Issuu on Google+

Ano 1 — Maio2014 — Edição 43

visitesantoseregiao.com

Menu Seleção: vem aí o festival que vai movimentar a gastronomia regional Próxima edição especial

Baixe o aplicativo turístico da região no seu mobile


FEIRA 37ª AVIESTUR e VII Seminário atraem 4.286 profissionais Fonte: Assessoria de Imprensa da Aviesp

C

om a participação de 4.286 profissionais a 37ª AVIESTUR – Feira de Turismo do Estado de São Paulo e VII Seminário AVIESP para Profissionais de Turismo, realizados dias 16 e 17, em Holambra, foram sucesso! Os eventos promoveram oportunidades de capacitação, confraternização, networking, diversão e, acima de tudo, muito trabalho. No total, a feira contou com a participação de cerca de 500 marcas nacionais e internacionais em seus 120 estandes, que registraram a visitação expressiva de agentes de viagens. “Foi gratificante verificar que os agentes de viagens prestigiaram as inúmeras ações promovidas durante os dois eventos. Além disso, valeu observar o envolvimento dos expositores que preocuparam-se em criar belos estandes, com excelente material e garantiram o clima de alto astral”, salienta Marcelo Matera, presidente da AVIESP. Fernando Santos compartilha da satisfação registrada por toda a diretoria, que se envolveu diretamente no operacional da feira e do seminário. “Os agentes aprovaram o vasto conteúdo proporcionado nestes dois dias de trabalho: eles participaram com vigor”, explica. SEMINÁRIO - A capacitação foi um dos diferenciais da AVIESTUR. O VII Seminário foi realizado no período da manhã. No primeiro dia 612 agentes participaram e, no segundo dia, 654. Os painéis propuseram temas para reflexão e que são passíveis de utilização no dia a dia das agências, como, por exemplo, no campo da tecnologia. A palestra motivacional o mágico Marcos Zanqueta foi aplaudida em pé. “Ele mostrou-se conhecedor do ambiente de trabalho dos agentes, pois havia feito praticamente uma imersão anterior ao evento”, conta Matera. ARENAS - Nas duas salas que compunham as arenas multitemáticas, 10 empresas revezaram-se em palestras de 30 minutos cada. Os espaços ficaram lotados durante toda a programação, sendo que algumas delas concentraram até agentes em

pé, que acompanharam as palestras fora das salas. Expositores como Nascimento, Trend e Flytour/Visit Orlando mantiveram espaços especiais em seus estandes, também dedicados aos treinamentos. “O comportamento dos agentes já aponta a direção a seguir”, diz Santos. 2015 – No próximo ano a AVIESTUR trará novo conceito. “Já temos em mente as principais novidades, mas teremos uma reunião com os expositores para avaliação deste ano e propostas para o próximo”, diz Matera. Até o momento, no entanto, já se definiu que o evento irá para Campinas. “É o berço da entidade e a cidade mais importante do interior do Estado”. ICCABAV – A diretoria também divulgou na feira a principal novidade para o segundo semestre: a promoção de uma grade de cursos em parceria com a ABAV Nacional. A agenda contemplará seis bases da entidade: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto. As capacitações ocorrerão às terças-feiras, em dois horários – das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas.

O Bureau esteve presente com estande próprio e também como cooperado no estande do Governo do Estado de São Paulo na 37ª AVIESTUR, promovendo a Costa da Mata Atlântica e os associados.

BureauXpress

2


BureauXpress

3


CASA DA ESPERANÇA Simpósio de Reabilitação acontece na sexta e no sábado Fonte: Assessoria de Imprensa da Casa da Esperança de Santos

D

urante toda a sexta-feira (23) e a manhã de sábado (24) especialistas em reabilitação participam do Simpósio Multidisciplinar de Reabilitação Física e Intelectual de Crianças e Adolescentes, promovido pela Casa da Esperança de Santos. O evento contará com 15 palestras proferidas por profissionais da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de São Paulo, Lar Escola São Francisco, Hospital Sírio Libanês, Centro de Atendimento a Pacientes Especiais da USP, Serviço Social da Indústria (SESI) e da própria Instituição. Entre os temas que serão abordados estão: “Paralisia Cerebral – Definição, Aspectos Clínicos, Classificação e Princípios de Reabilitação” e “Uso de Órtese em Pacientes Deficientes”, pelos fisiatras da AACD, Alice Ramos e Marcelo Ares; “Aspectos Neurológicos da Paralisia Cerebral” e “Aspectos Físicos e Terapêuticos Mucopolissacaridose”, pela Diretora Clínica da Casa da Esperança de Santos, neurologista infantil Maria Lúcia Leal dos Santos e “Tratamento Ortopédico da Paralisia Cerebral com Base no GMFCS”, pelo ortopedista da Instituição, Fábio Peluzo.

