Issuu on Google+

P LANO TIC 2009-2010

O Coordenador TIC Victor Manuel de Sรก Vieira

[1]


ESCOL A EB1/PE Dr. Clemente Tavares http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pectavares eb1pectavares@madeira-edu.pt

I D E N T I F I C AÇ Ã O D O C O O R D E N AD O R T I C V ic t or M a nu e l d e S á V i eir a | 96 7 1 01 5 46 V ic t or _ v ie ir a @p or tu g a lm ai l.c om

I D E N T I F I C AÇ Ã O D A E Q U I P A T I C V ic t or V i e ir a

| C oor d en a do r T IC

|

S ón i a S a nt os | D ir ec t or a |

vi c t or _ v ie ir a @p or tu g a lm ai l. c om

s o- m ac o @h o tm a il .c om

G or et i C or r iç a | Pr of es s or a d o 1 .º A n o |

g or e t id i as @ ne tm ad ei r a . c om

F er na n da P er e ir a | P r of es s or a d e I n gl ês | f er n a n da _ per e ir a_ @ h o tm ai l.c om He l en a G o nç a l ves | E duc a dor a d a Pr é A |

[2]

l en a ga g a @h otm a i l.c om


D I AG N Ó S T I C O A EB1/PE Dr. Clemente Tavares é uma escola que fica situada na freguesia de Gaula, no concelho de Santa Cruz. É uma escola relativamente recente, com boas instalações e recursos tecnológicos suficientes, no entanto, o espaço físico torna-se escasso devido ao elevado número de alunos que a frequentam. Relativamente à área das TIC, esta possui uma sala de informática bem equipada e organizada, possibilitando deste modo o seu bom funcionamento. Alguns dos recursos existentes, estão também distribuídos pela restante escola, nomeadamente computadores nas salas do Préescolar e nas salas das Curriculares, permitindo assim a sua aplicação e exploração. No que diz respeito aos recursos humanos estes são suficientes, permitindo assim o bom funcionamento da escola, bem como o sucesso na aplicação das TIC. No último ano lectivo foram realizadas diversas actividades ao longo do ano, envolvendo a área das Tecnologias de Informação e Comunicação, baseadas também no Plano Anual de Actividades, desta escola. Com o decorrer dos anos e com o evoluir das Novas Tecnologias, há cada vez mais a necessidade, de nos aperfeiçoarmos e investirmos na formação/concretização de novos projectos, nesta área. As TIC têm-se revelado uma peça fundamental nas escolas, possibilitando deste modo, o desenvolvimento de um conjunto de actividades, que vão ajudar a concretizar planos de acção, favorecendo a sua aplicação e desenvolvimento em todas as áreas.

C O M U N I D AD E E S C O L AR 125 Alunos | 23 Professores | 11 Funcionários

RECURSOS TIC 12 Computadores na sala de Informática 1 Computador em cada sala de aulas curriculares (sem ligação à Internet) 1 Computador em cada sala de Pré-Escolar (sem ligação à Internet) 1 Computador portátil 2 Impressoras (1 laser e 1 multifunções) 0 Quadros interactivos 1 Videoprojector móvel 1 Scanner na sala de Informática 1 Máquina fotográfica digital 1 Máquina de filmar 2 Leitores de DVD (1 na Biblioteca + 1 sala da Pré A) 3 Televisões (1 TV na Biblioteca + 1 no Refeitório + 1 sala da Pré A) 5 Rádios com leitores de CDs (distribuídos pelas salas curriculares e pelas salas da Pré) 1 Aparelhagem com mesa de mistura Acesso Wireless à Internet (acesso em 3 pontos)

[3]


ÍNDICE 1. Introdução 2. Eixos / Objectivos Centrais 3. Plano TIC – Actividades a desenvolver 4. Cronograma TIC 5. Avaliação do Plano TIC 6. Divulgação do Projecto 7. Anexos

[4]


1. Introdução Esta onda crescente das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem de ser acompanhada pela correspondente transformação em contexto educativo, para que a escola se adeqúe a esta sociedade em constante mudança, com novos valores e necessidades, de modo a se adaptar às exigências do mercado de trabalho. A principal finalidade do Plano TIC é colocar as Tecnologias de Informação e Comunicação à disposição de toda a Comunidade Educativa e incutir o uso das TIC nas actividades lectivas e não lectivas. As TIC podem ser usadas sob várias formas para nos ajudar a atingir as nossas metas e/ou objectivos. Inclui vários tipos de tecnologias tais como: computadores, vídeos, a Internet, correio electrónico, máquina fotográfica digital,... No meu primeiro ano de coordenação, tenho consciência que será importante ter uma presença/um papel activo/dinâmico e ser auto-confiante, com o intuito de que assim será mais fácil chegar à Comunidade Educativa, de forma a incentivar e auxiliar no uso das TIC e assim realizar as funções e/ ou competências de que o coordenador TIC está responsável. Como tal, torna-se necessário que todos os membros da Comunidade Educativa tenham o conhecimento que a figura de Coordenador de TIC é regulamentada pelo Despacho n.º 25/2007 da Secretaria Regional e Cultura de 13 de Setembro de 2007 deve elaborar um Plano de forma a promover as tecnologias a toda a Comunidade Escolar. Ao Coordenador de TIC é atribuído um conjunto de funções ou competências, dividindo-se em dois níveis: Nível Pedagógico e Técnico. Assim, pretende-se que com este documento procurará melhorar as competências básicas nas TIC, a eficácia no processo ensino/aprendizagem de saberes, de materiais e ainda as TIC sejam “alavanca” na procura de melhorar o sucesso educativo e na construção de materiais diversos e interactivos e ainda na aplicação de metodologias diversificadas. Com este plano, convidamos e incentivamos toda a comunidade a juntar-se ao processo – independentemente das suas capacidades técnicas – de modo que esta consiga de forma gradual aceitar, utilizar e implementar as TIC, sobretudo na prática pedagógica. Para terminar, o presente Plano de actuação para as TIC terá, assim, três fortes linhas de orientação: a)

aproximar a Comunidade Educativa das TIC, apostando na formação adequada à população escolar e através da dinamização de projectos e actividades (Conteúdos/Formação);

b)

criar e manter estruturas técnicas necessárias ao desenvolvimento dos projectos e actividades (Tecnologias/Projectos);

c)

divulgar informação, eventos, actividades, projectos, mostrando o que de bom se faz na escola em tempo útil, de forma a abrir os caminhos e fortalecer os laços para lá da escola (Web 2.0).

