do outro. Não foi isso que Jesus fez ao morrer pelos nossos pecados, na cruz do Calvário? Você age com misericórdia com a sua família, com os seus professores e colegas? Qual a recompensa prometida aos misericordiosos?

MISERICÓRDIA = MISERICÓRDIA

6 SEGREDO “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. (Mateus 5:8)

Ser LIMPO de CORAÇÃO significa: Ter pensamentos, desejos e sentimentos puros, sinceros e honestos diante de Deus e dos outros. O troféu do puro de coração é o mais precioso do mundo. Limpo de coração = verá a Deus Ver a Deus significa conhecê-Lo, amá-Lo e ter a certeza de estar eternamente com Ele.

62


7 SEGREDO “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados Filhos de Deus”. (Mateus 5:9)

O que é ser PACIFICADOR?

Pacificador é aquele que promove a paz através do perdão, das ações e das palavras sábias. QUAL é A HONRA DO PACIFICADOR? Pacif icador = filho de Deus Deus Pai fez as pazes conosco ao mandar seu Filho para nos salvar. Sendo um pacificador você se torna semelhante ao Pai, portanto, Filho de Deus.

8 SEGREDO “Bem- aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus”. (Mateus 5:10)

Como pode ser feliz um perseguido? O que significa isso? Perseguido por causa da justiça significa sofrer por fazer a vontade de Deus. Isso implica muitas vezes, em desagradar aos homens. Quando por obedecer a Deus você for criticado e até colocado de lado, não fique desanimado, lembre-se da recompensa que o Senhor nos promete: Perseguição = Reino dos céus Na sua Palavra ainda podemos ler: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da Vida”. (Apocalipse 2:10) O mundo não entende esse tipo de felicidade, mas aplique o seu coração em buscar esses segredos e você verá que a alegria que vem de Deus invadirá o seu coração. 63


www.DICIONÁRIO.com.br Significado de Misericórdia s.f. Piedade, compaixão, sentimento despertado pela infelicidade de outrem. Perdão concedido unicamente por bondade; graça. Misericórdia – Outros significados Palavra hebraica “hesed” que significa o amor incondicional e a compaixão de Deus. Em latim, “misericórdia” é a junção de dois termos “miseri”, que significa “miserável”, e “cardis”, que é “coração”. Esta junção então produz um significado muito profundo: “ter um miserável no coração.” Fonte: Dicionário online de Português

www.MEUCORAÇÃO .com.br

1

Após compreender o profundo significado da palavra “misericórdia” o que você deve fazer quando: “O seu melhor amigo ou amiga ‘pisa na bola’ com você.”

“Um colega de classe perde uma semana de aula porque estava doente.”

“Sua mãe está superatarefada e pede a sua ajuda para fazer algum serviço de casa”.

2

Conforme a nossa lição ser “limpo de coração” é: “ter pensamentos, desejos e sentimentos puros e honestos diante de Deus e dos outros.” Por isso, como você responderia a um colega que diz: “Não estudei muito, por isso vou colar na prova.”

“Vou ‘ficar’ com ele (a), pois isto é normal entre os adolescentes.”

64


www.VIDAREAL.com.br

3

Leia o texto abaixo, que é o resumo de várias notícias encontradas em apenas uma página de um site na internet, que exemplifica o quanto os nossos adolescentes e jovens estão precisando aprender o ensinamento de Jesus sobre os PACIFICADORES. Após a leitura e reflexão, escreva um pequeno texto que resuma o conteúdo das notícias, respondendo às questões: Onde brigam, com quem brigam, como brigam, e quais as consequências da violência.

BRIGA E VIOLÊNCIA ENTRE OS ADOLESCENTES Jovens de escolas particulares marcam briga pela internet – Para garantir plateia no dia da briga, na hora da luta, tem troféu. Segundo a polícia, aproximadamente 100 adolescentes assistiam ontem à...um deles contou que as brigas são frequentes.... Jovens no DF filmam e colocam vídeos de brigas no YouTube – Na sexta-feira...cerca de 40 adolescentes de escolas particulares... tradicionais de Brasília suspeitos de participarem de uma briga no Parque da...no centro de Brasília. Briga entre gangues? – Dois adolescentes morreram e outros seis... Um grupo de adolescentes conversava na esquina... Briga com cem estudantes em parque no DF foi marcada pela web, diz polícia – Cerca de 40 adolescentes de

escolas tradicionais de Brasília suspeitos de participarem de uma briga no Parque... centro de Brasília. Gangues aterrorizam escolas de Brasília – A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente está investigando brigas entre gangues de estudantes de classe média. Jovens sofrem ameaças por grupos organizados. Três rapazes são espancados por outros cinco em um shopping de Brasília – Segundo relato das vítimas, que pediram para não serem identificadas, não houve motivo para a briga. Os adolescentes receberam socos e pontapés no estacionamento externo...

(Fonte: http://busca2.globo.com/Busca/g1/?query=briga+adolescentes+brasilia) 65


www.MEUCORAÇÃO .com.br

4

Você quer conhecer uma pessoa que foi “perseguida por causa da justiça”? Conheça João Huss!

Pronunciada a sentença de morte, os bispos vestiram o preso de hábito sacerdotal, e, enquanto recebia as vestes de padre, disse: “Nosso Senhor Jesus Cristo estava, por escárnio, coberto com um manto branco quando Herodes o mandou conduzir a Pilatos”. Sendo de novo exortado a retratarse, replicou, voltando-se para o povo: “Com que cara, pois, contemplaria os céus? Como olharia para as multidões de homens a quem preguei o evangelho puro? Não! Aprecio mais a salvação do que esse pobre corpo, ora destinado à morte!” As vestes foram removidas uma a uma, pronunciando cada bispo uma maldição ao realizar a sua parte na cerimônia. Finalmente, puseram-lhe na cabeça uma carapuça ou mitra de papel, em forma de pirâmide, em que estavam desenhadas horrendas figuras de demônios com a palavra “Arqui-herege” bem visível na frente. Disse Huss: “Com muito prazer levarei sobre a cabeça, esta coroa de ignomínia, por teu amor, Jesus, que por mim levaste uma coroa de espinhos”.

Quando ficou assim trajado, os prelados disseram: “Agora, votamos tua alma ao Diabo”. “E eu”, disse João Huss, erguendo os olhos aos céus, “entrego o meu espírito em Tuas mãos, ó Senhor Jesus, pois tu me remiste”. Foi então entregue às autoridades seculares, e levado para fora, ao lugar da execução. Imenso séquito o acompanhou: centenas de homens armados, padres e bispos em seus custosos trajes e os habitantes de Constança. Quando estava atado ao poste, e tudo pronto para acenderem-se o fogo, o mártir uma vez mais foi exortado a salvar-se, renunciando aos seus erros. “A que erros?”, diz Huss. “Invoco a Deus para testemunhar que tudo que escrevi e preguei, assim foi feito com o fim de livrar almas do pecado e da perdição, e, portanto, muito alegremente confirmarei, com meu sangue, a verdade que escrevi e preguei”. E quando as chamas começaram a envolvê-lo, pôs-se a cantar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”, e assim, continuou até que sua voz silenciou de uma vez para sempre. (Wylie Conflito dos Séculos)

( Fonte: ALMEIDA, Natanael de Barros. Tesouro das Ilustrações. São Paulo: Vida Nova, 1964, item 189, p. 6 do volume II.)

“ Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.“ (Mateus 5:16) 66


12

Licao

PERDOAR ATÉ O FIM! Mateus 18:21-35

“Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como Deus em Cristo vos perdoou.” Efésios 4:32

Você é bom em matemática? Então, quanto é

70 x 7?= ______________

Certa vez Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão? Até sete vezes?” Jesus lhe respondeu: “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” O que Jesus queria ensinar com essa afirmação?

QUE O PERDÃO É INFINITO Não há limite para o perdão. Todas as vezes que alguém nos ofender, devemos perdoar.

QUE O PERDÃO É INCONDICIONAL O perdão não deve depender de condições. Não podemos dizer: “Eu te perdoo se...” Todas as vezes que alguém nos pedir perdão, seja qual for o motivo, devemos perdoar. Surge então a pergunta: “É fácil perdoar como Jesus ensinou?” A resposta é: NÃO! Mas então, como obedecer esse ensino de Jesus? Como ser forte para perdoar?

