Page 1

Empreendedores alagoanos são destaque em evento internacional

Santana Mariano recebe comenda

Exclusivo cupons de desconto para leitores.

Imposto de Renda 2012: Saiba como proceder Neuzete Domingos

Egoísmo e Altruísmo

Tom Coelho

www.visaoalagoas.com.br


ALeia, BUSCA PELO SUCESSO! coloque em prática e

REVISTA VISÃO

repita sempre que necessário.

Abril de 2012

Diretora Administrativa Maraysa Oliveira

(82) 8800.9007

maraysa@visaoalagoas.com.br Jornalista responsável Davi Salsa MTB 866/AL Diagramação / Designer Rodrigo Marinho 82.9908 4069 / 82.8109 2385 rodrigo@visaoalagoas.com.br VISÃO é uma revista que vem atender e levar uma proposta para melhoria no dia-a-dia dos negócios empresariais, aprimorando e desenvolvendo novas ideias de sucesso com pessoas que inspiram talentos em outras. Para anunciar: Gerente Comercial Benone Oliveira 82. 9629.6120 / 9928.1966 Thiago Aguiar 82. 9626.3397 / 8136.1473 E-mail: comercial@visaoalagoas.com.br

Fale com a redação (82) 8800 9007 www.visaoalagoas.com.br

E-mail: contato@visaoalagoas.com.br Arapiraca -AL

Impressão Gráfica Moura Ramos As matérias assinadas nesta revista são de inteira responsabilidade de seus idealizadores. Esta revista pode ser acessada via internet - www.visaoalagoas.com.br

2 VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

“Filosofia do Sucesso”

Napoleon Hill

Se você pensa que é um derrotado, você será derrotado. Se não pensar, quero a qualquer custo, Não conseguirá nada. Mesmo que queira vencer, mas pensa que não vai conseguir, A vitória não sorrirá pra você.

Se você fizer as coisas pela metade Você será um fracassado. Nós descobrimos neste mundo que o sucesso começa pela intenção da gente, e tudo se determina pelo nosso espírito.

Se você pensa que é um malogrado você se torna como tal. Se você almeja atingir uma posição mais elevada Deve, antes de obter a vitória Dotar-se da convicção de que conseguirá infalivelmente.

A luta pela vida, nem sempre é vantajosa aos fortes, nem aos espertos Mais cedo ou mais tarde Quem cativa a vitória é aquele que crê Plenamente:”Eu conseguirei”

Adriano Arestides Gerente de Marketing de Equipe Napoleon Hill nasceu em 26 de outubro de 1883, foi um escritor americano pioneiro do gênero Site: www.adrianoarestides.com.br de literatura sobre sucesso pessoal, também chamado de auto-ajuda. Seu mais famoso livro, Think E-mail:contato@adrianoarestides.com.br

and Grow Rich (Pense e Enriqueça), é um dos maiores best sellers de todos os tempos. Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

3


Visão Por: Luiz Mendes

P

odemos definir visão, aquilo que determinada pessoa; possui como expectativa (fé) do que acontecerá no futuro (a curto, médio e longo prazo). É uma característica fundamental para prosperar na vida. Porém, é rara, pois nós, seres humanos, não vemos a realidade. O que ocorre é que, diante de nossos sentidos (olfato, audição, tato, paladar e visão) percebemos as coisas de acordo com o grau de maturidade (não experiência de vida) que possuímos ou competência desenvolvida. Podemos olhar determinada situação e ter uma percepção muito distante daquela que representa a realidade. Por exemplo: uma pessoa pode está querendo nos ajudar e percebermos exatamente o contrário, ou vice-versa; podemos enxergar problemas, sendo esses grandes oportunidades.

AJF Móveis parabeniza Arapiraca pelos seus anos de crescimento e prosperidade, e aproveita para relatar a histó-

ria da empresa pioneira no ramo de móveis do comércio arapiraquense. No início dos anos 90, seu realizador, Jucélio Ferreira, motivado pelo espírito empreendedor, dava os primeiros passos rumo ao sonho de perpetuar um ícone na criação com inovação de móveis da mais alta qualidade. A partir de então, são mais de vinte anos realizando a arte do comércio e o comércio com arte, transformando o rústico em belo e levando para o lar, das incontáveis famílias da região, o sonho de todos resumido em um só propósito: agradar vivendo daquilo que se faz com prazer. Assim, a JF, engradecidamente, mas sem largar da humildade que lhe é peculiar, agradece a todos os colaboradores, parceiros, clientes e amigos, pela honra de fazer sua história na Terra de Manoel André, que, na mocidade, já considerada em todo Brasil um exemplo de crescimento.

de viver em completa harmonia, apesar do abismo social temporário que possa existir entre elas. Águia convive com águia; pato convive com pato. Apesar de ambos terem muitas coisas em comum (patas, penas, bicos e asas), a convivência é inviável. Se quero ser próspero, tenho de adquirir a visão das pessoas prósperas. Como? Tenho de me juntar a elas, seja através de contato pessoal, através da leitura ou assistindo a um filme que aborde o tema; essas são formas de alinhar minha mente a essa visão.

A maioria das pessoas não tem visão nem de suas vidas futuras, inclusive, trabalham para conquistar o que À medida que evoluímos, desenvolvemos uma visão nem querem. É uma pena. O futuro não deve ser apenas mais próxima dos fatos. Mas como isso se traduz no dia- o lugar para onde estamos indo. Deve ser o lugar que estamos construindo no presente. Não tente prevê-lo, -a-dia? crie-o. Fazemos escolhas todas as horas. Outro dia, estava eu conversando com uma pessoa que Na vida pessoal e profissional, temos de to- tem, em sua carreira profissional, o horizonte de conmar decisões todo o tempo. Um grande império quistar a vaga de gerente da companhia onde trabalha, projeto que é construído a partir de uma visão e de milhapoderá levar de 5 a 10 anos. Perres e milhares de pequenas decisões. guntei-lhe se a pessoa que ocupava o cobiçado cargo possuia Diante de uma grande oportunidade de ganhos e poso estilo de vida que gostaria de sibilidade real de mudança radical de estilo de vida, alter. A resposta foi não. Então, por guém pode ter a visão de que tal oportunidade não exista, que ela e tantas pessoas buscam ou se existe, não é possível para ele, ignorando a tomada o que não querem? Eu respondo: de decisão (o que já é uma decisão). Um grande negócio porque são guiadas pelas circunsnas mãos de quem não tenha visão pode se transformar tâncias; suas vidas seguem como em algo com resultados equivalentes a birosca da esquium barco à deriva. Tomara que na, ao passo que um visionário pode transformar um penão seja o seu caso. queno negócio em algo monstruoso. Luiz Mendes Na verdade, as pessoas de grandes realizações possuem extraordinária visão e a associam à decisão de fazer o que precisa ser feito para conquistarem seus objetivos, ou seja, têm atitude.