[5]


2. Eixos / Objectivos Centrais Eixo 1 •

[FORMAÇÃO] Melhorar o nível de literacia digital dos vários elementos da Comunidade Educativa

Objectivo Central 1 - Apurar as necessidades da formação do pessoal docente e não docente;

Objectivo Central 2 - Auto-formação do Coordenador TIC;

Objectivo Central 3 - Incentivar a actualização de conhecimentos e uso de ferramentas informáticas, através da promoção e divulgação de formação na área das TIC.

Eixo 2

[RECURSOS/PROJECTOS]

Rentabilizar, promover e dar a conhecer as potencialidades dos recursos TIC, para uma melhor prática pedagógica.

Objectivo Central 1 - Abordar os conteúdos curriculares utilizando as novas tecnologias de informação e de comunicação e estratégias contribuindo para o sucesso educativo;

Objectivo Central 2 - Dar a conhecer recursos TIC existentes na escola;

Objectivo Central 3 - Promover a selecção e organização de recursos educativos e materiais de apoio existentes e a produção de outros, tendo em vista apoiar o trabalho do alunos e professores;

Objectivo

Central

4

-

Fomentar

os

recursos

TIC

nas

diferentes

Actividades/Projectos da escola.

Eixo 3

[WEB 2. 0] Promover a utilização de aplicações livres e ferramentas Web 2.0 pela comunidade educativa.

Objectivo Central 1 - Manter a página Web e o Blog da escola actualizados;

Objectivo Central 2 - Divulgar ferramentas Web 2.0 e apoiar os docentes na sua utilização;

Objectivo Central 3 - Promover o uso de ferramentas Web 2.0;

[6]


3. Plano TIC – Actividades a desenvolver [Eixo 1 - Objectivo Central] – “Apurar e divulgar as necessidades da formação do pessoal docente e não docente”.

Eixo 1 – Objectivo Central – 1ª Actividade Nome da Actividade:

Inquérito TIC

Objectivos Específicos: ● Conhecer as necessidades de formação ao pessoal docente e não docente. Data

|

Destinatários: Dinamizadores:

Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Novembro e Dezembro 2009 | Pessoal Docente e não docente Coordenador TIC Inquérito Computador; impressora Identificar as áreas de privilegiar na área das TIC.

formação

a

Eixo 1 – Objectivo Central – 2ª Actividade Nome da Actividade: Objectivos Específicos Data

|

Destinatários: Dinamizadores:

Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Publicação de resultados Analisar e publicar os resultados. Dezembro 2009 Coordenador TIC

Janeiro

2010|

Coordenador TIC Tratamento e publicação dos dados Computador, impressora, acesso à internet Apresentar as necessidades de formação do Pessoal docente/não docente.

[Eixo 1 – Objectivo Central] – “Auto-formação do Coordenador TIC”.

Eixo 1 – Objectivo Central – 1ª Actividade Acção de Formação – “Criação de Web Nome da Actividade: Sites Escolares” ● Estruturar a informação de forma a ser apresentada organizadamente através de hiperligações ● Conhecer os conceitos fundamentais Objectivos Específicos: que envolvem os editores de HTML; ● Utilizar as potencialidades dos Editores de HTML; ● Estruturar a informação de forma a ser apresentada organizadamente através de hiperligações; ● Criar e publicar um website. Novembro / Dezembro 2009 | Data | Destinatários: Coordenador TIC Dinamizadores: Forma de acompanhamento: Recursos:

DRE / DSFI B-leraning Computadores, acesso à internet

[7]


Metas a atingir:

Ser capaz de gerir/actualizar a página Web da escola

Eixo 1 – Objectivo Central – 2ª Actividade Formação em Gestão/Criação de Nome da Actividade: Redes ● Participar em formações mantendo actualizados os conhecimentos nas diversas áreas; Objectivos Específicos: ● Contribuir para a literacia TIC em geral e domínio das ferramentas virtuais de comunicação em particular, apostando na auto-formação. Ao longo do ano lectivo | Coordenador Data | Destinatários: TIC Dinamizadores:

DRE/ Centro de Inovação / DSTE

Forma de acompanhamento:

DRE/ Centro de Inovação / DSTE

Recursos: Metas a atingir:

Internet / Computadores Alargar conhecimentos na área das TIC.

Eixo 1 – Objectivo Central – 3ª Actividade Nome da Actividade:

Objectivos Específicos:

Data

|

Destinatários: Dinamizadores:

Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Formação em E-learning ● Participar em formações mantendo actualizados os conhecimentos nas diversas áreas; ● Contribuir para a literacia TIC em geral e domínio das ferramentas virtuais de comunicação em particular, apostando na auto-formação. Ao longo do ano lectivo | Coordenador TIC DRE/ Centro de Inovação / DSTE

Plataforma de Apoio ao Coordenador Internet / Computadores Alargar conhecimentos na área das TIC

[Eixo 1 - Objectivo Central] – “Incentivar a actualização de conhecimentos e uso de ferramentas informáticas, através da promoção e divulgação de formação na área das TIC”. Eixo 1 – Objectivo Central – 1ª Actividade Diploma de Competências básicas em Nome da Actividade: TIC ● Estimular o gosto pelas TIC; ● Dotar os alunos de 4.º ano e outros Objectivos Específicos: agentes da Comunidade Educativa com as competências Básicas em TIC; ● Testar os conhecimentos adquiridos. Maio/Junho de 2010 | Alunos de 4.º Data | Destinatários: Ano, Comunidade Educativa Dinamizadores: Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Coordenador TIC Ficha de inscrição, folhas de presença Computador, Internet DCB | Aquisição do Competências Básicas.

