Issuu on Google+

Ano 01 . Edição 03 Março de 2013 Distribuição Gratuita

INFORMAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS.

ERRO DE PLANEJAMENTO? Em outubro do ano passado a prefeitura concluiu a obra e inaugurou uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), localizada no Bairro Jota. A EMEI foi projetada para atender crianças de 0 a 3 anos, funcionando exatamente como uma creche. O que poucos sabem é que a situação da creche é alarmante.

Página 03

Turismo Prefeitura assina decreto sobre a preservação da Serra da Moeda.

Página 05

Personagem Um papo com Taninha Página 11

Cidade Caos na limpeza urbana. Desconforto para a população.

Página 06

Luto Social Vem aí a Blitz do Atendimento Página 16

Anúncio 1/8 12cm x 8,5 cm (LxA) R$400


Edição nº3 - Março/2013

OPINIÃO

02

EDITORIAL Começamos a 3ª Edição com uma matéria sobre a interdição da EMEI Padre Michel, pois muitos podem não ter atinado para a gravidade, então buscamos entender não só os efeitos mas as causas que levaram à interdição. Confira a matéria na página 03. Este mês tivemos ainda o prazer de contar com um novo colaborador, João Flávio Resende, que acrescenta ao time do Brumadinho em Foco, Cláudio Teixeira, Flávia Campos, Gustavo Dainha e Valéria Couto. João aborda nesta edição um fator que tem chamado a atenção das pessoas na internet: Política. Os estudantes de jornalismo Paula Cordeiro e Vinícius Toscano trazem matérias de grande interesse, buscando uma cobertura atual e de valorização à informação. A assinatura do Decreto Municipal que garante proteção de parte da Serra da Moeda, assinado no último dia 28, ganha destaque na página 05, em meio a matéria do Gustavo Dainha e do material de divulgação ABRACE A SERRA DA MOEDA. Buscamos levantar questões sobre o que se ganha e o que se perde com a assinatura do decreto, pois o mesmo afeta diretamente a vida de milhares de cidadãos brumadinhenses, e esperamos poder obter essas resposta que são de suma importância para o completo entendimento do assunto. Estamos a cada edição, nos aprimorando mais. A distribuição da 2ª edição nos trouxe surpresa, pois vários cidadãos se espantaram ao receber o Brumadinho em Foco em suas residências. Muitas foram as caras de espanto e comentários de que nunca haviam recebido jornal. Para essa edição vamos nos dedicar ainda mais na distribuição, fazendo valer o nosso slogan: “INFORMAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS”

O CUSTO DA FOLIA Carnaval, festa, folia, alegria, é realmente a festa mais esperado do ano. Pessoas se divertem, extravasam, pulam, brincam. Este ano a nova Gestão batizou a festa com o slogan "CARNAVAL DA FAMÍLIA - BRUMADINHO E SUAS MARAVILHAS". Uns gostaram, outros não, mas afinal não é possível agradar a todos. Enfim a festa passou, as discussões já esfriaram e com certeza já tem gente esperando o próximo Carnaval. Devemos lembrar que o que para muitos é diversão, festa, folia, para outros é uma oportunidade de negócio, prova disso são os barraqueiros, donos de bar e etc..., que abrem mão da diversão para trabalhar em prol da festa. O que quase ninguém lembra é que um evento de tal porte requer organização, planejamento e envolve gastos, que saem do bolso do contribuinte. A Prefeitura teve praticamente 30 dias para preparar a festa, ou seja um tempo muito curto e que com certeza foi motivo para gerar algumas falhas no processo. Solicitamos ao Executivo informações sobre os custos do carnaval e fomos prontamente atendidos. Em análise a documentação apresentadas não poderíamos deixar de trazer a público a forma como foi usado o dinheiro do contribuinte. Segundo informações encaminhadas pela Prefeitura o CARNAVAL DA FAMÍLIA custou aos cofres públicos a quantia de R$ 334.000,00 (trezentos e trinta e quatro mil reais). Foram cumpridos todos os requisitos legais necessários a contratação, porém há de se observar que a forma como foi estabelecido o edital pode ter restringido a participação de empresa, visto que que das 119 empresas que retiraram o edital somente duas empresas participaram do Pregão, sendo vencedora a empresa Horebe Locações Serviços e Eventos Ltda.

Karla Machado Salão de Beleza - 31 9249-4432

Maquiagem - Escova Progressiva - Balayage - Coloração - Cortes - Hidratação

CONTA E GOTAS Por Cláudio Teixeira Advogado

Carnaval da família - I Muito bom o chamado carnaval da família de Brumadinho. Fica a dica para os organizadores de que a família brumadinense é mais eclética do que os produtos entregues como festins. Assim, o aprimoramento deve ser uma realidade para o próximo ano. É o que se espera.

Carnaval da família - II Parabéns à polícia militar pelo efetivo que foi enviado para ofertar nível maior de segurança para o folião de Brumadinho. Com certeza não houve falhas no quesito segurança. Uma pena o ex-presidiários não ter se apresentado com a plenitude de seus componentes, mas, no próximo ano a organização do carnaval observará estas peculiaridades do maravilhoso bloco carnavalesco.

Erro de gestão Não se pode desejar crescimento de um Município, qualquer que seja este, sem que ocorra prévio estudo, ou seja, projetos bem articulados para com as demandas sociais e econômicas devem ser buscados, primeiramente. Se o gestor municipal se esquecer da necessidade destes projetos, tudo o que realizar será jogado ao lixo, haja vista a impropriedade daquele(s) investimento(s). Que isto não aconteça em Brumadinho: erro de gestão aliado à falta de capacidade administrativa e política gera um caos enorme; é tempo perdido. Entretanto, como as diferenças é que são capazes de dar sustentação às teses, reafirma-se que a persecução de projetos modernos é onde melhor se realiza a paz social. É a tese.

Crescimento e desenvolvimento Brumadinho cresceu, mas não se desenvolveu de modo sustentável. Já há algumas administrações municipais que o município patina no mesmo lugar, recebendo alguns poucos agrados. Espera-se que, daqui por diante, já que há transparência e honestidade, em tese, no trato da coisa pública, que o ordenado crescimento venha como realidade, aliado ao desenvolvimento de vanguarda, já observado anteriormente por essas terras brumadinhenses. Crescer é se desenvolver sem aumentar de tamanho, mas acrescer-se de progresso ordenado. Se, porventura, ocorrer um aumento no tamanho, que seja conseqüência do acréscimo eficaz e não um efeito colateral danoso oriundo da falta de planejamento a longo prazo, pois, tem-se as cidades por eternas enquanto o homem é passageiro. Vamos torcer para que o prefeito dê conta do recado, pois o navio já zarpou há muito.

