Page 1


Ensino religioso e ética

Ensinofundamental Aprender & descobrir adaptado ao novo acordo ortográfico

2ª edição atualizada 2012


expediente Equipe editorial Rev. Dídimo de Freitas – Coordenador Geral Profª Márcia Barbutti Barreto – Autora Colaboradores Profª Almeny Castro Portugal Rolin Profª Deborah Gianini Blancato Profª Diva Silva Almeida Profª Eloilda Henrique Pedroso Rev. Geraldo Henrique Lemos Barbosa Profª Michelle Razuck Arci Equipe de revisão e atualização Profª Neli Maria de Freitas - Coordenadora de revisão e atualização Willian Fernando da Silva - Ilustração e diagramação Visualmente Falando - Capa e projeto gráfico Revisão ortográfica Wilton Vidal de Lima

Editora Cultura Cristã Rua Miguel Teles Junior, 394 – Cambuci 01540-040 – São Paulo – SP – Brasil C. Postal 15.136 – São Paulo – SP – 01599-970 Fone: (11) 3207-7099 / Fax: (11) 3209-1255 Versões bíblicas utilizadas:

Nova Tradução Linguagem de Hoje - NTLH Nova versão internacional - NVI Revista e atualizada - RA

www.mackenzie.com.br www.anep-ipb.org.br www.editoraculturacrista.com.br / cep@cep.org.br

B241e Barbutti, Márcia Ensino religioso e ética – 6º ano – aluno / Márcia Barbutti São Paulo: Cultura Cristã, 2012 162 p. (Série Crer e Ser) ISBN 978-85-7622-452-5 1. Ensino religioso 2. Ética I. Título CDU 174 Conselho de Administração da ANEP Rev. Dídimo de Freitas – Presidente Rev. Marcos Rodrigues Izidoro dos Anjos – Vice-Presidente Rev. Wilson do Amaral Filho – Secretário executivo Profª Débora Bueno Muniz – Tesoureira Profª Ester Duarte Gomes Rev. Geomário Moreira Carneiro Dr. Alysson Massote Carvalho

Superintendente: Haveraldo Ferreira Vargas Editor: Cláudio A. B. Marra e Márcia Barbutti Editores assistentes: Eduardo Assis e Márcia Barbutti Produtora: Mariana de Paula dos Anjos © 2012 Anep. Todos os direitos são reservados.


APRESENTAÇÃO Querido aluno(a) É com muita alegria que apresentamos a você o livro de Ensino Religioso e Ética – 6º ano da Coleção Crer e Ser. Num tempo em que você enfrenta grandes desafios, e se desenvolve física, mental, emocional e socialmente, nosso desejo é que você também possa crescer muito espiritualmente, aprendendo a CRER no Salvador, Jesus Cristo, e SER obediente e fiel à sua Palavra, a Bíblia. Cremos que somente assim você pode ser bem-sucedido em todos os aspectos da sua vida. Que Deus o abençoe! Um grande abraço!

Equipe

Anep


Sumário Unidade 1 - Vivendo e aprendendo

1

Quem é quem aqui? - 10 Diversidade cultural.

2

Suposição x ação - 15 Quando o que eu suponho determina o que eu faço.

3

A voz do povo é a voz de Deus? - 22 Cultura da maioria.

4

O que está rolando? - 28 Esporte e música!

5

Que droga! - 34 Panorama sobre drogas e dependência. Unidade 2 - Conhecendo a Deus

6

Quem criou Deus? - 42 O Deus Eterno e Trino.

7

Gente como a gente! - 48 Jesus: Deus conosco.

8

O que está dentro de nós - 56 Jesus: sentimentos e reações.

9

O melhor professor do mundo - 63 Professor Jesus. Unidade 3 - Conhecendo a Palavra de Deus

10

Bíblia: o quê e para quê? - 72 Definição e utilidade.


11

Biblioteca compacta - 78 Principais divisões.

12

O “X” da questão - 88 O tema principal da Bíblia.

13

A Bíblia pela Bíblia - 95 Nomes figurativos. Unidade 4 - Identificando as mudanças

14

Meus sentimentos e emoções - 104 Mudanças psíquicas.

15

O que está acontecendo comigo? - 111 Mudanças biológicas.

16

Quem é ele? Quem é ela? - 119 Mudanças sociais. Unidade 5 - Chegando perto de Deus

17

Mais do que ler - 130 A prática da leitura bíblica.

18

Mais do que falar - 137 A prática da oração.

19

Errei de novo, e agora? - 145 A prática da confissão.

20

Além do riso - 152 A prática da alegria.


1

Unidade

Vivendo e aprendendo 1 - Quem é quem aqui?

Diversidade cultural.

2 - Suposição x ação

Quando o que eu suponho determina o que eu faço.

3 - A voz do povo é a voz de Deus? 8

Cultura da maioria.


4-

O que está rolando?

Esporte e música.

5 - Que droga!

Panorama sobre drogas e

dependência.

9


Capítulo 1 QUEM É QUEM aqui? Diversidade cultural

aquecimento Você está no 6º ano. Parabéns! Sei que você esperou muito por este dia, afinal é comum acontecerem mudanças quando passamos do 5º para o 6º ano. Novos professores, sala diferente, novos colegas, novas disciplinas... Que tal você registrar aqui essas mudanças? O que está sendo novo ou diferente para você?

Agora pense nos seus colegas da turma. É possível que você já conheça alguns, mas de outros só saiba o nome, ou nem isso. Use o espaço para anotar os nomes e outros dados de alguns novos amigos da sua turma.

10


neurônios em ação CONCEITO & PRECONCEITO Viver e conviver em grupo é um tremendo desafio, mas viver em sociedade é uma necessidade de todo ser humano. Precisamos nos relacionar, conviver e nos conhecer. Quando fazemos isso, imediatamente começamos a fazer um CONCEITO das pessoas. Como isso funciona? Simples! Quando conheço alguém fico observando o jeito como essa pessoa fala, como se expressa, em seguida descubro também o que os outros falam sobre essa pessoa. Com essas informações eu formo um conceito positivo ou negativo dela. Mas há o outro lado da moeda: O PRECONCEITO. Como o próprio nome já diz, é um pré (antecipado) conceito (nossas ideias e opiniões). Isso quer dizer: uma opinião apressada e sem fundamento, baseada no meu “achismo” ou no “achismo” do outro. Às vezes formamos nossos preconceitos antes de conhecer a pessoa. Resumindo, os conceitos são formados a partir da realidade, por meio de informações concretas e reflexão. Já os preconceitos são formados a partir de informações incompletas da nossa mente, baseadas em informações parciais e irrefletidas. Você sabia que nem mesmo o próprio Jesus escapou de ser alvo de preconceito?

11


flashback Um dia Jesus estava com seus discípulos e um deles, Filipe, resolveu chamar o seu amigo Natanael para conhecer Jesus. Cara, você não vai acreditar. Nós encontramos a pessoa mais importante do mundo, o salvador prometido. Ele é Jesus de Nazaré.

Nazaré? duvido que possa vir alguma coisa boa dessa cidadezinha.

Essa foi uma típica reação de preconceito, Natanael não se importou em conhecer Jesus antes de fazer o seu comentário. Mas, embora Jesus soubesse dessa reação negativa de Natanael, o recebeu de braços abertos e disse: “Aí está um homem em quem não há falsidade”. Isso só foi possível porque Jesus não agia com preconceito, muito embora ele tenha sido alvo de muitos preconceitos. Ah! E o resultado da conversa de Jesus e Natanael? Ele percebeu quanto havia sido preconceituoso e reconheceu que Jesus era, e continua sendo, o Senhor, o Filho de Deus.

curta Confira o restante da história lendo-a no Evangelho de João 1.43-51.

12


CHECKLIST PARA A VIDA Para viver e conviver com os seus colegas, tanto você quanto eles precisam de tempo para se conhecer, observar as semelhanças e diferenças, e para formar conceitos e não preconceitos. Esteja disposto a interagir com as pessoas sem criticá-las e sem formar um conceito antes de conhecêlas, pois isso é preconceito. Resista à tendência de colocar apelidos discriminatórios em seus colegas. Faça um propósito de averiguar a real situação das pessoas antes de falar o que pensa a respeito delas. Tenha como objetivo seguir o exemplo de Jesus e não ser preconceituoso, mesmo que você já tenha sido alvo do preconceito de determinadas pessoas. Parece difícil? Com certeza. É possível? Com o auxílio de Deus, sim!

mão na massa pesquise 1 Você encontrou no texto do capítulo 1 algumas ideias novas. Para ter certeza que você compreendeu bem essas ideias, pesquise e explique o significado dos termos:

conceito

preconceito

discriminação

13


reflita 2 Que tipo de preconceito você observa mais na sua escola ou no meio em que você vive? Cite pelo menos dois e dê exemplos de como isso acontece.

compartilhe 3 A melhor maneira de vencer o preconceito é conhecer bem as pessoas com as quais convivemos. Conheça mais os seus colegas! Você e sua turma podem “bolar” algumas perguntas para que possam conhecer melhor uns aos outros. Após a divisão em grupos de quatro pessoas façam perguntas uns aos outros, depois organizem as respostas e apresente à classe. Aqui você tem algumas sugestões de perguntas:

• Onde você nasceu? • Em que bairro mora? • Quais são seus principais passatempos, ou seja, o que mais gosta de fazer? • Que estilo de música você curte mais? • Quais são as suas habilidades (instrumento, canto, teatro, esporte, etc.)? • Que igreja você costuma frequentar? 4

Qual a informação mais interessante sobre os seus colegas que você descobriu? Registre aqui!

aprenda.com O que aprendo com Tiago sobre como devo tratar as pessoas? “Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade.” Tiago 2.1

14


Capítulo 2 SUPOSIcaO X AcaO Quando o que eu suponho determina o que eu faço.

aquecimento Você é craque em investigação e interpretação de texto? Exercício da máquina registradora Leia atentamente a história abaixo. Em seguida, assinale as opções: V para verdadeira, F para falsa, e ? para desconhecida.

A história: Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados quando surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado. Declarações acerca da história: “V”, “F” ou “?” 1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados. ( )

2. O ladrão foi um homem. ( ) 3. O homem não pediu dinheiro. ( ) 4. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu. ( )

15


5. Alguém abriu uma máquina registradora. (

)

6. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade. ( 7. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário. (

)

)

8. A história registra uma série de acontecimentos que envolvem três pessoas: o proprietário, um homem que pediu dinheiro e um membro da polícia. ( ) (Adaptado do livro: FRITZEN, José Silvino. Exercícios práticos de dinâmica de grupo. Editora Vozes, 2001, p. 590.)

Faça a correção desse exercício com a ajuda do seu professor. Considerando um ponto para cada questão correta, quantos pontos você fez?

Fique tranquilo se sua pontuação não foi alta, pois a maioria de nós tem a tendência de supor sem averiguar corretamente a situação. Na sua opinião, por que temos tanta pressa para falar e agir sem pensar?

neurônios em ação Quando temos pressa demasiada em julgar alguém ou uma situação, podemos ter certeza de uma coisa: vamos cometer erros, maiores ou menores, mas vamos cometê-los. Esses erros podem trazer prejuízos em vários aspectos da nossa vida. Vamos ver alguns exemplos bíblicos sobre isso?

flashback EXEMPLO 1 Eli, um sacerdote, estava observando as pessoas que entravam no templo. Elas estavam falando com Deus, cada uma do seu jeito. De repente, ele viu uma mulher. Ela estava pálida, parecia que não tinha se alimentado direito, seu rosto estava inchado por causa do choro ininterrupto. Então, ela começou a falar com Deus, e por um longo tempo

16


permaneceu no templo, orando. Estava tão angustiada e fraca que suas orações não podiam ser ouvidas, mas seus lábios se moviam como se estivesse falando. Então, o sacerdote, após observá-la por um longo tempo, concluiu: “Ela deve estar bêbada!” E o que ele fez? Fez o que “deveria ser feito” – chamar a atenção daquela “mulher bêbada”. Pense bem, não seria um fato inédito uma pessoa bêbada entrar no templo, e “estava na cara” que aquela mulher havia tomado “umas e outras”. O sacerdote não chegou perto para observar se havia cheiro de bebida forte, não perguntou nada a ninguém, ele simplesmente se dirigiu a ela e disse: Até quando você vai ficar embriagada? Veja se para de beber!

Não! O senhor está enganado!

Foi aí que a mulher percebeu que alguém a observava e se defendeu dizendo que o sacerdote estava enganado. Essa mulher se chamava Ana, não podia ter filhos, e estava ali desesperada pedindo a Deus um filho. LIÇÃO 1 Esse fato nos mostra que uma acusação falsa prejudica o outro, pois pode ofender uma pessoa inocente. EXEMPLO 2 Vamos passar do templo para uma prisão romana. Um carcereiro se prepara para dormir. Os presos estão calmos, somente uma coisa parece estranha: dois deles, após terem sido chicoteados e colocados na cela, estão cantando, em vez de reclamar, chorar ou xingar. Por volta da meia-noite ocorre um terremoto. O tremor foi suficiente para abrir as portas e soltar as correntes dos presos. O carcereiro acorda, e quando vê que tudo estava aberto supõe que os prisioneiros haviam fugido. Imediatamente ele pegou a sua espada para se matar, afinal morreria de qualquer jeito, pois um carcereiro pagava com a própria vida a fuga dos presos. Então, para ele seria melhor morrer o mais rápido possível. Mas, de repente, ele ouve a voz de um preso:

17


Não faça isso! Todos nós estamos aqui.

Não existia lógica naquela situação. Qual preso não fugiria naquela circunstância – à noite e com a prisão aberta? Quem são esses presos tão diferentes? Eles são o apóstolo Paulo e seu amigo Silas que, após terem sido presos injustamente, tiveram a oportunidade de falar de Jesus ao carcereiro. LIÇÃO 2 Esse fato mostra que uma suposição falsa pode prejudicar a nós mesmos, no caso específico do carcereiro, ele quase tirou a própria vida por acreditar que os presos haviam fugido. EXEMPLO 3 Da prisão para o cemitério! Vamos conhecer uma mulher que está arrasada. Seu grande amigo morreu. Ele foi o responsável pela restauração da sua vida. Tinha planos de ajudá-lo a auxiliar outras pessoas e queria apresentá-lo muitas pessoas, mas a morte desse amigo deu um fim ao seu sonho. Sua tristeza aumentou quando ao chegar ao túmulo onde ele fora sepultado o corpo do seu amigo já não se encontrava mais lá. Alguém o roubou! Supôs a mulher. Pouco tempo depois, ela se virou e viu um homem. Quem poderia ser? O jardineiro do cemitério, supôs. A sua tristeza e preocupação com o corpo desaparecido tomavam conta dos seus pensamentos. Queria uma explicação. Pensando nisso falou com o suposto jardineiro:

Se foi o senhor que o tirou daqui, diga onde o colocou e eu o levarei para outro lugar.

18


Nesse momento, a mulher ouviu-o chamar o seu nome. Como o jardineiro poderia saber o seu nome? Foi aí então que ela percebeu que aquele não era um jardineiro, mas o próprio Jesus. LIÇÃO 3 Quando estamos focados apenas em nossos próprios problemas, perdemos de vista que Deus está sempre presente em nossas vidas, pois ele nunca nos deixa só. Essa falsa suposição prejudica o nosso relacionamento com Deus. ENFIM... Agir sem verificar ou averiguar as situações nos leva a suposições que podem trazer prejuízo para o nosso relacionamento: com o outro; conosco mesmo; com Deus.

curta Saiba mais detalhes sobre a história dos personagens citados lendo em sua Bíblia os textos: 1 Samuel 1; Atos 16.19-34; João 20.1-18.

CHECKLIST PARA A VIDA Você já se precipitou em falar algo e depois percebeu que a questão era bem diferente? Alguém já falou algo sobre você que não era verdade? Como você reagiu? Pense em situações reais que já aconteceram a você ou a outra pessoa, que demonstram quanto precipitar no pensar, falar ou julgar pode causar prejuízo aos relacionamentos.

mão na massa 1

Siga o modelo e crie exemplos para completar a atividade que está no quadro da próxima página.

19


Prejudica o nosso relacionamento com Deus.

Eu tinha uma amiga que mostrava com suas palavras e atitudes que ter compromisso com Deus era o mesmo que desperdiçar a adolescência. Como ela era sempre tão alegre e “pra cima”, eu supus que meu compromisso com Deus deveria ser deixado de lado. Mas a verdade era bem outra. Por trás daquela fachada, minha amiga era muito infeliz e “deprê”. Com o tempo vi que a minha suposição estava bem errada e, arrependida, conversei com Deus e retomei minha vida com ele.

Prejudica o nosso relacionamento com o outro. Prejudica a nossa própria vida.

CRIE 2 Observe a ilustração abaixo e crie uma história que mostre como alguém pode ser prejudicado por um julgamento precipitado. Use seu caderno para escrever a história.

20


REFLITA A CONCHA E O CÃO Certa vez um cão que gostava muito de comer ovos encontrou uma concha, e mais do que depressa, abocanhou-a. De repente, sua barriga se tornou pesada como se tivesse engolido pedras, e logo o cão estava rolando de dor. Quando melhorou disse: - Aprendi a lição! Nem tudo que é branco e redondo é ovo. Moral da história: Quem age sem pensar pode muito bem engolir espinhos! (Fábula de Esopo – Adaptação)

aprenda.com Quer ser esperto e se livrar de certas enrascadas? Verifique bem os fatos antes de tirar suas conclusões. Foi pensando nisso que o sábio Salomão escreveu em Provérbios 19.2 - NTLH.

“Agir sem pensar não é bom; quem se apressa erra o caminho.”

21


Capítulo 3 A voz do povo é a voz de Deus? Cultura da maioria

aquecimento Você já deve ter ouvido, principalmente das pessoas de mais idade, alguns ditados populares. Faça um teste e descubra quantos ditados você conhece. Leia as frases abaixo e complete-as.

1. “Saco vazio não 2. “Quem vê cara 3. “Em casa de ferreiro 4. “Água mole em pedra dura 5. “De grão em grão 6. “A voz do povo 7. “Quem conta um conto 8. “Há males 9. “Quem conversa demais 10. “Quem não ouve conselho

É A VOZ DE DEUS.” / A GALINHA ENCHE O PAPO.” / OUVE COITADO.”/ NÃO VÊ CORAÇÃO.” / QUE VÊM PARA O BEM.”/ DÁ BOM-DIA A CAVALO.”/ PARA EM PÉ.” / O ESPETO É DE PAU.” / TANTO BATE ATÉ QUE FURA.” / AUMENTA UM PONTO.”

22


Agora que você já completou os provérbios, volte à página anterior e: 1

Circule o ditado que considera mais interessante e explique por quê.

2

Sublinhe um provérbio que você não conhecia.

