Page 1

Texto: Neli Freitas Ilustraçþes: Willian Fernando

1


“É o SENHOR quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele.” (Provérbios 2:6 - NTLH)

1ª edição 2011


Expediente Texto

Neli Maria de Freitas

nelif@terra.com

Ilustrações e projeto gráfico

Willian Fernando da Silva

Revisão de texto

Edinei Pimenta Pinheiro

visualmente.falando@gmail.com edineipimenta@gmail.com


Caro adolescente, “É preciso saber viver!” Já dizia a velha canção do rei. É o que você vai aprender com um livro muito “das antigas”, mas “pra lá” de atual: A Bíblia. Por meio dos Provérbios e de alguns personagens da Bíblia, você vai aprender de uma maneira alegre e descontraída a “Viver a vida com responsa!” “Na moral”, aprenda bastante! Um abraço!


Sumário TEMA 1 - SABEDORIA Quem é o verdadeiro esperto? TEMA 2 - RESPEITO “Respeito é bom e eu gosto!” TEMA 3 - CONSELHO “Quem não ouve conselho... ouve coitado!” TEMA 4 - AMIZADE “Goste de todos, mas seja amigo de alguns!” TEMA 5 - CULTURA DA PAZ Paz, sim! Violência, não! TEMA 6 - VERDADE “A mentira tem perna curta!” TEMA 7 - SAÚDE Os três grandes vilões da saúde TEMA 8 - TRABALHO Trabalho: Bênção ou castigo?


TEMA 1 - Sabedoria!

Quem é o verdadeiro esperto?

Se liga aí!

“Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as jóias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo.” (Provérbios 8:11-NTLH)

TÁ LIGADO?

Saiba mais sobre a palavra “esperto”: • Adjetivo (palavra que dá qualidade) • Acordado, desperto. • Vivo, inteligente, sagaz.

Enfim...

GAROTO (A) ESPERTO (A)? • Ser esperto é qualidade! • Ser esperto é estar desperto! • Ser esperto é ser inteligente! • Ser esperto é ser vivo!


MUITO PRAZER: SALOMÃO, O ESPERTO!

Salomão era filho de Davi, rei

de Israel. Quando Davi morreu deixou o reinado para Salomão, mas mesmo sendo ele muito jovem e inexperiente, veja como foi “esperto”. Fez um pedido a Deus:

ORAÇÃO DE SALOMÃO “Ó SENHOR Deus, tu deixaste que eu ficasse como rei no lugar do meu pai, embora eu seja muito jovem e não saiba governar. Aqui estou eu no meio do povo que escolheste para ser teu, um povo que é tão numeroso, que nem pode ser contado. Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?” (I Reis 3:7-9 - NTLH)

8


resposta de deus “Deus gostou de Salomão ter pedido isso. E disse: Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois. Mas lhe darei também o que não pediu: durante toda a sua vida, você terá riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei. E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei uma vida longa.” (I Reis 3:10-14 - NTLH)

SALOMÃO: SABEDORIA “PRA LÁ DE BAGDÁ” “Deus deu a Salomão sabedoria, entendimento fora do comum e conhecimentos tão grandes, que não podiam ser medidos. Salomão era mais sábio do que qualquer homem do Oriente ou do Egito. Ele era mais sábio do que todos os homens: mais sábio do que Etã, o ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol. E a sua fama se espalhou por todos os países vizinhos. Ele escreveu três mil provérbios e compôs mais de mil canções. Falou de árvores e plantas, desde os cedros do Líbano até o hissopo, que cresce nos muros; ele falou também dos animais, dos pássaros, dos animais que se arrastam pelo chão e dos peixes. Reis do mundo inteiro souberam da sabedoria de Salomão e mandaram pessoas para ouvi-lo.” (I Reis 4: 29-34 - NTLH)

9


QUEM É O VERDADEIRO ESPERTO? Com apenas esta pequena parte da história de Salomão, você pode aprender sobre quem são os verdadeiros espertos. Vamos pensar um pouco?

SE LIGA, CABEÇÃO!

1

O verdadeiro esperto reconhece que de Deus vem a sabedoria! Salomão ouviu a voz de Deus e lhe pediu o que sabia que mais precisava.

2

O verdadeiro sábio tem um relacionamento pessoal com Deus! Salomão ouviu a voz de Deus e conversou com Ele por meio da oração.

3

O verdadeiro esperto pode ser muito jovem! Salomão era muito jovem quando começou a reinar.

4

O verdadeiro esperto não “foge da raia”! Salomão mesmo reconhecendo que governar era muito difícil, assume a responsabilidade.

5

10

O verdadeiro esperto não acha que sabe tudo! Salomão era jovem, rico, filho do rei, mas “não se achava”, pois sabia que por causa da falta de experiência tinha muito o que aprender.


6

O verdadeiro esperto sabe o que é mais importante na vida! Salomão podia ter pedido a Deus, poder e riqueza, mas sabia que se não tivesse sabedoria, nada que Deus lhe desse seria bênção para a sua vida e de seus súditos.

7

O verdadeiro esperto aprende que obedecer a Deus e a Sua Palavra é bênção para a sua vida. Deus disse a Salomão que sua vida seria abençoada se ele fosse obediente aos seus mandamentos.

8

O verdadeiro esperto não apenas conhece a Deus e a Sua Palavra, mas a Sua Criação! A sabedoria de Salomão abrangia o conhecimento de várias ciências biológicas e humanas.

9

O verdadeiro esperto sabe “curtir” as artes! Salomão se tornou um grande escritor, poeta e músico.

10

O verdadeiro esperto se torna “famoso” pelos motivos certos! Por causa da sabedoria de Salomão ele ficou famoso e se tornou muito respeitado.

Fique antenado! • Conheça a Deus e a sua Palavra! • Saiba que responsabilidade não tem idade! • Aprenda a ouvir conselhos! • Aprenda sempre! Estude! Nunca ache que sabe tudo! • Ame a Ciência e as artes! • Seja conhecido pelo seu caráter fiel e honesto! • Seja feliz! Obedeça a Deus, ainda que seja o mais difícil!

11


O ESPERTO PODE parecer “BOBO”? APRENDA COM CLARICE LISPECTOR!

DAS VANTAGENS DE SER BOBO (Clarice Lispector)

O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: “Estou fazendo. Estou pensando.” Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia. O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski. Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia

12


comprar outro. Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranquilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu. Aviso: não confundir bobos com burros. Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: “Até tu, Brutus?” Bobo não reclama. Em compensação, como exclama! Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz. O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos. Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem. Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas! Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas. É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.

(Fonte: Clarice na Cabeceira: Crônicas; Org. Teresa Montero; Ed. Rocco, 2010

Fim de papo! “É o SENHOR quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele.” (Provérbios 2:6 - NTLH)

13


TEMA 2 - Respeito

Respeito é bom e eu gosto!

SE LIGA AÍ!

“Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe.” (Provérbios 6:20 - BV)

TÁ LIGADO?

Saiba mais sobre as palavras: AUTORIDADE E AUTORITÁRIO: Qual é a diferença? AUTORIDADE: Poder legítimo; pessoa revestida de poder. AUTORITÁRIO: Alguém que abusa da autoridade que possui.

14


Alguém já disse que autoritarismo é a doença da autoridade. Concordo! Alguém tem que dar o comando e a direção a ser seguida. Mas, sempre com responsabilidade, respeito e consideração pelo outro. E com certeza, quem dirige tem maior responsabilidade do que quem segue, você não acha?