Anuncie no

31 8561-6402

INFORMAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS.

EXPEDIENTE “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato” CF art.5ºincIV Editores: Antônio Vieira e Jerônimo Rinco Equipe: Paula Cordeiro , Vinícius Toscano e Rodrigo Parreiras Publicidade/Comercial: Jerônimo Rinco Colaboradores: Cláudio Augusto Teixeira, Gustavo Morais Dias, Valéria Costa Couto, Flávia Campos, Mariana Lima (COMJUVE), João Flávio Resende Tiragem: 7 mil exemplares - Impressão: Sempre Editora Para anunciar ligue: (31)8561-6402. Críticas, elogios, dúvidas e sugestões são bem vindas através do e-mail jornalbrumadinhoemfoco@gmail.com , de comentários no blog http://brumadinhoemfoco.wordpress.com ou na página no Facebook ( http://www.facebook.com/brumadinhoemfoco) Brumadinho Em Foco é uma publicação noticiosa mensal independente, imparcial e apartidária. As opiniões expressas por seus colaboradores não refletem necessariamente a opinião do jornal.


Edição nº3 - Março/2013

CAPA

03

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL É INTERDITADA Por Vinícius Toscano DEVIDO À ERROS DE PLANEJAMENTO Estudante de Jornalismo Depois das chuvas no fim de janeiro deste ano, a creche teve que ser interditada pela defesa civil, pois a situação da construção estava comprometedora. A EMEI funcionou perfeitamente desde sua inauguração em outubro, até o período de férias em dezembro, sem apresentar qualquer risco às crianças. Conforme apuramos a EMEI foi construída em uma área irregular, num lugar onde a rede pluvial é deficitária , causando alagamentos na c r e c h e, a l é m d i s s o, a construção foi feita em cima de um “pântano”. Os principais problemas encontrados na construção, foram: trincas em pr aticamente todas as paredes e vigas, alguns lugares o piso estava “fofo” por causa da infiltração da água pelo solo, além de infiltrações em diversas salas. Ocorreu também a perda de d i ve r s o s e q u i p a m e n t o s, como: colchões, brinquedos e m at e r i a i s u s a d o s p e l a s crianças, já que todo esse material foi contaminado pela água que infiltrava pelos ralos, trazendo com ela a água do esgoto e possíves focos de doença. A obra foi executa pela Construtora Império, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ou seja, a verba é do governo federal e a prefeitura cede o terreno para a construção. Segundo informações, o problema maior da região onde está a creche é a deficiência de escoamento das águas pluviais, mas que tal obra não poderia ser feita com o dinheiro recebido pelo governo federal, já que a verba é direcionada apenas para a construção do EMEI e a obra da canalização da água é de responsabilidade da prefeitura. Então concluímos que a Prefeitura não realizou as obras de canalização das águas das chuvas para então começar a edificação da escola. Portanto, se esta obra fosse realizada previamente, a EMEI não teria sido interditada por causa de duas chuvas e as crianças não estariam sofrendo uma solução de continuidade.

Para minimizar o problema Secretaria de Educação buscou um local que, dentro dos padrões estabelecidos, conseguisse atender as necessidades das famílias prejudicadas pela interdição da creche. Sendo assim, a EMEI está funcionando provisoriamente no Centro de Líderes de Brumadinho, através de um acordo feito pela prefeitura e a Mitra da Ig reja Católica de Belo Horizonte. A Secretária de Educação, Neide Alves esclarece: “Nós temos um contrato de três meses com a Mitra que poderá ser renovado por mais seis meses, já que fui alertada que em três meses não tem condição de reformar a EMEI, não tem como colocar a creche pra funcionar perfeitamente.”. Ela acrescentou que as secretarias de educação e de obr as estão atentas e acompanharão o processo de reforma da creche. O Secretário de Obras, D e n í l s o n Fo n t o u r a , explicou que a reforma da creche é um processo longo e d em or ad o, e q u e n ão depende exclusivamente da prefeitura. “Estamos notificando a empresa que construiu a EMEI para fazer um laudo da obra e do terreno para que possamos iniciar a reforma, mas é Fotos: Divulgação internet, Arquivo BeF e Equipe Felicità complicada essa situação, pois foi construída sobre um pântano, e é muito provável que volte a dar problemas daqui a alguns anos e temos que solucionar também a questão pluvial. Também temos que contar com uma vistoria do Governo Federal, já que é uma obra financiada com recursos do FNDE.”. Ele completou que além da obra da EMEI, a prefeitura já tem projetos para fazer uma rede pluvial naquela região, para evitar os mesmos acontecimentos. Esperamos que as obras ocorram com agilidade e que os problemas identificados tenham solução definitiva , pois as crianças merecem um lugar confortável para brincar e aprender, e principalmente, que possam estar em segurança.

NOTA DE ESCLARECIMENTO A Construtora Império Ltda., exercendo o seu direito de resposta, diante da nota de esclarecimento sobre o patrimônio público da Prefeitura de Brumadinho encaminhada a imprensa local pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal e veiculada na ultima edição deste jornal (Fevereiro de 2013), vem a publico prestar alguns esclarecimentos: 1. Conforme documentação disponível na Prefeitura Municipal de Brumadinho, junto ao processo administrativo licitatório 086/2011, Concorrência Publica 005/2011 e contrato 085/2011, até o presente momento foi executado pela Empresa e recebidos um total de 62% referente ao referido contrato, sendo que tudo o que foi medido e pago esta em conformidade com o contrato e seus anexos; 2. Quanto à fossa séptica, que na verdade é uma Estação de tratamento de esgoto, a mesma encontra-se devidamente instalada e funcionando normalmente, sendo que atualmente recebe todo o esgoto gerado pela UPA (unidade de pronto atendimento) que é parte integrante do complexo Hospitalar; 3. Quanto ao gerador, cabe salientar que o mesmo foi instalado corretamente, no entanto devido a problemas técnicos causados pelo mau uso pela prefeitura, foi necessário a sua remoção pela assistência técnica, sendo locado pela Empresa outro gerador capaz de substituí-lo, sem custo algum para o erário municipal. Observa-se que o referido gerador já se encontra no local, em perfeitas condições e em plena atividade novamente. Salienta ainda, que o valor efetivamente pago pelo Município pelo gerador é de R$ 358.182,68 (trezentos e cinquenta e oito mil, cento e oitenta e dois reais e sessenta e oito centavos), valor este que é 179,19% mais baixo do que foi declarado na nota de esclarecimento encaminhada pela Prefeitura (R$ 1.000.000,00 – um milhão de reais); Finalmente ressalva, que a Empresa Construtora Império Ltda., se reserva ao direito de prestar esclarecimentos comerciais e contratuais relativos aos processos licitatórios em que participou, não se envolvendo de maneira nenhuma em debates políticos partidários. Cordialmente, CONSTRUTORA IMPERIO LTDA.