3

Qual desses ditados, embora muito conhecido, na prática não é verdadeiro?

neurônios em ação Se você respondeu “A voz do povo é a voz de Deus”, acertou! Pense bem! Será que a opinião da maioria das pessoas significa sempre a vontade de Deus para a nossa vida? Examine esse ditado à luz da Bíblia por meio de uma história que está registrada no Antigo Testamento, em Números 13 e 14.

flashback Moisés era o líder dos hebreus quando eles saíram do Egito. Todos eles estavam a caminho da terra que Deus lhes havia prometido, mas para chegar lá deveriam passar pelo deserto. Foram muitas as aventuras que experimentaram no deserto! Para proteger o seu povo durante o dia, Deus mandou uma grande nuvem para fazer sombra, e à noite havia uma grande coluna de fogo para aquecê-lo e guiá-lo. Além disso, Deus abriu o Mar Vermelho para que passassem são e salvos, mandou jorrar água de uma rocha, deu-lhes os Dez Mandamentos para guiá-los, enfim, demonstrou sempre que estava ao lado deles e que poderiam confiar nos seus planos. Passados dois anos de caminhada no deserto, os hebreus ficaram bem próximos da terra prometida. Que notícia boa! Eles estavam prestes a se tornar donos de suas próprias terras. Os ex-escravos estariam livres e habitariam seguros em seu próprio país. Mas algo deu errado. O que aconteceu? Deus disse a Moisés que escolhesse 12 homens para espiar a terra que deveriam possuir. Eles deveriam observar o povo que habitava ali, as construções, fortalezas e o tipo de terra apropriada para plantação. Esses 12 homens permaneceram ali 40 dias e

23


depois voltaram trazendo um relatório detalhado a Moisés, falando das maravilhas que encontraram na terra. Calebe, um dos espias, deu uma “injeção de ânimo” no povo dizendo que poderiam conquistar aquela terra, pois Deus estava com eles. Os colegas não concordaram e tentaram convencê-los de que o povo daquela cidade era muito mais forte do que eles. Seria impossível derrotá-los. Um deles até falou: Nós somos como gafanhotos perto deles.

Com aquelas palavras os espias convenceram o povo de que aquela luta seria impossível de ser vencida. O povo ficou arrasado e totalmente sem rumo, por isso começou a falar mal de Moisés e Arão, os seus líderes. Pensaram que iriam morrer no deserto, ou até que deveriam voltar para a escravidão no Egito. Calebe e Josué, que também tinham ido espiar a terra, tentaram convencer o povo de que Deus poderia dar-lhes a terra, não pela força deles, mas pela força e poder do Senhor, mas os hebreus pensavam o contrário, e eles eram a maioria! Por causa disso decidiram calar a boca de Calebe e Josué. Como? Tentando apedrejá-los. Mas Deus não permitiu e eles foram salvos. Por essa atitude de incredulidade e violência Deus se irou contra o povo e disse que eles não entrariam na terra prometida, mas durante quarenta anos ficariam vagando pelo deserto e ali morreriam. Somente os filhos, aqueles que tinham até 20 anos de idade, herdariam a terra. Deus prometeu ainda que, além dos jovens, somente Calebe e Josué, que foram fiéis e acreditaram em sua Palavra, entrariam na terra prometida.

24


Pesquise Você quer conhecer mais detalhes dessa história tão interessante? Leia-a em sua Bíblia em Números 13 e 14

CHECKLIST PARA A VIDA Com essa história você pode aprender algumas lições importantes: Nem sempre o que a maioria das pessoas pensa ou faz é o que Deus quer que você faça. Às vezes ouvimos os adolescentes reclamando e dizendo aos seus pais: “Mas, todo mundo faz isso, porque só eu não posso fazer?” Lembre-se de que a vontade de Deus para a sua vida é especial, pois você é um filho amado dele. Ainda que todos estejam seguindo por um caminho que você sabe que desagrada a Deus, tenha coragem, como fizeram Josué e Calebe e diga: “Não! Essa não é a vontade de Deus para a minha vida”. Não seja um(a) “maria-vai-com-as-outras”. Você sempre terá desafios para enfrentar, por exemplo, nos estudos ou relacionamentos. Confie em Deus para vencê-los. Ele pode ajudá-lo a transpor barreiras (aquela matéria chata, problemas em casa, preguiça, etc.).

mão na massa

PESQUISE 1

Consulte os sites abaixo e responda com as suas palavras: Disponível em: http://migre.me/afaWh Acesso em 6/4/2012. Disponível em: http://migre.me/afaYS Acesso em 6/4/2012.

25


2

O que significa a expressão “maria-vai-com-as-outras”?

3

Qual a possível origem dessa expressão?

4

Pesquise em jornal, revista ou internet uma notícia que exemplifique uma ação considerada “maria-vai-com-as-outras”. Resuma e explique o fato relacionando-o com o perigo que existe em seguirmos a “cultura da maioria”.

REFLITA 5

Por que as expressões abaixo, ainda que consideradas verdadeiras por muitos, não são corretas e por isso não devemos segui-las?

“A voz do povo é a voz de Deus.”

“Quem não cola não sai da escola.”

“Tudo que é bom dura pouco.”

compartilhe Troque experiência com um de seus colegas pedindo-o para que conte algo que aconteceu com ele(a) por ser um “maria-vai-com-as-outras”. Conte a ele(a) algo que lhe aconteceu também.

26


divirta-se Leia a história da maria-vai-com-as-outras em um dos sites abaixo. Você vai se divertir. Disponível em: http://migre.me/aj7ao - último acesso: 29/4/2012 Disponível em: http://piquiri.blogspot.com.br/2007/10/maria-vai-com-as-outras.html - 29/4/2012

aprenda.com Aprenda com o salmista: “Aqueles que confiam em Deus, o Senhor, são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme.” (Salmo 125.1 - NTLH)

27


Capítulo 4 O que esta rolando? Esporte e música!

aquecimento Observe os desenhos e descubra o nome dos personagens.

Resposta: Florianópolis

Santa Catarina

Resposta:

Resposta:

28


Essas respostas foram fáceis, pois esses atletas são muito conhecidos. Agora você vai descobrir o nome de um atleta que também era músico.

Resposta: Ah! Fala sério, nem foi tão difícil assim. Você está craque! Agora o desafio é saber mais sobre esse personagem e descobrir o que isso tem a ver com VOCÊ! Então... mãos à obra!

neurônios em ação O esporte e a música despertam na maioria dos adolescentes e jovens uma grande paixão. Quem é que não tem um time do coração? Que brasileiro não vibra com um jogo da seleção brasileira de futebol? Quem não “curte” o som de uma música legal? Cada um gosta de um ritmo ou estilo, mas a música encanta a todos, sem exceção. Vamos conhecer alguém que também era apaixonado pela música e pelo esporte, e também conhecido como o “homem segundo o coração de Deus”?

flashback Quando você ouve falar sobre Davi, o rapaz que matou um gigante, que era pastor de ovelhas e se tornou rei, nem sempre o associa a um atleta, mas ele fez várias coisas durante a vida que podem ser consideradas como esporte em sua época. A Bíblia diz que Davi lutou com um leão e com um urso, e os matou; mas a sua maior vitória aconteceu quando apenas com uma funda (estilingue) fez tombar o gigante Golias. Esta era uma luta aparentemente desigual, pois o gigante era um guerreiro desde muito jovem, e Davi, um mocinho que apenas cuidava das ovelhas de seu pai no campo. Mesmo assim Davi soube manejar bem a sua funda e no momento certo encontrou a posição adequada para mirar e atirar bem na testa do gigante e derrotá-lo.

29


Mas, que Davi também se deu bem no “alpinismo” ou no “salto em altura” é pouco conhecido, não é verdade? Isso aconteceu quando o nosso superatleta precisou descer uma das janelas do castelo para salvar a sua vida. Este episódio está registrado em 1 Samuel 19.11,12. Além de esportista, Davi era um artista, um tremendo compositor e músico. Ele foi o autor da maior parte dos Salmos, livro poético da Bíblia, o livro de cânticos do povo de Deus. Nesses salmos ele tanto declarava a grandeza de Deus, quanto abria o seu coração pedindo ajuda a Deus para todas as situações de sua vida. Você sabia que o livro de Salmos é atualmente um dos livros mais lidos da Bíblia e nele encontramos músicas que parecem ter sido escritas para situações que estamos vivendo hoje? Veja, por exemplo, este salmo que ele escreveu em momento de grande tristeza. Ele fugia de um dos seus filhos que queria matá-lo, para se tornar rei em seu lugar. Leia esta linda oração-canção:

“Ó Senhor Deus, tenho

tantos inimigos! São muitos os que se viram contra mim! Eles conversam a meu respeito e dizem: ‘Deus não o ajudará!’ Mas tu, ó Senhor, me proteges como um escudo. Tu me dás a vitória e renovas a minha coragem. Eu chamo o Senhor para me ajudar, e lá do seu monte santo ele me responde. Eu me deito e durmo tranquilo, e depois acordo porque o Senhor me protege.” (Salmo 3.1-5 – NTLH)

30


Sim, Davi, com o seu corpo forte, saudável e com o seu grande talento musical, foi um jovem que serviu e louvou ao Senhor durante a sua vida.

CHECKLIST PARA A VIDA Para que Davi pudesse lutar com feras e gigantes ele precisava ter um corpo forte e saudável. Você cuida do seu corpo? Você pratica algum tipo de atividade física? Você sabia que praticar esporte não apenas fortalece o nosso corpo, mas beneficia a nossa mente e as nossas emoções? Devemos também cuidar da nossa mente. Ela precisa ser saudável. Ouvir boa música, cantar é uma maneira de encher a nossa mente com ideias saudáveis para a nossa vida. Que tipo de música você gosta de ouvir? Compare as canções dos salmos com algumas canções que são ouvidas hoje. Será que todas as letras das músicas atuais servem para deixar nossa mente sã? Aprenda desde cedo a selecionar as músicas para ouvir e apreciar.

mão na massa PESQUISE Faça uma pesquisa e registre abaixo quais os principais benefícios das atividades esportivas. 1 Para o nosso corpo:

31


Para a nossa mente:

2

Além das atividades físicas o sono é essencial para que tenhamos boa saúde. Pesquise também sobre os benefícios de cultivarmos bons hábitos para dormir. Qual é a importância do sono para a sua saúde?

reflita 3

Escolha no livro dos Salmos um que foi escrito por Davi, e transcreva pelo menos um verso que fale ao seu coração.

4

Por que você escolheu esse salmo, e o que você aprende com ele?

32


divirta-se 5

Pesquise algumas letras de músicas e copie no espaço abaixo uma composição brasileira, ou parte dela, com uma mensagem positiva, com a qual você aprende algo importante para a sua vida. Não se esqueça de escrever o título, o compositor e o intérprete.

compartilhe 6

Encontre em uma revista uma reportagem e foto do seu(a) atleta preferido(a), leve-a para a classe e compartilhe com os seus colegas o que você admira e o que você aprende por meio do bom exemplo dele(a).

SUPERDICA: para manter o corpo saudável, pratique esportes regularmente e para manter a mente também saudável, que tal um salmo por dia?

aprenda.com Aprenda com Paulo: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4.8-NVI)

33


Capítulo 5 Que droga! Panorama sobre drogas e dependência

aquecimento Observe atentamente estas três ilustrações. Em todas elas aparece a palavra DROGA.

Que droga!

Nesta lição você vai estudar mais sobre a última ilustração, o cartaz da campanha antidrogas. Você sabe o que é droga? Qual é a sua definição?

34


Neurônios em ação Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), droga é: “qualquer substância natural ou sintética que, administrada por qualquer via no organismo, afete sua estrutura ou função”. Qualquer remédio que você toma é uma droga, de um simples analgésico até uma superanestesia que o “derruba”. Não é à-toa que você compra remédio na drogaria e essas “drogas” vão afetar você, para melhor ou para pior. As substâncias encontradas nas drogas podem ser retiradas da natureza ou feitas em laboratório, e neste caso são chamadas de sintéticas. Você sabia que algumas drogas são chamadas de “permitidas ou lícitas” e outras de “não permitidas ou ilícitas”? Isso quer dizer que, do ponto de vista da lei, existem as drogas cujo consumo não é proibido, como por exemplo, o álcool e o fumo; e as que são proibidas, como a cocaína, maconha e outras mais. Então, alguém pode concluir: pode-se usar as drogas que são permitidas! Do ponto de vista da lei, sim, caso o usuário seja um adulto. No entanto, por questões de saúde e também do perigo de dependência futura (de álcool ou drogas), não se deve usar nem as “permitidas”, e muito menos as “não permitidas”. Você vai conhecer mais sobre este assunto lendo as perguntas e respostas abaixo:

Todo usuário de drogas vai se tornar um dependente?

“A maioria das pessoas que consome bebidas alcoólicas não

se torna alcoólatra (dependente de álcool). Isso também é válido para grande parte das outras drogas. De maneira geral, as pessoas que experimentam drogas o fazem por curiosidade e as utilizam apenas uma vez ou outra (uso experimental). Muitas passam a usálas de vez em quando, de maneira esporádica (uso ocasional), sem maiores consequências na maioria dos casos. Apenas um grupo menor passa a usar drogas de maneira intensa, em geral quase todos os dias, com consequências danosas (dependência). O grande problema é que não dá para saber, dentre as pessoas que começam a usar drogas, quais serão apenas usuários experimentais, quais serão ocasionais e quais se tornarão dependentes. É importante lembrar, porém, que o uso, ainda que experimental, traz danos à saúde da pessoa.” (Série Diálogo, no 1º da Senad, – Secretaria Nacional Antidrogas - 2003.)

35


O que leva algumas pessoas, principalmente adolescentes, a consumir drogas? Alguns usam para relaxar, diminuir a timidez; lidar com os problemas; pertencer a determinado grupo, especialmente os “teens”; ter prazer ou simplesmente por curiosidade. Quais são as formas de consumo de drogas? Via oral – é o modo de uso mais comum, pela ingestão de comprimidos ou líquidos; Inalação – são as “cheiradas” ou fumadas; Injeção – está relacionada ao uso com agulha e seringa. Como a pessoa se sente quando está drogada? Algumas drogas, chamadas de depressoras, fazem a pessoa ficar mais “relaxada”. As mais consumidas são álcool e tranquilizante. Outras são chamadas de estimulantes porque a pessoa se sente mais agitada, com mais energia. Os principais exemplos são a nicotina (encontrada no cigarro) e a cocaína. Elas aumentam a velocidade do processo cerebral. E existem as drogas que deixam o usuário “doidão”, fazendo “mil viagens”. Elas são as alucinógenas, que alteram a percepção e o senso de tempo e espaço. Os principais exemplos: maconha e LSD. Qual a origem das drogas? Elas são feitas a partir de três formas: Naturais – são extraídas de substâncias psicoativas de determinadas plantas. Temos como exemplo alguns tipos de cogumelo consumidos sob a forma de chá. Semissintéticas – são resultado de reações químicas realizadas em laboratório nas drogas naturais. É o caso da cocaína, da maconha, do tabaco (cigarro) e do álcool. Sintéticas – são produzidas unicamente por manipulações químicas em laboratórios. Temos como exemplo o ecstasy, certos calmantes ou remédios para dormir, todos fabricados pela indústria farmacêutica para utilização médica. O que é realmente ser um dependente? Dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de modo contínuo (sempre) ou periódico (frequentemente) para obter prazer. Alguns indivíduos podem também fazer uso constante de uma droga para aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas desagradáveis, etc. O dependente se caracteriza por não conseguir controlar o consumo de drogas, agindo de maneira impulsiva e repetitiva.

36


flashback Será que a Bíblia fala alguma coisa sobre o assunto de drogas? É claro que não existiam as mesmas drogas na época em que a Bíblia foi escrita, mas ela tem princípios que podem ser usados em TODAS as épocas da vida. Veja este:

“Quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Coríntios 10.31).

Quando perdemos o controle sobre o uso de algo isso pode gerar problemas de saúde, violência, etc. Você acha que agindo assim estamos promovendo a glória de Deus, ou seja, agradando a ele? Você acha possível glorificar a Deus consumindo algo prejudicial à sua saúde, ou às suas relações com outros? Você pode se deixar controlar assim por uma substância? Deus fez o nosso corpo, ele espera que cuidemos muito bem dele. Isso significa não consumir o que pode ser prejudicial ao corpo e à mente.

checklist para a vida É possível que você não tenha tido contato com essas substâncias; ou, talvez, já tenha recebido convites de “amigos” para experimentar uma “coisa legal”. Legal? Algo que pode fugir do seu controle pode ser considerado legal? E por falar em falta de controle... É possível que conheça alguns viciados por aí, ou quem sabe você já entrou nessa e nem está sabendo. Essas pessoas não conseguem passar um dia sem “utilizá-los”, gastam tempo usando-os e ficam chateadas e até agressivas se os pais ou responsáveis diminuem as “doses”. Estou falando da TV e do computador. Você tem controlado o uso da TV e do computador, ou eles controlam você? Falar sobre o vício do álcool, cigarro ou outras drogas pode parecer algo distante da sua realidade, mas pense sobre o vício do uso excessivo da TV e do computador. Quantas horas você passa diante deles? Eles têm sido a sua maior fonte de prazer? Eles vêm em primeiro lugar na sua preferência de atividades?

37


curta Escute a canção do DJ Jamily sobre o assunto das drogas: Disponível em: http://migre.me/aj7fI - 6/4/12 Este outro clipe sobre o assunto é divertido: Disponível em http://migre.me/aj7iC - 6/4/12

mão na massa COMPARTILHE 1 Elabore um texto em folha à parte apontando os principais tópicos aprendidos em aula. Pode ser em forma de carta ou e-mail e envie para uma pessoa que precisa de mais esclarecimentos sobre o assunto e você poderá contar sobre o que aprendeu. DECIDA 2 Faça um termo de compromisso sobre o uso racional da TV e do computador no seu diaa-dia, mostrando as formas de diminuir o seu “consumo”, caso esteja ultrapassando os limites. Registre o seu termo de compromisso neste espaço reservado para você.

Eu, ______________________________________________________________________________ irei assistir a TV __________________ horas por dia e usar o computador _______________ horas diariamente, de segunda a sexta. Aos fins de semana, de acordo com meus pais, posso usar até ____________________________________ horas o computador e a TV. Data: ________ / ________ / ________

Assinatura: _________________________________

38


Pesquise 3

Encontre na Bíblia as respostas sobre questões que estão relacionadas ao uso de drogas, quer sejam lícitas ou ilícitas.

O que Paulo ensina sobre o que é lícito ou ilícito? (I Coríntios 6.12)

O que aprendemos em 1 Coríntios 6.19, 20 sobre o nosso corpo?

divirta-se 4

Escute mais uma vez a canção do DJ Jamily sobre o assunto das drogas: disponível em: http://migre.me/aj7mZ - 6/4/12, e resuma o que você aprendeu sobre a questão das drogas com esta canção.

Se liga 5 Veja mais informações sobre o assunto nos sites:

http://www.plenarinho.gov.br/saude/Reportagens_publicadas/drogas-inimigas-da-vida http://tudosobreseguranca.com.br/downloads/alcool.pdf http://www.cevahumos.org.br/livros/Para%20educadores.pdf Disponíveis em: 6/4/12

aprenda.com Aprenda com Paulo: “... O nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir o Senhor; e o Senhor cuida do nosso corpo.” (1 Coríntios 6.13b-NTLH)

39


Unidade

2

Conhecendo a Deus 6 - Quem criou Deus? O Deus Eterno e Trino.

7 - Gente como a gente!

