Page 1

Edição 12, ano 2 - março de 2014.

A revista está animal! Se prepare para moda Outono/inverno 2014 Toxoplasmose, cuidado com esta doença. Ela pode estar presente na sua casa Horócopo Chinês, descubra seu signo ascendente Fique por dentro da programação Tecnoagro

Geana Rotili Especialista em Odontopediatria


Editorial - março 2014

Nossa edição está literalmente animal! É isso mesmo, estamos entrando na estação outono/inverno e por isso nada melhor do que couros e animal print para ascender a moda. E para este assunto selvagem, fizemos uma lista dos 10 animais mais velozes do mundo, além do horóscopo chinês que fala da lenda dos 12 animais e seus respectivos anos. Encontre o seu! Fique por dentro das tendências, adivinha qual é o penteado da estação? Rabo de cavalo!!! Veja também uma receita deliciosa e diferente de bacalhau para você fazer na Semana Santa. Que venha os bons ventos do Outono. Boa leitura. Abraços. Marcella Zoccoli Burgel.

Datas comemorativas

01/03- Dia da fundação da Cidade do Rio de Janeiro 02/03 - Dia Nacional do Turismo 02/03 - Dia da Oração 03/03 - Dia do Meteorologista 04/03 - Carnaval 05/03 - Dia da Música Clássica 07/03 - Dia dos Fuzileiros Navais 08/03 - Dia Internacional da Mulher 09/03 - Dia Internacional do DJ 10/03 - Dia do Telefone 10/03 - Dia do Sogro 12/03 - Dia do Bibliotecário 14/03 - Dia dos Carecas 14/03 - Dia Nacional da Poesia 15/03 - Dia da Escola 15/03 - Dia Mundial do Consumidor 16/03 - Dia do Sono 19/03 - Dia do Carpinteiro e Marceneiro 19/03 - Dia do Diplomata 19/03 - Dia de São José 20/03 - Dia Internacional da Felicidade 21/03 - Início do Outono 21/03 - Dia mundial da Terra 21/03 - Dia Internacional da Floresta 21/03 - Dia Internacional Contra a Discriminação Racial 21/03 - Dia Internacional da Síndrome de Down 22/03 - Dia Mundial da Água 23/03 - Dia Mundial da Meteorologia 23/03 - Dia do Acupunturista 26/03 - Dia do Cacau 27/03 - Dia do Circo 28/03 - Dia do Diagramador 28/03 - Dia do Revisor 30/03 - Dia Mundial da Juventude


CENTRO DE CULTURA ANGLO AMERICANA CCAA de Chapadão do Sul é visto como uma das franquias TOP do País, pelo Consultor da Marca, Ricardo da Silva, em recente visita a unidade. Infraestrutura moderna. Salas amplas, confortáveis e equipadas com tecnologia para ensino de qualidade. Educação: Totalmente inserida no modelo moderno e dinâmico do ensino de idiomas. Saiba mais: Método interativo com recurso audiovisual. O Aluno fala inglês desde a primeira aula sem o uso de tradução. O resultado? Comunicação fluente e perfeita. Riqueza de estruturas e vocábulos. Isabel Sturmer, franqueada a 18 anos, conhece inúmeros métodos e está certa de que o método CCAA, exclusivo da marca, é o melhor e o mais eficiente. No CCAA há aulas assistidas pelo franqueador, no Rio de Janeiro. Uma ferramenta muito importante para garantir qualidade para orientadores e alunos. A Assistencia remota é privilégio dos franqueados CCAA.

Uso do TABLET: o CCAA disponibiliza seu conteúdo de sala de aula para uso no tablet. O aluno pode ver as lições, assistir a vídeos, fazer exercícios, praticar a parte oral e escrita a qualquer momento, em casa, no trabalho, em viagem... CURSOS : KIDS'; de 3 a 9 anos. PRETEEN; 10 a 11 anos. TEEN; A PARTIR DE 12 ANOS. ADULT; A partir de 15 anos. BUSINESS ENGLISH . Para iniciantes: Executivos, empresários e quem desejar estar qualificado para o mercado de trabalho.

Alunos destaque: Seja por habilidade, disciplina ou

Rafael Fortes Dornelles (Adult 3)

Bruna Leite Lima Sopfia B. Gasparetto Maria Fernanda C. Pires

(Kids' 7) (Kids' 3) (Kids' 5)

Daviane amorin (Teen 7 Advanced) Thaynara Putrick (Teen 7 Advanced) Gabriele W. Hommerding (Teen 6 Intermediate) Arthur Pedo (Teen 5 Intermediate)

s!!!

abén r a P dedicação, cada um tem seu mérito.

Mathias Stchechem Nedel (Preteen 1)

Eduardo J. de Oliveira Thiago Mathias Simon Isadora Fernanda

Mariana S. Batista (Adult 6 Intermediate) Gabriel Battist (Teen 9 Advanced) Gustavo Xavier Martins (Teen 5 Intermediate)

Claudemar da Fonseca Junior (Adult 2)

(Teen 1) (Teen 1) (Teen 1)

Murilo V. Lunardi (Teen 4 Intermediate) João Vitor Mauzinho Sophia L. Lima

(Teen 2) (Teen 3)

Ana Paula Firmino (Ephas 1 High Advanced) Janayna C. Gentini (Mastering 4 High Advanced)

Avenida Onze, 1000 - Centro - Chapadão do Sul - MS - (67) 3562 - 3129 3


Piscinas e móveis para área externa é na Acquacéu! Faça sua área ser verdadeiramente de Lazer!

Rua Orion Sul, 253 - Centro Chapadão do Céu - GO Cep. 75.828-000 (64) 3634-1037 / 9931-4514 acquaceu2012@hotmail.com


VESTIBULAR de

VERÃO

•Pedagogia •Ciências Biológicas •Serviço Social  Estética e Imagem Pessoal Tecnologia em Gestão Ambiental Recursos Humanos Segurança do Trabalho Gestão Pública Logística •Edução Física •Gestão Financeira •Outros

2014

Administração

reconhecido pelo MEC

Ciências Contábeis Reconhecido pelo MEC

Inscrições Abertas

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE

ENFERMAGEM FAÇA PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA. DÊ UM SALTO NA SUA CARREIRA SEM SAIR DE CASA.

DURAÇÃO 12 MESES

Mais de 40 cursos nas áreas de: EDUCAÇÃO POLÍTICAS SOCIAIS GESTÃO

MEIO AMBIENTE

DIREITO

SAÚDE

AGRONEGÓCIOS

TI

(67) 3562 - 2703 / 3562 - 2907 / 9628 www.fachasul.com.br / www.unoparead.com.br


Breve em Chapadão do Sul...

FUN DESIGN

A primeira loja licenciada Imaginarium

Av. José Ferreira da Costa, 1536 - Sala B - Centro Costa Rica - MS - (67) 3247 - 3499

Av. Quatro, 1266 - Centro Chapadão do Sul - MS


8

www.vintagemkt.com.br


GASTRONOMIA

Almofadinha de Bacalhau

ue tal fugir do tradicional bacalhau de forno e apostar em uma receita diferente para a Semana Santa?

Ingredientes da massa (rende cerca de sete discos): - 1/2 xícara de amido de milho; - 1/2 xícara de farinha de trigo; - 1 xícara de leite; - 1 ovo; - 1 colher (sopa) de óleo; - 1 colher (café) de sal; Modo de preparo da massa: Bata tudo no liquidificador (ou mixer). Para a primeira panqueca, unte uma frigideira antiaderente com óleo. Para as demais, não é necessário. Aqueça a frigideira, coloque uma concha de massa, espalhe para ocupar toda a superfície. Mantenha no fogo até a parte de baixo começar a ficar com pontos dourados. Vire e deixe mais uns segundos no fogo. Reserve os discos de panqueca. Ingredientes do recheio: - 3 colheres (sopa) de azeite; - 1/2 cebola picada; - 2 dentes de alho picados ou triturados; - 5 colheres (sopa) de molho de tomate industrializado; - 3 colheres (sopa) de salsinha picada; - 1 caixinha ou 250ml de creme de leite; - 500g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado.

10

Modo de preparo do recheio: Refogue a cebola no azeite. Em seguida, acrescente o alho e mexa por alguns minutos. Some o bacalhau e a salsinha. Acrescente o molho de tomate e o creme de leite. Acerte o sal. Ingredientes do molho branco: - 400ml de leite; - 1 folha de louro; - 1 cebola pequena em rodelas grandes; - 1 dente de alho descascado e cortado em três pedaços; - Dez grãos de pimenta-do-reino; - Uma pitada de noz-moscada. Modo de preparo do molho: Leve todos os ingredientes ao fogo. Assim que ferver, desligue o fogo, coe e reserve o leite. Aqueça em fogo baixo uma colher (sopa) de manteiga ou margarina, junte duas colheres (sopa) de farinha e mexa bem para a farinha pegar uma cor. Vá pingando o leite que estava reservado aos poucos e desfazendo os grumos, até atingir a consistência de creme (tem que ferver para isso). Montagem: Coloque uma porção de recheio sobre um disco de panqueca e dobre formando uma almofadinha. Cubra com creme branco e salpique salsinha para decorar.

