Page 1


“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Provérbios 22:6


TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO INSTITUTO PRESBITERIANO DE EDUCAÇÃO Unidade Centro: Rua 68, nº 95 - Centro Unidade Bueno: Av. T-1, nº 1.008 - Setor Bueno GOIÂNIA - GO E-mail: ipe@ipeonline.com.br Portal: www.ipeonline.com.br COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO Neli Maria de Freitas SUPERVISÃO DE REDAÇÃO E REVISÃO Érika Virgínia César Santana Almeida ILUSTRAÇÕES E diagramação Willian Fernando da Silva Projeto Gráfico Clarim Comunicação e Marketing www.clarimcomunica.com.br IMPRESSÃO E ACABAMENTO IPE

Dados Internacionais de catalogação na Publicação (CIP) Freitas, Neli Maria Coleção As Maravilhas de Deus Ensino Religioso 4 Volume VII – 4º ano Janeiro de 2011 Goiânia: IPE, 2011, 3ª edição Índices para Catálogo Sistemático: 1. Ensino Fundamental – 2. Ensino Religioso 4º ano ISBN: 978-85-63932-07-5

3ª EDIÇÃO atualizada 2011


Querido (a) aluno (a) Convido você para uma emocionante aventura através das MARAVILHAS DE DEUS. Nesta viagem você vai conhecer o nosso COMANDANTE: JESUS CRISTO. Ele nos manda seguir rigorosamente o MAPA: A BÍBLIA, para descobrirmos um grande tesouro: o CÉU. Encontraremos pelo caminho muita gente famosa: Adão e Eva, Moisés, Davi, Maria, José, Paulo e muitos outros. Estaremos acompanhados nesta jornada rumo ao conhecimento de Deus, pela Turma do“J” (Jesus). Faz parte deste clube uma“turminha”muito especial. Vamos conhecê-los? Aí estão eles:

Tenho certeza que nesta viagem você aprenderá muito com o NOSSO COMANDANTE. Mas, atenção, não esqueça de seguir o MAPA! Boa Viagem! A autora


CONHECENDO O POVO DE DEUS DO VELHO TESTAMENTO UNIDADE 1 O começo do Povo de Deus 1. Nossos primeiros pais, 6 2. Nossos primeiros irmãos, 9 3.Que confusão!, 12 UNIDADE 2 Os patriacas do Povo de Deus 4. O pai do povo de Deus, 16 5. Uma grande fé, 19 6. Um nome novo, 22 UNIDADE 3 O Povo de Deus no Egito 7. O Senhor estava com José, 26 8. O Senhor estava com Moisés, 29 9. O senhor liberta o seu povo, 32 UNIDADE 4 Liberdade para o Povo de Deus 10. Deus protege o seu Povo, 36 11. Deus sustenta o seu Povo, 40 12. Deus ensina o seu Povo, 43 UNIDADE 5 O povo de Deus na Terra Prometida 13. Josué substitui Moisés, 47 14. Conquistando a Terra prometida, 50 15. Divisão da Terra de Canaã, 53 UNIDADE 6 Juízes do Povo de Deus 16. Uma mulher corajosa, 57 17. A vitória é do Senhor, 60 18. Um juiz muito forte, 63 UNIDADE 7 Reis e Profetas do Povo de Deus 19. O povo de Israel pede um rei, 67 20. O reino que dividiu, 70 21. Profetas do povo de Deus, 73 UNIDADE 8 O Povo de Deus Volta do Cativeiro 22. Deus não abandona o seu povo, 77 23. Reconstrução do templo, 80 24. Reconstrução dos muros de Jerusalém, 83


Unidade 1 O Comeรงo do Povo de Deus


Nossos primeiros pais (Gênesis 1, 2 e 3)

Deus criou todas as coisas. Os céus, a terra, os mares, os animais e também o homem. A Bíblia nos diz que Deus formou o homem do pó da terra e soprou-lhe nas narinas a vida. Chamou o primeiro homem, Adão. Deus colocou Adão num lindo jardim, chamado Éden. Adão deu nome aos animais, mas estava só, sem ninguém para ajudá-lo ou amá-lo. Então, o Senhor o fez dormir e de uma das suas costelas fez a mulher. Que alegria! Agora Adão tinha uma companheira, a qual chamou Eva, por ser a mãe de todos os seres humanos. Adão e Eva viviam felizes no jardim, porém, um dia desobedeceram a Deus e foram expulsos daquele lindo jardim. Adão e Eva foram para outro lugar da terra e a vida se tornou muito difícil. Ainda assim, Deus não os abandonou, deu-lhes filhos.

Guarde no coração: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27 6


Refletindo sobre a história Qual foi o processo usado por Deus na criação do homem e da mulher? Explique.

Por que Deus criou Eva?

O que Adão e Eva fizeram? Qual foi a consequência?

PESQUISANDO SOBRE A HISTÓRIA Pesquise na Bíblia e responda - Gênesis 1 Relacione todas as coisas criadas por Deus.

Qual foi a mais importante criação de Deus? Por quê?

Em um dicionário, procure o significado da palavra “gênesis.”

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Discuta com sua professora ou com seus pais, o que significa para nós o fato de que fomos criados à “imagem de Deus”. Escreva a resposta aqui.

7


O que você mais gosta de todas as coisas que Deus criou? Por quê? Converse com seus colegas sobre isto e depois escreva sua resposta aqui.

APRENDENDO COM A HISTÓRIA A Bíblia diz que não apenas Adão e Eva pecaram, mas todos nós pecamos. Leia duas notícias em jornal, revista ou internet e observe comportamentos que desagradam a Deus. Resuma as notícias e os comportamentos no quadro abaixo:

Que tipo de comportamento você tem tido nos últimos dias que desagrada a Deus? Descreva pelo menos dois destes comportamentos.

Escreva uma oração pedindo perdão a Deus pelos seus pecados.

8


Nossos primeiros irmãos

(Gênesis 4) Adão e Eva foram nossos primeiros pais. O pecado da desobediência afastou-os do jardim. Dali em diante teriam muitos problemas, dores, trabalho pesado e muita tristeza. Deus concedeu a Adão e Eva dois filhos. O primeiro, Caim, que se tornou um lavrador. Ele cuidava da terra. O segundo, Abel, que se tornou um pastor. Ele cuidava de ovelhas. Um dia, tanto Caim quanto Abel resolveram fazer a Deus uma oferta. Caim ofereceu os frutos que ele cultivava e Abel uma ovelha do seu rebanho. A Bíblia nos diz que Deus não agradou da oferta de Caim. Certamente não havia sinceridade em seu coração. Mas, Deus ficou contente com a oferta de Abel. Deus se agrada daquele que presta a Ele um culto de todo o coração. Caim ficou com raiva do seu irmão porque Deus não aceitou a sua oferta. E assim, um dia, o matou. Que tristeza! Mais uma vez o pecado trouxe problemas para o povo de Deus. Deus falou com Caim sobre o seu pecado. Caim teve que fugir e viver longe de sua família por causa do pecado.

Guarde no coração: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus.” Romanos 6:23 9


Refletindo sobre a história Por que nossos primeiros pais tiveram muitos problemas?

Por que Deus aceitou a oferta de Abel e não aceitou a de Caim?

O que aconteceu a Caim por causa do seu pecado?

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Caim e Abel eram irmãos. Você tem irmãos? (Caso não tenha irmãos, fale do seu relacionamento com um parente ou amigo) O que você mais gosta de fazer junto com eles?

Você briga muito com algum deles? Por quê?

Converse com ele ou ela, e pergunte o que podem fazer para melhorar o relacionamento entre vocês. Registre o que combinaram.

10


DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Responda às questões para completar a cruzadinha: C

a) O que sentiu Caim ao saber que Deus se agradou da oferta de Abel?

O R A

b) O que faltava no coração de Caim e por isso não agradou a Deus?

Ç

c) Como Deus quer que façamos culto para Ele?

Ã

d) Qual a maior oferta que podemos dar a Deus?

O

APRENDENDO COM A HISTÓRIA Caim era um lavrador. Ele sabia que só colhemos aquilo que plantamos. Cite três “sementes más” que ele plantou em seu coração.

Agora, cite três “sementes boas” que você deve plantar em seu coração.

O pecado traz tristeza e sofrimento . Escreva abaixo o resultado das ações seguintes: O aluno fica com preguiça e não estuda. O menino mente para sua mãe que não tirou notas ruins. Uma amiga fala mal da outra. Complete a oração: “Senhor, o pecado traz sofrimento e tristeza. Ajude-me a

Amém” 11


Que confusão! (Gênesis 6-9)

O pecado entrou no mundo e a terra estava cheia de maldade e violência. Deus chamou Noé e disse: – Destruirei o homem que criei, pois ele está vivendo na mais completa maldade. O Senhor mandou Noé construir uma grande arca, uma espécie de barco. E disselhe que toda a sua família deveria se proteger, pois Ele derramaria sobre a terra um grande dilúvio. Quando Noé construiu a arca, Deus mandou que ele, sua esposa, filhos e noras entrassem. E também que Noé colocasse na arca um par de todos os animais. Fechou Deus a porta da arca e choveu na Terra por quarenta dias e quarenta noites. Todos que não estavam com Noé pereceram. Quando a chuva cessou e as águas baixaram, Noé, sua família e todos os animais que obedeceram à ordem do Senhor estavam salvos. Noé fez um altar e agradeceu ao Senhor pela proteção dele e de sua família. Os filhos de Noé tiveram filhos, e estes mais filhos e a Terra começou novamente a encher de pessoas. Mais uma vez desobedeceram ao Senhor. Construíram uma grande torre para se orgulharem dela. O Senhor os castigou. Enquanto trabalhavam começaram a falar línguas diferentes, não se entendiam. O trabalho parou. Cada um foi para um lugar da Terra. Assim, começou a divisão da Terra em nações diferentes.

Guarde no coração: “Pois, todos pecaram e carecem da glória de Deus” Romanos 3:23 12


Refletindo sobre a história Por que Deus mandou Noé construir a arca?

O que Noé e sua família fizeram ao saírem salvos da arca?

Depois que a terra se encheu novamente de pessoas o que fizeram e o que aconteceu a elas?

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Como nos dias de Noé o mundo hoje também está cheio de maldade. Liste abaixo alguns tipos de maldade que observamos em nosso próprio país, o Brasil.

No espaço abaixo, escreva uma carta à Presidente da República descrevendo pelo menos um dos vários problemas do nosso país. Peça a ele que interfira para nos ajudar a resolver este problema.

Mande esta carta pelo correio ou e-mail. 13


Desenhe no espaço abaixo algo que represente a vida no país dos seus sonhos.

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Procure as respostas no quadro, circulando-as e depois copiando-as para completar as respostas. .

O que faz mal ao mundo é o O

é um dos grandes males do mundo.

A

é um resultado do pecado.

O

faz o homem achar que é melhor do que outros.

