

Vinícius Almeida PORTFOLIO.
Vinícius de Almeida Coutinho
arquitetura e urbanismo
email: viniciusalcouti@gmail.com
telefone: 12 991300742
endereço: Vila Nossa Senhora das Graças, Taubaté portfolio: issuu.com/viniciusalcouti
Objetivos
Me formei recentemente em Arquitetura e Urbanismo e gostaria de me aprimorar na profissão e colocar em prática o conhecimento adquirido na universidade.
Formação
2020- 2025
Universidade de Taubaté
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2020- 2022
Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo
Qualificação Técnica em Artes Visuais
2018-2019
Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo
Qualificação Básica em Artes Visuais
Cursos
Experiências
CURA Arquitetura & Construção
Participação na elaboração de projetos executivos e projetos complementares
2023
CURA Arquitetura & Construção
Participação na elaboração de anteprojetos e acompanhamento de obra 2024
2022
Exposição “TINTA FRESCA”
Participação na exposição realizada na Galeria Lenita Freire
2020
SEMAU-XL
Participação na 40° SEMAU promovida pelo Departamento de Arquitetura “14 de Fevereiro” do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté
2019
Parlamento Jovem
Participação como “Jovem Assessor”
PROJETOU
Illustrator para Arquitetura: Plantas Humanizadas e diagramas 3D
PROJETOU
AutoCAD para Projetos Arquitetônicos
PROJETOU
SketchUp para Projeto Arquitetônico
2023 2022
Centro Paula Souza
Design Thinking
Softwares
AutoCAD
SketchUp Photoshop InDesign Pacote Office
Revit
Concurso WIZO de Pintura e Desenho 2019 “Brasil-Israel: A História e as Religiões”
Participação no Concurso WIZO de Pintura e Desenho 2019
2018
Projeto Rumo
Participação no projeto realizado pelo Rotary Club Taubaté sobre orientação
RYLA do Rotary Club Taubaté
Monitor de atividades de liderança e ação
Premiações
2022
Exposição “TINTA FRESCA”
Menção Honrosa pelo alto desempenho
2019
Concurso WIZO de Pintura e Desenho 2019 “Brasil-Israel: A História e as Religiões”
Prêmio Júri Aberto
PROJETOS



Projeto de Arquitetura de Interiores - Apartamento
COCRIAR: Projeto corporativo de um coworking voltado para a produção criativa
e difício Multifuncional
Informações Sobre
Equipe: Júlia Schmidt, Luiza Moreira, Nádia Gomes e Vinícius Almeida. 2022.
A proposta do projeto começa com o desenvolvimento de uma quadra multifuncional, onde cada integrante do grupo desenvolve um edifício. O projeto está localizado em uma quadra central de Taubaté e foi orientado de modo que os dormitórios e salas adquirissem iluiminação natural e indireta, gerando o conforto térmico adequado.
Utilizando a topografia com pouca variação, foi proposto um paviemento térreo com laje continua que conecta com os outros edifícios, com o objetivo de integrar os espaços e gerar uma sensação de constância do espaçõ público.
A fim de descaracterizar o formato do edifício, foi proposto andares que sobressaem e gradativamente vão aumentando a medida que os andares aumentam, trazendo assimetria entre os pavimentos. Além disso, foi proposto balanços com a finalidade de diferenciar os pavimentos residencias do pavimento comercial e formar diferentes tipos de varandas entre os pavimentos.


Croqui conceitual da idealização da quadra produzido por Vinícius Almeida.
Croqui esquemático feito por Luiza Moreira.





A partir da setorização da quadra, foi realizada a divisão dos andares, onde o térreo e os primeiros pavimentos contam com uma predominância comercial e de serviços, enquanto o restante é residencial, pensado para três tipos de personas.
Partindo da ventilação natural e flora nativa, foi proposto uma abertura no subsolo para permeabilidade da quadra.
Além disso, usamos elementos como beirais e pilotis para ventilação e sombreamento, gerando conforto térmico ao ambiente.



