Issuu on Google+

VOE

ALTO

Edição nº 8| outubro e novembro de 2011

O

CONHECIMENTO

TRILHANDO

SEU

SUCESSO

Entenda como o Focus Educação Corporativa te ajuda a alcançar seus objetivos

O Rio continua lindo? Nossa entrevistada nos deu essa reSposta

Bola em campo Cobertura completa sobre a Copa tempo DE FUTEBOL SOCIETY

MÊS DAS CRIANÇAS UMA SURPRESA ESPECIAL PARA A CRIANÇADA!


editorial e notas Caro Colaborador,

fortes emoções em campo

Desde a infância, o aprendizado faz parte de nossas vidas. Seja na escola ou no trabalho, entre amigos e familiares, sempre é possível aprendermos algo. Costumo dizer que há apenas uma coisa mais importante do que aprender: praticar! Esse é o desafio do profissional que deseja vencer e se tornar uma referência. Ele sabe que não é fácil colocar todo o seu conhecimento em prática, mas reconhece o valor de cada minuto de dedicação. Aqui na TEMPO ASSIST as oportunidades para que nossos profissionais demonstrem os seus diferenciais acontecem a todo momento! Precisamos ser críticos com o que fazemos e não nos contentarmos apenas com o resultado individual. O atacante pode driblar e executar lances mágicos, que deixariam o Pelé encantado. Mas se o restante do grupo não estiver comprometido, não é o bastante. É preciso olhar para o time, atuar em sintonia com os demais “jogadores” e trocar passes que levem ao gol e à vitória! Aproveite as oportunidades para se tornar um campeão junto com a TEMPO ASSIST, e crave sua marca em nossa história! Conto com você! Um abraço,

As Bandidas, primeiro lugar na categoria feminina

Drink Team, primeiro lugar na categoria masculina

E

m outubro, chegou ao fim a terceira edição da Copa Tempo de Futebol Society que, mais uma vez, agitou nosso dia a dia. E, como geralmente quem é boleiro gosta de estatísticas, aqui estão os números da competição: 48 jogos, quase 1.460 minutos de bola rolando e 300 gols. Mas, com certeza, a maior vitória foi alcançada durante os momentos de integração e interação entre os atletas, que representaram muito bem as diferentes áreas da empresa.

Marcos Aurélio Couto Presidente da TEMPO ASSIST

Um show a parte Uma partida de futebol não é a mesma coisa sem o grito da torcida, não é mesmo? E quem acompanhou os jogos da Copa Tempo fez bonito. Amigos e familiares prestigiaram os times, de olho em cada lance, sempre dando aquela energia extra para as jogadas. Como diria Galvão Bueno: “haja coração”!

responsabilidade: a TEMPO ASSIST curtiu isso

V

ivemos num mundo conectado. As redes sociais possibilitam que você esteja em contato com pessoas de qualquer parte do planeta. Apenas no Brasil, o Facebook, por exemplo, já conta com mais de 30 milhões de usuários! Sendo assim, é muito importante selecionar bem as informações que divulgamos. Além de evitar dados pessoais, como localização da residência e número de telefone, busque não transmitir detalhes sobre o que acontece em seu ambiente de trabalho. Afinal de contas, confidencialidade é um item essencial para a construção de relacionamentos de confiança com nossos clientes e parceiros. E, quando ficar em dúvida, a dica é consultar o Código de Ética e Conduta e as Políticas de Segurança da Informação da TEMPO ASSIST. Fique plugado nessa ideia!

“Martas” ou “Neymares”? Ainda tem dúvidas de que o tempo em que o gramado era espaço para homens ficou para trás? Então é hora de rever seus conceitos: foram 15 times femininos inscritos e 12 masculinos! Pela primeira vez, a competição refletiu a composição do time TEMPO ASSIST, que a cada quatro colaboradores, conta com três mulheres. Dentro de campo também Somos Responsáveis As inscrições dos times e os cartões apresentados nos jogos (amarelos, azuis e vermelhos) foram convertidos em doações para a ONG Conexão, próxima à unidade Alphaville da TEMPO ASSIST, em Carapicuíba (SP). A entidade é responsável por atividades sócioculturais para comunidades carentes da região e recebeu mais de 160 kg de alimentos, além de itens de higiene. Ser responsável é o nosso gol de letra, dentro e fora das quatro linhas.