ENFIM... Ter autoridade é ter respeito e ser respeitado! Respeitar autoridade não é coisa de “mané”! Respeitar autoridade evita “quebrar a cara”!

AUTORIDADE: QUEM é o manda-chuva? • NÚMERO 1 - DEUS – 1º MANDAMENTO “Não terás outros deuses diante de mim.” – (Êxodo 20:3 - RA) “Reina o Senhor; trema os povos, Ele está entronizado acima dos querubins...” ) (Salmo 99:1- RA) • NÚMERO 2 – PAI E MÃE – 5º MANDAMENTO “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”. (Êxodo 20.12 - RA). • NÚMERO 3 – GOVERNO E OUTRAS AUTORIDADES “Recomende aos irmãos que respeitem as ordens dos que governam e das autoridades, que sejam obedientes e estejam prontos a fazer tudo o que é bom.” (Tito 3:1 - NTLH) • AUTORIDADE: QUEM FALOU? DEUS! “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus...” (Romanos 13:1 - RA)

15


MUITO PRAZER: JOSUÉ, O OBEDIENTE!

Josué foi o

homem que substituiu Moisés na tarefa de conduzir o povo de Israel até Canaã, a terra que Deus prometeu a eles. Conheça um pouco da sua história!

DEUS LHE DEU UMA TAREFA : “Conduza meu

povo!”

“Depois da morte de Moisés, homem que servia ao Senhor, Deus falou ao assistente de Moisés chamado Josué, filho de Num: ‘Agora que o meu servo Moisés está morto, você passa a funcionar como o novo chefe do povo de Israel. Prepare-se e guie este povo, atravessando com ele o rio Jordão e indo à frente dele à terra prometida.’ (Josué 1:1,2 - BV)

16


DEUS LHE FeZ UMA PROMESSA:

“Prometo te ajudar sempre!

“Ninguém será capaz de impedir a sua marcha enquanto você viver, pois Eu estarei ao seu lado, assim como estive com Moisés: não o abandonarei nem deixarei de ajudar você.” (Josué 1:5 - BV)

DEUS LHE Deu A RECEITA DO SUCESSO:

“Obedeça a minha Palavra!”

“Seja forte e corajoso! Você terá sucesso como chefe do meu povo e vai conquistar a terra que prometi. Veja lá! Basta que você seja forte e valente e tenha o cuidado de obedecer a todas as leis que Moisés ordenou. Se você quer ter sucesso em tudo o que vai fazer, seja obediente a todos os pontos da Lei, sem nenhum desvio para cá ou para lá. Não se canse de lembrar ao povo as leis deste Livro, e você mesmo trate de meditar nelas todos os dias e todas as noites, para ter certeza de que está sendo obediente em tudo que está escrito. Só assim você poderá ter sucesso.” (Josué 1:6-8 - BV)

DEUS LHE deu UMA GARANTIA:

com você!”

“Estarei sempre

“Digo e repito: Seja forte e corajoso! Nada de desânimo! Não fique com medo! Lembre-se bem: o Senhor seu Deus está com você, esteja onde estiver!” (Josué 1:9 - BV)

JOSUÉ FEZ O QUE DEUS MANDOU: minha casa serviremos ao Senhor!”

“Eu e a

No final da sua vida, quando já havia conduzido e assentado o povo de Deus na terra de Canaã Josué faz um desafio ao povo: “Portanto, prestem obediência e serviço ao Senhor de modo sincero e fiel. Joguem fora os ídolos que foram adorados pelos pais de vocês quando eles viviam para lá do rio Eufrates e no Egito. Sirvam somente ao Senhor!” “Mas se vocês não estão querendo obedecer ao Senhor, escolham hoje a quem querem dar obediência. Será que vão querer servir aos deuses falsos dos seus pais do leste do Eufrates? Ou aos deuses falsos dos amorreus destas terras? Quanto a mim, escutem! Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!” (Josué 24:14, 15 - BV)

17


SE LIGA, CABEÇÃO! A autoridade de Deus deve ser obedecida. Josué foi chamado por Deus para servi-lo e o obedeceu prontamente; Deus não é autoritário, pois quando Ele nos dá uma ordem, também nos capacita a executá-la. Prometeu a Josué capacitá-lo e assim o fez; A autoridade de Deus é amorosa. Ele nos dá grandes tarefas, mas está sempre ao nosso lado nos ajudando a cumpri-las. Disse a Josué que estaria sempre com ele; A autoridade de Deus é clara. Ele nos ensina a fazer o que devemos, por meio da Sua Palavra. Deus deu orientações claras a Josué para que ele pudesse obedecê-lo; Obedecer a autoridade de Deus é uma opção nossa. Josué declarou a sua escolha: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

Fique antenado! Obedeça a autoridade! Primeiro a de Deus e de Sua Palavra! Saiba que nem sempre é fácil obedecer! Peça força a Deus para lhe ajudar! Confie na promessa de Deus: “Estarei sempre com você!” Não se canse de conhecer nem de obedecer a Palavra de Deus! Lembre-se: O verdadeiro sucesso é fruto da obediência a Deus! Não se esqueça: “Toda autoridade procede de Deus.” Seus pais são autoridades de Deus sobre a sua vida!

18


Professores e outras pessoas mais experientes são instrumentos de Deus para nos ensinar e ajudar; Obedecer a Deus é uma decisão pessoal.

APRENDA COM A HISTÓRIA! FELICIDADE PELA OBEDIÊNCIA “... mas o que guarda a lei, esse é feliz.” (Provérbios 29:18) Todo mundo deseja ser feliz. Como podemos, porém, atingir esse legítimo objetivo? O texto bíblico responde: Guardando a lei! Algumas pessoas pensam que a lei atravessa no caminho da felicidade. Por exemplo, a lei exige que os motoristas mantenham a velocidade dentro dos limites prescritos. Nas cidades o limite é de mais ou menos 40 Km/h. Numa estrada, 80 a 100 Km/h. Destinam-se essas restrições ao nosso benefício e felicidade, ou são elas medidas para nos infelicitarem? Um rapaz de 16 anos achava-se perante um júri no tribunal juvenil de Maryland, com duas acusações de excessiva velocidade. Confessou e foi multado. Então o bondoso juiz debruçou-se sobre a escrivaninha, e comentou: “Não sei o que vai ser preciso para você acabar com esse hábito. Ou você vai matar a si mesmo, ou a alguém.” Na noite seguinte esse jovem, com mais quatro companheiros, ia descendo velozmente a estrada durante uma chuva que tirava a visão. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu, mas o carro foi esmagado numa ponte com tão terrível força que o motor foi empurrado para trás, para o assento fronteiro. O moço de 16 anos foi morto, da mesma maneira que os dois outros que estavam no carro, um de 18 e outro de 19 anos. Os dois que não morreram, ambos de 19 anos, ficaram gravemente feridos. Que rápido cumprimento tiveram as palavras do juiz; “Ou você vai matar a si mesmo, ou a alguém!” Esse rapaz e seus dois companheiros poderiam estar vivos hoje, caso tivessem compreendido as palavras da Escritura e nelas crido: “O que guarda a lei, esse é feliz.” (Fonte: http://www.iasdemfoco.net/ilustracoes/FE-OBEDIENCIA.htm)

FIM DE PAPO!

