Issuu on Google+

Nome do Projeto Versão X.XX

- Esse documento será o modelo, o grupo irá manter os títulos de cada item, e irá adicionar as informações que são pedidas em cada tópico.

NOME DO PROJETO

NOME DA SUA EMPRESA Canoas , xx, de YYYYYYY de 2011


Nome do Projeto Versão X.XX

NOME DO PROJETO

AUTORES Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3

VERSÃO DATA NÚMERO DE PÁGINAS ALTERADO POR

: 0.1 : xx/xx/2011 : XX :


Nome do Projeto Versão X.XX Situação : - A companhia possui um prédio para atendimento ao consumidor onde tem no 1º andar atendimento ao público para serviços rápidos, e é onde fica a sala de equipamentos. -No 2º andar fica a área de treinamento dos funcionários, coordenação e centro de estudos. Hoje a empresa já possui uma rede que funciona entre 10 e 100Mb, contudo é constante as paralisações e reclamações de lentidão por parte dos usuários. -O sistema de voz ainda é tradicional. -A empresa deseja atualizar sua rede com o menor custo possível. - Não é permitida a utilização de piso elevado nas áreas de atendimento ao público e sala de treinamentos. - A sala de treinamento II deve ter acesso wi-fi para todos os participantes.

As fotos abaixo mostram como é a rede hoje.

Testes realizados na rede do cliente indicaram o seguinte : - Depois de realizado um teste de conectividade, foi constatado falhas de velocidade, comprimento e impedância. -O cabeamento atual é constituído de cabos UTP Cat. 5 e Cat5E, com a tubulação já saturada e sem condição de novos enlaces de cabos.


Nome do Projeto Versão X.XX OBS: adicionar as plantas nos respectivos itens. Legenda mínima para ser utilizada com as plantas

Planta 1 andar- Estas mesmas plantas estão disponíveis no Moodle, em arquivos separados para o grupo ampliar a imagem.


Nome do Projeto Versão X.XX

Planta 2º andar

Áreas 2º andar Sala de treinamentos – cada sala - 10Mtx 7,5 mt Segurança – 4 x 7mt Estação de trabalho – 10 x 7mt Sala de coordenadoria – 5x 8mt


Nome do Projeto Versão X.XX

1. Motivação 1.1. A Empresa Descrever um pouco sobre a empresa que está contratando o projeto, fazendo um breve relato da sua história, perfil e negócio.

1.2. O projeto Descrever o que motivou o desenvolvimento do projeto. Por quais razões foi necessário fazer a contratação de uma nova infra estrutura de cabeamento. ( Citar os problemas do cabeamento não estruturado comparado as vantagens de se utilizar uma rede com cabeamento estruturado)

2. Objetivos O que o projeto busca atingir ao seu final. Aonde se quer chegar. O que o cliente espera do projeto e o que será efetivamente entregue. Porque o cliente quer uma nova rede? Como essa rede pode ajudá-lo no desenvolvimento do seu negócio? ( Descrever de forma introdutória, o que será feito no projeto).

3. Etapas Em seguida descrever como será feito, ( escrever em tópicos/itens) Ex: verificação do local compra material, implantação, etc. Descrever como será feito, introduzindo também cada um dos passos do trabalho. Ex: Em um primeiro momento será feita uma análise de requisitos do cliente. Em seguida, a partir de visita ao site do cliente será feito ....

4. Restrições


Nome do Projeto Versão X.XX O grupo irá descrever aqui as possíveis restrições a implantação do projeto, explicando e justificando os seus motivos. Ex: Falta de mão de obra, Falta de material, custo, prazo, restrições físicas ou de espaço, patrimônio tombado, etc. Descrever restrições técnicas e de negócio.

5. Definição do Escopo. 5.1. Escopo do cliente Descrever as competências do cliente. O que o cliente deve fazer. Ex: facilitar acesso ao local onde será implementado o projeto, possibilitando medições avaliação e análise do local, etc.