Foto: blogueira Tatiana

Q

www.panelaterapia.com

www.vintagemkt.com.br


“O NOSSO MODO DE ARRASTAR A PONTA DA BOTA ATE AQUI”

Cantina Típica Italiana Nossa culinária é fundamentada no estilo de vida mediterrâneo. No curso dos séculos a população do mediterrâneo criou um universo em torno da alimentação.Em 2010, a Comissão da UNESCO classificou a alimentação mediterrânea, como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Tal alimentação caracteriza-se pelo consumo de frutas, hortaliças, cereais, leguminosas, aleaginosas, peixes, frutos do mar, leite e derivados, azeite de oliva e uma enorme quantidade de ervas de cheiro que dão cor e sabor especiais a esta culinária, sempre acompanhada de vinho.

"il nostro modo di trascinare la punta dello stivali fino qui"

Comer em conjunto é a base da identidade cultural da sobrevivência das comunidades. É um momento de convívio social, de comunicação, de afirmação e renovação da identidade de uma família ou grupo social.

A alimentação mediterrânea é altamente recomendada por profissionais da saúde pelos seus benefícios comprovados. Entre eles destaca-se a redução dos níveis de colesterol ruim do sangue devido o consumo de azeite de oliva. O vinho tinto por sua vez, contém flavonóides que possuem antioxidantes, ajudando o corpo a combater vírus e agentes causadores de câncer. O Omega3 ácido graxos e gorduras monoinsaturadas presentes nos peixes, legumes e nozes respectivamente são considerados saudáveis e não restritos nessa dieta. Nossa experiência transfere aqui para Chapadão do Sul, a culinária não só italiana, mas especificamente aquela praticada na região Sul da Itália, fundamentada nas raízes da alimentação mediterrânea.

Avenida Seis, 1354 - Centro - Chapadão do Sul - MS 3562- 1832 / 9900-7319

11


HPV: que bicho é esse?

O que é o HPV? Quais os principais tipos? É a sigla de um vírus muito comum que afeta os humanos, o Papilomavírus Humano (HumanPapillomavirus). Hoje são conhecidos mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que 40 predominam nos órgãos genitais. Os papilomavírus são conhecidos como causadores de tumores benignos (papilomas, verrugas comuns e condilomas). Existem os considerados de baixo risco e os de alto risco oncogênico, de acordo com sua associação a lesões benignas (como as verrugas genitais, ou condilomas, onde encontramos os tipos 6 e 11, preferencialmente) ou malignas (câncer e suas lesões precursoras, sendo os tipos 16 e 18 os mais prevalentes em todo o mundo). Como evitar o contágio pelo HPV? Quais formas de contraí-lo? Ele se dá somente pela relação sexual? Podem ser transmitidos para qualquer célula da pele ou das mucosas pelo contato, sendo a relação sexual a forma principal de transmissão do vírus na região genital tanto feminina quanto masculina. As regiões mais atingidas são colo do útero, ânus, vulva, pênis, paredes internas na vagina, além da cavidade oral, orofaringe e laringe. Nos homens, a manifestação clínica mais comum da infecção por HPV são as verrugas genitais e anais. Nas mulheres, além das verrugas genitais, é o causador de diversos graus de neoplasia no colo do útero, sendo responsável pelo câncer. Em torno de 20% das mulheres saudáveis (quase metade das muito jovens) tem infecção pelo HPV que é quase sempre assintomática. Uma pequena proporção destas mulheres desenvolverá alguma lesão causada pelo HPV que, se não for tratada, poderá resultar em câncer de colo do útero, em geral 10 ou 20 anos

12

após a infecção pelo HPV. O câncer de colo de útero é o segundo câncer feminino que mais mata no Brasil. Isto implica que a melhor forma de evitar a contaminação é através do controle da atividade sexual, pela redução dos contatos sexuais (número de parceiros, promiscuidade do parceiro) e pela utilização de medidas que protejam do contato (uso de preservativos). Existe vacina para HPV? Existem duas vacinas profiláticas contra HPV aprovadas e registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que estão comercialmente disponíveis: a vacina quadrivalente, da empresa Merck Sharp &Dohme (nome comercial Gardasil), que confere proteção contra HPV 6, 11, 16 e 18; e a vacina bivalente, da empresa GlaxoSmithKline (nome comercial Cervarix), que confere proteção contra HPV 16 e 18. Ambas as vacinas possuem maior indicação para meninas, na faixa de 9 a 12 anos, que ainda não iniciaram a vida sexual, uma vez que apresentam maior eficácia na proteção de indivíduos não expostos aos tipos virais presentes nas vacinas. Como detectar o HPV? Ele é visível, ou seja, aparece em forma de verruga, mancha ou dor? Através de metodologia molecular, sabe-se que entre 15 a 30% da população feminina pode ter o DNA do vírus em células da região genital, sendo mais freqüente em mulheres muito jovens. Isto não implica obrigatoriamente que estas mulheres tenham uma infecção ativa ou mesmo uma lesão associada ao vírus. De fato, a maior parte delas apresenta uma infecção transitória, que em geral é eliminada espontaneamente, desde que a mulher seja imunocompetente e não tenha um perfil de risco para desenvolver a doença (hábitos sexuais de risco, fumo, uso de contraceptivos orais). Nestas, não há nenhuma manifestação clínica, ou seja, não há modo de saber que o vírus está lá, a não ser através de um teste molecular. Em outros casos, no entanto, a paciente apresenta queixas como dor ou prurido locais e algumas vezes as lesões são evidentes (desde pápulas planas, manchas ou até papilomas sobrelevados, de formatos diversos), ca-

Femina Clínica especializada na saúde feminina.

Dra. Anny Karina Rua Dez, 669 - Centro Chapadão do Sul - MS (67) 3562-3319 (67) 9910-3319 racterizando as verrugas (condilomas) a olho nú, ou após magnificação com uma lente, empregando, por exemplo, o colposcópio. No colo do útero, é importante distinguir a lesão benigna da maligna, através da realização de biópsias e confirmação histopatológica, guiados por colpocopia. Nos tumores malignos do colo do útero, o DNA dos HPVs de alto risco (principalmente tipos 16, 18, 31, 45 entre outros) está presente em mais de 99% dos casos. As meninas ou mulheres vacinadas podem dispensar a realização do exame preventivo? Não. É imprescindível manter a realização do exame preventivo (Papanicolau), pois as vacinas protegem apenas contra dois tipos oncogênicos de HPV, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. Ou seja, 30% dos casos de câncer causados pelos outros tipos oncogênicos de HPV vão continuar ocorrendo se não for realizada a prevenção secundária. A vacina contra o HPV estará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de março/2014. www.vintagemkt.com.br


NUTRIÇÃO

DISBIOSE:

Como está a saúde do seu intestino?

O

intestino é o órgão mais ativo do nosso organismo e abriga um ecossistema de bactérias que, quando em harmonia, resulta em um processo chave para se manter o equilíbrio entre saúde e doença. Quando ocorre um desequilíbrio na microbiota intestinal, é desencadeado um quadro conhecido como disbiose intestinal. Esse desequilíbrio ocorre entre as bactérias protetoras e agressoras do nosso intestino. A disbiose pode desencadear desde uma constipação (intestino preso) ou diarréia até quadros mais complexos como as alterações na barreira mucosa, aumento da permeabilidade intestinal permite que substâncias indesejadas também atravessem a barreira mucosa, as quais serão reconhecidas como agressores pelo nosso sistema imune entérico que reagirá contra estes. Veja que a disbiose altera o funcionamento das linhas de defesa do intestino e isso pode ser associado a diversas doenças, como mostrado na figura:

Além de ativar o sistema imunológico de maneira desordenada, a disbiose facilita o ganho de peso, pode levar à fadiga, e ainda, gerar alterações dermatológicas, como urticárias e acne. As principais situações que contribuem para a disbiose são: - Partos cesáreas; - Pouca amamentação; -Uso de antibióticos, anti-ácidos, corticosteróides (antiinflamatórios não esteroidais: AAS, ibuprofeno, piroxicam, diclofenaco, nimesulida entre outros); - Alimentação desequilibradas; - Jejum prolongado; - Comer muito rápido, mastigar pouco e tomar líquidos com as refeições;

Dra. Polyana Said Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica CRN - 27228/P