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” (Efésios 6:1-3 - RA)

19


TEMA 3 - conselho

“Quem não ouve conselho... ouve: coitado!”

SE LIGA AÍ! “Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso.” (Provérbios 3:1,2 - NTLH)

TÁ LIGADO? Saiba mais sobre a palvra “conselho”: • Opinião, parecer sobre o que convém fazer, bom senso, sabedoria, aviso, advertência.

ENFIM... • Conselho é orientar sobre o que convém e o que não convém fazer. • Conselho é dizer a verdade com amor. • “Quem avisa amigo é...”

20


DE QUEM DEVEMOS OUVIR CONSELHOS? DE DEUS: “É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele.” (Provérbios 2:6 - NTLH) DOS PAIS: “Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência. (Provérbios 1:8,9 - NTLH) DOS AMIGOS: “Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade.” (Provérbios 27:9 - BV)

Tô fora! DE QUEM NÃO DEVEMOS OUVIR CONSELHOS? “Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe. Eles poderão dizer: Venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes! Estarão vivas e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas. Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas. Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos! Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles. Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar.” (Provérbios 1:10-16 - NTLH)

Enfim! “Filho, não ande com gente dessa laia!” fuja dos Perversos, violentos, assassinos e ladrões!

21


MUITO PRAZER: ROBOÃO, O vacilão!

“Roboão era o filho mais velho do sábio rei Salomão. Quando Salomão morreu Roboão ocupou o lugar do pai no trono de Israel. Um dia o povo foi até o rei para lhe fazer um pedido: “Salomão, o seu pai, nos tratou com dureza e nos fez carregar cargas pesadas. Se o senhor tornar essas cargas mais leves e a nossa vida mais fácil, nós seremos seus servidores.” (I Reis 12:4 - NTLH) Então Roboão respondeu: “Voltem daqui a três dias, e aí eu darei a minha resposta.” Quando eles foram embora o rei fez uma coisa sábia, chamou os conselheiros que haviam servido ao seu pai e lhes perguntou: “Que resposta vocês me aconselham a dar a este povo?” E eles responderam: ”Se o senhor quiser servir bem a este povo, dê uma resposta favorável ao pedido deles, que eles serão seus servidores para sempre.” (I Reis 12:5 - 7 - NTLH) No entanto, Roboão não seguiu o conselho dos mais velhos. Leiam o restante da história: “Mas Roboão não seguiu o conselho dos homens mais velhos e foi falar com os jovens que haviam crescido junto com ele e que agora eram os seus conselheiros. ‘Que conselho vocês me dão’? perguntou ele. ‘O que é que eu digo a este povo que está pedindo que eu torne as suas cargas mais leves?’ Eles responderam: ‘Você deve dizer o seguinte: O meu dedinho é mais grosso do que a cintura do meu pai! Ele fez vocês carregarem cargas pesadas; eu vou aumentar o peso ainda mais. Ele castigou vocês com chicotes; eu vou surrá-los com correias.’” (I Reis 12:8 - 11 - NTLH)

22


“Três dias depois, Jeroboão e todo o povo foram falar de novo com o rei Roboão, como ele havia mandado. O rei desprezou o conselho dos homens mais velhos e falou duramente com o povo, como os jovens haviam aconselhado. Ele disse: ‘O meu pai fez vocês carregarem cargas pesadas; eu vou aumentar o peso ainda mais. Ele castigou vocês com chicotes; eu vou surrá-los com correias’.” (I Reis 12:12 -14 - NTLH) “Assim o rei Roboão não atendeu o povo... Quando os israelitas viram que o rei não ia atender o seu pedido, começaram a gritar: “Abaixo Davi e a sua família! O que foi que eles já fizeram por nós? Homens de Israel, vamos para casa! Que Roboão cuide de si mesmo!” E assim os israelitas foram para as suas casas deixando Roboão como rei somente do povo que morava no território da tribo de Judá.” (I Reis 12:15 -17 - NTLH) Por seguir o conselho errado, o rei Roboão viu o seu reino se dividir. Uma grande parte do seu povo deixou de segui-lo, coroou outro rei para reinar sobre eles. Assim o maravilhoso reino que Salomão havia construído foi dividido e dali em diante tiveram muitos problemas, inclusive guerra entre os reinos divididos.

23


SE LIGA, CABEÇÃO!

1

Roboão começou bem. Reconheceu que não sabia tudo e que precisava do conselho dos mais experientes;

2

Ser sábio é aprender com a história, e isto significa reconhecer que algumas pessoas vieram antes de nós, viveram bastante, e podem mostrar o melhor caminho a ser seguido.

3

Será que Roboão desprezou o conselho dos mais velhos, apenas porque eles eram mais velhos?

4

Será que ele desprezou o conselho deles, por não terem dito o que ele queria ouvir?

5

Muitas vezes somos tolos quando achamos que as pessoas sempre devem concordar conosco.

6

O conselho dos jovens não foi errado porque eles eram jovens. O conselho foi errado porque foi egoísta, desprezando as necessidades das pessoas que estavam sofrendo.

7

Muitos jovens pensam apenas em si mesmos e se comportam como se fossem o “centro do universo.”

8

Pais, avós, professores, querem o nosso bem. Quando nos aconselham estão tentando nos proteger da nossa própria estupidez.

9

Ser “cabeça dura” pode trazer sérias consequências para a nossa vida.

10

Além de nos prejudicar, as nossas ações inconsequentes produzem muito sofrimento a quem nos ama de verdade.

24


FIQUE ANTENADO! “Quem não ouve conselho... ouve: coitado!” Dê ouvido aos conselhos da Palavra de Deus. Preste muita atenção e obedeça aos conselhos dos seus pais. O verdadeiro amigo não dá conselhos errados. Fuja daqueles que se dizem amigos, mas querem fazê-lo entrar “numa roubada” Não fique “se achando”, preste atenção no que ensinam os seus professores e pessoas mais experientes que você. Comece e termine bem. Siga os conselhos daqueles que o amam e querem o melhor para você.

APRENDA COM O DR. ARI FRIEDEMBACH! RECADO AOS JOVENS Histórico: Liana e Felipe desapareceram no dia 31 de outubro de 2003, depois de terem mentido para os pais sobre a viagem que planejavam. Liana disse que iria para Ilhabela (litoral norte de São Paulo), com adolescentes da comunidade israelita. Felipe contou que iria acampar, mas a família acreditava que ele iria com amigos. Os dois acampavam em uma região isolada de Embu-Guaçu quando foram sequestrados e mantidos em um sítio. Felipe foi morto por “Pernambuco” dois dias depois, com um tiro na nuca. Liana foi violentada por todos os réus e por “Champinha” e morta a facadas cinco dias após o sequestro. Os corpos do casal só foram encontrados no dia 10 de novembro de 2003. (Fonte: http://www.conjur.com.br/2007-nov-05/acusado_matar_liana_namorado_julgado_quarta)

25


depoimento do pai de liana: 12/11/2003

“Eu gritei, eu falei, voei, corri, andei, fiz tudo. Ela tava tão perto do lugar das buscas. Você não imagina o que me dói isso. Não imagina o que eu sinto”, desabafa o pai de Liana, Ari Friedembach. “Como os pais acham forças? Não sei! Eu acho que eu não caí na real, sabe, assim... De vez em quando eu me desespero, mas na maioria do tempo parece que eu estou vendo um filme, que não é comigo”. Ari Friedembach pensa na mentira que Liana contou para acampar com Felipe. Se sente na obrigação de falar com quem tem a idade da filha que se foi. “Antes de contar mentirinha boba de adolescente, que não é uma coisa grave, pense nas consequências do que vocês estão fazendo, conversem com seus pais, não tenham eles como seus inimigos, tenham eles como seus melhores amigos. E eles são...” “A imagem que mais vai ficar é dela rindo. A Liana era muito alegre, muito risonha. Ela ria de tudo o que eu falava. Por isso eu não quis ver corpo nenhum. Eu quero lembrar dela sorrindo, uma pérola. Uma joia que levaram embora.” http://vivaemseguranca.blogspot.com/2010/04/jornal-nacional-06112003.html

“Adolescentes, ouçam os pais. A questão é o jovem parar para ouvir, e não olhar para a gente como quem não sabe o que fala.” (Ari Friedenbach, pai de Liana, 16 anos, assassinada quando acampava, sem o conhecimento dos pais, com o namorado, Felipe Caffé, 19, também morto.)