5.2. Escopo da contratada (Vocês) Descrever o que compete a empresa contratada. Quais serviços serão prestados?

5.3. Exceções Descrever em parágrafos organizadamente, o que projeto não vai contemplar. Ex: Segurança de rede, sistemas operacionais, links de longa distância, manutenção do cabeamento, implementação do projeto. etc. Esta é uma importante fase do projeto, pois delimita o escopo, evitando possíveis desentendimentos futuros entre o cliente e o prestador de serviços.


Nome do Projeto Versão X.XX

6. Normas e padrões utilizadas. Relacionar as referências normativas e técnicas utilizadas para desenvolvimento do projeto. (ABNT, ISO, ANSI, boletins técnicos), de forma resumida(apenas citar a norma e o que ela abrange).

7. Avaliação de Riscos Relacionar os fatores de risco para o sucesso do projeto

7.1. Ações preventivas Relacionar medidas de contingência ou contramedidas para os riscos. Você deverá relacionar as ações a serem tomadas caso durante o projeto algum dos problemas relacionados na avaliação de riscos possa prejudicar o seu desenvolvimento.

8. Escopo Funcional do Projeto 8.1. Caracterização da Rede Atual do Cliente Descrever estado atual de evolução tecnológica do cliente. Detalhar como estão estruturadas atualmente as soluções de TI do cliente, avaliando a possibilidade de aproveitamento da infra- estrutura atual, especialmente de rede e cabeamento. (Obs: Na maioria dos casos, salvo se a empresa já for de grande porte ou já tiver passado por um projeto anterior, é necessário refazer todo o projeto de rede ou até implementar uma rede. A questão de aproveitar a infra existente tem significado maior em empresas de pequeno porte e com restrições de custo. Mas será que vale de fato a pena?)

8.2. Caracterização da Rede a ser implementada no projeto 8.2.1. Topologia Física da Rede Que tipo de topologia será utilizada no seu novo projeto. De acordo com a distribuição física do cabeamento: anel, barramento, etc. Por que. Explique descrevendo as suas vantagens e os motivos da sua decisão.


Nome do Projeto Versão X.XX Esta etapa contempla a seleção de tecnologias e dispositivos físicos para a rede. O projeto físico envolve toda infra-estrutura de cabeamento e dispositivos de interconexão (hubs, switches, Wifi) •

Mídias Utilizadas

Faça uma breve descrição do cabeamento utilizado na rede. Quais as suas propriedades, princípios, vantagens e desvantagens, recomendações de uso, sem se preocupar neste momento em definir exatamente onde elas serão utilizadas. •

Equipamentos

Descreva os equipamentos que serão utilizados. Qual a sua função e principio básico de funcionamento?

8.2.2. Topologia Lógica da Rede De acordo com a topologia física, qual será a topologia lógica da rede. Descreva brevemente sobre este padrão Quais os protocolos escolhidos e método de controle de colisão. Lembre-se aqui que os swicths fazem o tratamento de colisões e acesso ao meio através do mecanismo de chaveamento. Explique as políticas de endereçamento IP e faixas de endereço utilizadas para sua rede. Coloque também aqui um diagrama esquemático ou em blocos da solução a ser implementada no cliente

9. Desenvolvimento 9.1. Infra Estrutura Nesta seção você deve descrever as implementações de infra necessárias para instalação do cabeamento. Ex: Energia estabilizada, aterramento. Você deverá apresentar também a solução para distribuição e passagem do cabeamento vertical e horizontal: Piso elevado, dutos, canaletas, passagem de cabos sob forro falso, etc. (Por enquanto apenas apresentar qual foi a solução


Nome do Projeto Versão X.XX escolhida. Mais adiante entraremos em maiores detalhes) Usar o catálogos como por exemplo da Furukawa como referência.

9.2. Projeto lógico a) Coloque aqui um diagrama esquemático ou em blocos da solução a ser implementada no cliente. Você deverá apresentar um desenho, em blocos, simbolizando as conexões realizadas na SEQ, na AT, apresentando painéis, blocos e switch. Veja norma ABNT 14565 como exemplo.