- Má digestão; - Consumo em excesso de açúcar, gorduras e proteínas; - Pouco consumo de frutas, legumes, vegetais e alimentos integrais; - Consumo de alimentos refinados, sem fibras (arroz branco, pão branco, pão francês, biscoitos, macarrão comum...); - Fermentação de alimentos sem bactérias; - Alergias alimentares não tratadas (mesmo após o diagnóstico); - Estresse crônico; - Deficiência de vitaminas e minerais. Se você se identifica com esses sintomas (a maior parte das pessoas, eu acredito que sim), procure um Nutricionista capacitado para te ajudar. O tratamento da disbiose consiste em duas abordagens, uma dietética e outras usando probióticos + prébióticos (lactobacilos + fruto-oligosacarídeos), resolvendo assim a grande maioria dos casos. A dietoterapia para disbiose é uma dieta não irritativa consiste na exclusão de alimentos de difícil digestão como: - Glúten, leite e derivados e soja e derivados (produtos não fermentados) - Açúcar, mel, cana-de-áçucar, agave - Cafeína e bebidas fermentadas ou gaseificadas - Leveduras (fermento, levedo de cerveja, vinagre) - Frutas cítricas (laranja, limão, lima, tangerina), tomate, pimentão, morango e mamão - Amendoim, castanhas, avelã, nozes - Rodiziar carnes (boi, frango, peixes, rã) ou eliminar bovina e suína. - Corantes artificiais, produtos industrializados, temperos prontos, frutos do mar, embutidos em geral. É importante lembrar que não adianta tratar e depois voltar a ter o mesmo tipo de alimentação sem cuidados, esperando que tudo fique resolvido. As alterações voltam a ocorrer e o quadro de disbiose pode se instalar novamente. É muito importante você buscar auxílio nutricional para fazer esse tratamento de forma individualizada, avaliando todos os sinais e sintomas existentes e o tempo necessário para a evolução. CONSULTE O SEU NUTRICIONISTA! TEM COISAS, QUE SÓ UM NUTRICIONISTA PODE FAZER POR VOCÊ. INVISTA EM SEU MAIOR PATRIMÔNIO, SUA SAÚDE. 13


SAÚDE

TOXOPLASMOSE

O que é É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. O gato e outros felinos são os hospedeiros definitivos do T. gondii e estão relacionados com a produção e eliminação dos ovos e perpetuação da doença, uma vez que somente neles ocorre a reprodução do T.gondii. Transmissão - O homem adquire a infecção por três vias: - Ingestão de cistos provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminado com fezes de gatos infectados; - Ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro (esses animais se infectam alimentando-se de pastagens contaminadas com fezes de felídeos - Infecção transplacentária (transmitida da gestante para o feto), o que acarreta abortos e nascimento de fetos mal formados. A toxoplasmose não é transmitida de pessoa para pessoa. Epidemiologia Mais da metade da população mundial tem anticorpos específicos contra o parasita, o que significa que está ou já esteve infectada (o que não significa que tenha apresentado a sintomatologia da doença). Quadro Clínico A infecção nos humanos é assintomática em 80 a 90 % dos casos, isto é, não causa sintomas, e pode passar despercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal. As defesas imunológicas da pessoa normal podem deixar este parasita “inerte” no corpo (sem causar dano algum) por tempo indeterminado. No entanto, quando esta pessoa tornar-se imunodeprimida (com as defesas imunológicas diminuídas) por qualquer razão (AIDS, secundária a remédios usados para transplantados ou mesmo após uma doença muito debilitante), os sintomas e a doença toxoplasmose pode se manifestar. Outro período particularmente de risco para se adquirir a infecção é durante a vida intra-uterina (da gestante para o feto), o que pode levar a abortos e malformações(déficit neurológico, cegueira, entre outros). Cerca de 10% dos pacientes podem apresentar linfonodos-gânglios linfáticos aumentados como principal manifestação (são as chamadas ínguas), alguns pacientes podem apresentar febre, dor muscular e articular, cansaço, dor de cabeça, alterações visuais (comprometimento da retina), dor de garganta, dor abdominal, exantema (como 14

uma alergia), aumento do fígado e do baço. Já nos pacientes imunodeprimidos (transplantados, portadores de aids e doenças crônicas), os sintomas são mais graves e letais, como manifestações de comprometimento do cérebro, pulmões, olhos e coração, nessas pessoas a doença Dra. Marcela pode ser fatal. Campanini Duch Diagnóstico CRM / MS - 5691 O diagnóstico é pela sorologia, ou seja, detecção dos anticorpos específicos contra o parasita, como as imunoglobulinas IgM, que só existem nas fases agudas, e IgG que está aumentada na fase crônica da doença. Tratamento A necessidade e o tempo de tratamento serão determinados pelas manifestações, locais de acometimento e estado imunológico da pessoa que está doente. Na maioria dos casos não é necessário tratamento já que o sistema imunitário geralmente resolve o problema. Prevenção - evite comer alimentos crus; coma verduras e legumes sempre bem lavados; - lave bem as mãos após manipular carnes cruas; - evite contato com gatos e lave bem as mãos após isso ocorrer; - mantenha seu gato bem alimentado para que ele não precise caçar para comer; - nunca alimentá-los com carne crua; - a caixa de dejetos dos gatos deve ser renovada a cada 3 dias e colocada ao sol com freqüência; - os cães podem transmitir toxoplasmose ao sujarem o pelo com fezes de gato; - lave bem as mãos e as unhas após trabalhar na terra (horta ou jardim); - a água pode ser contaminada por fezes de gatos, mantenha os reservatórios bem fechados e se a água não for tratada, deve ser fervida antes do consumo; - a importância do pré natal durante a gestação, para a realização de exames que detectam a doença a fim de tratá-la, caso seja constatada.

www.vintagemkt.com.br


SOLIDARIEDADE

# EU SOU AMIGO DA PATY

N

o dia 01 de fevereiro, os moradores de Chapadão do Céu e região teve a oportunidade de se cadastrar no REDOME (banco nacional de doadores de medula óssea). O procedimento foi muito simples, tirar 10 ml de sangue e preencher uma ficha com os dados pessoais e de saúde. A campanha solidária para doação de medula óssea foi idealizada por um grupo de jovens de Chapadão do Céu e pela funcionaria pública Ediléia de David. Um ato que comoveu muitas pessoas e fez da campanha um sucesso com mais de 418 doadores cadastrados. Tudo começou com a linda e jovem Paty. Nascida em Sidrolândia, descobriu que estava com Leucemia e junto com amigos começaram uma campanha pelas redes sociais chamada “Eu sou amigo da Paty”. Todos que se cadastravam para doar medula óssea postavam uma foto com uma placa ou papel escrito a frase. Tudo isso tomou uma grande proporção e vários famosos também se sensibilizaram e participaram de tal ato. Até que o REDOME encontrou um doador para a Paty, mas que por algum motivo não quis mais doar. Infelizmente a garota faleceu no início do ano, mas a campanha em seu nome continua. Quando um paciente necessita de transplante da medula, o REDOME entra em contato com o doador cadastrado, caso haja compatibilidade, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico e feito sob-anestesia geral, é feita a retirada de um líquido do osso do quadril (medula óssea). Atualmente, o REDOME conta com mais de 3 milhões de doadores cadastrados, e a probabilidade de compatibilidade é de 1 a cada 100 mil. Se tiver a oportunidade, seja doador. A Vintage Magazine apoia esta ação.

16

www.vintagemkt.com.br


L

abClin Laboratório de Análises Clínicas presta um atendimento de alta precisão e competência em seus resultados. Com um sistema de diagnósticos precisos e confiáveis. Conta com um atendimento para esclarecimento de dúvidas e orientações para cada tipo de exame, estendendo-se nas coletas das amostras, análises e entrega de resultados, outro momento em que se mostra necessário o diálogo com o paciente. Possuímos um controle rigoroso nos resultados internos, mantendo a ética profissional e o respeito, e também garantindo assim a confiabilidade dos resultados emitidos. Com um ambiente confortável, com salas climatizadas, e reservadas, com coletas individuais, assim proporcionando privacidade e comodidade a cada paciente.

Realizando exames laboratórios como: Hemograma, Urina, Parasitológicos, Dosagem Hormonal, Prevenção, Biopsia (Amostra colidas), Coleta de Preventivo, Investigação de vínculo genético (DNA), Espermograma e exames Radiológicos em Geral (Raio - X ) Algumas amostras são encaminhadas para análise em laboratórios terceirizados qualificados e credenciados por nossa equipe. Buscando assim sempre o melhor atendimento e agilidade. Atendendo a uma grande variedade de Convênios como: Unimed, HB, Correios, Cassi, NipoAssist, Particulares, Tabela Social dentre Outros. Agradecemos aos Nossos Pacientes pela Lealdade e Cumplicidade.

