Issuu on Google+

Ano 1 — Fevereiro/2014 — Edição 33

visitesantoseregiao.com

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FOLIA NA REGIÃO

Baixe o aplicativo turístico da região no seu mobile


HAJA SERPENTIN

PROGRAMAÇÃO INTENSA NAS 9 CID DA COSTA DA MATA ATLÂNTICA

2


NA

DADES

3


BERTIOGA Entrega da chave da cidade ao Rei Momo abre oficialmente o carnaval Fonte: A Tribuna Online

E

m Bertioga, a entrega simbólica da chave da Cidade, marchinhas, sambas e ritmos consagrados. No local, a festa pelo prefeito Mauro Orlandini, ao Rei Momo, abre ofici- será comandada pela banda Trilha Sonora. almente o Carnaval 2014. A cerimônia será realizada às Já na Praça da Primavera (Jardim Rio da Praia), em 19 horas, de sexta-feira, dia 28 de fevereiro. Como em parceria com o Sesc Bertioga, haverá apresentação de bandas, de todos os anos, a festa começa pelo bairro Vicente de Carvalho domingo a terça-feira; e em Boraceia, em uma tenda montada em II, onde o Bloco Bisnetos de Cacique puxará o trio elétrico pela frente ao condomínio Morada da Praia, uma programação variada, de Rua Engenheiro José Sanches Ferrari – principal via de acesso sábado a terça-feira, promete não deixar nenhum folião parado. ao bairro, animando os foliões. Outros pontos de folia foram montados nos bairros da CidaNa mesma data, há de. De sábado a terça-feira, um desfile do Bloco das Vagabuntrio elétrico puxado pela banda Sexta, às 17h - Bloco das Vagabundas das, pelas ruas do Centro. A Skala promete arrastar centenas Sábado - Blocos Num Impurra Qué Pió e concentração está prevista de foliões, no Jardim Indaiá, das Bisnetos de Cacique para as 17 horas, na Avenida 22h às 3 horas. O trio elétrico Thomé de Souza, na altura da ficará na Praça Senador José Domingo - Banda da Costa Praça de Esportes Radicais Ermírio de Moraes, onde aconteDe sexta à terça, às 22h - Banda Trilha Sonora (orla da Enseada/Centro), de ceram os shows do Verão Azul onde sairá às 20 horas com B e r t i o g a 2 0 1 4 . destino à tenda montada na Praça de Eventos, também na orla, No Jardim São Lourenço haverá um trio elétrico pelas onde acontecerão os bailes noturnos. O desfile de blocos segue ruas do bairro, na segunda-feira de Carnaval, para puxar o Blono sábado de Carnaval com o ‘Num Impurra Qué Pió’ e co da Solotéia, que desfilará das 18 horas à meia-noite. Já em ‘Bisnetos de Cacique’. Já no domingo, a festa na Cidade será Boracéia, na faixa de areia, em frente ao Condomínio Morada comandada pela Banda da C o s t a . da Praia, um trio elétrico fará a festa com músicas variadas, das A programação inclui também apresentações musicais 22 horas a 1 hora da madrugada. A partir desse horário, como noturnas, nos dias 28, 1º, 2, 3 e 4, numa tenda montada na já virou tradição no bairro, haverá o Carna Eletronic, comandaPraça de Eventos, na Praia da Enseada (Centro), com muitas do pelo DJ Fábio Walsarys, até às 4 horas da manhã.