9.3. Projeto físico Conforme instruções de cada um dos itens desta seção, no local indicado, você deverá anexar as plantas do cliente, contendo agora o encaminhamento do cabeamento horizontal, vertical, tubulações e circuitos adotando as convenções utilizadas pela ABNT, com toda simbologia, notas e identificação dos cabos primários e secundários em conformidade com a norma. Vale lembrar aqui que, em qualquer dos itens/títulos, você deverá descrever a solução adotada, ainda seja apenas um desenho, justificando o porquê da utilização/implementação de cada um dos itens do projeto. Usar a simbologia e plantas em anexo.

9.3.1. Área de Trabalho De acordo com a área do local e a distribuição lógica definida junto ao cliente, calcular e definir a quantidade de pontos de telecomunicação no local. Lembre-se de prever expansões da rede, pontos para diferentes aplicações do cliente (dados e voz). O Prédio tem área de 20x 17mt( os 2 andares tem áreas iguais) Todos os postos de atendimento terão 1 ponto duplo– sendo 1 ponto para voz. Recepção 2º andar 3 pontos duplos sendo 2 pontos para voz. Recepção 1º andar 4 pontos duplos sendo metade para voz. Área de impressoras 6 pontos duplos. A área de helpdesk tem em cada mesa 1 ponto duplo. Na área de atendimento 2 o trabalho só pode ser realizado fora do horário de atendimento que é de 09:00 as 15:00hs.


Nome do Projeto Versão X.XX Demais pontos serão pontos duplos. Verificar a recomendação mínima da norma. 1º Andar todo em alvenaria, com paredes até o teto, sem piso elevado. 2º - Andar Dry Wall, sem piso elevado. Definir a utilização de tomadas de piso, parede, etc, avaliando a quantidade e modelo para posterior especificação na tabela de quantitativos Observar que nem sempre o cliente quer fazer o projeto, segundo as normas de cabeamento. Neste caso, você deverá, atender a solicitação do cliente, sem contudo, esquecer-se de fazer uma ressalva, indicando qual seria a solução correta de acordo com a norma. 9.3.2. Cabeamento Horizontal Apresentar aqui a planta do pavimento térreo contendo agora a distribuição dos PT, a serem instalados na ATR. A) Definir as dimensões mínimas da tubulação utilizada no andar térreo, conforme recomendações B) Indicar o padrão de conexão 568A ou 568B, utilizado no cabeamento interno secundário incluindo C) Baseado no catálogo do fabricante, definir o tipo de cabo utilizado no cabeamento horizontal e fazer a descrição resumida (sem aprofundar em detalhes) das suas características, justificando a escolha. A descrição detalhada dos produtos utilizados no projeto será feita no item quantitativo. D) Apresentar o cálculo aproximado da quantidade de Cabos, necessária para distribuição horizontal do 1º andar, conforme figura apresentada no case. (Colocar a figura e apresentar o cálculo) 9.3.3. Sala de Equipamentos/ Armário de Telecomunicações A) Considerando a área dos andares, definir o tamanho dos Armários de Telecomunicações em cada um dos andares, fazendo sempre referência a norma. B) Conforme a norma, apresentar e justificar as dimensões da SEQ. Observar a possibilidade de fazer a SEQ juntamente com a AT no andar Térreo. Usar a norma TIA-942.


Nome do Projeto Versão X.XX

9.3.4. Cabeamento Vertical A) Apresentar o diagrama Unifilar da rede e Projeto de cabeamento interno primário (rede interna primária), identificando os cabos, conforme ABNT 14565. 9.3.5. Configuração dos equipamentos. •

Descrever quantos swicths, serão utilizados definindo o tipo de interface e a quantidade de portas necessárias para cada um deles.

9.3.6. Rede Elétrica •

Como este item não será objeto de estudos aprofundados da nossa disciplina, fazer apenas recomendações gerais e citar os cuidados a serem adotados na implementação da rede elétrica para a rede.

9.3.7. Quantitativo Neste item você deverá discriminar cada um dos componentes utilizados no projeto, indicando modelo e quantidade a ser utilizada, conforme abaixo: Modelo

Quantidade

Preço

Os: Não é necessário preencher o campo preço. Caso o grupo tenha esta informação e queira preencher totalmente a tabela, isto será considerado um diferencial do projeto.

10. Garantias e Certificação Pesquise como é feito o processo de certificação, adicione um relatório de um ponto como exemplo.


Cabeamento