!!!

(Revista Veja - Edição 1829 . 19/11/2003)

FIM DE PAPO!

“Quem pensa que pode vencer na vida sozinho vai fracassar totalmente; quem procura ajuda e pede conselhos será bem sucedido.” (Provérbios 15:22 - BV)

26


TEMA 4 - Amizade

“Goste de todos, mas seja amigo de alguns!”

SE LIGA AÍ! “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” (Provérbios 18: 24 - NTLH )

TÁ LIGADO?

Saiba mais cobre a palavra “amigo”:

• “Que ou quem sente amizade por ou está ligado por uma afeição recíproca; companheiro. (Dicionário) • “Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum.” (Benjamin Franklin) • “Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão.” (Benjamin Franklin) • “Quem perde seus bens perde muito; quem perde um amigo perde mais.” (Miguel de Cervantes) • “Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo.” (Voltaire) • “Nunca foi um bom amigo quem por pouco quebrou a amizade.” (Provérbio popular) • “Quando um homem é bom amigo, também tem amigos bons.” (Niccolo Maquiavel) • “Homem nenhum pode ser feliz sem um amigo, nem pode estar certo desse amigo enquanto não for infeliz.” (Thomas Fuller)

ENFIM... • “Amigo é coisa para se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração.” (Milton Nascimento)


“AMIGO DO PEITO” X “AMIGO DA ONÇA”

“AMIGOS DO PEITO”: QUEM SÃO ELES? • O FIEL – “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” (Provérbios 17:17 - RA) • O CHEGADO – “... há amigo mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18:24 - RA) • O SUPER-SINCERO – “Melhor é o castigo de quem nos ama de verdade do que os beijos dados por um falso amigo.” (Provérbios 27:6 - BV) • O CONSELHEIRO – “O conselho que o amigo dá de coração é agradável como um perfume suave.” (Provérbios 27:9 - BV)

TÔ fora! “AMIGOS Da onça”: QUEM SÃO ELES? O PERVERSO – O POPULAR “MALA” – “Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado.” (Provérbios 4:14,15 - NTLH)

28


O SEM JUÍZO – “Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar. Por que será que a pessoa ajuizada é sábia? É porque ela sabe o que faz. Por que será que o tolo não tem juízo? É porque ele apenas pensa que sabe o que faz. Os tolos pecam e não se importam, mas os bons querem ser perdoados.” (Provérbios 14:7-9 - NTLH)

O “INTERESSEIRO” – “Todos procuram agradar as pessoas importantes; todos querem ser amigos de quem dá presentes. Se o pobre é desprezado até pelos seus próprios irmãos, não é de admirar que os seus amigos se afastem dele. Ele se cansa de procurar os amigos, mas eles não se importam com ele. (Provérbios 19:6,7 - NTLH)

O VIOLENTO – “Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles.” (Provérbios 22:24.25 - NTLH)

O “REBELDE SEM CAUSA” – “Meu filho, tema a Deus, o Senhor, e respeite as autoridades. Não se envolva com as pessoas que se revoltam contra elas, pois num instante elas podem se arruinar. Você pode fazer uma ideia da destruição que Deus ou as autoridades podem causar?” (Provérbios 24:21,22 - NTLH)

29


MUITO PRAZER: davi e jônatas, melhores amigos!

Jônatas era filho do rei Saul e tinha uma grande amizade com Davi. Ele conhecera Davi quando este prestou um grande serviço ao rei lutando sozinho e matando o gigante Golias que ameaçava todo o exército de Israel. Mas Saul, com medo de que Davi quisesse roubar-lhe o trono, planejou matálo. Leia um pouco dessa história bíblica:

“Saul contou ao seu filho Jônatas e a todos os seus oficiais que ele planejava matar Davi. Mas Jônatas era muito amigo de Davi e por isso lhe disse: O meu pai está planejando matar você. Amanhã cedo, tenha cuidado. Esconda-se em algum lugar secreto e fique lá. Eu vou esperar pelo meu pai no campo em que você estiver escondido e vou falar com ele a seu respeito. Se descobrir alguma coisa, eu aviso você. Então Jônatas elogiou Davi para Saul e disse: Meu pai, não faça nenhum mal ao seu servidor Davi, pois ele nunca lhe fez nenhum mal. Pelo contrário, tudo o que ele tem feito tem ajudado bastante o senhor. Ele arriscou a própria vida quando matou Golias, e por meio dele o SENHOR Deus conquistou uma grande vitória para Israel. O senhor mesmo viu isso e ficou contente. Então, por que o senhor, meu pai, faria mal a um homem inocente, matando Davi sem nenhuma razão? Saul atendeu ao pedido de Jônatas e jurou em nome do SENHOR, o Deus vivo, que Davi não seria morto.

30 30


Então Jônatas chamou Davi e lhe contou tudo. Aí o levou a Saul, e Davi continuou a servir o rei como antes.” (I Samuel 19:1-7 - NTLH) Mas o rei Saul não manteve a sua palavra e continuou perseguindo a Davi. Mas Jônatas, nunca o abandonou. Quando a situação se tornou insustentável, e Saul até tentou matar seu próprio filho Jônatas, porque ele protegia a Davi, tiveram que se separar definitivamente. Vejam como foi a despedida deles: “Depois que o rapaz foi embora, Davi saiu de trás do monte de pedras, jogouse no chão e encostou o rosto na terra três vezes. Então eles se beijaram chorando. E a tristeza de Davi era maior do que a de Jônatas. Aí Jônatas disse a Davi: Deus esteja com você! O SENHOR Deus fará com que você, e eu, e os seus descendentes, e os meus cumpramos sempre a promessa sagrada que nós fizemos um ao outro. Então Davi partiu, e Jônatas voltou para a cidade. (I Samuel 20:41,42 - NTLH) Anos mais tarde, quando Jônatas já havia morrido e Davi se tornara o rei de Israel, ele não se esqueceu da promessa feita a seu amigo, e por isso cuidou durante toda a sua vida de um dos filhos de Jônatas que era deficiente físico. Sim Davi sabia que: “O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão.” (Provérbios 17:17 - NTLH)

SE LIGA, CABEÇÃO!

1

O amor do rei Saul por Davi era interesseiro. Ele ficou muito feliz quando Davi lutou por ele e matou o gigante Golias, mas logo se esqueceu disso e se deixou dominar pelo ciúme e pela inveja.