04

PUBLICIDADE

Edição nº3 - Março/2013

Anúncio página inteira 25cm x 36,5cm (LxA) R$1.000

COMPRA VENDE TROCA ALUGA FINANCIAMENTO DESPACHANTE IMOBILIÁRIO


Edição nº3 - Março/2013

05

TURISMO

Decreto municipal garante preservação

O

decreto assinado pelo Prefeito Antonio Brandão é de extrema relevância, uma vez que garante a proteção de uma área muito importante, tanto no que diz respeito a questão ambiental quanto no aspecto econômico, uma vez que na região já existe uma constante atividade turística baseada exatamente nas características naturais locais. Além disso, a assinatura do decreto, que sem dúvida alguma é fruto da luta de ambientalistas e lideres comunitários, sobretudo a ONG Abrace a Serra da Moeda exemplifica bem a todos nós que a união das pessoas pode sim fazer frente aos interesses das grandes corporações econômicas e ditar o rumo das decisões políticas.

OS DOIS LADOS DA ‘‘MOEDA’’ Bônus X Ônus Em uma disputa entre a preservação ambiental e a exploração mineral o desgaste assume maior relevância, pois, perder garantias ambientais é danoso, da mesma forma que sucumbir por falta de investimentos oriundos da atividade mineradora. No caso do Decreto publicado pelo executivo municipal em 28 de fevereiro de 2013, aumentando a área de preservação ambiental no trecho Serrinha da Serra da Moeda, o lucro ambiental é de fácil percepção. Todavia, quando um lado ganha, o outro perde. A reflexão que deve ser feita, e exaurida, sob todos os aspectos pertinentes ao tema, é de quais as consequências que serão geradas a partir da publicação do referido Decreto? Deste modo, tem-se que a segurança jurídica, que permitia vultosos investimentos na área mineral, pode estar abalada a ponto de impedir que estes aportem em Brumadinho. Ainda no mesmo sentido, Brumadinho deixará de receber compensações financeiras de possíveis impactos ambientais de nível 01, passíveis de ocorrência na área preservada. A falta de planejamento poderá gerar descrédito institucional, ou seja, em quais critérios o referido Decreto encontrou embasamento? Por esta via, os investimentos, que seriam aportados no setor de mineração em Brumadinho, não devem ocorrer enquanto perdurar este tipo de insegurança jurídica. Não é a qualquer preço que se deve promover a exploração mineral, mas, até que ponto a preservação ambiental pode reduzir investimentos e geração de emprego e renda, visto que somos um município tipicamente minerador? É o que se deve pensar e responder. Que as partes desta “queda-debraços” promovam o esclarecimento à população de Brumadinho, pois por trás do Ônus sempre há o Bônus.

Por Gustavo Dainha Geógrafo


CIDADE

06

Edição nº3 - Março/2013 Fonte: Internet

Limpeza das ruas não acontece e compromete a aparência da cidade Por Vinícius Toscano Estudante de Jornalismo

Nos últimos dias moradores de Brumadinho vêm questionando sobre a limpeza da cidade. Certo que o município vem sofrendo com isso, e aonde quer que passamos, vemos os passeios sendo tomados pelo mato que cresce nos meios fios. Deve ser prioridade da administração pública, manter a cidade bem cuidada, haja vista que Brumadinho, com o passar do tempo vem crescendo consideravelmente , e recebe cada vez mais turistas. Por mais este motivo a aparência da cidade começa a valer cada vez mais, devendo ser pauta constante na Administração Municipal. Desde pequenos casos como o lixo nas ruas, matos nos passeios e a aparência geral de nossa cidade. Precisamos manter a cidade sempre limpa, com uma entrada que agrade visualmente moradores e turistas. Toda essa questão é de responsabilidade da prefeitura, mas a população não pode ficar sentada a espera de algo ser feito, podemos ajudar com pequenos gestos como limpar as nossas próprias calçadas , descartar corretamente o lixo doméstico, etc... A prefeitura está organizando uma “força tarefa” nessa primeira semana de março, para que aconteça a limpeza nos meios fios através de uma “capina manual” e uma “capina química” além de recolher os entulhos que ficam depositados nas encostas dos passeios. Essa ação tem também como objetivo o combate da Dengue, motivo pelo qual algumas áreas serão prioritárias, face a estatística de focos do mosquito. A prefeitura divulgou as datas do Mutirão de Limpeza que acontecerá das 7 horas até às 16 horas. A distribuição dos bairros é a seguinte: Bairro Santa Cruz (4 de Março); Bairro São Conrado (5 e 6 de Março); Bairro Dom Bosco (7 de Março); Bairro Residencial Bela Vista (11 e 12 de Março); Creche em Conceição de Itaguá (13, 14 e 15 de Março). Ainda sobre essa questão, é direito e dever de cada cidadão fazer com que a cidade esteja sempre limpa, então se houver algum problema, deve-se entrar em contato com a Prefeitura e fazer uma denúncia, que pode ser anônima.

Caos na limpeza urbana Falta de regularidade na coleta, número reduzido de lixeiras, sujeira espalhada pelas ruas, caminhões antigos e restos de construção obstruindo entradas de galerias pluviais, as chamadas “bocas de lobo”. Este é o cenário demonstrado nas redes sociais. O serviço de limpeza urbana da cidade é alvo de reclamações constantes por parte dos moradores. É fato que a extensão territorial prejudica as ações. Afinal, com mais de 600 mil km², somos o terceiro maior município da região metropolitana de Belo Horizonte. Mas isso não é desculpa, segundo a própria população, que reclama da má qualidade dos serviços prestados. A coleta é feita, desde 2009, por uma empresa de Betim, contratada pela administração passada, como apurado pelo Jornal. É a mesma companhia que teria feito o recapeamento asfáltico do último governo.. O contrato vence neste mês e pela qualidade da prestação dos serviços resta-nos a dúvida: será que a atual adminstração irá renoválo? Existe também lixo revirado por animais, o que leva a crer que o material está nos locais de coleta há mais tempo que o ideal. Os moradores cobram mudanças rápidas.

Foto: Internet


Edição nº3 - Março/2013

07

ACONTECE NA CÂMARA

ACOMPANHE A ATUAÇÃO DO LEGISLATIVO

Por Paula Cordeiro e Vinícius Toscano Estudantes de Jornalismo

A equipe de jornalismo do Brumadinho em Foco esteve presente nas duas primeiras reuniões do legislativo e traz para população um resumo do que foi abordado no plenário da Câmara Municipal.