Avenida Governador Muniz Falcão, 162 – São Luiz Arapiraca - AL Tel. : 3521- 4434

Falam muito em divisão da sociedade em grupos sociais: cristãos, homossexuais, negros, ricos, etc... , porém a mais importante distinção se dá através do critério da visão. Aí se dá o autêntico aparthait. Pessoas com visões aproximadas e atitudes diferenciadas são capazes

4 VISÃO Alagoas Abril 2012

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

E-mail: jf-moveis@hotmail.com

www.visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

VISÃO Alagoas Abril 2012

www.xodivida.com.br

www.visaoalagoas.com.br

5


Beleza é fundamental!

LÍDER!

N

os anos 40, época em que começaram surgir os primeiros cabeleireiros do sexo feminino, os produtos capilares eram escassos por não haver muita tecnologia. Nos anos 50 tornou-se comum o uso de reflexos no cabelo.

A

palavra líder tem como significado: aquele que consegue influenciar pessoas fortemente à ação, sem o uso de força ou medo.

“O perfil de um líder segue por este ângulo: é todo aquele que obtém resultados com, para e por intermédio Para você começar a mandar, você precisa saber obedecer. das pessoas”.

Suplementos e Acessórios para Informática

Um verdadeiro líder tem seguidores voluntários, por Esse é um desafio que requer um perfil diferenciado. que ele transmite confiança. O líder da atualidade não tem todas as respostas, mas deve ter todas as perguntas, para permitir que as resposCompete também ao líder, saber identificar e recotas sejam criadas pela sua equipe. Estimular a criatividade e inovação, o desaprender para reaprender, torna-se nhecer os potenciais, ser o fio condutor do processo de desenvolvimento de sua equipe. uma característica importante. Outro fator determinante é o envolvimento total; a “paixão” como tem sido chamada, é a única forma de um líder contagiar as pessoas e conduzi-las a resultados efetivos. Não estamos nos referindo a “falar o que deve ser feito, com entusiasmo”, mas a liderar pelo exemplo, ser o reflexo do comportamento esperado pelos liderados. Liderança é lidar com pessoas e com problemas.

Há muitas pessoas que se enganam quanto a enorme diferença que há entre um chefe e um líder, não obstante os dois gozarem de um mesmo papel, trabalham de forma diferente. Enquanto o chefe é obedecido por medo, o líder é por respeito. O chefe pressiona, o líder motiva. O chefe inspira medo, o líder acalora.

O chefe diz: “Eu”. O líder diz: “Nós”. O chefe se preocupa com coisas, o líder com pessoas. O chefe enxerga o hoje,

Nos anos 80 foi a vez dos permanentes, cabelos bastantes cacheados. O mercado de trabalho dos cabeleireiros é exclusivamente no setor privado, e é bastante competitivo por depender da qualidade dos seus serviços. Assim, o cabeleireiro deve sempre se manter informado das novas tendências e inovações técnicas de tratamento para cabelos, conquistando mais facilmente seu lugar no mercado de trabalho.

Recarregamos Cartuchos HP Consulta de Veículos Certidão Federal e Estadual Consulta ao SPC

Com a globalização e o desenvolvimento da mídia, a velocidade da informação na área da beleza aumentou muito, por isso, com a tecnologia e nossa experiência estamos capacitados para inovar e cuidar da beleza das mulheres.

O LÍDER VISLUMBRA O AMANHÃ. Os maiores líderes da atualidade são pessoas que um dia foram lideradas.

Com a explosão dos movimentos jovens nos anos 60 e 70, os cabeleireiros passaram a fazer os cortes “Black Power, Punk, e Rastafári” que muitas pessoas usam até hoje.

Hoje, graças a este incrível desenvolvimento, conseguimos transformar elas, que se sentem desanimadas com seu visual, em belas atraentes e animadas mulheres.

Maraysa Oliveira (Diretora Administrativa)

Rua: Expedicionário Brasileiro - 1917 - B Fones: 3530.7471 | 9985.5390 | 8850.5390 No Galpão do Tuta.

Beleza não é tudo, mas é FUNDAMENTAL. Eliene Silva Eliete Silva (Bitinha) (Galega)

6 VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

7


Imposto de renda 2012:

Saiba como proceder

C

hegou a hora tão esperada de receber de volta parte do imposto de renda já pago à Receita Federal - ou reduzir o montante a ser pago. Como não há uma forma de escapar dele, a única alternativa é saber lidar com a situação, se preparando para fazer a declaração do imposto de renda 2012. Muitos brasileiros que precisam declarar o seu imposto de renda não ficam nada satisfeitos em ter que “perder” parte de seus rendimentos como forma de pagamento de imposto obrigatório. Estão obrigados a declarar: 1- Quem recebeu em 2011 rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,00. 2- Quem teve rendimentos isentos acima de R$ 40.000 no ano de 2011. 3- Quem obteve receita bruta de atividade rural superior a R$ 117.495,75. 4- Quem tinha, em 31 de dezembro de 2011, bens que somavam juntos mais de R$ 300.000. 5- Quem obteve, em qualquer mês do ano, ganho de capital não isento com a venda de bens e direitos (como imóveis, por exemplo) ou operações em Bolsa de Valores. 6- Quem sofreu retenção de imposto de renda pelo menos em um mês do ano de 2011 sobre salários, férias, 13 salário etc. Vejam abaixo alguns detalhes super importantes que devem ser levados em consideração: 1. Não deixe para enviar na última hora: a maioria dos contribuintes deixa o envio da declaração de Imposto de Renda para os últimos dias. Enviá-la antes evita lentidões e eventuais imprevistos causados pela sobrecarga dos compu-

8 VISÃO Alagoas Abril 2012

tadores da Receita Federal. É comum que o sistema fique bastante instável ou fora do ar na última semana. Lembre-se: o prazo vai até o dia 30 de abril de 2012. 2. Deduções: Não se esqueça de guardar os recibos e despesas que foram utilizadas como dedução, como educação, despesas médicas. Lembre-se que todas estas despesas precisam ser comprovadas, com CNPJ e etc., portanto não invente. Se não se organizou durante o ano e não tem os recibos, é melhor optar pela declaração simplificada. 3. Completa ou Simplificada: Se você tem muitas despesas para deduzir e pode comprová-las, faça a declaração completa. Do contrário, a declaração simplificada é suficiente. Na dúvida, faça a simulação no programa e veja qual é mais vantajosa. Geralmente para quem possui apenas uma fonte pagadora e tenha poucas deduções (ou não consiga comprová-las), a declaração simplificada é mais vantajosa. 4. Para dependentes: Ao ser declarado dependente de alguém lembre-se que a renda do dependente isento deve ser declarada e somada à renda tributável do titular. Por isso declarar um dependente com renda pode não ser tão vantajoso quanto parece. 5. Para isentos: Não é mais necessário declarar isento. Portanto não se preocupe mais com a possibilidade de ter seu CPF suspenso por esquecer de declarar. 6. Separe as declarações, receitas e bens de seus familiares ou cônjuge: Há uma isenção individual limitada sobre a renda tributável. Assim, faça a declaração de forma separada de outro integrante da família que tenha renda significativa. Outra dica é dividir al-