Dessa maneira, os sistemas estruturais foram escolhidos para atender as necessidades de cada setor do edifício.
Aço para os pavimentos residenciais, buscando a horizontalidade nos pavimentos, assim como atender os grandes vãos e balanços, entregar conforto com espaços arejados e integrados, desenvolvendo ambientes cativantes e de âmbito familiar.
Buscamos a recuperação dos valores das ruas da cidade tradicional, trazendo alinhamentos parciais que se situam na relação rua-edifício.
Aberturas visuais e acesso solar mais intenso possibilitam a criação de espaços que variam do privado para os generosamente públicos, permitindo a adversidade e a pluralidade de arquitetura contemporânea.
Madeira no térreo buscando a sensação de constância entre os edifícios e semelhança com materiais da arquitetura vernacular e vegetação nativa.
Uso do concreto no subsolo e caixa de escada, seguindo a convicção da dureza e rigidez do material.







Maquetes produzidas em equipe.
arquitetura de interiores

Informações
Sobre
Autor: Vinícius Almeida. 2022
Projeto de Arquitetura de Interiores de um apartamento presente no edifício anterioremente apresentado.
O projeto visa criar um espaço que reflita um estilo natural, minimalista e acolhedor para um casal jovem que valoriza funcionalidade e conforto. Inspirado em tons neutros, texturas naturais e uma paleta clara, o ambiente será planejado para oferecer praticidade na rotina diária e aconchego, integrando elementos de madeira, fibras naturais e iluminação suave.

ESC. 1:50
PLANTA HUMANIZADA
1:50
RALO SIFONADO
RALO LINEAR
Os espaços foram projetados para favorecer o bem-estar e atender às preferências do casal. O layout foi pensado para um dia a dia organizado, mas com toques que convidem à descontração e relaxamento.
A proposta também enfatiza a harmonia entre interior e exterior, criando um lar que transmite serenidade e equilíbrio.
BOX VIDRO TEMPERADO
BANCADA DE MADEIRA
PORTA TOALHA
PORCELANATO


ProJeto cocriar: ProJeto corPorativo
Informações
Sobre
Autor: Vinícius Almeida. 2024
Como projeto, concebe-se como proposta criação de um edifício de escritórios com ênfase no conceito de coworking para os profissionais da indústria criativa, promovendo acesso, interações profissionais, ambientes estimulantes e espaços adequados para os usuários. Consequentemente, busca-se influenciar positivamente o desempenho e a produtividade das empresas e usuários.





Croquis conceituais e maquete produzidos por Vinícius Almeida
Isométrica explodida.

A ideia geradora do partido, que enfatiza a conexão entre espaços e atividades, pode ser comparada de forma poética à aranha, suas teias e ao conceito de networking, tendo em vista que a teia de uma aranha é um sistema altamente conectado e flexível, o projeto arquitetônico procura criar uma rede de conexões entre os espaços para incentivar a interação e a colaboração.
Dessa maneira, a ideia de um espaço de coworking voltado à produção criativa possui como premissa a interação social, espacial e visual dos espaços e atividades.
É adotado uma configuração de pavimentos horizontais que servem como base para os espaços flexíveis, levando em conta a possibilidade de reorganização do ambiente. Os planos horizontais se ligam verticalmente com a circulação, de modo que tais integrações e conexões atribuam identidade ao projeto arquitetônico.



Fachada principal.

O pavimento térreo foi projetado para facilitar o acesso dos pedestres ao edifício, com um recuo frontal ampliado e uma configuração de acesso livre. O térreo é destinado a atividades que não exigem muita concentração, sendo perfeito para pessoas em movimento ou realizando tarefas rápidas.
O primeiro pavimento foi pensado para abrigar atividades de pensamento criativo, brainstorming e reuniões de equipe. Neste pavimento há salas para reuniões, studios para gravação e um amplo salão de trabalho. O objetivo deste pavimento é encontrar um equilíbrio entre privacidade e colaboração.

Térreo - estação de trabalho panorâmica.

Destinado às atividades de alta concentração e formalidade, o segundo pavimento atende a equipes que necessitam de um ambiente mais exclusivo. Este pavimento oferece salas privadas para equipes e espaços compartilhados. Apesar do caráter reservado, áreas de descanso e interação são mantidas.
O projeto parte do princípio de que um espaço bem projetado e organizado não apenas aumenta a produtividade, mas também eleva a qualidade de vida dos funcionários que utilizam aquele espaço. Além disso, busca promover maior acesso e fomentar a colaboração entre os profissionais, fortalecendo o senso de comunidade e interação.

Mezanino.

2° pavimento - escritório de equipe.

2° pavimento - área de lazer e descanso.

1° pavimento - área de lazer e descanso.

1° pavimento - sala de brainstorm.