4


CUBATÃO De exposição de fantasias à CarnaZumba Fonte: Site Prefeitura Cubatão

C

ubatão está com uma programação especial para o Municipal de Cultura; as Carnaval 2014. Além da exposição de fantasias das apresentações do dia 22 Escolas de Samba e da escolha da Corte Carnavalesca, seguirão a seguinte ordem: a população também está convidada a participar do Desfile às 17 horas, concurso de das Escolas de Samba e do Carnaval no Anilinas, que inclui uma novi- Rei Momo, Passista e Cidadade, o CarnaZumba, que promete ser um grande sucesso. dão Samba; às 19 horas, A programação tem início no dia 17 de fevereiro, no concurso de Rainha do Saguão do Paço Municipal. Além das fantasias expostas das Carnaval, e às 20 horas, Escolas de Samba Unidos do Morro, Nações Uni- concurso para a Rainha das eIndependência, serão apresentados, por meio de fotos, os Gay. No dia do evento, candidatos a Rei Momo, Passista, Rainha do Carnaval, Rainha haverá também apresentação das três escolas de samba. Gay e Cidadão Samba. Os sambas enredo deste ano também E para quem gosta de matinê e o clima dos bailes de serão divulgados por meio de um aparelho de TV com imagens Carnaval de antigamente, a Secretaria Municipal de Cultural das escolas. A exposição segue até o dia 28 de fevereiro, das 8 preparou uma programação para os dias 02, 03 e 04 de março. às 17 horas, de segunda a s e x t a - f e i r a . A matinê será das 15 às 18 horas, com banda de marchinhas e Já no dia 22 de fevereiro, concurso para as melhores o público pode conferir a escolha fantasias. Já no período 17 a 28 , das 8h às 17 h - Exposição de fantasias noturno (das 19 às 22 da Corte Carnavalesca, na Arena Santa Rosa. Este ano serão 27 horas) será realizado o 2 a 4 de março, das 15h às 18h e das 19h às concorrentes (três reis momos, 'CarnaZumba', uma aula 22h, no Novo Anilinas - Matinê e Carnazumba três passistas e três cidadãos samde Zumba, que promete 1º de março, a partir das 22h - Desfile das ba - um indicado por cada escola); agitar ainda mais o CarnaEscolas de Samba, na Av. Beira Mar nove rainhas gays (três candidatos val de Cubatão. indicados por cada escola) e nove E o tradicional rainhas do Carnaval (também três Desfile das Escolas de Samindicadas por cada escola). Os ingressos custarão R$ 5,00 e ba está marcado para o dia 1º de março. A população vai poder serão vendidos a partir do próximo dia 17 de fevereiro, no sa- prestigiar, na Avenida Beira Mar, as Escolas de Samba Unidos guão do Paço Municipal, sempre das 9 às 17 horas. Toda renda do Morro, Nações Unidas e Independência. Os desfiles aconteobtida com a venda dos ingressos será revertida para o Fundo cem a partir das 22 horas.

5


GUARUJÁ GuaruBandas e desfiles das escolas garantem o agito Fonte: Site da Prefeitura de Guarujá

N

o dia 21 de fevereiro teve início o “GuaruBandas”, que prosseguirá até o último dia de carnaval, em 4 de março. Os grupos formados por mais de 80 (oitenta) pessoas organizadas e uniformizadas, vão promover baile de rua ou desfile com músicas por diversas localidades da Cidade. Cada Banda poderá evoluir por no máximo 90 (noventa) minutos, precedidos de 30 (trinta) minutos de concentração.

BureauXpress

O ponto alto dos “Festejos de Momo”, acontecerá de 1 a 4 de março, quando ocorrerão os desfiles das Escolas de Samba de Guarujá, na passarela que será montada na Avenida Santos Dumont, em Vicente de Carvalho. Confira as programações abaixo:

6


SANTOS Carnaval dos Morros levará diversão à Lagoa da Saudade Fonte: Site da Prefeitura de Santos

A

folia de confete e serpentina começa mais cedo para os moradores da parte alta da cidade. O ‘1º Carnaval dos Morros’ será realizado sábado (1º), das 15h às 22h, na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra. A festa promovida pela prefeitura terá várias atrações, como a apresentação da ‘Corte Mirim dos Morros’ e concursos de fantasia infantil e de ‘Beleza do Samba nos Morros’, este com participação de jovens indicadas pelas escolas de samba. Criada para reunir as comunidades dos morros num só lugar, a festa terá animação garantida por Giovanni e Banda, com as tradicionais marchinhas carnavalescas, e do grupo Algo Mais. O destaque especial será a apresentação da bateria da Unidos dos Morros. Para a criançada haverá brinquedos infláveis e distribuição de pipoca e suco. O evento tem apoio de CRC Construtora Roberto de Carvalho, Emacon Construtora, Amazônia Ambiental, GSM Serviço, Viabiliza Engenharia e Construção e Sacha Engenharia e Construção.

Desfiles Os desfiles na Passarela do Samba começam no próximo dia 1º (sábado) com o afoxé Filhos de Ijexá (20h30), Corte Carnavalesca (21h) e as escolas do Grupo de Acesso (Camisa Alvinegra, Dragões do Castelo e Bandeirantes do Saboó), às 22h. No dia 2 (domingo), a Corte Carnavalesca, passa às 21h, e a partir das 22h, as escolas do Grupo Especial (Unidos da Zona Noroeste, Real Mocidade Santista, Mocidade Amazonense, Sangue Jovem, Vila Mathias e Mocidade Independente de Padre Paulo). Já no dia 3 (segunda-feira), serão mais seis agremiações do Grupo Especial (Mocidade Dependente do Samba, Brasil, Unidos dos Morros, X-9, União Imperial e Império da Vila), a partir das 22h. A apuração está marcada para a quarta-feira (5), 12h, no Teatro Municipal, em evento fechado ao público. Os bailes nas tendas acontecem de 01 a 04, às 20h.