40

Jesus: Deus conosco.


8 - O que está dentro de nós

9-

Jesus: sentimentos e reações

O melhor professor do mundo

Professor Jesus.

41


Capítulo 6 Quem criou Deus? O Deus Eterno e Trino

aquecimento É possível que você considere o dia do seu aniversário como a data mais importante do ano. Afinal, quem não gosta de receber presentes, abraços dos amigos e amigas? Você conhece os fatos mais marcantes no Brasil e no mundo do ano em que você nasceu? E quais foram os principais acontecimentos para a sua família nesse mesmo ano? Pergunte aos seus familiares e registre aqui:

Minha data de nascimento: ________/________/________ Esse ano foi marcado por: ___________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

Neurônios em ação Todo nascimento é, em si mesmo, um grande acontecimento, um verdadeiro milagre da vida. Prova disso é que gostamos de celebrar o nosso aniversário, pois nos consideramos especiais nesse dia. Como somos seres finitos, ou seja, temos princípio e teremos fim, logo nos vem a pergunta: E Deus?

42


Como e quando se deu o nascimento do Criador? Quem criou Deus? Quando isso aconteceu? Qual é a idade de Jesus? São tantos questionamentos, não é verdade? Vamos estudar isso passo a passo? Essa curiosidade é legítima, e pode ter certeza de que Deus não fica chateado quando fazemos esse tipo de pergunta.

flashback Veja o que a própria Bíblia fala sobre o assunto: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio. Antes de formares os montes e de começares a criar a terra e o Universo, tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro.” (Salmo 90.1,2 – NTLH) A Bíblia diz claramente que Deus sempre existiu, ninguém o criou. Simples assim!

Para você entender um pouco mais essa ideia, responda rápido a esta pergunta: Qual é o cheiro do amarelo? Ops! Você deve estar achando isso loucura, já que cor não pertence à categoria de coisas que possuem cheiro. Da mesma maneira, Deus não se encontra na classificação das coisas que são criadas, a sua categoria é a de Criador. Ele é o único que cria algo do nada. Deus fez o mundo, o espaço, o tempo, as cores, os sabores, o frio, o quente, os animais, os vegetais, enfim,

43


tudo que existe foi ideia dele. Além disso, o nosso Deus é eterno, e sempre existiu em três pessoas. Ué! Agora complicou um pouco mais, como pode ser isso? Muitas pessoas não entendem como um só Deus pode existir em três pessoas, ou seja, um Deus tripessoal: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. É difícil entender tudo isso! Na verdade, ninguém é capaz de explicar totalmente a Trindade. Contudo, nós cremos, porque a Bíblia nos ensina que temos um único Deus (não são três deuses), mas que se apresenta em três pessoas distintas, com características e funções diferenciadas. Na tentativa de compreendermos essa ideia, a Trindade pode ser graficamente apresentada na forma de um triângulo equilátero. Observe!

pai

é

o

o

é

Deus é

filho

não é

espírito santo

A doutrina da Trindade é um mistério que não pode ser entendido com a lógica humana, pois está além da nossa compreensão. Podemos, no entanto, descrevê-la conforme é ensinada na Escritura: Existe um só Deus; Deus subsiste em três pessoas distintas: Pai, Filho (Jesus Cristo) e Espírito Santo.

44


O PAI é o PAI – não é o Filho nem o Espírito Santo. O FILHO é o FILHO – não é o Pai nem o Espírito Santo. O ESPÍRITO SANTO é o ESPÍRITO SANTO – não é o Pai nem o Filho. Deus Pai é o CRIADOR de todas as coisas. Jesus Cristo, o DEUS FILHO, é o SALVADOR que veio à terra e viveu como um de nós, mas a sua missão, dada pelo DEUS PAI, era a de morrer para perdoar os nossos pecados. Após a sua morte e ressurreição, Cristo regressou à casa do PAI, mas antes de partir disse aos seus discípulos que não os deixaria sozinhos, mas lhes enviaria o CONSOLADOR, o ESPÍRITO SANTO, que é o próprio Deus habitando para sempre conosco. Durante o batismo de Jesus as três pessoas da TRINDADE puderam ser claramente identificadas. As pessoas que ali estavam viram Jesus, o Deus Filho, sendo batizado, ouviram a voz de Deus, o Pai, que dizia: “Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!” (Mateus 3.17 – NTLH)

E viram também o Espírito Santo, em forma de pomba, descendo sobre ele.

curta • Leia o relato do batismo de Jesus em Mateus 3.13-17, e confira os fatos. • Assista os clipes abaixo que apresentam as principais cenas do batismo de Jesus: Disponível em: http://migre.me/aj7xB - 7/4/12 Disponível em: http://migre.me/aj7zF - 7/4/12

CHECKLIST PARA A VIDA Deus Pai, o Criador de todas as coisas, nos amou tanto, nós que somos apenas suas criaturas, que escolheu se relacionar e conviver conosco por meio do Deus Filho, Jesus Cristo. Um dos nomes de Jesus na Bíblia é Emanuel que quer dizer “Deus conosco”. O “Deus conosco” não apenas viveu entre nós fazendo o bem, mas morreu em nosso lugar para perdoar os nossos pecados, pois somente assim poderia nos dar a salvação.

45


O Deus, Espírito Santo, foi enviado como nosso Consolador. Isto é maravilhoso, pois quando neste mundo estamos tristes, passando por sofrimento e dor, podemos ser confortados e ter certeza de que não estamos só. Devemos louvar e agradecer todos os dias da nossa vida, pois contamos com o nosso Deus: Criador, Salvador e Consolador.

mão na massa PESQUISE 1 Vamos encontrar na Bíblia alguns textos que mostram algumas das atribuições das três

pessoas da Trindade? Leia os textos e identifique as atribuições de: DEUS PAI: Gênesis 1.1 João 3.16 DEUS FILHO: Atos 16.31 1 João 1.7 DEUS ESPÍRITO SANTO João 14.26 João 16.7,8

divirta-se 2

Leia a história e depois o poema, e após a leitura, estabeleça uma relação entre os dois. textos.

PIADA “Os cientistas foram a Deus e disseram que eram capazes de fazer tudo quanto ele fazia: – O quê, por exemplo? – pergunta Deus. – Criar seres humanos – respondem os cientistas. – Mostrem-me! Disse Deus. Os cientistas respondem: – Bem, nós começamos com um pouco de terra e... Mas Deus rapidamente os interrompe: – Esperem um pouco, por favor, então usem a sua própria terra.”

46


DEUS (Casimiro de Abreu) Eu me lembro! eu me lembro! - Era pequeno E brincava na praia; o mar bramia E erguendo o dorso altivo, sacudia A branca escuma para o céu sereno E eu disse à minha mãe nesse momento: “Que dura orquestra! Que furor insano! “Que pode haver maior que o oceano, “Ou que seja mais forte do que o vento?!” Minha mãe a sorrir olhou p’r’os céus E respondeu: - Um Ser que nós não vemos “É maior do que o mar que nós tememos, “Mais forte que o tufão! Meu filho, é - Deus!” (Domínio Público)

COMPARTILHE 3 O Deus Trino é maravilhoso e a mensagem mais maravilhosa sobre este Deus está em João 3.16. Leia o texto e com suas palavras explique-o. Use a sua explicação para contar a um amigo sobre esta maravilhosa mensagem.

aprenda.com Aprenda com Paulo esta maravilhosa bênção da Trindade: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.” (1Coríntios 13.14 - NTLH)

47


Capítulo 7 gente como a gente! Jesus: Deus conosco

aquecimento

Que tipo de sentimentos esta imagem provoca em você?

Que tipo de ajuda uma criança como esta precisa? Quem é responsável por ajudar? Por quê?

48


neurônios em ação Diante da correria do dia-a-dia e por ver situações como essas, quase todos os dias nas ruas de nossas cidades, nos noticiários de TV ou jornal, é possível que tenhamos nos acostumado com elas, e acabamos achando normal o sofrimento das pessoas e, por isso, não exercemos a compaixão.

A palavra compaixão é a junção de duas palavras: ”com” e “paixão”. Com esta dica, o que você deduz sobre o seu significado?

Procure no dicionário e escreva abaixo o significado da palavra “compaixão”.

Você vai aprender um pouco mais sobre a compaixão com alguém que foi um verdadeiro exemplo, alguém que se compadeceu e ainda se compadece das pessoas: JESUS.

Flashback Após refletir sobre as duas cenas a seguir, leia o texto bíblico e faça um resumo desses dois acontecimentos. Cena 1: Lucas 7.11-17

49


Cena 2: João 11.25-44

CASO 1 Na primeira cena percebemos que Jesus toma a iniciativa de se aproximar de uma mulher que havia perdido seu único filho e que acompanhava o seu enterro, levando-o para ser sepultado. Jesus, com carinho, lhe diz: “Não chores!” A seguir, usando da sua autoridade como Filho de Deus, ordena àquele morto que se levante do caixão, ressuscitando-o e devolvendo-o à sua mãe. CASO 2 A outra atitude demonstrada por ele foi a de comover-se diante da morte de um grande amigo. Ele demonstrou o seu sentimento de amizade e amor fraternal por Marta, Maria e o irmão Lázaro que havia falecido. Ao chegar diante do lugar onde ele havia sido sepultado, Jesus chora ao ver a dor de Marta e Maria que tanto sofriam a perda do irmão. Da mesma maneira como havia agido anteriormente, ele manda que a sepultura seja aberta, e mesmo diante da incredulidade dos que ali estavam demonstrou o seu poder, ordenando que Lázaro saísse da sepultura, ressuscitando-o dentre os mortos.

Jesus compreende bem o ser humano, não somente porque ele o criou juntamente com o

seu Pai, o Deus Criador, mas também, e principalmente, porque ele se tornou “gente como a gente”.

50


Jesus é Deus que se fez homem e habitou entre nós. Algumas pessoas afirmam que Jesus só teve a aparência de um homem, mas isso não é verdade. Jesus se fez homem. Outros dizem que ele era metade humano e metade divino, tipo um androide desses que vemos em filme de ficção, só que em vez de ser meio humano e meio máquina, seria meio humano e meio divino. Mas isso também não é verdade. Jesus era 100% homem e 100% Deus.

Ele se tornou homem, experimentou na própria carne o que é sofrer, ter dor, fome, tristeza,

ira, assim como sente todo ser que é humano. Foi por seu amor por nós que ele deixou a sua vida de glória nos céus e veio até nós. Ele poderia vir e ficar só pregando, falando, convencendo as pessoas sobre a salvação, mas o seu amor foi demonstrado com atos, e atos de compaixão. Veja o que nos ensina a Palavra de Deus sobre essa verdade:

“Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemonos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”. (Hebreus 4.15,16).

Curta Leia estas duas histórias diretamente da sua Bíblia em Lucas 7.11-17 e João 11.25-44

checklist para a vida Para Jesus saber o que de fato sentimos, como vivemos, e quais são os nossos desejos, sonhos e necessidades, ele veio viver entre nós. E por causa disso ele agiu “com paixão”, nos amou e deu a sua vida por nós. Assim como Jesus, somente posso amar verdadeiramente alguém se me colocar em seu lugar, e procurar conhecer de fato os problemas e dificuldades dessa pessoa. Antes de julgar uma pessoa sem conhecê-la devemos perguntar: o que eu faria se estivesse em seu lugar?

51


A Bíblia diz que devemos amar o outro como amamos a nós mesmos, e também tratar o outro como gostaria de ser tratado.

mão na massa REFLITA Leia as palavras de Jesus e após a leitura responda as questões relacionadas ao texto. 1 “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na

glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.

Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Recebam como

herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram”.

Então os justos lhe responderão: “Senhor, quando te vimos com fome e te demos

de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?”

O Rei responderá: “Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores

irmãos, a mim o fizeram”. (Mateus 25. 31-40-NTLH) Quem são os benditos do Pai e o que eles receberão?

Quais as ações justas praticadas pelos justos?

52


Explique o significado da resposta de Jesus aos justos: “O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram”.

Como esse texto se relaciona à atitude de compaixão que devemos ter pelos outros? Explique.

2

Veja o que Pedro nos ensina e diga o que você deve fazer nas situações citadas adiante:

“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.” (1 Pedro 2,21 NVI)

“Um(a) colega novato na escola parece totalmente perdido e deslocado.”

“Um(a) amigo(a) está sendo alvo de piadinhas e críticas da turma.”

“Você sabe que um de seus(as) colegas está enfrentando grande dificuldade em aprender determinada matéria.”

53


Ore 3

Após a leitura dessas duas histórias, escreva uma oração pedindo a Deus que o faça mais

“parecido” com Jesus. SADU SUNDAR SINGH Conta-se que Sadu Sundar Singh, um indiano que se tornou um cristão muito fiel, foi a Londres e resolveu visitar um pastor amigo. Quando chegou à casa do amigo, uma criada veio atendê-lo e perguntou-lhe o nome. Mas, quando foi dizer ao seu patrão que um senhor queria vê-lo, este lhe perguntou: “Quem é este senhor?” Ela respondeu que não conseguia se lembrar do nome dele, mas disse-lhe: “Só sei que ele se parece muito com Jesus”.

ELE JÁ ESTEVE AQUI! Conta-se que um missionário entre os índios disse a eles que quando Jesus viveu aqui na terra ensinava e curava as pessoas. Depois de algum tempo em silêncio e muito atentos às palavras do missionário eles lhe disseram: “Esse Jesus já esteve aqui, e morou conosco.” Quando o missionário pediu-lhes que descrevessem a fisionomia de Jesus descobriu que

54


eles se referiam a um médico missionário que muito tempo atrás havia trabalhado naquela aldeia falando do amor de Deus e tratando das enfermidades deles. Aquele homem tinha sido tão bom e fiel que os índios o confundiram com o próprio Jesus. Veja o clipe e faça da canção a sua oração a Deus, a fim de que ele o faça mais semelhante ao seu Filho Jesus. Disponível em: http://migre.me/aj7C3 - 7/4/12 projeto especial 4 Já pensou em ir com sua turma a uma instituição que cuida de crianças ou idosos carentes? Melhor ainda se você e seus colegas mobilizarem uma campanha de doação de brinquedos, roupas, material de higiene pessoal, ou outros. Isso vai ser D+!

Aprenda.com Aprenda com Paulo: “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” (Efésios 5.1,2 - NVI)

55


Capítulo 8 O que esta dentro de nos Jesus: sentimentos e reações

aquecimento Que tal desenhar no espaço abaixo algumas expressões faciais? Aí vão algumas dicas. Tenha em mente as características mais importantes: Os olhos: utilize a forma dos olhos, pálpebras e sobrancelhas para criar os efeitos; Formato do rosto: “achatar” ou “esticar” o rosto afetará a aparência e a posição dos olhos; Boca: crie vários formatos e mova-a; Superdica: tenha um espelho por perto e observe como ficam sua boca, seus olhos, sombrancelha ao fazer certas expressões. Veja alguns exemplos: feliz, triste, raivoso, cansado.

Agora é a sua vez de desenhar. Observe as dicas e desenhe as expressões.

56


Superfeliz

ZangadĂ­ssimo

depressivo

exausto

Agora pense um pouco: O que deixa vocĂŞ: Superfeliz? Megatriste?

Hiperzangado?

Ultracansado?

57


neurônios em ação Você sabia que esses sentimentos e outros mais foram vivenciados por Jesus? Mas Jesus, o Filho de Deus, o próprio Deus, podia se irar, entristecer-se, sentir-se cansado, dentre outros? É comum pensarmos que Jesus, por ser o Filho de Deus, estaria isento de qualquer problema ou sentimento que nós ou qualquer outra pessoa pode ter. Alguns até concordam que Jesus poderia ter sentimentos como os nossos, mas para ele, sendo Deus, tudo seria muito fácil. Contudo, a verdade sobre os sentimentos, atitudes e reações de Jesus não é essa. Nos Evangelhos encontramos várias situações em que Jesus vivenciou experiências comuns a todos os homens. Ele experimentou momentos agradáveis e desagradáveis, tristes e alegres. Devemos nos lembrar que em sua natureza Jesus é perfeitamente Deus, mas é perfeitamente homem, não apenas teve aparência humana, por isso experimentou muitos dos sentimentos e reações que nós, seres humanos, temos. Vejamos alguns exemplos interessantes:

flashback EXEMPLO 1 – JESUS CHOROU Na lição passada, vimos que Jesus ressuscitou um amigo muito especial, Lázaro, não é verdade? Mas, antes que isso acontecesse, a Bíblia diz claramente que “Jesus chorou” (João 11.35). Ele se entristeceu ao ver a dor e a saudade das duas irmãs que choravam a morte do seu amado irmão. EXEMPLO 2 – JESUS SE ANGUSTIOU Alguém poderia imaginar que Jesus, o Filho de Deus, sentiu-se tomado de pavor e angústia? Antes de sua morte na cruz Jesus orava em um lugar chamado Getsêmani, então ele disse a seus discípulos: “A tristeza que estou sentindo é tão grande que é capaz de me matar. Fiquem aqui vigiando comigo” (Mateus 26.38 - NTLH). Ele sabia da dor, do sofrimento e da vergonha que o aguardavam na cruz, e deixou bem claro que, se pudesse, preferia não passar por tamanha humilhação, mas, apesar da angústia, continuou firme e obediente ao seu Pai e à missão que deveria cumprir.

58


Mas e outros sentimentos que consideramos negativos? Será que Jesus também experimentou raiva e indignação. Quer saber? EXEMPLO 3 – JESUS SE ZANGOU

“Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. No pátio do Templo

encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas:

– Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!” (Jo 2.13-16 - NTLH).

Nos Evangelhos também lemos que Jesus tinha necessidades básicas semelhantes às nossas. Confira!

EXEMPLOS: SONO “Certo dia, Jesus subiu num barco com os seus discípulos e disse: – Vamos para o outro lado do lago. Então eles partiram. Enquanto estavam atravessando o lago, Jesus dormiu” (Lc 8.22,23-NTLH)). FOME “No dia seguinte, quando estava voltando para a cidade, Jesus teve fome...” (Mateus 21.18 - NTLH). SEDE “Agora Jesus sabia que tudo estava completado. Então, para que se cumprisse o que dizem as Escrituras Sagradas, disse: – Estou com sede!” (João 19.28-NTLH). Contudo, não podemos esquecer que apesar de Jesus viver e se sentir como homem neste mundo, ele não pecou. Isso demonstra que as emoções que sentimos não são em si pecaminosas, mas simplesmente indicam a nossa humanidade.