www.visaoalagoas.com.br

guns bens/rendas comuns com o cônjuge, como, por exemplo, um aluguel. Há isenção e alíquotas menores de IR para aluguéis recebidos até certos valores, e o limite total de isenção pode aumentar se você dividir os valores recebidos entre os cônjuges. 7. Organize os seus informes de rendimento o mais cedo possível: Não deixe para a última hora para correr atrás dos comprovantes, Informes de rendimentos e investimento. 8. Evite omitir dados: O controle sobre o que é declarado é cada vez maior, e a Receita Federal cruza os dados declarados com outras fontes, a exemplo de aquisição de bens que é informado a receita federal através do Cartório de Registro de Imóveis. Por este motivo, não omita dados evite a malha fina. 9. Identifique inconsistências: Verifique o mais básico: a variação patrimonial no ano. Se ela for incompatível com os rendimentos recebidos e informados na declaração, é bem provável que você seja pego na malha fina. 10. Imóveis: Em geral, sofreram grande valorização nos últimos anos e a diferença positiva entre o preço de compra e venda (lucro) é tributada em 15%. Como dica, sugiro acrescentar os gastos com melhorias do imóvel, como reformas e pintura, para assim diminuir esta diferença (aumentar o valor de compra) Lembre-se de que é necessário comprovar estes gastos. Outra dica é descontar os valores de corretagem na hora da venda e somá-los na hora da compra, para assim diminuir o lucro. Outro aspecto importante é que o IR sobre o ganho na venda de imóveis deve ser pago em até 30 dias da data da venda, e não apenas na declaração anual.

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

Observações importantes: Uma das novidades deste ano é que doações feitas entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2012 enquadradas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) poderão ser incluídas para abatimento na declaração. O valor doado por cada contribuinte é limitado a até 3% do imposto devido. Também as doações em espécie, aos fundos controlados pelos Conselhos do Idoso, devidamente comprovadas, efetuadas no curso do ano-calendário de 2011, podem ser deduzidas, observado o limite de 6% (seis por cento) do imposto devido. • Você sabia que pessoas que são portadoras de doenças graves são isentas de imposto de renda? A isenção de IR, no caso de doenças graves, somente é válida para os rendimentos recebidos como aposentadoria, pensão ou reforma. As doenças que são consideradas graves de acordo com a legislação tributária para fins de IRPF são: Aids, alienação mental, cardiopatia grave, cegueira, contaminação por radiação, doença de Paget em estados avançados (osteíte deformante), doença de Parkinson, esclerose múltipla, espondiloartrose anquilosante, fibrose cística (mucoviscidose), hanseníase, nefrofatia grave, neoplasia maligna (câncer), paralisia irreversível e incapacitante e tuberculose ativa. • Erros que podem levar sua declaração de IR para a malha fina:

1) Quem vendeu um imóvel no ano passado e não recolheu 15% de imposto sobre o ganho de capital, ou seja, sobre a diferença entre o valor de compra e o valor de venda. Só não precisa pagar este imposto quem vendeu o imóvel por valor menor do que comprou e quem está isento, porque o imóvel era o único que a pessoa possuía, era residencial e foi vendido por até R$ 440 mil e não houve outra venda nos últimos cinco anos. Também se livra da cobrança quem vendeu um residencial (mesmo que não seja o único e independentemente do valor) e usou todo o dinheiro da venda para comprar outro imóvel residencial nos 180 dias seguintes. 2) Os imóveis e veículos que são financiados. Um dos erros mais comuns é na declaração de aquisição de imóveis, colocarem o valor do contrato de compra. Por exemplo: o apartamento custou R$ 500 mil, mas na verdade, naquele ano, ela só pagou R$200 mil entre entrada e prestações e financiou R$ 300 mil. Então deve declarar como bem apenas os R$ 200 mil, que foi o valor efetivamente pago naquele período e, a cada ano, ir somando ao valor do bem os montantes das prestações.

de renda principal, mas faz trabalhos esporádicos para outras empresas e esquece de declarar. 5) Dedução das despesas médicas. Nesse item, dois pontos chamam atenção: o primeiro é lembrar que gastos com saúde reembolsados pelas empresas de planos e seguro-saúde não podem ser deduzidos. Em caso de reembolso parcial, o contribuinte só pode deduzir a parcela que ele realmente pagou. O segundo se refere ao recibo, que precisa estar completo ou será rejeitado pela Receita, caso seja solicitado uma confirmação da despesa. O recibo deve especificar exatamente o procedimento realizado e ter informações completas sobre o médico, inclusive o CPF. O recibo médico tem de ser quase como uma nota fiscal, senão a Receita glosa. E recibos com valores altos sempre chamam atenção. 6) Colocar como dependentes os sobrinhos, irmaos, primos, etc sem que tenha guarda judicial e ainda aproveitar as despesas com educação e plano de saude indevidamente.

3) Ganhos de previdência privada, aluguel, com trabalhos eventuais, valores recebidos pelos dependentes são rendimentos que o contribuinte não pode deixar de declarar. 4) Pensão recebida pelo filho dependente ou um valor referente a estágio, mesmo de baixo valor, precisa ser declarado. Isso ocorre muito, também, com quem tem uma fonte

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

VISÃO Alagoas Abril 2012

Neuzete Domingos Empresária E-mail:neuzetesilva@hotmail.com

www.visaoalagoas.com.br

9


Santana Mariano é homenageada na Câmara

A

Câmara Municipal de Major Izidoro homenageou, no último dia oito de março, a empresária Santana Mariano e mais 24 mulheres que contribuem com o desenvolvimento social, econômico, cultural e político da comunidade. As mulheres receberam comendas e placas de agradecimento. A iniciativa foi da vereadora Lúcia Ferro e contou com o aval de todos os parlamentares locais. A sessão fez parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Também prestigiaram o evento, o presidente da Câmara Municipal, Arnaldo Gerônimo, e os vereadores Jimis Sarmento, Cabo Sebastião Firmino, Petrúcio Costa (Peu), o empresário César Campos, entre outras autoridades e lideranças políticas, empresariais e comunitárias.

S

e você administra uma pequena empresa, não possuirá um departamento de marketing, um departamento de vendas, um departamento de RH, um departamento financeiro, etc. Mas você precisa de pessoas que cuidem do marketing, cuidem das vendas, cuidem do RH e cuidem do financeiro. Assim, a primeira regra para aproveitar os conhecimentos e as estratégias de sucesso oriundas das grandes empresas é: Transforme o que são estratégias dos departamentos de uma grande empresa em AÇÕES para a pequena empresa.

A sessão solene foi presidida pela vereadora Lúcia Ferro e o plenário ficou lotado de personalidades, a exemplo da deputada federal Célia Rocha (PTB/AL), entre outros convidados. Na abertura do evento, a vereadora fez questão de destacar a atuação das mulheres homenageadas. Antes da entrega das comendas e das placas, a advogada Kenny Ferro proferiu palestra acerca da Lei Maria da Penha. Bastante emocionada, a empresária Santana Mariano agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem. “Estou muito feliz e me considero uma cidadã izidorense de coração. Dedico esta homenagem a todas as mulheres de Major Izidoro neste dia tão especial”, afirmou Santana Mariano, que tem mais de 20 anos de atuação no ramo empresarial e tem uma rede com mais de 200 funcionários e colaboradores.