28/02, 19h - Amigos da Navegação e Concentra mais não sai | 21h - Beco e Acadêmicos da Vila 01/03, 15h - Mosca e Oswaldo Cruz | 17h - Lazinha | 19h - Carnacachaça 02/03, 13h - Chapeleiro | 14h - Esporte Clube Jardim S. Manoel | 16h - Ilhéu e Unidos da Divinéia 03/03, 15h - Unidos da Última Ponte e Jô | 17h - Capela e Banda do Chupa 04/03, 16h - Ouro Preto | 19h - Posto 2 | 21h - Torcida Jovem

BureauXpress

7


SÃO VICENTE Programação já começa na sexta, com o Bloco Melhor Idade Fonte: Assessom Peruíbe

E

m São Vicente, depois do último fim de semana bastante animado, bandas e blocos carnavalescos retornam às ruas da Cidade em vários bairros (incluindo a Área Continental) e também na orla da Praia do Gonzaguinha. Na sexta-feira, dia 28/02, a festa será comandada pelo Bloco Melhor Idade. A concentração está marcada para as 14h, na Praça Tom Jobim, na Praia da Biquinha. No sábado, se apresentam o Bicho Pegô, das 16h às 22h e a Banda Carnavalesca do México 70, na Vila Margarida, das 17h às 19h; o Bloco da Unção, das 19h às 22h, na Rua Antônio Pacífico (Humaitá); e os blocos União da Ilha de São Vicente e Gari Gandaia, das 20h às 22 horas. No domingo, haverá apresentações dos blocos Carnaval da Marquês, a partir das 9 horas; Boneca Guaranani, das 16h às 23h; Bloco Ba Bahianas sem Tabuleiro, das 10h30 às 16h; Banda Cruz de Malta, das 17h às 19h; Associação Cultural Amigos do Catiapoã, das 17h às 19h e Banda Vermelho e Branco, das 15h às 21 h.

Na segunda-feira, se apresentam os blocos Nova Catarina, das 18h às 20h, na Rua Vereador Moreira do Amaral e Banda The Best, das 18h às 20h. A concentração será na Rua Rio Panaro esquina com a Rua Ver. José Vicente de Barros. Já na terça-feira, a celebração do Carnaval promete tirar muita gente da cama logo cedo. Isso porque a Banda do Frei estará concentrada a partir das 8h, na Rua Américo Braziliense entre as ruas Frei Gaspar e João Ramalho. No período da tarde, foliões poderão cair na folia acompanhando as marchinhas e tradicionais músicas de Carnaval com o Bloco do Sapo, que se concentra na Saída do Parque Continental, às 15h e com a Banda Dona Lisbânia, na Rua Caim o i r é , d a s 1 5 h à s 2 3 h . Também na terça-feira, haverá apresentação do Movimento Siga o Trio, das 15h às 21h, na Praça Tom Jobim e 100% Pompeba, das 18h30 às 20h30, na Rua Franklin Classe de Moura, 78.

01/03, 16h - Bicho Pegô , 17h - Banda carnavalesca do México 70, 19h - Bloco da Unção, 20h - União da Ilha de S. Vicente e Gari Gandaia 02/03, 9h - Carnaval da Marquês, 10:30h - Ba Bahianas sem Tabuleiros, 15h - Vermelho e Branco, 16h - Boneca Guarani, 17h - Cruz de Malta e Amigos do Catiapoã 03/03, 18h - Nova Catarina e The Best 04/03, 8h - Banda do Frei, 15h - Sapo, Dona Lisbânia e Siga o Trio, 18:30h - 100% Pompeba

BureauXpress

8


PRAIA GRANDE Carnaval da Família será realizado nos dias 3 e 4 de março Fonte: Site da Prefeitura de Praia Grande