Leia a história que Jesus contou:


“Um certo rei chamou um dos seus servos para acertar as contas. Este lhe devia uma quantia imensa. Aquele servo não tendo como pagar pediu ao rei que tivesse paciência e esperasse mais um pouco. Sabendo o rei que aquele servo jamais poderia pagá-lo, perdoou-lhe a dívida. Saindo da presença do rei, aquele servo encontrou um amigo que lhe devia uma pequena quantia. Agarrando seu amigo exigiu que ele lhe pagasse tudo. Não podendo este pagá-lo mandou-o para a prisão.

Quando o rei soube ficou furioso e disse ao servo: “Eu não me compadeci de ti? Não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu amigo?” Indignado o rei mandou aquele servo para a prisão e deixou-o ali até que lhe pagasse toda a dívida.

Ao terminar de contar essa história Jesus disse aos seus discípulos: “Assim também meu Pai celeste vos fará, se no íntimo não perdoardes cada um o seu irmão.”

(Mateus 18:35)

Portanto, para perdoar devemos lembrar que: Deus nos perdoa em Cristo “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós, ainda pecadores”. (Romanos 5:8) Quando perdoamos demonstramos que fomos perdoados por Deus “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará”. (Mateus 6:14) Quando Jesus disse aos discípulos que eles deveriam perdoar infinitas vezes eles pediram: “Aumenta-nos a fé.” (Lucas 17:5)

Faz sentido esse pedido dos discípulos, pois é preciso muita força para que perdoemos assim. 68


www.MÚSICA.com.br “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32) Essas palavras de Paulo nos ensinam que assim como Deus nos perdoa, devemos perdoar uns aos outros. Só quando reconhecemos o quanto Deus nos tem perdoado, somos capazes de perdoar uns aos outros.

1

Para você ter uma ideia do quanto precisamos do perdão de Deus, LEIA E GRIFE nessa linda canção de confissão de pecado e pedido de perdão a Deus, as ações pecaminosas que costumamos praticar e as quais Deus nos perdoa, diariamente.

Se sofrimento te causei, Senhor (C. M. Battersby) Se sofrimento te causei, ó Deus, Se ao meu exemplo o fraco tropeçou, Se eu não andei nos bons caminhos teus, Perdão, Senhor! Se vão e fútil foi o meu falar, Se amor ao meu irmão não demonstrei, Se ao sofredor eu não quis ajudar, Perdão, Senhor! Se negligente foi o meu viver, Sem me dispor a pelejar por ti, Se firme em teu trabalho eu não quis ser, Perdão, Senhor! Escuta, ó Deus, a minha oração E vem livrar-me do pecado vil. Renova este pobre coração! Amém, Senhor! (Fonte: Hinário Presbiteriano; Ed. Cultura Cristã; p. 63)

69


2

Após a leitura da canção, escreva uma oração pessoal de confissão a Deus. Você pode escrever também em forma de poesia.

www.MINHABÍBLIA.com.br

3

Leia os textos bíblicos sobre perdão e responda: Mateus 5: 44 - O que Jesus nos ensina a fazer pelos nossos inimigos? Mateus 5: 23, 24 - O que devemos fazer antes de oferecer algo para Deus?

www. CIÊNCIA.com.br

4

Além de obedecer ao Senhor quando perdoamos a quem nos ofende, “perdoar faz bem a saúde”. Márcia Copetti nos ensina isso através do texto abaixo. Após leitura, responda:

PERDOAR FAZ BEM”: RAIVA E SAÚDE (Márcia Copetti)

A raiva é uma emoção que resulta em estresse, proporciona uma revolução orgânica que pode causar transtorno físico agudo, do tipo enfarte ou derrame. O ódio implica numa mágoa crônica que gera o desequilíbrio interno corporal, “mais compatível com o câncer, com arteriosclerose, com a diabetes e com a hipertensão crônica”, afirma o psiquiatra G. J. Ballone, em Raiva e Ódio: Emoções Negativas, encontrado no site www.psiqweb.med.br. “Alguns estudos médicos e psicológicos revelaram que raiva e hostilidade duradouras são prejudiciais à saúde cardiovascular”, afirma Fred Luskin...Outras enfermidades também podem ser acentuadas ou causadas pela mágoa e pelo

rancor, dentre elas estão: dor de cabeça, dores musculares, fibromialgia, gastrites e úlceras, problemas intestinais, problemas de memória, problemas de pele, queda na imunidade, vertigem, doenças alérgicas, como a asma, por exemplo, e a depressão. A depressão é fator de risco tanto para as doenças cardíacas como para o derrame cerebral. Portanto, reflita sobre suas histórias de mágoas, propicie que elas se transformem em histórias de perdão. Perdoar faz bem em todos os sentidos; faz bem ao corpo, à alma e, principalmente, enriquece nossos relacionamentos.

(Fonte: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1777~)

Por que perdoar faz bem?

Além de prevenir doenças, que outro benefício “o perdoar” proporciona?

70


Que dica a autora nos dá sobre o assunto?

www.vidareal.com.br Não é fácil perdoar! Jennifer Humphrey viveu uma infância de pobreza, abandono e abusos por causa do seu pai. Na adolescência ela conheceu o amor de Cristo e entregou-se a Ele, e sua vida mudou. Mas, será que ela poderia perdoar o pai? Veja o que ela conta: “Dois anos atrás, quando trabalhava numa lanchonete em minha cidade natal, recebi um telefonema. Era meu pai dizendo que queria verme. Haviam se passado dez anos e esse encontro seria minha mais difícil prova de fé. Será que Jesus me daria as forças de que eu precisava para encará-lo novamente? Será que eu estaria mesmo

5

mudada e seria capaz de perdoá-lo? Será que conseguiria conversar com ele, ou sairia correndo e me esconderia como fizera quando era criança? Dessa vez, a palavra final foi de Deus. Quando me encontrei com o meu pai, disse-lhe: – Papai, eu o amo e lhe perdoo, pois Jesus também o ama e o perdoa. Como da outra vez, vi lágrimas lhe escorrerem pelo rosto, mas dessa vez, Deus as enxugou. (Texto extraído da revista Mensagem da Cruz – Ano 30 – no. 11, p. 32)

Existe alguém a quem você precisa perdoar? O que você pretende fazer agora que já conhece o ensino de Jesus sobre o perdão?

Para conseguir perdoar, ore: “Senhor Jesus, por minhas próprias forças eu não consigo, mas ajuda-me a perdoar, assim como o Senhor me perdoou. Amém.”

““Errar é humano; perdoar, divino.”“ (Alexander Pope) “

“ Errar é humano, mas também é humano perdoar. “ (Platão) Perdoar é próprio de almas generosas.” 71


Licao

13

VOCÊ SABE ORAR? Mateus 6:9-15

“Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça.” Salmo 66:20

Certa vez Jesus estava orando e quando terminou, um dos seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar...” Então, Jesus deu a eles um exemplo de oração. Este modelo é conhecido pelos cristãos como a ORAÇÃO DO PAI NOSSO. Ela está assim registrada:

“PAI NOSSO, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém”. (Mateus 6:9-13)

Com esse modelo aprendemos que através da oração devemos:


SANTIFICAR O NOME DE DEUS “Santificado seja o teu nome...” (Mateus 6:9) RECONHECER A VONTADE DE DEUS “Faça-se a tua vontade, assim na terra como nos céus...” (Mateus 6:10) PEDIR O NOSSO SUSTENTO “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.” (Mateus 6:11) PEDIR PERDÃO PELOS NOSSOS PECADOS “Perdoa-nos as nossas dívidas...” (Mateus 6:12) PEDIR FORÇAS PARA VENCER O MAL “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.” (Mateus 6:13) EXALTAR O NOME DE DEUS “Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” (Mateus 6:13)

COMO devemos ORAR:

ORAR EM NOME DE JESUS “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei...” (João 14:13) Devemos pedir em nome de Jesus porque é através Dele que chegamo-nos a Deus. ORAR COM FÉ “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando...” (Tiago 1:6) A fé é confiança absoluta de que Deus pode nos dar aquilo que pedimos. ORAR SEGUNDO A VONTADE DE DEUS “Esta é a confiança que temos para com Ele: que, se pedirmos alguma cousa segundo a sua vontade, Ele nos ouve.” (I João 5:14) O Senhor é Deus e a vontade dele é que irá prevalecer. A oração é um dos maiores privilégios dos cristãos. Que maravilha é podermos entrar na presença de Deus através da oração! Então: “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna...” (Hebreus 4:16)

73


www.MEUCORAÇÃO.com.br PACIÊNCIA NA ORAÇÃO (Joe Gatuslao)

Quando nossos pensamentos estão errados, Deus diz, NÃO! Quando ainda não é tempo, Deus diz, ESPERE! Quando você não está pronto, Deus diz, CRESÇA! Quando chega a hora certa, Deus diz, SIM! Lembre-se: A demora de Deus não é negação; O tempo de Deus é perfeito; Paciência é o que precisamos, na oração. (Adaptação e tradução do poema: Patience in prayer, Joe Gatuslao) (Fonte: http://heartnsouls.com/stories/k/s1061.shtml)

www.MINHABÍBLIA.com.br

1

Após a leitura do poema, descobrimos que nem sempre Deus diz sim às nossas orações. Leia também as referências bíblicas abaixo e através das histórias, confirme as formas de Deus responder as nossas orações. I Samuel 1: 9-20 – Oração de Ana:

II Coríntios 12: 7-9 – Oração de Paulo:

João 11: 1-6; 17-22; 38-44 – Oração de Marta e Maria: 74


2

Por que podemos ter certeza que Deus responde as nossas orações, ainda que não seja como e quando achamos que deve? Leia Mateus 7: 7-11 e descubra.

www.VIDAREAL.com.br

3

Você sabia que através de nossas orações podemos fazer desabafos? Deus, o nosso melhor amigo, escuta e entende qualquer um de nossos desabafos. No livro “Práticas Devocionais”, o pastor Elben M. Lens César define essa prática assim:

“A prática do desabafo é a arte de derramar a alma perante o Senhor, colocando para fora todo e qualquer melindre, mágoa, ressentimento, tristeza, queixume, inquietação, ansiedade, medo, indignação desmedida, revolta e coisas assim. Dá-se mediante uma abordagem firme e corajosa na presença de Deus de problemas reais, de problemas de gravidade exagerada e de problemas inexistentes.” (Práticas Devocionais, p. 29.) E no livro “Só Eu e Deus: O livro dos desabafos”, Elben M. Lens César escreve uma oração de desabafo de um adolescente. Escreva nos espaços do texto as “marcas da moda” para que você entenda “na pele” o que é a “oração do desabafo”. “Inveja é pecado, ó Deus, eu sei. Mas como é difícil ver fulano e sicrano esnobando uma camiseta ___________________ e um tênis ____________________e eu aqui com uma camiseta surrada e um tênis vagabundo! Os ‘filhinhos de papai’ têm mochila __________________ e eu tenho uma bolsa de ir à feira. Os ‘ricaços’ têm uma bicicleta______________________ e eu não tenho bicicleta nenhuma... Eles têm um vídeo-game________________________ e eu tenho um radinho de pilha. É por isso que estou revoltado!”

4

Você pode até ter achado graça da oração de desabafo do “adolescente revoltado”, mas tenho certeza que você também tem algo que o deixa triste. Escreva no espaço abaixo a sua “oração do desabafo.”

É clássica e muito conhecida a “Oração de São Francisco de Assis”. Sublinhe na oração aquelas que você considera as suas maiores necessidades e faça uma oração ao Senhor colocando essas necessidades na presença dele.

75


Oração De São Francisco De Assis “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz; Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvidas, que eu leve a fé; Onde houver erros, que eu leve a verdade; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar, que ser consolado; Compreender, que ser compreendido; Amar, que ser amado; Pois é dando que se recebe; É perdoando, que se é perdoado E é morrendo que se vive para a vida eterna.” ( Fonte: http://www.letras.com.br/hinos/oracaode-sao-francisco-de-assis)

Sua Oração:

“ E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de “ (Filipenses 4: 19) vossas necessidades.’

76


Licao

14

QUAL É O SEU ALICERCE? Mateus 7:24-27

“Tornai-vos, pois praticantes da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1:22

Não precisamos consultar um engenheiro para sabermos qual é a etapa mais importante de uma construção. É claro que é a sua base ou alicerce, pois dele depende todas as demais partes da obra. Também sabemos que um aspecto importantíssimo, que está intimamente relacionado às bases de um edifício, é a sua segurança. Certa vez, após ensinar muitas verdades aos seus discípulos, Jesus fez as seguintes comparações:

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”.(Mateus 7:24) “E todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia”. (Mateus 7:26) Um homem sábio ouve a Palavra de Deus. Mas, não apenas ouve, ele a pratica. E praticar a Palavra de Deus é fazer o que ela nos ordena. No entanto, o homem insensato ou tolo, apesar de ouvir e conhecer a Palavra, não obedece a sua orientação. Pensando nessas comparações você pode se considerar um sábio ou um insensato? Vamos ainda considerar os resultados práticos na vida daqueles que praticam e dos que não praticam a Palavra de Deus.

“E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, que não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”. (Mateus 7:25) Em nossas vidas temos tristezas, decepções, lutas e problemas, mas estaremos firmes se a nossa vida estiver edificada sobre a rocha que é a Palavra de Deus.

78


“E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”. (Mateus 7:27) Não resistiremos às dificuldades e às crises em nossas vidas sem a força do Senhor. E a nossa resistência está baseada na aplicação da Palavra de Deus em nossas vidas. Se não fizermos a vontade de Deus, certamente nos daremos mal, pois, Ele no seu infinito amor, nos dá orientação segura para nossas vidas, através da sua Palavra.

VOCÊ ESTÁ EDIFICANDO SUA VIDA SOBRE A ROCHA OU SOBRE A AREIA? 79


www.MINHABÍBLIA.com.br

1

O que diz o texto de Tiago 1:22 sobre como devemos agir em relação à Palavra de Deus?

2

“A Bíblia não é somente um grande livro de referências históricas, mas, é também um guia para a vida diária, e por esta razão, eu a respeito e amo.” (Hailé Selassié) Baseado nesse pensamento, será que o personagem da história abaixo, fez um bom uso da Palavra de Deus? Leia o texto antes de responder às perguntas.

DADOS SOBRE A BÍBLIA O rei da Espanha, temendo que o príncipe de Granada, como herdeiro legítimo do trono, tentasse lhe tomar a coroa, resolveu prendê-lo em um calabouço de Madri. Passados vinte anos, o príncipe faleceu. Examinada a prisão, foi deparada na parede uma escrita, feita com a ponta de um prego, onde se lia: “A palavra ‘Senhor’ é encontrada na Bíblia 1.853 vezes; ‘Jeová’, 6855; o segundo verso do Salmo 117, marca a metade da Bíblia; o verso maior dela é Ester 8:9; o menor é João 11: 35; no Salmo 107 há quatro versos iguais: 8, 15, 21, 31. Todos os versos do Salmo 136 terminam da mesma maneira. Na Bíblia não se encontra nenhuma palavra ou nome que tenha mais de seis sílabas; o capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais; a palavra menina só aparece uma vez, em Joel 3:3. No Antigo e Novo Testamento, há 3.585.483 letras, 773.693 palavras, 31.373 versos, 1.179 capítulos e 66 livros. Estes estão divididos assim: 39 no Velho e 27 no Novo. Todos esses livros foram escritos por 36 autores em 16 séculos. Foram usados três idiomas: hebraico, aramaico e grego.” (Fonte: ALMEIDA, Natanael de Barros. Tesouro das Ilustrações: Melhores Ilustrações Selecionadas. São Paulo: Vida Maior, s.d.p.) 80


Em sua opinião, o Príncipe de Granada conheceu de fato a Deus através da sua minuciosa leitura da Bíblia? Por quê?

Como você acha que o Príncipe poderia ter utilizado melhor as Escrituras?

O que poderia ter sido diferente na vida do Príncipe se ele tivesse lido a Bíblia de outra forma?