[8]

Diploma

de


Eixo 1 – Objectivo Central – 2ª Actividade Manutenção e actualização do blog Nome da Actividade: para divulgação de acções de formação. ● Promover e divulgar acções de formação ao pessoal docente/não docente promovidas pelas diversas entidades; Objectivos Específicos: ● Dotar, adquirir e desenvolver competências técnicas importantes para o sucesso/processo ensino/ aprendizagem. Data

|

Ao longo do ano lectivo

Destinatários:

Coordenador TIC

Dinamizadores:

● Colocação no Placar junto ao Gabinete da Directora da escola; ● Blogue da escola; ● Envio de emails.

Forma de acompanhamento:

Computador, Internet,

Recursos:

● Formar o pessoal docente e não docente na área das TIC; ● Incentivar o uso das TIC nas diferentes actividades diárias.

Metas a atingir:

Eixo 1 – Objectivo Central – 3ª Actividade Workshop sobre Windows Movie Nome da Actividade: Maker ● Aprender a criar um vídeo utilizando o software “Windows Movie Maker”; Objectivos Específicos: ● Adquirir competências para explorar esta tecnologia ao serviço do trabalho com imagem de vídeo, como complemento da prática pedagógica. Data

|

Destinatários: Dinamizadores:

Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Fevereiro de 2009 | Professores Coordenador TIC | Professora Goreti Folha de presença Internet, computadores, Projector Multimédia. Adquirir conhecimentos para o tratamento sequencial de DV (Windows Movie Maker).

Eixo 1 – Objectivo Central – 4ª Actividade Workshop sobre a Segurança na Nome da Actividade: Internet ● Tentar que estejam conscientes dos benefícios e dos riscos da Internet; Objectivos Específicos: ● Procurar que saibam navegar de uma maneira responsável; ● Proporcionar estratégias para que possam proteger enquanto navegam. Data

|

Destinatários: Dinamizadores:

Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Março de 2009 | Professores Coordenador TIC| Professora Goreti Folhas de presença Computadores, Projector Multimédia,

Sensibilização para os perigos e benefícios da Internet.

[9]


[Eixo 2 - Objectivo Central] – “Abordar os conteúdos curriculares utilizando as novas tecnologias de informação e de comunicação e estratégias contribuindo para o sucesso educativo”.

Eixo 2 – Objectivo Central – 1ª Actividade Programa Educamedia – “Aprender com o Nome da Actividade: cinema” ● Desenvolver a atenção, o espírito Objectivos Específicos: crítico e reflexivo sobre um determinado tema (no presente ano lectivo o tema será “A Ciência”). Data | Destinatários:

Novembro e Dezembro 09 | Alunos

Dinamizadores:

Coordenador TIC / Educadoras Professoras das Curriculares

Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

e

Folha de presenças Computador, DVD; Projector multimédia; Melhoria da qualidade da educação promovendo a interdisciplinaridade.

Eixo 2 – Objectivo Central – 2ª Actividade Nome da Actividade: Objectivos Específicos:

Data | Destinatários: Dinamizadores: Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

PensaRápido ● Trabalhar cooperativamente em rede; ● Consolidar os conteúdos abordados nas aulas curriculares. Novembro 2009 a Junho 2010 | Alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade Coordenador TIC/ Professores das Curriculares e Extra – Curriculares Folha de requisição da sala de Informática Computadores, internet ● Aumento da taxa de sucesso escolar; ● Maior autonomia e melhor auto-estima do corpo discente.

[Eixo 2 - Objectivo Central] – “Dar a conhecer recursos TIC existentes na escola”. Eixo 2 – Objectivo Central – 1ª Actividade Actualização do mapa de Nome da Actividade: disponibilidade da sala de Informática Promover e motivar para a utilização da Objectivos Específicos: sala de informática no horário e disponibilidades da sala. Novembro de 2009 | Alunos e Data | Destinatários: Professores e restante Comunidade Educativa. Dinamizadores: Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Coordenador TIC Mapa de Ocupação da Sala TIC Computador, impressora Motivar para a utilização da sala de Informática

Eixo 2 – Objectivo Central – 2ª Actividade Actualização de inventário dos Nome da Actividade: recursos TIC existentes Informar o Pessoal Docente dos recursos Objectivos Específicos: TIC disponíveis na escola, e o seu estado de conservação. [10]


Data | Destinatários:

Novembro de Professores

Dinamizadores:

Coordenador TIC

Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

2009

|

Alunos

e

Folha de inventário Computador, impressora Informar os docentes dos recursos TIC existentes e o seu estado de conservação

[Eixo 2 - Objectivo Central] – “Promover a selecção e organização de recursos educativos e materiais de apoio existentes e a produção de outros, tendo em vista apoiar o trabalho do alunos e professores”.

Eixo 2 – Objectivo Central – 1ª Actividade Nome da Actividade:

Objectivos Específicos:

Data | Destinatários: Dinamizadores: Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Pesquisa de Recursos Educativos ● Planificar e colaborar em actividades utilizando os recursos TIC como um meio de trabalho de qualidade; ● Organizar, seleccionar e disponibilizar vários recursos e softwares úteis a implementar em novas actividades e metodologias de trabalho nas salas de aula. Ao longo do ano lectivo | Professores e Alunos Equipa TIC; Reuniões de trabalho Computadores; CD´s e DVD´s Educativos Reunir um centro de recursos dentro da escola, onde todos os professores possam explorar e utilizar um maior número de recursos para as suas actividades.

Eixo 2 – Objectivo Central – 2ª Actividade Nome da Actividade: Objectivos Específicos:

Data | Destinatários: Dinamizadores: Forma de acompanhamento: Recursos:

Metas a atingir:

Recursos Extra-Curriculares ● Organizar, seleccionar e disponibilizar vários recursos e softwares úteis a implementar em novas actividades e metodologias de trabalho nas salas de aula. Ao longo do ano lectivo | Professores das Curriculares Coordenador TIC, Professores das Curriculares Número de trabalhos publicados e qualidade dos mesmos Computadores, Internet Criar estratégias e actividades em coordenação com os professores das curriculares para a elaboração de actividades nos PC´s com conteúdos leccionados nas aulas curriculares.