Foto: Equipe Felicità

‘‘A transparência não pode ser só um discurso, tem que ser transformada em prática”. Ver. Reinaldo Fernandes “Eu já fui vereador em três mandatos e nunca vi a casa cheia assim em plena quinta-feira”. Ver. Aurélio do Pio O vereador Hideraldo Santana, redigiu o requerimento 1, onde pede a presença do Prefeito Antônio Brandão para prestar esclarecimentos sobre como a prefeitura foi encontrada, contratações para cargos comissionados, de confiança e função gratificada, e ainda questionou os aluguéis pagos pela mesma e como a gestão tem lidado com o nepotismo. Ele declarou ser imprescindível esclarecer à todos o que é nepotismo, pois muitos não sabem ao certo os casos que o configura. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Veja nos quadros abaixo a síntese das primeiras reuniões: Reunião do dia 21/02/2013 - Presentes: 13 vereadores e aproximadamente 60 pessoas.

Reunião do dia 28/02/2013 - Presentes: 13 vereadores e aproximadamente 40 pessoas.


08

ESTADO DE MINAS

Edição Edição nº3 nº1 -- Março/2013 Janeiro/2013

VEREADORES DO INTERIOR DE MINAS SÃO OBRIGADOS A DEIXAR CARGOS NA ASSEMBLEIA Primeiro exonerado saiu nessa quarta-feira. Ele acumulava o emprego no gabinete do deputado Tenente Lúcio com o cargo de parlamentar em Brumadinho. o parlamentar. Ainda de acordo com o Carlos Mendes de Lima (PDT) foi o deputado, o ex-funcionário ficava primeiro vereador mineiro a perder durante o dia na Assembleia e o cargo comissionado na conseguia conciliar a função com o Assembleia Legislativa – e com ele mandato porque as reuniões plenárias um salário mensal de R$ 7.788,73. A em Brumadinho acontecem apenas exoneração do chefe de gabinete do uma vez por semana, à noite. deputado Tenente Lúcio (PDT) foi A expectativa é de que nos próximos publicada na edição dessa quartadias novas e xoner ações sejam feira do Diário do Legislativo e publicadas no Diário do Legislativo, já atende a deliberação da Mesa que informações extraoficiais dão Diretora da Casa, que por conta de que há vereadores unanimidade aprovou a proibição de empregados em 42 gabinetes de contratação de vereadores para deputados. Um deles é o do deputado cargos nos gabinetes Fábio Cherem (PSD), que tem em sua parlamentares. folha de pagamentos dois vereadores Foi depois que o Estado de Minas de Lavras: Antônio Marcos Possato (PTB), que trouxe à tona as nomeações de vereadores no "...em momento algum discordei da preside a Câmara, e Anderson Marques (PV), gabinete do deputado Fábio Cherem (PSD) que a Mesa Diretora. Mas ele foi a primeira segundo mostrou o Estado de Minas. Até ontem ele Mesa decidiu proibir esse tipo de contratação. pessoa que contratei quando vim para a ainda não havia exonerado os parlamentares, que Há quatro anos Carlos Mendes trabalhava como o coordenador de gabinete do colega de partido, Assembleia, e vai ser uma perda muito trabalham no escritório parlamentar em Lavras com uma jornada de quatro horas diárias. com a tarefa de atender prefeitos, vereadores e grande para o gabinete’’ Em nota enviada à reportagem, Cherem não definiu servidores. Nas eleições do ano passado, candidatou-se a uma das 13 cadeiras da Câmara Tenente Lúcio (PDT): quando o ato será tomado. “Temos a informar que o gabinete do deputado Fábio Cherem vai atender aos Municipal de Brumadinho e foi eleito com 418 critérios estabelecidos pela Assembleia Legislativa votos – o quinto mais votado da cidade da região para as nomeações/exonerações, de acordo com as instruções metropolitana. De acordo com o deputado Tenente Lúcio, em janeiro ele normativas da Mesa, assim como o fez em todo o exercício do mandato”, comunicou à direção da Assembleia a eleição de seu funcionário e foi diz o texto. informado na ocasião que não havia impedimento legal para que ele fosse mantido no cargo. “Sou respeitador das leis e em momento algum discordei da Mesa Matéria publicada no Jornal Estado de Minas em 28/02/13 Diretora. Mas ele foi a primeira pessoa que contratei quando vim para a Caderno Política Assembleia, e vai ser uma perda muito grande para o gabinete”, lamentou Por Isabella Souto

CONHEÇA BETINHO. NOVAS IDEIAS, NOVOS IDEAIS! Helbert Firmino Pena, conhecido como BETINHO é natural de Brumadinho-MG, casado, pai de dois filhos, começou a trabalhar como Tipógrafo em 1989 na Gráfica Matozinhos, também trabalhou na Agil Gráfica e Editora em Itaúna e na Gráfica Carolina em Brumadinho, formou em Técnico em Mineração em 1996 na Escola Técnica Vital Brasil em Belo Horizonte, em 1997 começou seu estágio curricular na Vale onde permanece até o momento ocupando a função de Supervisor de Controle de Operação de Mina. Em 2006 formou em Administração de Empresas pela Faculdade Asa de Brumadinho, após este período fez vários cursos de capacitação profissional, em 2007 lecionou nos cursos Técnicos da mesma faculdade por dois anos. Betinho é Presidente do Condomínio Quintas do Brumado, em Conceição de Itaguá desde 2009. O interesse pela política iniciou através de reuniões com algumas comunidades em torno da Vale que assim identificou a possibilidade de ajudar, participar e melhorar a vida do povo de Brumadinho. Foi eleito para seu primeiro mandato em outubro de 2012 pelo Partido Progressista. Betinho é simples, trabalhador, dedicado e determinado a lutar pelo ideal de uma sociedade mais justa. Através de uma gestão participativa acredita que isso é possível.

Betinho, junto com os vereadores Ronaldo, Alessandra e Renata na inauguração do novo espaço do CEP—Centro de Ensino Profissionalizante

Betinho participou no dia 20 de fevereiro do Evento sobre Mobilidade Urbana -Construindo Cidades Inteligentes realizado pela Assembléia Legislativa de MG com o objetivo de discutir o tema mobilidade urbana nas regiões metropolitanas e nos municípios de grande e médio porte do Estado.

Iniciativas do Vereador Projetos de Lei: “Dispõe sobre a instalação de Caixas eletrônicos em altura reduzida nas Agências Bancárias do Município de Brumadinho e dá outras providencias ”. Requerimentos: "Requer que seja instituído no Âmbito do Legislativo o Programa Cine Câmara ". “ Requer que seja viabilizado a identificação de todos os veículos da Câmara Municipal com tacógrafo digital.” "Que seja instituído no Âmbito do Poder Legislativo o café com a Presidente.’’ Indicações “ Que seja viabilizado junto ao órgão competente a Construção de pista de caminhada do Bairro Grajaú até o Bairro de Conceição de Itaguá”. “Construção de uma Praça no Bairro Grajaú, com luminárias adequadas”. “Que seja viabilizado a identificação de todos os veículos da administração pública do Município de Brumadinho.”