A

G.R.C.E.S. Amigos do Samba encerrará os desfiles da 7ª edição do Carnaval da Família, em Praia Grande, com o enredo Samba ou Semba, que falará sobre a importância do ritmo para a música no País. O evento terá duas noites de desfiles, no dia 3 (às 19 horas) e 4 de março (às 21 horas), na Passarela do Samba João Apolônio, localizado no Complexo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, Bairro Sítio do Campo, ao lado do terminal Rodoviário Tude Bastos. A entrada para os dois dias será gratuita. A Amigos do Samba, que levará para a avenida 550 componentes, 8 alas e 3 carros alegóricos, está com os preparativos finais a todo vapor no seu barracão, segundo o carnavalesco Marco Alexandre Silva. “As alegorias estão todas prontas e só estamos ajeitando os detalhes finais dos carros alegóricos. Tenho certeza que o público vai gostar muito do que apresentaremos”. De acordo com o presidente da agremiação, Sérgio Deguiã, o tema foi escolhido já pelo próprio nome da escola, que leva a palavra samba. “Neste enredo iremos abordar desde o início na época do Brasil colonial, com a vinda dos escravos, que além de mão de obra, trouxeram ao País a sua cultura e conhecimento musical, até os dias atuais”.

as e muita vontade de inovar”. Carnaval da Família – O evento é organizado pela Liga dos Blocos e Escolas de Samba de Praia Grande (Libesa) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e o Grupo Gazeta do Litoral. A expectativa é que aproximadamente 30 mil pessoas circulem pelo sambódromo nos dois dias de evento. As arquibancadas terão capacidade para 10 mil pessoas, além dos visitantes convidados para os camarotes, autoridades e convidados da Libesa. Na Praça de Alimentação, os foliões encontrarão quiosques e barracas com os mais variados tipos de comidas e bebidas a preços populares. Para garantir o sucesso do evento, 300 profissionais atuam diretamente na realização do Carnaval da Família, entre seguranças, organização e equipe de apoio, além do reforço da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM).

O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão, enfatizou a importância do evento, que já se tornou tradicional na Cidade. “O Carnaval da Família é realizado em Praia Grande, nestes moldes, há sete anos. E cada vez mais cresce e se destaca por sua qualidade e organização. Os foliões podem ter certeza que nesta edição contaEle explicou ainda que a escola quer mostrar que este rão com completa infraestrutura no local durante os desfiles. É ritmo é atualmente também aplaudido nas grandes e principais um carnaval para toda a família”. casas de show de todo o País. “Hoje, em diversas regiões brasiApuração e premiação - A apuração acontecerá na leiras podemos encontrar manifestações sambistas, o que já quarta-feira, dia 5 de março, às 13 horas, na Passarela do Samtomou uma proporção mundial, expandiu-se por vários outros ba João Apolônio. Para o desfile, as agremiações receberam lugares”. subvenção municipal de R$ 52 mil para cada escola do Primeiro Referente ao significado de “semba”, o presidente Grupo e R$ 80 mil para cada uma do Grupo Especial. Como conta a referência sobre termo. “Instalados nos bairros e mor- premiação, serão distribuídos R$ 65 mil entre as três primeiras ros cariocas, a divulgação dos ritmos africanos foi ganhando colocadas de cada grupo. proporções nas festas realizadas nas casas das tias baianas, como Amélia, Ciata e Prisciliana. Era o nascimento de uma nova melodia, que PRIMEIRO GRUPO/GRUPO DE ACESSO (segunda, dia 03) surgia ali com o nome dado pelos 19h – Abertura Oficial Afoxé Laroyê e Corte Carnavalesca negros como semba”. 20h30 às 21h10 - G.R.C.E.S Guaratude Sérgio ressalta a importân21h20 às 22h - G.R.C.E.S Favoritos do Forte cia desse tema para o carnaval e 22h10 às 22h50 – G.R.C.E.S. Cristal de Praia Grande afirma que esta é uma forma de ho23h00 às 23h40 – G.R.C.E.S. Mocidade Independente Star na menagear a grande história do samba. “Ela está gravada nestes pergaAvenida minhos da vida, que do encontro de 23h50 às 00h30 - G.R.C.E.S Unidos da Ocian raças, misturas, miscigenações, con00h40 às 1h20 – G.R.C.E.S João Apolônio CESAC segue unir pessoas desiguais em 1h30 às 2h10 – G.R.C.E.S Acadêmicos da Ilha do Caieiras plena igualdade para a realização da maior festa popular do mundo, que é o carnaval”. GRUPO ESPECIAL (terça-feira, dia 04) A letra do samba enredo foi 21h00 às 21h50 – G.R.C.E.S Acadêmicos de Praia Grande composta por Fábio Renato Pereira 22h às 22h50 - G.R.C.E.S. Império da Baixada Aguiar, o Manguinha e ganhará ritmo 23h00 às 23h50 – G.R.C.E.S. Casa do Mestiço na avenida sob o comando de seu 00h às 00h50 - G.R.C.E.S. Mancha Verde-Baixada filho, o mestre de bateria Manguinha 1h – às 1h50 - G.R.C.E.S. Folia 99 FM Junior. “Estamos reestruturando toda 2h às 2h50 - G.R.C.E.S. Unidos da Vila do Sapo a diretoria da escola. Isso é muito 3h às 3h50 - G.R.C.E.S. Amigos do Samba bom, pois reuniremos pessoas com idei-