P R K A A Y X P

A Z T O W B Q E

F T L U X B D C

O R G U L H O A

M A I P S M O D

E G O I S M O O

O O K R B Q D Z

APRENDENDO COM A HISTÓRIA A maldade está também dentro do nosso coração. Qual o principal mal do seu coração? Escolha uma das opções abaixo.

A

Mentira

B

Raiva

C

Preguiça

D

Roubo

E

Desobediência

O que você gostaria de ter em sua vida para substituir o mal que você assinalou na questão anterior?

Faça uma oração pedindo ao Senhor que mude sua vida. Escreva-a abaixo.

14


Unidade 2 Os Patriarcas do Povo de Deus


O Pai do povo de Deus

(Gênesis 12) Terá tinha dois filhos: Abrão e Naor. Abrão se casou com Sarai e Naor com Milca. Um dia, Terá resolveu sair de Ur, cidade onde morava. Levou consigo seu filho Abrão e sua nora Sarai. Pretendia ir para a terra de Canaã, mas ficou numa cidade chamada Harã. Ficaram em Harã por algum tempo e certo dia, Terá morreu. Então, o Senhor falou a Abrão: – Sai da tua terra, do meio dos teus parentes e vai para uma terra que te mostrarei. Farei de você uma grande nação, te abençoarei e através de você abençoarei todas as outras nações da terra. Sem saber para onde ia, Abrão deixou tudo para obedecer à ordem do Senhor. Levou consigo sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló e tudo que possuía. Quando chegou a uma terra chamada Canaã, Deus novamente lhe falou: – Darei à tua descendência esta terra. Naquele lugar onde o Senhor lhe falou, Abrão fez um altar. Seu coração estava agradecido, pois o Senhor cumpriu o que lhe prometera. Deu a ele a terra de Canaã. Mais tarde, Deus mudou o nome de Abrão, dizendo: – Você será chamado Abraão, pois será o pai de muitas nações. Também sua esposa será chamada Sara, pois reis e povos procederão dela. Assim, através de Abraão veio o povo de Deus, chamado de Israel.

Guarde no coração: “De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção!” Gênesis 12:2 16


Refletindo sobre a história Qual ordem Abrão recebeu de Deus?

O que Deus prometeu a Abrão?

pesquisando sobre a história Abrão fez um altar no lugar onde Deus lhe apareceu. Pesquise o significado da palavra “altar” e para que serve um altar. No espaço abaixo, escreva o resultado da sua pesquisa.

Por que Abrão construiu um altar?

Deus cumpriu as suas promessas a Abraão. Ele cumpre todas as promessas que nos faz também. Vamos descobrir na Bíblia duas lindas promessas que Ele nos faz: I João 1:9 João 10:28

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Nesta história aprendemos que Deus mudou o nome de Abrão para Abraão. Deus hoje, não vai pedir que você mude o seu nome, mas Ele quer que cada dia mudemos a nossa vida. Reflita: O que você acha que precisa mudar em sua vida?

17


Pergunte: A sua mãe, pai ou alguém que você confia, o que acham que você precisa mudar em sua vida.

Escreva: Liste pelo menos duas coisas que você precisa pedir ao Senhor que o ajude a mudar em sua vida.

APRENDENDO COM A HISTÓRIA Aprenda com Abraão: Ele obedeceu a Deus mesmo não sabendo para onde ir. O que você deve fazer também para obedecê-lo?

Abraão fez um altar para agradecer ao Senhor. Sobre o que devemos agradecer ao Senhor? Leia em sua Bíblia em I Tessalonicenses 5:18 para responder essa pergunta.

Deus cumpriu sua promessa a Abraão. O que você também pode esperar de Deus para a sua vida?

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Decifre a mensagem: Abra +

- pi +

+ deceu + ao Senhor + obe +

- bê

- vo + + de +

- do + cer+

-a - or + ém

Aprenda com Abraão a agradecer ao Senhor. No quadrinho da oração dê graças a Deus por pelo menos três motivos. “Obrigado Senhor, por

18


Uma grande fé (Gênesis 21-22)

Deus prometeu a Abraão que ele seria pai de uma grande nação. Mas, como isto seria possível, se ele já era velho e sua esposa não podia ter filhos? Um dia, o Senhor lhe apareceu para dizer que dali a um ano ele teria um filho. Quando Sara soube achou até engraçado, mas o Senhor confirmou o milagre. Quando completou um ano, como o Senhor prometera, Sara teve um bebê. Que maravilha! Abraão e Sara estavam muito felizes. Tanto, que colocaram o nome da criança de Isaque, que significa riso. O tempo passou, Isaque cresceu e novamente Deus falou a Abraão pedindo que ele sacrificasse seu filho. Imaginem como ficou o coração de Abraão. Deus lhe deu um filho para fazer dele uma grande nação e depois lhe pediu que o entregasse à morte. Abraão obedeceu. Mas quando ia ferir Isaque, Deus lhe disse: – Abraão, não faças nenhum mal a Isaque, agora sei que me amas, pois não me negaste o teu único filho. Que confiança! Abraão cria que Deus poderia até mesmo ressuscitar Isaque, pois lhe havia prometido uma grande nação. E mais ainda, confiava no amor do Senhor que mesmo pedindo algo tão difícil sabia o que era melhor para ele, por isso obedeceu.

Guarde no coração: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus” Hebreus 11:6 19


Refletindo sobre a história O que Deus prometeu a Abraão?

Por que Sara achou graça da promessa de Deus?

Por que Abraão obedeceu a Deus? Apresente pelo menos duas razões.

pesquisando sobre a história Leia Hebreus 11 para completar os versículos. Pela____________, Abraão quando chamado______________, a fim de ir para um lugar que devia receber como __________________; e partiu sem saber _______________________.” (Hebreus 11: 8) Pela________________, também Sara recebeu ______________, não obstante o avançado de sua ________________, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a _______________.” (Hebreus 11:11) Pela ___________, Abraão, quando posto à _______________, ofereceu a Isaque ... porque considerou que Deus era ____________________ até para _________________________ dentre os ________________.” (Hebreus 11: 17 e 19)

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Faça as perguntas abaixo para duas pessoas e anote as respostas: Deus pediu algo muito difícil para Abraão fazer. O que em sua vida você acha difícil obedecer a Deus? O que você faz para ter forças e obedecer a Deus? Pessoa 1

Pessoa 2

20


DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Complete a cruzadinha:

a)

a) O que demonstramos a Deus quando lhe obedecemos?

b)

b) O que de melhor podemos dar a Deus? c)

c) O que devemos depositar no Senhor? d) O que Deus sempre cumpre para conosco?

d)

Procure no labirinto as palavras e descubra a mensagem. Escreva-a no espaço.

suas

Deus

as

sempre

porque

promessas

APRENDENDO COM A HISTÓRIA Usando o espaço abaixo fale sobre uma ocasião em sua vida em que foi difícil, mas você obedeceu a Deus.

Ore: “Senhor, muitas vezes é difícil obedecer, mas ajude-me a obedecê-lo sempre. Amém”.

21

não mente

ele

cumpre


Um novo nome (Gênesis 23 -27)

Abraão era o pai de Isaque.Deus prometeu fazer através dele uma grande nação. Isaque cresceu e se casou com Rebeca. Eles tiveram gêmeos, Esaú e Jacó. Quando os gêmeos cresceram, tornaram-se inimigos. Jacó enganou seu irmão Esaú. Este, enfurecido, queria matá-lo. Jacó teve que fugir para longe. Sua mãe o aconselhou a voltar para a terra de onde havia saído seu avô, Abraão. A cidade de Harã. Assim fez Jacó, fugiu do seu irmão. No caminho parou para dormir e teve um sonho. Sonhou que havia uma escada que ligava a terra ao céu e os anjos subiam e desciam por ela. Deus falou com Jacó, dizendo que ele seria escolhido para que através dele, a família de Abraão crescesse e se tornasse uma grande nação. Prometeu estar sempre com ele e abençoá-lo. Chegou em Harã e foi morar com o seu tio Labão, irmão de sua mãe. Mais tarde, casou-se e teve doze filhos. Um dia, Deus falou para Jacó voltar à terra de seus pais, Canaã. Nesta viagem de volta, Deus lhe falou novamente que ele não se chamaria mais Jacó, pois este nome significa “enganador”. Seu nome seria Israel, que quer dizer “príncipe com Deus”. Jacó obedeceu ao Senhor e voltou a Canaã com toda sua família. Ao se encontrar com Esaú, pediu-lhe perdão, o abraçou e o beijou. Esaú se alegrou e perdoou seu irmão.

Guarde no coração: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. II Coríntios 5:17 22


Refletindo sobre a história O que Deus prometeu a Jacó?

Deus mudou o nome de Jacó. De “enganador” ele passou a ser “príncipe com Deus”. Destaque na história as atitudes de Jacó que lembram o “enganador” e as que lembram o “príncipe com Deus.” Enganador:

Príncipe com Deus:

pesquisando sobre a história Você sabia que a maioria dos nomes têm significados? Alguns têm lindos significados. Pesquise em um dicionário de nomes ou na internet, o significado de seu nome e de mais três colegas de classe. Depois compartilhe com os seus colegas o que descobriu. Seu nome: Colega 1 Colega 2 Colega 3

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Você gosta do seu nome? Você gostaria de trocar de nome? Você sabe por que seus pais escolheram o seu nome? Converse com o colega que se assenta ao seu lado sobre estas questões. Depois, resumidamente, escreva o que conversaram no espaço abaixo.

23


APRENDENDO COM A HISTÓRIA Responda completando o versículo de II Coríntios 5: 17 que diz: “Se alguém está em _____________é ____________criatura.” O que significa: “Estar em Cristo”? “Nova Criatura”? Na história de Jacó a mudança do nome significou a mudança que Deus fez em sua vida. Você não precisa mudar o seu nome para se tornar uma pessoa melhor, mas escreva em uma folha de caderno uma redação com o seguinte tema: O QUE PRECISA MUDAR EM MINHA VIDA. Entregue esta redação para a sua professora de Ensino Religioso.

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Encontre no quadro as respostas certas: s b A Palavra de Deus nos ensina que devemos_________________uns aos outros. c a A mentira _____________________os melhores amigos. l Quando fazemos algo errado com alguém devemos pedir _________________. s o Deus não se agrada de ________________entre os irmãos.

g r a c a e s

j i m s c p a

v g a s z a b

n a r a p r d

m o a h a a e

e r n w c q x

p e r d ã o z

Descubra se for capaz! Vai aparecer uma mensagem especial se você colocar em ordem as letras das palavras abaixo. Escreva o que apareceu no espaço abaixo.