2

Algumas pessoas se dizem nossas amigas, mas por trás planejam o mal contra nós.

3

Jônatas admirava a força e a coragem de Davi. Sabia reconhecer e se alegrar pelas qualidades do seu amigo. Os verdadeiros amigos nutrem admiração e não competem uns com os outros. Sabem que cada ser humano é único e cada um tem o seu potencial.

4

Jônatas nunca deixou o seu amigo “na mão”, defendeu-o contra as maldades de seu próprio pai e por isso se arriscou. Os verdadeiros amigos se arriscam pela vida e pelo bem estar uns dos outros.

5

Davi e Jônatas foram amigos em tempo de alegria e em tempo de tristeza, pois os verdadeiros amigos amam em todo o tempo.

31


FIQUE ANTENADO! Cuidado com o ciúme! Ele separa grandes amigos! Saiba reconhecer o potencial de seus amigos e vibre com o sucesso deles. Jamais seja infiel a um amigo. Se você tiver um problema com ele (a), fale diretamente com ele (a). Esteja ao lado dos seus amigos para o que “der e vier”, mas lembre-se de que nenhum amigo de verdade tentará conduzi-lo à prática do mal. Se um amigo convidá-lo para fazer qualquer coisa que você condena, ou não concorda, não ceda, aconselhe-o a mudar de ideia. Aprenda a compartilhar suas dificuldades com um amigo verdadeiro, ele (a) irá compreendê-lo (a) e com certeza lhe dará bons conselhos. Não se esqueça! Seus melhores amigos podem ser jovens como você, mas tenha também amigos mais experientes. Por exemplo, seus pais e seus professores!

APRENDA COM AS CANÇÕES!

“amigos do peito” Canção Da América (Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento)

Amigo é coisa para se guardar Debaixo de sete chaves Dentro do coração Assim falava a canção que na América ouvi Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir

32


Mas quem ficou, no pensamento voou Com seu canto que o outro lembrou E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrança que o outro cantou Amigo é coisa para se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distância digam “não” Mesmo esquecendo a canção O que importa é ouvir A voz que vem do coração Pois seja o que vier, venha o que vier Qualquer dia, amigo, eu volto A te encontrar Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

O MELHOR AMIGO. NELE VOCÊ PODE CONFIAR! Conheci Um Grande Amigo (Rebanhão)

Conheci um grande amigo, Ele é Filho de Deus Pai O Seu nome é Jesus Cristo, NEle a gente pode confiar, NEle a gente pode, pode confiar. Jesus, Jesus, nEle a gente pode confiar.

FIM DE PAPO! JESUS DISSE: “Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando.” (João 15:13,14 - NTLH)

33


TEMA 5 - CULTURA DA PAZ Paz, sim! Violência, não!

SE LIGA AÍ!

“Estressa não!” “O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina.” (Provérbios 29:11)

TÁ LIGADO?

Saiba mais sobre as palvras: • “Tolo”: sem inteligência e sem juízo; que diz e faz tolices; idiota; indivíduo tolo. • “Paz”: cessação de hostilidades; concórdia; tranquilidade pública; sossego; descanso. • “Violento”: que procede com ímpeto; que se exerce com força; em que há emprego de força bruta; oposto ao direito e a justiça. (Minidicionário – Ruth Rocha; Ed. Scipione; 2003infeliz.”

ENFIM...

• Com o ensino de Provérbios e o significado das palavras acima, podemos concluir que o idiota, ou indivíduo tolo, não promove a paz, o sossego e o descanso, mas emprega a força bruta para obter justiça e direito. • Falando “no popular” podemos dizer o seguinte: O “Zé Mané” é aquele que “sai no tapa” para resolver os seus problemas, ao invés de conversar e agir “numa boa”. E aí, concorda com essa definição?


MUITO PRAZER: EU SOU O “ZÉ MANÉ”!

“Vou descrever para vocês um homem vazio, inútil, um homem que não presta para nada. Suas palavras são mentirosas, mas ele demonstra suas verdadeiras intenções com gestos das mãos, movimentos dos pés e piscadelas com os olhos. Seu coração está cheio de maldade; ele passa o tempo todo imaginando novas maneiras de fazer o mal e espalhando ódio entre outras pessoas. Por isso, ele será castigado de repente; será destruído e não haverá remédio para ele. Porque há seis coisas que o Senhor odeia e uma última, que Ele simplesmente detesta; aqui estão elas: Um olhar que demonstra orgulho no coração, mentira, violência e assassinatos, uma mente que só pensa em fazer maldade, mentira planejada para prejudicar alguém e espalhar o ódio entre irmãos e amigos.” (Provérbios 6:12-19 - BV)

35


SE LIGA, CABEÇÃO!

Quem é o “Zé mané”?

1 2 3 4

“Cabeça oca” – “um homem vazio”; “Inútil” – “um homem que não presta para nada”; “Mentiroso” – “suas palavras são mentirosas”; “Fingido” – “mas ele demonstra suas verdadeiras intenções com gestos das mãos, movimentos dos pés e piscadelas com os olhos”;

5 6

“Maldoso” – “seu coração está cheio de maldade”;

7

“Fofoqueiro” – “...e espalhando ódio entre as pessoas”

“Maquiavélico” – “ele passa o tempo todo imaginando novas maneiras de fazer o mal”;

DEUS ODEIA AS AÇÕES DO “ZÉ MANÉ” 1. Orgulho; 2. Mentira; 3. Violência; 4. Assassinato; 5. Maldade; 6. Ódio; 7. Fofoca

36


FIQUE ANTENADO! Tolo (Zé-mané) também é aquele que pensa que sabe tudo e é melhor que todo mundo; Tolo (Zé-mané) é aquele que acredita que a verdadeira força de um homem está no músculo e não na mente e no coração; A pior mentira é acreditar que podemos enganar as pessoas o tempo todo. Veja o que disse um homem sábio: ”Podemos enganar alguns por todo tempo, todos por algum tempo, mas não podemos enganar todos por todo tempo.” (Abraham Lincoln - Presidente americano) A violência não é apenas física, mas é toda ação que intimida, diminui ou ameaça uma pessoa; A Palavra de Deus nos ensina que assassinar não é apenas um atentado físico contra o outro, mas diz que: “Quem odeia seu irmão é assassino...” (I João 3:15 - RA) Espalhar o ódio entre as pessoas está entre as “sete coisas que Deus mais odeia” (Provérbios 6:16-19 - NTLH), por isso cuidado com a mentira e a fofoca.

Fique por dentro! BULLYING – UMA FORMA TERRÍVEL DE VIOLÊNCIA O PROBLEMA DO BULLYING Um dos maiores especialistas em violência entre estudantes, Allan Beane dá uma entrevista a REVISTA ISTO É, sobre o Bullying nas escolas. Istoé - Como acontece o bullying? Allan Beane - O bullying é uma forma de comportamento agressivo, que é intencional, doloroso (física, emocional e psicologicamente) e persistente. Ou seja, geralmente, acontece repetidamente. A vítima pode ser agredida fisicamente, com socos, tapas, empurrões. Também pode ter seus pertences destruídos ou roubados... Istoé - Qual é o perfil de quem sofre bullying?