Não importa que você não tenha um departamento de marketing, mas é fundamental que você possua ações que serão responsáveis pelo êxito da sua comunicação e posicionamento no mercado (como o mercado enxerga a sua empresa). Tudo bem que você não tenha um departamento de RH, mas você precisa ter ações de RH, pois são elas que vão estabelecer um relacionamento de qualidade entre a empresa e seus funcionários (talentos).

grande empresa em ações atribuídas a uma pessoa (mesmo que seja somente você) na sua empresa.

O Planejamento sozinho não faz nada pela sua empresa. Ele depende de suas atitudes efetivas para concretizá-lo no dia-a-dia da empresa. Outra ilusão muito comum quando as pequenas empresas se comparam com as grandes consiste em dizer que as pequenas não possuem verba para fazer o que as grandes fazem, consideradas as proporções. Isso não é verdade, a frase

www.visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

Se você não dedica uma verba para marketing e RH, apenas para citar dois exemplos, na sua empresa (independentemente do seu tamanho) está investindo primeiro no seu concorrente e, segundo, em problemas futuros! Assim a segunda regra para aproveitar os conhecimentos e as estratégias de sucesso oriundas das grandes empresas é:

Não importa o tamanho do Transforme o que seriam atri- seu fôlego financeiro, encontre buições de um departamento de uma ações compatíveis com ele.

Planeje suas ações. Isso significa estabelecer: o que fazer, como fazer e quando fazer. Pergunte-se no início do mês o que eu vou fazer (quais as ações) para melhorar meu marketing, minhas vendas, meu RH e meu financeiro neste mês. Estabeleça prioridades e... FAÇA!

10 VISÃO Alagoas Abril 2012

correta seria: Não temos tanta disponibilidade de verba quanto elas para fazer o que elas fazem. E, em geral, as pequenas e médias empresas se esquecem de destinar parte do lucro para ser reinvestido no negócio em ações específicas para cada área que mencionamos.

Ao invés de reclamar que você não pode investir tanto quanto uma grande empresa, dedique-se a investir o quanto você efetivamente pode. O que não podemos fazer não deve jamais ser desculpa para não fazer aquilo que podemos e devemos fazer! Estabeleça ações de acordo com o seu fôlego, mas não deixe de agir. Se você não pode fazer uma convenção para seus funcionários, faça reuniões produtivas com eles. Se não puder oferecer um jantar fino para as pessoas mais importantes no seu negócio, ofereça uma confraternização, programe uma pizzaria... ofereça sempre o melhor que as condições permitirem. Na vida, mais importante do que as coisas que você faz é como você faz as coisas!

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

VISÃO Alagoas Abril 2012

Adapte sua verba, seja criativo, não deixe de realizar as ações fundamentais em cada área do seu negócio! Não se esconda atrás de desculpas nobres que sempre escondem atitudes pobres... Seja rico em atitudes! A terceira regra para aproveitar os conhecimentos e as estratégias de sucesso oriundas das grandes empresas é: As melhores empresas estão continuamente focadas em crescer e se aperfeiçoar! Faça do princípio número um da qualidade total ‘’Todo trabalho pode e deve ser aperfeiçoado’’ o lema da sua empresa. Acorde a cada manhã com olhos de aperfeiçoamento, mantenha-se interessado e entusiasmado com o seu trabalho e com as pessoas que ajudam a torná-lo realidade. O tamanho do seu negócio não é o tamanho do seu lucro ou do seu fôlego financeiro. O tamanho do seu negócio é o tamanho da sua capacidade de empreender, agir, ousar e manter-se focado na melhoria contínua. A função de um empresário e de uma empresária é construir a melhor versão possível de futuro para o negócio. Dedique-se a construir um futuro sempre melhor. Uma empresa nunca será maior que seu administrador, dedique-se a crescer sempre como pessoa e como profissional. A vida, o mundo e todos a quem você ama aguardam ansiosamente pelas suas próximas conquistas e realizações. Dedique-se! Pequenas empresas, grandes negócios! Viva este slogan! O futuro pertence aos melhores, esteja entre eles!

www.visaoalagoas.com.br

11


Radialista Alves Correia lança sua pré-candidatura a prefeito de Arapiraca Por Benone Oliveira

processo em tudo quanto for possível para integridade da população arapiraquense.

O radialista Alves Correia lançou sua pré-candidatura a prefeito de Arapiraca, pelo PT do B. A solenidade aconteceu às 20 horas do último dia 30 de março, na Câmara Municipal de Arapiraca, onde estiveram presentes lideranças políticas federais, estaduais, municipais, bem como alguns empreendedores do município, populares e familiares do radialista. A noite foi emocionante. A cada discurso era expressa a honra de ter Alves Correia como amigo do povo e como exemplo de um bom cidadão. A satisfação era visível com a pré-candidatura do radialista, que era aplaudido a cada declaração feita pelos líderes. Na ocasião, estava presente Jizelda Nascimento, esposa de Alves Correia, que depois de Deus foi a segunda pessoa citada no discurso do radialista, que ressaltou a grande importância dela em sua trajetória de vida.

Lembrou de sua época quando vereador, e depois deputado estadual. O radialista citou suas lutas travadas através da emissora para a concretização do sonho que era a construção da Rodoviária de Arapiraca, bem como suas manifestações populares, citando a vez em que montou uma carroça de burro com um caixão em cima e se deslocou até as instalações do IML, como forma de protesto à má execução do serviço na cidade, devido à falta de viatura.

“Pretendo falar pesado! Eu quero para Arapiraca. Eu quero para minha cidade!” Ainda na ocasião, Alves falou da satisfação de ter sido condecorado com o título de “Cidadão Honorário” e a particular paixão pelo ASA. Por fim, Luiz Tibé, presidente nacional do PT do B, encerrou as falas da noite e fez uma breve citação: “Quando muitos acreditam em um sonho, ele pode se tornar realidade. Não tenho dúvidas que a cidade vai estar em boas mãos.”

“Eu sou um cidadão, estou exercendo o meu direito para que o povo exerça a democracia.” Alves Correia foi categórico ao falar da necessidade de investimentos na segurança pública de Arapiraca, e que, quando eleito, pretende cobrar junto ao governo estadual recursos. Ele salientou ainda que o município ajudará no 12 VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

13


De Alagoas

para Cancún, no México Os empreendedores independentes, ligados à empresa Forever Living,neste último mês de março estiveram em Cancún , no México.

Cerca de 700 empreendedores brasileiros, que trabalharam durante o ano 2011, participaram do Rally Latino Americano e ganharam este maravilhoso passeio com todas as despesas pagas e ficaram hospedados no incrível hotel 5 Diamantes Fiesta Americana Grand Coral Cancún Resort.

14 VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

Entre estes empreendedores estavam presentes cerca de 40 alagoanos , incluindo três casais da grande divisão de lucros: Abeilton Angelo e Erenilda; Adriano Arestides e Josiclecia; Marcelo e Cacilda Melo. Contra fatos não existem argumentos. FOREVER LIVING é uma empresa que realiza sonhos e reconhece seus empreendedores.

Conquiste sua liberdade econômica e financeira, e ganhe uma viagem grátis para o Havaí!