Equipe Labclin

Av. Oito, 770 - Centro - Chapadão do Sul - MS (67) 3562 - 1259 lab.labclin@hotmail.com

17


CURIOSIDADE

Horóscopo Chinês e a lenda dos doze animais

O

horóscopo chinês, um dos mais antigos do mundo, rege-se da seguinte forma: cada ano tem um animal associado: Rato, Búfalo, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. Reza a lenda que Buda convocou todos os animais pra um banquete, mas apenas 12 compareceram. Como forma de mostrar sua gratidão, atribuiu um ano a cada animal. Os 12 animais da astrologia chinesa dizem muito sobre uma pessoa; seu caráter e traços de personalidade, com base no ano de nascimento. Segundo este sistema, cada signo animal tem suas próprias forças e fraquezas, direções da bússola e associações de cores e estações. 02/02/1946 a 21/01/1947 18/02/1958 a 07/02/1959 06/02/1970 a 26/01/1971 25/01/1982 a 12/02/1983 10/02/1994 a 30/01/1995 29/01/2006 a 17/02/2007 19/02/2018 a 04/02/2019 06/02/1951 a 26/01/1952 25/01/1963 a 12/02/1964 11/02/1975 a 30/01/1976 29/01/1987 a 16/02/1988 16/02/1999 a 04/02/2000 03/02/2011 a 22/01/2012 15/02/1942 a 04/02/1943 03/02/1954 a 23/01/1955 21/01/1966 a 08/02/1967 07/02/1978 a 27/01/1979 27/01/1990 a 14/02/1991 12/02/2002 a 31/01/2003 31/01/2014 a 18/02/2015 13/02/1945 a 01/02/1946 31/01/1957 a 17/02/1958 17/02/1969 a 05/02/1970 05/02/1981 a 24/01/1982 23/01/1993 a 09/02/1994 09/02/2005 a 28/01/2006 28/01/2017 a 18/02/2018

Porco

29/01/1949 a 16/02/1950 15/02/1961 a 04/02/1962 03/02/1973 a 22/01/1974 20/02/1985 a 08/02/1986 07/02/1997 a 27/01/1998 26/01/2009 a 13/02/2010

17/02/1950 a 05/02/1951 05/02/1962 a 24/01/1963 23/01/1974 a 10/02/1975 09/02/1986 a 28/01/1987 28/01/1998 a 15/02/1999 14/02/2010 a 02/02/2011

08/02/1940 a 26/01/1941 27/01/1952 a 13/02/1953 13/02/1964 a 01/02/1965 31/01/1976 a 17/02/1977 17/02/1988 a 05/02/1989 05/02/2000 a 24/01/2001 23/01/2012 a 09/02/2013 05/02/1943 a 24/01/1944 24/01/1955 a 11/02/1956 09/02/1967 a 29/01/1968 28/01/1979 a 15/02/1980 15/02/1991 a 03/02/1992 01/02/2003 a 21/01/2004 19/02/2015 a 07/02/2016

27/01/1941 a 14/02/1942 14/02/1953 a 02/02/1954 02/02/1965 a 20/01/1966 18/02/1977 a 06/02/1978 06/02/1989 a 26/01/1990 25/01/2011 a 11/02/2002 10/02/2013 a 30/01/2014

10/02/1948 a 28/01/1949 28/01/1960 a 14/02/1961 15/02/1972 a 02/02/1973 02/02/1984 a 19/02/1985 19/02/1996 a 06/02/1997 07/02/2008 a 25/01/2009

Macaco

25/01/1944 a 12/02/1945 12/02/1956 a 30/01/1957 30/01/1968 a 16/02/1969 16/02/1980 a 04/02/1981 04/02/1992 a 08/02/1993 08/02/2004 a 27/01/2005 22/01/1947 a 09/02/1948 08/02/1959 a 27/01/1960 27/01/1971 a 14/02/1972 13/02/1983 a 01/02/1984 31/01/1995 a 18/02/1996 18/02/2007 a 06/02/2008 05/02/2019 a 24/01/2020

Tigre

VIRTUDES: usar na medida certa a prudência e a coragem. Signo de muita atividade, que busca tenazmente alcançar suas metas com ambição e determinação. DEFEITOS: irritabilidade descontrolada, decorrente da inveja. O instinto vingativo é muito forte e a sensualidade pode fugir ao controle, com o predomínio dos instintos. SAÚDE: o signo governa as glândulas, o cérebro e os pulmões, com tendência à diabete e a problemas respiratórios.

VIRTUDES: a simpatia constante, a intuição sempre muito desenvolvida. Franqueza, justiça e honradez, além do otimismo. Gosto pelo luxo e pelas facilidades. DEFEITOS:o orgulho pode se tornar exagerado, magoando os outros, pois descamba para o menosprezo. Impulsivo, podendo apelar para a violência, quando provocado. SAÚDE: este signo rege os músculos e a região do quadril, inclusive a parte superior das coxas.

VIRTUDES: preocupação com o interesse coletivo, com o humanitarismo, com a política, com a independência em relação a sua vida e a suas metas, com a inteligência e com a agilidade superioras. DEFEITOS: incapacidade para terminar o que começou, preguiça, vícios e inconstância quanto as suas aspirações e aos seus desejos na vida. SAÚDE: pulmões, brônquios e aparelho respiratório, nervosismo e a acidentes nos membros.

Mês favorável: maio (outono) Elemento: Água Polaridade: Yin Pedras: opala e topázio Cores: púrpura e marrom Flor: azaléia

Mês favorável: fevereiro (verão) Elemento: Metal Polaridade: Yang Pedras: rubi Cores: amarelo, laranja e dourado Flor: girassol

Mês favorável: agosto (inverno) Elemento: Madeira Polaridade: Yang Pedras: água marinha Cores: laranja e marrom-claro Flor: papoula

18

www.vintagemkt.com.br


Cabra

VIRTUDES: a bondade, a disponibilidade para ouvir e atender com a mais completa atenção. Sensibilidade para ouvir e muita imaginação. DEFEITOS:capta com muita facilidade as influências negativas das pessoas, absorvendo problemas alheios. Pode ser muito caprichoso e improdutivo. SAÚDE: os extremos do tronco, inclusive aparelho genital, intestino grosso e reto. Mês favorável: janeiro (verão) Elemento: Fogo Polaridade: Yin Pedras:esmeralda Cores: branco e prateado Flor: Lírio

Cavalo

VIRTUDES: a característica marcante é a inteligência viva e aguçada, aliada à capacidade de comunicação e de adaptação dos nascidos sob este signo, pela sua versatilidade. DEFEITOS: o principal e do qual lutam para se libertar é o caráter tão volúvel, que os torna superficiais e inconstantes. É difícil prever suas reações. SAÚDE: o signo rege os órgãos do baixo ventre, inclusive rins, bexiga e aparelho reprodutor. Mês favorável: dezembro (verão) Elemento: Fogo Polaridade: Yang Pedras:topázio e magnetita Cores: amarelo e ocre Flor: margarida

Galo

VIRTUDES: o Galo prima pela boa educação, pelo refinamento e pela polidez, impondo seu espírito ordeiro e pacato, afável e fiel. DEFEITOS: desejo exagerado de perfeição, levando ao pessimismo e à melancolia e à insatisfação consigo mesmo. Falador e egocêntrico. SAÚDE: os ossos em geral, os joelhos e todas as articulações em particular e o fígado. Mês favorável: março (outono) Elemento: Metal Polaridade: Yin Pedras: ágata e turmalina Cores: azul-marinho e verde Flor: verbena

Dragão

Serpente

VIRTUDES: orgulho próprio acentuado, alto senso de responsabilidade e gosto por aventura Inquietação natural dos pioneiros e desbravadores, aliado a um espírito dinâmico e ativo. DEFEITOS: insatisfação permanente com tudo e com todos, natureza violenta e temperamental, capaz de atos impensados e temerários. SAÚDE: as costas, incluindo a coluna vertebral, onde ocorrem seus maiores problemas.

VIRTUDES: afetuosidade, ponderação e prudência. Perseverantes e reflexivos, podem ser tolerantes ao extremo, inspirando confiança mas, às vezes, uma certa ingenuidade. DEFEITOS: teimosia exagerada, egoísmo, impulsividade, tratando de modo bruscos pessoas que lhe desagradam. Carece de um pouco de disciplina. SAÚDE: toda a área do ventre, inclusive intestinos, predispondo à prisão de ventre e febres.

Mês favorável: outubro (primavera) Elemento: Madeira Polaridade: Yang Pedras: jaspe verde Cores: vermelho Flor: lótus

Mês favorável: novembro (primavera) Elemento: Fogo Polaridade: Yin Pedras: safira azul e esmeralda Cores: verde-claro e rosa Flor: cardo

Coelho

VIRTUDES: religiosidade, tendendo ao misticismo e à mediunidade, capacidade de renúncia e de sacrifícios, bondade, fé e piedade. Altamente espiritual. DEFEITOS: tendência a se entregar ou a se anular pela passividade e pelo acanhamento. Timidez extrema e a infidelidade como manifestação de revolta. SAÚDE: sistema digestivo e respiratório. Sensíveis nos seios e no estômago. Mês favorável: setembro (primavera) Elemento: Madeira Polaridade: Yin Pedras: ametista Cores: violeta e azul Flor: ninféia

Cão

VIRTUDES: senso e habilidade artísticas altamente desenvolvidos, apreço pela justiça, além de um espírito pacífico e ordeiro, respeitador das leis. DEFEITOS: são frequentes as crises de pessimismo e de nervos, pela própria natureza do signo, além de depressão e impotência diante das próprias ambições. SAÚDE: sistema nervoso e as extremidades dos membros inferiores. Mês favorável: abril (outono) Elemento: Metal Polaridade: Yang Pedras: diamante e rosa Cores: rosa e azul Flor: hortênsia

Búfalo

VIRTUDES: o alto senso de responsabilidade faz do Búfalo um signo à parte no Horóscopo Chinês, pela perseverança e dedicação ao trabalho. DEFEITOS: pode ser mesquinho e avarento, além de irritadiço. Se for provocado, pode premeditar o mal e se vingar. A ironia e o sarcasmo são armas poderosas. SAÚDE: possíveis problemas com garganta, dentes e cordas vocais, furúnculos e abcessos. Mês favorável:julho (inverno) Elemento: Água Polaridade: Yin Pedras: ônix e quartzo Cores: preto, cinza e verde-escuro Flor: violeta

Rato

VIRTUDES: entusiasmo, otimismo, sociabilidade, franqueza, alegria, disposição para viagens, esportista, boas intenções e independência. DEFEITOS: inconstância, superficialidade, atração pelo incerto (jogos e negócios escusos) e de difícil entendimento em alguns momentos. SAÚDE: predisposição para doenças na cabeça e nas faces, para inflamações e para febres em geral. Mês favorável: junho (inverno) Elemento: Água Polaridade: Yang Pedras: safira e turquesa Cores: púrpura e violeta Flor: orquídea


Dra. Geana Rotili conclui sua especialização em Odontopediatria

N

o último mês, a dentista Geana Rotili concluiu o curso de especialização em Odontopediatria na cidade de Campo Grande. O curso é ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças e bebês . “Sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante. Além de dentistas temos que ter uma boa psicologia para que a visita da criança não se torne uma tortura”. Conclui Geana.