UQEM AAM A UESD AAM E APEDOR SO SUES IMRSÃO

Escreva abaixo a parte da oração do “Pai Nosso” que fala sobre perdoarmos os nossos irmãos. Mateus 6: 12. Após escrever, ore esta oração. Ore

24


Unidade 3 O Povo de Deus no Egito


O Senhor estava com José (Gênesis 37 -46)

Vocês se lembram de Jacó? Ele voltou para a terra de Canaã com toda sua família e com um novo nome, Israel. Daí o povo de Deus ser chamado povo de Israel. Jacó teve doze filhos. Dentre eles, José, que era muito obediente ao seu pai. Seus irmãos tinham ciúmes dele. Um dia, quando cuidavam das ovelhas no campo, resolveram vendê-lo para alguns mercadores do Egito. Assim fizeram e depois mentiram ao pai, dizendo que uma fera do campo havia devorado José. José foi parar no Egito, mas o Senhor estava com ele. Sofreu muito, foi preso, mas um dia Faraó descobriu que ele era muito inteligente e honesto. Então, o colocou como vice-governador do Egito. Houve naquela época uma grande fome na terra. Só no Egito havia comida, porque José, avisado por Deus, guardou alimentos. Um dia, seus irmãos foram ao Egito buscar comida. E para surpresa deles, encontraram José, que os perdoou. José mandou buscar seu pai Jacó em Canaã para morar no Egito, por causa da fome. Assim, Jacó e toda a sua família vão para o Egito e são salvos da morte, através de José. Deus transformou o mal que os irmãos fizeram a José em bem.

Guarde no coração: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” Romanos 8:28 26


Refletindo sobre a história Releia a história “O Senhor estava com José” e responda às perguntas: Por que o povo de Deus é chamado de Israel?

Liste as atitudes de José encontradas na história que demonstram o seu bom caráter.

Liste as atitudes dos irmãos de José encontradas na história que demonstram um mau caráter.

Por que o mal que intentaram contra José foi transformado em bem?

pesquisando sobre a história Pesquise em sua Bíblia: O que está escrito em Romanos 8:28? O que este versículo significa?

Explique nos espaços abaixo o que você pode aprender quando:

Fica doente.

É disciplinado pelos seus pais. 27


CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Leia o texto abaixo e responda: “Às vezes as pessoas acham que Deus as deixou sozinhas. Jesus sentiu-se assim quando seus inimigos iam matá-lo. Ao morrer Ele fez uma oração tirada dos Salmos. É uma oração triste, para momentos muito difíceis, quando coisas terríveis parecem acontecer uma depois da outra. MEU DEUS, MEU DEUS, POR QUE ME ABANDONASTES? (Salmo 22:1) Jesus morreu. Seus amigos choraram. Três dias depois, os amigos disseram que tinham visto Jesus vivo de novo! Os cristãos acreditam que em meio a toda tristeza, Deus estava lá, cuidando de tudo que acontecia. “Orar é suplicar nos momentos tristes quando parece que Deus não está fazendo nada para nos ajudar.” (Texto extraído do livro: Aprendendo a Oração, Lois Rock, FTD)

Há algo triste acontecendo com você, sua família ou alguém de quem você gosta muito? Lembre-se de que o Senhor está ao seu lado em qualquer situação. Compartilhe este problema com alguém em quem você confia e peça-a para orar com você. Jesus orou em um momento difícil. Liste abaixo alguns problemas que o afligem ou a alguém que você ama, e depois ore por eles.

Escreva uma mensagem em um cartãozinho feito por você e entregue para alguém que você sabe que está precisando. Não se esqueça de dizer a ela: “Estou orando por você e não se esqueça que Deus o ama muito!”

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Circule no caça - palavras 7 atitudes que devemos ter quando alguém está sofrendo.

a l a r c a t

o r n o o g a

c p i r n r v

l v o v m a a n f o a d a b

m a r a r e a

a l r v t c c

r a d g a e u

a a o n r r i

a g h e t a d

o r a r a d a

c r a n d e r

a p o i a r c

a b q j z s x

Oração: “Senhor, ajude-me a lembrar que Tu estás comigo e que nunca vai me abandonar. Amém.”

28

c o v f i r b

c o n f i a r


O Senhor estava com Moisés

(Êxodo 1-4) Jacó, José e todo o povo de Israel viveram no Egito por muitos anos. Aquela família cresceu e se tornou um grande povo no Egito. Depois de muitos anos, quando Jacó, José e Faraó já haviam morrido, governou o país outro Faraó, que não conhecia José, por isso, tornou os filhos de Israel escravos do Egito. Faraó ordenou, numa certa ocasião, que os meninos que nascessem do povo de Deus, deveriam ser mortos. Nasceu Moisés, mas milagrosamente foi salvo pela princesa, filha do Faraó. Moisés foi morar no palácio do rei, tendo a princesa como mãe adotiva. Mas um dia teve problemas e fugiu para o deserto. No deserto, Deus chamou Moisés para libertar seu povo da escravidão do Egito. Moisés, a princípio, teve medo, mas o Senhor falou que estaria com ele em todos os momentos. Sendo assim, Moisés obedeceu a Deus e foi falar com Faraó para tirar o povo do Egito. O povo de Deus deveria voltar para Canaã, a terra que Deus dera a seus pais: Abraão, Isaque e Jacó.

Guarde no coração: “O Senhor está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem?” Salmo 118:6 29


Refletindo sobre a história Por que o povo de Deus se tornou escravo no Egito? Para que Deus chamou Moisés no deserto? O que fez Moisés para obedecer a Deus?

pesquisando sobre a história Leia em sua Bíblia, em Êxodo 2:1-10 e conte com suas palavras como Moisés sobreviveu quando ainda era bebê.

Confira em sua Bíblia, em Hebreus 13:5 e escreva abaixo a promessa de Deus para nós.

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Às vezes achamos difícil fazer o que Deus manda porque estamos com medo. Leia a letra desta música. (Você e sua turma podem pedir a professora para cantá-la) APRENDI UM BOM SEGREDO Aprendi um bom segredo Pra quando, às vezes sinto medo. Lá na Bíblia está gravado É o que Jesus me diz. Ele diz que está comigo, Mesmo no meio do perigo. Quando, às vezes sinto medo, Lembro o que a Bíblia diz. (Cântico de Salvação para Crianças, Vol. 3 – APEC) 30


Você tem medo de alguma coisa? O que é?

Conforme a letra do cântico acima, qual é o segredo para vencermos o medo?

APRENDENDO COM A HISTÓRIA Deus chamou a Moisés para cumprir uma tarefa difícil: Libertar o seu povo da escravidão do Egito. Ainda hoje Ele também nos chama para fazer a Sua obra. Na sua opinião, que tipo de obra para Deus um aluno do 4º ano pode fazer? Cite pelo menos três coisas:

Responda às questões: Devemos tornar outras pessoas escravas? Por quê?

O mais forte deve dominar o mais fraco? Por quê?

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Sem olhar nas histórias contadas nas páginas anteriores, tente juntamente com um dos seus colegas lembrar-se dos nomes dos vários personagens sobre os quais estudamos até aqui. Marque os pontos para ver quem será o vencedor.

c i f

j j e

Resultado do jogo: Pontos A Pontos B Complete a oração:

m n t Nome do vencedor

Senhor, às vezes sinto medo de

31

a a s


O Senhor liberta o seu povo

(Êxodo 5-12) Moisés falou a Faraó que Deus o mandara tirar o povo do Egito. Então, ele respondeu: “Não conheço o Senhor e não deixarei o povo sair”. Por causa disto, Faraó mandou que o povo trabalhasse mais. Eles estavam sofrendo muito. Moisés orou ao Senhor e Ele prometeu mudar o coração de Faraó. Para isto, o Senhor mandou dez terríveis pragas à terra do Egito. Mas ele só cedeu com a última praga. Antes, porém, da saída do povo de Deus, Ele ordenou a Moisés que todas as famílias deveriam matar um cordeiro, assá-lo, comê-lo com pães, e passar o sangue do cordeiro nas portas de suas casas, comemorando o livramento que o Senhor lhes daria. Então, na última noite que passaram no Egito, fizeram o que Deus lhes havia ordenado. Chamaram aquela comemoração de Páscoa, que significa passagem, pois passariam da escravidão para a liberdade. Essa foi a primeira páscoa. No outro dia, após a noite de Páscoa, saíram livres do Egito. O Senhor cumpriu o que prometera a Moisés.

Guarde no coração: “...diz o Senhor; Eu Sou Deus... agindo Eu, quem impedirá” Isaías 43:12,13 32


Refletindo sobre a história Qual a resposta de Faraó quando Moisés disse que Deus o mandara tirar seu povo do Egito? O que precisou acontecer para que o Faraó obedecesse a ordem de Deus? Com suas palavras explique o que tem esta história a ver com “Páscoa”?

pesquisando sobre a história O povo de Deus queria ser livre. Jesus disse em João 8:32: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Descubra através de pesquisa em sua Bíblia mais sobre a verdade. Quem é a Verdade? João: 14:6 Que verdade pode transformar a nossa vida? João 17:17 O que devemos deixar para sermos verdadeiros com as pessoas? Efésios 4:25 Você já conhece a Verdade? Fale sobre seu encontro com a Verdade.

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Discuta com seus colegas: O povo de Israel precisou ser liberto da escravidão do Egito. Deus usou Moisés para isso. Do que vocês acham que o povo brasileiro precisa ser liberto? Quem pode libertar o povo do Brasil?

Um dos problemas do Brasil, e também do mundo, é que o homem está destruindo a natureza e isso pode acarretar muitas tragédias. Escreva no espaço abaixo pelo menos três ações que você e seus colegas podem praticar a fim de ajudar a preservar a natureza criada por Deus.

33


DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Complete a cruzadinha para descobrir quais foram as 10 pragas enviadas ao Egito por causa da desobediência de Faraó. 1) As águas foram transformadas em um líquido muito precioso que percorre o nosso corpo através das veias; 2) Um tipo de anfíbio encheu a terra do Egito; 3) O nome de um inseto que gosta de ficar “escondidinho” no cabelo das crianças; 4) Insetos que gostam de pousar sobre a comida;

5) Doença dos animais; 6) Sinônimo de feridas; 7) Um tipo de chuva; 8) Inseto que devora rapidamente as plantações; 9) O contrário de luz; 10) Aconteceu a todos os filhos mais velhos do Egito.