expediente A Voe Alto é uma publicação bimestral da TEMPO ASSIST, editada pelo Grupo Image sob a supervisão de Ana Amato e Camila Hiratsuka.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Essa publicação utiliza papéis de florestas renováveis

2 | outubro e novembro de 2011

Editora Patrícia Casseano MTB: 47 888

Conteúdo André Tito de Aguiar Leonardo Araujo

Criação Vinícius Veloso Marreiros

Impressão RUSH Tiragem 3.000


guia TEMPO ASSIST

RIO

40 GRAUS

E

ternizada em nosso imaginário, a cidade do Rio de Janeiro é uma das mais conhecidas do mundo e cartão postal do Brasil. E, ao que tudo indica, morar lá é “maravilhoso”, como definiu Daniele Ávila, colaboradora da TEMPO ASSIST há 14 anos e atual Coordenadora Pósvenda. “Sou carioquíssima e não troco a cidade por nenhum outro lugar. Além das belezas naturais, o povo é muito caloroso e simpático”, comenta ela que faz parte da equipe Soluções em Saúde. Fundada ainda no século XI, a cidade maravilhosa tornou-se sede da Família Real em 1808 e manteve-se como capital da república até a fundação de Brasília, em 1960. Vale dizer que TEMPO SAÚDE Seguradora, MED-LAR e TEMPO DENTAL também estão presentes na cidade em que moram personalidades como a apresentadora Xuxa Meneghel e o cantor Roberto Carlos. Para todos os gostos Durante nossa entrevista descobrimos que o Rio pode ser curtido de diferentes maneiras. Para quem gosta Daniele Ávila de exposições e filmes, por exemplo, a dica da Daniele foi o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Já para passeios noturnos, “tem a Lapa, que concentra bares com características bem cariocas, como chorinho e samba”, revela.

TEMPO ASSIST no Rio de Janeiro Nº total de funcionários: 34 Atividades desenvolvidas: Prospecção e suporte comercial, relacionamento com parceiros corporativos; internação e atendimento domiciliar (Atenção Domiciliar). Alguns clientes do Grupo TEMPO ASSIST na “Cidade Maravilhosa”:

TEMPO CRC Chevron, ExxonMobil, Cosan, Unisys, Datamec, Fipecq Vida e Subsea 7

TEMPO DENTAL Ampla S/A (Endesa BR), Brasil Telecom, BCF Administradora de Bens, Estrutural, Bureau Veritas e Sistema Indústria (SESI)

TEMPO SAÚDE Seguradora Associação Britânica de Educação, João Fortes Engenharia, Lubrizol e Brasif

MED-LAR Cassi, SulAmérica, Bradesco, Tempo Saúde Seguradora, Gama Saúde, Unimed (Intercâmbio, Nova Iguaçu), Eletrobras, Fassincra, Fundação Itaú, Cabesp, Life Empresarial Saúde e Petrobras.

Uma particularidade – Parte da equipe da TEMPO CRC está espalhada em escritórios dos nossos clientes na cidade do Rio de Janeiro (RJ), como pontos de atendimento dedicados ao bem-estar desses parceiros.

çã

º on

i

ul

a rp

: sta

a io ss er de nt i a l ao tre aia a es r p lto Da eA o V

na

ç se

i ed

ão

a

9d

s

am áC r e

s

na

pi


capa

FOCUS Lidar com as situações do dia a dia fica mais fácil quando temos conhecimento e preparo. A TEMPO ASSIST sabe disso e investe em uma iniciativa que já trouxe muitos resultados positivos

C

riado há cerca de três anos, o Focus Educação Corporativa visa treinar, desenvolver e auxiliar os colaboradores da TEMPO ASSIST em seu crescimento. Gerson Santos, Coordenador de Treinamento, contou que “naquele momento já existiam práticas bem interessantes, relacionadas principalmente à formação inicial de quem iria atuar na Central de Atendimento. Então, percebemos a oportunidade de ampliar a oferta de cursos de capacitação e treinamentos diferenciados para essa área, para outros times como Processamento, Redes e Comercial”. Na opinião de Lenita Freitas, Gerente de Gente, conhecimentos técnicos e comportamentais andam juntos. “Investimos em uma evolução sólida, que permita conquistas expressivas para os clientes e geração de percepções positivas sobre a qualidade dos serviços prestados. E estamos no caminho certo, pois apuramos na Pesquisa de Clima que o número de profissionais que reconhecem a possibilidade de ter treinamentos internos passou de 44%, em out/2009, para 78%, em agosto deste ano”, afirma.