Geana com as professoras Symonne Parizotto e Renata Belchior de Barros.

Filha de Gelson Rotili e Luciana Filippi Rotili, pioneiros de Chapadão do Sul, a odontóloga se formou em São José do Rio Preto-SP. Após a formatura, voltou para Chapadão do Sul a fim de colocar em prática anos de estudos.

20

Neste mês, Rotili comemora o terceiro ano de trabalho na Clínica COE, junto com os colegas Dr. Silvio e Dra. Lilian. Atualmente também atende em Cassilândia com o colega Dr. Nilo Lacerda na Clinica IOI.

www.vintagemkt.com.br


Perguntas mais frequentes

• Qual a frequência que a criança deve ir ao consultório odontológico?

Odontopediatria é um ramo da Odontologia voltado ao atendimento infantil. A Dentista Odontopediatra tem formação técnica e cientifica adequadas para diagnosticar, prevenir, controlar e tratar de problemas de saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes, além de orientar gestantes em relação à sua saúde bucal e a do futuro bebê.

A frequência que a criança deve ir ao consultório odontológico varia de acordo com o risco de cárie que cada uma apresenta. De maneira geral, o ideal é que a criança vá à Odontopediatra a cada 4 meses.

• O que é a Odontopediatria?

• Quais os cuidados que os responsáveis devem ter com a Higiene Bucal das crianças?

A higiene bucal deve começar antes mesmo do nascimento do primeiro dente, utilizando gaze ou fralda de pano umedecida com soro ou água filtrada. Quanto antes os pais tiverem informações voltadas Crianças com até 6 anos de idade não tem coordeaos cuidados com higiene bucal, alimentação e uso de nação motora suficiente para uma correta escovação mamadeira e chupeta, maiores serão as chances da dos dentes. Até 9 anos de idade, não possuem coorcriança ser livre de problemas bucais. A primeira con- denação motora suficiente para usar corretamente o sulta do bebê deve ser realizada com o nascimento do fio dental. Os responsáveis devem ficar atentos e pelo menos uma vez ao dia, ajudar na higienização. primeiro dente. • Quando deve ser realizada a primeira consulta à Odontopediatra?

Geana Rotili CRO-MS-4836

COE – Centro Odontológico Especializado Rua Quinze, 439 - Centro - Chapadão do Sul - MS (67) 3562-1840 IOI – Instituto de Odontologia Integrado Rua Amin José, 213-B. Centro - Cassilândia - MS (67) 3596-1639

geanarotili@hotmail.com 21


Dr. Carlos José Reis de Almeida lança Código Penal Comentado com colegas de profissão. O Advogado Dr. Carlos inicia o ano com mais uma conquista na sua carreira. Em conjunto com um grupo de estudiosos, foi convidado pela editora Contemplar para comentar o Código Penal, o livro foi lançado no começo deste ano.

N

ascido em Nova Castilho, uma pequena cidade do interior paulista, que na época era distrito de General Salgado (SP), Carlos Reis começou a trabalhar aos 12 anos de idade, como auxiliar de Cartório de Registro Civil, que funcionava no Fórum da cidade de General Salgado. Passou a conviver diariamente com advogados, promotores de justiça e juízes de direito. O cartório tinha como anexos o Distribuidor e a Contadoria, então, habituou-se a lidar com processos judiciais. Essa convivência diária com o Poder Judiciário influenciou positivamente pela escolha do curso de Direito. “Comecei o curso com 17 anos e logo em seguida fui contratado para trabalhar num Cartório de Ofício de Justiça de Araçatuba. Passei a atuar como Escrevente de Audiências. Em 1984 o Estado de São Paulo oficializou todos os cartórios de ofício e passei a ser Servidor do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Ao terminar a faculdade ainda tinha uma certa intenção de prestar concurso, porém, aceitei o convite para trabalhar num dos principais escritórios de advocacia da cidade. Me dei conta então, que a advocacia era tudo o que eu queria...” Lembra Dr. Carlos. Casado com a cirurgiã dentista, Samanta Viki Ramos Reis de Almeida, Carlos e sua esposa vieram para Chapadão do Sul no ano de 1998 a fim de crescer profissionalmente. “Depois de trabalhar por onze anos num grande escritório de advocacia em Araçatuba (SP), tencionava ser independente e dar um passo adiante na minha carreira, por isso me aventurei em um lugar cheio de expectativas e oportunidades”. Afirma o advogado. Depois de se instalarem e solidificarem as profissões na cidade, o casal teve mais 2 conquistas, suas filhas Luísa (9 anos) e Maite (5 anos).

Dr. Carlos José Reis de Almeida Graduado em Direito em 1986 pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba (SP). Membro da OAB/SP desde 1987 e da OAB/MS desde 1998. Pós graduado em Gestão Pública. Desde 2006 é professor de Direito Administrativo e Direito Empresarial dos cursos de graduação da Fachasul – Faculdade de Chapadão do Sul. Também é membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM. O escritório presta assessoria em todos os ramos do Direito, porém, tem atuado com maior profundidade nas áreas de Direito Administrativo, Direito Empresarial e Direito Penal.

Mas com instinto nato de novos objetivos e conquistas, Carlos José descobriu uma outra paixão, escrever! “Pertenço a uma família de bons contadores de histórias. Em 2002 alguns amigos criaram um site na internet sobre a cidade de General Salgado e comecei a contar alguns causos antigos que ouvia desde criança. A coluna fez relativo sucesso e algum tempo depois criei um blog. Durante seis ou sete anos consegui publicar um causo por semana. O blog chegou a ser citado pelo jornalista Ricardo Noblat, do Jornal O Globo, como um dos mais interessantes da grande rede. Em 2011 a Editora Aglaê, de Campo Grande, transformou em livro uma pequena seleção dos contos. O livro “Proseando – Contos, crônicas e causos salgadenses”, foi lançado em 2012, no Bar Tribunal, em São Paulo, cujo proprietário também é de General Salgado. Reunimos um grande número de salgadenses em torno do projeto e toda a renda foi doada para o asilo de idosos de General Salgado”. Conclui Reis. Mais tarde, no ano de 2011, o advogado e escritor foi supreendido com um novo convite da Editora Contemplar, de Campo Grande, para participar do projeto de comentar o Código Penal Brasileiro. A editora convidou um grupo de estudiosos, formado por juízes de direito, promotores de justiça, advogados e professores universitários, e Carlos teve a honra e privilégio de ser incluído no grupo. 22

www.vintagemkt.com.br


A revista Vintage Magazine entrevistou o advogado para saber mais sobre esta experiência. rém, escrever um livro é colocar a sua opinião pessoal sobre o tema, e aprendi que isso exige muito cuidado, muita reflexão. Espero ter conseguido atender às expectativas dos editores. Qual é a importância do livro para os estudantes? Para os estudantes e demais interessados, posso assegurar que o livro foi programado para facilitar o trabalho dos operadores do Direito. Os comentários são diretos e objetivos e a jurisprudência é farta Qual foi a maior dificuldade em coe bastante atual. O livro contém mimentar o Código Penal? lhares de ementas (resumos) de julgamentos, o que facilita a compreA princípio, iria comentar apenas ensão do tema e permite conferir o os Artigos 100 a 120 e a primeira posicionamento atual dos tribunais dificuldade foi organizar o tempo sobre aquela discussão. disponível para fazer uma ampla pesquisa sobre o assunto, consultar os principais tribunais do país, e depois, redigir o texto final. Levei mais de seis meses para deixar tudo pronto e, quando entreguei essa parte a Editora me pediu para comentar outro trecho, com os artigos 155 a 186. Foram outros seis meses de trabalho intenso.

Pretende escrever mais livros? Na verdade, depois desse já escrevi outro, em parceria com um colega aqui de Chapadão do Sul, e que se encontra em fase de revisão na mesma Editora Contemplar. Deve ser lançado ainda este ano. A quem você dedica este trabalho? Gostaria de registrar um agradecimento especial à minha esposa Samanta, por seu apoio incondicional e pela compreensão ao aceitar dividir nosso tempo livre com estas necessidades especiais de trabalho.