P

10)

R

2)

A

6)

G A 1)

S D O

3) 5)

E G I T

4)

O

Faça esta oração: “Senhor, abençoe o nosso Brasil para que conheça a única Verdade que pode nos conduzir ao céu: Jesus Cristo. Ajude-me também a obedecer as verdades que estão escritas na Tua Palavra, a Bíblia. Amém.” 34


Unidade 4 Liberdade Para o Povo de Deus


Deus protege seu povo (Êxodo 14)

O povo de Deus saiu do Egito. Deus prometeu levá-los a Canaã, a terra dos seus primeiros pais: Abraão, Isaque e Jacó. Estavam caminhando pelo deserto rumo à terra prometida, quando descobriram que o exército de Faraó vinha atrás para persegui-los. Atrás deles, vindo pelo deserto, o exército de Faraó; na frente, o Mar Vermelho. Como atravessá-lo? Então, Moisés orou ao Senhor, pedindo que lhes socorressem. Deus disse para Moisés levantar a sua vara e estender a mão sobre o mar. Quando Moisés fez o que o Senhor mandou, soprou um vento muito forte e a água se dividiu, formando um caminho de terra seca no meio do mar. Assim, os filhos de Israel entraram pelo meio do mar, e as águas estavam à direita e à esquerda deles como um muro. Quando eles acabaram de atravessar, os egípcios chegaram e entraram pelo caminho do mar para persegui-los. O Senhor então, falou a Moisés para estender a mão sobre o mar novamente, e no mesmo momento, o mar voltou ao natural e cobriu todo o exército de Faraó. Assim, o povo de Israel foi salvo e todos os egípcios morreram afogados.

Guarde no coração:

“Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”.Salmo 121:1 36


Refletindo sobre a história Para refletir sobre esta linda história de libertação, cante junto com os seus colegas a música “NO EGITO ESCRAVO FUI” e depois responda às perguntas abaixo:

No Egito escravo fui No Egito escravo fui, sim, sim, ó sim! No Egito escravo fui, do vil Faraó. Triste, bem triste estava, Meu coração chorava, Liberta-me, Senhor. Moisés foi a Faraó, sim, sim, ó sim! Moisés foi a Faraó e lhe disse assim: Deixa sair meu povo para prestar-me culto Assim diz o Senhor. Faraó se endureceu, sim, sim, ó sim! Faraó se endureceu e não deixou ir. Deus enviou dez pragas, Desembainhou sua espada, E assim nos libertou.

Livre, me deixaste livre, Me deixaste livre, livre, Senhor. Livre, me deixaste livre, Me deixaste livre, livre, Senhor. Livre agora então estou, sim, sim, ó sim! Livre agora então estou, livre para ti. Quero prestar-te culto, Quero cantar-te glória, Glória a ti, Senhor. Glória, glória, aleluia! Glória, aleluia a ti, Senhor. Glória, glória, aleluia! Glória, aleluia a ti, Senhor.

(Autor desconhecido)

Como estava o povo de Deus quando eram escravos no Egito?

O que Moisés pediu a Faraó e qual foi a reação dele?

Conforme a letra da música, quem libertou o povo?

37


O que o povo fez após a libertação?

pesquisando sobre a história Pesquise em sua Bíblia e descubra o que você pode fazer quando precisa se libertar de algum problema em sua vida ou em sua família. Salmo 18:6 Salmo 27:7 Salmo 40:1

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Faraó escravizou e perseguiu o povo de Deus. Algumas pessoas e, até mesmo você pode sofrer algum tipo de perseguição. Entreviste uma pessoa e escreva as respostas abaixo, para comprovar isto: ENTREVISTADOR: Você já foi perseguido por alguém? Como foi? ENTREVISTADO:

ENTREVISTADOR: O que você fez ao ser perseguido? ENTREVISTADO:

ENTREVISTADOR: O que você pode fazer quando for perseguido? ENTREVISTADO:

APRENDENDO COM A HISTÓRIA Você já ouviu falar em “bullying”? Esse pode ser um tipo muito comum de perseguição que pode acontecer na escola. Leia o texto abaixo e aprenda mais sobre o assunto.

38


Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou “valentão”) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

(Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. pt.wikipedia.org/wiki/Bullying)

Atenção!!

Caso isto esteja acontecendo com você converse com os seus pais ou com sua professora sobre o assunto. Com a ajuda dos seus pais, você também pode consultar o site mencionado para aprender mais sobre o assunto.

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Procure no caça-palavras as palavras que faltam no texto e complete-o: l i v r a r o

v a s c a a s

a c r s c c a

c x v s z x b

r c p a a b d

p r o m e x r t o x g n j e r h w a f k e b u o n s q b v i e x z r a

s s h f r u h

s a s e e d j c j r n u n c a f d s h w i a c e c u e c n q r c o n f

o a g e b o o r d r q n a a k w x r n c e s i q i a r r

n o m f a o l j t s e e a s g h i e r e b s e n z i n n

r s h f t u h

O Senhor prometeu_____________________o seu povo. Ele sempre cumpre as suas _________________________. Quando tenho um problema posso __________________no Senhor. Quando preciso de ________________ posso _________ao Senhor. O Senhor ____________________se esquece de nós.

Escreva uma oração no quadrinho abaixo, apresentando um problema para o qual você precisa muito da ajuda de Deus.

39


Deus sustenta o seu povo (Êxodo 16)

O povo de Israel atravessou o mar e continuou a caminhada pelo deserto para chegar a Canaã. Pouco depois de saírem do Egito, eles começaram a reclamar, pois sentiam saudade da comida que comiam lá. Então, o Senhor disse a Moisés que mandaria todas as manhãs, pão, e à tarde, carne. E disse mais o Senhor, que todos deveriam colher somente o que poderiam comer em um dia e só na sexta-feira colhessem para o sábado, pois nesse dia, deveriam descansar. Alguns desobedeceram e colheram mais do que podiam comer, guardando para o dia seguinte. No outro dia, o pão estava podre, não puderam aproveitálo. No entanto, para os que colheram o suficiente na sexta-feira, para comerem no sábado, como Deus mandara, o pão continuou bom. Esse pão foi chamado de Maná. Era branco e tinha sabor de bolo de mel. Assim, durante quarenta anos, o tempo em que o povo passou no deserto, Deus lhes sustentou, dando-lhes o alimento.

Guarde no coração: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele, e o mais Ele fará”. Salmo 37:5 40


Refletindo sobre a história Depois de saírem do Egito o que o povo sentiu e o que fizeram?

O que disse Deus sobre a colheita do Maná?

Como alguns colheram o Maná e o que aconteceu a ele?

pesquisando sobre a história Como Jesus nos ensinou a orar sobre o nosso sustento? Mateus 6:11 Leia em Mateus 6:25-30. Aqui Jesus ensina que não devemos ficar ansiosos. Procure no dicionário o significado da palavra “ansioso” e escreva o significado aqui: Por que Jesus disse que não precisamos ficar ansiosos?

Procure também o antônimo da palavra “ansioso”. Qual é? Que atitude agrada a Deus e que devemos buscar quando precisamos muito de alguma coisa?

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Você está precisando muito de alguma coisa especial nestes dias? Há alguém da sua classe ou da sua família que está necessitando de algo especial? Pergunte e anote no espaço abaixo estas necessidades.

41


Anote em um pequeno pedaço de papel estas necessidades, cole-o num lugar bem visível e ore esta semana por estes pedidos.

APRENDENDO COM A HISTÓRIA Observe este grupo de palavras ou expressões abaixo e coloque-as em uma lista por ordem de importância que cada uma destas coisas tem em sua vida. COMIDA SAPATOS CAROS SER INTELIGENTE ROUPAS NOVAS TIRAR BOAS NOTAS SER BONITO TER MUITOS BRINQUEDOS TER MUITOS AMIGOS

1 2 3 4 5 6 7 8

Será que de fato você está dando importância ao que realmente é importante? Reflita e ore sobre o assunto!

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Complete a frase decifrando a palavra que está embaralhada. Não devemos_____________________quando não temos tudo que queremos. ARMECLEAR Devemos ________________________que Deus nos dá aquilo de que precisamos. FACNOIR Deus nos _________________________dar o pão de cada dia. PORMTEE Devemos _________________________ao Senhor por tudo.

CAEGDRERA

Substitua os números pelas letras correspondentes e descubra uma mensagem muito especial de Deus para nós. Filipenses 4:6

N=1 D=3 S=5 L=7

O=9 G=11 A=2 I=4

E=6 M=8 C=10 U=12

1–2–9 3–6

2–1–3–6–4–5 10 – 9 – 4 – 5 – 2

2–1–5–4–9–5–9 2 – 7 – 11 – 12 – 8 – 2

Ore pedindo ao Senhor que o ajude a não se preocupar com coisa alguma. Escreva a sua oração, citando aquilo que costuma preocupá-lo.

42


Deus ensina o seu povo (Êxodo 20)

O povo de Deus estava viajando pelo deserto para chegar à terra prometida. Antes, porém, de entrar na terra, eles precisavam aprender muitas coisas para fazer a vontade do Senhor e viver bem uns com os outros. Por isso, o Senhor lhes deu algumas ordens, que são mais conhecidas como mandamentos. Vejam quais são eles: DEZ MANDAMENTOS 1 Não terás outros deuses diante de mim. 2 Não farás imagens, nem as adorarás. 3 Não tomarás o nome do Senhor em vão. 4 Trabalharás seis dias, mas no sétimo descansarás. 5 Honra a teu pai e tua mãe. 6 Não matarás. 7 Não adulterarás. 8 Não furtarás. 9 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 10

Não cobiçarás a casa do teu próximo.

O Senhor disse que se eles obedecessem aos mandamentos seriam abençoados e felizes

Guarde no coração: “Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti”. Salmo 119:11 43


Refletindo sobre a história Por que o povo de Deus precisava aprender muitas coisas antes de entrar na Terra Prometida?

Qual o mandamento que fala sobre o relacionamento entre pais e os filhos? Transcreva-o aqui:

O que esse mandamento significa?

pesquisando sobre a história Como você pode honrar ou desonrar seus pais? HONRO MEUS PAIS QUANDO:

DESONRO MEUS PAIS QUANDO:

Discuta com o seu colega sobre os mandamentos e depois escreva ao lado das frases a palavra CERTO ou ERRADO para as afirmações abaixo: Tomar o nome de Deus em vão é falar dele de forma respeitosa.__________________________ Quando desobedeço aos meus pais estou desonrando-os. ______________________________ Jesus disse que quem odeia ao seu irmão a Ele também odeia.___________________________ Desejar ter as coisas dos outros não é cobiça. _________________________________________ Adulterar é desrespeitar o esposo ou esposa.__________________________________________ Levantar falso testemunho é mentir._________________________________________________ Colar nas provas não é uma forma de furtar.___________________________________________ A cobiça vem acompanhada de ciúme._______________________________________________

APRENDENDO COM A HISTÓRIA O primeiro mandamento é: “Não terás outros deuses diante de mim.” Isto significa que qualquer coisa que valorizamos mais do que Deus e seus mandamentos podem se tornar “deus” em nossa vida. Leia as palavras da canção abaixo e depois responda às questões: 44


A TV, o videogame, o computador, podem tomar tanto do seu tempo que se tornam mais importantes do que Deus, os amigos, os estudos e outras coisas importantíssimas. Por isso reflita e responda:

TV MANIA (Letra e música: Valter Júnior)

Qual destes três: TV, videogame ou computador ocupa mais do seu tempo?