“Investimos em uma evolução sólida, que permita conquistas expressivas para os clientes e geração de percepções positivas sobre a qualidade dos serviços prestados.” Lenita Freitas, Gerente de Gente

Participantes do Focus Inicial

A primeira impressão é a que fica A história da Camila Bergamim, Supervisora de Atendimento da equipe Madrugada, demonstra que isso é verdade. Logo nos primeiros dias ela vestiu a camisa da TEMPO ASSIST: “já no treinamento fiquei muito envolvida e engajada com a Missão da empresa”. Como ela, todos os Analistas de Atendimento passam pelo Focus Inicial, com duração de 15 dias. Além dos primeiros contatos com o Jeito Tempo de Ser, é possível conhecer os sistemas operacionais e, acima de tudo, a importância do bem-estar na vida das pessoas. “Adorei participar. Pude ver que a empresa se preocupa com o colaborador”, disse Camila Floriano, que participou do Focus Contínuo e atua na área Comercial da TEMPO SAÚDE Seguradora, na unidade da Alameda Santos, São Paulo (SP).

Participantes do Fo


PARA QUEM

SABE AONDE

ocus Contínuo

experimentarão uma nova forma de aprendizado: o

SC AO IM EN TO

e-learning. O objetivo é que o Focus Educação Corporativa seja acessível a um número maior de pessoas, já que qualquer computador ligado ao nosso sistema poderá se transformar em uma sala de aula. Além de turmas novas, teremos aulas para quem quer atualizar seu conhecimento sobre nossos produtos e procedimentos.

RU

MO

Lições que ficam Em todas as entrevistas foi possível notar como os aprendizados adquiridos durante as diversas etapas do Focus Educação Corporativa passam a incorporar a rotina dos profissionais da TEMPO ASSIST. A Assistente Operacional Andressa Siqueira, que também participou do Focus Contínuo, é da Central Capesesp e representa essa realidade. Em sua entrevista, ela disse que aprendeu a “conviver com cada um e suas diferenças para que possamos evoluir profissionalmente”.

Até o final do ano, algumas áreas

RE

Caminhos para o sucesso Para quem está de olho no futuro, uma dica é ficar atento ao Focus Liderança, que forma novos líderes e desenvolve os que já estão em atividade, com módulos estruturados para cada fase da carreira: Talentos do Futuro, Talentos e Gestão Eficaz. Quem faz parte do Talentos do Futuro,

por exemplo, é preparado para ocupar cargos de liderança quando surgirem oportunidades em áreas como a Central de Atendimento e o Processamento. Camila Bergamim trilhou esse caminho e conseguiu alcançar seu sonho: “queria crescer dentro da empresa e, por isso, fiz minha inscrição”. Daniel Posvolsky, Gerente Comercial de Assistência, está prestes a participar do segundo módulo do Gestão Eficaz de Pessoas. “Saber se comunicar, definir prioridades e encorajar as pessoas da sua equipe são pontos que fazem parte do dia a dia e dos conteúdos apresentados ao longo dos treinamentos”, revela.

O futuro

Sua carreira em todos os sentidos Se a ideia de ficar parado te incomoda, conheça o Focus Continuo. Com cursos variados, é possível aperfeiçoar habilidades do cotidiano, como técnicas de negociação, administração do tempo e até mesmo se familiarizar com planilhas e gráficos do Excel. Para quem está na Central de Atendimento ainda há a chance de se aprofundar em um tema que é a nossa razão de existir: o bem-estar. Até o momento, grande parte dos Analistas de Atendimento passou pelo treinamento “Meu Bem-Estar”, que para alguns foi um marco. “Ele mudou a minha vida e de toda a minha família. Acabei me aproximando do meu pai, que passou a praticar exercícios físicos”, conta Cristina Rodrigues, Analista de Atendimento da Central Itaú Pessoas. Sobre pontos práticos, ela nos disse que aprendeu a conhecer melhor o segurado e a sempre valorizar o ser humano: “recebi três elogios consecutivos”.