Davi diz no Salmo 119:11: “Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti.” Compare a relação de Davi com a Palavra de Deus e a do Príncipe de Granada. Qual a principal diferença?

www.MINHABÍBLIA.com.br

3

Leia o texto abaixo e explique como este se relaciona com o versículo: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 1.22)

VERBOS E ADVÉRBIOS Deus, em nossa vida, olha mais para os advérbios do que para os verbos. Qual a razão de tão curiosa preferência? Como explicá-lo do ponto de vista gramatical? A resposta é fácil e não oferece a menor dúvida: o verbo exprime a ação; o advérbio, o modo com que a fazemos. Deus olha, antes de tudo, o modo e não a ação. Quer saber como oramos, respeitosamente, frequentemente, e não, apenas se oramos. Assim, em tudo... No trabalho, no amor ao próximo, na fé cristã, Deus aprecia os advérbios que devem nobilitar, engrandecer e exaltar as ações. (Fonte: BARROCO, Arthur. Ilustrações para Sermões e Palestras. Rio de Janeiro: Batista, 1961.)

81


www.VIDAREAL.com.br

4

Veja nos versículos abaixo, algumas ações bem práticas para aplicarmos no nosso dia a dia que a Bíblia nos ensina: Sobre o falar – Efésios 4:25 Sobre a ira ou raiva – Efésios 4: 26 Sobre o furto - Efésios – 4: 28 Sobre as palavras - Efésios – 4: 29 Sobre o perdão - Efésios – 4: 32 Sobre a relação pais e filhos - Efésios 6: 1

Faça esta oração!

“ Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus “ decretos, e a eles obedecerei até o fim.” (Salmo 119:33) 82


Licao

15

QUEM É O SEU PRÓXIMO? Lucas 10:25-27

“Amarás o Senhor ,teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Lucas 10:27

Um homem que conhecia muito bem a lei de Deus, e também era um perito em interpretá-la, deu uma resposta sábia a Jesus. Ele disse que devemos:

AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração...” (Lucas 10:27) AMAR AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Lucas 10:27) No entanto, demonstrou uma profunda ignorância quando perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo? Para responder à sua pergunta, Jesus contou esta história: Um certo homem viajava quando foi assaltado. Os ladrões além de feri-lo, roubaram todos os seus pertences.

Por acaso, passou por aquele caminho, dois homens muito religiosos, mas que não pararam para socorrer o ferido.

83


Passou também um homem samaritano, que era considerado pelos religiosos, como alguém que não conhecia verdadeiramente a lei de Deus. Este, no entanto, parou e socorreu o homem necessitado.

Ao contar essa história, Jesus perguntou ao intérprete da lei: “Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?” (Lucas 10:36) O intérprete respondeu que era aquele que havia socorrido o ferido. Então Jesus lhe disse: “Vai, e procede tu de igual modo”. (Lucas 10:37)

Com essa mesma história contada por Jesus, podemos aprender: O VERDADEIRO RELIGIOSO AMA O SEU PRÓXIMO “Ora, aquele que possui recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (I João 3:17)

A verdadeira religião não cruza os braços diante das necessidades, mas trabalha para supri-las. PRÓXIMO É AQUELE QUE ESTÁ AO NOSSO LADO Todos aqueles que estão perto de nós, quer seja em nossa casa, escola, trabalho, igreja ou mesmo na rua, é o nosso próximo. Este assunto de amor ao próximo é algo muito sério. Observe: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. (I João 4:20)

Você ama a Deus? Você ama ao seu irmão? 84


www.MINHABÍBLIA.com.br 1 No texto, “A GRAMÁTICA E O CRISTÃO”, lemos: “Todos os gramáticos e eruditos ensinam em seus compêndios, que as três pessoas do singular são: eu, tu e ele. Na gramática do cristão essa ordem deve ser alterada. A primeira pessoa será Ele, isto é, o Criador; a segunda será tu, o próximo; e a terceira, então, eu, o pecador.” (Fonte: BARROCO, Arthur. Ilustrações para Sermões e Palestras. Rio de Janeiro: Batista, 1961.)

Você quer conhecer alguém que seguiu a ordem gramatical que o texto nos propõe? Leia o texto abaixo:

EU QUERIA SER UM IRMÃO ASSIM Esta história aconteceu nos Estados Unidos lá pela década de 40 e é uma das mais lindas que já li. Morava em Chicago um pregador batista muito pobre, que ganhou de seu irmão milionário um carro de último tipo. Certa manhã, ao chegar ao estacionamento para apanhá-lo, o pregador deparou com um rapazinho mal vestido, com o rosto encostado a uma das janelas do “carrão”. Tendo-o cumprimentado, ouviu do rapazola a pergunta: – É seu, patrão?. Diante da resposta afirmativa, o pregador Roy Angel ouviu nova pergunta: – Quanto custou? Sua resposta surpreendeu o menino: – Não sei. Meu irmão me deu de presente. Ao ouvir isso, os olhos do menino se arregalaram surpresos. Ele pensou um pouco, e disse depois com um ar de anseio sincero: – Eu queria... eu queria... Roy pensou que podia adivinhar como ele iria terminar a sentença: “Eu queria ter um irmão assim”. Mas, em vez disso, ficou pasmo quando o menino olhou para ele e disse: – Eu queria SER um irmão assim... Isso moveu o coração do pregador, a ponto de convidar o rapaz para dar uma volta no carro. Diante disso, ele pediu para dirigirem-se à rua onde morava. Novamente, Roy pensou que poderia adivinhar qual o desejo do rapazola: mostrar aos meninos da vizinhança a sua “conquista”. 85

Novamente, enganou-se. O menino pediulhe que parasse por um instante num determinado ponto da rua, em frente a um velho conjunto habitacional. Desceu, prometendo voltar num instante. Depois de uns dez minutos, Roy viu alguém descendo vagarosamente a escadaria sem iluminação. À sombra, desciam duas perninhas finas e tortas. Logo compreendeu que era o menino, carregando outra criança menor. Com certeza, seu irmão. Chegando à calçada, colocou-o gentilmente no chão, e disse todo empolgado: – É como eu lhe disse. É um carro novinho em folha. O irmão deu para ele. Algum dia, eu vou comprar um carro assim para você!. Quando ouvi essa história fiquei comovido com a generosidade de um irmão para com o outro. Mas não foi o presente do milionário que me impressionou. Afinal de contas, ele poderia ter comprado uma frota de Packards para o irmão com toda a facilidade. Não; eu me comovi com o desejo do menino favelado. Por que sonhava com uma prosperidade impossível? Para que pudesse gastá-la prodigamente com o irmão! Eu gostaria de ser um irmão assim! E você? (Extraído do livro: Deus trabalha no turno da noite - Ron Mehl; Ed. Quadrangular)


www.VIDAREAL.com.br

2

A exemplo do texto,“Euqueriaserumirmãoassim”, a quem você precisa demonstrar um amor assim?

3

Aprendemos na “parábola do bom Samaritano” que o nosso próximo é aquele que no momento precisa de nós, não é verdade? Liste algumas maneiras de demonstrar amor ao seu próximo, por exemplo: EM SUA CASA: EM SUA escola:

www.MINHABÍBLIA.com.br

4

Consulte os textos bíblicos e responda: Que atitudes devo ter, segundo a Bíblia, que demonstram meu amor ao próximo? Romanos 12:20 Gálatas 6: 1 Efésios 4:32 Tiago 2: 8,9

Renato Russo escreveu uma canção sobre o amor baseada no texto de Paulo em 1 Coríntios 13:1-13. Pesquise a música Monte Castelo e ouça esta linda canção e se inspire a amar ao próximo. Entre no site http://www.youtube.com/watch?v=AKqLU7aMU7M

“ Ainda que eu falasse a língua dos homens. E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria. É só o amor, é só o amor. Que conhece o que é verdade. O amor é bom, não quer o mal. Não sente inveja ou se envaidece...“ 86


16

Licao

UM CORRUPTO TRANSFORMADO Lucas 19:1-10

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Coríntios 5:17

Sem dúvida alguma podemos afirmar que o principal problema do Brasil, nos dias de hoje, é a corrupção. Por essa razão o Brasil se encontra numa situação caótica. Os sistemas básicos de educação, saúde e moradia vão muito mal. Em consequência disto, o povo sofre com a falta de assistência às suas necessidades básicas. Visualizamos um triste quadro pintado com as cores da:

CORRUPÇÃO MENTIRA DESONESTIDADE SONEGAÇÃO ROUBO FALCATRUA CAMBALACHO INFLAÇÃO FOME MISÉRIA INJUSTIÇA IGNORÂNCIA DESEMPREGO DOENÇA ABANDONO 87


Toda esta situação está intimamente relacionada à corrupção, ao desvio de verbas, ao enriquecimento ilícito, à sonegação de impostos, enfim, à desonestidade do governo, funcionários, e por que não dizer, de quase todos os setores da sociedade. Como reverter este quadro? Há esperança para o nosso país? Veremos através de um exemplo, como a semente da mudança pode ser plantada e produzir frutos reais. O povo de Israel era dominado pelo império Romano. Havia alguns homens encarregados de cobrar impostos. Eles eram chamados de publicanos. Os publicanos eram muitas vezes judeus que trabalhavam para Roma. Muitos dos cobradores de impostos, apesar de serem judeus, exploravam o seu povo, cobrando quantias exorbitantes. Enviavam à Roma uma parte da quantia, mas embolsavam para si grandes somas. Por esta razão, os publicanos eram odiados pelos seus irmãos judeus. Zaqueu era um publicano, e por ser extremamente corrupto, havia se enriquecido muito. Um dia Jesus passou em Jericó, na cidade de Zaqueu. Querendo ver Jesus que estava cercado por uma

multidão, sendo ele muito baixinho, subiu em uma árvore. Mas qual não foi a surpresa de Zaqueu, pois ao passar perto da árvore, Jesus olhou para cima e disse: – Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu correndo e hospedou a Jesus em sua casa. A Bíblia não relata os detalhes, mas podemos concluir que Jesus mostrou a Zaqueu a importância de ser honesto, porque ele tomou uma séria decisão: – Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma cousa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então Jesus respondeu: – Hoje houve salvação nesta casa... porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

Com esse exemplo podemos concluir: JESUS QUER TRANSFORMAR OS CORRUPTOS. OS CORRUPTOS DEVEM RECONHECER SEUS PECADOS. OS CORRUPTOS DEVEM ABANDONAR A CORRUPÇÃO. JESUS É A SOLUÇÃO PARA A CORRUPÇÃO.

Há saída para os problemas do Brasil se os corruptos brasileiros forem transformados. Você pode concluir, apressadamente, que essa lição é para os governantes; mas ela é para cada um de nós. Você é corrupto quando mente, cola na escola ou se apossa de algo que não lhe pertence. O Brasil só vai mudar radicalmente, se esta transformação ocorrer no coração de cada brasileiro, inclusive, em você. Você quer ser transformado? JESUS PODE MUDAR O SEU CORAÇÃO! 88


www.VIDAREAL.com.br

1

Leia o que um político brasileiro disse sobre um de seus colegas, também político e muito conhecido no Brasil: “O senador... age tipo batedor de carteira, que tira a bolsa da vítima e sai gritando ‘pega ladrão’, para que ninguém preste atenção nele.” (Revista Veja, Edição 1649) Infelizmente, essa parece ser a opinião da maioria dos brasileiros sobre os nossos políticos. Em sua opinião, o que mudaria a imagem dos políticos diante da sociedade?

É ano de eleições

2

Zaqueu, o personagem bíblico da nossa lição, também estava envolvido com a política do seu país. Ele também era corrupto. Quem ele era? O que ele fazia? E o que o transformou?

89


www.MÚSICA.com.br

3

Leia a música PRA CIMA BRASIL, e responda às questões, a fim de que você conheça alguns problemas e soluções para o nosso país. Depois, você pode ouvir e ver um clipe dessa música no site: www.youtube.com/ watch?v=5MKNLndp-MM

Pra Cima Brasil (João Alexandre) Como será o futuro Do nosso país? Surge a pergunta no olhar E na alma do povo Cada vez mais cresce a fome Nas ruas, nos morros Cada vez menos dinheiro Pra sobreviver Onde andará a justiça Outrora perdida? Some a resposta na voz E na vez de quem manda Homens com tanto poder E nenhum coração Gente que compra e que vende A moral da nação Brasil, olha pra cima Existe uma chance De ser novamente feliz Brasil, há uma esperança! Volta teus olhos pra Deus, Justo Juiz! Como será o futuro Do nosso país?

Quais são os problemas sociais relacionados na música do João Alexandre?

Quais são os questionamentos do autor sobre os “homens no poder”?

Que saída o autor sugere para a nossa nação? Por quê?

4

Escreva no quadro a seguir um poema-oração para que o Senhor livre ao nosso país de tanta corrupção. 90


5

A corrupção não é apenas um problema dos políticos; mas do ser humano, inclusive seu. Que tipo de corrupção é mais comum em sua vida? EM CASA: NA escola: com amigos ou irmãos:

www.VIDAREAL.com.br

6

No nosso dia a dia, muitas vezes ouvimos algumas tentativas de justificar ações corruptas. Comente as frases abaixo e identifique porque elas refletem comportamentos corruptos: “Quem não ‘COLA’ não sai da ESCOLA.” “Vou ‘FICAR’ com ele (a) senão meus amigos(as) vão ficar ‘zoando’ comigo.”

www.MINHABÍBLIA.com.br

7

Leia os textos bíblicos que falam sobre alguns comportamentos corruptos. Quais são eles e quais os comportamentos honestos que os substituem? Efésios 4: 25: Efésios 4: 28:

“ E não nos deixes cair em tentação, mas “ (Mateus 6:13) livra-nos do mal.” 91


Licao

17

UMa nova chance Lucas 22 e João 21

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 1:9

Certamente, você já brincou muitas vezes de tiro ao alvo. Como demoramos para realmente acertar“na mosca”, não é verdade? São necessárias inúmeras tentativas, várias horas de treino para acertarmos o alvo. Alguém apresentou a seguinte definição de pecado: “PECADO É ERRAR O ALVO.”

Nossa meta deve ser sempre agradar a Deus, mas muitas vezes passamos longe desse alvo. No entanto, Deus está sempre nos dando uma segunda chance. Vejamos como isso aconteceu na vida de Pedro, um dos apóstolos de Jesus. PEDRO DECIDE SEGUIR A JESUS Depois que Pedro e alguns companheiros presenciaram o milagre da pesca maravilhosa, ficaram admirados do poder de Cristo. E quando Jesus disse a Pedro que faria deles pescadores de homens, veja o que aconteceu: “E arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo o seguiram.” (Lucas 5:11)

A PROMESSA DE PEDRO A JESUS Quando Jesus disse que seus discípulos o abandonariam quando fosse preso e morto, Pedro afirmou: “Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te enganarei”. (Mateus 26:35) A ADVERTÊNCIA DE JESUS A PEDRO Replicou-lhe Jesus: “Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negará três vezes”. (Mateus 26:34) 93


PEDRO nega A JESUS Quando uma criada e outros disseram que Pedro era um dos discípulos de Jesus, ele por três vezes negou, dizendo: “Não conheço tal homem.” (Mateus 26:72) PEDRO se arrependeu Quando o galo cantou e Pedro se lembrou das palavras de Jesus, veja o que aconteceu: “Então Pedro, saindo dali, chorou amargamente”. (Lucas 22:62) Jesus dá a Pedro uma segunda chance Depois de sua morte e ressurreição, Jesus se encontrou com Pedro e por três vezes perguntou a ele: “Simão, filho de João, tu me amas? (João 21:16) Ele respondeu: “Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que te amo”, (João 21:17) Então Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas ”. (João 21:17) Quando, arrependidos, nos voltamos para Deus, Ele nos perdoa e nos dá uma nova chance. Essa nova chance inclui a oportunidade de servi-lo, provando assim, o nosso amor para com Ele. Que maravilha é sabermos que o nosso Deus é o Deus da oportunidade! Ele quer dar a você uma nova chance de acerto, portanto:

Tente uma vida diferente!


www. POESIA.com.br PEDRO NEGA A JESUS (Bíblia em versos – Isnard Rocha)

I

“Sim, este estava com Cristo Porquanto lá se encontrava; Ele é também galileu” Na fala ele mostrava. II “Não sei, ó homem, o que dizes,” Bem alto Pedro falou, E, estando ele a falar, O galo logo cantou. III Então, voltando-se o Mestre, Em Pedro os olhos fixou; E, da palavra de Cristo, Ah! Pedro bem se lembrou. IV E Pedro, então, diante disso, Saiu dali de repente, A fim de se lamentar, Chorando amargamente. (Lucas 22: 59-62)

www.MEUCORAÇÃO .com.br

1

Alguma vez você já se sentiu como Pedro? O que aconteceu?