[Eixo 2 - Objectivo Central] – “Fomentar os recursos TIC nas diferentes Actividades/Projectos da escola”.

[11]


Eixo 2 – Objectivo Central – 1ª Actividade Actividades realizar pelos docentes no âmbito do Plano Anual de Actividades envolvendo as TIC: - Pão-por-Deus/Hallowen - Magusto/S. Martinho -Natal; -Carnaval; Nome da Actividade: - Semana da árvore/Dia do Pai - Páscoa; - Dia da Mãe; - Dia Mundial da criança; - Semana do Ambiente; - Visitas de estudo; - Festa de encerramento. ● Desenvolver o gosto pelo uso das TIC; ● Integrar as TIC na vida quotidiana da Objectivos Específicos: escola; ● Reconhecer as TIC como um recurso importante na elaboração e concretização das actividades escolares; Ano lectivo 2009/2010 / Comunidade Data | Destinatários: Educativa Dinamizadores:

Responsáveis pelos Projectos

Forma de acompanhamento:

Relatórios de Reflexão critica

Recursos:

Metas a atingir:

Computadores; Impressoras; Scanner; Projector Multimédia; Máquina fotográfica digital, Máquina de filmar ● De acordo com os planos traçados para cada projecto; ● Realização destes projectos com recurso a meios informáticos.

Eixo 2 – Objectivo Central – 2ª Actividade Nome da Actividade:

Objectivos Específicos:

Data | Destinatários: Dinamizadores: Forma de acompanhamento: Recursos:

Metas a atingir:

Projecto Eco-Escolas ●Desenvolver competências educacionais: linguísticas e de investigação, nomeadamente a nível da pesquisa, recolha, selecção, organização, tratamento, análise e síntese de informação; Ao longo do ano lectivo | Professores/ Alunos e restante Comunidade Educativa Equipa TIC; Coordenadora Eco-Escolas Professora Ana Freitas Realização de relatórios e actas Computadores, Internet, Scanner, Projector Multimédia, Máquina fotográfica digital, Máquina de filmar Divulgar as potencialidades dos recursos e ferramentas TIC ao dispor da Comunidade Educativa.

[Eixo 3 - Objectivo Central] – “Manter a página Web e o Blog da escola actualizados”.

Eixo 3 – Objectivo Central – 1ª Actividade Nome da Actividade: Objectivos Específicos:

Reestruturar a página Web da escola ● Incentivar os docentes a envolver-se e participar activamente na reestruturação

[12]


da página Web da escola. Data | Destinatários:

Dinamizadores: Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Novembro /Dezembro 2009 | Alunos, professores e toda a Comunidade Educativa. Coordenador TIC; Professores/Educadoras (Pré B; 1.ºAno; 4.ºB; Expressão Plástica; Inglês e Coordenadora Eco-Escolas) Plataforma CTIC/ DSTE Computador, Internet, Aumento da taxa da página Web da escola

visualização

da

Eixo 3 – Objectivo Central – 2ª Actividade Motivar para a utilização do site da Nome da Actividade: escola ● Contribuir para a literacia TIC em geral e domínio das ferramentas virtuais de comunicação em particular, apostando na inovação pedagógica; Objectivos Específicos: ● Motivar os docentes para a utilização do site da escola como forma de dig«vulgar informação; ● Tornar a página Web mais apelativa e de fácil acesso à Comunidade Educativa. Todo o ano lectivo | Alunos e Data | Destinatários: professores Equipa TIC | Professores/Educadoras (Pré Dinamizadores: B; 1.ºAno; 4.ºB; Expressão Plástica; Inglês e Coordenadora Eco-Escolas). Recolha de material para divulgar no site Forma de acompanhamento: da escola Computador, Internet, scanner, máquina Recursos: fotográfica digital ● Colocar a página da escola como página inicial de todos os computadores da Metas a atingir: escola; ● Disponibilizar o endereço do site da escola em documentos produzidos pela escola. Eixo 3 – Objectivo Central – 3ª Actividade Actualização da página Web e do Blog Nome da Actividade: da escola Objectivos Específicos: Dar a conhecer as actividades da escola à Comunidade em Geral Todo o ano lectivo | Alunos e Data | Destinatários: comunidade. Users do website Dinamizadores: Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Coordenador TIC Plataforma e-learning, plataforma CTIC Computador, Internet, Publicação | Actualização do website da escola.

[Eixo 3 - Objectivo Central] – “Divulgar ferramentas Web 2.0 e apoiar os docentes na sua utilização”. Eixo 3 – Objectivo Central – 1ª Actividade Divulgação das fichas de exploração Nome da Actividade: pedagógica sugeridas [13]


Objectivos Específicos: Data | Destinatários: Dinamizadores: Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Motivar para o uso de ferramentas Web 2.0 Janeiro de 2010 | Professores Coordenador TIC Fichas de exploração pedagógica Computadores, Internet, Impressora Mais e melhor literacia tecnológica do corpo docente

Eixo 3 – Objectivo Central – 2ª Actividade Apoiar os docentes no uso e Nome da Actividade: manipulação das ferramentas Web 2.0 ● Promover a utilização do Software livre; Objectivos Específicos: ●Dar a conhecer e partilhar conhecimentos relacionados com software livre. Ao longo do ano lectivo | Professores Data | Destinatários: e alunos Dinamizadores: Coordenador TIC Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Horas de Coordenação TIC Computadores, Internet Maior utilização das ferramentas Web 2.0 pelos docentes

[Eixo 3 - Objectivo Central] – “Promover o uso de ferramentas Web 2.0”. Eixo 3 – Objectivo Central – 1ª Actividade Divulgação do Jornal escolar na Nome da Actividade: página Web da escola com recurso à Web 2.0 Dar a conhecer à comunidade educativa Objectivos Específicos: as actividades e eventos realizados no decorrer de cada período. Final de cada período | Comunidade Data | Destinatários: Educativa Dinamizadores: Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

Coordenador TIC Registos das actividades dos alunos, Captação de imagens / vídeos Computador, Internet (http://issuu.com) Publicação trimestral do Jornal online na página Web da escola.