37 37


Allan Beane - Crianças ou adolescentes malvestidas, com roupas sujas, de tamanhos maiores ou menores, atraentes ou não, acima do peso, abaixo do peso, negras, com orelhas de abano, nariz grande. Tudo é motivo para ataque, desde que a criança agredida “entre no jogo”, demonstrando medo. A vítima também costuma ser sensível, tímida e com dificuldades de relacionamento. Isto é - E a descrição de quem pratica? Allan Beane - São aquelas que gostam do poder e de ter controle sobre a situação. Amam ganhar e odeiam perder, isso é perceptível em jogos e brincadeiras. Ficam excitadas quando outras pessoas discutem e costumam estimular disputas. Têm sangue-frio durante as brigas e não sentem remorso depois delas. Desobedecem regras e costumam desafiar os adultos. Istoé – Em qual idade escolar costumam acontecer mais casos? Allan Beane – Nos Estados Unidos, entre o sexto e o oitavo ano (equivalente ao brasileiro no ensino fundamental). Mas pode começar já aos 3 anos de idade. http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/65710

exemplo de bullying Sofri BULLYING “Sofri bullying na minha época escolar, e hoje consegui superar isso, mas entrei em uma profunda depressão, e já tentei o suicidio. Minhas colegas de escola, aproveitavam de mim, pois eu era meio bobinha, era boazinha, e não sabia dizer não e nem me defender; sempre fazia as vontades delas, e nisso, mandavam em mim, colocavam apelidos, zombavam de mim, me fazendo sentir uma inútil, uma pessoa esquisita, uma nada. Porém, fazia tudo para não ser excluída da turma, fazendo assim as vontades delas. Eu não era valorizada, as minhas amigas sempre foram falsas comigo; até fui várias vezes vítima de uma má reputação sem ao menos ter feito algo do que falavam sobre mim. Hoje estou com a minha autoestima alta, tô feliz, estou cursando faculdade de Letras, e estou trabalhando “Bullying” em minha monografia. Estou procurando ajudar os que hoje sofrem.” Fonte: http://www.observatoriodainfancia.com.br/article.php3?id_article=280

38


Cyberbullying “Uma das minhas melhores amigas é a maior santinha da sala, sempre meiguinha e adorada por todos. Só que, na internet, ela tem um ‘fake’ que fala supermal de uma garota da sala. Já criou comunidade no Orkut, ataca no Formspring, dá indiretas no Twitter e manipula os outros para que façam o trabalho sujo por ela! O que eu faço? Denuncio ou não a farsa?” Marcela*,14 anos, Patos (MG) apelidos “Tem um garoto da minha sala que enche o saco de todo mundo. Ele é mala mesmo. Só que, um dia, eu estourei e a gente brigou feio no meio da classe! Só que agora, ele me ‘pegou pra Cristo’ e fica falando que eu pareço um ‘chokito’, porque tenho muitas espinhas. Já pedi pra ele, mas não adiantou… Minha autoestima está muito baixa… E agora?” Larissa*, 13 anos, São Paulo (Fonte: http://capricho.abril.com.br/nainternet/bullying.shtml)

ENFIM... “Há uma linha tênue entre brincadeira de mau gosto e bullying. Tenha em mente que bullying é diferente de uma brincadeira inconsequente: ele se dá sem motivo, de forma repetitiva e contra o mesmo alvo. É uma violência gratuita por dias, meses, anos. Além disso, há um desequilíbrio de forças entre a vítima e o agressor.” http://capricho.abril.com.br/nainternet/bullying.shtml)

Fim de papo... “Os maus são apanhados na armadilha dos seus próprios pecados, mas os honestos andam livres e felizes. Os que zombam de tudo põem uma cidade inteira em confusão, mas os sábios mantêm tudo em paz.” (Provérbios 29: 6, 8 - NTLH)

39


TEMA 6 - VERDADE

“A mentira tem perna curta!”

SE LIGA AÍ! “A mentira tem vida curta, mas a verdade vive para sempre.” (Provérbios 12:19)

TÁ LIGADO?

Saiba mais sobre as palvras: “Mentir”: “Afirmar aquilo que se sabe ser falso, ou negar o que se sabe ser verdadeiro: mentir vergonhosamente. Enganar, iludir; ludibriar.” “Mentiroso”: “Aquele que tem o hábito de mentir.”


MUITO PRAZER: EU SOU O PAI DA MENTIRA!

Jesus estava falando com um grupo de homens que torciam a verdade de Deus, então lhes disse: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” (João 8:44 - NTLH)

MUITO PRAZER: JACÓ, O ENGANADOR Jacó enganou o seu irmão Esaú e sofreu as consequencias da sua mentira. Leia a história: “E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho. E ele lhe disse: Eis-me aqui. E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu

441 1


arco, e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça. E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra.” Esaú saiu para caçar e fazer o que o seu pai pedira, mas enquanto isto, Jacó aconselhado por sua mãe, decidiu mentir para o seu pai: Veja o relato: “E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR teu Deus a mandou ao meu encontro. E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não. Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou. Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu. E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu... E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou; E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça; e fez também ele um guisado saboroso, e trouxe-o a seu pai; e disse a seu pai: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que me abençoe a tua alma. E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú. Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito. Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção. Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes

4 422


me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção? ... E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou. ... E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão. E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te.” (Gênesis 27-ACRF)

Sabendo disso Jacó teve que fugir e por longos e longos anos viveu longe da sua família. Tudo por causa daquela mentira!

Se liga, cabeção! Para muita gente “ser esperto” significa usar qualquer artifício, inclusive a mentira, para conseguir o que quer. Jacó mentiu por se achar mais esperto que o seu irmão; Nosso egoísmo nos leva muitas vezes a machucar as pessoas que amamos. Por causa do seu egoísmo Jacó além de enganar o seu irmão, mentiu para o seu pai;

4 433


Aproveitar das fraquezas dos outros para prejudicá-los, é uma grande covardia. Jacó aproveitou a fragilidade do pai para enganá-lo; Muitas vezes os adultos são mau exemplo para os mais jovens. Nesse caso, não devemos atendê-los. Infelizmente a mãe de Jacó, deu um péssimo exemplo ao filho, incentivando a sua mentira; A mentira é uma forma de prejudicarmos os outros e por isso ela provoca a ira e até o ódio de uns para com os outros. Esaú se encheu de ira com a mentira de seu irmão; O nosso pecado pode levar outros também a pecar. Esaú desejou matar a seu irmão por causa daquela mentira; A mentira separa as pessoas. Jacó viveu separado por muitos anos dos seus queridos por causa da mentira;

fique antenado APRENDA COM GENTE GRANDE! “Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade.” (Aristóteles) “Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.” (Mahatma Gandhi) “Ouse dizer a verdade: nunca vale a pena mentir. Um erro que precise de uma mentira, acaba por precisar de duas.” (George Herbert) “A mentira é como uma bola de neve; quanto mais rola, tanto mais aumenta.” (Martinho Lutero)

44


enfim... “O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros.” (Santo Agostinho)

Aprenda com a canção! Tanta Mentira (Jota Quest)

Infantil meu pedido Que me esperassem crescer Pra ver tanta mentira É tudo verdade A gente não agüenta mais Tanta mentira! Quero conversa sincera Olhar bem pra tua cara E até te agradecer por isso É tudo verdade A gente não aguenta mais Tanta mentira! Falta de opção Falta de amor Você não tem noção... É ambição demais Reação de menos Poluindo não punindo... (Fonte: http://letras.terra.com.br/jota-quest/88487/)

Fim de papo! Quem fala a verdade ajuda a justiça a triunfar, mas a testemunha mentirosa só cria confusão e engano.” “O coração de quem vive planejando maldades está cheio de engano e falsidade mas quem usa suas palavras para criar a paz tem o coração cheio de alegria.” “O Senhor odeia os mentirosos mas tem grande prazer nas pessoas sinceras e verdadeiras.” (Provérbios 12: 17, 20,22 - NTLH)

445 5


TEMA 7 - SAÚDE os três grandes vilões da saúde

SE LIGA AÍ!