Fale com a gente sem compromisso.

ligue: (82) 8800-9009

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

15


Egoísmo e Altruísmo por Tom Coelho

E

m um intervalo de duas semanas assistimos a três eventos trágicos que ceifaram vidas: a garotinha atingida por um jet sky, a adolescente vitimada por um brinquedo em um parque de diversões e a ciclista atropelada por um ônibus. Embora eventos distintos, guardam correlações que merecem reflexão.

No caso da pequena Grazielly Lames, que pela primeira vez em seus tenros três anos de vida avistava o mar e pisava a areia da praia, chama-nos mais a atenção não o fato de o menor de 13 anos estar ou não conduzindo o veículo na ocasião, mas sim de ter fugido na companhia de sua mãe em um helicóptero, enquanto a criança aguardava 40 minutos por socorro. O egoísmo latente, a preocupação exclusiva com os próprios interesses e a negligência diante da responsabilidade pelo ato impediram que o mesmo helicóptero prestasse pronto atendimento à menina. No evento do Hopi Hari, causa-nos indignação saber que o assento que vitimou Gabriela Nichimura estava inadequado para uso havia dez anos, sem que qualquer providência tivesse sido tomada. Porém, mais do que a omissão da empresa, a falta de liderança e comando, e o flagrante desrespeito às normas mínimas de segurança, foi repugnante ver o parque continuar suas atividades naquele dia fatídico e ainda abrir suas portas no dia seguinte como se tudo 16 VISÃO Alagoas Abril 2012

estivesse dentro da mais absoluta normalidade. Por fim, a bióloga e pesquisadora Juliana Dias, que fazia da bicicleta seu meio de transporte, obedecendo às normas, à sinalização e portando os equipamentos de proteção devidos, sucumbiu após ser fechada por outro veículo que também se evadiu do local sem prestar socorro. Vítima da guerra pelo espaço urbano em uma cidade desestruturada que não consegue conferir mobilidade aos seus cidadãos.

“Uma pessoa é única

ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes. (William Shakespeare)

de escassez, de luta pela sobrevivência e não um mundo de abundância como o que temos hoje.

Vivemos em um mundo não de escassez, mas de abundância. Porém, o individualismo dilacera a possibilidade do compartilhar.

É

mais do que urgente resgatarmos alguns valores em nossa sociedade. Pais que não dialogam com filhos, vizinhos que não se conversam, colegas de trabalho que não compartilham experiências e preferem viver entrincheirados, evitando expor-se, ficando à espreita por uma oportunidade para dar o bote e subir um degrau a mais mesmo que em detrimento do outro. Há uma atitude moral que precisa ser praticada, difundida e valorizada. Ela atende pelo nome de altruísmo.

T

rês eventos, três vidas que se foram prematuramente. Indícios de uma sociedade fragmentada, individualista e em franco processo de apodrecimento. Vivemos em um mundo com sete bilhões de pessoas, com acesso aos mais diversos recursos e à comunicação instantânea, mas paradoxalmente estamos cada vez mais isolados, encasulados, urgentes e inertes. Isso me faz lembrar o planeta pós-apocalíptico retratado pelo diretor australiano George Miller em sua trilogia “Mad Max”, que alçou o ator Mel Gibson ao estrelato a partir de 1979. Mas aquele era um mundo

www.visaoalagoas.com.br

Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor de “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

17


1-“São Luiz 24 anos” é um Concurso Cultural promovido pelo Supermercado São Luiz, com sede na Avenida Miguel Correa de Amorim, 1240 A Bairro Baixão, Arapiraca – Alagoas, inscrita no CNPJ: 004.789.709/0001-79, doravante denominada simplesmente Supermercado São Luiz, exclusivamente para os patrocinadores e parceiros, localizados na cidade de Arapiraca-AL e válida para o período de 02 de Janeiro de 2012 à 13 de Maio de 2012. 2-Os cupons gratuitos (já devidamente impresso), constam local para preenchimento de dados pessoais, colocado-o(s) nas urnas participantes em uma das 3 lojas do Supermercado São Luiz até as 11:00 do dia 13 de Maio de 2012, para participarem da apuração. 3-Prêmios: No dia 13/05/2012, ocorrerá um sorteio onde os sorteados serão perguntados por responsável pelo concurso cultural São Luiz 24 anos, qual é o Supermercado que está completando 24 anos? Havendo empate nas respostas, os contemplados receberão os seguintes prêmios respectivamente: 1º 1(um) liquidificador, 2º ao 3º 1(um) DVD, 4º ao 6º (3) três bicicletas, 7º 1(uma) TV de 20’’ polegadas, 8º 1(um) micro-ondas, 9º ao 10º dois fogões, 11º ao 12º 2(dois) tanquinhos, 13º ao 22º 10(dez) vale-compras de R$ 300,00, 23º 1(um) refrigerador e 24º 1(um) Uno 0 KM. Os Prêmios não poderão ser convertidos em dinheiro.4- As apurações serão realizadas as 11:00 horas do dia 13 de Maio com livre e gratuito acesso aos interessados, na Avenida Miguel Correa de Amorim. Prescrição de direito ao prêmio será de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da respectiva apuração, caso o mesmo não seja reclamado, neste caso o valor correspondente deverá ser doado a instituições de caridades da cidade de Arapiraca. Os prêmios serão entregues aos contemplados no prazo máximo de 30 (trinta) dias, na loja 01 do Supermercado São Luiz. Os organizadores do Concurso Cultural “São LUiz 24 anos” reservam o direito de fazer uso do nome, imagem e voz dos contemplados em todos os meios de comunicação ( tv, rádio, impressos, etc. ) em todo o território nacional, na divulgação desta promoção e de seus resultados, sem qualquer ônus e sem prazo determinado. O ato de colocar o cupom na urna para a participação neste concurso caracteriza a aceitação e o reconhecimento integral dos termos e condições deste regulamento. 5 - Fica vedada a participação de pessoas jurídicas, proprietários e funcionários dos patrocinadores aderentes, com cupons do próprio estabelecimento, bem como das empresas envolvidas na promoção. Na eventualidade de ser contemplado um cupom dessas pessoas o mesmo será anulado e sorteado outro cupom em seu lugar.

18 VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

19


Aurélia entrega secretaria com avanços e conquistas na Saúde

” “

Aurélia também destacou a UTI neonatal do Hospital Regional de Arapiraca, que nesses cinco anos tem contribuído bastante para a diminuição da mortalidade infantil. Com a criação do Banco de Leite Materno, o município ganhou o Prêmio Bibi Voguel em nível nacional, com a prevenção da questão do aleitamento materno.