Dr. Carlos com a esposa, Samanta Viki Ramos Reis de Almeida, e suas filhas, Luísa e Maite.

O que este livro acrescenta na sua carreira? Este livro tem um significado especial para mim, por ser a minha primeira incursão pelas letras jurídicas. Eu sempre escrevi artigos para jornais, revistas, internet, mas nunca havia me debruçado sobre um tema com a profundidade exigida para produzir um livro. Pesquisar um assunto, analisar como ele vem sendo interpretado pelos demais doutrinadores, pelos Tribunais, é atividade comum na advocacia. Po-

Dr. Carlos e as filhas, Maite (5 anos) e Luísa (9 anos).

23


24

www.vintagemkt.com.br


A produtividade é música para seus ouvidos.

Chegou Orkestra SC TM

O tom de uma nova era de fungicidas na sua lavoura.

Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle dentro do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Uso exclusivamente agrícola. Restrições no Estado do Paraná para Mela ou Podridão-aquosa (Rhizoctonia solani), Mancha-alvo ou Podridão-radicular (Corynespora cassiicola), Antracnose (Colletotrichum truncatum) e Oídio (Erysiphe diffusa). Registro MAPA: nº 08813.

O primeiro e único fungicida com Xemium® no Brasil, carboxamida revolucionária da BASF. • Amplo espectro de controle de importantes doenças; • Excelente residual; • Atua em todas as fases de desenvolvimento dos fungos. 0800 0192 500 www.agro.basf.com.br


Com amplo estoque para plantadeiras John Deere.

26

Av. Dois, 1.947 - Centro - Chapadão do Sul - MS (67) 3562 - 2369 / 3562 - 1777 Plantão: (67) 9282 - 3143

www.vintagemkt.com.br


UNIDADE BAÚS

UNIDADE CHAPADÃO DO SUL

COMERCIALIZAÇÃO DE GRÃOS

BENEFICIAMENTO DE MILHO E SOJA

SUSTENTABILIDADE - ENERGIA TRANSPORTE DE GRÃOS FORNECIDA PELA PLANTAÇÃO DE EUCALIPTOS 3 DIVISAS Matriz: Rod. MS 306, KM 230 - Baús - Zona Rural Costa Rica - MS (67) 3297 - 1126 Filial: Rod. MS 306, KM 96 - Zona Urbana Chapadão do Sul - MS (67) 3562 - 8000

ARMAZENAGEM

27


28

www.vintagemkt.com.br


29


Rio Sul é concessionária Stara para Chapadão do Sul e região, garantia de pós vendas, com equipe técnica treinada na fabrica, e grande estoque de peças.

IMPERADOR 3100 Único pulverizador do mundo com barras centrais proporcionando maior estabilidade e qualidade de aplicação.

ST MAX 105

HÉRCULES 5.0

Grande autonomia de trabalho, possibilitando a distribuição em até 50 hectares/hora. Único com opcional "N-Sensor".

O ST MAX 105 é o único trator da categoria equipado com piloto automático de série.

Rua Brasil, 401 Leste - Chapadão do Sul - MS (67) 3562 - 3175 30

Visite nosso site: www.stara.com.br www.vintagemkt.com.br


31


Prefeitura de Chapadão do Céu juntamente com o Governador Marconi Perillo inaugura Rodovia GO 206

O

Governador Marconi Perillo, vice Éliton Figueiredo e o Prefeito Rogério Graxa, juntamente com deputados federais e estaduais, concretizaram no dia 14 de fevereiro, o maior sonho da população céu-chapadense, a inauguração da Pavimentação da Rodovia GO 206, que liga o município via asfáltica com a capital e demais estados. Com investimento de R$ 38,4 milhões, foram feitos 64,76 quilômetros do trecho. Antes da obra, Chapadão do Céu era o único município da região que não tinha a ligação pavimentada com a capital. A cerimônia de inauguração teve inicio no povoado do Itumirim, com a recepção do governador e sua comitiva e o descerramento simbólico da placa. Na sequencia juntamente com o prefeito Rogério, o governador percorreu de carro os 60 km da rodovia, até o município de Chapadão do Céu, onde aconteceu oficialmente a inauguração. A importância da pavimentação da GO 206, para a região, principalmente

32

para o escoamento da safra de grãos, foi unanime em todos os pronunciamentos feitos. O Prefeito Graxa destacou que há 30 anos a população vinha reivindicando essa obra. Vários foram os governadores que prometeram e não cumpriram a promessa. Neste dia, Marconi Perillo, honrando o compromisso feito com ele, com os 09 vereadores da Legislatura passada e com os produtores rurais, concretiza o maior desejo de toda a população, provando que Goiás tem um político de palavra. O prefeito encerrou o seu pronunciamento entregando duas miniaturas de colheitadeiras, uma de tamanho pequeno, simbolizando os governos anteriores e uma grande, simbolizando o seu governo junto ao município. Ainda em Chapadão do Céu, num palco montado no Parque de Exposições Agropecuárias, ao lado do prefeito Rogério, Marconi assinou ordem de serviço para obras de pavimentação urbana, no valor de R$ 1,4 milhão, au-

torizou reforma de duas praças e destinou R$ 1 milhão para construção do novo terminal rodoviário. Outra importante obra anunciada pelo Governador Marconi Perillo, é a pavimentação do trecho de 60 km, da rodovia que liga Chapadão do Céu/Mineiros. O Governador anunciou que o mais difícil ele já conseguiu que é o dinheiro para a obra e assim que passar as chuvas, iniciará a pavimentação no mesmo ritmo que foi feito a GO 206. Logo após participou de um churrasco, juntamente com aproximadamente 2 mil pessoas. Mais tarde a população recebeu o cantor Leonardo que fez a multidão (mais de 5.000 pessoas) se emocionar com um show na praça. Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura de Chapadão do Céu.

www.vintagemkt.com.br


33


Mano vem de irmão, família, amigos inseparáveis, laço que nunca mais se desfaz. Mano é companheirismo, andar juntos, crescer juntos. Mano é produzir, alimentar, cuidar. Família que cresce e desenvolve nossa região.

34

www.vintagemkt.com.br


TOP 10 1. Voo mortal

Os 10 animais mais velozes do mundo • Animal: Falcão peregrino

• Velocidade: 320 km/h.

O animal mais rápido do planeta atinge sua velocidade máxima durante a caça. Para alcançar sua presa, fecha as asas e mergulha no ar, utilizando a gravidade a seu favor. A espécie mede entre 38 e 53 cm de comprimento e pode pesar até 1,5 kg, Habitante do Hemisfério Norte (EUA e Canadá), o falcão se alimenta de outras aves, como pombos, e migra para o Brasil na época da primavera, podendo ser vista até mesmo em grandes cidades.

2. Feito para correr

• Animal: Guepardo

• Animal: Agulhão-vela

• Animal: Antilocapra

• Velocidade: 98 km/h.

A rapidez do quadrúpede se deu por uma questão evolutiva: fugir de seu predador, o extinto guepardo-americano. Os antilocapras também foram alvo de pioneiros norte-americanos e quase foram extintos. Com a proibição da caça, foi possível salvá-los e hoje somam mais de 3 milhões, espalhados pela América do Norte. Ainda são caçados por lobos, coiotes e linces, mas esses vão ter de se esforçar para abater essa presa veloz.

5. Tipo compacto

• Animal: Gazela-thompson

• Animal: Leoa

• Animal: Gnu

5

6

• Velocidade: 80 km/h.

Caçadoras natas, as leoas são capazes de disparar a essa velocidade em uma curta distância. O peso (cerca de 180 kg) e a ausência de pelos espessos, como os de seu parceiro, contribuem para uma corrida mais leve e confortável.

7. Correndo do perigo

4

• Velocidade: 80 km/h.

A espécie é muito comum na África e vive em grupos de cerca de 50 animais. É bem miúda: mede, em média, não mais que 60 cm e pesa 25 kg. O seu pequeno porte permite fazer curvas com mais eficiência e velocidade – característica que a ajuda a escapar das garras de seu principal predador, o guepardo.

6. Melhor que o marido

3

• Velocidade: 110 km/h.

Encontrado nos oceanos tropicais é conhecido como peixe-espada. Ele tem a extremidade do focinho longa e pontiaguda, que ajuda a cortar a pressão da água, aumentando a velocidade com que se locomove. Isso ajuda o bicho a fugir dos predadores (entre eles, o homem, já que essa espécie é um dos principais alvos da pesca esportiva) e também a capturar pequenos peixes, dos quais se alimenta. A vistosa nadadeira do dorso ajuda a direcionar seu corpo.

4. Salvo da extinção

2

• Velocidade: 115 km/h.

O corpo contribui para que ele tenha agilidade nos movimentos. As unhas, por exemplo, ficam sempre expostas e se fincam no chão, evitando que o animal derrape nas curvas. O tronco esguio e a cauda longa ajudam a cortar o vento e manter o equilíbrio, enquanto as linhas pretas abaixo dos olhos impedem que o reflexo do sol atrapalhe as caçadas diurnas. Isso permite que ele tenha uma arrancada de 72 km/h.