“Quem bebe demais fica barulhento e caçoa dos outros; o escravo da bebida nunca será sábio.” (Provérbios 20:1 - NTLH) “Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (I Coríntios 10:31 - NTLH)

TÁ LIGADO?

Saiba mais sobre a palavra “vício”: “Hábito prejudicial, especialmente o de tomar substâncias tóxicas com regularidade.”

ENFIM...

APRENDER PARA PREVENIR! Há três hábitos que são grandes vilões da saúde e você precisa ficar esperto... fuja deles!


NÚMERO 1 - FUMO “O CIGARRO É UMA ARMA QUE O TEMPO SE ENCARREGA DE PUXAR O GATILHO.” Essa é uma sábia mensagem de uma campanha contra o cigarro, feita há alguns anos atrás. Ela é muito interessante, pois expressa muito bem o resultado do vício de fumar, que mata aos poucos as pessoas. Veja alguns dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde - OMS, relacionados ao vício de fumar. As possibilidades de um fumante morrer de: transtornos

Probabilidade (maiores do que de um não fumante) 110%

CÂNCER

700%

CÂNCER DE PULMÃO DOENÇAS CARDÍACAS ENFISEMA PULMONAR

103% 10%

AS CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS DOENÇAS PULMONARES

Câncer e enfisema pulmonar.

DOENÇAS CARDÍACAS

Ar teriosclerose (endurecimento das artérias).

DOENÇAS CEREBRAIS

Derrame, dores de cabeça, insônia e diminuição da memória.

DOENÇAS ESTOMACAIS

Gastrite, úlcera e câncer.

OUTRAS DOENÇAS

Câncer na boca, laringe e cordas vocais.

(Fonte: a melhor alternativa, 9º ano, IPE, 2011)

NÚMERO 2 - BEBIDA ALCOÓLICA Muitos adolescentes estão correndo sérios riscos por causa do consumo de bebidas alcoólicas. Leia com atenção o texto a seguir:

47


ALCOOLISMO - COMEÇA NA BALADA? (Cátia Noronha)

Qual a imagem que você tem de um alcoólatra? Aquele tiozinho bêbado, que fica em frente ao boteco tomando a sua branquinha às 7h da manhã? Ou a tiazinha da rua que vai te pedir R$1 pra “comprar pão”? Tudo muito distante da sua realidade? Tenha certeza que não! Considerada a maior doença social deste tempo, o alcoolismo atinge cerca de 10% da população mundial, seja rico, pobre, negro, branco, magro, gordo, jovem, velho... “É uma doença, progressiva, incurável e fatal”, resume Nilo, membro do AA (Alcoólicos Anônimos, uma irmandade composta por cerca de 2 milhões de alcoólicos, em recuperação, em aproximadamente 150 países). E pode começar na brincadeira, nas memoráveis bebedeiras com os amigos, nas baladas... Afinal, ninguém nasce alcoólatra, ninguém acorda num belo dia e pensa: A partir de amanhã, vou virar um alcoólatra, vou beber todos os dias, inclusive de manhã, vou perder amigos, família, emprego... “A evolução da dependência é insidiosa, quase imperceptível para quem bebe”, explica Dr. José Antônio Ribeiro Silva, médico especialista em dependência química. Foi abandonado pela esposa, família e amigos por causa do álcool. Mais tarde, apoiado pela esposa (que a essa altura do campeonato já tinha se separado dele), Luiz Antônio procurou uma Associação Antialcoólica e depois de algumas reuniões decidiu então lutar contra a doença. Hoje não pode colocar uma gota sequer de bebida na boca. “O alcoolismo não tem cura, estou em recuperação, minha doença está estacionada. Nunca mais poderei beber. Não existe só um gole para um alcoolista... Estamos em tratamento para o resto da vida...”, conta Luiz Antônio... (Fonte: http://www.alcoolismo.com.br/jovens_materias.html)

48


NÚMERO 3 - DROGAS Outra grande vilã da saúde e sobre a qual os adolescentes precisam saber, é a droga. Para ficar bem ligado leia esta paródia do Salmo 23, intitulada “Salmo do Viciado”, que vem sempre acompanhada da história de uma jovem que morreu em decorrência de uma overdose de drogas. Se, a história é verdadeira não sabemos, mas ilustra muito bem o poder de destruição das drogas. Pense sobre isto! “A droga é minha pastora, E sempre terei necessidade. Ela me faz deitar nas sarjetas; Guia-me ao lado de águas sujas; Destrói a minha vida. Conduz-me pelas veredas da maldade Por amor do esforço. Sim, andarei pelo vale da pobreza e temerei todo o mal; Porque a droga está comigo. Tua agulha e cápsula tentam consolar-me; Esvazias a minha mesa de alimento na presença de minha família; Roubas a minha capacidade de raciocinar. Meu cálice de tristeza transborda. Certamente o vício me acompanhará todos os dias de minha vida. E habitarei na casa dos marginalizados, para todo o sempre.” Este “salmo” foi encontrado em uma cabine telefônica por um policial de Long Beach, Estados Unidos. Foi escrito por uma jovem viciada, de 20 anos de idade. Junto ao “salmo” havia o seguinte bilhete escrito a mão:

49


“Verdadeiramente este é o meu salmo. Sou uma jovem de vinte anos de idade, e, durante um ano e meio, venho perambulando pela rua do pesadelo dos viciados em entorpecentes. Quero abandonar a droga e tento, mas não posso. A cadeia não me cura. Nem a hospitalização me ajuda por muito tempo. O médico disse à minha família que teria sido melhor, e na verdade mais generoso, se a pessoa que me deu a droga pela primeira vez tivesse pego uma arma de fogo e estourado meus miolos, e quisera Deus que ele tivesse feito isso. Meu Deus, quanto desejo isso!” (Fonte: http://opregadorfiel.blogspot.com/2010/07/salmo-do-viciado.html)

SE LIGA, CABEÇÃO! Este trecho do livro de Provérbios fala a respeito da bebida alcoólica, mas os efeitos a que ele se refere aplica-se também ao fumo e às drogas. Confira! “Quem é que grita de dor? Para quem são as tristezas? Quem é que vive brigando e se queixando? Quem é que tem os olhos vermelhos e ferimentos que podiam ter sido evitados? É aquele que bebe demais e anda procurando bebidas misturadas. Não fique olhando para o vinho que brilha no copo, com a sua cor vermelha, e desce suavemente. Pois no fim ele morde como uma cobra venenosa. Você verá coisas esquisitas e falará tolices. Você se sentirá como se estivesse no meio do mar, enjoado, balançando no alto do mastro de um navio. Então você dirá: “Alguém deve ter batido em mim; acho que levei uma surra, mas não lembro. Por que não consigo levantar? Preciso de mais um gole.” (Provérbios 23:29-35 - NTLH)

50


FIQUE ANTENADO! O vício pode começar quando você cede a tentação do “amigo da onça” que repete: “Experimente! É só um pouquinho! É só pra você saber como é que é...” Conhece o ditado: “A curiosidade matou o gato?” O adolescente muitas vezes inicia-se no uso de substâncias tóxicas por causa da curiosidade. A melhor prevenção é a informação. Informe-se sobre o perigo do fumo, do álcool e das drogas. Se você já tem algum problema com um desses “vilões”, procure ajuda. Converse com uma pessoa de confiança que pode lhe ajudar Você foi criado por Deus e seu corpo é o seu instrumento para honrar, louvar e servir a Ele, por isso, cuide-se!