Esta canção é para você Que fica o dia inteiro, Sentado, com a boca aberta, Na frente da TV. Tanta mentira você vai ouvindo, Tanta besteira você vai engolindo. O que vai ser quando crescer Se não falarem de Deus para você.

Quantas horas por dia? O que de importante você deixa de fazer por causa do uso exagerado deles?

(Veja também um clipe desta música no endereço: www.youtube.com/watch?v=VU9bCmh1mBE)

Complete a frase: “A TV/videogame/ computador pode ocupar o lugar de Deus em minha vida se...

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Complete a cruzadinha respondendo às perguntas. b b)

a O que são mandamentos? b O que devemos a Deus acima de todas as coisas?

A e) e

c O que devemos ter pelo nome do Senhor?

M N D

d O que significa furtar? e O que é levantar falso testemunho?

d) d

A M

f O que significa cobiçar?

ff )

E N

c) c

T O a) a

S

Divirta mais! Jogo dos dez mandamentos: www.jesusvoltara.com.br/games/index1.htm Faça esta oração: “Senhor, não posso por minhas próprias forças guardar os mandamentos, ajude-me a obedecê-los na força de Jesus. Amém.”

45


Unidade 5 O povo de Deus na Terra Prometida


Josué substitui Moisés (Números 27 e Josué 1)

O povo de Israel não entrou logo na terra que Deus lhes havia prometido, pois não confiou, nem obedeceu ao Senhor. Vagou durante quarenta anos pelo deserto e enquanto não morreu aquela geração que saiu do Egito, não possuiu a terra de Canaã. Moisés liderou o povo durante todos estes anos, mas também não entrou em Canaã. Antes de morrer, porém, Deus lhe falou que escolhesse Josué para substitui-lo. Quando Moisés morreu, o Senhor falou com Josué, e prometeu que estaria sempre com ele, não o deixaria, porque ele seria o responsável para conduzir seu povo a Canaã. Também o Senhor disse para Josué não se esquecer de obedecer aos seus mandamentos, pois fazendo isto, Ele o ajudaria e em tudo o abençoaria. Josué obedeceu ao Senhor e assumiu aquela difícil tarefa, mas tinha Dele esta maravilhosa promessa: – Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.

Guarde no coração: “Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo onde quer que andares”. Josué 1:9 47


Refletindo sobre a história Por que uma parte do povo de Deus não entrou na terra prometida?

Quais as duas principais ordens dadas por Deus a Josué?

Qual foi a principal promessa de Deus a Josué?

pesquisando sobre a história Leia em sua Bíblia, em Josué 1:7, 8 e responda às perguntas abaixo: Para o que Josué deveria ser forte e corajoso?

Sobre o que Josué deveria falar?

O que Deus prometeu a Josué pela sua obediência?

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Deus disse a Josué: “Sê forte e corajoso.” Na sua opinião, como você pode demonstrar sua força e coragem nas situações relacionadas abaixo? Lembre-se de que o mais importante é agradar a Deus! Um de seus colegas de classe promete que vai bater em você depois da aula. O que você faz?

Você estraga algo precioso do seu pai ou da sua mãe. O que você faz?

Conte no espaço abaixo uma história verdadeira sobre demonstração de coragem que aconteceu com você ou com alguém que você conhece.

48


APRENDENDO COM A HISTÓRIA A Bíblia é a Palavra de Deus, nela conhecemos a lei de Deus para a nossa vida. Quando obedecemos as suas orientações agradamos a Deus. Não existe maior sucesso na vida do que agradar a Deus. No entanto, jamais podemos pela nossa própria força agradar a Deus. Para conseguir precisamos conhecer um segredo. Você quer descobri-lo? Leia Filipenses 4:13. Descobriu? Escreva este segredo no quadro abaixo:

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA

f j t f r

Preencha o quadro usando as consoantes que estão ao lado e descubra as qualidades de uma pessoa que pode ser usada por Deus para fazer a Sua obra.

r t c r s b d n d d c d l s n c

o o e e

o

i

a i i i e

e o e a e o

Oração: “Senhor, sozinho sei que não consigo ser totalmente obediente à tua Palavra. Por favor, me ajude a cada dia obedecê-la, na tua força. Amém.” 49

o e o


Conquistando a Terra prometida

(Josué 6) A terra de Canaã, que Deus dera a Israel, estava habitada por outros povos. Era necessário conquistá-la. A primeira cidade a ser conquistada era Jericó. Cidade de homens valentes e totalmente cercada por altas muralhas. Mas Deus já havia prometido estar com o seu povo, que só precisava confiar. Então, Deus falou a Josué dizendo que lhes daria a vitória e que fizessem o seguinte: Durante seis dias, eles rodeariam a cidade em silêncio, só os sacerdotes tocando suas trombetas. Mas ao sétimo dia, rodeariam sete vezes, e na sétima vez, quando os sacerdotes tocassem as trombetas, todo o povo gritaria. Assim fizeram Josué e o povo: Por seis dias rodearam a terra, no sétimo dia, quando rodearam pela sétima vez, todo o povo gritou e as muralhas de Jericó desabaram; invadiram a cidade e a tomaram. Começou por Jericó, mas toda a terra ia sendo conquistada, e Deus dava, a cada dia, vitória a Josué e a seu povo.

Guarde no coração: “Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. I Coríntios 15:57 50


Refletindo sobre a história Quais eram os obstáculos que o povo de Deus precisava enfrentar para conquistar a cidade de Jericó?

Qual foi a estratégia que Deus deu a Josué para que pudessem conquistar Jericó?

Além de seguir a estratégia,o que mais eles precisaram fazer?

pesquisando sobre a história Pesquise na internet e cante. Há uma canção muito conhecida que fala da estratégia de Josué ao conquistar Jericó. Você conhece esta música? Vamos cantá-la? JERICÓ (Desconhecido) Vem com Josué lutar em Jericó! Jericó, Jericó! Vem com Josué lutar em Jericó! E as muralhas ruirão. As trombetas soarão, abalando céu e chão. Cerquem os muros para mim, pois Jericó chegou ao fim. Vem com Josué lutar em Jericó! Jericó, Jericó! Vem com Josué lutar em Jericó! E as muralhas ruirão. Suba os montes devagar, que o Senhor vai guerrear. Cerquem os muros para mim, pois Jericó chegou ao fim. Vem com Josué lutar em Jericó! Jericó, Jericó! Vem com Josué

Com a autorização dos seus pais você pode ouvir essa música cantada de várias formas interessantes nos sites: www.youtube.com/watch?v=_pZGQ58rb5w www.youtube.com/watch?v=7AC9RqECN5k www.youtube.com/watch?v=Ks7fLAwzVxY 51


Você também pode ler esta história com mais detalhes se pesquisar na internet no site: www.bibleforchildren.org/PDFs/portuguese/Joshua%20Takes%20Charge%20Portuguese.pdf

APRENDENDO COM A HISTÓRIA Escreva no espaço abaixo: Um problema difícil que você gostaria de ver resolvido: O que você pode fazer para resolvê-lo: Responda ao lado com CERTO ou ERRADO Os que amam a Deus não têm problemas. Deus está sempre a nos ajudar quando temos problemas. Devemos ficar desanimados ao enfrentarmos problemas. Devemos buscar em Deus a solução para os nossos problemas. Escreva no quadro abaixo uma mensagem de conforto para alguém que você sabe que está enfrentando algum problema difícil. Depois, transcreva esta mensagem em um cartão e entregue para esta pessoa.

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Seguindo os números abaixo, forme um texto e descubra uma lição para vencermos alguns problemas difíceis em nossa vida.

14

sobre

1

3

todo

15

Confiando os

6

10

nosso

orando

4

12

ter

13

coração

2

7

de

vitória

11

Senhor

podemos

16 8

problemas Jesus

Oração: “Senhor, ajude-me a lembrar sempre de confiar em ti quando tenho problemas. Amém.” 52

5

9 no

e


Divisão da Terra de Canaã (Josué 6)

Vamos recordar um pouco da história do povo de Israel? Vocês se lembram que Deus chamou Abraão para fazer dele uma grande nação? De Abraão nasceu Isaque e deste veio Jacó, que foi pai de doze filhos. Dentre eles, José, que foi para o Egito e foi usado por Deus para salvar seu pai e seus irmãos de uma grande fome. Jacó e seus filhos viveram no Egito e cresceram ali, se tornando assim um grande povo. Tornaram-se escravos, mas Deus os libertou e os conduziu através de Moisés e Josué à terra de Canaã. O povo foi dividido em doze tribos, as quais são descendentes dos doze filhos de Jacó. Quando conquistaram a terra, Josué a dividiu e distribuiu um pedaço a cada uma das tribos. Depois que todos estavam de posse da terra e livres dos inimigos, Josué convocou o povo e lhes disse: – Eu e minha casa serviremos ao Senhor. E vocês, a quem servirão? O povo respondeu: – Ao Senhor nosso Deus serviremos e obedeceremos a sua voz. Assim, serviram Josué e o povo ao Senhor, que cumpriu a promessa de dar-lhes a terra de Canaã.

Guarde no coração: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”. Lucas 1:37 53


Refletindo sobre a história Desafio: Faça se for capaz! Resuma em poucas palavras o que aconteceu desde que Abraão foi chamado por Deus para fazer dele uma grande nação, até a entrada de Josué na terra prometida com o povo de Israel, descendente de Abraão. Você pode fazer isto em parceria com um colega e aproveite para ver quem tem a melhor memória. Não vale olhar nas páginas anteriores do livro.

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Deus ordenou a Josué que dividisse a terra de Canaã e desse um pedaço para cada uma das doze tribos de Israel. Com a Matemática, a gente aprende a dividir, não é verdade? Também aprendemos a somar, subtrair e multiplicar. Leia o poema abaixo e escreva o que você pode fazer no seu dia-a-dia para realizar o que ensina o poema. UMA CONTA DIFERENTE o trabalho, Pode a miséria. o amor, É a dor. a nossa dor, o sofrer. Mas para o amor,

+

x : : -

Vale

-

x

+ todo o querer.

APRENDENDO COM A HISTÓRIA Após refletir sobre o poema acima complete as frases de acordo com o desejo do seu coração: Quero somar Quero diminuir Quero multiplicar Quero dividir 54


Reflita e assinale o que estiver correto: Josué foi um líder: ( ) Justo ( ) Injusto Josué distribuiu as terras de forma: ( ) Justa ( ) Injusta No Brasil temos: ( ) Muita justiça ( ) Pouca justiça Devemos pedir a Deus que nos dê um país: ( ) Justo ( ) Injusto Escreva no espaço algumas coisas que precisam mudar para que o nosso Brasil se torne um país justo.

Você gostaria de tomar a decisão mais importante da sua vida? Essa decisão também foi a decisão de Josué. Procure-a em sua Bíblia, em Josué 24:15. Escreva-a aqui:

Como você pode servi-lo, hoje?