Curta Leia outra história interessante em que Jesus expressa os seus sentimentos. Marcos 10.13-16

59


CHECKLIST PARA A VIDA Podemos aprender com Jesus a expressar os nossos sentimentos, quer sejam eles positivos ou negativos. Como Jesus, não devemos guardar ressentimentos ou mágoas, nem deixar crescer em nosso coração a raiva, a ira, nem sentimentos desagradáveis, tal como o desejo de revidar ou “acertar contas”. Expressar os sentimentos não significa colocar para fora a nossa ira, raiva, decepção ou tristeza de maneira agressiva, mas é demonstrar o que está dentro do nosso coração, a fim de que as pessoas ao nosso redor nos compreendam e ajudem. Quando expomos os nossos sentimentos de modo correto, demonstramos que somos humanos, como Jesus, e assim outras pessoas podem se identificar conosco e compartilhar também suas tristezas, alegrias, projetos e esperanças. Quando dividimos a nossa dor ou alegria o peso fica muito menor e podemos até nos surpreender e perguntar: “Você também já se sentiu assim?” Devemos entender que as pessoas têm temperamentos diferentes, vivências diferentes, mas temos o mesmo amigo e Salvador: Jesus. Ele pode nos ajudar a lidar com tudo que sentimos e nos ensinar a reagir da maneira correta.

mão na massa PESQUISA Devemos aprender a expressar de maneira correta os nossos sentimentos. Encontre abaixo oito maneiras de fazermos isso. Após encontrar as palavras procure no dicionário o significado daquelas que você não conhece. 1

a m o r f a d a

60

f g q u i z n s

r y a i l c r s

e x y j k o p e

s a w a e n z r

p a z x c s d t

e g q u i i n i

i y a i a d r v

t x y j k e p i

o a w a r r z d

s a z x f a d a

f g q u i ç n d

r y a i l ã r e

q x y j k o p s

b a w a e t z p

s a t x c a d a

f g r u o j n c

r y a i e n r i

a x n j r u p Ê

n a q a Ê t z n

q a u x n a d c

u g i u c j n i

e y l i i n r a

z x i j a u p s

a a d a r t z c

r y a i a n r m

q x d j k u p s

b a e a r t z c


significados:

Leia em Números 20.1-13 e responda as perguntas abaixo: O que demonstra no texto que o povo de Israel não expressou de maneira positiva os seus sentimentos?

2

O que demonstra no texto que Moisés não expressou de maneira positiva os seus sentimentos?

Quais foram as consequências para o povo e para Moisés por expressarem de maneira negativa os seus sentimentos.

compartilhe 3 Você se lembra de uma ocasião em que expressou os seus sentimentos de maneira positiva ou negativa? Quais foram as consequências disso? Após relatar abaixo o fato, compartilhe com um de seus colegas o acontecimento.

61


DIVIRTA-SE No início do capítulo você praticou desenhar algumas expressões faciais, então já está craque nisso, certo? Use a sua habilidade para criar uma história em quadrinhos. Aproveite o espaço abaixo para ilustrar um dos acontecimentos da vida de Jesus que foram estudados na lição ou criar uma história inédita demonstrando que os sentimentos positivos e negativos podem ser demonstrados de maneira correta e saudável.

4

aprenda.com Aprenda com Jesus: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.” (Filipenses 2.5 – RA)

62


Capítulo 9 O melhor professor do mundo Professor Jesus

aquecimento Certamente você já teve muitos professores e professoras. Você se lembra do número exato de professores e professoras que já teve? Faça este exercício: Procure se lembrar do professor ou professora que mais marcou a sua vida. Qual o nome dele(a)? _______________________________________________________________ Quais as características dele(a) que chamavam mais a sua atenção?

NEURÔNIOS EM AÇÃO Um bom professor é sempre bem lembrado. Mesmo aquele que, às vezes, no início do ano, é considerado “chato” ou “exigente”. Você pode se surpreender ao perceber quanto está aprendendo com esse professor “chato” e “exigente” e, de repente, a maneira como você vê esse professor muda, não é verdade? Na lição desta semana você vai aprender mais sobre o maior professor de todos os tempos. Como ele era, e o que ele fazia para ser assim tão especial? Esse professor não tinha nenhuma tecnologia ao seu dispor, como computador, multimídia, datashow, internet, biblioteca, nem mesmo dispunha de uma sala de aula, quadro ou giz. Seus alunos não respondiam a chamada e as aulas eram todos os dias da semana. Quem seria este professor? Jesus, é claro!

63


Jesus ensinava os seus próprios discípulos, os homens do povo, os doutores da lei e a tantos quantos quisessem ouvi-lo. Jesus prendia a atenção de pessoas de diferentes idades. Qual seria o segredo desse Mestre? Vamos investigar?

FLASHBACK Certa vez, Jesus estava ensinando os seus discípulos e uma multidão também estava ouvindo. Quando ele terminou a Bíblia diz que: “... as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo” (Mateus 7.28,29 - NTLH). Em sua opinião, o que significa ensinar com autoridade?

Para ajudá-lo, observe as duas ilustrações abaixo. Elas tratam de uma professora que acabou de dar uma palestra sobre os malefícios do cigarro. Qual das duas situações mostra que a professora ensinou com autoridade? Por quê?

64

Jesus tinha autoridade porque ensinava o que vivia, e vivia o que ensinava!


JESUS: CONTADOR DE HISTÓRIAS Além de autoridade, Jesus ensinava com muita criatividade. Ele contava histórias incríveis para os seus discípulos e a todas as multidões que o seguiam. Essas histórias são chamadas de parábolas, que são o mesmo que: ( ) histórias de ficção ou fantasia sem nenhum ensinamento ético ou moral; ( ) histórias verídicas ou imaginárias que continham um profundo significado para os ouvintes. Jesus usava coisas simples e do dia-a-dia das pessoas para ilustrar suas histórias, tais como: semente, planta, rede, fermento, lamparina, moeda, ovelha, família, etc. Você sabia que a metade dos escritos do Evangelho de Lucas são de parábolas? Essas histórias fascinavam as pessoas pela simplicidade e profundidade. Elas levavam as pessoas a pensar, refletir e tomar decisões. A parábola não trazia uma resposta pronta, mas o ouvinte precisava refletir bastante antes de entender o seu significado.

JESUS: GRANDE OBSERVADOR DA NATUREZA O Mestre Jesus também foi um grande observador da natureza, e utilizava elementos dela para ensinar as pessoas. Certa vez, ele apontou para uma flor muito linda, chamada lírio e também para os pássaros, para ensinar aos seus discípulos que eles não deveriam ficar preocupados nem com o que vestir, nem com o que comer, pois assim como Deus cuida das flores e dos pássaros cuidaria deles também.

65


curta Agora, leia você mesmo uma de suas parábolas, chamada de “parábola do semeador”, e confirme quantos ensinamentos maravilhosos ela nos traz: PARÁBOLA DO SEMEADOR “– Escutem! Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu queimou as plantas e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.” (Mateus 13.3-8 – NTLH) EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA Seus discípulos não entenderam o significado dessa parábola, então Jesus lhes explicou, dizendo: “O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém, o diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso creem somente por algum tempo; mas, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso, os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração e, porque são fiéis, produzem frutos.” (Lucas 8.11-15 – NTLH)

Checklist para a vida Agora é com você. Responda com sinceridade: que tipo de solo tem o seu coração? Nem liga para a Palavra de Deus?

66


Começa a estudar a Palavra, mas logo desanima e a deixa de lado? Conhece as verdades da Palavra de Deus, mas prefere seguir sua própria vontade e desejos, sufocando os ensinamentos que recebeu? Procura sempre ouvir e praticar os ensinamentos da Bíblia?

Mão na massa CRIE 1 Você conhece alguma parábola que Jesus contou, por exemplo, a da ovelha perdida ou a do bom samaritano? Escolha uma delas, reconte-a utilizando-se de elementos e acontecimentos dos dias atuais. Você pode escolher escrever uma peça de teatro e depois, com a autorização de seu(a) professor(a) de Ensino Religioso, encená-la em classe. Faça esta tarefa em seu caderno ou use folhas avulsas.

REFLITA 2 Certamente Jesus, o grande Mestre, tem se desagradado muito com a maneira como alguns alunos tratam os professores. Tem sido muito comum nas escolas do nosso país cenas de agressão e desrespeito ao professor, como por exemplo:

No dia 19 de março de 2012, em Bauru, interior de São Paulo, na Escola Francisco Alves Brisola, um aluno de 17 anos agrediu um professor por chamar sua atenção por estar fora da sala de aula. O aluno deu socos e chutes no professor e precisou ser contido por duas professoras que presenciaram a cena. Além disso, durante a agressão, chutou uma porta e quebrou uma cadeira. Disponível em: http://migre.me/aj7EI - 8/4/2012 Você já presenciou algo semelhante em sua escola? O que aconteceu?

67


Que tipo de atitudes desrespeitosas para com o professor mais acontece em sua sala de aula?

O que você acha que sente um professor que está exposto diariamente a atitudes indelicadas e desrespeitosas por parte dos alunos. Por quê?

pesquise 3

Faça uma pesquisa em jornais, revistas ou internet e registre abaixo:

Quais os principais problemas que os professores enfrentam com os alunos em salas de aula?

Quais as principais consequências para o professor que enfrenta situações de agressão e desrespeito em sala de aula.

opine 4

68

Você gostaria de ser professor? Por quê?


5

O quê, em sua opinião, deveria acontecer em nosso país para que o professor pudesse ser mais valorizado?

6

Você concorda com parte da letra da canção “Um bom professor, um bom começo”, do movimento “Todos pela educação”? Por quê? “A base de toda conquista é o professor A fonte de sabedoria, o professor Em cada descoberta, cada invenção Todo bom começo tem um bom professor”

Curta o clipe da canção “Um bom professor, um bom começo”, que está disponível em: http://migre.me/aj7HD - 8/4/02 Você pode compartilhar esse videoclip no mural do Facebook ou Blog dos seus professores. Aproveite para escrever uma mensagem especial de agradecimento a eles. Faça uma homenagem aos seus professores. Aprenda e ensaie essa canção juntamente com a sua classe e faça uma apresentação para os seus professores.

Aprenda.com Aprenda com Pedro: “Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o Rei.” (1 pedro 2.17-NVI)

69


Unidade

3

Conhecendo a palavra de Deus 10 - Bíblia: O quê e para quê?

Definição e utilidade.

11 - Biblioteca compacta

70

Principais divisões.


12 - O “X” da questão

13

O tema principal da Bíblia.

A Bíblia pela Bíblia Nomes figurativos.

71


Capítulo 10 Biblia: O quê e para quê? Definição e utilidade

aquecimento

Acho que errei o caminho! Aqui não é a índia!

É só dobrar o cabo da boa esperança. Não tem como errar!

Não podemos negar que precisamos sempre de uma boa orientação para saber aonde chegar!

72


neurônios em ação Há muitos e muitos anos, quando os navegadores saíam pelos mares, eles se orientavam pelas estrelas. Por meio delas podiam saber se seguiam para o norte, sul, leste ou oeste. Mas como faziam se o céu estivesse nublado ou fosse dia claro? As coisas se complicavam um pouco. Contudo, uma grande invenção resolveu esse problema dos navegadores e aventureiros: a bússola. Entre os navegadores existe um consenso quando o assunto é a bússola. Não esquecer. Não duvidar. Sempre obedecer. Talvez a bússola não tenha tanta importância para nós quando estamos viajando de carro ou queremos simplesmente encontrar a casa de um colega na cidade. Aí entra em cena o “bom e velho mapa”, ou “o bom e jovem amigo Google Map”. E até aquele que riscamos rapidinho num pequeno pedaço de papel ou na palma da mão. Hoje em dia podemos usar o GPS. Tanto a bússola quanto o mapa ou o GPS são instrumentos importantes que nos mostram a localização e a direção de determinado lugar. Mas vale observar que os mapas podem apenas nos indicar a localização, mas para saber outros detalhes sobre o lugar, tais como: clima, população, tipo de vegetação, etc., precisamos nos comunicar com alguém que mora ou conhece bem o lugar para onde pretendemos ir, ou buscar estas informações em guias especializados, agências de turismo, internet, dentre outros. Por meio de informações seguras podemos saber como chegar (direção) e como está o local (situação) em que pretendemos chegar. Mas o que tudo isso tem a ver com a aula de Ensino Religioso e Ética ou ensino deste capítulo? Calma! Vamos chegar lá. Guarde estas informações sobre bússola, direção, localização, para que, ao longo do capítulo, você descubra aonde queremos chegar, certo?

Ali pr a l

á

Acolá

73


FLASHBACK Ao ver a figura abaixo, qualquer um poderia dizer que se trata de um livro. Um livro grande e com muitas páginas. Mas, na verdade, a Bíblia está mais para uma biblioteca do que para um único livro. Observe que as duas palavras – Bíblia e biblioteca – são bem parecidas, e isso não é por acaso. Tudo começou há muitos séculos. Não existia papel como o que temos hoje, e as pessoas escreviam em um tipo de papel feito de folhas de uma planta chamada papiro. Os gregos chamavam essas folhas preparadas para a escrita de “biblos”. Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado de “biblion”, e vários deles formavam uma Bíblia. Então, a palavra bíblia quer dizer “uma coleção de livros pequenos”. Quando surgiu o papel, os rolos foram substituídos pelos livros, e a palavra “biblos” deu origem à palavra livro. Daí vieram as palavras biblioteca, bibliografia, bibliófilo, etc. No século 4º, um homem chamado João Crisóstomo foi quem resolveu chamar a Palavra de Deus de Bíblia, por se tratar de uma coleção de livros. Na próxima lição você pesquisará mais sobre os livros da Bíblia e as suas principais divisões, mas, por enquanto, pense em tudo que aprendeu até aqui sobre bússola, direção, informação, etc., e como isto se relaciona com a Bíblia. Como você vai encaixar todas essas peças? É simples. A Bíblia, a Palavra de Deus, é como uma carta do Criador para nós. É como um guia, um mapa que nos orienta sobre como devemos viver, por quais caminhos devemos andar, e o que nos acontecerá caso obedeçamos ou não as suas instruções. O apóstolo Paulo escreveu sobre isso ao seu amigo Timóteo, dizendo:

74


“Porque toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” (2 Timóteo 3.16-NTLH).

Algumas pessoas acham que a Bíblia é apenas um livro complicado, cheio de histórias de pessoas estranhas e regras difíceis de seguir, mas isto não é verdade, pelo contrário, a Bíblia é uma demonstração do amor e cuidado de Deus por nós, pois por meio dela ele nos conta os seus planos, e nos dá orientações claras de como devemos viver neste mundo, a fim de que sejamos felizes e vivamos em paz com ele e com o nosso próximo.

curta Para conhecer mais sobre a história do papel faça uma pesquisa na internet. Veja abaixo alguns sites sobre essa história: Disponível em: http://www.comofazerpapel.com.br/ - 12/4/2012 Disponível em: http://migre.me/aj7JK - 12/4/2012

CHECKLIST PARA A VIDA Você possui uma Bíblia? Você a lê todos os dias ou algumas vezes por semana? Saiba que a Bíblia não é um livro qualquer, ela é a Palavra de Deus e nos foi dada para que possamos conhecer o nosso Deus e amá-lo cada vez mais. Você se lembra do consenso dos navegadores sobre a bússola? Lembre-se de que as regras para o uso da bússola podem ser aplicadas também à Bíblia: Não esquecer. Não duvidar. Sempre obedecer.

75


MÃO NA MASSA PESQUISE 1

Você curtiu os sites sobre a história do papel? Faça um resumo do que você aprendeu sobre a história do papel.

REFLITA V2 Veja se você está “craque” em fazer comparações completando as duas frases abaixo. A Bíblia é como uma bússola ou mapa porque...

A Bíblia é como uma carta ou e-mail de Deus para mim porque...

ORE Veja que linda a oração que Davi fez relacionada à Palavra de Deus. Escreva também uma oração 3 de gratidão a Deus pela Bíblia e peça a ele para ajudá-lo a obedecer sempre a sua Palavra: “Ó SENHOR Deus, ensina-me a entender as tuas leis, e eu sempre as seguirei. Dá-me entendimento para que eu possa guardar a tua lei e cumpri-la de todo o coração. Guia-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois neles encontro a felicidade. Faze com que eu queira obedecer aos teus ensinamentos, em vez de querer ajuntar riquezas.” (Salmo 119.33-36-NTLH)

76


COMPARTILHE! Pesquise em livros, internet ou com uma pessoa que você conhece que tem muito entendimento da Bíblia, uma curiosidade sobre este livro especial. Escreva essa curiosidade aqui e depois compartilhe com a sua classe. Peça ao professor(a) de Ensino Religioso para que reserve um momento da aula para isto. 4

aprenda.com Aprenda com Davi: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmo 119.11- RA)

77


Capítulo 11 Biblioteca compacta Principais divisões

aquecimento

Saindo da escola e chegando em casa, você... ( ( ( (

) Deixa os livros, cadernos, tênis, meias, mochila, em qualquer lugar da casa. ) Gosta de espalhar suas coisas pela casa (menos no seu quarto, é claro!). ) Coloca suas coisas no local certo. ) Nenhuma das respostas acima.

78


neurônios em ação Um pouco de organização não faz mal a ninguém, muito pelo contrário, pode ajudar, e muito, no nosso dia-a-dia. Veja o exemplo da sua vida escolar. Ela é organizada em vários aspectos: os alunos estão divididos por turmas, que por sua vez recebem aulas de oito a dez disciplinas por semana e suas avaliações são feitas a cada bimestre ou trimestre, cer to? A organização e a divisão do tempo e das tarefas facilitam a nossa vida. Nesta lição você vai aprender sobre a organização e a divisão das partes da Bíblia, e ver como isso nos ajuda a entender melhor a mensagem de Deus para nós.

flashback A Bíblia é dividida em duas partes principais:

novo testamento

antigo testamento

79


Para que você teste os seus conhecimentos a respeito da Bíblia e a diferença entre o Antigo e o Novo Testamentos, assinale as frases abaixo com “AT” para Antigo Testamento e “NT” para Novo Testamento. _____ É composto por 27 livros. _____ Conta a história do começo de todas as coisas: do mundo, do homem, dos povos e principalmente do povo de Deus. _____ Conta a história da chegada de Jesus e da sua vida. Também observamos o início da igreja e muitas recomendações para vivermos do modo que agrada o nosso Deus. _____ Foi escrito a.C. (antes de Cristo). _____ Foi escrito d.C. (depois de Cristo). _____ É composto por 39 livros. Você sabia que tanto o Antigo quanto o Novo Testamentos têm algumas divisões? Vamos começar com o Antigo Testamento. Ele tem quatro divisões. A primeira é chamada de LIVROS DA LEI. Eles são cinco:

Livros da Lei DEUTERONÔMIO

NÚMEROS

LEVÍTICO

ÊXODO

GÊNESIS

Por serem cinco livros eles são chamados de Pentateuco. Por quê? Você se lembra da Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil se tornou pentacampeão no futebol porque venceu a Copa pela quinta vez? O Pentateuco é a primeira divisão dos livros do Antigo Testamento, que por ser composta de cinco livros é chamada de Pentateuco. Esses livros narram o começo do mundo e a formação do povo de Deus. Alguns personagens se destacam nesses livros:

Adão

80

Eva

Noé

abraão

Moisés


Logo em seguida vêm os 12 livros que são chamados de LIVROS HISTÓRICOS. São eles:

Livros históricos ester

neemias

esdras

2 crônicas

1 crônicas

2 reis

1 reis

2 samuel

1 samuel

Rute

Juízes

Josué

Eles são chamados de LIVROS HISTÓRICOS porque narram a história do povo de Deus, os hebreus, ou judeus, suas lutas, conquistas, vitórias, derrotas, castigos, perdão. Além da fascinante história desse povo, também podemos conhecer suas poesias, músicas e conselhos com os cinco LIVROS POÉTICOS. Encontramos neles várias poesias de Davi, muitos conselhos do sábio Salomão e também lindos textos românticos no livro de Cantares. Os LIVROS POÉTICOS são:

Livros poéticos cantares

eclesiastes

provérbios

salmos

Em seguida, tem a última divisão do Antigo Testamento: os LIVROS PROFÉTICOS. São 17 livros no total. Os profetas eram homens escolhidos por Deus para levar a sua mensagem ao povo. Eles mostravam o erro das pessoas, os castigos que viriam se desobedecessem e também a disposição de Deus para perdoá-las, caso houvesse arrependimento. Os LIVROS PROFÉTICOS do Antigo Testamento são:

81


Livros proféticos malaquias

zacarias

ageu

sofonias

habacuque

naum

Miqueias

Jonas

Obadias

Amós

joel

Oseias

Daniel

ezequiel

lamentações

jeremias

isaías

E as divisões do Novo Testamento, quais são? Vamos começar com os primeiros quatro livros que são chamados de EVANGELHOS. A palavra “evangelho” vem da palavra grega “euangelion”, que significa “boas novas” ou “boas notícias”. Portanto, os primeiros cinco livros do Novo Testamento nos contam as boas notícias, ou seja, a melhor notícia que poderíamos ter recebido, pois nos traz a notícia do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus, o nosso Salvador. Quais são os EVANGELHOS?

evangelhos joão

lucas

marcos

mateus

Logo depois temos o LIVRO HISTÓRICO do Novo Testamento. Ele é único e conta a história do início da igreja. É chamado de Atos dos Apóstolos.

livro histórico atos 82


A terceira divisão é chamada de Cartas. Isso mesmo! São 21 cartas. Os autores foram líderes das igrejas que escreviam para as pessoas para dar instruções, palavras de conforto e ânimo a elas. A maior parte dessas cartas foi escrita pelo apóstolo Paulo. Elas são:

cartas judas

3 joão

2 joão

1 joão

2 pedro

1 pedro

tiago

hebreus

filemom

tito

2 timóteo

1 timóteo

2 tessalonicenses

1 tessalonicenses

colosseses

filipenses

efésios

Gálatas

2 coríntios

1 coríntios

romanos

O Novo Testamento tem somente um LIVRO PROFÉTICO, seu nome é bem conhecido. Ele é o APOCALIPSE.

