Práticas Socioambientais de Corresponsabilidade

Page 44

Intervenções negativas No desenvolvimento do projeto Nova Sede VINA, algumas intervenções inesperadas, internas e externas, ocorreram e trouxeram consequências negativas à flora local, como também a questões físicas da edificação.

Poda Indevida - Julho/2008 Para visualizar melhor os níveis do terreno, o arquiteto solicitou uma capina superficial, na qual seriam retiradas apenas algumas gramíneas do lote. Conversando com os responsáveis pela execução do serviço, o arquiteto e a bióloga enfatizaram o objetivo do projeto e os cuidados necessários para a realização dessa poda. A bióloga, enquanto mostrava as espécies presentes no terreno, ficou surpresa com o conhecimento sobre ervas medicinais que um deles demonstrou ter.

Depois de explicado o serviço, bióloga e arquiteto deixaram os responsáveis executando a tarefa, certos de que eles haviam compreendido o objetivo da capina superficial e se sensibilizado com o foco ambiental do Projeto. Porém, ao ouvirem a palavra limpeza, eles provavelmente entenderam que era necessário retirar todas as espécies que estivessem atrapalhando a visualização da área.

Conclusão: Houve uma falha de comunicação. A orientação passada pelo arquiteto e pela bióloga não foi suficiente para garantir a compreensão, por parte dos encarregados, do que foi dito sobre preservar a vegetação. O conceito de “limpar um terreno” sem uma preocupação com o "ambiente" já é bastante consolidado para trabalhadores da construção civil.

O “saber” perdeu para a “prática consolidada” na realidade da construção civil brasileira. Resultado: ¼ do terreno foi degradado.

44

Voltar para a página:

48


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.