2

O que você fez depois?

3

Pedro negou a Jesus. Como em nossa vida, podemos negá-lo também? Liste algumas formas de negar a Jesus.

94


www. vidareal.com.br

4

Para que você conheça mais sobre a MARAVILHOSA GRAÇA de Jesus, leia em sua Bíblia a “HISTÓRIA DO FILHO PRÓDIGO”, em Lucas 15: 11-31. Após esta leitura, leia a história “UM PAI CEGO DE AMOR.”

UM PAI CEGO DE AMOR Uma jovem fora criada em um pomar de cerejas, na parte superior de Traverse City, no Michigan. Seus pais, um tanto antiquados, costumavam reagir mal ao seu piercing no nariz, às músicas que ouvia e ao comprimento de suas saias; de vez em quando eles a repreendiam e ela fervia por dentro. “Odeio vocês!”, gritou para o pai,quando ele bateu a porta do quarto dela, depois de uma discussão. Naquela noite, a jovem realizou um plano que mentalmente já ensaiara dezenas de vezes. Ela fugiu de casa. A jovem havia visitado Detroit apenas uma vez, em uma viagem de ônibus com os jovens da igreja para assistir ao jogo dos Tigers. Os jornais de Traverse City descreviam em chocantes detalhes as gangues, drogas e a violência na cidade de Detroit; ela concluiu que, provavelmente, seria o último lugar onde seus pais a procurariam. Talvez Califórnia, ou na Flórida, mas não em Detroit. No seu segundo dia ali, ela conheceu um homem dirigindo o maior carro que já vira na vida. Ele lhe ofereceu carona, pagou-lhe um almoço e arranjou-lhe um lugar para ficar. O homem deulhe alguns comprimidos que a fizeram sentir-se melhor do que jamais se sentira. Ela se sentiu ótima e concluiu: seus pais não permitiam que ela se divertisse. A boa vida continuou durante um mês, dois meses, um ano. O homem com o carrão – ela o chamava de “chefe” – ensinou-lhe coisas de que os homens gostam. Sendo menor de idade, os homens lhe pagavam mais. Ela morava em um apartamento pequeno e podia encomendar o que precisava. Ocasionalmente, pensava nos pais em casa, mas a vida deles lhe parecia tão chata e provinciana que mal acreditava que fora criada ali. Um dia ela se assustou ao ver sua foto na embalagem de leite com os dizeres: “Vocês viram esta criança?”. Agora, porém, com o cabelo tingido de loiro, e com toda a maquiagem que usava, 95

ninguém a consideraria uma criança. Além do mais, a maioria dos seus amigos também fugira de casa, e ninguém dava com a língua nos dentes em Detroit. Depois de um ano, os primeiros sintomas incipientes da enfermidade apareceram, e ela ficou surpresa com a crueldade do chefe. “Hoje em dia, a gente não pode facilitar”, ele rosna; antes que a jovem percebesse, estava na rua sem um tostão. Ela ainda conseguia ganhar alguma coisa de noite, mas não lhe pagavam muito, e todo o dinheiro era usado para manter o vício. Quando chegou o inverno, ela se encontrava dormindo nas grades de metal do lado de fora de uma loja de departamentos. “Dormir” não é a palavra certa – uma adolescente sozinha na noite em Detroit não pode nunca baixar a guarda. Estava com olheiras profundas. Sua tosse piorava. Uma noite ela se encontrava acordada, atenta ao barulho de passos; de repente, tudo ao seu redor pareceu diferente. Ela não se sentia mais como uma mulher do mundo. Sentia-se uma menininha perdida em uma cidade fria e assustadora. Começou a soluçar. Seus bolsos estavam vazios e estava com fome. Precisava de uma dose. Trêmula, encolheu as pernas debaixo dos jornais que empilhara sobre o seu casaco. Alguma coisa acionou uma série de lembranças e uma imagem preenchia sua mente: o mês de maio em Traverse City, quando milhares de cerejeiras estão em flor, todas ao mesmo tempo; e ela via seu cachorro correndo no meio das fileiras das árvores em flor atrás de uma bola de tênis. Deus, por que eu fugi? Ela disse para si mesma, e uma dor traspassou seu coração. Meu cachorro em casa come melhor do que eu agora. A jovem estava soluçando e, imediatamente, percebeu que desejava voltar para casa mais do que qualquer outra coisa no mundo. Três telefonemas, todos caindo na secretária


eletrônica. Nas duas primeiras vezes, ela desligou sem deixar uma mensagem; na terceira, porém, disse: “Papai, mamãe, sou eu. Estive pensando em voltar para casa. Estou pegando um ônibus e chegarei aí amanhã, lá pela meia noite. Se vocês não estiverem me esperando, bem, acho que ficarei no ônibus e irei para o Canadá”. Foram sete horas de ônibus entre Detroit e Traverse City; durante aquele tempo ela percebia os erros no seu plano. E se os pais estivessem fora da cidade e nem tivessem ouvido a mensagem? Não deveria ter esperado outro dia para poder falar com eles? E, mesmo que estivessem em casa, provavelmente já a consideravam morta há muito tempo. Deveria ter-Ihes dado um tempo para se recuperarem do choque. Seus pensamentos pulavam de lá para cá entre as preocupações e o discurso que estava preparando para o pai. “Papai, sinto muito. Sei que estava errada. A culpa não foi sua; foi minha. Papai, você pode me perdoar?” Ela repetiu as palavras muitas e muitas vezes, com a garganta apertada, enquanto as ensaiava. Nos últimos anos não havia pedido perdão a ninguém. O ônibus estivera andando com as luzes acesas desde Bay City. Floquinhos de neve batem no calçamento desgastado por milhares de pneus e o asfalto exala vapor. Ela havia esquecido como a noite é escura lá fora. Um cervo cruzou a estrada como uma flecha e o ônibus deu uma guinada. De vez em quando, aparecia um outdoor ao lado da estrada. Uma placa indicava quantos quilômetros

faltavam até Traverse City. Oh, Deus! Quando o ônibus, finalmente, entrou na rodoviária, os freios sibilando em protesto, o motorista anunciou no microfone: “Quinze minutos, pessoal. É tudo quanto vamos gastar aqui”. Quinze minutos para decidir sua vida. Ela se examinou em um espelhinho, alisou o cabelo e limpou o dente manchado de batom. Olhou para as manchas de fumo nas pontas dos dedos e ficou imaginando se os pais iriam perceber. Se estivessem lá. A jovem entrou no saguão sem saber o que esperar. Nenhuma, das milhares de cenas que passaram por sua cabeça a prepararam para aquilo que viu. Ali, naquele terminal de ônibus, de paredes de concreto e cadeiras de plástico, de Traverse City, em Michigan, estava um grupo de quarenta parentes, irmãos e irmãs, tios e primos, uma avó e uma bisavó para recebê-la. Todos eles estavam usando chapeuzinhos de festa e assoprando apitos; na parede do terminal havia um cartaz, dizendo: “Seja bem-vinda!”. Da multidão que a recepciona irrompe o papai. Ela olhou para ele através das lágrimas que brotavam dos seus olhos como mercúrio quente e começou o discurso memorizado: “Papai, sinto muito. Eu sei…”. Ele a interrompeu. “Quieta, filhinha. Não temos tempo para isso agora. Nada de pedidos de desculpas. Você vai chegar atrasada na festa. Lá em casa há um banquete esperando por você.”

(Extraído de Maravilhosa Graça. Philip Yancey. Editora Vida, 2003.)

5

Essas são duas histórias sobre “segunda chance”. No espaço abaixo, escreva uma oração. Se você já experimentou este perdão de Cristo, agradeça; se ainda não, peça a Ele que o perdoe e o aceite.