3. Phelps dos oceanos

1

• Velocidade: 80 km/h.

7

Este parente dos búfalos, dos antílopes e das vacas é um dos maiores mamíferos africanos. Apesar de chegar aos 270 kg, ele precisou desenvolver a habilidade de correr para escapar de leoas, leopardos e hienas, seus principais predadores. Herbívoro, o gnu costuma viver em grupo, que migra por longas distâncias em busca de água e comida.

8. Rumo ao sul

• Animal: Pato-eider

• Velocidade: 76 km/h.

Embora viva a maior parte do tempo no mar, mergulhando para encontrar seus alimentos – crustáceos, moluscos e estrelas do mar –, não é nadando que o pato atinge sua maior velocidade. É durante o voo que ele é mais rápido, com o objetivo de migrar para o sul antes de o inverno chegar a seu habitat natural, que fica concentrado em regiões como o norte da Europa, da Groelândia, do Canadá, do Alasca e da Sibéria.

9. Papaléguas é fichinha

• Animal: Coiote

8

9

• Velocidade: 69 km/h.

É só no desenho animado que o coiote perde para o papaléguas. No mundo real, o canídeo da América do Norte pode atingir mais que o dobro da velocidade do galo-corredor. Aves, veados, lebres e outros animais velozes estão entre suas presas. Mas ele também pode se alimentar de insetos, frutas, cobras e até carniça.

10. Camuflagem galopante

• Animal: Zebra

• Velocidade: 64 km/h.

Muito comum nas savanas africanas, as zebras são um dos pratos preferidos dos leões e perdem feio na maratona contra seus predadores. Mas, mesmo sendo mais devagar, não são abatidas com tanta facilidade. Isso porque a sua velocidade, junto com as listras, cria um efeito visual que confunde os felinos. Como eles enxergam em preto e branco, não conseguem distinguir a silhueta do animal e, muitas vezes, erram o bote. 36

10

www.vintagemkt.com.br


Moda Masculina Feminina, Calçados e Acessórios

Av. Quatro, 1254 - Centro Chapadão do Sul (67) 3562 - 1916


Agradecimentos: O Boticário Maquiadora Kerley Marion Amora Rosa Fotografia Flávio Nakai

Av. Onze, 326 - Centro Chapadão do Sul. (67)3562-2520


BELEZA

Outono/inverno 2014 rabos de cavalo se destacam entre as tendências

Na edição animal da Vintage Magazine, o cabelo escolhido como tendência nas passarelas do NYFW outono/inverno foi o RABO DE CAVALO. Clássico e versátil, o penteado apareceu de diversas formas: desfiado, com acabamento molhado, com laço e até aplique. Inspire-se!

40

Obs: Se tiver pouco cabelo, desfie as pontas e abuse do spray, ou simplesmente coloque um belo aplique para compor o visual.

www.vintagemkt.com.br


CURSO DE ETIQUETA DATA: 29, 30 e 31 de março Conteúdo programático: -A auto estima -Ética e etiqueta social, comportamental, no trabalho e no trânsito -Moda comportamental, dicas de moda, consultoria individual, o que combina com o corpo de cada uma, cartela de combinação de cores e tipos de trajes -Aula de auto maquiagem -Como colocar e servir uma mesa, do serviço simples ao francês e como se portar a mesa, uso de talheres e copos -Organização e decoração da casa -Lavadoria e passadoria de roupas, com dicas de tirar manchas e símbolos das etiquetas -Como fazer a lista de supermercado e se organizar na hora das compras -Como reaproveitar e congelar alimentos. Receitas saudáveis -Idéias criativas e de baixo custo para a decoração da casa e da mesa -Manual de viagem, como arrumar mala e todos os procedimentos oara viajar, desde como tirar o passaporte aos costumes locais -Manual do casamento, do convite a festa Inscrições abertas com vagas limitadas

Espaço Cult Rua Babaçu, 306. Parque União- Chapadão do Sul-Ms (67) 3562-4454


MODA

Animal Print Nunca foi tão usado como nos últimos anos

A

origem remete a pré-história, quando o homem utilizava a caça para se alimentar e a pele como forma de se agasalhar contra o frio. Desde então, a pele de animais foi utilizada como casacos e tapetes e considerado um símbolo de status e riqueza até a caça predatória de animais ser considerada crime, daí surgiu o Animal Print, que resume a estampas que assemelham-se ao padrão de pelo ou pele animal. A famosa onça está nas roupas e acessórios das mais ousadas as mais tímidas, o legal é que a gama ainda ficou maior, na última estação até a girafa entrou na onda. A natureza nos proporciona tantas cores, texturas e combinações que temos ainda mais opções para imitar a vida real. Em vários tipos de tecidos, as estampas e a texturas

42

podem ser reproduzidas fielmente ou com um toque de criatividade, para marcar a autenticidade de cadamarca. Observamos que a maioria dos homens ainda tem um pouco de receio em usar o animal print, mas que eles investem em acessórios de couro legítimo do animal. Botas, sapatos, cintos e carteiras estão super em alta. Há fabricas de botas no Brasil que fazem vários modelos no couro de jacaré, arraia, avestruz, cobra, pirarucu e até de elefante e hipopótamo (parte do material é importado da Indonésia e da África do Sul), em média as botas custam de R$ 500,00 a 55 mil reais. Devemos ficar atentos às origens dos couros e se a empresa está cadastrada pelo IBAMA.

A tendência Animal Print e couro tem tudo a ver com o outono/inverno, lembrando que a cobra está em alta, por isso abuse!!! Onça, zebra, vaca, girafa, tigre, avestruz, cobra, arraia, pavão ... com qual você mais se identifica?

www.vintagemkt.com.br


LINDA NA TORCIDA PELO BRASIL As boas vibrações pelo Brasil já começaram e O Boticário está lançando vários produtos bem brasileiros para você entrar no clima ainda mais bonita.Venha conhecer!

Av. José Ferreira da Costa, 1078 Centro - Costa Rica - MS (67) 3247 - 1157

Av. Oito, 940 - Centro Chapadão do Sul - MS (67) 3562 - 4960 / 9622 - 0259


TENDÊNCIA

Pantone revela cor do ano de 2014: 
PANTONE 18-3224 Radiant Orchid Expressiva, exótica e floral Radiant Orchid transmite confiança e calor “Enquanto a cor do ano de 2013, PANTONE 17-5641 Emerald, serviu como um símbolo de crescimento, renovação e prosperidade, Radiant Orchid vem do outro lado da roda de cores para intrigar os olhos e despertar a imaginação”, como disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute ®. “Um convite para a inovação, a cor Radiant Orchid estimula a criatividade e a originalidade expandida, o que é cada vez mais valorizado na sociedade de hoje.” “Uma harmonia encantadora de fúcsia, em tons roxos e rosa, Radiant Orchid inspira confiança e emana uma grande alegria, amor e saúde. É um roxo cativante, que irá atraí-lo com seu charme sedutor.”

O que Radiant Orchid representa para a beleza? Uma cor sobretudo moderna e surpreendentemente versátil , Radiant Orchid dá uma animada na pele, fazendo com que tudo que se use com esta cor fique mais saudável e energético . Misturando sub-tons tanSobre a cor do pantone do Ano A seleção da Cor do Ano exige uma análise cuidadosa to frios quanto quentes, o roxo é uma cor atraente para e, para chegar a esta definição, a Pantone literalmen- criar harmonias elegantes e charmosas com grande te varre o mundo à procura de influências de cor que apelo para muitos tons de cabelo, de olhos e de pele. sejam significativas. Isso pode incluir a indústria do en- Esta tonalidade multifacetada fica ainda mais sedutotretenimento e dos filmes que estão em produção nes- ra quando combinada com vermelhos e também se te momento, coleções de arte em deslocamento pelo harmoniza bem com tons da mesma família como os mundo, novos artistas influentes, destinos bacanas de lavandas, roxos e rosas, oferecendo assim uma varieviagem e outras variáveis sócio- econômicas. Influên- dade de opções de batom e ‘blush’. A exuberância de cias também podem decorrer de um aumento da tec- Radiant Orchid também atua maravilhas como um brinologia, da disponibilidade de novas texturas e efeitos lhante toque final em esmaltes. que terão impacto na cor, e até mesmo de eventos esO que Orchid Radiant representa para Interiores? portivos que capturem a atenção mundial. Por mais de uma década, a Cor do Ano da Pantone tem Uma cor que enfeita os espaços interiores, pois é fáinfluenciado o desenvolvimento de produtos e parti- cil incorporar esta tonalidade atraente em pinturas, cipado de decisões de compra em várias indústrias, peças de destaque na decoração e acessórios para o incluindo moda, casa e design industrial, bem como lar. Como é extremamente adaptável, tanto quanto é linda, Radiant Orchid complementa verdes olivas e os embalagens de produto e design gráfico. mais profundos verdes floresta, resultando também numa combinação linda quando combinada com turO que Orchid Radiant representa para Moda? Nuances rosadas de Radiant Orchid irradiam sobre a quesa, verde azulado e com amarelos leves. pele, reproduzindo um brilho saudável quando usado Da mesma forma, esta cor vibrante é perfeita para aniseja por homens ou mulheres. Um chamariz deslum- mar os neutros, entre eles os cinzas, beges e grafittis. brante, Radiant Orchid esteve presente nos desfiles de Com astral para cima e ousado sem ser avassalador, moda em todas as passarelas da temporada da prima- Radiant Orchid re-energiza quase todas as paletas de vera 2014 e já está fazendo o seu caminho para o ta- cores, oferecendo um elemento unificador para diversos espaços. pete vermelho.