BureauXpress

9


MONGAGUÁ Praça Dudu Samba concentra a folia na cidade Fonte: Site Prefeitura de Mongaguá

A

Prefeitura de Mongaguá definiu a programação do No domingo, Carnaval Infantil, às 15 horas. À noite, carnaval. A Folia de Momo será realizada de 1º a 04 de muita folia com o Trio Elétrico da Chupeta (22h) e Bloco do março, na Avenida Dudu Samba, Centro. O evento Carrinho (23h). A diversão para a criançada continua na segunconta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo. da-feira (3), às 15 horas. A partir das 22 horas, o tradicional No dia 1º, a partir das 21h, os foliões vão curtir a Ban- Bloco do Bilau esquenta a Dudu Samba, com muita irreverência da Imagem & Cia e o desfile do Bloco Conviver na Alegria. Às e alegria. A programação será encerrada na terça-feira (4), com 22 horas, a alegria fica por conta dos Bonecos Foliões do Cata- o “Carnaval Eletrônico”, a partir das 21 horas. rino. A partir das 23 h, será a vez do Bloco Império de Agenor.

ITANHAÉM Programação diversificada e em vários pontos Fonte: A Tribuna Online

E

m Itanhaém, uma ampla programação será oferecida aos foliões que desejam curtir o Carnaval na Cidade. Além da continuação do Carnaval dos Bairros, que conta com blocos e trios elétricos que prometem arrastar a todos, a novidade deste ano é que as cinco escolas de samba vão se apresentar juntas em um único desfile, na Avenida Condessa de Vimieiros, no sábado. Na sexta-feira, os foliões poderão se divertir com o bloco Unidos do Guapurá, que vai apresentar o samba-enredo ‘Nasce uma nova estrela’. A concentração será no Quiosque do Litoral, às 19 horas. O bloco irá percorrer as ruas do Centro com destino à Praça Carlos Botelho (Ladeira). Já no Umuarama, todos serão contagiados pelos Levianu’s, na Praça Geraldo Alves, a partir das 19 horas. No sábado, a Avenida Condessa de Vimieiros, no Centro, será palco para o desfile das escolas da Liga das Entidades Carnavalescas de Itanhaém (LECI), com o enredo ‘Não deixe o samba morrer’. Em um único desfile, as cinco escolas de samba vão se apresentar juntas: Sociedade Carnavalesca Libertação, Unidos do Gaivota, Unidos do Praião, Explosão da Cesp e Acadêmicos do Oásis. A concentração c o m e ç a a p a r t i r d a s 2 1 h o r a s . No mesmo dia, as Virgens do Tupi, que conta com uma programação até o dia 4 de março, alegrará a todos na Praça do Tupi, em dois horários: às 13h e às 18 horas, com o tema ‘Segura essas virgens’. Com samba-enredo ‘Preserve o meio ambiente. A natureza agradece’, a escola Rio Preto vai animar o bairro Gaivota com seu desfile a partir das 19 horas, será na BureauXpress