Eixo 3 – Objectivo Central – 2ª Actividade Pesquisa e levantamento de Nome da Actividade: aplicações Objectivos Específicos: Dar a conhecer Software livre Data | Destinatários: Dinamizadores: Forma de acompanhamento: Recursos: Metas a atingir:

novas

Ao longo do ano lectivo | Professores e alunos Coordenador TIC Registo das novas aplicações Computadores, Internet Mais e melhor número de aplicações para serem divulgadas aos docentes.

[14]


4. Cronograma TIC 2009

2010

Mês Actividades

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

1 a)-1.ª 1 a)-2.ª 1 b)-1.ª 1 b)-2.ª 1 b)-3.ª 1 c)-1.ª 1 c)-2.ª 1 c)-3.ª 1 c)-4.ª 2 a)-1.ª 2 a)-2.ª 2 b)-1.ª 2 b)-2.ª 2 c)-1.ª 2 c)-2.ª 2 d)-1.ª 2 d)-2.ª 3 a)-1.ª 3 a)-2.ª 3 a)-3.ª 3 b)-1.ª 3 b)-2.ª 3 c)-1.ª 3 c)-2.ª

5. Avaliação e acompanhamento do Plano TIC Parecer do órgão de gestão; Parecer da DRE – DSTE.

O plano TIC tem dois tipos de avaliação: Avaliação Interna e Avaliação Externa. A avaliação interna será feita na escola efectuada pelos seguintes parâmetros: a) Momento de Avaliação O plano terá uma avaliação no final do ano lectivo 2009/2010.

b) Objectos de Avaliação O plano será avaliado através de: - Materiais produzidos; - Grau de literacia tecnológica do corpo docente e não docente; - Desenvolvimento de novas destrezas e competências; - Desenvolvimento de novas metodologias de trabalho.

[15]

Jun

Jul


c) Critérios e Indicadores de Avaliação Os critérios e indicadores utilizados na avaliação serão: - Quantidade dos materiais produzidos; - Taxa de utilização dos equipamentos e dos Websites; - Número de professores que fizeram formação e/ou foram apoiados.

d) Instrumentos de Avaliação Na avaliação do plano serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:

- Reuniões formais e informais com os professores; - Aplicação de questionários a alunos, professores e funcionários; - Tratamento e análise das folhas de registo e utilização do material informático; - Grelhas de avaliação das actividades (elaboradas tendo como base os objectivos específicos). A avaliação externa será feita na escola: Será realizada pela Directora da escola e pelo Professor Coordenador TIC, no final do ano lectivo, em relatório próprio.

6. Divulgação do Projecto Depois de divulgado e aprovado pelos órgãos competentes do meio escolar (Conselho Escolar) e posterior envio à Direcção Regional de Educação (Centro de Inovação), a divulgação do projecto será feita de duas formas: 1.ª – O projecto será impresso, encadernado e colocado no Gabinete de Gestão onde poderá ser consultado por toda a comunidade educativa; 2.ª – O projecto estará disponível para consulta na página da nossa escola em http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pectavares.

O Plano TIC

[Gaula, 04 de Dezembro de 2009]

O Coordenador TIC,

Victor Manuel de Sá Vieira

[16]


7. Anexos •

Grelha de apoio à planificação das actividades e projectos TIC;

Inquéritos – Pessoal docente e não docente;

Mapa de disponibilidade da sala de informática;

Mapa com todo o material existente na sala de Informática;

Requisição de material informático;

Registo de anomalias, problemas e ocorrências com o material informático;

Marcação da sala de informática consoante a disponibilidade de horário;

[17]


Anexos

[18]


Grelha de apoio à planificação das actividades e projectos TIC

Projecto ou Actividade TIC

Objectivos

Estratégias de dinamização

Intervenientes (Professores ou outros elementos da Comunidade Educativa envolvidos)

Data de Início

Data de conclusão

Coordenador TIC

Novembro

Dezembro

Docentes e Não Docentes

de 2009

de 2009

Coordenador TIC

Dezembro

Janeiro de

de 2009

2010

Novembro

Dezembro

de 2009

2009

Eixo 1 [FORMAÇÃO]

Inquérito TIC

Análise e publicação de resultados

• Conhecer as necessidades de formação ao pessoal docente e não docente.

• Necessidades de formação, publicação de resultados.

Formação – Criação de Web Sites Escolares

• Estruturar a informação de forma a ser apresentada organizadamente através de hiperligações • Conhecer os conceitos fundamentais que envolvem os editores de HTML; • Utilizar as potencialidades dos Editores de HTML; • Estruturar a informação de forma a ser apresentada organizadamente através de hiperligações; • Criar e publicar um website.

Formação em Gestão e Criação de Redes

• Participar em formações mantendo actualizados os conhecimentos nas diversas áreas; • Contribuir para a literacia TIC em geral e domínio das ferramentas virtuais de comunicação em particular, apostando na auto-formação.

Elaboração de um inquérito e distribuição

Tratamento de dados

Criação de uma página Web

---------------------

[19]

Coordenador TIC

Coordenador TIC

Ao longo do ano lectivo


Formação em elearning

Diploma de Competências Básicas em TIC

Manutenção e actualização do blog para divulgação de acções de formação

• Participar em formações mantendo actualizados os conhecimentos nas diversas áreas; • Contribuir para a literacia TIC em geral e domínio das ferramentas virtuais de comunicação em particular, apostando na autoformação. • Estimular o gosto pelas TIC; • Dotar os alunos de 4.º ano e outros agentes da Comunidade Educativa com as competências Básicas em TIC; • Testar os conhecimentos adquiridos. • Promover e divulgar acções de formação ao pessoal docente/não docente promovidas pelas diversas entidades; • Dotar, adquirir e desenvolver competências técnicas importantes para o sucesso/processo ensino/ aprendizagem.