FIM DE PAPO! “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.” (I Coríntios 6:19,20 - NTLH)

51


TEMA 8 - Trabalho: Bênção ou castigo? SE LIGA AÍ!

“Você conhece alguém que faz seu trabalho com cuidado e perfeição? Em pouco tempo seu valor será reconhecido e ele será chamado para trabalhar para o rei.” (Provérbios 22:29 - NTLH)

Tá ligado? Origem do trabalho: Compare as duas idéias!


Ideia 1

“A palavra “trabalho” tem sua origem no vocábulo latino “TRIPALIU” - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu). Desse modo, originalmente, “trabalhar” significa ser torturado no tripaliu . Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem “trabalhava”, naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses. A partir daí o trabalho passou a ser relacionado com a tortura, algo muito sofrido e indesejável. Tal sentido foi de uso comum na Antiguidade e, com esse significado, atravessou quase toda a Idade Média Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de “aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim”. (Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=43442.0)

Ideia 2 QUAL é A ORIGEM DO TRABALHO? A Bíblia nos diz que Deus criou todas as coisas, inclusive, de modo especial, o próprio homem e a mulher. Ao contemplar Deus a sua obra, a Bíblia diz que: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” (Gênesis 1:31 - RA) A criação de Deus era perfeita e Ele tinha um propósito especial para o ser humano. Portanto, deu a ele uma morada especial: “Plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o Senhor brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boa para alimento...” (Gênesis 2:8 e 9 - RA) É interessante notarmos que Deus deu ao homem um belíssimo lugar para viver e lhe deu uma responsabilidade “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gênesis 2:15 - RA)

53 53


Sim, Deus deu ao homem a tarefa de cultivar e guardar o jardim do Éden. Esse era o seu trabalho! Foi Deus quem planejou assim! Se cultivar e guardar o jardim foi uma tarefa ou um trabalho que Deus deu ao homem e à mulher, nós podemos concluir então, que Deus inventou o trabalho. E devemos lembrar que: Tudo que procede de Deus é bom! Portanto, podemos estar certos de que o trabalho não é castigo, mas bênção para a humanidade.

(A Melhor Alternativa, 9º ano, IPE, 2011)

Enfim... Se entendermos que Deus deu ao homem a responsabilidade de usar a sua energia física para cuidar do meio ambiente em que ele vive, e produzir bens, para a sua satisfação, só podemos concluir que trabalho não é “tortura”, ainda que por meio dele, alguns homens foram e são explorados. Concordamos que, de fato, trabalho é a “aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim”.

MUITO: PRAZER, Dona formiga!

“Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar? Então o preguiçoso diz: ‘Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco’. Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado.” (Provérbios 6: 6-11 - NTLH)

54


O testemunho de dona formiga

Dona formi ga

A CIGARRA E A FORMIGA A cigarra, sem pensar em guardar, a cantar passou o verão. Eis que chega o inverno, e então, sem provisão na despensa, como saída, ela pensa em recorrer a uma amiga: sua vizinha, a formiga, pedindo a ela, emprestado, algum grão, qualquer bocado, até o bom tempo voltar. “Antes de agosto chegar, pode estar certa a senhora: pago com juros, sem mora.” Obsequiosa, certamente, a formiga não seria. “Que fizeste até outro dia?” perguntou à imprevidente. “Eu cantava, sim, Senhora, noite e dia, sem tristeza.” “Tu cantavas? Que beleza! Muito bem: pois dança agora...” (Do livro Fábulas de La Fontaine, Editoras Reunidas, 1992.)

55


SE LIGA, CABEÇÃO! PROVÉRBIOS ENSINA! SERIA CÔMICO, SE NÃO FOSSE TRÁGICO...

1 Há um ditado popular que diz que

“a preguiça é a mãe da indigência (pobreza). Não é isso que diz o provérbio bíblico? “Quem é preguiçoso e dorminhoco acabará passando fome.” (Provérbios 19:22 - NTLH)

2 O preguiçoso sempre arruma uma desculpa para não trabalhar. A que ponto ele chega! “O preguiçoso fica em casa e diz: Se eu sair, o leão me pega.” (Provérbios 22:13 - NTLH)

3 A preguiça produz caos e destruição. Leia! “Eu andei pelos campos e plantações de uva de um homem tolo e preguiçoso. Tudo estava cheio de espinhos e coberto de mato, e o muro de pedras havia caído. Olhei para aquilo, pensei bem e aprendi a seguinte lição: Durma um pouco mais, cruze os braços e descanse mais um pouco; mas, enquanto você estiver dormindo, a pobreza o atacará como um ladrão armado.” (Provérbios 24:30-34 - NTLH)

FIQUE ANTENADO! Adolescente: Seu principal trabalho é exercitar o seu cérebro, por isso, estude! Trabalho é a organização do caos, por isso, arrume o seu quarto! Trabalho é cooperação, por isso, ajude a sua mãe nas tarefas de casa! Trabalho é convivência, por isso ajude os seus irmãos quando eles pedirem a sua ajuda!

56 56


Trabalho é todo esforço para produzir o que é digno, por isso envolva-se em projetos de cidadania; Trabalho é oportunidade de exercício da criatividade, por isso desenvolva os seus talentos e habilidades. Participe de projetos interessantes em sua escola;

APRENDA COM A CANÇÃO! Luiz Gonzaga Jr. em um dos versos da canção “Guerreiro Menino” canta sobre a importância do trabalho para a realização humana. Leia! Um homem se humilha se castram seus sonhos Seu sonho é sua vida e vida é trabalho E sem o seu trabalho o homem não tem honra E sem a sua honra se morre, se mata Não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz...”

FIM DE PAPO! o testemunho de Paulo: “Mesmo enquanto ainda estávamos aí nós lhe demos este preceito: “Aquele que não trabalha, não coma”. Não obstante, soubemos que alguns de vocês estão vivendo na ociosidade, recusando-se a trabalhar, e gastando o tempo em mexericos. No nome do Senhor Jesus Cristo fazemos um apelo a tais pessoas - e lhes ordenamos que se aquietem, arranjem trabalho e ganhem seu próprio sustento. E aos demais, digo-lhes, queridos irmãos: nunca se cansem de fazer o bem.” (I Tessalonicenses 3:10:13 - NTLH)

57


Traduções da bíblia utlizadas no texto: Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH A Bíblia Viva - BV Revista e Atualizada - RA Almeida Corrigida e Revisada Fiel - ACRF


Antenados.com apresenta aos adolescentes ensinos e valores por meio dos ProvĂŠrbios e de alguns personagens da BĂ­blia, para que ele aprenda de uma maneira alegre e descontraĂ­da a viver a vida com responsabilidade.

60

Antenados.com  
Antenados.com  

Cartilha de ensino religioso para distribuição gratuita em escolas públicas

Advertisement