Page 1

IDENTIDADE VISUAL

1


SUMÁRIO

Apresentação

3

A marca

4

A marca: grade de construção

5

Assinaturas

6

Versão positiva

7

Versão negativa

8

Utilizações vetadas

9

Reduções

10

Uso sobre fundos coloridos

11

Tons de cinza

12

Traço vazado

13

Cores padrões

14

Tipografia

15

Aplicação

16

2

IDENTIDADE VISUAL


APRESENTAÇÃO

A ASP Soluções e Engenharia surgiu na cidade do Recife no estado de Pernambuco, em 2014 com o nome de TSA Soluções e Tecnologia (alterado após o “redesign” prestado por Vinícius de Sá em 2017. Com um título novo e um visual totalmente diferente, a ASP altera também sua filosofia - que até então não existia- de conectar as pessoas do estado nordestino em ambiente telecomunicativo. Após uma grande mudança, a ASP ganhou destaque na Região Metropolitana do Recife, com serviços oferecidos a grandes empresas, dentre elas a “TV JORNAL”, “JEEP” , “Karne e Keijo” e “JORNAL DO COMÉRCIO.

Marca desenvolvida por Vinícius de Sá

IDENTIDADE VISUAL

3


A MARCA

A marca da ASP remonta simbolicamente a tudo o que o serviço representa: Confiança, Sabedoria , e principalmente o céu - imensidão azul compartilhada por todas as pessoas do mundo. Diante disso, o nome ASP surgiu da sigla do fundador e diretor executivo Allyson de Sá Portela. Logo a marca traz consigo 3 tons de azul - que representa o céu de dia, de tarde e de noite, como também representa o mar que se remete a grandes navegações do século XV, o que deu início a uma ocasião inacabada chamado globalização - processo de integração de culturas e valores. Ao passo, também, de que a cor preta representa o cabeamento responsável por conectar as pessoas a informações.

4

IDENTIDADE VISUAL


A MARCA | GRADE DE CONSTRUÇÃO

Para garantir um enquadramento consistente de cada um dos elementos que constituem a marca ASP, desenvolveu-se um grid que assegura a perfeita reprodução e aplicação da marca em qualquer tipo de suporte.

A utilização desse grid é essencial para um melhor alinhamento da tipografia e dos elementos gráficos que formam a marca, como também para uma manutenção do padrão de proporções, espaços e medidas .

Um dos grandes segredos vitais para um visual agradável das mensagens textuais é a utilização do espaçamento óptico ,em viés de padrão mecânico dos softwares que processam textos. A divisão deste deriva-se, primeiramente, do tamanho da antena que vai definir todo o resto, em seguida as letras somadas a um pequeno distanciamento darão origem ao tamanho do instrumento supracitado. Diante, as letras principais (ASP) , dividem-se da seguinte forma: A| |S = 1 e S| |P = 2

IDENTIDADE VISUAL

5


ASSINATURA

A marca possui 5 versões: horizontal com a antena, de caráter preferencial; a logo com um traço divisor; a logo com a antena para o outro lado; e por último os itens em usos separados.

6

IDENTIDADE VISUAL


VERSÃO POSITIVA

A marca versão positiva será aplicada somente em fundo branco. Deve-se preferencialmente utilizar as cores institucionais em fundo branco. Caso não haja possibilidade da utilização original , estão previstos 4 versões monocromáticas

IDENTIDADE VISUAL

7


VERSÃO NEGATIVA

Sob o viés de não poder reproduzir a marca da forma original ou em versão monocromática, pode-se utilizar as versões negativas com os usos exclusivos das cores acima.

8

IDENTIDADE VISUAL


UTILIZAÇÕES VETADAS

As regras para o uso da assinatura visual ASP definidas neste manual devem ser obrigatoriamente respeitadas para que não haja descaracterização da identidade visual da empresa.

IDENTIDADE VISUAL

9


REDUÇÕES

A Assinatura Visual requer cuidadosa programação para o definição de suas reduções como podem ser observadas a seguir. Recomenda-se reduzí-la a partir da medida de 6 cm² de comprimento.

10

IDENTIDADE VISUAL


USO S SOBRE FUNDOS COLORIDOS

Para manter a significação cromática, é indubitável a utilização do logotipo com o fundo branco caso o plano de fundo esteja fora da escala tonal de azul que compõe a marca.

IDENTIDADE VISUAL

11


TONS DE CINZA

Nos fundos acinzentados, utiliza-se a Assinatura ASP original (exclusivamente em 0%), a versão alternativa com as letras principais em branco (entre 10% e 20%), e por último a versão totalmente negativa ( entre 30% e 100%).

12

IDENTIDADE VISUAL


TRAÇO VAZADO

Esta versão foi criada para processos de impressão e acabamento como serigrafia, relevo americano, relevo seco tipo roof, e hot-stamping. Recomenda-se a utilização da cor prata em aplicações de hot stamping e impressões de cores foscas.

IDENTIDADE VISUAL

13


CORES PADRÕES

É necessário reproduzir fielmente as cores da marca. Porém, em detrimento disso, não há restrições quanto a redução da opacidade da versão orginal.

14

IDENTIDADE VISUAL


TIPOGRAFIA

O Neuropol é um tipo de letra amplo e incrivelmente futurista que foi criado em 1996. O design é baseado em quadrados arredondados que eram populares em fontes de techno anteriores, como Microgramma, Digital e Chimes. As extremidades superelípticas do curso dão ao Neuropol uma aparência harmonizada. Traçados horizontais truncados sugerem lasers ou traços de vigas de vetor. Nas últimas décadas, várias famílias de fontes relacionadas ao Neuropol foram lançadas. A Neuropol foi redesenhada e expandida para o Neuropol X em 2004. A fonte Neuropol original foi descontinuada na época, mas algumas pessoas ainda prefiram a versão de 1996. Em 2015, o Neuropol original de 1996 foi restaurado e relançado. As alterações incluem: melhor kerning, pontos mais altos em i e j, curvas mais limpas, acentos mais pesados, mais idiomas, mais pontuação, os mais recentes símbolos monetários e um melhor símbolo @. Se a sua aplicação suportar alternativas estilísticas OpenType, você pode acessar um Z completo, semelhante ao do Neuropol X.

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 123456789

IDENTIDADE VISUAL

15


APLICAÇÕES

A correspondência externa ou interna é fundamental para a comunicação da ASP, atingindo um público significativo. Em função disso, seus suportes e até mesmo sua forma de preenchimento devem seguir normas e padrões, sempre com o fito de estabelecer a máxima padronização e qualidade expressa.

Logo em placa de rua, cartão de visita e capacete de trabalho.

16

IDENTIDADE VISUAL


APLICAÇÕES

Versões de uniforme e personalização para automóveis.

IDENTIDADE VISUAL

17


18

IDENTIDADE VISUAL

ASP | Soluções e Engenharia (Manual de marca)  

Manual de marca produzida por Vinícius de Sá para a empresa ASP soluções e engenharia.

ASP | Soluções e Engenharia (Manual de marca)  

Manual de marca produzida por Vinícius de Sá para a empresa ASP soluções e engenharia.

Advertisement