Workshop sobre Windows Movie Maker

• Aprender a criar um vídeo utilizando o software “Windows Movie Maker”; • Adquirir competências para explorar esta tecnologia ao serviço do trabalho com imagem de vídeo, como complemento da prática pedagógica.

Workshop sobre Segurança na Internet

• Tentar que estejam conscientes dos benefícios e dos riscos da Internet; • Procurar que saibam navegar de uma maneira responsável; • Proporcionar estratégias para que possam proteger enquanto navegam.

---------------------

Coordenador TIC

• Divulgação da data de realização da prova, dos conteúdos e ficha de inscrição através do Placard informativo e da página Web da escola. • Realização da prova nas horas de Coordenação TIC e de TE.

Coordenador TIC Alunos de 4.º ano Professores Pessoal não docente Encarregados de educação

• Manutenção do blogue para divulgar acções de formação na área das TIC; • Aceder ao Blog através da página Web da escola e nas reuniões de Conselho escolar.

Coordenador TIC

• Numa reunião de Conselho escolar agendar a realização do Workshop mediante a disponibilidade de horários e fazer o levantamento do número de docentes interessados em participar; • Elaboração de um tutorial sobre Windows Movie Maker para distribuir ao docentes; • Na data agendada, mostrar aos docentes como criar apresentações com o Windows Movie maker. • Numa reunião de Conselho escolar agendar a realização do Workshop mediante a disponibilidade de horários e fazer o levantamento do número de docentes interessados em participar. • Elaboração de um tutorial sobre Segurança na Internet para distribuir ao docentes; • Na data agendada, mostrar aos docentes como criar e gerir um Blog. [20]

Coordenador TIC Professora Goreti

Coordenador TIC Professora Goreti

Ao longo do ano lectivo

Maio de

junho de

2010

2010

Ao longo do ano lectivo 2009/2010

Fevereiro

Fevereiro de

de 2010

2010

Março de

Março de

2010

2010


Eixo 2 [TECNOLOGIAS/PROJECTOS]

Programa Educamedia (“Aprender com o cinema”)

PensaRápido

Actualização do mapa de disponibilidade da Sala de Informática Actualização do inventário dos recursos TIC existentes Pesquisa de Recursos Educativos

• Desenvolver a atenção, o espírito crítico e reflexivo sobre um determinado tema (no presente ano lectivo o tema será “A Ciência”).

• Trabalhar cooperativamente em rede; • Consolidar os conteúdos abordados nas aulas curriculares.

• Promover e motivar para a utilização da sala de informática no horário e disponibilidades da sala.

• Informar o Pessoal Docente dos recursos TIC disponíveis na escola, e o seu estado de conservação. • Planificar e colaborar em actividades utilizando os recursos TIC como um meio de trabalho de qualidade • Organizar, seleccionar e disponibilizar vários recursos e softwares úteis a implementar em

• Exploração do guia didáctico com os alunos em ambiente de sala de aula: • Actividades antes do visionamento do filme(guia curricular); • Visualização do filme sobre a ciência intitulado “Os Robinsons”; • Actividades após o visionamento. • O projecto consiste num ambiente gráfico onde os alunos das diferentes escolas possam interagir (trabalho cooperativo em rede) e possam responder a questões relacionadas com os conteúdos que estão a ser leccionados na componente lectiva (curricular); • O Pensarápido divide-se em 5 (cinco) salas de jogo: - Geral - Português - Estudo do Meio - Matemática - Inglês

Coordenador TIC Educadoras e Professoras das Curriculares

Coordenador TIC Professor da curricular e Extra – curricular Alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade

Novembro de 2009

Dezembro de 2009

Ao longo do ano lectivo 2009/2010

• Afixar o mapa de disponibilidade da sala para que os docentes tenham conhecimento do horário em que a poderão usar; • Em reuniões de Conselho escolar, incentivar os docentes para o uso da sala de Informática e dos recursos existentes. •

Coordenador TIC

Novembro de 2009

Novembro de 2009

• Criar um mapa com todo o material existente.

Coordenador TIC

Novembro de 2009

Dezembro de 2009

• Recolher e organizar um conjunto de recursos partilhados pelo corpo docente; • Planificar com os professores das curriculares os temas a abordar nas aulas Curriculares de Informática com recurso a softwares e recursos na internet.

Coordenador TIC Professores Alunos

Novembro de 2009

Junho de 2010

[21]


novas actividades e metodologias de trabalho nas salas de aula.

Recursos Extra Curriculares

Actividades a realizar pelos docentes no âmbito do Plano Anual de Actividades envolvendo as TIC: Pão-porDeus/Hallowen; Magusto/S. Martinho; Natal; Carnaval; Semana da árvore/Dia do Pai; Páscoa; Dia da Mãe; Dia Mundial da Criança; Semana do Ambiente; Visitas de estudo; Festa de encerramento.

Projecto EcoEscolas

• Organizar, seleccionar e disponibilizar vários recursos e softwares úteis a implementar em novas actividades e metodologias de trabalho nas salas de aula.

• Desenvolver o gosto pelo uso das TIC; • Integrar as TIC na vida quotidiana da escola; • Reconhecer as TIC como um recurso importante na elaboração e concretização das actividades escolares.

• Desenvolver competências educacionais: linguísticas e de investigação, nomeadamente a nível da pesquisa, recolha, selecção, organização, tratamento, análise e síntese de informação.

• Planificar com os professores das curriculares os temas a abordar nas aulas Curriculares de Informática com recurso a softwares e recursos na internet.

Coordenador TIC Professores Alunos

• Registo fotográfico e/ou vídeo das actividades realizadas ao longo do ano na escola; • Criação de um CD anual com as fotos e vídeos dessas actividades; • Disponibilização desse CD à Comunidade Educativa; • Recolher fotos/vídeos e escrita de textos para o blogue e o site da escola; • Elaboração de textos e desenhos no computador; • Pesquisa na internet sobre os diversos temas.

Responsáveis pelos Projectos; Restante Comunidade Educativa.