CHEGAR

C

QUER

Participantes do Focus Liderança


fique por dentro

imento

Mais do que dinheiro:

cresc

Além de cuidar das necessidades da rotina de uma empresa, como pagamento das contas e aprovação de orçamentos, os profissionais da área de Finanças estão atentos às estratégias que permitem o crescimento da companhia e à formação de sua imagem perante o mercado

A

o longo dos últimos cinco anos, a área de Finanças da TEMPO ASSIST passou por importantes transformações, graças à estruturação de processos e implantação de sistemas de gerenciamento. Quando o SAP chegou, por exemplo, foi possível definir regras transparentes e que valem para todos os colaboradores, nas mais diferentes situações. “Nossa equipe ficou mais madura e as outras áreas também se conscientizaram de uma forma positiva”, comenta Juliana Guerra, Gerente Financeira. Diferentes preocupações, um objetivo: crescer Investidores e planejamento fazem parte do cotidiano de Guilherme Vergani,

Superintendente Financeiro. “Fazemos a ligação entre os investidores e analistas de mercado com a TEMPO ASSIST e trabalhamos para garantir que todas as informações da companhia sejam entregues corretamente aos órgãos que regulam nossas atividades, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)”, afirma. “E não é só isso, pois precisamos estar sempre atentos às questões tributárias, já que cada região do Brasil possui regras específicas, e aos processos da Contabilidade, que lida com um volume considerável de dados”, continua.

como todas as outras da TEMPO ASSIST, está sempre de olho em quem busca uma nova oportunidade e tem um bom desempenho, como explica Juliana. “Temos casos de pessoas que eram da Central de Atendimento e que estão na área de Finanças, algo que acontece frequentemente e fortalece ainda mais o nosso time, que se destaca pela maturidade, senso de urgência e responsabilidade por cada atividade desenvolvida”.

Oportunidades Se você tem vontade de crescer, guarde essa mensagem: a área de Finanças, assim

Pacoteiros Talvez você já tenha ouvido a frase “despesa orçada não significa despesa aprovada”, mas sabe o que ela quer dizer? Na TEMPO ASSIST, todas as negociações que envolvem despesas são analisadas criteriosamente, para investirmos em iniciativas voltadas para o nosso crescimento. Esse é o papel dos Pacoteiros, que nos ajudam a aplicar nossos recursos financeiros da melhor forma possível.

6 | outubro e novembro de 2011


seu atendimento em destaque!

G

anhar um elogio pela qualidade do atendimento é sempre muito bom, não é mesmo? Pensando na importância dessa conquista para o time da Central de Atendimento, a TEMPO ASSIST disponibiliza um espaço na Intranet Tempo Online dedicado aos colaboradores que fazem a diferença ao assegurar o bem-estar dos nossos clientes. Que tal ter a sua foto na página principal da Intranet? É muito simples! O primeiro passo é, essencialmente, realizar um atendimento que supere as expectativas do cliente.

Ao identificar o elogio, procure o seu supervisor, para que ele envie as informações para a equipe de Monitoria da Qualidade, responsável por validar a ligação e o formulário de participação. Se você “encantou” o nosso cliente, parabéns! Seu elogio será publicado e todo o nosso time poderá conferir esse exemplo de como colocar o Jeito Tempo de Ser em prática! Não deixe de dividir suas realizações com a TEMPO ASSIST, pois o seu sucesso é uma vitória de todos!

TRANETs ! TÁ NA INrad or > Elogio Colabo

planejando um futuro tranquilo para seu bolso

S

er surpreendido por contas altas no fim do mês ou ver o limite do banco como parte da sua renda mensal são hábitos comuns para você? Se a resposta for sim, pense bem, pois sua “saúde financeira” pode estar em risco. Segundo dados da consultoria Serasa Experian, o número de consumidores brasileiros que não pagam suas contas em dia subiu 29,2% em agosto/2011 em relação ao mesmo mês de 2010. O que fazer para escapar dessa estatística? Planejar é a saída! Facilidade ou dor de cabeça? A fatura do cartão de crédito chegou e você resolveu pagar o valor mínimo? Cuidado. De acordo com levantamento do Instituto de Defesa do Consumidor, o Idec, caso você receba uma fatura de R$ 250, por exemplo, e pague apenas o mínimo, empurrando a dívida durante cinco meses, ao final desse período você terá que pagar R$ 337,50. É o chamado efeito “bola de neve”. Se o seu problema for o cheque especial, o acréscimo é ainda pior. O aumento sobre o mesmo valor e tempo gira em torno de 43%, isso é, sua dívida subiria para R$ 357,50.