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Se você colocar em ordem as letras ao lado, você descobrirá as palavras certas para preencher os espaços que formam um texto. Deus é _____________________. Ele cumpre as suas ________________. Para Deus nada é _______________, por isto, podemos __________nele. Deus prometeu dar uma terra ao povo de _______________. Para os que creem em _________, Deus promete a ____________ eterna no _______

LEVISSOPMI LEARSI OTSIRC UEC ADIV LEIF RAIFNOC SASSEMORP

Oração: Escreva no espaço uma oração pedindo a Deus que faça do Brasil um país mais justo.

55


Unidade 6 JuĂ­zes do Povo de Deus


Uma mulher corajosa (Juízes 4 e 5)

Josué, o líder que Deus levantou para substituir Moisés, morreu. Então, o Senhor determinou escolher homens para dirigir seu povo. Estes homens eram chamados juízes. Débora era uma profetisa que falava ao povo da parte de Deus. Ela atendia as pessoas debaixo de uma palmeira. Certo dia, Débora chamou a Baraque e disse: – Deus mandou você ir ao monte Tabor com dez mil homens para lutar contra Sísera. Sísera era o comandante de um exército inimigo do povo de Deus. Baraque respondeu a Débora: – Só irei, se fores comigo. Débora confiava no Senhor e disse: – Irei, pois sei que o Senhor entregará a Sísera nas mãos de uma mulher. Débora e Baraque foram ao monte Tabor e Deus deu a vitória ao seu povo. O Exército de Sísera foi completamente derrotado. Depois disso, a profetisa Débora e Baraque fizeram um cântico de louvor ao Senhor pela vitória de Israel contra um de seus inimigos.

Guarde no coração: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”. Salmo 46:1 57


Refletindo sobre a história Quem era Débora e o que ela fazia?

O que Débora falou a Baraque e qual foi a sua resposta?

O que demonstrou a confiança de Débora em Deus?

pesquisando sobre a história Pesquise sobre uma mulher corajosa na história do Brasil. Conte um pouco da sua história.

Pesquise sobre um homem corajoso na história do Brasil. Conte um pouco da sua história.

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Qual o maior ato de coragem da sua vida?

Um dos maiores atos de coragem é “ser” ou “fazer” diferente. Quando a maioria está dizendo que o “certo” é “errado” o que você faz? Você já precisou de coragem para “ser diferente”? O que você fez? Conte a sua experiência.

58


APRENDENDO COM A HISTÓRIA Você já ouviu falar em Corrie ten Boom? Assim como Débora, ela também foi uma mulher muito corajosa que por amor a Deus e ao seu povo participou de uma batalha. Leia o pequeno texto abaixo, depois entre no site: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrie_ten_Boom) para saber mais sobre ela e aprender sobre a sua coragem. Cornelia Johanna Arnolda ten Boom, conhecida como Corrie ten Boom (15 de abril de 1892 – 15 de abril de 1983) foi uma escritora e resistente holandesa que ajudou a salvar a vida de muitos judeus ao escondê-los dos nazistas durante a II Guerra Mundial. Ten Boom registrou sua autobiografia no livro “O Refúgio Secreto”, que posteriormente foi adaptado para o cinema em um filme com o mesmo nome. Em dezembro de 1967, Ten Boom foi honrada com a inclusão de seu nome nos “Justos entre as Nações” pelo Estado de Israel. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA

Preencha o diagrama e descubra algumas virtudes que devemos pedir a Deus para vencermos o medo.

C

A CORAGEM ORAÇÃO CONFIANÇA FÉ AMOR

F

Escreva uma oração pedindo ao Senhor que o ajude a ser corajoso.

59

O


A vitória é do Senhor (Juízes 6 e 7)

Deus chamou Gideão para ser um juiz do seu povo. Ele se desculpou, dizendo: – Eu sou o menor na casa de meu pai. Mas, o Senhor lhe respondeu: – Eu estarei contigo, por isto você vencerá os midianitas. Quando chegou o dia da batalha contra os inimigos midianitas, Gideão tinha um exército de trinta e dois mil homens. O Senhor lhe falou que era gente demais e que mandasse voltar para casa os medrosos. Então, vinte e dois mil homens voltaram para suas casas. Ficaram dez mil homens. O Senhor disse que ainda havia muitos e depois de um teste ficaram apenas trezentos homens. Esses trezentos homens saíram para a batalha tendo nas mãos apenas trombetas e um cântaro com uma tocha de fogo dentro dele. Mesmo assim, venceram os midianitas. Isso aconteceu para que Gideão e todo Israel soubessem que a força para a luta e a vitória vêm do Senhor.

Guarde no coração: “Deus é a minha fortaleza e a minha força, e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho”. II Samuel 22:23 60


Refletindo sobre a história Qual a desculpa de Gideão para não lutar? Qual a resposta de Deus para Gideão ir à luta? Por que Deus não quis um grande exército para a luta contra os midianitas?

pesquisando sobre a história Descubra na Bíblia o que fizeram algumas pessoas para obterem a vitória: Davi (I Samuel 17: 45) Elias (I Reis 18: 36-40) Cego de Jericó ( Lucas 18: 35-43)

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Gideão acreditava que ele não era importante ou suficientemente forte para fazer a obra de Deus. Isso, às vezes, acontece conosco, nos sentimos inferiores e incapazes. Como você se sente ao se comparar com outros colegas?

Como você se sente, algumas vezes, quando tem que fazer alguma coisa que você acha difícil?

O que você deve fazer quando tiver dúvidas ou sentimento de tristeza por se sentir incapaz?

APRENDENDO COM A HISTÓRIA A história de Gideão nos lembra mais uma vez daquilo que Deus disse a Josué. Vamos relembrar o que Deus disse e resumir a palavra de Deus no espaço abaixo? (Josué 1:9)

61


Depois de conhecer a história de Josué, Débora e Gideão, escreva abaixo pelo menos três coisas que você pode fazer quando se sentir triste, inferior ou com medo.

Para demonstrar o que você aprendeu com essas histórias e demonstrar a sua gratidão ao Senhor, escreva um pequeno poema com o tema: “A VITÓRIA É DO SENHOR”.

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Ordene as letras seguindo os números e descubra a mensagem:

O E H R A M A N F R S N O O M I H A O Ç A 5 7 9 14 1 17 21 19 12 11 6 8 3 13 2 18 20 4 10 15 16

Procure no Caça-palavras cinco qualidades daquelas pessoas que confiam no Senhor. s g j v w a c x c o n f a c s s l a c z m a c x o s a b

n c i a p b d

m e n o r a a n t h w a a c i s q b e x z

e j e h e n n

g o q k n i a

s s h f t u h

a o s s e s i

a l e g r e n

Oração: “Senhor, ajude-me a lembrar sempre de que o Senhor está comigo e não preciso ter medo. Amém.” 62


Um juiz muito forte (Juízes 13 e 16)

Sansão também foi um Juiz de Israel! Deus lhe deu uma grande força e o escolheu para o seu serviço antes mesmo do seu nascimento. Sansão lutou contra um leão e o derrotou. Era tão forte que com uma mandíbula de jumento feriu muitos homens. O povo filisteu era, na época de Sansão, um grande inimigo de Israel, por isso o perseguia e queria matá-lo. Ele tinha os cabelos compridos, que simbolizavam a força recebida do Senhor. Sendo assim, não deveria cortá-lo. Sansão se uniu a uma mulher do povo filisteu que não amava a Deus. Esta, num certo dia, depois de muita insistência, o fez contar o segredo da sua força. E enquanto ele dormia Dalila mandou cortar os seus cabelos. Sansão perdeu a sua força, mas depois de um certo tempo, orou ao Senhor e Ele a devolveu. Recuperando-a ainda destruiu muitos filisteus. Sansão morreu junto com os filisteus, porém antes de morrer reconheceu que sua força vinha do Senhor. Realmente, o Senhor é a nossa força.

Guarde no coração: “Eu te amo, ó Senhor, força minha”. Salmo 18:1 63


Refletindo sobre a história De onde vinha a força de Sansão e por que ele a possuía?

O que Sansão precisou aprender após longo sofrimento?

pesquisando sobre a história Você pode ver mais da história de Sansão e aprender com ela, acessando os sites: www.youtube.com/watch?v=_KHL4O0WbKM www.igrejamana.com/criancas/cri_4.html Após ouvir e ver as imagens da história de Sansão e Dalila, escreva no espaço abaixo qual foi a lição mais importante que você aprendeu com esta narrativa.

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Leia a letra da música antes de responder às perguntas. Ah! Se você souber esta canção pode cantá-la também. SANSÃO (Gilson Resende)

Sansão: Pelos poderes de Deus eu tenho a força, iê, iê, iê. Sansão: Pelos poderes de Deus eu tenho a força. Superman, He-man, X-man, Ultraman, Spiderman, Batman, Todos eles super-heróis, sempre prontos pra nos defender, Mas na hora da verdade, quem vai ficar, se eles vivem na televisão. Oh! E agora, quem poderá me defender? Jesus: pelos poderes de Deus eu tenho a força, iê, iê, iê. Qual o atual herói da TV ou do cinema de quem você mais gosta?

64


O que você aprende com ele? Liste as coisas boas e más que você pode aprender com este herói. Coisas boas:

Coisas más:

Compare-o a Jesus Cristo e descreva as principais diferenças entre os dois. Jesus Cristo:

Super-herói:

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Observe as palavras e descubra a maneira correta de agir para vencermos os nossos problemas. Depois de descobrir, escreva a frase com a resposta certa. Para vencer a

os problemas obedecendo

devo

e

orar

agir

palavra

de

Deus

APRENDENDO COM A HISTÓRIA Apesar de Sansão ter desagradado muito ao Senhor, um dia ele reconheceu que somente poderia ser vencedor na força de Deus. Nós também precisamos aprender essa lição. Assinale a alternativa que demonstra em que situação você mais precisa de força para ser vencedor. ( ( ( (

) Para ajudar seus pais nas tarefas de casa. ) Para fazer as tarefas da escola. ) Para não desobedecer aos seus pais. ) Para não brigar com seus irmãos ou com algum colega.

Agora, escreva uma oração pedindo ao Senhor para ajudá-lo a vencer a situação que você assinalou acima.

65


Unidade 7 Reis e Profetas do Povo de Deus


O povo de Israel pede um rei (I Samuel 8-16)

O povo de Israel era dirigido por juízes. Samuel foi um juiz e julgou o povo por muitos anos. Um dia, porém, o povo disse a Samuel que queria ser governado por um rei. Deus mandou Samuel fazer o que o povo pedia e escolheu Saul para ser o rei de Israel. Saul reinou por alguns anos, mas desobedeceu ao Senhor e foi rejeitado por Deus, que mandou Samuel escolher outro rei para substitui-lo. Samuel foi à casa de Jessé enviado pelo Senhor, para escolher o novo rei. Jessé tinha sete filhos que se apresentaram para serem escolhidos. Samuel viu Eliabe que era um moço muito bonito e pensou: – Certamente este é o escolhido de Deus. Mas o Senhor lhe falou: – Não olhes para sua aparência, o homem vê o exterior, mas o Senhor vê o coração. Então, perguntando Samuel se não havia nenhum outro filho, mandaram chamar Davi que estava cuidando das ovelhas. Quando Davi chegou, o Senhor disse a Samuel que ele era o escolhido para ser o novo rei de Israel. Assim, depois da morte de Saul, Davi reinou em Israel.