Ao longo do ano lectivo 2009/2010

• Registo fotográfico e/ou vídeo das actividades realizadas no âmbito deste projecto; • Criação de um CD anual com as fotos e vídeos das actividades; • Disponibilização desse CD à Comunidade Educativa; • Recolher fotos/vídeos e escrita de textos para o blogue e o site da escola; • Elaboração de textos e desenhos no computador; • Pesquisa na internet sobre os diversos temas, relacionados com o ambiente; • Acções de sensibilização.

Comunidade Educativa

Ao longo do ano lectivo 2009/2010

[22]

Novembro de 2009

Junho de 2010


Eixo 3 [WEB 2. 0]

Reestruturar a página Web

• Incentivar os docentes a envolver-se e participar activamente na reestruturação da página Web da escola.

• Colocar a página Web da escola mais apelativa; • Criar contas de utilizador e perfis

Coordenador TIC Professores7Educadoras (Pré B; 1.ºAno; 4.ºB; Expressão Plástica; Inglês e Coordenadora Eco-Escolas)

Motivar para a utilização do site da escola

• Contribuir para a literacia TIC em geral e domínio das ferramentas virtuais de comunicação em particular, apostando na inovação pedagógica; • Motivar os docentes para a utilização do site da escola como forma de divulgar informação; • Tornar a página Web mais apelativa e de fácil acesso à Comunidade Educativa.

• Colocar a página da escola como página inicial de todos os computadores da escola; • Disponibilizar o endereço do site da escola em documentos produzidos pela escola.

Equipa TIC

Ao longo do ano Lectivo 2009/2010

• Dar a conhecer as actividades da escola à comunidade em geral.

• Mensalmente, a equipa TIC e os Professores que integram a actualização de algumas partes do site terá que recolher trabalhos elaborados nas suas aulas para posterior publicação no site da escola.

Coordenador TIC Professores7Educadoras (Pré B; 1.ºAno; 4.ºB; Expressão Plástica; Inglês e Coordenadora Eco-Escolas)

Ao longo do ano Lectivo 2009/2010

Divulgação das fichas de exploração pedagógica sugeridas

• Motivar para o ferramentas Web 2.0.

de

• Distribuir as fichas de exploração pedagógica sugeridas aos docentes;

Coordenador TIC

Janeiro de 2010

Apoiar os docentes no uso e manipulação das ferramentas Web 2.0

• Promover a utilização do Software livre; • Dar a conhecer e partilhar conhecimentos relacionados com software livre.

• Disponibilizar as horas de Coordenação TIC para apoiar os docentes no uso de ferramentas Web 2.0.

Coordenador TIC Professores

Ao longo do ano Lectivo 2009/2010

Actualização da página Web

Divulgação do Jornal Escolar na página Web da escola com recurso à Web 2.0 Pesquisa e levantamento de novas aplicações

uso

• Dar a conhecer à comunidade educativa as actividades e eventos realizados no decorrer de cada período.

• Dar a conhecer Software livre

• Os alunos digitalizam os seus trabalhos (desenho e texto); • Os alunos pesquisam na Internet passatempos, receitas e anedotas; • O Coordenador TIC elabora e imprime o jornal; • O Coordenador TIC divulga o jornal na página Web da escola com recurso à Web 2.0. • Pesquisar novas aplicações, elaborar as respectivas fichas de exploração e divulgá-las aos docentes.

[23]

Coordenador TIC Comunidade Educativa

Coordenador TIC

Novembro de 2009

Dezembro de 2009 Março de 2010 Junho de 2010

Dezembro de 2009

Dezembro de 2009 Março de 2010 Junho de 2010

Ao longo do ano Lectivo 2009/2010


Victor Vieira

A utilização das TIC

O presente inquérito visa recolher dados que possam dar a conhecer as necessidades do Pessoal Docente na área das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), bem como recolher opiniões que possam contribuir para um melhoramento do parque informático da escola, e seu funcionamento. 1 2

Idade 20-30 anos 

31-40 anos 

41-50 anos 

> 50 anos 

QND 

QZP 

Contratado 

Destacado 

Situação profissional

Utilização das TIC em casa Tem acesso a um computador?

Sim 

Por semana, em média, utiliza o computador

<1h 

Tem acesso à Internet?

1 a 4h



Sim 

Por semana, em média, liga-se à Internet Utiliza o computador/Internet para

<1h 

1 a 4h

Activ. pessoais 

Activ. Profiss.



Não



>5h



Não



>5h



Não utiliza





Utilização das TIC na escola 1 Utilização das TIC em geral Utiliza o computador/Internet para

Activ. pessoais



Activ. Profiss. 

Não utiliza



Por semana, em média, utiliza o computador

<1h



1 a 4h



>5h



Por semana, em média, liga-se à Internet

<1h



1 a 4h



>5h



2 Utilização das TIC em actividades profissionais – indique com que frequência utiliza: Word (ou semelhante)

nunca 

às vezes



muitas vezes



PowerPoint

nunca 

às vezes



muitas vezes



muitas vezes



Excel

nunca 

às vezes



Paint Shop Pro (ou semelhante)

nunca 

às vezes



muitas vezes



Internet (browser)

nunca 

às vezes



muitas vezes



Correio electrónico

nunca 

às vezes



muitas vezes



às vezes



muitas vezes



Outros – quais? ____________________

3 Ao longo do ano lectivo quais dos seguintes equipamentos utilizará? Sala de Informática



Scanner



Videoprojector



Impressoras



Máquina Fotográfica Digital



4

Utilização das TIC em sala de aula – indique com que frequência utiliza: Escrita de texto

nunca

às vezes



muitas vezes 

Sofware específico da disciplina

nunca

às vezes



muitas vezes 

Participação em concursos na Web

nunca

às vezes



muitas vezes 

às vezes



muitas vezes 

Outros – quais?_________________________

[24]


5 Utilização das TIC pelos seus alunos – indique com que frequência: Incentiva os alunos a elaborarem trabalhos com recurso às TIC? Incentiva a pesquisa de informação na Web? Sugere sites específicos aos alunos?

nunca nunca

 

nunca 

às vezes



muitas vezes

às vezes



muitas vezes

às vezes



muitas vezes

  

6 Formação Já foi formando na área das TIC?



Sim

Não



6.1 Se foi formando, assinale o(s) tema(s) frequentado(s) Word 

Power Point 

Construção de páginas 

Excel 

Edição de imagem 

Internet Explorer 

Outros-Quais?