estrada Rio Preto. O bloco Acadêmicos do Sion (Sapão) também vai divertir a todos com o samba-enredo ‘O sonho de uma comunidade se transforma em realidade’. A festa terá inicio às 19 horas, e será na Avenida Cabuçu (Nossa Senhora do Sion). No domingo, a alegria vai tomar conta do Centro Histórico, com o bloco Marechal Rondon apresentando o sambaenredo ‘A Marechal é caiçara’. A concentração será na Rua Dom José Gaspar (atrás do Convento), a partir das 19 horas, com saída marcada para 22 horas. Além disso, a escola de samba Rio Preto, fará novamente uma apresentação no Gaivota, a partir das 19 horas, desta vez na Avenida Flácides Ferreira. A apresentação da União dos Amigos de Itanhaém (UAI) será na segunda-feira, com concentração às 17 horas, no Quiosque do Praião e saída prevista às 20 horas. O evento vai reunir os foliões nas ruas do Centro com destino à Praça Carlos Botelho (Ladeira). Encerrando a programação de Carnaval, na terça-feira, a Unidos do Guapurá também vai agitar seu bairro a partir das 16 horas. No mesmo dia, o bloco Jardim América, com a bateria da UAI, faz sua concentração na Praça do Guapiranga às 17 horas. Com saída programada para às 18 horas, irá percorrer a Avenida José João Bechir, até a sede da Regional América. O Quiosque do Canto, localizado na Praia do Sonho, vai oferecer mais uma atração aberta ao público das 14 às 20 horas, será o `Carna Belovers`s ´. A banda ‘Nossa Pagodeira’ se apresentará no domingo, das 16 às 19 horas, e na segundafeira, das 17 às 20 horas. Ambos os dias contam com a participação de uma bateria de escola de samba e um animador para fazer concurso de dança e brincadeiras com brindes. 10


PERUÍBE Blocos de rua e show prometem animar o Carnaval Fonte: Assessoria de Imprensa de Peruíbe

A

Prefeitura de Peruíbe preparou uma ampla programação para os festejos do Carnaval 2014, que faz parte da programação do Verão Total. Além dos tradicionais blocos de rua que desfilarão muita alegria e animação pelas ruas da Cidade, haverá também, em todas as noites de Carnaval (de sábado a terça-feira), show com a banda baile São Paulo Show, em palco montado na Praia do Centro. As apresentações serão gratuitas e ocorrerão a partir das 22 horas. Também está programada uma matinê para os foliões mirins. Alguns blocos de rua já estão preparados para a folia de Carnaval. Completando 24 anos em 2014, o Bloco das Virgens abrirá, no sábado (1º de março), os festejos na Cidade, a partir das 13h30, em frente à Rodoviária. Como já vem acontecendo nos últimos anos, o desfile deve reunir mais de 15 mil foliões. do, na Praia do Centro. Com mais de nove anos de estrada, o Bloco Unidos do O Bloco Unidos do Guaraú volta a apresentar na seGuaraú também fará o público cantar e dançar com os festejos no bairro do Guaraú, no sábado, a partir das 19h, em frente à gunda, com concentração às 19h, em frente à padaria Jureia Pães e Doces – em frente a rotatória. padaria Jureia Pães e Doces (em frente a rotatória do bairro). E para completar o festejo, o Bloco da Estação fará No domingo (2), o tradicional Bloco da Estação estará nova folia na terça-feira (4), às 18 horas, em frente à Rodoviáacompanhado de sua banda que comandará a festa ao som das ria. marchinhas carnavalescas. A concentração será às 18 horas, também em frente à Rodoviária.

Homenagem

Já na segunda-feira (3), o “Me Leva Que Eu Vou” se concentrará às 16 horas, entre os quiosques Farol 39 e Brisa, no Balneário Oásis. Ainda no mesmo dia, o bloco ‘Amigos do Digão’ se concentrará às 17 horas, em frente ao prédio redon-

Na terça-feira (4) haverá homenagem para o ex-carnavalesco Duda Geração. O 'Quintal do Duda', como foi intitulado pela família, acontecerá às 16 horas, na Av. Gov. Mário Covas, 127, próximo ao Mercado de Peixes, com muito samba e alegria.

BureauXpress

11


MERCADO MUNICIPAL Programação especial de carnaval toma conta do MMS Fonte: Mercado Municipal de Santos

E

ntre os dias 28/02 e 04/03, durante o horário comercial, o Mercado Municipal de Santos realizará, com o apoio da Fundação Arquivo e Memória e da Associação Cultural Quiloa, a 1ª Exposição de Telas dos Antigos Carnavais de Santos, que no passado foi considerado o 2º Melhor Carnaval do páis (nos anos 50/60), perdendo apenas para o Rio de Janeiro. A proposta da exposição é trazer na memória a importância que teve o Carnaval para a cidade e, acima de tudo, lembrar das antigas bandas carnavalescas que fizeram história dentro da folia e alegria da cidade, a exemplo da Banda do Chinês do Mercado, entre outras.

tematizado para o evento para que os visitantes possam entrar no clima do carnaval. O objetivo foi resgatar a memória e a cultura nordestina, envolvendo, dentro do contexto carnavalesco, o Maracatu, Reizado e o Frevo. A Associação Quiloa se fará presente por meio da exposição do Bonecão "Betânia", símbolo do Maracatu.