Guarde no coração: “Porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração”. I Samuel 16:7 67


Refletindo sobre a história Por que Saul foi escolhido como rei e por que depois foi rejeitado por Deus? O que Samuel reparou ao escolher Eliabe para ser rei? O que Deus disse a Samuel quando ele escolheu Eliabe para ser rei?

pesquisando sobre a história Pesquise em sua Bíblia. Leia e responda o que Deus considerou importante quando escolheu usar algumas pessoas para fazer algo para Ele. Noé – Gênesis 6: 9 José – Gênesis 41: 37-40 Ana – I Samuel 2:1 Salomão – I Reis 3: 9-10

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Responda SIM ou NÃO ao lado das frases: Devo gostar somente de pessoas ricas. Tenho amizade somente com pessoas que considero bonitas. A verdadeira beleza está em um coração que ama a Deus. Deus ama mais algumas pessoas do que outras.

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Deus fez você especial e quer torná-lo mais especial ainda, dando-lhe um coração cheio de coisas belas. Você pode acessar o site www.youtube.com/watch?v=aO4PqBuqr4k e ouvir uma música que fala exatamente porque você é tão importante aos olhos do Pai.

68


APRENDENDO COM A HISTÓRIA Deus repreendeu Samuel porque ele estava prestando atenção só nas coisas aparentes, mas isto é muito comum em nosso meio, não é verdade? Com o que a maioria das pessoas se preocupa, hoje? Recorte algumas figuras que represente estas coisas e cole-as no espaço abaixo.

Saul foi escolhido rei e, além de alto, forte, era muito bonito, mas extremamente desobediente ao Senhor. Depois de ser repreendido pela mentira e desobediência, com o que Samuel comparou o seu ato de desobediência? Leia I Samuel 15: 23 e responda.

O que você deve cultivar em seu coração para se tornar uma pessoa cada dia mais linda aos olhos do Pai? Escreva pelo menos três coisas.

Oração: “Senhor, ajude-me a ter um coração obediente e que expresse toda a beleza que te agrada.” Amém.” 69


O reino que dividiu (I Reis 6-12)

Davi reinou por quarenta anos em Israel e morreu. Seu filho Salomão reinou em seu lugar. Salomão era um rei muito sábio e rico, pois o Senhor o abençoou muito. No entanto, nos últimos dias de sua vida, ele desobedeceu a Deus e fez muitas coisas erradas. Por isto, o reino de Israel foi dividido. Com o filho de Salomão, chamado Roboão, o povo que era unido foi separado. Um grupo foi para o Norte, outro para o Sul. Dali em diante havia dois reis diferentes reinando, um para o reino do Sul, outro para o reino do Norte. O tempo passou e governaram Israel vários reis que não andavam nos caminhos do Senhor. Também todo o povo Lhe desobedecia. Por isto, o país de Israel foi invadido por outras nações e seu povo escravizado. A desobediência do povo de Deus resultou em tristeza e sofrimento para todos. Foram separados uns dos outros e foram viver longe de seus lares.

Guarde no coração: Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos”. Salmo 128:1 70


Refletindo sobre a história O que Deus deu a Salomão e o que aconteceu a ele no final dos seus dias? O que aconteceu durante o reinado de Roboão, filho de Salomão? Quais as consequências da desobediência do povo de Deus?

pesquisando sobre a história Pesquise em sua Bíblia e conheça o quanto Deus abençoou Salomão e o que Deus deu a ele. I Reis 4: 21 I Reis 4: 26 I Reis 4: 29, 30 I Reis 6: 1, 2 I Reis 7: 1 Leia também I Reis 4: 32-34 e resuma no espaço abaixo o que ele fez por causa da sabedoria que Deus lhe deu.

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Você sabia que apesar de toda a sabedoria de Salomão, ele acabou desobedecendo a Deus e fazendo muitas coisas erradas? Este é um perigo que todos nós corremos, apesar da inteligência que Deus nos dá. Assinale abaixo algumas situações que podem ser ou são tentações em sua vida: ( ( (

) Passar muito tempo no computador escondido dos seus pais. ) Não estudar o suficiente e “colar” durante a prova. ) Juntar-se a um colega para desprezar, criticar ou discriminar um outro colega.

O que você pretende fazer a respeito do problema assinalado acima? Lembrando que a desobediência desagrada profundamente a Deus, escreva abaixo uma decisão que você vai tomar esta semana para obedecer aos seus pais. 71


APRENDENDO COM A HISTÓRIA Por causa dos pecados de Salomão o reino de Israel foi dividido. No espaço abaixo invente uma história sobre “um personagem” que sofreu, mas aprendeu a importância de obedecer a Deus.

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Ordene as palavras conforme a numeração e descubra uma mensagem importante sobre a obediência. 7 PORQUE

4 PALAVRA

2 OBEDECER

10 AMA

6 DEUS

14 AS

3 A

15 NOSSAS

12 QUER

20 OBEDIÊNCIA

19 NOSSA

5 DE 18 DA 16 VIDAS

9 NOS

1 DEVEMOS

8 ELE

17 ATRAVÉS

13 PROTEGER

11 E

P

Escreva no diagrama alguns resultados da obediência ao Senhor.

AMOR ALEGRIA PAZ PERDÃO

A

R

Sabendo que somente Deus pode nos dar forças para obedecer, complete a oração: “Senhor, ajude-me a obedecer Amém.” 72


Profetas do povo de Deus (Isaías 6)

Deus falava com o seu povo através dos profetas. Eles também eram escolhidos por Deus para ensinar o povo a amar e obedecer a sua Palavra. Os profetas falavam diretamente aos reis e a outros líderes o que o Senhor desejava que eles fizessem. Muitas vezes, porém, eles não queriam obedecer a Deus e por isto, perseguiam e até matavam os profetas, mas estes não deixavam de falar o que Deus mandava. Muitos deles escreveram em livros o que Deus lhes falava. Estes livros estão na Bíblia e estes profetas são chamados de profetas maiores e profetas menores. Eles são: PROFETAS MAIORES: 1 Isaías 2 Jeremias 3 Ezequiel 4 Daniel PROFETAS MENORES: 1 Oséias 2 Joel 3 Amós 4 Obadias 5 Jonas 6 Miquéias 7 Naum 8 Habacuque 9 Sofonias 10

Ageu

11

Zacarias

12

Malaquias

Guarde no coração: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim”. Isaías 6:8 73


Refletindo sobre a história Por que Deus escolheu os profetas?

Por que muitas vezes os profetas eram perseguidos?

pesquisando sobre a história Vamos descobrir algumas coisas que Deus falou ao seu povo através de seus profetas? Para Isaías: “...o que roubastes do pobre está em vossa casa.” (Isaías 3:14). O que você pode aprender com essas palavras? Para Jeremias: “Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor.” (Jeremias 3:14). O que você pode aprender com essas palavras? Para Amós: “Porque Israel não sabe fazer o que é reto, diz o Senhor, e entesoura em seus castelos a violência.” (Amós 3:10). O que você pode aprender com essas palavras?

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Para saber como Deus nos deu a sua Palavra através dos profetas e de outros homens fiéis, complete o versículo abaixo lendo (II Pedro 1: 21). “A Bíblia não foi escrita por vontade __________________________, mas homens falaram da parte de _____________________inspirados pelo ______________________________.” Leia em um jornal, revista, internet, ou assista a um noticiário na TV e observe que os problemas de violência, como nos dias dos profetas, são comuns hoje em dia. Após a leitura, cite alguns problemas encontrados.

Os profetas falaram de roubo, rebeldia e violência dos seus dias. Dê a sua opinião: Como o pobre é roubado hoje? 74


Como a rebeldia pode ser vista hoje, em sua própria vida? Que tipo de atos violentos acontece, por exemplo, em sua escola?

APRENDENDO COM A HISTÓRIA Baseado no que você aprendeu com essa lição sobre os profetas, escreva certo ou errado ao lado das afirmações abaixo: Deus falava antigamente através dos profetas.__________________________________________ O povo sempre obedecia o que Deus falava através dos profetas.___________________________ Hoje, Deus nos fala através da Bíblia. __________________________________________________ A Bíblia é a Palavra de Deus. _________________________________________________________ Devemos fazer o que a Palavra de Deus nos manda ainda que seja difícil. ____________________ Vamos ver o que Deus nos ensina na Bíblia sobre alguns assuntos importantes: Amor de Deus – Efésios 2: 4, 5 Verdade – Efésios 4: 25 Perdão – Efésios 4:32 Obediência – Efésios 6:1

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Procure no caça-palavras seis importantes verdades que a Bíblia nos ensina a praticar.

s w a a l m o

v a r c a a s

a c r s c c a

m x e s z x b

a c p a p b d

r e n t x r t o e n d e h w a f e r d o s q b v e x z r

g x r k a i a

s c a j e e s o l c j r h n e n e n f f g s h w r i r c e c u a e c n q h r o b e d

o a g e b o o r d s q n a s k w x e n c e s i q e c e r

n o r a o l t s e a s g i e r b s e z i n

Oração “Senhor, obrigado porque o Senhor me ensina através da Tua Palavra. Ajude-me a obedecê-la. Amém” .

75

a j e h e n n

r s h f t u h


Unidade 8 O Povo de Deus Volta do Cativeiro


Deus não abandona o seu povo (Ester)

Quando o povo de Deus estava no cativeiro e o rei Assuero reinava, aconteceu algo maravilhoso que Deus usou para salvar o seu povo da morte. Assuero iria escolher uma esposa. Ela seria a rainha. Ester, que era do povo de Israel, foi levada ao palácio pelo seu primo Mordecai. Dentre todas as moças, Ester foi a escolhida pelo rei. Quando Hamã, um príncipe malvado, conseguiu que o rei assinasse uma lei autorizando a morte de todos os Judeus, Mordecai pediu a Ester que falasse com o rei e salvasse o seu povo. Ester falou com o rei Assuero, que atendendo a seu pedido, mandou enforcar o príncipe malvado e também permitiu que o povo Judeu lutasse para não ser morto. Assim, o povo foi salvo e Deus usou uma moça para cumprir a Sua vontade. Ele quer usar a sua vida também.

Guarde no coração: “Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre”. Salmo 107:1 77


Refletindo sobre a história Que acontecimento da vida de Ester foi importante para cumprir os planos de Deus?

