Issuu on Google+

EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula Ano Lectivo 2009/2010

Elaborado por: Goreti Dias InĂŞs Rodrigues Madalena Faria Olga Jorge Victor Vieira


Introdução

Há quem diga que as tradições, já não são mais o que eram, mas, cá na nossa freguesia, existem algumas, que ainda perduram. Uma delas é o Pãopor-Deus, O dia de Pão-por-Deus, também conhecido pelo dia de Todos os Santos, tem caris religioso, em que as pessoas relembram todos aqueles que já morreram através de diversas manifestações, entre as quais as visitas ao cemitério, colocando nas lápides flores naturais e ainda a oração. Este hábito da oração, já vem desde os nossos antepassados e diz-se que a pobreza era muita, que os pobres para matarem a fome, neste dia aproveitavam para pedirem alguns alimentos e que em troca pediriam nas suas orações pelas famílias das pessoas que lhes davam esmola. Os anos passaram e os gestos modificaram-se. Já não vemos pobres pelas ruas, mas logo pela manhã, é hábito, vizinhos, familiares e amigos trocarem entre si, os frutos da época, essencialmente castanhas, nozes e maçãs. A todas estas dádivas deram o nome de Pão-por-Deus. As crianças juntam-se em pequenos grupos e vão pedindo de porta em porta, carregando saquinhos de pano, que alegremente os vão enchendo com iguarias. Hoje, o verdadeiro sentido desta festa está na Partilha. Por isso, a nossa escola incluirá diversas actividades ao longo da semana e encerrará com um lanche partilhado por alunos professores, educadores e auxiliares de Acção Educativa.


Calendarização De 26 a 30 de Outubro de 2009

Competências  Conhece as tradições do Pão-por-Deus da freguesia de Gaula;;  Dialoga sobre as tradições do Pão-por-Deus;  Compreende a origem da palavra Pão-por-Deus;;  Identifica as características do Outono;  Desenvolve a capacidade de imaginação e criatividade;  Exercita a leitura e a escrita  Declama poemas;  Valoriza o prazer da partilha e da solidariedade;  Convive e confraterniza com professores, educadores e auxiliares;

Actividades  Diálogos;  Apresentação de histórias;  Leitura e escrita de textos;  Declamação de poemas  Canções;  Realização de trabalhos com elementos naturais do Outono;  Recolha de frutos da época  Realização, no turno da manhã, do lanche partilhado no refeitório.


Avaliação

A celebração do Pão-por-Deus foi feita no turno da manhã com lanche partilhado. Os alunos colocaram-se à volta das mesas do refeitório, cantaram canções alusivas ao tema e declamaram poemas. Estas actividades foram muito aprazíveis, foi visível a ideia de partilha apesar das educadoras acharem pouco viáveis os alunos circularem pelas mesas. Após o lanche, foi feita a distribuição dos frutos pelos sacos que as crianças trouxeram de casa. O Conselho Escolar é de opinião que conseguimos incutir nos alunos o mais importante destas vivências tradicionais: o espírito de partilha e momentos de muita alegria.


Mesas dispostas para a partilha

As Prés

3.º e 4.º anos

1.º e 2.º anos

É a hora do lanche


Projecto Pão-por-Deus 2009-2010