Núcleo de Educação Especial de Arapiraca. Sua atuação na área de extensão acadêmica foi reconhecida pelo Ministério da Educação, que conferiu prêmio destaque, honraria concedida aos professores que contribuem para a melhoria da educação superior.

importantes, como o Bibi Voguel de Aleitamento Materno, Cúpula Íbero-Americana de Medicina Familiar, e mais recentemente obteve o primeiro lugar no Norte e Nordeste na avaliação do IDSUS do Ministério da Saúde (MS). Em fevereiro do ano de 2006 ela já havia assumido o cargo de subsecretária da Assistência Social de Arapiraca, onde ficou até janeiro de 2007, quando foi A unidade atende a todas as especialidades odontolóconvidada pelo prefeito Luciano Barbosa para assumir a gicas, onde os próprios técnicos do Ministério da Saúde Secretaria Municipal de Saúde. estiveram em Arapiraca para conhecerem de perto este Aurélia Fernandes fez um balanço sobre os cinco importante trabalho. Outra preocupação da Secretaria anos à frente da secretaria, destacando a atenção básica Municipal de Saúde tem sido a questão do controle sodo setor como prioridade, apontando com um dos avan- cial das ações. ços o número de equipes de saúde da família que passou Foi criado o Comitê de Mortalidade Materno Infande 35 para 52 unidades. til, que tem sido referência, sendo o único em funcionaA quantidade de consultórios odontológicos subiu de mento em todo o estado, e com uma completa estrutura, 21 para 41 unidades, além da implantação de um centro trabalhando pelo monitoramento para a qualidade dos de referência em saúde do trabalhador (Cerest). serviços de saúde do município.

Aurélia Fernandes fez sua primeira pós-graduação pela Ufal, na Formação em Docência. A carreira de suAtividades preventivas cesso do magistério foi interrompida, com o seu ingresso, em 1999, na Saúde Municipal. inda nesse período, a secretaria tem seus prograForam novos desafios para uma assistente social que mas específicos, no trabalho com os adolescentes, gestantes, idosos e grupos de GLS, por meio do Centro chegava e ampliava seus horizontes profissionais. Inide Testagem e Aconselhamento (CTA), trabalhando o cialmente, atuou durante dois anos na comunidade da diagnóstico e a prevenção, com destaque para o 5º Cen- Canafístula, onde também foi diretora da Unidade de Saúde e, depois, por mais dois anos, trabalhou na Unidatro de Saúde. de de Cacimbas, iniciando o PSF – Programa de Saúde A secretária revela que, à noite, qualquer pessoa da Família na comunidade, assumindo também a direção pode fazer o chamado teste rápido de HIV com sigilo e da unidade, vencendo mais um desafio na sua vida proacompanhamento por um psicólogo com o aconselha- fissional. mento. Atualmente este antigo posto, em novas instalações, tem o nome de Unidade Básica De acordo com Aurélia Fernandes, todos os agentes de saúde são treinados para orientação dos pacientes a de Saúde Doutor Judá Fernanprocurarem as unidades especializadas em diagnóstico e des, genitor de Aurélia e grande medico, desbravador da Mediprevenção de doenças sexualmente transmissíveis. cina e de diversas áreas sociais A secretaria tem trabalhado a questão das drogas, na Região Agreste. uma vez que mensalmente são realizados treinamentos, Experiência seminários e eventos, com a premiação para Unidade Amiga da Vida, com treinamento para os Agentes de eguiram-se quatro anos na atenção básica do muniSaúde para trabalhar a questão do álcool e das drogas, cípio, quando teve todo amadurecimento profissiocom grupos noturnos no 5º Centro, para as pessoas que nal e fez muitos amigos, continuando a desvendar nodesejam tanto deixar de fumar, abrangendo mais de 200 vos desafios na saúde, desenvolvendo com competência pessoas que abandonaram o vício do tabagismo. e responsabilidade suas atribuições profissionais, o que O município inaugurou no último mês de janeiro, o chamou a atenção dos técnicos que atuavam no nível CAPS AD, que é um centro especializado e voltado para central que a convidaram para trabalhar na coordenação tratamento e acompanhamento de usuários de drogas e de Planejamento da Saúde. Aurélia concluiu outra pós-graduação, sendo esta em dependentes químicos. Gerenciamento de Cidades, pela Universidade Federal “Além disso, de Pernambuco, ao mesmo tempo em que foi aprovacom o apoio inda em dois concursos públicos, sendo um no município condicional do e o outro no Estado de Alagoas. Após suas nomeações, prefeito Luciano permaneceu atuando no Planejamento da Saúde do muBarbosa, as ações nicípio e também na Unidade de Emergência do Agreste foram estendidas Doutor Daniel Houly. às entidades não-governamentais, Conheceu o prefeito Luciano Barbosa quando o mescomo a Casa do mo passou a exercer a função de Secretário de Saúde Oleiro, Nova Municipal e que, na época, a convidou para coordenar Vida e outras instituições. as ações do Programa Saúde e Cidadania, atividades esta que fez Educação Especial sucesso absoluto. Mas Deus esonvidada pela então Fundação Universidade Esta- tava preparando para Aurélia um dual de Alagoas (Funesa), hoje Universidade Es- desafio ainda maior na sua vida, tadual de Alagoas (Uneal), foi encarregada da missão quando seu esposo Beto foi acometido por um câncer de de trabalhar na área de Educação Especial. Fundou o pulmão que o vitimou.

20 VISÃO Alagoas Abril 2012

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

A taxa de mortalidade infantil caiu de 21,15 em 2007, para o índice de 14,95 em 2011.

Aurélia adianta que o município conta hoje com 30 conselhos locais de saúde, mostrando que o sucesso da gestão é compartilhada com a participação popular. Secretária deixa legado de competência e compromisso na gestão pública No mês passado, o Ministério da Saúde citou mais uma vez Arapiraca como referência na atenção básica. altando poucos dias para entregar o cargo de Se- Dentre os municípios brasileiros com mais de 200 mil cretaria Municipal de Saúde, a assistente social habitantes, Arapiraca é o único com uma cobertura de Aurélia Fernandes, está deixando um importante 85% nos domicílios da área urbana e da zona rural. legado de competência, compromisso e zelo na gestão da saúde pública em Arapiraca.

F

Saúde bucal No próximo dia dois de abril, Aurélia se afasta do cargo com o sentimento do dever cumprido, colocando a área da saúde bucal, a secretaria conseguiu doo município como referência em conquistas e avanços brar o número de atendimentos, onde todas as para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da unidades básicas têm um ou dois consultórios odontolósegunda maior cidade de Alagoas. gicos, com destaque para o Centro Especialidades OdonDurante o período em que esteve à frente da secre- tológicas (CEO), sendo referência em todo o Estado de taria, Aurélia Fernandes e equipe conquistaram prêmios Alagoas e também no Brasil.

N

www.visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

A

S

C

VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

21


N

Na sua gestão, foram 17 Unidades de Saúde construídas, inauguradas e em funcionamento, essa mesma época, Aurélia, junto com a sua família sendo oito básicas: 3º Centro, Baixa da Onça, Boa

Compromisso Social

e demais amigos, fundaram a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer(AAPC), uma ONG para ajudar pacientes carentes, portadores desta grave doença, bem como a promoção de meios de prevenção para esse terrível mal.