44

www.vintagemkt.com.br


Produtos cor PANTONE

Orquídea Cattleya Orquidário Antonelli (67) 3562 - 3848

Estojo de Sombras Vult Maison Cosméticos, Acessórios e Moda (67) 3562 - 4148

Conjunto Infantil Loja Alô Bebê (67) 3562 - 2672

Orquídea Vanda Orquidário Antonelli (67) 3562 - 3848

45


ARQUITETURA

Valorize sua casa com a ILUMINAÇÃO

Bethania Breda Arquiteta CAU: A35800-2

P

laneje o sistema de luzes em sua casa para destacar paredes, revestimentos, móveis , fachada ou plantas. Cuidar da iluminação é extremamente importante para criar um ambiente aconchegante e também realçar determinados pontos da decoração de sua casa. A iluminação interfere na maneira como as pessoas percebem os espaços, ela aconchega, esquenta, esfria ou sugestiona, enfim, cria sensações. A escolha das luminárias, lustres e abajures deve ser pensada e planejada, principalmente nos quesitos quantidade e disposição: É preciso dosá-las nos ambientes, por isso a importância de um projeto luminotécnico. Atualmente, as lâmpadas de led tem sido muito utilizadas para compor ambientes, e apesar do custo mais elevado em relação ás demais, oferecem um melhor custo-benefício, pois possuem vida útil prolongada e não queimam com facilidade.

Iluminação Linear: acentua e valoriza a arquitetura do espaço, sendo ideal para uso em estantes e demais detalhes. IIuminação dirigida: confere efeito (cor), tarefa (leitura) ou destaque (tela/móvel). É claro que as luminárias contam muitos pontos na decoração e também ajudam a criar efeitos de luz, mas, ao contrário da crença geral, elas não são as estrelas de um projeto luminotécnico. A definição mais importante se refere às lâmpadas, as verdadeiras protagonistas desta história. A escolha correta é o primeiro passo para o efeito desejado, a luminária torna-se apenas uma peça de decoração. Iluminação direta: luminárias que possuem fontes de luz visíveis. Iluminação Indireta: a luz produzida é difusa e é ideal para suavizar sombras, geralmente ficam embutidas em sancas.

Procure um bom projetista para te assessorar, desta forma você investirá no que realmente fará a diferença.

Para deixar um ambiente aconchegante a sugestão é utilizar lâmpadas amarelas (branco quente). Já em ambientes como cozinha e áreas de trabalho vale utilizar lâmpadas frias (branca). 46

www.vintagemkt.com.br


Aconchego

Entre literalmente no clima Outono/Inverno. Decore sua casa para ficar ainda mais aconchegante! Av. Seis, 651 - Centro Chapadão do Sul - MS (67) 3562 - 2544 47


Financiar a construção, como funciona?

Entenda passo a passo como funciona o financiamento de construção de casas da Caixa. Entenda as etapas da construção e todo o processo desde a planta até a obra acabada.

viará um engenheiro para fazer a vistoria e atestar que a primeira etapa foi concluída. Então ela faz a liberação do valor referente a primeira etapa e dá siTatiani Thomazini nal verde para você fazer a Arquiteta segunda. E este ciclo se repetirá até o final da obra. Então na prática você faz a construção com os seu recurso e ao final de cada etapa a Caixa paga o valor referente à ela.

C

onstruir uma casa demanda muitos recursos financeiros e quando uma pessoa não dispõe desse valor o caminho é recorrer a um financiamento, que pode ser para a compra da casa pronta, mas há casos em que uma pessoa que já tenha um terreno deseja mesmo é financiar a construção, e além disso a casos em que financia-se o terreno e a construção. Como isso funciona e será que vale a pena? Primeiro: Você deverá ir a Caixa ou ao correspondente autorizado e fazer uma simulação dos financiamentos, qual a modalidade que ira se enquadrar e definir o valor do crédito. Segundo: Você precisa ter o terreno e ele precisa estar com toda a documentação regularizada. (Se você se enquadrar na modalidade de “Aquisição de terreno e Construção”, defina o terreno que será adquirido e faça um contrato de compra e venda com o proprietário). Terceiro: Você precisa fazer o projeto da construção com um arquiteto (a) ou engenheiro e neste projeto deverá constar o planejamento da construção que deverá ser feito em etapas. Por exemplo: terraplenagem, alicerce, alvenaria, cobertura, parte elétrica, parte hidráulica, etc. Essas etapas devem ser definidas pelo arquiteto (a)/engenheiro e deverá constar no projeto. Quarto: Seu arquiteto (a)/engenheiro deverá submeter o projeto para aprovação na prefeitura e tão logo esteja aprovado você poderá dar entrada na Caixa. Quinto: Com o projeto devidamente aprovado, você deverá ir a Caixa ou ao correspondente autorizado e dar entrada na documentação do projeto, do terreno e a sua documentação que inclui comprovante de renda, endereço e documentos pessoais. Do terreno é necessária a matrícula atualizada e algumas certidões da prefeitura e outros. Sexto: Toda essa documentação será analisada pela caixa e estando ok você será convidado para assinar o contrato, o que significa também que você recebeu o sinal verde para iniciar a construção. Sétimo: Lembra-se das etapas que seu arquiteto (a)/engenheiro definiu no projeto? Você deverá executar a primeira etapa com o seu dinheiro, já que a Caixa não faz a liberação do valor do financiamento por antecipação. Após concluir a primeira etapa, você deverá comunicar a Caixa e esta en-

Algumas observações: Você só começará pagar o financiamento depois que a obra for terminada, isto é uma característica importante. Se você não tiver dinheiro suficiente para pagar o projeto, aprovação na prefeitura e pelo menos a primeira etapa da obra, creio que o financiamento da construção não é a melhor alternativa para você. O Escritório de Arquitetura e Urbanismo Tatiani Thomazini, esta prestando este tipo de serviço, desde a elaboração do projeto, passando pela aprovação na prefeitura e com a elaboração das planilhas para andamento do financiamento, venha nos visitar e prestar mais esclarecimentos.

Av. Onze, 80 - Sala 05 - Centro Chapadão do Sul - MS (67) 3562 - 3070

49


A empresa Funerária Pax Líder esta no mercado há 17 anos, e em nova direção há 10 anos pelo atual proprietário Sergio Severino da Silva e sua filha Aline Cristina Silva. Procurando sempre melhorar no atendimento ao público, oferecemos excelentes planos familiares com profissionais em Odontologia, Clínico Gerais, além de outros médicos com os melhores descontos. Também temos cadeiras de rodas, andador, muletas, cadeiras de banho para garantir melhor qualidade para você e sua família. Faça-nos uma visita, a nossa equipe terá prazer em atendê-lo.

Equipe Pax Líder

Marcia: Agente funeral Marilangela: Cobradora Aline Cristina: Gerente/Sócia Proprietaria Joice Danielli: Secretária e financeiro

Funerária Pax Líder, mãos que guiam e orientam nas suas horas mais difíceis. Chapadão do Sul - MS - Av. Seis, 1665 Centro - (67) 3562 -4220 Dr. Luiz Paulo B. Gonçalves

Clínico Geral CRO-MS 5313

Dr. Mauricio Bulhões

Dra. Erika Harada

Cirurgiã Dentista/ Ortodontista Clínica Geral CRO-MS 2415 CRO-MS 5413

Plantão 24hrs: (67) 9614 - 1552

Chapadão do Céu - GO - Av. Figueira Leste, 86 - Centro - Cep. 75.828-000 (64) 3634 - 1650 51


ND IM EM PR EE

RADIO WEB S O COM. VISUAL T N E SITE E JORNAL

CARRO DE SOM

LOCAÇÃO DE SOM

FOTOS E FILMAGENS

WWW.DESTAKINEWS.COM.BR Skype e E-mail: adrpublicidades@hotmail.com

Av. Netuno, 224 - Sala 01 - Centro Chapadão do Céu - GO CEP. 75828 - 000 (64) 3634 - 2139

Cobrindo: Chapadão do Céu - GO Chapadão do Sul - MS Paraíso das Águas - MS Costa Rica - MS

Adriano Diogo (64) 9653 - 4606 / (67) 9608 - 7057 Cris (64) 9653 - 4937 / (67) 9627 - 7108

O pouco com DEUS é muito, o muito sem DEUS não é nada. Leia a Bíblia!


Combustível de qualidade

Funcionários capacitados

Conveniência completa

Temos orgulho de cada gota de nosso trabalho!

Av. Dois, 751 - Centro - Chapadão do Sul - MS (67) 3562-1038 / 3562-3250


Março 13º edição (web)  

Vintage Magazine- março 2014. Agricultura, moda, tendências, arquitetura, Geana Rottili.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you