LIVRO PROFÉTICO

Apesar de muitos saberem da existência do livro de Apocalipse, poucos o leem, pois o consideram

APOCALIPSE

muito difícil de entender. Apocalipse, quer dizer Revelação. Nesse livro, o apóstolo João nos fala sobre Jesus, o Rei vitorioso que veio, mas que um dia voltará.

Curta A Bíblia conta a história de várias pessoas, mas o personagem mais importante dela é Jesus Cristo. O próprio Jesus falou que toda a Bíblia falava dele e mencionou algumas de suas divisões. Confira:

“Começou a explicar todas as passagens

das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os profetas.” (Lucas 24.27 - NTLH)

83


checklist para a vida A Bíblia pode ser o conjunto de vários livros e ter várias divisões que nos ajudam a entender melhor e organizar o nosso conhecimento, mas o mais importante é ter esses ensinamentos guardados em nosso coração. Não adianta saber nomes de personagens e livros, datas e histórias da Bíblia se isso não nos motiva a agir e viver de uma maneira que agrada a Deus. Toda essa organização da Palavra de Deus nos ensina também que ele é um Deus que gosta de organização. Isso deve servir de incentivo para que sejamos organizados e cuidadosos em tudo que fizermos. Você está contente com a forma como organiza suas coisas ou administra o seu tempo? Por quê? De 0 a 10 que nota você daria a si mesmo pela sua disciplina e organização?

Enviar esta pagina

Divirta-se ORGANIZE 1

Organize a estante bíblica. Escreva os nomes que estão faltando nos livros da estante. Os nomes devem estar na ordem correta, de modo que os livros fiquem na sequência. Para essa atividade você precisará de uma Bíblia para conferir os nomes dos livros que estão faltando. Aproveite para colorir cada parte da divisão com uma cor diferente.

84


antigo testamento Lei

históricos

Josué

GÊnesis Poéticos jó proféticos Isaías

Novo testamento evangelhos

histórico

profético

atos

mateus cartas

1 pedro

1 tessalonicenses

romanos

85


TESTE 2 Teste os seus conhecimentos bíblicos. Não vale olhar na Bíblia, nem no texto do livro para

responder. Quais são os cinco primeiros livros da Bíblia? G e l n d Cite pelo menos dois nomes de reis mencionados na Bíblia.

Quem é o autor da maioria dos Salmos?

Os profetas ensinavam que o povo deveria obedecer a voz de Deus. Veja se você lembra de alguns deles: Foi engolido por um grande peixe:

Enfrentou leões famintos em uma cova: Jogado numa cisterna porque transmitia mensagens de Deus:

Os primeiros quatro livros da Bíblia, os Evangelhos, que nos contam sobre a vida de nosso Salvador Jesus Cristo, são: m m l j

86


Pesquise 3 Curiosidades: você quer conhecer alguns fatos curiosos sobre a Bíblia? Pesquise! Você pode perguntar para alguém que conhece bem a Bíblia ou tentar achar as respostas na internet.

Qual o livro da Bíblia que não menciona o nome de Deus?

Qual é o menor versículo da Bíblia e onde se encontra? Qual o maior capítulo da Bíblia? Escolha um versículo desse capítulo que você considera importante para praticar em sua vida.

curta O VENDEDOR DE BÍBLIA  E  A MULA    Um grupo de jovens estava reunido ao redor de uma mesa de bar quando aproximou-se deles um vendedor de Bíblias e perguntou-lhes: – Estou vendendo Bíblias, algum de vocês se interessa por uma? Os jovens começaram a rir e zombar dele, então um deles perguntou: “Você não pode ser tão ignorante, então me responda: você ainda crê que é possível uma jumenta falar com um homem, como a Bíblia diz que uma mula falou com o profeta Balaão?” O vendedor calmamente respondeu: claro que acredito. Se em pleno século 21 alguns homens continuam falando como uma mula, como não crer que uma mula pode falar com um homem? D.H. (Adaptação) Disponível em: “http://migre.me/aj7VS”. Acesso em: 14/4/2012

aprenda.com Aprenda com o salmista:

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que

clareia o meu caminho.” (Salmo 119.105 - NVI)

87


Capítulo 12 O “X” da questao O tema principal da Bíblia

aquecimento Observe as cenas ilustradas abaixo:

Cena 1 Na cena 1 você pode ver um homem ditando para outra pessoa como ele quer que seja repartida a herança que vai deixar para sua família. Que nome é dado a esse documento?

88


Cena 2 Na cena 2, vemos um casal trocando alianças. O que os noivos dizem normalmente nesse momento da cerimônia de casamento? Escreva as palavras do noivo:

As duas cenas têm algo em comum: cada uma mostra um significado da palavra “testamento”. Na primeira cena vemos a última vontade de alguém, antes da morte, sobre a divisão dos seus bens. O testamento requer que alguém morra para que outros recebam a herança. Na segunda cena, temos outro significado da palavra “testamento” que é acordo, pacto e aliança, ou seja, o compromisso assumido um com o outro.

neurônios em ação Mas o que essas cenas têm a ver com a nossa aula? Lembre-se de que Deus nos deu a Bíblia, sua Palavra, para se comunicar conosco. Ela está dividida em ANTIGO e NOVO TESTAMENTO. Isso mesmo, testamento! As cenas observadas nos ajudam a entender melhor por que essa palavra é usada nessas divisões e o que isso tem a ver com o tema principal da Bíblia.

flashback O primeiro acordo (pacto) ou testamento que Deus fez com o homem foi lá no Jardim do Éden. Deus disse que Adão e Eva poderiam comer de todas as árvores do jardim do Éden, menos de uma árvore conhecida como a “árvore do conhecimento do bem e do mal”. Adão e Eva deveriam obedecer ao acordo, senão seriam castigados. Infelizmente eles preferiram não obedecer a esse pacto e sofreram as consequências. Antes, porém, de Deus expulsá-los do belo jardim fez uma promessa: o descendente da mulher viria aqui na terra e destruiria os planos malvados da serpente que os enganou. Muitos anos depois, Deus fez outro acordo com o seu povo. Tudo começou quando os judeus se tornaram escravos do Egito e Deus os libertou por meio de Moisés. O chefe do Egito, o Faraó, não queria libertá-los, por isso Deus mandou-lhe dez castigos diferentes. O último castigo, ou última praga, foi a morte dos filhos mais velhos. Deus fez outro pacto com o seu povo: poderiam escapar dessa tragédia. E se oferecessem um cordeiro para morrer no lugar do primogênito, eles seriam salvos. Isto era uma substituição. Os judeus que sacrificaram o cordeiro salvaram seus filhos. Quando o povo saiu do Egito, foi direto para um grande monte, chamado Sinai, e lá Deus deu a ele mandamentos.

89


Deus disse aos hebreus: “Eu serei o Deus de vocês e vocês serão o meu povo”. Da parte de Deus, havia a promessa de que cuidaria deles, dando-lhes companhia, perdão, sustento, etc., quanto ao povo, deveria obedecer a Deus. Até aqui você observou o significado de “testamento” como um acordo, mas há também o outro aspecto do significado: a morte do testador, para que as pessoas (parentes e amigos) possam receber a herança. O Novo Testamento nos mostra claramente que Jesus é o testador. Ele morreu para que nós recebêssemos uma herança dele: a vida eterna, uma vida para sempre com Deus. Veja o que diz a Bíblia sobre isso:

“Portanto, é Cristo quem consegue fazer uma nova aliança, para que os que

foram chamados por Deus possam receber as bênçãos eternas que o próprio Deus prometeu. Isso pode ser feito porque houve uma morte que livrou as pessoas dos pecados que praticaram enquanto a primeira aliança estava em vigor. Onde há um testamento, é necessário provar que a pessoa que o fez já morreu. Pois o testamento não vale nada enquanto estiver vivo quem o fez; só depois da morte dessa pessoa é que o testamento tem valor.” (Hebreus 9.15-17-NTLH)

Aqui temos O “X” DA QUESTÃO, a salvação que Deus nos oferece por meio de Jesus é o tema principal da Bíblia. O Antigo Testamento relata a preparação para a vinda de Jesus. Deus prometeu que viria quando ainda no Jardim do Éden prometeu a Adão e Eva que “o descendente da mulher” esmagaria a cabeça da serpente, estão lembrados desta promessa? Os sacrifícios dos animais que eram realizados no tempo do Antigo Testamento também representavam o sacrifício que Jesus teria de fazer por nós: morrer na cruz em nosso lugar, para perdoar os nossos pecados. O Novo Testamento relata a vinda do “descendente de mulher”, Cristo, o Filho de Deus que nasceu de Maria, viveu e morreu por nós, cumprindo assim a promessa do testamento de Deus, para nos dar uma herança: a vida eterna para sempre no céu. Que maravilha! Jesus cumpriu a promessa, ou o testamento de Deus.

curta Leia a história do cumprimento da promessa do testamento de Deus para a nossa vida em Mateus 26 e 27. Veja o clipe que mostra o preço que Jesus pagou pela herança que nos deixou. Disponível em: http://migre.me/aj80D último acesso em: 14/4/2012

90


Checklist para a vida João, apóstolo de Jesus, disse que a razão para que fossem escritas tantas coisas sobre Jesus, (no Novo Testamento) era para que pudéssemos crer nele. Leia: “Estes foram escritos para que, vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele”. (João 20.31 - NTLH). Então, você crê em Jesus Cristo como seu Salvador? Você já entregou a sua vida a ele, reconhecendo que precisa do perdão para os seus pecados? Deus cumpriu a promessa que fez em seu testamento de nos dar uma herança no céu, a vida eterna por meio de Cristo. E você, cumpre a sua parte na promessa de ser-lhe fiel e obedecer os seus mandamentos? Ninguém é capaz de obedecer a todos os mandamentos de Deus, todos os dias. Deus não espera que sejamos perfeitos, por isso ore:

“Senhor, eu não consigo fazer tudo sempre certinho. Tenho vontades estranhas e acabo muitas vezes fazendo coisas erradas que desagradam ao Senhor, por isso preciso de Jesus. Reconheço que Jesus foi o meu substituto. Eu merecia o castigo e ele o recebeu por mim. Só pelo Senhor, com a sua ajuda, posso viver do jeito que lhe agrada. Em nome de Jesus. Amém.”

Aprenda dia a dia a deixar o Senhor Jesus tomar conta de você. Antes de fazer algo, pergunte a você mesmo: “O que faria Jesus se estivesse em meu lugar?” Dessa maneira, aos poucos, você vai perceber que seus atos e pensamentos estão mais próximos do jeito que Deus deseja.

mão na massa COMPARTILHE Reconhecendo Jesus no Antigo e Novo Testamentos: sua turma será dividida em grupos. Cada grupo deverá ler o texto que lhe foi determinado e descobrir qual é o símbolo usado (ou profecia) sobre Jesus no Antigo Testamento. Após apresentação de cada grupo, anote no espaço qual o símbolo e seu significado. 1

91


Grupo 1 Antigo Testamento: “Os israelitas viram aquilo e não sabiam o que era. Então perguntaram uns aos outros: – O que é isso? Moisés lhes disse: – Isso é o alimento que o Senhor está mandando para vocês comerem” (Êxodo 16.15 - NTLH). Novo Testamento: “Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Do céu ele deu pão para eles comerem’. Jesus disse: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: não foi Moisés quem deu a vocês o pão do céu, pois

quem dá o verdadeiro pão do céu é o meu Pai... – Eu sou o pão da vida. ‘Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede’” (João 6.31,32, 35 - NTLH).

Grupo 2 Antigo Testamento: “Moisés levantou a mão, bateu na rocha duas vezes com o bastão, e saiu muita água. E o povo e os animais beberam” (Números 20.11 - NTLH). Novo Testamento: “Todos comeram da mesma comida espiritual e beberam da mesma bebida espiritual. Pois bebiam daquela rocha espiritual que ia com eles; e a rocha era Cristo” (1 Coríntios 10.3,4 - NTLH).

Grupo 3 Antigo Testamento: “Ele (Deus) disse:– Faça uma cobra de metal e pregue num poste. Quem for mordido deverá olhar para ela e assim ficará curado” (Números 21.8 - NTLH). Novo Testamento: Jesus disse “– Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna” (João 3.14,15 - NTLH).

92


Grupo 4 Antigo Testamento: “Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel” (Isaías 7.14 - NTLH). Novo Testamento: “... um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse: – José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: ‘A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel’” (Mateua 1.20-23 - NTLH).

Grupo 5 Antigo Testamento: “O Senhor Deus diz: – Belém-Efrata, você é uma das menores cidades de Judá, mas do seu meio farei sair aquele que será o rei de Israel. Ele será descendente de uma família que começou em tempos antigos, num passado muito distante” (Miquéias 5.2 - NTLH). Novo Testamento: “Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: – Vamos até Belém para ver o que aconteceu; vamos ver aquilo que o Senhor nos contou. Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura” (Lucas 2.15,16 - NTLH).

REFLITA 2 Deus sempre cumpre as promessas que nos faz. Ele é fiel. Após refletir sobre a letra do hino a seguir, escreva uma oração agradecendo a Deus por sua fidelidade em cumprir a promessa de nos dar a mais rica herança do mundo: a vida eterna!

93


TU ÉS FIEL, SENHOR Tu és fiel, Senhor, ó Pai celeste, Teus filhos sabem que não falharás! Nunca mudaste, tu nunca faltaste, Tal como eras tu sempre serás. Coro Tu és fiel, Senhor! Tu és fiel, Senhor! Dia após dia, com bênçãos sem fim, Tua mercê nos sustenta e nos guarda; Tu és fiel, Senhor, fiel assim. Flores e frutos, montanhas e mares, Sol, lua, estrelas brilhando no céu, Tudo criaste na terra e nos ares, Para louvar-te, Senhor, que és fiel. Pleno perdão tu dás! Que segurança! Cada momento me guias, Senhor, E no porvir, oh! que doce esperança! Desfrutarei do teu rico favor. Amém (Hope Silva, Hinário Presbiteriano Novo Cântico, Editora Cultura Cristã, 1990)

aprenda.com Aprenda com Paulo:

“Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que

recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras.” (1 Coríntios 15.3,4)

94


Capítulo 13 A Biblia pela Biblia Nomes figurativos

aquecimento

Quando uma menina vê um rapaz muito bonito, é possível que ela diga: “Ele é um gato!”

Nesse caso, a beleza do menino foi comparada à beleza e elegância do felino. Qual é a expressão de comparação que os meninos usam para se referir a uma menina bonita?

E quando um(a) colega fala demais? E para aquela pessoa que é muito devagar?

neurônios em ação Não há escapatória, nós já comparamos ou fomos comparados a alguma coisa para ressaltar algo de bom ou de ruim que fazemos.

E a Bíblia, você sabia que ela é comparada a várias coisas interessantes?

Para algumas pessoas a Bíblia é apenas um livro de histórias, para outras, um livro misterioso, porém a Bíblia é muito mais do que isso. Ela contém histórias e até mistérios, mas, acima de tudo, é a Palavra de Deus, a maneira que Deus escolheu para que nós o conhecêssemos.

flashback

E o que a própria Bíblia diz dela mesma? Responda esta pergunta usando alguns símbolos

que ela mesma nos mostra.

95


Observe o primeiro quadro da tabela e depois complete os restantes com os textos ou desenhos que faltam. “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho.” (Sl 119.105-NTLH) A luz evita que tropecemos em alguma coisa e nos ajuda a encontrar aquilo que necessitamos. A Palavra de Deus nos ajuda a encontrar algo de que temos necessidade, Deus, e como viver da maneira que o agrada. Ela nos ajuda a não tropeçar e cair em erros que nos trarão muita tristeza e nos mostra o caminho para Deus.

“Aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.” (Tiago 1.23,24 - NTLH). O espelho nos mostra como estamos (roupa, cabelo, “espinha!”...). Do mesmo modo, a Bíblia também nos mostra como estamos, só que por dentro. Ela nos mostra o que fazemos de errado e o que nos deixa tristes e envergonhados, mesmo que os outros nem percebam.

______________________________________________________________ ______________________________________________________________ _____________________________________________________ João 15.3 O que fazemos que desagrada a Deus é como sujeira dentro de nós, a qual somente Jesus pode remover. Mas como sabemos disso? Pela Bíblia. O que podemos fazer para encher a nossa mente daquilo que é bom para não nos sujarmos?

96


“Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos.” (1 Pedro 2.2 - NTLH).

Eu e você não somos apenas carne, sangue e ossos. Precisamos

de alimento para o nosso espírito...

“A minha mensagem é como fogo, é como a marreta que quebra grandes pedras. Sou eu, o Senhor, quem está falando.” (Jeremias 23.29 - NTLH). _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ___________________________________________________ Efésios 6.17 Assim como o soldado usa a espada para se defender e também atacar, nós podemos usar a Bíblia para atacar e destruir os erros que nos desviam do caminho correto.