Haverá ainda a participação dos Antiquários do Mercado Municipal, que estarão expondo algumas peças que remetem ao Carnaval. A programação ainda conta com o Baile de Máscaras, que será realizando nos dias 28/02 e 01/03, a partir das 14h, além de shows do Grupo Purpurina (Cecon Isabel Garcia) e Dança do Ventre. A entrada para todo o evento é gratuiSerão 11 painés que ficarão no saguão do Mercado ta. Municipal em exposição ao público. O Mercado Municipal foi

12


GUARUJÁ NA COPA Bósnia e Herzegovina visita Guarujá visando Copa do Mundo Fonte: Assecom Guarujá

O

Estádio Antonio Fernandes já está em clima de Copa do Mundo. Nesta sexta-feira (21), quatro membros da Federação de Futebol da Bósnia e Herzegovina conheceram as dependências do seu futuro Centro de Treinamento de Seleções, que ainda está em obras, e deram o pontapé inicial para a preparação da primeira Copa disputada pela seleção dos Bálcãs. Recepcionados por uma comitiva composta pela prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, além de seu secretariado e vereadores, o técnico da Bósnia Safet Susic, o secretário geral da seleção, Jasmin Baskovic, o gerente de futebol Elmir Pilav, e a gerente de mídia Slavica Pecikoza, conferiram de perto o que está sendo feito no local, que está com 75% de suas obras concluídas. “Temos a certeza de que tudo estará pronto até o prazo definido por nós e acreditamos em Guarujá, tanto que escolhemos a Cidade para servir como nossa base durante a Copa do Mundo”, disse o técnico Susic. Durante a cerimônia, a prefeita Antonieta entregou aos membros da comitiva bósnia alguns presentes, dentre eles um troféu da Ilha de Santo Amaro, que tem o formato de um dragão, animal mitológico que também dá o nome a seleção que escolheu Guarujá. “É um motivo de grande satisfação receber a Bósnia na sua primeira Copa. Guarujá tem de tudo para fazer uma parceria boa com este país, tanto na nossa divulgação lá como na deles por aqui”, declarou Antonieta. Para a preparação do Mundial, a seleção europeia deve chegar à Cidade no dia 05 de junho, pouco antes de sua estreia no dia 15 do mesmo mês, contra a Argentina, no Maracanã. Segundo Susic, a esperança da equipe é prolongar os vinte dias previstos para ficar na Cidade. “É nossa primeira vez aqui, e estamos aqui para aprender. Temos um bom time, todos os nossos jogadores jogam em times europeus importantes, com a meta de passar pelo primeiro jogo e esperamos ficar entre os 16 melhores times”, destacou. Para a secretária adjunta de Turismo e coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais – Copa, esta visita da seleção serviu para estreitar as relações entre as duas partes. “Enviamos, sempre que eles pedem relatórios da situação do estádio, para que acompanhem todo o nosso trabalho. Estamos confiantes que tudo ficará pronto dentro dos prazos estipulados.

Cronograma das obras: Dentre os trabalhos realizados no Estádio estão remodelação da arquibancada; instalação de escritório e cabines para a imprensa; reforma dos vestiários; instalação de salas de musculação e fisioterapia; piscina e banheiras de hidromassagem; salas de apoio; criação de novos e segmentados acessos às diversas áreas do estádio; construção de equipamentos de apoio para cada setor (torcida local, visitante e VIP), como banheiros (masculinos, femininos e deficientes) e lanchonetes; acessos para deficientes em todos os setores do estádio, o que inclui a construção de elevador; reparos na área externa do equipamento; e um dos itens mais fundamentais: construção de novo gramado, conforme modelo estipulado pela FIFA. Recursos e investimentos: Guarujá, por ser candidata a Centro de Treinamento de Seleções, teve acesso a verbas estaduais do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) da ordem de R$ 12 milhões, direcionadas às obras de reforma do Estádio Municipal e entorno, montante que não seria destinado à cidade caso não ostentasse o título. Além disso, Guarujá recebeu do Ministério do Esporte, a fundos perdidos, R$ 4,5 milhões para a aquisição dos equipamentos para o Estádio. Neste caso, é importante lembrar que o espaço, existente há 30 anos, nunca passou por reforma, sendo esta uma necessidade do Município e não somente da seleção que poderá treinar no local, que, por sua vez, após a Copa, será utilizado pela população. Outros benefícios foram os equipamentos enviados pela entidade máxima do futebol mundial. Dentre eles, estão duas traves com 7,32 m x 2,44 com as redes específicas da FIFA em polipropileno; duas traves de treinamentos móveis de 7,32 m x 2,44 com as redes específicas da FIFA; dois mini gols com 1,20 m x 0,80 m e suas respectivas redes; barreiras móveis para treinamentos de faltas; quatro bandeiras de escanteio; compressor de bolas bivolt com dois calibradores; quadro de táticas branco; 50 mini cones de marcação de campo; 40 cones de 23 cm; 30 colchões de ginástica; quatro postes para treinamentos de agilidade; duas bombas para encher bolas; dois bancos de reserva para 14 jogadores; duas tendas de 3 m x 3m; e uma máquina de gelo com capacidade de produção de 300 kg de gelo em 24 horas. O valor dos produtos, somados, podem chegar a R$ 25 mil. 13