Tel: 31 3571-1463 Ramal: 213 e 226 / Email: vereadorbetinho@cmbrumadinho.mg.gov.br

CÂMARA MUNICIPAL DE BRUMADINHO


Edição nº3 - Março/2013

09

POLÍTICA

Brumadinho sedia o “Encontro da região Metropolitana Por Paula Cordeiro do PMDB” Estudante de Jornalismo Aconteceu no dia 23 de Fevereiro, na Câmara Municipal, o Encontro da região Metropolitana do PMDB. Na ocasião, foram discutidos ideias e objetivos que serão articulados na preparação do partido para as eleições de 2014. O prefeito Antônio Brandão, que prestigiou a reunião, agradeceu a presença de todos, especialmente a do Deputado Federal e vicepresidente do PMDB de Minas Gerais, Saraiva Felipe. Foram apresentados os novos diretórios do PMDB Mulher e do PMDB Juventude de Brumadinho, com a presença de todos os integrantes. O até então presidente do PMDB de Brumadinho, Breno Carone, oficializou sua saída devido à sua eleição como vice- prefeito, nomeando Érica Sousa como a nova presidente. Compuseram a mesa, além de Saraiva Felipe, de Breno Carone e do prefeito Antônio Brandão, a presidente do PMDB mulher de Minas Gerais e Secretária Geral do PMDB mulher nacional, Aparecida Moura, o presidente do PMDB Juventude de Minas Gerais, Felipe Piló, o ex-presidente do PMDB, Armando Costa, o presidente do Ceasa Minas, João Alberto Lages, o Prefeito de Nova Lima, Cássio Magnani Júnior, o Prefeito de Matozinhos Antônio Divino de Souza e o vice-prefeito, Antônio de Pádua Soares, o Prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio de Faria, o Vice-prefeito de Lagoa Santa, Genesco Aparecido de Oliveira Neto, a Vice-prefeita de Mário Campos, Maria Efigênia Nogueira Braga e o vereador de Belo Horizonte, Iran Barbosa. Também estiveram presentes no encontro o Secretário de Saúde, José Paulo, o Secretário de Ação social, Rogério Luzia, o Secretário de Planejamento, José Bones, o presidente da Juventude PMDB de Brumadinho, Guilherme Morais, a presidente do PMDB Mulher de Brumadinho, Zélia Maria Ribeiro e, ainda, o ex-prefeito de Brumadinho, Mardocheu de Souza Parreiras.

NEPOTISMO O Jornal Brumadinho em Foco esteve no Ministério Público (MP) buscando informações sobre o andamento da Ação Cívil que tr ata sobre o Nepotismo. Em reunião entre o MP e os representantes do Executivo, foram discutidos, caso a caso, os nomes que poderiam estar incorrendo em Nepotismo. Ao fim da reunião o MP recomendou ao Executivo que providenciasse as exonerações em um prazo de 10 (dez) dias, devendo em 20 (vinte) dias comunicar oficialmente as ações ao MP. Isso demonstra a atuação do MP em prol da defesa do patrimônio público e da probidade administrativa.

Confira o enunciado da Súmula Vinculante nº 13: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.’’ A súmula também veda o nepotismo cruzado, que ocorre quando dois agentes públicos empregam familiares um do outro como troca de favor. Ficam de fora do alcance da súmula os cargos de caráter político, exercido por agentes políticos. Fonte: Site do STF


ESPORTES

10

Edição nº3 - Março/2013

Mais uma opção em qualidade de vida é inaugurada em Brumadinho Mais conhecido como ‘‘Teora’’, Paulo José Alves Maciel, 31 anos, juntamente com sua sócia Juliana do Carmo Silva inauguraram em fevereiro o Estúdio BioFitness. Este mês o Jornal Brumadinho em Foco bateu um papo com Paulo José, sócio proprietário do Estúdio.

Algumas perguntas sobre musculação: 1- Quem procura mais a musculação, homem ou mulher? Em nossa cidade a predominância é maior de homens. 2- Quais são os principais motivos que levam os alunos a procurar a musculação? Emagrecimento e/ou ganho de massa muscular.

Foto: Equipe Felicità

Com 31 anos, bacharel e licenciado na UFV e com Pós Graduação em Atividade Física Adaptada e Saúde - Universidade Gama Filho. Atuando há 10 anos na área de esportes, atuou na Academia do Colégio Anglo em ViçosaMG, Academia Cor e Esporte e agora sócio e proprietário da Biofitness. Inaugurada em fevereiro, Paulo José, mais conhecido como "Teora" e sua sócia Juliana do Carmo Silva, pretendem com o Estúdio BioFitness proporcionar um atendimento personalizado dispensando um atendimento mais constante aos clientes.

3- Qual a faixa etária que mais busca a musculação? 20-30 anos 4- Tem restrições quanto a prática da musculação? Quais? Sim. Preocupo-me bastante com pessoas com algum problema ortopédico que pode se agravar com a prática errada de e xercícios e sem orientação profissional.

Anúncio 1/8 12cm x 8,5 cm (LxA) R$200 Anúncio 1/8 12cm x 8,5 cm ECOIMUNE (LxA) R$200

Por Vinícius Toscano Estudante de Jornalismo

5- Os idosos também procuram a musculação e outros tipos de exercícios? O público idoso em nossa cidade não é estimulado a prática da musculação. Um erro. Musculação de forma bem orientada é uma ótima forma de melhoria da qualidade de vida e de saúde em idosos. Em Brumaddinho eles optam mais por atividades aquáticas, principalmente hidroginástica e caminhada. 6 - Tem algum caso curioso que você pode falar para nós nesse seu tempo de professor/instrutor? Sempre reforçamos a importância de exercícios para os membros inferiores, e algumas pessoas não dão importância as nossas e xplicações e argumentos. Mas um dia bastou uma reportagem no Bom Dia Brasil da Rede Globo sobre a importância de exercícios para os músculos da panturrilha, para 4 pessoas chegarem na academia umas 7 da manhã pedindo para malhar este músculo. Muitas vezes, só o que passa em TV ou é assunto em revistas ou na internet, se tornam ¨verdades¨ em assuntos relacionados a atividade física. Sempre achei isto muito engraçado. 7 - Alguma dica para aqueles que querem praticar exercício físico, mas por motivos acabam não o fazendo: Não adianta seus parentes mais próximos ou seus amigos mais íntimos lhe dizer o que fazer. Mudanças de hábito partem de dentro. Você tem que querer, mais ninguém. Portanto, tire um tempo para se cuidar, provavelmente ninguém poderá fazer por você.