Vista, Cacimbas, Jardim das Paineiras, Bom Sucesso, Brisa do Lago e Carrasco e nove unidades especializadas: Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- Cerest, Centro de Referência Integrada de Arapiraca- CRIA que contempla o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Unidade Especializada com ações prestadas em tuberculose, hanseníase e demais atendimentos de consultas e exames de média complexidade; Banco de Leite, Farmácia Popular, Centro de Abastecimento Farmacêutico-CAF, Espaço Trate para crianças com auNesse momento crítico de sua vida, o prefeito Luciano Barbosa lhe tismo, CAPS-AD. ofereceu uma nova oportunidade no município, nomeanEncontram-se em fase de construção, as unidades de do-a subsecretária de Assistência Social. Vila Aparecida, Pau d’Arco, além de reforma e amO Beto partiu, deixando uma saudade imensa, mas Aupliação do 4º Centro e do Centro de Medicina Física e rélia, apesar da dor, curtida com dois filhos de apenas Reabilitação- Cemfra. nove e quatro anos de idade, seguiu em frente e trabaOutros projetos de construção foram elaborados na lhou durante um ano na Assistência Social, onde orgasua gestão e serão executados provavelmente ainda este nizou o setor de plaano: Unidades de Saúde do Capim, Canafistula, João nejamento , iniciou Paulo II, Planalto II, Verdes Campos e Bom Jardim, os projetos sociais Senador Teotônio Vilela, Canaã, Vila São José, Senador e ações integradas Arnon de Melo. à saúde, criando o Em 2007 eram 35 equipes do PSF- Programa Saúde projeto Pré-Natal da Família e atualmente são 52, perfazendo 85% de coPede Enxoval. Mas bertura da população. Existiam em 2007, 21 equipes de os desígnios diviSaúde Bucal, hoje são 41 equipes. nos trouxeram-na de volta à área da saúde. E, em janeiro de 2007, tomou posIndicadores se como secretária de Saúde do município, novamente a oferta de serviços do SUS e o quantitativo de méconvite de Luciano Barbosa, então prefeito de Arapiraca. dicos especialistas triplicaram. O Sistema de ReguNovos rumos e vida nova! Hoje, Aurélia vive um lação implantado foi 100% informatizado nas unidades novo amor, o Plácido, o qual já era bastante conhecido públicas e prestadores de serviços. Arapiraca como sede em Arapiraca, por ser fiscal de tributos estaduais, e já da segunda macrorregião atende mais de 200 mil pessohaver coordenado a regional do município. Agora, seu as/mês, garantindo ações do SUS para 1 milhão de habiquerido esposo e grande companheiro de todas as horas, tantes. A mortalidade infantil do município, que em 2007 o Jacoquinha, como todos os amigos o chamam, junta- era de 21,15 %, obteve importante decréscimo em 2011 mente com os filhos Hurbert e Hermann, formam uma para 14,95 %, bem como a cobertura vacinal e outros família linda, esperando para breve a chegada de um indicadores que tiveram um salto de qualidade. novo filho, completando assim toda felicidade. Como seÉ destaque ainda, nas ações de Aurélia, a gestão parcretária de Saúde são cinco anos de trabalho, dedicação e ticipativa, tendo sido presidente do Conselho Municipal vontade de fazer sempre mais! de Saúde, eleita por duas gestões, e a única secretaria Por conta disso, e com o apoio de toda equipe de ser- da história de Arapiraca que participou de duas Confevidores, Arapiraca é referência em saúde pública, não rências Municipais de Saúde como gestora municipal somente em Alagoas, mas no Brasil e até internacio- e ainda de uma Plenária Municipal para construção do nalmente. Foram muitos prêmios: Bibi Voguel de Alei- Plano Municipal de Saúde 2010/2013, em um processo tamento Materno, Expoepi de Epidemiologia, Cúpula ascendente e participativo. Assim, todo incentivo é dado Ibero-americana de Medicina Familiar, além de prêmios à participação popular nas decisões da Saúde. em mostras exitosas em Saúde da Família, Congressos A nossa Arapiraca é referência em controle social Brasileiro de Epidemiologia, DST/AIDS, Saúde do Tracom seus 30 Conselhos Locais de Saúde formados que, balhador, entre outros. juntamente com o Conselho Municipal, fortalecem a

A

22 VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

gestão participativa das políticas de saúde. Importante também ressaltar a valorização dos servidores por Aurélia, nestes cinco anos, sempre incentivando a participação dos mesmos em congressos, cursos, especializações, capacitações. Foram feitas neste período três mostras de Experiências Exitosas em Saúde e diversos encontros e festas na Páscoa, Junina, Natal, aniversários, além de torneios esportivos e outras comemorações. Os servidores motivados vão idealizando e se engajando em grandes campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul, Mutirões de Diabetes, os Viva Arapiraca nas comunidades, bloco do servidor do DST/AIDS, saúde do trabalhador nas empresas, atividades de promoção à saúde em todas as áreas sociais, projetos de combate às drogas (valorizando a vida, amor exigente) e estes servidores ainda ficam mais ativos e dinâmicos no combate à dengue, em defesa da Saúde da Criança, do Idoso, da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Saúde Mental ou seja, em defesa de uma saúde pública de qualidade e humanizada para todos. Pode-se dizer que a história de Aurélia na Saúde traduz o perfil de uma gestora comprometida com a humanização e oferta de serviços com qualidade, atendendo aos anseios da população.

Exemplo de gestora, mulher e mãe de família

G

rávida e à espera de sua primeira filha, Aurélia Fernandes deixa a secretaria com um importante legado na gestão de Luciano Barbosa, honrando também o nome de seus pais, o médico Judá Fernandes de Lima e Almira Fernandes, a primeira assistente social formada pela Universidade Federal de Alagoas. Concluiu o curso superior de Serviço Social na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), seguindo a mesma trajetória profissional da sua mãe Almira Fernandes, que fez parte da turma pioneira da Escola de Serviço Social em Alagoas, sendo a primeira assistente social inscrita na Conselho de Assistente Social do Estado de Alagoas- CRESS/AL.

Aurélia deixará a secretaria para seguir outros caminhos e fazer sempre mais por nossa Arapiraca. Vencer desafios e ampliar horizontes é sua marca registrada.

Aos empreendedores de plantão! Construa sua renda residual, o tipo de rendimento de toda família milionária dos dias de hoje. Conheça a família que mais cresce no mundo.

ligue: (82) 9177 4727

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

23


Um setor que cresce mais que o Varejo

TODO MUNDO DEVIA NASCER NO INTERIOR!