“ E como o Oriente está longe do Ocidente, assim Ele afasta para longe de nós as nossas transgressões. Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem.”“ (Salmo 103:12, 13) 96


Licao

18

POR QUE CRISTO MORREU? Lucas 22 e 23

“...Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras.” I Coríntios 15:3

Uma garotinha com mais ou menos três anos de idade ouvia as histórias de Jesus e aprendeu a amá-lo. Num certo dia quando sua mãe contava sobre a morte do Filho de Deus, ela começou a chorar e disse: – Eu não quero que Jesus morra! Por que ele tem que morrer? A morte de Jesus não dependia da vontade daquela garotinha. Por isso vamos descobrir: POR QUE JESUS MORREU? ELE VEIO PARA MORRER EM NOSSO LUGAR “Tal como o Filho do homem que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20:28) ERA A ÚNICA ALTERNATIVA DE DEUS PARA O NOSSO PECADO “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim, a tua.” (Lucas 22:42)

98


Essa foi a oração de Jesus pouco antes da sua morte. Se houvesse outra alternativa para o perdão dos nossos pecados, Deus não teria livrado seu Filho da Cruz? Sim, Ele teria! Contudo, não o fez, pois essa era a única maneira justa de livrar-nos do pecado. PARA CUMPRIR A JUSTIÇA DE DEUS “Pois assim como, por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para a condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida”. (Romanos 5:18) Deus não seria justo se perdoasse nossa dívida sem pagarmos um preço. Como não podemos pagar, porque somos pecadores, Jesus pagou em nosso lugar o preço dos nossos pecados. Sendo assim, foi satisfeita a justiça de Deus. PARA PROVAR O AMOR DE DEUS “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5:8) PARA NOS DAR A VIDA ETERNA “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que Nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

Você seria capaz de morrer por alguém? Veja o que João nos fala de Jesus:

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”. (João15:13) 99


www.MINHABÍBLIA.com.br

1

Para nos salvar, Cristo morreu na cruz. Mas você precisa conhecer todo o sofrimento que envolveu o seu sacrifício. Vamos conferir isso, consultando a Palavra de Deus? Leia os versículos e cite o tipo de sofrimento que Ele passou. Marcos 14: 50 Lucas 22: 44 Lucas 22: 47, 48 Lucas 22: 54 Lucas 22: 57 Lucas 22: 63 Lucas 23: 2 Lucas 23: 11 Lucas 23: 33 Lucas 23: 34 Lucas 23: 39

2

Mesmo em meio a todo aquele sofrimento, qual foi a oração de Jesus pelos seus algozes? (Lucas 23:34)

3

Para confirmar o perdão incondicional de Jesus por nós, confira em sua Bíblia: O que pediu um dos ladrões que foi crucificado ao lado de Cristo? (Lucas 23:42) O que Jesus respondeu a ele?

4

Leia o texto bíblico de Romanos 8: 31-39, que está na próxima página. Após a leitura responda: Sublinhe tudo aquilo que a morte de Cristo nos propiciou. Escreva do que você jamais poderá duvidar, baseado no texto de Romanos. 100


ROMANOS 8:31-39

“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou

nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

www.MEUCORAÇÃO .com.br

5

Cristo morreu para perdoar os seus pecados. Você já entregou a sua vida a Ele? ( ) SIM ( ) NÃO POR QUÊ?

Se você não sabe como fazer para entregar a sua vida a Cristo, você pode fazer essa oração: “Senhor, preciso do teu perdão pelos meus pecados e creio que a morte de Cristo na cruz foi em meu lugar. Neste momento, entrego a minha vida a Ele, recebendo-o como meu único e suficiente Salvador. Amém”

www.MÚSICA.com.br Entre nos sites e ouça duas lindas canções sobre a morte de Jesus na cruz para nos salvar:

Diante Da Cruz - Aline Barros - http://www.youtube.com/watch?v=R8SytbJ8_ao Via Dolorosa: Billy Sprague e Niles Borop - http://www.youtube.com/watch?v=kJ4yOlyXPzY

“ Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida;ninguém vem ao Pai “ (João 14:6) senão por mim.” 101


Licao

19

ELE NÃO ESTÁ AQUI! Lucas 24

“E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis em vossos pecados.” I Coríntios 15:17

Três dias após a morte de Jesus, algumas mulheres foram visitar o túmulo dele e encontraram-no vazio. A pedra que fechava a sua entrada estava removida. Estando elas ainda admiradas com esses fatos, dois homens com vestes resplandecentes lhes apareceram e falaram: “Por que buscais, entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou”. (Lucas 24:5-6) Jesus, o Filho de Deus, morreu sim, mas não ficou morto. Ele tornou a viver, demonstrando o seu poder. Vamos descobrir algumas evidências que comprovam a sua ressurreição?

102


O TÚMULO VAZIO O corpo de Jesus não pode ser encontrado, porque ele não ficou morto, mas ressuscitou. Pode-se visitar o túmulo de todos os fundadores de religiões, e encontrar seus restos mortais. Mas, o corpo de Jesus não pode ser encontrado jamais, pois, Ele ressuscitou e está vivo no Céu. A PEDRA REMOVIDA Alguns não queriam crer na ressurreição, dizendo que, provavelmente, Jesus não teria morrido, mas apenas desmaiado. Considerando a hipótese de que Ele não tivesse morrido, como poderia alguém que passou por uma crucificação como foi a de Cristo, três dias depois, conseguir remover uma pedra que fosse tão pesada? SEUS DISCÍPULOS PODIAM TOCÁ-LO “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. Dizendo isto, mostrou-lhe as mãos e os pés”. (Lucas 24:39-40) JESUS COMEU COM OS DISCÍPULOS “E, por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa para comer? Então, lhe apresentaram um pedaço de peixe assado e um favo de mel. E Ele comeu na presença deles”. (Lucas 24:41-43) APARECEU A UMA MULTIDÃO “E que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas, e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez...” (I Coríntios 15:4-6) Lucas, no livro de Atos, ainda declara: “...depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-Ihes durante quarenta dias e falando das cousas concernentes ao reino de Deus, e comendo com eles...” (Atos 1:3-4) Após os quarenta dias, Jesus foi para os céus. Quando acabou de falar com os seus discípulos foi elevado aos céus. Então, apareceram dois homens vestidos de branco e disseram a eles: “Varões Galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse mesmo Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir”. (Atos 1:11) Que maravilha! Ele morreu, mas não ficou morto, está vivo e voltará. VOCÊ CRê NESSA PROMESSA? 103


www.MINHABÍBLIA.com.br

1

Aprendemos nessa lição sobre a ressurreição de Cristo, que é um fato essencial para a fé cristã. Leia o texto e responda às perguntas para você descobrir porque este fato é tão importante.

I CORÍNTIOS 15: 12-22 “Mas, digam-me uma coisa! Já que vocês creram no que nós pregamos, isto é, Cristo se levantou dentre os mortos, por qual razão alguns de vocês andam dizendo que os mortos nunca voltarão a viver outra vez? Pois se não há ressurreição dos mortos, então, Cristo deve estar morto ainda. E se Ele ainda está morto, então, toda a nossa pregação é inútil e a confiança de vocês em Deus é vazia, sem valor, sem esperança. E nós, os apóstolos, somos todos uns mentirosos, porque dissemos que Deus levantou Cristo do túmulo e isso, logicamente, não é verdade, se os mortos não voltam novamente à vida. Se eles não voltam, então, Cristo ainda está morto e vocês são muito tolos, se continuam a confiar que Deus os salva, pois ainda estão sob condenação devido aos seus pecados; Nesse caso, todos os cristãos que já morreram estão perdidos! E se o fato de sermos cristãos só tem valor para nós nesta vida, então, somos as criaturas mais infelizes. Mas o fato é que Cristo realmente ressuscitou dentre os mortos, e tornou-se o primeiro entre milhões que algum dia voltarão novamente à vida. A morte veio ao mundo por causa do que um homem (Adão) fez, e é devido àquilo que este outro homem (Cristo) fez, que agora existe a ressurreição dos mortos. Todo mundo morre, porque todos nós somos parentes de Adão, membros de sua raça pecadora e, onde quer que haja pecado, o resultado é a morte. Contudo, todos quantos são parentes de Cristo novamente ressuscitarão.”