Edição nº3 - Março/2013

PERSONAGEM

Foto: Equipe Felicità

UM PAPO COM TANINHA Nome: Tânia Aparecida Campos Martins Idade: 46 anos Formação: Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Psicopedagogia, Marketing e Gestão Empresarial Casada há 18 anos e tem dois filhos.

Brumadinho em Foco(BF): Você que já foi Secretária da Educação na gestão de 94-98, qual é a principal diferença que você vê entre a educação daquela época e os dias de hoje? Taninha: A educação, que é um reflexo do desenvolvimento da sociedade e base para o sucesso de uma nação, sofreu grandes mudanças nesses últimos anos. Comecei a trabalhar na SECRETARIA de educação em 1990, aos 21 anos , como pedagoga . Esta era uma época em que os educadores dormiam nas escolas para trabalhar , lecionavam para turmas multisseriadas,algumas educadoras eram leigas... Estamos em 2013 e vejo que os governantes investiram muito no setor educacional . Muitas escolas foram criadas , investiu-se em infraestrutura , novos segmentos foram implantados, como a educação infantil , ensino fundamental, séries finais e supletivo. Há também uma maior capacitação dos profissionais, priorizando uma educação de qualidade. Além disso, tecnologias surpreendentes estão sendo introduzidas a todo momento e, por isso, é de extrema importância que acompanhemos de perto todas essas mudanças, buscando nos adaptar a elas. BF: Como você vê a nossa cidade hoje, quais são as suas expectativas, não apenas falando da educação, e sim no geral? Taninha: O crescimento de Brumadinho é visível. Ficamos felizes com o desenvolvimento , mas vamos perdendo, aos poucos, a característica de cidade do interior. A comunidade está mais consciente da importância da educação, estão valorizando-a mais. Vejo uma cidade que prospera, com pessoas se qualificando profissionalmente. Brumadinho, porém, precisa de novos empreendedores, pessoas com garra para investir em perspectivas inovadoras para nossa cidade . BF: Você é uma das fundadoras do Semear. Você pode contar para a gente um pouco da história da escola? Taninha: O Semear é um sonho antigo, pois sempre tive vontade de ter uma escola. Fundamos com uma equipe de grandes profissionais. A escola surgiu desse sonho que não foi só meu e se tornou um sonho também das sócias , dos alunos, da família e da comunidade. Em agosto vamos completar 15 anos de escola, motivo de GRANDE alegria para todos nós. O SEMEAR atende , hoje, a uma demanda de 357 alunos, nos segmentos : creche ,educação infantil , ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio . Estamos ampliando nossa estrutura física para melhor atender a nossos alunos. BF: Tânia, você é mãe, mulher e empresária , como você administra tudo isso, como faz para conciliar família com profissão? Taninha: Me sinto muita realizada, mas não é fácil administrar tudo isso. Procuro ser uma mãe presente , uma mulher especial e uma profissional responsável e comprometida. Tenho um apoio muito grande da minha família e, sem essa parceria, eu não conseguiria realizar meu sonho de fundar o Semear. Meu marido Danton sempre sonhou comigo, ele é a pessoa com quem posso contar sempre, é o meu porto seguro . Meus filhos, Luísa e Danton, foram criados sempre vivenciando esse ambiente da escola . Dessa Maneira, o Semear é como se fosse continuidade da nossa casa, a família está toda envolvida, isso me ajuda e fortalece. BF: Para terminar, algumas considerações finais: Taninha: Estou nessa área educacional porque eu realmente amo o que faço e vejo que as pessoas que estão ao meu redor também sentem o mesmo amor. Desse modo, Beatriz e eu , como sócias, não teríamos chegado onde estamos sem nossa equipe. Acredito na educação como forma de mudança no mundo, porque a partir dela podemos construir um mundo melhor. É como dizia nosso grande mestre Paulo Freire: “EU NUNCA PODERIA PENSAR EM EDUCAÇÃO SEM AMOR. É POR ISSO QUE EU ME CONSIDERO UM EDUCADOR : ACIMA

11


12

PUBLICIDADE

Edição nº3 - Março/2013

Confira os lançamentos de O Boticário para o Dia Internacional da Mulher Avenida Vigilato Braga, 273, Centro - Brumadinho - 3571-1118


Edição nº3 - Março/2013 ASMA, BRONQUITE OU BRONQUITE ASMÁTICA?

13

GERAIS

Foto: Internet

Qual dessas patologias o seu filho tem? E você? Tanto faz. Os três termos referem-se à mesma patologia com os seguintes sintomas: tosse seca persistente, falta de ar e m p e q u e n o s e s fo r ç o s, chieira torácica, intolerância a cheiros fortes e mofo... Muitas pessoas têm resistência ao termo Asma. Muitos pais, quando trazem seus filhos ao consultório, dizem: - Graças à Deus é só Bronquite, estava com medo de ser Asma... Mas não é grave como pensam. Atualmente os pacientes asmáticos têm excelente qualidade de vida e índice baixíssimo de internação hospitalar, mesmo quando idosos. Desde que sigam corretamente as orientações, é claro. Os sintomas podem ser minimizados com controle médico, fisioterapia respiratória e atividade física regular. A Asma da infância tende a desaparecer na préadolescência e, às vezes, retorna na terceira idade. Então, mamães, não se preocupem! Seu filho terá adolescência e vida adulta comuns, com esportes, namoros, trabalho... O uso do medicamento para Asma precisa ser supervisionado. Os tipos mais comuns são as “bombinhas”, mas também podem ser discos ou “foguetinhos”... Muitas vezes esses medicamentos são usados de forma incorreta porque dependem da coordenação do paciente. É recomendado levar a medicação na consulta ou na sessão de fisioterapia para que a forma de utilização seja avaliada. A fisioterapia para o pequeno asmático é especialmente importante para evitarmos alterações posturais desagradáveis, como escoliose (coluna torta) ou hiper-cifose (corcunda). E, para todos os asmáticos, a fisioterapia é importante para diminuir o número e a intensidade das crises. Então, não tenham medo de adotar a palavra ASMA. Que tem Asma recebe o tratamento adequado e vive muito bem... Converse com o seu médico! Flávia Campos Fisioterapeuta da Saúde em Movimento e do Hospital João Fernandes do Carmo Mestre em Ciências da Reabilitação - UFMG

Associações em Foco O Brumadinho em Foco estará a partir desta edição abrindo espaço para Associações que tenham interesse em divulgar suas atuações. Os interessados deverão entrar em contato pelo email da redação: jornalbrumadinhoemfoco@gmail.com

Nova Associação em Conceição de Itaguá Associação Esperança do Brumado R P (Responsabilidade e Progresso) Em 17 de fevereiro de 2013 foi fundada a Associação Esperança do Brumado R.P com 94,12% dos votos apurados. Segundo Rafael Pêty a Chapa da Esperança foi formada para contribuir ao máximo no avanço da comunidade. Sua prioridade no momento é lutar pela manutenção de sua riqueza hídrica, já que existe um grande desperdiço de água na canalização que sai da mina próximo a Conquistinha. A Associação também se compromete a atuar por outras necessidades da região como: esporte, cultura, calçamento ou pavimentação e etc.