97


Enfim, a Bíblia é um superlivro. Ela mesma diz isso, pois nos mostra que é mais valiosa do que o

ouro e mais deliciosa do que o mel.

“Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces

do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro.” (Salmo 19.10 -NTLH)

checklist para a vida Saber que a Bíblia é um livro especial, que a Palavra de Deus é legal, não é o bastante; é preciso que obedeçamos o que ela nos ensina. Ela é uma semente que só vai brotar se abrirmos o nosso coração ao Senhor e permitirmos que ele fale conosco por meio dela. Jesus disse que quem o ama verdadeiramente obedece as suas palavras. Considerando a sua obediência à Palavra de Deus você pode afirmar que, de fato, tem demonstrado amor a ele? Um dos mandamentos da Palavra de Deus é: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo”. (Efésios 6.1 – NVI) Você tem praticado esse ensinamento da Palavra de Deus? Como anda a sua obediência aos seus pais?

curta Uma maneira de descobrir se estamos praticando a Palavra de Deus em nosso viver diário é sempre fazer a pergunta a nós mesmos: “Em meus passos, o que faria Jesus?” Leia um livro que poderá ajudá-lo a aprender muito a ser obediente a Deus e à sua Palavra. “Em seus passos o que faria Jesus?” Charles M. Sheldon

mão na massa REFLITA 1

Imagine que os autores da Bíblia vivessem em pleno século 21. Que outros tipos de comparação

fariam para demonstrar o que a Bíblia é e pode fazer em nossas vidas? Leia a comparação que alguém fez entre a Bíblia e o telefone celular.

98


A BÍBLIA E O CELULAR

Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular?

E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?

E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?

E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, ou no escritório?

E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?

E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?

E se a déssemos de presente às crianças?

E se a usássemos quando viajamos?

E se lançássemos mão dela em caso de emergência?

E mais, ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela “pega”em qualquer lugar. Não é

preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos são ilimitados.

E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto!” (Isaías 55.6 - RA)

Disponível em: http://migre.me/aj83k - 14/4/12

99


Faça uma comparação entre a Bíblia e as “manobras radicais”. Complete a ideia!

2

Estudando a Bíblia, faço manobras radicais na minha vida...

3

100

Agora é a sua vez de imaginar outra comparação sobre a Bíblia, e explicá-la.


compartilhe 4

Escolha um texto da Palavra de Deus que você considera importante, escreva-o no espaço abaixo e depois compartilhe a mensagem dele com um de seus colegas de classe.

5

Como a Bíblia chegou até nós? Quer saber mais sobre isto? Assista estes dois vídeos para aprender sobre esse assunto.

D i s p o n ível em: h ttp://mi gre.m e/aj84c - 14/ 4/ 12

aprenda.com Aprenda com Jesus: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14.21 – RA)

101


Unidade

4

I dentificando as mudancas 14 - Meus sentimentos e emoções Mudanças psíquicas.

15 - O que está acontecendo comigo? Mudanças biológicas.

102


16 - Quem é ele? Quem é ela? Mudanças sociais.

103


Capítulo 14 Meus sentimentos e emocoes Mudanças psíquicas

aquecimento Você tem mudado a cada dia. Algumas mudanças são percebidas facilmente e outras parecem que demoram a chegar. Pense um pouquinho nessas mudanças. Para começar, você tem um desafio: escrever sobre você mesmo. Pense nas mudanças que aconteceram dentro de você, nos seus sentimentos e emoções e descreva um sentimento positivo e outro negativo que são mais frequentes no seu dia-a-dia.

NEURÔNIOS EM AÇÃO Agora veja o resultado de uma pesquisa feita com alunos de sua idade, em quatro escolas diferentes, de três diferentes Estados do Brasil. Eles escreveram sobre o que gostariam de saber e o que sentem nessa etapa de suas vidas. Observe o que é semelhante ou diferente dos seus sentimentos e de suas dúvidas.

104


O QUE OS ADOLESCENTES GOSTARIAM DE SABER SOBRE A ADOLESCÊNCIA E O QUE SENTEM NESTA FASE DA VIDA As pessoas nos respeitam do jeito que somos? Como se preparar para ser adolescente? Quais são as mudanças e transformações? Por que os adolescentes têm mania de “ficar”? Por que os adolescentes não brincam com os menores? Por que na adolescência os garotos são atraídos por drogas? Deus permite namoro nesta idade? O que vai acontecer comigo, com meu pensamento e com meu relacionamento com os amigos? O que é puberdade? Como é a virgindade? O que é menstruação? O que é sexo? Quando começamos a pensar como os adultos? É normal a rebeldia na adolescência? Por que na adolescência você sente que todo mundo está falando de você? Por que é a fase mais difícil de viver e a gente chora tanto? Você observou que dentre as questões os adolescentes se preocupam com as emoções e sentimentos?

flashback Você sabia que vários personagens da Bíblia também tiveram emoções que os deixaram incomodados? Davi, por exemplo, veja o que ele escreveu revelando seus sentimentos, por meio de uma oração a Deus:

“Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos.

Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmo 139. 23,24-NTLH)

Quando lemos todo o salmo 139 descobrimos Davi falando que Deus o conhecia desde o

ventre de sua mãe, quando foi formado; e também declarando que Deus conhecia todos os seus pensamentos. Contudo, o detalhe mais precioso do salmo é o pedido que ele faz: “Vê se há em mim

105


algum pecado e guia-me pelo caminho eterno”.

Que pedido, o de Davi! Ele tinha consciência de que alguns de seus pensamentos,

sentimentos e emoções não eram os mais agradáveis, mas não tinha medo de se colocar diante de Deus pedindo que eles fossem mudados.

Há aqui algumas frases que são comuns aos adolescentes. Veja se esse tipo de sentimento

tem a ver com você. “EU NÃO ME ENCAIXO.” Parece que em todo lugar estou “fora de lugar”. Se vou para casa, meus familiares me chamam a todo o instante para colocar as roupas, os livros, os sapatos no lugar. Mandam-me tomar mais cuidado ao andar, não encostar nos móveis, não derrubar as louças. Em alguns momentos, parece que nenhum lugar é um bom lugar para eu ficar. Em casa, tenho conflitos com meus pais que, ora são “gente boa”, ora são os piores pais do mundo. Que barra!

Às vezes sou tratado como criança e cobrado como adulto, e vice-versa.

Na escola, acho que todos estão me olhando ou falando do que visto, ouço ou gosto. “BANHO, PARA QUÊ?”

“Ai, que preguiça de tomar banho!” “Por que devo fazer isso todos os dias?” “Estou morrendo de

sono, acho que não vou escovar os dentes hoje!” Você já pensou assim, alguma vez na sua vida? Acho então que você é um adolescente normal. Outro probleminha que precisa ser superado pelo adolescente é a falta de equilíbrio no cuidado com o corpo. Alguns adolescentes querem ficar o tempo todo na frente do espelho se embelezando, outros querem ficar bem distantes do espelho para não se cuidar. Algo precisa ficar bem claro. Primeiro, maquiagem e perfume não são objetos de higiene pessoal, e sim de beleza, e que todos precisam tomar banho, pentear o cabelo, cortar e limpar as unhas. Segundo, perfume e maquiagem podem ser usados, sim, mas não para substituir a higiene pessoal. “AMIGO É TUDO DE BOM, MAS ÀS VEZES...” Isso é verdade. Ter amigos é muito bom, mas existe um perigo, quando as amizades se tornam exclusivistas – “você é meu(minha) amigo(a) e de mais ninguém”. Esse tipo de amizade pode trazer sofrimento e ressentimento. Por causa desse e de outros sentimentos que existem na vida dos adolescentes, muitas vezes eles choram ou se irritam, sem motivos aparentes. Calma! Até certo ponto isso é normal.

106


Caso o sentimento persista você deve procurar ajuda para saber o que de fato está acontecendo com você. OS SENTIMENTOS SÃO PASSAGEIROS! É importante que os adolescentes saibam que os sentimentos são passageiros, e devemos lembrar do que nos ensina Salomão em Eclesiastes:

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada

coisa tem a sua ocasião. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.” (Eclesiastes 3.1-8 – NTLH). O que esse texto tem a ver com as mudanças que acontecem em nossa vida? Observe que Deus fez um tempo para cada coisa acontecer. Ele sabia que ao chegar à adolescência todos esses sentimentos e emoções aflorariam em você, mas, assim como eles estão “nascendo”, um dia também “morrerão”. Hoje parecem grandes problemas e amanhã estarão apenas na lembrança da adolescência. Mas, o que você não pode esquecer jamais é que o mesmo Deus que o criou também lhe deu inteligência e sabedoria para reconhecer que sentimentos devem ser cultivados, ou não, por você. Na adolescência tanto os sentimentos positivos quanto os negativos são vivenciados com muita intensidade. Mas é uma fase de grande oportunidade de aprendizado. Essa é uma maneira interessante de avaliar a sua adolescência: nela se encontram oportunidades e riscos. Nessa época você começa a pensar nos seus valores, princípios, aspirações, em uma possível carreira, estilo de vida e identidade. Também é uma época de riscos consideráveis: é fácil ficar magoado e sofrer intensamente os desapontamentos. Resumindo, é uma época de altos e baixos, na qual a pessoa fica muito vulnerável.

107


checklist para a vida Jesus disse aos seus discípulos: “Eis que estou convosco todos os dias”. Ele também está presente em todas as fases da sua vida, inclusive na adolescência, e em todas as situações, quer sejam nos momentos alegres ou tristes. Seja “amigo de Deus”! Conte a ele tudo que está em seu coração. A presença e o consolo dele o ajudarão a lidar com os seus sentimentos. Quando um sentimento negativo for persistente em sua vida, procure ajuda. Converse com uma pessoa adulta de sua confiança sobre isso. Lembre-se de que os sentimentos são passageiros, isto o ajudará a superar as dificuldades momentâneas.

Mão na massa pesquise Agora que você sabe que as emoções e sentimentos na adolescência estão “à flor da pele”,

1

pesquise em sua Bíblia algumas verdades que podem ajudá-lo a vencer alguns sentimentos típicos da adolescência. De que você deve se lembrar quando pensar: “Como estou me sentindo sozinho ultimamente...” Mateus 28.20

108


De que você deve se lembrar quando pensar: “Ninguém me ama, ninguém me quer...” Salmo 27.10

reflita Procure ver as emoções e sentimentos que foram citados e outros pelos quais você agora está passando, como oportunidades de crescimento. Comece com pequenas ações que poderão ajudálo. Escreva abaixo pelo menos duas coisas que você tentará fazer para se sentir melhor: 2

Em relação a você e a seu crescimento: Ex.: “Como sei que estou crescendo muito, serei mais cuidadoso para não derrubar tudo ao meu redor”.

Em relação a você e a seus pais: Ex.: “Tentarei cumprir alguns acordos para que eles vejam que não sou mais um bebê e que muitas coisas posso resolver sozinho”.

Em relação a você e a seus amigos: Ex.: “Quero atenção de todos, mas sei que todos também podem ter outros amigos, farei o possível para me controlar”.

109


Para falar dos nossos sentimentos mais íntimos não existe nada melhor do que compartilhá-los com um amigo verdadeiro. Após ler parte da letra da canção de Carlinhos Felix, escreva uma oração compartilhando seus sentimentos com aquele que deve ser o nosso melhor amigo. Amigo de Deus (Carlinhos Felix) Não existe nada melhor Do que ser amigo de Deus Caminhar seguro na luz Desfrutar do seu amor... De Jesus, meu bom pastor.

ORAÇÃO AO MEU MELHOR AMIGO

curta Você ainda pode curtir um clipe dessa canção disponível em: http://migre.me/aj86R - 15/4/12

aprenda.com Aprenda com Paulo: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4.6 – NVI)

110


Capítulo 15 O que esta acontecendo com igo? Mudanças biológicas

aquecimento O que está acontecendo comigo? Essa é a pergunta que aflige ou irá afligir todas as pessoas ao passarem pela adolescência. E sabe por quê? É que nessa fase os meninos e as meninas passam por várias transformações. Acontece uma revolução em todos os sentidos. Muitos se sentem ameaçados e temem que esta fase nunca passará. Uma das coisas que mais incomodam o(a) adolescente é achar que essas mudanças só estão acontecendo com ele(a). Mas isso não é verdade. Todo adolescente, menina ou menino, passa por essas mudanças e o motivo principal é que principalmente o corpo dele(a) está se preparando para a vida adulta e para a reprodução. Por isso, você deve aprender mais sobre essas mudanças para encará-las de uma maneira bem positiva. Vamos aprender mais sobre isso?

111


neurônios em ação

Quando essas mudanças começam a acontecer, dizemos que a pessoa está entrando

na PUBERDADE. Você sabe o que essa palavra significa? Procure no dicionário e escreva a definição usando as suas próprias palavras. PUBERDADE:

A puberdade não tem uma idade exata para acontecer, pois depende de cada organismo. Porém, na maioria dos adolescentes, ela acontece entre 10 e 13 anos (entre as meninas) e 12 e 14 (nos meninos). Observe nos desenhos abaixo as principais mudanças que ocorrem em nosso corpo da infância até a fase adulta.

Por meio da observação das figuras podemos perceber as principais mudanças físicas que ocorrem nas MENINAS na puberdade:

112


O crescimento dos seios; O aparecimento de pelos na região pubiana e axilas; Os quadris se tornam mais largos; Chegada da menstruação; Surgimento de acnes (espinhas) por causa das mudanças hormonais; Aparece e cresce o interesse pelos rapazes.

Já no desenvolvimento dos MENINOS, na mesma faixa etária as mudanças são:

Aparecimento de pelos na região pubiana, axilas e rosto; Desenvolvimento e crescimento do órgão reprodutor (pênis e testículos); Crescimento corporal; Mudança na voz, que se torna mais grave e grossa; Surgimento de acnes (espinhas) por causa das mudanças hormonais; Primeira ejaculação (liberação de sêmen através do pênis); Polução noturna (ejaculação involuntária durante o sono).

113


Vale a pena lembrar que essas mudanças ocorrem de diferentes maneiras e momentos para cada pessoa. Por exemplo, uma menina pode ter seus seios bem maiores logo aos 11 anos e outra, ter pelos. Como também um menino pode ter pelos no rosto bem mais cedo do que outro, que por outro lado engrossou a voz primeiro. Por isso, não se preocupe e nem se compare com outros, fique tranquilo, pois as mudanças virão a seu tempo para cada um. Cada pessoa é única e tem o seu próprio “relógio” de crescimento.

Enfim, de um modo geral são essas as principais

transformações que ocorrem na adolescência. Outra questão importante que você precisa conhecer para compreender melhor as mudanças pelas quais passam os meninos e meninas, é a diferença entre o aparelho reprodutor feminino e masculino. Observe as figuras abaixo.

O sistema Reprodutor masculino

Ureter Bexiga Vesícula seminal Próstata Pênis

Canais deferentes

Uretra

Ânus Epidídimo

Orifício urinário

114

Testículos


O sistema reprodutor feminino

Trompa de falópio Ovário Útero Clitóris Vulva Ânus

Vagina

flashback Como você acabou de ver, o homem foi criado de maneira especial, e em Gênesis 2.18 lemos:

“Depois o Senhor disse: – Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.” (Gênesis 2.18 - NTLH)

Para acabar com a solidão de Adão, Deus poderia simplesmente ter criado outro homem, eles poderiam ser amigos, mas só os diferentes podem realmente se completar. Por isso Deus criou a mulher, igual como ser humano, mas diferente em gênero e estrutura física, para que ambos se completem dentro do perfeito plano de Deus. Ao descobrir essas mudanças e diferenças, podemos ver como Deus se preocupou conosco nos mínimos detalhes. Isso não é maravilhoso?

115


checklist para a vida Você não precisa se preocupar com as mudanças físicas que estão ocorrendo ou vão ocorrer com o seu corpo, elas são completamente naturais e foram planejadas por Deus. A sexualidade é algo muito especial, planejada e aprovada por Deus, por isso não há motivo para você pensar que o sexo é “sujo” ou “feio”. Pelo contrário, é por meio do relacionamento sexual que todos nós viemos a existir. Devemos dar graças a Deus pela maneira perfeita com que ele nos criou, e nunca nos esquecer de cuidar bem do nosso corpo, usando-o sempre para honrar a Deus e expressar o nosso amor aos outros.

curta

http://migre.me/ankNI último acesso em: 17/4/2012

mão na massa REFLITA Após a leitura do texto responda as questões abaixo:

1

“Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. Eu te

louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem.

Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado

na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo.” (Salmo 139.13-16 – NTLH)

116


A quem Davi dirige essas palavras?

Por que Davi louva a Deus?

Como Davi descreve as obras de Deus?

A que Davi se refere quando diz: “Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra”. E o que isto significa?

Em que sentido essa oração de louvor de Davi se relaciona com o assunto deste capítulo: “O que está acontecendo comigo? Mudanças biológicas”.

Ore 2

Assim como fez Davi, escreva no quadro abaixo uma oração louvando a Deus pelo modo maravilhoso como ele fez você.

117


Compartilhe Faça as perguntas abaixo a um de seus colegas de classe, do mesmo sexo que você. Após

3

a conversa, registre um resumo do que vocês compartilharam um com o outro sobre o assunto da sexualidade. Você se assusta em pensar sobre as mudanças físicas que estão acontecendo ou acontecerão com você? Por quê?

Você conversa abertamente com os seus pais ou com um adulto de sua confiança quando tem dúvidas sobre sexo? Por quê?

O que você sabe sobre a vontade de Deus em relação à sexualidade?

Os anos da adolescência podem ser “turbulentos”. Assista o vídeo “Anos turbulentos da adolescência” do Pr. Jaime Kemp e comente por que eles podem ser difíceis, mas também muito interessantes. Disponível em: http://migre.me/aj88r - 22/4/12 4

aprenda.com Aprenda com Paulo: “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.” (1 Coríntios 6.19-20 – NTLH)

118


Capítulo 16 Quem é ele? Quem é ela? Mudanças sociais

aquecimento Era comum ouvir que determinados comportamentos, profissões, tipos de roupa, ou brincadeiras eram “coisas de menino” ou “coisas de menina”, mas isso tem mudado um pouco, não é verdade? Observe as figuras abaixo e escreva para cada quadro uma frase que indica uma atitude preconceituosa, baseada em uma falsa concepção do que significa ser homem ou mulher.

119


1

2

3

4

5

6

neurônios em ação

Quem é melhor, mais importante, ou mais

inteligente, o homem ou a mulher? O que faz os homens pensarem que são melhores que as mulheres, ou vice-versa?