mento a Pacientes Especiais, Marina Helena Cury Gallottini falará sobre “Tratamento Odontológico em Crianças Especiais”. “A Inclusão Hoje / Escolas Especiais ainda são Necessárias” será o tema da palestra da professora da AACD/LESF, Roberta Galasso Nardi e “Esporte Adaptado – Princípios, Tipos de Esporte, Pacientes Elegíveis”, de Mário Quaranta, Supervisor de Qualidade de Vida do SESI/SP. O Simpósio é destinado a profissionais de saúde (médicos, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos), pedagogos, assistentes sociais, educadores físicos e estudantes universitários. Para participar, a única exigência é o preenchimento de cadastro por intermédio do site: www.casadaesperancasantos.org.br ou pessoalmente na Rua Imperatriz Leopoldina nº 15, na Ponta da Praia com Iria, das 8 às 16 horas.

O evento é patrocinado pela Atlas Schindler, Bascar S.A. Imóveis e Participações, Engeplus Construtora e Incorporadora, Porto Seguro Life Corretora de Seguros, Shire Farmacêutica Brasil Ltda. e Unicred, com apoio institucional da Associação Paulista de Medicina – Santos, Jornal A Tribuna de Santos, RoA professora da disciplina de Patologia da Faculdade tary Club de Santos, Santos e Região Convention & Visitors de Odontologia da USP e Coordenadora do Centro de Atendi- Bureau e Secretaria Municipal de Saúde de Santos.

Serviço: Simpósio Multidisciplinar de Reabilitação Física e Intelectual de Crianças e Adolescentes Data: 23 e 24 de maio 2014 Local: Casa da Esperança de Santos. Rua Imperatriz Leopoldina nº 15 – Ponta da Praia – Santos Inscrições: www.casadaesperancasantos.org.br Informações: (13) 3278.7807 com Iria (de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas)

BureauXpress

4


NOVIDADE Museu do Mar vai às cidades com eventos itinerantes Fonte: Assessoria de Imprensa do Museu

D

esvendar as inúmeras riquezas encontradas no fundo dos oceanos é o que o Museu do Mar pretende levar às cidades de todo o país por meio de dois eventos itinerantes: A EXPO MUSEU DO MAR e o MUSEU DO MAR NA ESCOLA. O principal objetivo dos eventos é o de levar o conhecimento e a importância do mar através da exposição de espécies encontrados em várias partes do mundo. A EXPO MUSEU DO MAR é o evento de maior porte, necessitando espaço entre 200 a 250 m², sendo composto por 14 vitrines medindo 1,00 x 0,70 mts, painel de 2,30 x 1,25 mts com maxilas e cabeças de tubarões da costa brasileira, mesa de anatomia de peixes cartilaginosos, tanque de contato com invertebrados marinhos vivos ( ouriços, pepinos e anêmonas do mar), réplica de Tubarão Anequim com 2,30mts, teatro de fantoches e um esqueleto real de BALEIA MINKE, Balaenoptera acutorostrata, sendo a principal atração do evento. Paralelamente à mostra, a cidade poderá desenvolver atividades afins, como oficinas educacionais sobre o meio ambiente marinho, trabalhos de pinturas, jogos e redações, apresentações teatrais interativas envolvendo a comunidade, eventos musicais e danças, sessões de documentários e filmes sobre o mar. Caso a cidade não disponha de um grande espaço cultural será desenvolvida a mostra MUSEU DO MAR NA ESCO-