COMJUVE Mariana Lima - Presidente do COMJUVE

Oi pessoal, após o período de férias e carnaval, o Comjuve esse mês volta as suas atividades à todo vapor! No dia 26 de fevereiro, a convite da Presidenta da Câmara Municipal de Brumadinho, vereadora Renata Parreiras, o Conselho de Juventude participou de uma reunião entre lideranças comunitárias, conselhos municipais, associações, vereadores e representantes do poder executivo, na qual se propunha organizar uma programação na cidade para celebração do Dia Internacional da Mulher que ocorre no dia 8 de março. Levantando a bandeira da juventude, o Comjuve por sua vez propôs que fosse contemplada na programação do evento, uma campanha de conscientização sobre a questão da gravidez indesejada na adolescência. Com a proposta aprovada, o Comjuve fará intervenções em pontos da cidade, conscientizando os jovens sobre a prevenção da gravidez, DST's , etc, através de cartilhas que serão entregues por membros do Comjuve, em vários pontos da cidade. O resultado dessa parceria e ações, você confere na próxima edição! Até logo!


Edição nº3 - Março/2013

GERAIS

14

EVENTO GASTRONÔMICO DE BRUMADINHO TERÁ OUTRO NOME

x

Por Vinícius Toscano Estudante de Jornalismo

No dia cinco de fevereiro, aconteceu uma reunião entre Prefeitura, Inhotim, responsáveis pela ONG Ama Aldeia e diversos empresários do ramos de turismo e gastronomia, para discutir sobre o evento gastronômico que acontece anualmente em nossa cidade, o “Brumadinho Gourmet”. Para surpresa da maioria dos presentes foi informado que “Brumadinho Gourmet” é uma marca de propriedade da ONG Ama Aldeia, ou seja não é uma marca pública como todos imaginavam. Tal constatação gera problemas para o acontecimento do evento esse ano, uma vez que a atual gestão municipal e seus parceiros não teriam autonomia para o gerenciamento do evento, visto que todos estariam “amarrados” à ONG. Depois de muita conversa, a Prefeitura comunicou aos presentes que o evento será realizado, porém, não será utilizada a marca "Brumadinho Gourmet" por se tratar de uma marca privada. De acordo com a diretora executiva do Inhotim, Roseni Sena, eles continuarão apoiando o evento. A descoberta de que o Brumadinho Gourmet era uma marca privada também pegou o Instituto de surpresa, que manterá a parceria desde que o evento seja conduzido pelo poder público. “Festival Arte e Gastrô de Brumadinho” O festival de gastronomia está marcado para 15 a 30 de junho. O Secretário de Turismo, Cultura e Eventos apresentou o projeto ao ministro Gastão Vieira: “Festival Arte e Gastrô de Brumadinho”. Na saída, o ministro prometeu apoio ao evento e ajuda na divulgação. "Com a ocorrência do evento, durante a Copa das Confederações, queremos que o torneio traga gente de todo canto do mundo para Brumadinho. A nossa culinária é maravilhosa e os nossos moradores são muito receptivos. Quem vier vai voltar", garante o vice-prefeito.

A DIFÍCIL TAREFA DE ESTABELECER LIMITES NA EDUCAÇÃO Valéria Costa Couto DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Pedagoga, Consultora Educacional e Professora na Faculdade ASA.

Permitido ou proibido? Pode ou não pode? Este é o grande dilema que todo Educador já vivenciou. Por que tem sido tão difícil estabelecer limites às crianças e jovens? A partir da década de 60 a família não é mais nuclear: pai, mãe e filhos, com papéis bem definidos. Nas grandes metrópoles e em grande parte das cidades do interior, as novas gerações estão longe dos pais, na maior parte do dia. Com isto, percebe-se uma diluição da autoridade paterna e materna. Cada vez menos, as famílias se reúnem para uma refeição ou compartilham períodos juntos. Há tempos atrás, instituiu-se o silêncio diante da TV. Hoje, a casa se tornou um ambiente onde cada integrante tem sua própria vida diante do seu computador. Apenas “amigos virtuais”. O individual superou o coletivo também no interior da família. Por isso, muitas crianças chegam à escola sem saber como se relacionar com os pares, com o grupo e com os adultos e, na escola, será o local onde vão aprender quase tudo sobre convivência. Os pais cientes desta lacuna e ainda carregando a culpa por “abandonar” os filhos ao sair para o trabalho, preferem não exigir limites na educação dos filhos. Podemos dizer que a culpa é a grande culpada pela falta de limites. Porém, não se pode esquecer de que a intensidade e qualidade da relação pais e filhos é mais importante que a quantidade. Uma atenção verdadeira dada ao filho após o trabalho, poderá eximir qualquer pai e mãe desta culpa e fará lembrá-los de que as bases da Educação são: amor e limites. É o chamado amor exigente! Não é dizer: - Eu te amo, por isto faça o que quiser... É dizer: - Porque eu te amo, não aceito qualquer coisa! Muitos pais acham natural que as crianças estraguem objetos alheios, que se alimentem a qualquer hora, que derrubem as mercadorias no supermercado, etc. A permissividade denota omissão do educador. Educar é não deixar o educando à mercê de si mesmo e nem sequer deixálo assistir incoerências entre pai e mãe: um permite; o outro proíbe. Pré estabelecer regras, em conjunto, delineará os limites, as fronteiras e vai orientar a liberdade consciente das crianças e adolescente. Saber o que

pode e o que não pode, promove o desenvolvimento humano. Mas, convém que os Educadores guardem os “não pode!” para o que, realmente, é proibido. É importante a criança aprender a lutar pelo que deseja, mas terá também de aprender a lidar com a frustração; aprender a esperar é uma necessidade social, pois viabiliza a vida em grupo e ainda, necessidade psicológica, pois estabelece limites na onipotência infantil. A geração digital só aceita a instantaneidade, simultaneidade, velocidade... Tudo agora... ao mesmo tempo...tudo junto. E a vida real não é bem assim... Sabemos que o imediatismo cultivado pelos jovens é uma das causas do uso de drogas: a busca pelo prazer imediato! Po r o u t r o l a d o, o autoritarismo, quando o temor e a imposição vêm substituir o respeito e o afeto, também não gera indivíduos responsáveis e autônomos. O que deve ser preser vada é a autoridade do Educador. Esta nasce da proposta coerente, da explicação sucinta e clara, da firmeza de postura, da punição necessária, do abraço e do perdão. Valores se ensinam, com exemplos. O núcleo fundamental que sustenta o processo educacional é a própria inconclusão do homem; e isto requer de nós, paciência. Paulo Freire afirma: “Quem não é capaz de amar os seres inacabados, não pode educar”. É tarefa difícil, porém, faz a diferença no mundo!