Quando refletimos sobre as diferenças entre os

gêneros feminino e masculino, o que devemos lembrar é que as diferenças biológicas ou anatômicas entre eles não os fazem melhor ou pior, apenas diferentes. Ambos os sexos são especiais e criados para se relacionarem mutuamente. Na verdade, não são roupas, acessórios, enfeites ou profissão que definem o que seja homem ou mulher. Cada país, cada cultura, cada região adota hábitos próprios de vestir e agir que podem ser bem diferentes do nosso estilo, mas isso não pode

120


determinar a sexualidade das pessoas. No entanto, mesmo sendo pessoas tão bem informadas e saber que diferentes culturas adotam diferentes hábitos, podemos continuar acreditando que são determinados comportamentos ou vestimentas que definem os gêneros masculino e feminino. Isso não é verdade, e pode contribuir para agirmos de maneira preconceituosa e tratarmos com discriminação as pessoas. O melhor exemplo para nós é observarmos como o próprio Jesus tratou homens e mulheres. Não agiu com discriminação, mas tratou-os igualmente, demonstrando respeito, amizade e bondade para com ambos os sexos. Por exemplo, apesar de viver em uma sociedade muito machista e preconceituosa e que não valorizava as mulheres, Jesus foi muito gentil e amoroso com elas. Conheça um pouco mais sobre esse assunto e aprenda com Cristo a valorizar tanto o homem quanto a mulher em suas incríveis e fantásticas diferenças, para tratar a ambos os sexos com respeito e admiração.

flashback

Quando você ouvir, por exemplo, a frase muito comum “homem não chora” deve se

lembrar do próprio Senhor Jesus. A Bíblia diz que Jesus chorou ao ver o sofrimento de suas amigas, Marta e Maria, por causa da morte do seu irmão Lázaro.

Jesus foi sensível à dor de suas amigas e não se envergonhou de suas lágrimas ao

chorar diante de todos que estavam ao seu redor. Veja o que diz a Bíblia! Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitouse no espírito e perturbou-se. “Onde o colocaram?”, perguntou ele. “Vem e vê, Senhor”, responderam eles. Jesus chorou. Então os judeus disseram: “Vejam como ele o amava!” (Jo 11.33-36 - NVI).

121


Jesus não chorou por ser fraco, mas porque amava profundamente os seus amigos, e isso

não o fez menos homem, mas o fez mais humano e perfeito em sua humanidade. Um homem não deixa de ser másculo por demonstrar os seus sentimentos, pelo contrário, homens de verdade não devem se sentir envergonhados de expressar com sinceridade as suas emoções. Deus criou homem e mulher para expressarem seus sentimentos com delicadeza e sinceridade. Outro exemplo que a Bíblia nos dá sobre esta questão do que significa ser verdadeiramente homem ou mulher é o de uma mulher, chamada Débora. Muitas pessoas ainda acreditam que as mulheres não podem ter objetividade e liderança numa missão perigosa. Mas não foi isso que aconteceu com Débora. Conheça um pouco da sua história!

Há quase três mil anos, Débora foi uma juíza que se destacou entre muitos homens.

O povo de Deus precisava sair em combate contra o povo inimigo, mas o comandante Baraque disse: “Só irei se você for comigo. Se você não for, eu também não irei. Ela respondeu: – Está bem! Eu vou com você. Mas você não ficará com as honras da vitória, pois o Senhor Deus entregará Sísera nas mãos de uma mulher. E Débora foi com Baraque para Quedes.” (Jz 4.8,9 - NTLH) Débora, então participou daquela batalha em que os filhos de Israel foram vencedores. E nesta ocasião também o terrível comandante do exército inimigo, Sísera, foi morto pelas mãos de outra mulher muito corajosa chamada Jael. Vejam! Duas mulheres que aparentemente estavam “agindo como homens” foram usadas por Deus para ajudar o seu povo. Ir para a batalha e destruir um inimigo do povo de Deus não diminuiu a feminilidade daquelas duas mulheres, pelo contrário, as fez símbolo de coragem e confiança, tornando-as assim mais belas diante de Deus e do seu povo. É claro que sabemos que os homens e as mulheres são diferentes, física e emocionalmente, mas essas diferenças não servem para classificá-los como melhores ou piores, menos ou mais importantes, mas servem para complementar um ao outro.

122


São as diferenças entre os meninos e as meninas que os tornam atraentes uns aos outros. Esta atração é natural e muito saudável, pois fomos criados homem e mulher para nos relacionar. Meninos e meninas podem e devem conviver, sim, demonstrando interesse, amizade e respeito uns pelos outros. Dessa convivência e relacionamento podem resultar amizade e interesse que vão durar para sempre. Viva as diferenças! Viva as semelhanças! Ambos os sexos são obra-prima da criação de Deus.

Checklist para a vida Leia mais sobre a história de Débora em Juízes 4.4-16. Não devemos julgar as pessoas pela aparência. Lembre-se: “as aparências enganam”. Devemos nos relacionar com as pessoas não por causa da aparência, mas devemos prestar atenção nas suas ações e caráter. Os meninos e as meninas são diferentes física e emocionalmente, e essas diferenças devem ser celebradas e não discriminadas. Tenha bons amigos de ambos os sexos. Meninos e meninas têm muito a aprender uns com os outros. Respeite as diferenças de gênero, lembrando que apesar das semelhanças, ambos, homem e mulher, foram criados à imagem e semelhança de Deus, eles possuem diferenças, e estas é que fazem homem e mulher atraentes um para o outro.

123


mão na massa REFLEXÃO 1

Vamos aprender com Jesus por meio da história bíblica abaixo, sobre como devemos tratar

ambos os sexos? Após a leitura responda as questões. “Depois todos foram para casa, mas Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada ele voltou ao pátio do Templo, e o povo se reuniu em volta dele. Jesus estava sentado, ensinando a todos. Aí alguns mestres da Lei e fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos. Eles disseram: - Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. De acordo com a Lei que Moisés nos deu, as mulheres adúlteras devem ser mortas a pedradas. Mas o senhor, o que é que diz sobre isso? Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo. Como eles continuaram a fazer a mesma pergunta, Jesus endireitou o corpo e disse a eles: – Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher! Depois, abaixou outra vez e continuou a escrever no chão. Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé. Então Jesus endireitou o corpo e disse: – Mulher, onde estão eles? Não ficou ninguém para condenar você? – Ninguém, Senhor! – respondeu ela. Jesus disse: – Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais!” (João 8.6-11- NTLH)

124


Que frase no texto indica a falta de delicadeza dos homens para com a mulher da história?

Que frase no texto mostra que os homens estavam fazendo discriminação entre os sexos? Por quê?

Que frase no texto indica que Jesus não fazia discriminação entre os gêneros?

Que frase no texto indica a atitude maldosa e discriminatória daqueles homens?

Que frase no texto demonstra a compaixão de Cristo por todas as pessoas, sem distinção?

compartilhe 2

Você aprendeu nesta lição que tanto o homem quanto a mulher precisam ser tratados e respeitados da mesma maneira, não é mesmo? Então, faça de conta que você é o diretor de marketing de uma empresa e que está criando alguns slogans para os “outdoors” de uma campanha para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

125


Escreva pelo menos dois slogans que demonstram o valor da mulher.

Gostou da profissão de “marqueteiro”? Crie também dois slogans que demonstrem o valor do homem.

126


Pesquise 3

Existem muitas mulheres e homens que podem ser considerados como exemplos

de caráter e dignidade. Qual a figura masculina e feminina por quem você tem admiração ou respeito? Você pode colar o retrato ou figura dessa pessoa, ou retratá-la por meio de desenho. Não esqueça de descrever quais as qualidades ou virtudes dessa pessoa. Homem

mulher

aprenda.com Aprenda com Moisés: “Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher.” (Gênesis 1.27)

127


Unidade

5

Chegando perto de deus 17 - Mais do que ler A prática da leitura bíblica.

18 - Mais do que falar A prática da oração.

19 - Errei de novo, e agora? A prática da confissão. 128


20 - AlĂŠm do riso A prĂĄtica da alegria.

129


Capítulo 17 Mais do que ler A prática da leitura bíblica

aquecimento

Escreva a primeira palavra que vem à sua mente ao ver as capas destas revistas e livros:

Compartilhe as suas ideias com os colegas e veja como o seu ponto de vista é semelhante ou diferente da turma. Você gosta de ler?

De que tipo de livro você gosta?

130


E que tipo você detesta?

Neurônios em ação E por falar em livros, muita gente considera a Bíblia um livro muito complicado. A maioria diz que é um livro muito bom, mas de difícil compreensão. Qual é a sua opinião a esse respeito?

Quando Deus nos deu as Escrituras não tinha a intenção de nos dar um livro complicado ou assustador, pelo contrário, a sua Palavra deve ser vista como um retrato por meio do qual podemos “ver”, ou melhor, conhecer o seu Autor: Deus.

flashback Davi, aquele que lutou contra o gigante Golias, rei de Israel e compositor de várias canções do livro de Salmos, o livro de música usado pelo povo de Deus para louvá-lo e adorá-lo, tinha uma excelente opinião a respeito da Palavra de Deus. Confira! “A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. O temor ao SENHOR é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade. Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro. Senhor, os teus ensinamentos dão sabedoria a mim, teu servo, e eu sou recompensado quando lhes obedeço.” (Salmo 19.7-11 – NTLH) De fato, a Palavra do Senhor é muito mais preciosa do que qualquer tesouro, pois é ela que nos mostra o caminho que nos conduz a Deus: Jesus Cristo, além de nos orientar em todas as áreas

131


da nossa vida aqui na terra. Você precisa conhecer melhor esse tesouro, para apreciá-lo. Então, vamos entender como devemos ler a Bíblia, para dela extrair joias preciosas para o nosso coração? DICAS PARA A LEITURA DA BÍBLIA 1 Adquira uma Bíblia para o seu uso pessoal. 2 Caso você não tenha costume de ler a Bíblia, adquira uma que tenha uma linguagem mais fácil, do tipo “Bíblia ilustrada”, ou Nova Tradução Linguagem de Hoje da Sociedade Bíblica do Brasil. 3 Comece com uma história mais curta e interessante. Por exemplo, a história de Rute ou da rainha Ester. 4 Caso esteja mais acostumado com a Bíblia, mas não sabe por onde começar, aqui vão algumas dicas: Comece a ler sobre a vida de Jesus. Leia um dos Evangelhos. Que tal o Evangelho de Marcos, que é o menor? Ou o Evangelho de Lucas, seguido do outro livro fascinante que ele escreveu: Atos dos Apóstolos? Depois dê um “pulo” no Antigo Testamento e leia Gênesis; depois, Êxodo para conhecer a vida de Moisés e do povo de Deus. Outra dica interessante é a leitura de 1 e 2 Samuel para conhecer sobre Davi e suas batalhas. Leia também alguns salmos que Davi escreveu. O importante é que você tenha uma sequência. Não caia na armadilha de pegar a Bíblia, fechar os olhos e abri-la em qualquer página para saber o que Deus tem para você. A leitura da Bíblia não é jogo de sorte! Agora que você sabe por onde começar, siga alguns passos para aproveitar melhor a leitura da Palavra de Deus. PASSOS PARA UMA BOA LEITURA DA BÍBLIA 1

ORE a Deus antes de ler a Bíblia. Peça a ele para ajudá-lo a compreender a sua Palavra.

2 LEIA o texto que você selecionou.

132


3

4

5

6

7

USE O DICIONÁRIO. Quando houver palavras difíceis, deixe a preguiça de lado e procure o significado da palavra no dicionário ou pergunte o significado a alguém. LEIA NOVAMENTE. Depois, leia o texto mais uma vez. Lembre-se de que o mais importante não é a quantidade de versículos que você lerá, mas a qualidade da leitura que você fará. É mais proveitoso um pequeno texto bem compreendido do que um capítulo inteiro mal-entendido. Pense no que acabou de ler. Faça as seguintes perguntas ao texto: Existe alguma ordem ou mandamento que devo obedecer? Há alguma palavra de estímulo ou de ânimo para mim? Há alguma advertência ou até mesmo um “puxão de orelha” para minha vida?

Ore mais uma vez, agradecendo a Deus pelo que aprendeu e peça ao Senhor força e ânimo para praticar a sua Palavra. Faça! Pratique logo o que aprendeu. Não deixe para mais tarde, se você não praticar, irá se esquecer. A prática nos estimula e nos mostra que vale a pena viver do jeito que Deus quer. Pode ser difícil no início, mas a vitória sobre essa dificuldade virá se você confiar no Autor da Bíblia.

Curta RIR PARA NÃO CHORAR Conta-se a história de um garoto que ajudava a sua mãe a fazer uma grande faxina em casa. A parte que lhe coube, foi limpar uma velha estante, cheia de livros antigos e empoeirados. De repente, um deles chamou a sua atenção, então ele perguntou: – Mãe, que livro preto, tão grande e tão grosso é este aqui na estante? A mãe, que estava muito ocupada, respondeu-lhe rapidamente: – É o livro de Deus, meu filho, a Bíblia. Então mãe, que tal devolvermos para ele, já que ninguém aqui o lê mesmo? Será que esta “piada” não se aplica a você também? Qual o lugar da Bíblia em sua vida?

133


CHECKLIST PARA A VIDA Lembre-se, a Bíblia é o alimento para nossa alma. Pensando nisso, leia o que o apóstolo Pedro escreveu: “Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos. Pois, como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Vocês já descobriram por vocês mesmos que o Senhor é bom’” (1 Pedro 2.2,3 - NTLH). Você já viu um bebê chorando porque está na hora de mamar? Quando o bebê está com fome ele não fica pensando se é uma boa hora ou não para se alimentar, se tem outras coisas para fazer, ele simplesmente chora, chamando a atenção da mãe para sua necessidade. Nós necessitamos de Deus, e do seu alimento, e a Bíblia é o nosso alimento espiritual. Então, precisamos ter “apetite” para estudar a Palavra de Deus. Algumas vezes, comemos um pacotão de pipoca e tomamos um copão de refrigerante antes do almoço, então, o apetite acaba e não nos alimentamos de maneira saudável. Isto também se aplica ao alimento espiritual. Algumas vezes enchemos o nosso tempo e a nossa mente com “porcaria”. Passamos grande parte do nosso tempo assistindo TV, na internet ou com os games, e por isso não temos tempo, nem “apetite” para alimentar-nos da Palavra de Deus. Então, reveja seu tempo e suas prioridades, ou seja, reserve tempo para se alimentar da Palavra de Deus.

Mão na massa PRÁTICA 1

Releia o capítulo e identifique os seis passos para uma boa leitura da Palavra de Deus: O primeiro passo é:

Para quê? O segundo passo é:

134


Para um exercício prático leia o texto abaixo: “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo? Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela. Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída. Mas quem ouve a minha mensagem e não é obediente a ela é como o homem que construiu uma casa na terra, sem alicerce. Quando a água bateu contra aquela casa, ela logo caiu e ficou totalmente destruída.” (Lucas 6.46-49 – NTLH) O terceiro passo é:

Existem palavras no texto de Lucas 6.46-49 que você não conhece? Quais? Procure o significado dessas palavras no dicionário.

O quarto passo é:

O quinto passo é: Responda as perguntas relacionadas ao texto de Lucas 6.46-49. Existe alguma ordem ou mandamento que devo obedecer?

Há alguma palavra de estímulo ou de ânimo para mim?

Há alguma advertência ou até mesmo um “puxão de orelha” para minha vida.

135


O sexto passo é: Escreva uma oração pedindo ao Senhor que o ajude a obedecer ao que o texto de Lucas 6.4649 ensina.

O sétimo passo é: O que você vai fazer para praticar o que aprendeu a partir do texto estudado? Quando?

compartilhe Compartilhe com um dos seus colegas de classe o que você aprendeu com o texto de Lucas 6.46-49. Pergunte o que ele aprendeu e registre a sua resposta. 2

aprenda.com Aprenda com Tiago:

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes,

enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.” (Tiago 1.22-24 – NVI)

136


Capítulo 18 Mais do que falar A prática da oração

aquecimento Você é do tipo que observa bem as pessoas e lugares onde está? Ouça as instruções do seu professor para realizar uma tarefa que vai mostrar o seu grau de observação e atenção. Registre as suas observações.

NEURÔNIOS EM AÇÃO Não há como escapar, todos nós precisamos ter atenção para realizar as tarefas do nosso diaa-dia. Precisamos de atenção durante as aulas, nas conversas com os amigos, quando assistimos a um filme ou estamos jogando aquele game e falta pouco para passar para a próxima fase. Quando não temos atenção podemos fazer as coisas mecanicamente como se fôssemos robôs sem nos dar conta da importância delas. Por exemplo, a oração é algo muito importante que devemos fazer sempre, porém, se o fizermos sem a devida atenção ou concentração vamos parecer papagaios repetindo frases sem sentido.

137


Você não vai querer ser como um papagaio, não é verdade? Então, fique atento para saber o que precisa fazer para que a sua oração não seja mecânica, mas dinâmica e interessante. O QUE É A ORAÇÃO? A resposta mais simples e comum para essa pergunta é: orar é falar com Deus. Mas pode parecer estranho falar com alguém que não vemos ou que não ouvimos diretamente, não é mesmo? No entanto, esta é uma das razões que tornam a oração algo tão especial, pois quando nos aproximamos de Deus precisamos acreditar verdadeiramente que ele existe e que está disposto a nos ouvir, mesmo quando não o vemos com nossos olhos físicos. Isto é fé! E a Palavra de Deus afirma: “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor” (Hebreus 11.6 - NTLH).

FLASHBACK A QUEM DEVEMOS DIRIGIR A NOSSA ORAÇÃO? Para responder essa pergunta vamos recordar uma conversa entre Jesus e seus discípulos. De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: “Senhor, ensinanos a orar como também João ensinou aos seus discípulos.” (Lucas 11.1 – RA)

138


Então Jesus respondeu:

“Portanto, vós orareis

assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” (Mateus 6.9-13 – RA) Jesus deixou bem claro que devemos dirigir as nossas orações a Deus Pai. Também devemos orar em nome de Jesus, por isso sempre que oramos repetimos a frase “em nome de Jesus” no final da oração. Assim devemos fazer, pois o próprio Jesus nos ensinou. Veja! “E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.” (João 14.13, 14 - NVI)

Mas atenção, a expressão “em nome de Jesus” não são palavras mágicas que podem abrir todas as possibilidades que imaginamos, assim como a lenda do “abre-te Sésamo”. Repetir a frase “em nome de Jesus”, não garante que Deus irá nos atender. O que essa expressão quer dizer é que só podemos chegar à presença de Deus, que é santo, porque Cristo, o seu Filho, morreu para nos purificar de todo pecado, e assim nos dar acesso a Deus. Falar “em nome de Jesus” é reconhecer que ele é o nosso mediador e que estamos pedindo e falando com Deus somente porque Cristo nos tornou dignos de entrar em sua presença.

139


QUEM PODE ME AJUDAR A ORAR? Descubra isso lendo a Palavra de Deus:

“Assim também o Espírito de Deus

vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor.” (Romanos 8.26 – NTLH)

ito

s,

sa

o

pír

fil

es

ho

Deus não nos deixa sozinhos, ele nos deu o Espírito Santo que nos ajuda quando oramos. Como isso acontece? Sentimos um calafrio? Ouvimos vozes? Nada disso. Quando recebemos a Cristo, o Espírito de Deus passa a habitar em nós, e pelo seu poder vai nos ensinando o que devemos falar ou pedir a Deus. Observe bem esta figura e veja como a Trindade, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, age quando oramos. Que maravilha é saber que ao orarmos o grande Deus age em nós e por nós.