Como Deus usou os acontecimentos na vida de Ester para salvar o seu povo?

pesquisando sobre a história Para conhecer mais detalhes da história de Ester, você pode ler a sua Bíblia e assistir ao filme nestes sites: www.youtube.com/watch?v=b9gEJhJ4omk www.youtube.com/watch?v=klwzNF6talk&feature=related www.youtube.com/watch?v=V_ocma0RL_s&feature=related

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Ester era uma rainha altruísta, o contrário de Hamã que era um príncipe profundamente egoísta. Para saber mais sobre ser altruísta e egoísta, procure no dicionário o significado das palavras: Altruísmo: Egoísmo: Discuta com um de seus colegas as seguintes situações e decidam juntos, escrevendo ao lado as palavras: altruísta ou egoísta. Marcelo gosta de jogar futebol com os colegas depois da aula. Na hora da formação das equipes, ele sempre coloca o seu nome em primeiro lugar na lista, mesmo quando outros colegas ainda não tiveram a oportunidade de jogar. Ele está sendo altruísta ou egoísta? Paula sabe que sua colega Júlia é novata na escola e ainda não fez muitas amizades, por isso, na hora do recreio, ela se preocupa em convidá-la para tomar lanche juntamente com suas outras amigas. Ela está sendo altruísta ou egoísta? Você está vendo seu desenho animado predileto na TV, como faz todos os dias, mas seu irmão quer ver outro programa naquele mesmo horário. Claro que você não aceita mudar de canal, afinal de contas, é seu direito assistir o que lhe interessa, todos os dias. Você está sendo altruísta ou egoísta? 78


APRENDENDO COM A HISTÓRIA Deus usou a vida de Ester para proteger o seu povo. Ele também promete cuidar e nos proteger sempre. Quer saber onde estão estas promessas? Leia na sua Bíblia e escreva-as abaixo: Hebreus 13: 5 Salmo 27: 10 Agora escreva um destes versículos em um cartão e dê para alguém que você sabe que está neste momento, precisando receber uma mensagem sobre o cuidado e proteção de Deus.

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Deus escolheu Ester para ser uma rainha, porque Ele tinha um plano especial para a vida dela:“Usá-la para proteger o seu povo”. Na atividade abaixo, descubra qual é a palavra relacionada com a história de Ester e depois, forme uma frase com ela, cuja mensagem lembre o que podemos aprender com essa história. A palavra é: UDES A frase é: A palavra é: TEPROÇÃO A frase é: A palavra é: AOMR A frase é: A palavra é: ALÍSRTUAT A frase é: A palavra é: NOAPL A frase é: A palavra é: AESGOÍT A frase é:

Oração “Obrigado Senhor, pela certeza da tua promessa que nos afirma que nunca nos deixará e jamais nos abandonará. Amém.” 79


Reconstrução do templo (Esdras)

O povo de Deus, por causa do pecado e desobediência, foi levado como escravo para um país distante. Depois de alguns anos no cativeiro, o rei Ciro disse ao povo que Deus o encarregara de construir novamente a casa do Senhor, o templo. E assim, permitiu que aqueles que quisessem, poderiam voltar a Jerusalém para construir o templo. Ainda ordenou que as pessoas ajudassem oferecendo prata, ouro e outros bens para a construção. O rei Ciro também mandou de volta os vasos do templo, que haviam trazido de Jerusalém e colocado nos templos de falsos deuses. Os que voltaram, tiveram muitas dificuldades no trabalho da reconstrução. Haviam muitos inimigos tentando impedir o povo de Deus de fazer a obra. Depois de algum tempo veio também a Jerusalém o sacerdote Esdras, que ensinava ao povo a lei do Senhor. Reconstruíram o templo e quando terminaram o trabalho louvaram a Deus e ofereceram ofertas de gratidão ao Senhor.

Guarde no coração: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do senhor”. Salmo 122:1 80


Refletindo sobre a história O que aconteceu ao povo de Deus por causa da desobediência?

O que dificultava a reconstrução?

pesquisando sobre a história Leia o texto: O Templo de Jerusalém (em hebraico, beit hamiqdash) é o nome dado ao principal centro de culto do povo de Israel, onde se realizavam as diversas ofertas e sacrifícios conhecidas como o korbanot. O Templo de Jerusalém situava-se no Monte Moriá (também chamado Monte do Templo), ao Norte do Monte Sião. Foi o sucessor do Tabernáculo construído pelo profeta Moisés, segundo a revelação Divina recebida no Sinai. De acordo com a tradição judaico-cristã, o primeiro Templo teve sua construção iniciada no terceiro ano do reinado de Salomão e concluída sete anos depois. Segundo a Bíblia, em Reis e em Crônicas, foi seu construtor Hirã. Foi saqueado várias vezes e acabou por ser totalmente incendiado e destruído por Nabucodonosor II, em 587 a.c. O segundo Templo foi reconstruído durante a dominação persa, no mesmo local. Sofreu modificações com o rei Herodes, o Grande. Acabaria também por ser destruído em 70 d.c. desta vez pelas legiões romanas comandados pelo general Tito. Deste templo, atualmente só restou o que conhecemos como o Muro das Lamentações. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre) Após essa leitura devemos lembrar que o povo de Deus amava o templo e gostava de visitá-lo, pois ele representava a presença de Deus no meio deles. Sua destruição por causa da desobediência do povo trouxe muita tristeza. Escreva abaixo o versículo do Salmo 122:1 que mostra o quanto o povo de Deus amava o templo.

81


CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA O povo de Deus reconstruiu o templo para o louvor do Senhor. Escreva nos espaços abaixo o que você pode fazer de construtivo para o louvor do Senhor nos seguintes lugares: Em casa:

Na escola:

Na Igreja:

Circule do quadro abaixo somente as atitudes que devemos cultivar para construir o nosso relacionamento com Deus e com as pessoas.

ORAÇÃO

PERDÃO MENTIRA ÓDIO OBEDIÊNCIA AMIZADE

EGOÍSMO PRESSA PALAVRA DE DEUS DESPREZO DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Descubra uma mensagem importante para a sua vida no grupo de palavras abaixo:

afasta nos Deus e pecado vida palav ra nossa a sua

O destrói

Oração: “Senhor, perdoe-me porque muitas vezes eu destruo, por causa dos meus pecados, a alegria de pessoas que eu amo.” Amém”.

82


Reconstrução dos muros de Jerusalém (Neemias)

Neemias também estava no cativeiro. Era copeiro do rei. Certo dia, recebeu notícias vindas de Jerusalém dizendo que a cidade continuava destruída. Haviam reconstruído o templo, mas os muros e os portões da cidade eram um monte de pedras. Neemias ficou muito triste e pediu ao Senhor que ajudasse o seu povo a reconstruir a cidade. Deus ouviu a oração de Neemias e fez com que o rei permitisse que ele voltasse a Jerusalém. Quando ali chegou, Neemias dividiu o povo em grupos e começaram o trabalho. Alguns inimigos fizeram planos para derrubar os muros, mas enquanto alguns trabalhavam outros vigiavam com espadas na mão. O povo dirigido por Neemias trabalhou tanto, que no fim de cinquenta e dois dias os muros estavam prontos. Neemias reuniu o povo e pediu ao sacerdote Esdras que lesse a Palavra do Senhor. O povo ouviu e ficou triste, pois descobriu o quanto haviam sido desobedientes ao Senhor. Depois, pediram perdão ao Senhor e subiram no muro para cantar louvores a Ele. Deus amava o seu povo e o trouxe de volta a sua terra.

Guarde no coração: “Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre”. Salmo 125:1 83


Refletindo sobre a história O que fez Neemias ao saber da situação da sua cidade? O que fez Neemias para fazer o trabalho de reconstrução? O que fez o povo ao terminar o trabalho?

pesquisando sobre a história Releia o texto da história antes de responder estas questões. O que devemos fazer quando estamos enfrentando um problema difícil? Qual a melhor maneira de fazermos um trabalho grande e difícil? Qual a melhor recompensa a um grupo que trabalha unido para fazer algo difícil?

CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA Desenvolva um projeto semanal: Faça com um parceiro algum tipo de trabalho. Por exemplo: Ajude sua mãe a lavar a louça; ajude seu pai a lavar o carro; ou ajude o seu irmão, irmã ou um colega a fazer a tarefa da escola. Descreva o seu projeto! No espaço abaixo conte o que você fez e como foi a experiência.

84


APRENDENDO COM A HISTÓRIA Complete as lacunas com a palavra mais adequada.

PEDIR

PREGUIÇA

SERVIÇO

LOUVOR

FORÇA

AMOR

O trabalho deve ser feito com ______________________________. Para fazer o trabalho bem feito, devemos deixar a______________________________. Devo __________________________ ao Senhor ___________________________ para trabalhar bem. Todo o trabalho deve ser feito para o______________________________do Senhor.

DIVERTINDO COM A HISTÓRIA Procure no caça-palvras sete palavras que mostram a forma como Deus quer que façamos o nosso trabalho. a w a a l m o

m a r c a a s

o c t u c c o

r x r e x c x r e u o n n i a o z p l r x b s q o d e x

a l g r i a z

c o n f i a r

g x r k a i a

s c a j e p s o l c j r h r e n e n f a g s h w r g r c e c u e e c n q h m d e d i

a c i ê b o o r o r a ç a s k w x e n c e s i q c a ç ã

n c i a o l ã o e a s g i e r b s e o i n

a j e h e n n

Sem olhar nas páginas anteriores do livro, tente, juntamente com um dos seus colegas, lembrar-se dos nomes dos vários personagens, sobre os quais estudamos em nosso livro de Ensino Religioso. Isso vai nos ajudar a lembrar de quanta coisa importante aprendemos este ano. Marque os pontos para ver quem será o vencedor.

C A

J F

B R

E G

E N

M

A T

S S

D

I

D M

S

S N

E J

A

Vencedor:

J

S

Pontos:

“Senhor, ajude-me a fazer todas as coisas com amor.” Amém”.

85

r s h f t u h


A Coleção AS MARAVILHAS DE DEUS é composta de oito volumes. Os três primeiros são destinados à Educação Infantil e os demais às cinco séries iniciais do Ensino Fundamental. O conteúdo de cada volume considera o desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual da criança. Contempla fatos bíblicos e valores cristãos apropriados e indispensáveis para a formação do caráter cristão do aluno de cada faixa etária. Nesse material a Educação Religiosa não consiste apenas na transmissão de meros fatos ou determinados dogmas religiosos. Visa à formação de valores e conceitos eternos para a vida do Educando; promovendo assim, vivências que reflitam o espírito do Evangelho de Cristo. Acreditamos que esse é o ensinar que EDUCA PARA CRISTO.

IPE Unidade Centro: Rua 68, nº 95 - Centro - Goiânia - GO IPE Unidade Bueno: Av. T-1 nº 1008, Setor Bueno - Goiânia - GO ipe@ipeonline.com.br www.ipeonline.com.br

As Maravilhas de Deus  

As Maravilhas de Deus são os livros da educação infantil do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)

Advertisement