O que fazer? Confira algumas ideias fáceis de colocar em prática: • Faça uma lista de seus gastos – Anote tudo diariamente, desde as compras mais simples até as contas fixas, como água, luz e aluguel. No final do mês você terá condições de entender quais são os maiores gastos e, assim, pensar como diminuí-los.

• Aproveite o 13º salário - Caso você tenha dívidas, prefira quitá-las e, se possível, guarde um pouco para o começo do ano. É neste período que surgem despesas como a compra de material escolar e o pagamento de impostos.

• Pense no futuro – Planejar trará reflexos positivos por toda sua vida!

Que tal uma ajuda extra? Baixe a planilha do Idec para auxiliar seu planejamento financeiro, disponível no seguinte endereço: http://bit.ly/ cuidadosfinanceiros.

outubro fevereiro e novembro e março de 2011 2011 || 77


Sorris aberto para o progresso Representantes do time TEMPO DENTAL. Da esquerda para a direita: Rogério França (Pós-Venda), Marcio Carneiro (Unidade Rio), Juliano Jacinto (Produtos Saúde), Angélica Tortorella (Gente), Oswaldo Camargo (Rede Odonto), João Oliveira (Central de Atendimento Odonto), Julio Felipe (Vice-Presidência – TEMPO DENTAL) e Marcio Ohashi (Auditoria Odonto).

Essa é a melhor forma de definir o momento da TEMPO DENTAL, marca do Grupo TEMPO ASSIST para o mercado de planos odontológicos e quarta maior empresa do setor no Brasil

P

ara lhe trazer as últimas informações sobre este assunto conversamos com o Vice-Presidente da TEMPO DENTAL, Julio Felipe, que sabe muito bem onde quer chegar com o seu time. “Queremos avançar em nossos relacionamentos com clientes e rede de prestadores, além de gerar resultados. Nossa visão é 100% para frente, para o progresso”, comenta. Não é para menos que a motivação dele esteja em alta. De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o número de usuários de planos odontológicos passou de 2,7 milhões em 2000 para 13,8 milhões em 2010, ou seja, um crescimento de 460% ao longo desse período. De olho nas possibilidades, Julio afirma que aTEMPO DENTAL está preparada para crescer: “temos um grupo de pessoas altamente qualificadas e engajadas em um mesmo objetivo. Isso nos dá a agilidade necessária para acompanhar o ritmo de evolução do mercado”. Rede Odonto Empresas: uma solução TEMPO DENTAL Para garantir o máximo de participação possível no mercado, a TEMPO DENTAL conta com uma solução totalmente estratégica: a Rede Odonto Empresas, bandeira que identifica nossos prestadores, presentes em mais de 25 mil pontos de atendimento em todo o Brasil. Ficou curioso para saber como isso funciona? O projeto em parceria com a

8 | outubro e novembro de 2011

Caixa Seguros é um bom exemplo. Nele, os planos odontológicos da Caixa Seguros Saúde serão oferecidos sempre com a identificação da Rede Odonto Empresas. “A TEMPO DENTAL é a nossa marca forte e voltada para o mercado (clientes e corretores). A Rede Odonto Empresas é utilizada para a identificação da rede de prestadores, que também pode ser vista com um de nossos produtos. Dessa forma, clientes e parceiros oferecem uma opção economicamente interessante, com serviços de qualidade e um diferencial importante: não há a necessidade de se preocuparem com a gestão da estrutura, que é feita pelo nosso time”, explica Julio.

Acima de tudo, Somos Responsáveis Uma das provas disso é, sem dúvidas, o Odontomóvel. “Com adaptações especiais, transformamos uma van comum em uma verdadeira clínica itinerante. Com este projeto vamos deixar muitos sorrisos mais bonitos e saudáveis”, comemora nosso entrevistado. Além dos tratamentos, totalmente gratuitos, o objetivo é compartilhar informações importantes sobre a saúde bucal e como é possível alcançá-la.

De olho no futuro “O ano de 2012 será super importante, com foco comercial”, antecipou Julio, que também fez questão de destacar a importância do trabalho em equipe. Segundo ele, depois de investir nos ajustes necessários para se tornar ainda mais competitiva, a TEMPO DENTAL está pronta para crescer.


Voe Alto - Oitava Edição