15

INTERNET

Edição nº3 - Março/2013

E A POLÍTICA LOCAL CAI NAS REDES O brumadinhense sempre gostou de falar de política. No local de trabalho, em casa, no ônibus, na escola, na esquina — e na internet. Com a proliferação dos perfis no Facebook, as eleições do ano passado foram as primeiras com o ingrediente virtual dos grupos de discussão sobre a política local. Criados inicialmente para fazer campanha para as duas candidaturas majoritárias, os grupos foram crescendo (em quantidade e em número de membros) e continuam “bombando” na rede, agora, de uma forma geral, com a missão de acompanhar e debater sobre a nova administração municipal e a nova legislatura. Existem também membros que não fizeram campanha para nenhum dos candidatos, mas que participam dos diálogos por querer contribuir com a realidade local. A maioria dos participantes dos grupos de política é de jovens, o que traz um novo gás e mais energia para os debates, além de uma certa precipitação nas opiniões. Não raro as discussões nos grupos extrapolam o viés da política e enveredam para o lado pessoal, o que é natural (e já acontece nas discussões olho-no-olho) mas acabam por criar “bate-bocas” em uma proporção maior, à medida que pessoas que nem se conhecem pessoalmente se engalfinham de uma forma que não aconteceria se fosse presencial. De qualquer maneira, abre-se um espaço ilimitado e atrai-se um público

Por João Flávio Resende Jornalista joaoflavioresende@gmail.com

novo, do qual certamente podem emergir novas lideranças. A diver sidade do perfil dos debatedores torna interessante a maior parte das discussões, que, mesmo que não levem à formulação de propostas concretas, coloca a política na ordem do dia, com a vantagem de que os diálogos podem se dar a qualquer hora e de qualquer lugar. Por esta nova realidade, os governantes certamente serão cobrados e vigiados como nunca e, mais do que isso, poderão também usar a rede para divulgar seus projetos e suas ações. Uma boa pedida pode ser a realização de alguns encontros dos membros destes grupos, para continuar de forma presencial o debate praticado nas redes sociais. Além de trazer para a mesa os temas do cotidiano da política local, o contato pessoal pode render bons bate-papos e, por que não, novas amizades e novos projetos.

VOCÊ CONHECE A LAI (LEI DE ACESSO A INFORMAÇÕES)? A Lei nº 12.527, sancionada pela Presidenta da República em 18 de novembro de 2011, tem o propósito de regulamentar o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e seus dispositivos são aplicáveis aos três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. A publicação da Lei de Acesso a Informações significa um importante passo para a consolidação democrática do Brasil e também para o sucesso das ações de prevenção da corrupção no país. Por tornar possível uma maior participação popular e o controle social das ações governamentais, o acesso da sociedade às informações públicas permite que ocorra uma melhoria na gestão pública. No Brasil, o direito de acesso à informação pública foi previsto na

Constituição Federal, no inciso XXXIII do Capítulo I - dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - que dispõe que: “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”. A Constituição também tratou do acesso à informação pública no Art. 5º, inciso XIV, Art. 37, § 3º, inciso II e no Art. 216, § 2º. São estes os dispositivos que a Lei de Acesso a Informações regulamenta, estabelecendo requisitos mínimos para a divulgação de informações públicas e procedimentos para facilitar e agilizar o seu acesso por qualquer pessoa. Fonte: Site da CGU http://www.acessoainformacao.gov.br/acessoainformacaogov/acessoinformacao-brasil/index.asp


SOCIAL

16

Novo conceito em academia é inaugurado em Brumadinho No ultimo dia 05 de fevereiro foi inaugurado o mais novo conceito em academia de Brumadinho. Fit Mais - Academia e Pilates. Comandada por Ana Cláudia Gomes e Rodrigo Amaral, a academia conta com aparelhagem moderna para a prática de musculação e pilates. Localizada na Avenida Vigilato Braga, 360, 4º andar, no Centro da cidade (no famoso ‘‘ prédio do Candú’’ - essa é a referência que a cidade criou) a academia é pioneira ao implantar uma inovação tecnológica bem interessante. Os alunos registram sua entrada no local através da leitura da digital. Assim a academia tem total controle dos alunos e suas informações. Ana Cláudia e Rodrigo afirmam que vieram pra fazer a diferença na cidade e principalmente na saúde do brumadinhense.

Edição nº3 - Março/2013 Por Jerônimo Rinco Publicitário

Blitz do Atendimento Desde a nossa primeira edição, criamos uma pesquisa em nosso blog (brumadinhoemfoco.wordpress.com) sobre o atendimento nos bares e restaurantes de nossa cidade. A enquete fazia a seguinte pergunta: ‘‘O que você acha do atendimento nos bares e restaurantes de Brumadinho?’’ O resultado da pesquisa não surpreendeu muito pois há tempos, pessoas questionam o atendimento neste ramo em nosso município. Os dados apontaram que 2,94% da população consideram que o atendimento é ótimo e 91,18% c o n s i d e r a o at e n d i m e n t o regular ou péssimo . Com o resultado da enquete, nossa equipe, buscando valorizar a melhoria do atendimento no estabelecimentos, resolveu criar a ‘‘Blitz do Atendimento’’. A iniciativa trata-se de uma avaliação onde buscaremos avaliar os bares e restaurantes da cidade, observando critérios como: higiene e limpeza do local, atendimento, cordialidade, tempo de de espera, infraestrutura, qualidade e fidelidade dos pratos e temperatura da bebida. Aproximadamente 4 estabelicimentos serão visitados de forma aleatória mensalmente. A Blitz do Atendimento visa apenas fazer com que o brumadinhense e os turistas tenham mais satisfação com o atendimento local e queiram propagar a informação de que a cidade é acolhedora. Grandes eventos acontecerão no Brasil nos próximos anos e Brumadinho pode e deve se tornar um exemplo. Os estabelecimentos interessados deverão entrar em contato com o jornal (jornalbrumadinhoemfoco@gmail.com) para se inteirarem dos critérios.

MODA PRAIA I CASUAL I CAMISARIA I TERNOS I TAMANHOS ESPECIAIS I ACESSÓRIOS

I


Brumadinho em Foco 3ª Edição