14


RAPIDINHAS

Nossa assessora de eventos, Juliana Menezes, esteve com o diretor da UniBR, Danilo Nunes, para discutir ações de apoio da universidade à captação de eventos para a região.

Reunião no Hotel Parque Balneário, onde realizamos visita técnica para a captação de evento internacional na área de educação, em parceria com a USP.

15


Associado Santos e Região CVB Envie releases e sugestões de pauta para divulgarmos no informativo online semanal BureauXpress. Entre em contato com nossa Assessoria de Comunicação pelo telefone (13) 3232-5080 ou pelo email comunicacao@srcvb.com.br. Curta nossa página no Facebook e saiba tudo o que acontece na Costa da Mata Atlântica

Saiba mais em

www.visitesantoseregiao.com

INSTITUCIONAL

O Santos e Região Convention & Visitors Bureau

C

riado em 08 de abril de 2002, o Santos e Região Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos, formada a partir da união de iniciativa privada, poder público e entidades de classe. Tem sede na cidade de Santos, em São Paulo, mas sua área de atuação abrange nove cidades: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Apesar de estar voltado principalmente para fomentar o turismo de negócios, a entidade integra todos os segmentos econômicos e realiza um trabalho para fazer da região um pólo de negócios e lazer. O quadro associativo do Santos e Região CVB é formado pelas principais empresas de diversos segmentos, além de entidades de classe e das nove prefeituras da região. Atualmente a entidade conta com mais de 160 associados de diferentes setores. Além de trabalhar na captação e apoio a eventos e divulgar o destino nas feiras nacionais e internacionais, o Bureau trabalha também na criação e produção de materiais de divulgação turística. Folheteria, revistas, showcases, tarifários de hotéis e vídeos institucionais. Todo o material promocional - que ultrapassou a marca de 500 mil exemplares impressos - é criado pela equipe da entidade, com apoio de parceiros e associados.

Conselho Deliberativo Roberto Clemente Santini (Presidente) Vítor de Souza (Secretário) Conselho Fiscal: Lúcia Maria Teixeira Furlani (Presidente) Conselho Diretivo: Alex Veríssimo Mendes (Presidente), Flávio Brancato (Vice-presidente), José Luis Blanco (Vice-presidente), Airton Vasconcelos (Tesoureiro) Diretoria de Apoio: Alexandre Nunes Affonso (Qualificação), Américo Barbosa (Comunicação), Fernando Silva (Eventos), Frederico Cidral (Gastronomia), Inês Bellini (Turismo), Salvador Gonçalves Lopes (Hotelaria), Silvana Barros (Infraestrutura), Toninho Campos (Cultura) Equipe Executiva: Alexandre Nunes Affonso (Gerência Executiva), Juliana Menezes Cavalcanti (Eventos), Diego Brígido (Comunicação), Tiago Guedes (Relacionamento), Ângela Meirici (Financeiro), Nathália Lemos Florio (Estagiária) e Paola Silva de Deus (Estagiária). Comunicação Jornalista Responsável: Diego Brígido — MTB 64.283/SP Textos e fotos: Assessoria/Divulgação/Internet (13) 3232-5080 / comunicacao@srcvb.com.br Santos e Região Convention & Visitors Bureau Rua XV de Novembro, 110 Centro Histórico - Santos - SP 11010-150 16


BureauXpress - Edição 33