Je

su

o nt

Deus pai

CHECKLIST PARA A VIDA Orar, falar com Deus não é nenhum “bicho-de-sete-cabeças”. A nossa atenção não deve estar voltada para palavras bonitas para impressionar a Deus, e nem devemos ficar totalmente despreocupados achando que podemos falar qualquer coisa sem pensar. O que deve ocupar a nossa mente é: não estou sozinho, sei que Deus está comigo, vou orar em nome de Jesus, pois confio nele e sei que o Espírito Santo vai me ajudar.

140


Posso orar a Deus em qualquer lugar, em qualquer momento, sobre qualquer assunto, pois ele está sempre presente em minha vida. A oração é um meio de me relacionar com aquele que é o meu melhor amigo, por isso devo sempre falar com ele orando para conhecê-lo melhor. Que tal uma pausa agora para falar com Deus?

curta

Uma linda oração cantada. Acesse e curta. Disponível em http://migre.me/aj8dE - 6/5/12.

mão na massa PESQUISE: Na Bíblia há vários exemplos de pessoas que oraram a Deus. Leia algumas histórias de pessoas que oraram e veja o que você pode aprender sobre a oração com estes exemplos. 1

O FARISEU E O COBRADOR DE IMPOSTOS (Fariseu: membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus que seguiam rigorosamente a lei de Moisés. Por fazerem isso julgavam que tinham a aprovação de Deus. Publicano: cobrador de impostos; muitos deles cobravam dinheiro a mais do povo e ficavam ricos com essa “cobrança extra”.)

141


“Jesus também contou esta parábola para os que achavam que eram muito bons e

desprezavam os outros:

– Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos.

O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento,

nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho.’

Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no

peito e dizia: ‘Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!’ E Jesus terminou, dizendo:

– Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com

Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.” (Lucas 18.9-14 – NTLH)

O que você percebeu de errado na oração e na atitude do fariseu?

E na oração do cobrador de impostos?

Qual oração foi agradável a Deus? Por quê?

O que você aprende sobre a oração com essa história do fariseu e do cobrador de impostos?

142


ORAÇÃO DE DAVI (Oração de Davi após ele ter cometido um grave pecado contra Deus e o próximo.) 2

“Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande

compaixão apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti eu pequei – somente contra ti – e fiz o que detestas.

Tu tens razão quando me julgas e estás

certo quando me condenas. De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido. O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria. Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.” (Salmo 51.1-7 - NTLH)

Liste todos os pedidos que Davi fez a Deus.

Qual frase da oração indica o arrependimento de Davi?

Qual frase da oração mostra o que agrada a Deus?

143


reflita Após refletir sobre a oração do fariseu, do publicano e de Davi, escreva uma oração que, você sabe pode agradar a Deus.

3

compartilhe Por meio da oração podemos pedir as bênçãos de Deus sobre a vida de outras pessoas. Você gostaria de pedir a Deus pela vida de alguém? Escreva uma oração pedindo a Deus pela vida de alguém que você ama e quer que Deus o abençoe.

4

aprenda.com Aprenda com Jesus, que orou pelos seus inimigos dizendo:

“Pai, perdoa-lhes, porque

não sabem o que fazem.” (Lucas 23.34 – RA)

144


Capítulo 19 Errei de novo, e agora? A prática da confissão

aquecimento Isto é certo ou errado?

Essa pergunta vem constantemente à

nossa mente quando queremos fazer uma coisa e estamos em dúvida.

Existem coisas que para alguns são

corretas e para outros não. Por exemplo: existem famílias que não permitem que seus filhos façam as refeições assistindo a TV, enquanto outras não veem problema nisso. Quem está com a razão? Alguns não veem nada de errado em comer um “X-Tudo”, com mais uma porção grande de batata frita, e ainda beber um litro de refrigerante. Mas existem aqueles que são adeptos de uma alimentação mais natural ou “light”, e para estes seria uma loucura um lanche desse tipo. Quem está certo? Na verdade, nesses dois casos, a noção de certo ou errado é pessoal.

Escreva mais um exemplo que demonstre esta questão de certo e errado, considerando a opinião pessoal de cada um.

145


NEURÔNIOS EM AÇÃO Mas será que é sempre assim? O certo e o errado são decididos, individualmente por nós? Faça um teste. Pegue uma tira de papel e faça uma régua de 10 cm , sem usar, claro, uma régua de verdade. Em seguida, com a régua que você fez, meça o comprimento deste livro e anote quantos centímetros ele mede de acordo com a “sua régua”. Agora, pegue uma régua normal, meça o livro novamente e anote ao lado a medida. Percebeu a diferença? É possível até que você tenha acertado ou chegado bem próximo da resposta correta, mas só foi possível verificar o tamanho real deste livro porque você usou um padrão de medida – a régua. A régua não foi inventada para tirar a sua alegria em medir algo do seu jeito, e nem para desfazer o trabalho dos outros. A régua é um padrão para sabermos a medida exata de algumas coisas. Semelhantemente em nossa vida, se quisermos saber o que é certo e o que é errado, precisamos recorrer a um padrão pré-definido, e este padrão é o de Deus. Nós podemos conhecer os seus padrões quanto ao certo e ao errado por meio da Bíblia, ela é o padrão ou a medida da verdade, e é a partir desse padrão que podemos conhecer o que é certo e errado. A Bíblia diz que todos nós somos pecadores e cometemos pecado. Não existe ninguém perfeito. Então o que devemos fazer quando erramos? O que Deus pensa a nosso respeito quando desobedecemos as suas ordens? Como ele nos vê? O que devemos fazer? Veja o que nos ensina a Palavra de Deus!

“Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem

misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.” (Provérbios 28.13 - NTLH). Encontramos também na Bíblia um exemplo de alguém que confessou os seus pecados a Cristo. Qual foi o resultado disso? Leia!

146


FLASHBACK

“J esus entrou em J ericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de imp ostos. Ele estava tentando ver quem era J esus, mas não p o dia, p or causa da multidão, p ois Zaqueu era muito baixo. Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver J esus, que devia passar p or ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: - Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar: - Este homem foi se hospedar na casa de um pecador! Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: - Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais. Então Jesus disse: - Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.” (Lucas 1.1-10 – NTLH)

Zaqueu reconheceu o seu pecado e pediu perdão a Jesus. Isto é confessar o pecado ao Senhor. E o resultado da confissão é o perdão. Essa é a atitude que devemos ter ao fazer algo que não corresponde ao padrão de certo e errado de Deus. A régua é a sua Palavra, e há somente um meio de correção para retornarmos ao padrão dele: confessar o nosso pecado ao Senhor.

147


CHECKLIST PARA A VIDA A Bíblia chama de pecado as falhas que cometemos. E o pecado é coisa séria. Ele muda, para pior, todas as coisas. Observe o exemplo: você está de carro em uma estrada de terra e, por causa da chuva, a lama suja o parabrisa. Se você não acionar o limpador de vidro, vai ser impossível continuar a viagem sem poder enxergar o caminho. A mesma coisa acontece conosco e o pecado: assim como a lama não deixa o motorista enxergar o caminho, o pecado também não nos deixa experimentar o amor de Deus. Por isso Deus foi radical com o pecado – Jesus precisou morrer, derramar o seu sangue por nós. O resultado do pecado é a morte, mas Jesus assumiu essa consequência em nosso lugar. Você crê nisso? Você já entregou a sua vida a Cristo? Confessou os seus pecados a ele. Faça isto quanto antes, receba-o em sua vida! Se você já conhece a Cristo e ele é o seu Salvador, não deixe que o pecado o afaste dele, por isso quando fizer algo que o desagrada confesse e deixe o caminho errado.

MÃO NA MASSA REFLITA Leia os dois textos abaixo que nos ensinam a quem devemos confessar os nossos pecados e depois complete a história baseado no que você aprendeu com os textos: 1

“Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade” (1 João 1.9 - NTLH).

“Confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros...” (Tiago 5.16 - NTLH). Naquele dia Ricardo acordou com o pé esquerdo: na escola, desentendeu-se com um colega de classe, em quem acabou batendo. Em casa, ao ouvir de sua mãe que o quarto estava uma bagunça e que precisava de uma arrumação urgente, Ricardo não deu a mínima e disse a ela que não o perturbasse. À noite, porém, fazendo sua oração antes de dormir, o garoto recordou os episódios do dia e se arrependeu, então...

148


Nem sempre é fácil fazer isso, pois alguns obstáculos nos impedem de fazer o que é correto. Desembaralhe as letras e descubra quais são alguns destes obstáculos: (GRUOLHO) __________________________________________________ : não admitir o próprio erro; 2

(CANOSCÊICIN) _________________________________ endurecida (“cabeça-dura”): não perceber a própria falha. É mais fácil enxergarmos as falhas dos outros; (DEOM) ______________________________ de errar de novo: vergonha de pedir perdão por algo que fez e pelo qual já pediu perdão outras vezes. Você começa a achar que não adianta e que é preferível não confessar. Precisamos tomar muito cuidado com esse obstáculo. É claro que não devemos brincar com Deus – falhando e pedindo perdão sem refletir –, mas ele sabe quando estamos sendo sinceros e, quando isso acontece, nos dá o seu perdão. Nós precisamos ficar “ligados” nos alarmes que Deus coloca em nós e à nossa volta, nos fazendo perceber que alguma coisa está errada e que precisamos agir rapidamente, ou seja, confessar nossa falha. Mas que alarmes são esses? Continue desembaralhando as letras: 3

Sentimento de (LUPAC) ____________________________ – como se estivéssemos sujos por dentro; Pressão da (OBA) _____________________________ consciência – reconhecer que estamos errados; Perda da (GLAIERA) ___________________________________ – sentimento de tristeza e desânimo; (NARVOCES) _____________________ franca – algumas vezes precisamos que alguém nos diga que estamos errados.

149


pesquise 4

Leia a letra do hino abaixo e depois responda as questões:

SIM, SOFRIMENTO TE CAUSEI, SENHOR Sim, sofrimento te causei, ó Deus! E ao meu exemplo o fraco tropeçou, E eu não andei nos bons caminhos teus. Perdão, Senhor! Sim, vão e fútil foi o meu falar E amor a meu irmão não demonstrei; Ao sofredor eu não quis ajudar. Perdão, Senhor! Sim, negligente foi o meu viver, Sem me dispor a pelejar por ti, E firme em teu trabalho eu não quis ser. Perdão, Senhor! Escuta, ó Deus, a minha oração E vem livrar-me do pecado vil. Renova este pobre coração! Amém, Senhor! (Hinário Presbiteriano, Novo Cântico, Editora Cultura Cristã, SP, 1981)

Encontre na canção uma expressão que descreve a reação de Deus ao nosso pecado.

Sublinhe no texto os pecados mencionados pelo compositor da letra do hino. Esse hino é uma oração. Que tipo de oração representa a última estrofe do hino e qual é a relação dela com o assunto deste capítulo.

150


Quais os pecados mencionados no hino que refletem algum comportamento atual seu?

5

Escreva uma oração como fez o autor do hino “Sim, sofrimento te causei, Senhor”, confessando aquilo que você tem feito que não está de acordo com o padrão de Deus para a sua vida.

aprenda.com Aprenda com Davi:

“Então eu te confessei

o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados.” (Salmo 32.5- NTLH)

151


Capítulo 20 Além do riso A prática da alegria

aquecimento Nosso papo neste capítulo é sobre a alegria. Pense em momentos alegres que você vivenciou:

Nos últimos dias...

No ano passado... Alguns anos atrás... Pense em algo que ainda não aconteceu, mas que quando acontecer você acredita que vai deixá-lo(a) superfeliz... Pensou? Agora, complete as frases:

152


A maior alegria que tive quando criança foi...

O que me deixou superfeliz nos últimos dias foi...

Vou ficar muito contente, e não vejo a hora de...

Neurônios em ação É possível que algumas respostas às questões acima tenham a ver com algo que você ganhou, talvez um presente, uma viagem, ou com algo que você ainda vai ganhar. A mensagem que recebemos da mídia, ou de conversas com amigos, ou outros, tenta nos convencer de que a alegria está mais ligada ao que TEMOS ou RECEBEMOS do que ao que SOMOS ou DAMOS. Mas então, como entender as palavras de Jesus quando ele diz:

“Mais bem-aventurado é dar que receber”? (Atos 20.35 - RA).

Como alguém pode ser mais feliz e alegre quando oferece algo em vez de receber? Algumas pessoas parecem acreditar que Deus é um velhinho bondoso. Outras pensam que ele é como um professor “chato” e “autoritário”, pronto para dar uma bronca e estragar a brincadeira. Na verdade, nenhuma dessas ideias corresponde à verdade. Ele não é um velhinho bondoso, como “papai noel”, mas também não é um “desmancha-prazer” que não quer que sejamos felizes. Ao contrário, veja o que a Bíblia diz: “Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre.” (Salmo 16.11- NTLH). Deus é fonte e autor da alegria, por isso tem prazer em nos ver e fazer felizes. No entanto, precisamos saber em quê deve consistir a verdadeira alegria.

153


flashback Vamos aprender com Paulo e Habacuque em quê consiste a verdadeira alegria? TESTEMUNHO DE PAULO Quando Paulo estava preso em Roma, ele recebeu a visita de um irmão da igreja de Filipos que levou-lhe uma oferta, então ele escreveu uma carta para agradecer os irmãos e um trecho dessa carta diz:

“Na minha vida, em união com o Senhor, fiquei

muito alegre porque vocês mostraram de novo o cuidado que têm por mim. Não quero dizer que vocês tivessem deixado de cuidar de mim; é que não tiveram oportunidade de mostrar esse cuidado. Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso.

Aprendi o segredo de me sentir contente em todo

lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. Mesmo assim vocês fizeram bem em me ajudar nas minhas aflições.” (Filipenses 4.10-14 - NTLH)

Paulo nos ensina por meio desse texto que a sua alegria não dependia de ter pouco ou muito, mas da força que Cristo lhe dava em toda e qualquer situação. Quando Cristo está presente em nossa vida temos a verdadeira alegria. TESTEMUNHO DE HABACUQUE Habacuque foi um profeta de Deus que viveu em Israel em um tempo de grande sofrimento para o povo de Deus. Ele teve momentos de muitas aflições e dúvidas, mas mesmo em meio ao sofrimento reafirmou a sua confiança em Deus com a seguinte declaração:

154


“Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não

deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador.

O SENHOR Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme

como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro.” (Habacuque 3.17-19 - NTLH)

A alegria de Habacuque também não dependia de ter pouco ou muito, mas da certeza de que o Senhor era a sua força e segurança em toda e qualquer situação.

Curta Aprenda o segredo da verdadeira alegria: ouça o clipe disponível em: http://migre.me/aj8gJ - 13/5/2012

checklist para a vida Para ter verdadeira alegria você deve se lembrar que o Senhor está com você em todos os momentos da sua vida. Todos nós temos momentos alegres e tristes na vida, mas a certeza de que Deus nunca nos deixa só consola e conforta o nosso coração. Para ter a verdadeira alegria devemos valorizar aquilo que Deus valoriza, ou seja, ter um coração fiel e obediente a ele. Não é a quantidade nem o preço das coisas que temos que nos trazem felicidade, pois todas são passageiras e não confortam o nosso coração nos momentos de tristeza. SER é mais importante do que TER, pois somente um caráter firme e leal às pessoas e a Deus nos fará pessoas verdadeiramente honradas. Podemos ter em nossa vida alguns “ladrões de alegria”, tais como: preocupação em ter bens materiais, um problema em família, uma nota baixa na escola, etc. Mas nesses momentos de dificuldades e tristezas busque a força de Deus por meio da oração. Ele pode restaurar a sua alegria.

155


mão na massa PESQUISE Paulo escreveu algumas de suas cartas às igrejas que ele fundou durante o tempo em que

1

esteve na prisão. A carta aos Filipenses é uma delas, é conhecida como a carta da alegria. Mesmo preso ele demonstrava alegria verdadeira. Descubra nessa carta de Paulo alguns ensinamentos sobre o segredo da verdadeira alegria. O que você pode aprender em: Filipenses 1.3,4

Filipenses 2.1

Filipenses 2.17

Filipenses 2.29

Filipenses 4.4

Filipenses 4.10,11

156


2

Outra carta do Novo Testamento que nos ensina sobre alegria é a carta de Tiago. O que você

aprende sobre alegria nessa carta. Veja os textos! Tiago 2.2,3

Tiago 4.9,10

Tiago 5.13

3

Tiago nos ensina a cantar louvores quando estamos alegres. Você sabia que o livro de Salmos

era o livro que o povo de Deus usava para entoar louvores ao Senhor? Encontre no livro um salmo que expressa alegria e louvor ao Senhor, e escreva um trecho desse salmo no espaço abaixo:

reflita 4

Infelizmente há muitos

adolescentes que estão mais preocupados com o TER do que com o SER e por isso se entristecem ou se sentem diminuídos por não possuir determinadas coisas. Dê a sua opinião!

157


Desenhe ou cole figuras de pelo menos dois objetos que são o “sonho de consumo” da maioria dos adolescentes.

O que muitos adolescentes são capazes de fazer para obter o que desejam?

Por que as “coisas” não trazem verdadeira alegria?

158


Em sua opinião, quais são as coisas mais importantes com as quais os adolescentes deveriam se importar?

Procure em um dicionário a definição dos termos abaixo: consumismo

gratidão

Que relação existe entre os dois comportamentos definidos na questão anterior e a alegria?

compartilhe 5

Tiago nos ensina a cantar louvores quando estamos alegres. Que música vem à sua mente quando você está feliz e quer demonstrar alegria. Escreva um pequeno trecho da canção no espaço abaixo.

159


Após a leitura da canção abaixo, destaque outros sentimentos que estão associados à alegria verdadeira que somente Cristo nos dá. Explique por que esses outros sentimentos acompanham a alegria.

6

A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus, A verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus, O sentimento mais precioso que vem do nosso Senhor É o amor que só tem quem já conhece a Jesus. Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! O sentimento mais precioso que vem do nosso Senhor É o amor que só tem quem já conhece a Jesus. (Autor desconhecido)

Aprenda.com Aprenda com Paulo:

“... porque aprendi a viver

contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.11-13-ra)

160


161


COLEÇÃO CRER E SER ENSINO RELIGIOSO E ÉTICA – Anep A Coleção Crer e Ser de Ensino Religioso e Ética para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) foi produzida com o propósito de ser um material inédito, biblicamente correto, e fruto de experiências e vivências em sala de aula. Este material é fundamentado em pressupostos educacionais consistentes, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em consonância com os Quatro Pilares da Educação da Unesco (Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver, Aprender a ser); dentro do enfoque da teologia cristã reformada. Contempla também princípios e valores éticos universais; atende as diversas faixas etárias com ênfases, enfoques e metodologias adequadas; e, sobretudo, é relevante para promover a formação e a transformação do educando. É composto pelo Manual do professor e o Livro do aluno. O seu principal propósito é ser usado em aulas semanais de Ensino religioso em escolas confessionais, mas também pode ser utilizado em escolas públicas, ou como currículo alternativo em igrejas cristãs. Que esta seja de fato uma ferramenta útil nas mãos dos educadores cristãos, visando a transformação dos alunos e a glória de nosso Deus.

Coleção Crer e Ser. Livro do 6º ano  

Editora Cultura Cristã SP.

Coleção Crer e Ser. Livro do 6º ano  

Editora Cultura Cristã SP.

Advertisement