LA, que necessita local menor, ou seja, entre 60 a 100 m² . Segundo Luiz Alonso Ferreira, biólogo Marinho “ao acompanhar a Expo-Museu do Mar, por várias cidades do país, notávamos a necessidade de expandir nosso objetivo, que é o de levarmos o conhecimento da vida nos oceanos sob uma visão educacional e preservacionista” O evento é composto por 10 módulos verticais luminosos de 1,20 x0,80 mts onde estão expostos os principais grupos marinhos (algas, corais, moluscos, crustáceos,etc..), 01 modulo vertical de 1,20x0,80 onde expomos 5 tipos de poluições que atingem os oceanos, painel de 2,30 x 1,25 mts com maxilas e cabeças de tubarões da costa brasileira, mesa de anatomia de peixes cartilaginosos, tanque de contato com invertebrados marinhos vivos ( ouriços, pepinos e anêmonas do mar), réplica de Tubarão Anequim com 2,30mts teatro de fantoches. Ambos os eventos são monitorados por estudantes universitários das áreas de biologia, oceanografia e biologia marinha, garantindo a qualidade técnica da mostra. Caso haja interesse no evento, entrar em contato pelo e-mail: museudomar@museudomar.com.br ou pelo telefone (13) 3261 4808 As sedes estão localizadas em Santos, onde se localizam os Museus do Mar e Marítimo cujas programações podem ser conferidas nos sites www.museudomar.com.br e www.museumarítimo.com.br.

Evento será realizado no dia 21 de maio, às 10h30, no hotel e irá oferecer dicas de como atender melhor os turistas estrangeiros durante a Copa. BureauXpress

5


PRAIA GRANDE Curso de ‘Culinária da Copa’ tem 200 vagas Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Praia Grande

T

orcedor da Seleção põe as cores do Brasil até na comida. Por isso, quem quiser acompanhar os jogos e, ao mesmo tempo, surpreender os convidados com criatividade não pode perder o curso de culinária promovido nas unidades dos Pics e Cafes com a temática da Copa. São três receitas, bolo listrado nas cores verde e amarela, pão verde e amarelo e maionese de leite, para rechear o pão. As aulas acontecem em sete bairros da Cidade. O curso tem duração de duas horas e meia e, durante esse período, os alunos aprenderão a fazer e colorir a massa do bolo e também o modo correto de preparar o doce. A decoração ‘brasileira’ também será ensinada aos alunos, usando chantilly nas cores da Seleção. As cores também serão aplicadas na massa de um pão salgado, que leva espinafre e cenoura na massa. Para finalizar, uma receita de recheio para o pão usando leite no preparo de um tipo de maionese. De acordo com a Secretária de Promoção Social de Praia Grande, Nanci Solano Tavares de Almeida, a temática do momento é a Seleção Brasileira por todos os lados e os alunos das unidades adoram novidades criativas. “Por onde passamos, vemos verde e amarelo. Nas roupas, decoração das casas, ruas. Por que não aproveitar esse tema na cozinha também?”

Cada unidade terá a aula em uma data diferente, porém o horário é sempre o mesmo: das 14h às 16h30h. Para se inscrever é necessário procurar uma das unidades onde acontecem as aulas, levando original e cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3x4. Conheça um pouco mais sobre os serviços. Pic – Inaugurado oficialmente em 2004 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS), o Programa de Integração e Cidadania (Pic) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Quietude e Real. Antes, um programa piloto, o Pic passou por uma série de adaptações e hoje oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Cafe - As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os Cafes, foram criadas para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda.

Confira a relação de datas, unidades, endereços e telefones para contato Quarta-feira (28/05) - Cafe Dr. Sérgio Mainente (Rua Ana Pereira de França nº 295, Bairro Esmeralda. Telefone 3496-5070) Segunda-feira (02/06) – Pic Real (Avenida Presidente Kennedy, nº 17.483, Bairro Real. Telefone 3473-6623) Terça-feira (03/06) - Pic Vila Alice (Rua Renata Agondi, nº 50, Bairro Anhanguera. Telefone 3496-5067) Quinta-feira (05/06) - Pic Melvi (Rua Heleny Rosa, nº 114, Bairro Melvi. Telefone 3496-5064) Sexta-feira (06/06) - Pic Quietude (Rua Milton Daniels, s/ nº, Bairro Quietude. Telefone 3496-5063) Segunda-feira (09/06) - Pic Vila Sônia (Rua G, s/ nº, Bairro Vila Sônia. Telefone 3496-5069) Terça-feira (10/06) - Cafe Sítio do Campo (Rua Teodósio de Augustinis, s/nº, Bairro Sítio do Campo. Telefone 3496-5065)

BureauXpress

6


ITANHAÉM ACAI firma parceria com Santos e Região Convention & Visitors Bureau Fonte: Assessoria de Imprensa da ACAI