(A Bíblia Viva)

O que está perdido se não houve a ressurreição de Cristo?

O que a fé cristã ganha com a crença na ressurreição de Cristo?

104


2

Na Páscoa celebramos a ressurreição de Cristo. Mas todos nós sabemos o quanto Cristo, sua morte e ressurreição tem deixado de ser a principal celebração dessa data. No espaço abaixo, escreva um texto comparando: A celebração da Páscoa hoje e o verdadeiro sentido da Páscoa.

www.vidareal.com.br

Leia! “Algo aconteceu após a morte de Jesus que mudou os Seus discípulos de covardes em heróis. Dentro de poucos anos eles tinham levado as boas-novas de Jerusalém para a Ásia Menor e para a própria Roma. Teriam eles levado a mensagem da ressurreição de modo tão convincente se soubessem que tudo isso não passava duma mentira? E teriam tantos, suportado o martírio, como realmente aconteceu, se estivessem ocultando o segredo de que Jesus estava morto? O que fez com que os primeiros cristãos mudassem o seu dia de culto do sábado para o domingo? Certamente, foi o fato central da fé da Páscoa, que Cristo ressuscitou dos mortos na manhã dum domingo. Milhões de pessoas ao longo dos séculos, têm experimentado a presença e o poder do Cristo ressurreto. Todas elas fariam eco das palavras de Sir Malcolm Sargent: – Sem Cristo eu não posso viver; com Ele eu não posso morrer! Algo de sensacional aconteceu na manhã dessa Páscoa.” (Fonte: A descoberta da Fé, Andrew Knowles, ABU Editora, p. 46) 105


3

Andrew Knowles nos aponta algumas evidências da ressurreição de Cristo. Após a leitura, descubra essas evidências. Quais os fatos citados no texto que demonstram a fé dos discípulos na ressurreição de Cristo?

Explique o que você pode entender sobre o significado da frase de Sir Malcolm Sargent: “Sem Cristo eu não posso viver; com Ele eu não posso morrer.”

Você pode dizer o mesmo que Sir Malcolm Sargent? Por quê?

www.MEUCO RAÇÃO.com.br

4

Tomé um dos discípulos de Jesus duvidou da sua ressurreição quando os outros discípulos lhe contaram, e disse: ”Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.” (João 20: 25) Mas quando Jesus apareceu e disse que ele podia tocá-lo, creu em Cristo e sua resposta foi: “Senhor meu e Deus meu!” (João 20: 28) Se você já crê na ressurreição de Cristo, qual é a sua resposta a Ele neste momento? Escreva-a aqui!

“ Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, “ (João 11: 25) viverá.”

106


Licao

20

A volta de Jesus Lucas 24

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.” Mateus 24:30

Cristo afirmou certa vez: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” (Mateus 24:35) E foi o mesmo Cristo quem declarou: “E quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estou, estejais vós também”. (João 14:3) Se Ele prometeu, certamente cumprirá a Sua Palavra. Vejamos, portanto, como isto se dará. COMO SERÁ A VOLTA DE CRISTO? “Porque assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem”. (Mateus 24:27) A vinda de Jesus será instantânea, acontecerá rapidamente. Muitos serão surpreendidos quando Ele vier.


QUANDO SERá A VOLTA DE CRISTO? “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.” (Mateus 24:36) Muitos têm tentado marcar o ano e até o dia da volta de Cristo. Mas isto é impossível, pois, esse conhecimento pertence somente ao Deus Pai. QUEM VERÁ A VOLTA DE CRISTO? “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá até quantos o trespassaram...” (Apocalipse 1:7) Todas as pessoas verão o regresso de Jesus e terão que prestar contas a Ele.

guerra

traição

terremoto

falsos profetas

fome

falsos milagres

ódio

falsos cristos

QUE SINAIS HAVERÃO DA VOLTA DE CRISTO?

(Mateus 24:5-24)

QUAL O DESTINO DAS PESSOAS QUANDO CRISTO VOLTAR? “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.” (Mateus 25:46) COMO DEVEMOS ESPERAR A VOLTA DE CRISTO? “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42) Devemos estar atentos, vivendo de conformidade com a vontade do Senhor, esperando a sua volta. Com certeza, Ele virá.

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA ENCONTRÁ-LO? 108


www.batepapo.com.br

1

Caro aluno, durante todo este ano você teve o privilégio de estudar sobre a vida de Jesus Cristo! Desde seu nascimento até a sua morte e ressurreição. Além de aprender sobre os principais ensinos do Mestre. Entre agora no “chat”, conte para a sua amiga “Gabi” sobre o amor de Jesus e o que Ele pode e quer fazer em nossas vidas. Você pode usar o “internetês” para se comunicar! Oi Gabi, e aí... Fala aí!!!

109


www.MINHABÍBLIA.com.br

2

Em Apocalipse 1: 7, 8, o Apóstolo João recebe uma revelação que diz: “Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho O verá, até mesmo aqueles que O traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa Dele. Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor, o que é, o que era, e o que há de vir, o Todo Poderoso.” A quem o texto se refere? A que evento o texto se refere? Quem são aqueles que o traspassaram? Por que os povos se lamentarão? O que a expressão “o que é, o que era, e o que há de vir” indica sobre a pessoa de Jesus Cristo?

www.MÚSICA.com.br

3

Leia abaixo a música do Oficina G3: “O fim é só o começo”. Ela também fala da volta de nosso Senhor. Essa música diz: “Lá do alto vem. Ele vem pra me buscar.” Você está preparado para se encontar com Ele? Por quê?

O FIM É SÓ O COMEÇO Composição: Oficina G3 Todos vão ver, logo saber Tudo o que se ouviu Vai estar, diante dos teus olhos Fatos, atos, desnudados Nada vai ficar Nem estar oculto aos olhos d’Ele Lá do alto vem Sobre as nuvens vem Lá do alto vem Ele vem pra me buscar (Ele vem pra me buscar) Vão os dias, vêm os anos O fim desacreditado

Aí está, diante dos seus olhos Narrador: Naquele dia, dois homens estarão trabalhando na fazenda Um será levado, e o outro deixado. Duas mulheres estarão no moinho moendo trigo Uma será levada, e a outra deixada. Por isso, fiquem vigiando. Pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando. (Fonte: http://letras.com.br/oficina.g3/122789)

110


www.MINHABÍBLIA.com.br

4

Leia Apocalipse 21:6-7 para descobrir o que é a herança de Deus e quem serão os herdeiros de Deus.

5

Continue lendo em Apocalipse 21:8 e 22: 15 e anote abaixo quem são, no texto, os que não herdarão a vida eterna com Cristo.

www.MEUCORAÇÃO.com.br Se você não sabia dessa promessa de Cristo de vir para buscar os seus e descobriu que não está pronto, você pode se preparar se entregando a Ele. Ore: “Jesus, eu creio que o Senhor morreu para perdoar os meus pecados. Perdoe-me e me aceite como Seu herdeiro. Neste momento, eu me entrego a ti. Quero estar pronto para recebê-Lo quando o Senhor vier. Amém”.

“ Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a “ saber, aos que creem no seu nome.” (João 1: 12) 111


EDUCAÇÃO RELIGIOSA A Coleção A MELHOR ALTERNATIVA é composta de quatro volumes destinados às quatro séries finais do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ANO. O conteúdo de cada volume considera o desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual do adolescente. Contempla fatos bíblicos e valores cristãos apropriados e indispensáveis para a formação do caráter cristão do aluno de cada faixa etária. Nesse material a Educação Religiosa não consiste apenas na transmissão de meros fatos ou determinados dogmas religiosos. Visa à formação de valores e conceitos eternos para a vida do Educando, promovendo assim, vivências que reflitam o espírito do Evangelho de Cristo. Acreditamos que esse é o ensinar que EDUCA PARA CRISTO

Unidade Centro: Rua 68,nº 95, - Centro - Goiânia - GO Unidade Bueno: Avenida T-1, nº 1.008, Setor Bueno - Goiânia - GO ipe@ipeonline.com.br / www.ipeonline.com.br

A Melhor Alternativa  

A Melhor Alternativa são os livros do Ensino Fundamental do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)

Advertisement