Vendas diretas um negócio fechado na casa do cliente. “Dicas importantes para você lucrar um bom dinheiro com essa atividade”

Tenha um bom Se informe sobre os Relacionamento com produtos que você vende os seus clientes

Pesquise

Se Organize

Participe dos eventos

As qualidades imprescindíveis que não podem faltar em um bom vendedor: • • • •

SIMPÁTICO DINÂMICO BOA APARÊNCIA PACIÊNCIA

24 VISÃO Alagoas Abril 2012

• • •

www.visaoalagoas.com.br

ATENCIOSO TRAJE ADEQUADO CONHECER BEM O PRODUTO

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

Uma coisa nunca me saiu da cabeça, que todo mundo devia nascer no interior, viver sua infância lá e somente depois disso morar numa cidade grande ou numa capital. Eu gostaria muito que os meus filhos tivessem passado algum tempo em Santana antes de morarem aqui, em Maceió, infelizmente por motivos pessoais e profissionais isto não foi possível. Quanta riqueza adquirimos em nosso convívio, com os vizinhos, amigos, religiosidade, desapego das coisas materiais. Aquela irmandade que temos com os vizinhos, sem o menor pudor em pedir ajuda ou ajudar, receber os filhos dos amigos como se nossos fossem. Sei que muita coisa mudou, mas ainda acho que grande parte da essência da vida reside nas coisas simples do dia-a-dia. Quem não se lembra das irmãs holandesas que se doavam sem nenhum interesse, no sertão de Alagoas,

das quadrilhas, os primeiros passos no teatro estimulados pelas professoras, a elegância dessas senhoras, as comunidades de jovens, as festas da Padroeira. E os bate-papos nas praças, sem medo, sem hora pra terminar. Às vezes me pego rindo porque aqui até água é pago na capital. No mínimo gastamos uns R$ 10,00 (dez reais), com uma simples saída. Tem estacionamento cobrando R$ 5,00 (cinco reais). E Shopping cobrar estacionamento? Loja que não faz mais embalagem para presente. E voltamos lá e compramos de novo.

E comprar na caderneta? Quem nunca comprou. Onde nome de família tinha mais valor que cartão de crédito ou cheque. Quem já foi à casa de um amigo e saiu sem tomar um café, jantar, almoçar, comer um bolinho? Na cidade grande tem casos que o papo rola até perder de vista e nada de um convite, claro que há exceções. Bem...é isso, acho que todo mun-

do devia nascer no interior. Posso estar sendo extremista, tudo bem, porém nenhuma riqueza, nem nada neste mundo pagará a alegria de ter nascido no sertão

alagoano. Nunca iremos passar essa sabedoria em escola nenhuma do mundo se aprende tanto como a vida do interior. Quer saber o que é isso? Vai num encontro de amigos no interior. Senta pra ouvir aqueles que foram nosso contemporâneos ou dos nossos pais. Hábitos simples, riqueza de espírito. Viva Santana do Ipanema. Viva Arapiraca, Viva Palmeira dos Indios, Viva o Sertão, o Agreste, a Zona da Mata. Viva nós, os “matutos”!

Maherval Silva Corretor de Imóveis e-mail: maherval@hotmail.com

Eliano Sousa é Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, formado em Radialismo e apresentador do Programa “Bom dia Cidade” que vai ao ar de segunda a sábado das 4 ás 5 horas da manhã, na Rádio 96 FM de Arapiraca. Com seu gesto carismático, descontraído e alegre tem conseguido a simpatia dos ouvintes da cidade e de todo o Agreste. O Pastor Eliano Sousa há mais de 15 anos tem exercido um trabalho social juntamente com sua equipe de agentes da comunidade visitando hospitais, orfanatos, asilos, casa de recuperação de dependentes químicos e evangelizando comunidades carentes de Arapiraca. Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

25


T

A importância da manutenção dos PNEUS

oda a tecnologia implantada no desenvolvimento de um pneu pode ser comprometida se ele não for calibrado. Se as condições de pressão não forem adequadas, além de comprometer a segurança do veículo, a estabilidade diminui e o condutor perde a capacidade de manejo, o carro consumirá mais combustível. Por isso, é muito importante a manutenção constante dos pneus. “Se o carro roda com 30 libras, e você deixa com 20% a menos, na cidade pode nem perceber, mas na estrada faz uma enorme diferença. Aqueles 3% de economia de combustível que se consegue com o desenvolvimento de pneus com baixa resistência ao rolamento se perdem. Além disso, o pneu perde até 30% de vida útil e a segurança fica comprometida. A recomendação dos especialistas é que a calibragem seja feita a cada quinze dias, inclusive do estepe. O ideal é calibrar o pneu quando ele estiver frio. “Pode parecer exagero, mas é muito importante a manutenção da pressão. Vários fatores podem causar a perda de pressão, como furos, um prego que ficou no furo, uma válvula que não funciona direito, uma roda amassada etc. Isso compromete a performance do pneu. Sobre o nível de pressão, deve-se seguir as recomendações especificadas no manual do carro. “Essa calibragem ideal é buscada em testes e é a que permite obter o melhor equilíbrio” O excesso de pressão também é prejudicial. Nesse caso, o pneu tem contato com o solo apenas por meio da parte central da banda de rodagem e se desgasta com muito mais rapidez. As distâncias de frenagem também são maiores. Na hora do rodízio

O

rodízio aumenta a vida útil do pneu. A operação deve ser feita a cada 10 mil quilômetros e os pneus devem ser calibrados logo em seguida. É fundamental que o proprietário faça também o alinhamento da rodas. Aproveite para verificar também a cambagem (o ângulo de inclinação das rodas.) Essa é a oportunidade de observar o pneu, principalmente para checar a existência de cortes ou furos. É recomendável ainda examinar o estado dos pneus a cada três meses, já que um desgaste irregular pode indicar necessidade de alinhamento ou calibragem.

“Dependendo das condições do carro, pode-se perder o pneu muito antes dos dois anos”. Para verificar o desgaste, observe periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI), que existe em todo pneu e mostra o limite certo para se efetuar a troca. Pneus novos na frente ou atrás?

N

o caso dos carros com tração dianteira, um erro muito comum feito no Brasil é a colocação de pneus novos na frente, deixando os antigos na parte de trás. Nesse caso, apesar de ser maior o desgaste dos pneus dianteiros, o certo é deixar os pneus novos na parte traseira do carro, porque ela precisa mais de aderência, uma vez que não conta com a força motriz. Apesar de a troca parcial dos pneus ser mais econômica, o certo mesmo, é trocar todos os pneus antigos por novos ao mesmo tempo. “Ao longo da vida eles ficam com a mesma concentração de desgaste e comportamento similar”.

Raízes Antes, o pai. Hoje, o filho!

J

osé Cícero da Silva, filho do senhor Dorgival Pinheiro da Silva, o Feio, como é chamado por todos, é um verdadeiro lutador. Cresceu na cidade de Arapiraca, vendo seu pai trabalhando como borracheiro, adotou e deu continuidade à profissão. Com muita determinação, colocou a sua borracharia. Feio, o borracheiro, tem um grande leque de clientes que, satisfeitos com seus serviços e sua simpatia, retornam sempre à Borracharia do Feio, que funciona de segunda a domingo e conta também com atendimento em situações urgentes. Atualmente, com mais de 25 anos de atividade na mesma região, ensina seu filho que já segue seus passos, e assim com muita alegria e humildade continuam a conquistar mais espaço no mercado.

Borracharia do Feio Rodovia AL 220 Km 96 Posto Flex ( Pichilau) / Arapiraca-AL - Fone: (82) 9985-0755 26 VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

Fale conosco: contato@visaoalagoas.com.br

VISÃO Alagoas Abril 2012

www.visaoalagoas.com.br

27


A REVISTA DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO! www.revistavisaoalagoas.com.br

A Revista Visão Alagoas é feita por pessoas que sonham grande. Resultado para quem anuncia, satisfação para quem lê.

Revista Visão Alagoas Abril 2012  

Revista Visão Alagoas Abril 2012 rodrigo

Advertisement