V

isando realizar uma maior divulgação das ações da Associação Comercial, bem como divulgar Itanhaém à outras Cidade da Região, a ACAI acaba de firmar uma parceria com o Santos e Região Convention & Visitors Bureau - SRCVB, que é uma entidade associativa, sem fins lucrativos, formada a partir da união da iniciativa privada, poder público e entidades de classe. O SRCVB, que abrange nove cidades (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, região que hoje é denominada como Costa da Mata Atlântica) tem como principal objetivo o fomento econômico e social da região, por meio do turismo de negócios e

BureauXpress

de lazer. Para isso, trabalha, juntamente à iniciativa privada e ao poder público, a captação de eventos e a promoção do destino em níveis nacional e internacional. O quadro associativo do Santos e Região CVB é formado pelas principais empresas da região de diversos segmentos, além de entidades de classe e de prefeituras. Segundo o presidente da ACAI, Marcelo Zanirato, esta parceria será de fundamental importância na propagação das ações, eventos, cursos e palestras realizado na Associação, colaborando também no setor de turismo e consequentemente com o desenvolvimento de Itanhaém.

7


RAPIDINHAS

Nosso gerente executivo, Alexandre Nunes, em encontro com o presidente da FCV&VB-SP, Marcio Santiago e o Secretário Nacional de Políticas Públicas, Vinicius Lummertz, durante a Adventure Sports Fair, no Ibirapuera, em SP

Profissionais do trade turístico de vários circuitos no estande cooperado do Governo do Estado de SP, durante a Adventure Sports Fair, onde o Bureau esteve presente promovendo a região na última semana.

Estivemos presentes no 2º Seminário Hidrovia Já, que aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, no último dia 22 de maio.

BureauXpress

8


9


Associado Santos e Região CVB Envie releases e sugestões de pauta para divulgarmos no informativo online semanal BureauXpress. Entre em contato com nossa Assessoria de Comunicação pelo telefone (13) 3232-5080 ou pelo email comunicacao@srcvb.com.br. Curta nossa página no Facebook e saiba tudo o que acontece na Costa da Mata Atlântica

Saiba mais em

www.visitesantoseregiao.com

INSTITUCIONAL

O Santos e Região Convention & Visitors Bureau

C

riado em 08 de abril de 2002, o Santos e Região Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos, formada a partir da união de iniciativa privada, poder público e entidades de classe. Tem sede na cidade de Santos, em São Paulo, mas sua área de atuação abrange nove cidades: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Apesar de estar voltado principalmente para fomentar o turismo de negócios, a entidade integra todos os segmentos econômicos e realiza um trabalho para fazer da região um pólo de negócios e lazer. O quadro associativo do Santos e Região CVB é formado pelas principais empresas de diversos segmentos, além de entidades de classe e das nove prefeituras da região. Atualmente a entidade conta com mais de 160 associados de diferentes setores. Além de trabalhar na captação e apoio a eventos e divulgar o destino nas feiras nacionais e internacionais, o Bureau trabalha também na criação e produção de materiais de divulgação turística. Folheteria, revistas, showcases, tarifários de hotéis e vídeos institucionais. Todo o material promocional - que ultrapassou a marca de 500 mil exemplares impressos - é criado pela equipe da entidade, com apoio de parceiros e associados.

Conselho Deliberativo Roberto Clemente Santini (Presidente) Vítor de Souza (Secretário) Conselho Fiscal: Lúcia Maria Teixeira Furlani (Presidente) Conselho Diretivo: Alex Veríssimo Mendes (Presidente), Flávio Brancato (Vice-presidente), José Luis Blanco (Vice-presidente), Airton Vasconcelos (Tesoureiro) Diretoria de Apoio: Alexandre Nunes Affonso (Qualificação), Américo Barbosa (Comunicação), Fernando Silva (Eventos), Frederico Cidral (Gastronomia), Inês Bellini (Turismo), Salvador Gonçalves Lopes (Hotelaria), Silvana Barros (Infraestrutura), Toninho Campos (Cultura) Equipe Executiva: Alexandre Nunes Affonso (Gerência Executiva), Juliana Menezes Cavalcanti (Eventos), Diego Brígido (Comunicação), Tiago Guedes (Relacionamento), Ângela Meirici (Financeiro), Nathália Lemos Florio (Estagiária) e Paola Silva de Deus (Estagiária). Comunicação Jornalista Responsável: Diego Brígido — MTB 64.283/SP Textos e fotos: Assessoria/Divulgação/Internet (13) 3232-5080 / comunicacao@srcvb.com.br Santos e Região Convention & Visitors Bureau Rua XV de Novembro, 110 Centro Histórico - Santos - SP 11010-150 10


BureauXpress - Edição 43