____________________________

6.2. Utilizou os conhecimentos adquiridos na sua prática lectiva



Sim

Não



6.3. Se não foi formando nesta área, qual o motivo? Falta de tempo 

Falta de interesse 

Falta de vaga 

7 Que temas gostaria de ver tratados em acções de formação sobre as TIC? Enumere as suas prioridades de 1 (mais importante) a 6 (menos importante) Word  Excel PowerPoint  Edição de imagem  Digitalização de imagens e texto 

Internet 

8 Consultou a página Web da escola ao longo do ano lectivo? Sim  8.1 Com que frequência: Raramente 

Ás vezes 

8.2 Acha a página da escola adequada? Sim 

Não

Frequentemente 

Não 

8.3 Que informações gostaria de ter na página da escola? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 9 Acha os recursos TIC existentes na escola suficientes: Sim 

Não 

9.1 Se acha que não que tipos de equipamentos a escola necessita: _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 10 Sugestões / comentários relativos às TIC na escola: ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

Obrigado pela sua colaboração!

[25]


A utilização das TIC

Victor Vieira

O presente inquérito visa recolher dados que possam dar a conhecer as necessidades do Pessoal Não Docente na área das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), bem como recolher opiniões que possam contribuir para um melhoramento do parque informático da escola, e seu funcionamento. 1. Idade 20-30 anos

31-40 anos

41-50 anos

+ 50 anos

2. Situação Profissional Assistente Operacional

Assistente Administrativa

3. Uso das TIC em casa Tem computador em casa

Sim

Usa o seu computador semanalmente

Não usa

Tem acesso à Internet

- de 1 hora

1 a 3 horas

Sim

Se sim, por semana navega na Internet Usa o computador/Internet para

Não

- de 1 hora

Actividades Profissionais

+ de 3 horas

Não 1 a 3 horas Actividades Pessoais

+ de 3 horas Não utiliza

4. Uso das TIC Utiliza os seguintes programas : - Word Nunca Às vezes Muitas vezes - PowerPoint Nunca Às vezes Muitas vezes - Internet Nunca Às vezes Muitas vezes - outros programas, quais?_____________________________________________________________ 5. Formação na área das TIC Já frequentou formações na área das TIC?

Sim

Não

Se sim, enumere os temas trabalhados nas formações _________________________________________________________________________________________ 6. Em que temas relacionadas com as TIC gostaria de receber formação? Word

PowerPoint

Excel

Digitalização

Internet

Digitalizar trabalhos/imagens Se outros programas quais__________________________________________________________________ 7. Quais as dificuldades que gostava de ultrapassar este ano com as TIC? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 8. Quais as suas expectativas das TIC para este ano lectivo? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Obrigado pela sua colaboração! O Coordenador TIC [26]


Victor Vieira

Mapa de disponibilidade da sala de informática Horas

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

8h30/9h00 9h00/10h30 10h30/11h00 11h00/12h00 12h00/12h30 12h30/13h30 13h30/14h30 14h30/15h30 15h30/16h00 16h30/18h30

Horas em que a sala de Informática se encontra ocupada com aulas de Informática. Horas em que o professor de Informática se encontra na sala e está disponível para esclarecimento de dúvidas. Horas em que a sala se encontra livre para ser utilizada pelo corpo docente, individualmente ou com as respectivas turmas. Observações: a) No turno da manhã/tarde esta dispõe de horas livres; b) A comunidade educativa poderá utilizá-la dentro destes horários; c) No Ambiente de trabalho dos computadores existem pastas para docentes/não docentes ou outros elementos da comunidade educativa, para guardarem os seus trabalhos (PC ou nas suas Pendrives); Atenção às Regras de utilização da Sala de Informática que se encontram afixadas no Placard. Para mais informações, devem consultar o Professor Coordenador TIC da escola. [27]


Mapa com todo o material existente

Victor Vieira

INVENTÁRIO Ano lectivo 2009/2010

Sala de Informática Quantidade

Quadro

1

Desumidificador

1

Mesas redondas

2

Bom

Mesas rectangulares

2

Bom

Mesas para os computadores

21

Bom

Cadeiras/Capas

29

Secretária

1

Bom

Caixote do lixo

1

Bom

Armário

1

Bom

Placards

2

Bom

Computadores

12

Teclados

12

Ratos

12

Scanner

1

Computador Portátil

1

Colunas de som

24

Auscultadores

12

Março 2008

Bom

Máquina de filmar

1

Março 2008

Bom

1

2007

Bom

Máquina fotográfica digital Impressora HP LaserJet 1300 N

Aquisição

Baixa

Estado de conservação

Designação

Bom Outubro 2008

Bom

1 (Março 2009)

Setembro 2007 Setembro 2007 Setembro 2007

Razoável

Bom Bom Bom Bom

Março 2008

Bom Bom

1

Bom

Impressora Lexmark Z11

1

Bom

Impressora Multifunções HP Photosmart C4280

1

Tapetes para o rato

6

Janeiro 2008

Bom Mau

[28]


Victor Vieira Requisição de material informático Ano Lectivo 2009/2010

Data

Hora

Material requisitado

Quem requisita

29

Data de entrega do material

Comunicação Coordenador TIC (tomou conhecimento)


Registo de anomalias, problemas e ocorrências com o material informático

Victor Vieira

Ano Lectivo 2009/2010

Data

Hora

PC do Posto nº

Descrição do problema verificado

30

Professor responsável

Comunicação ao responsável da sala (tomou conhecimento)


Marcação da sala de informática consoante a disponibilidade de horário Ano Lectivo 2009/2010

Hora Dia

Início

Fim

Professor/turma

Nº de alunos

31

Actividade a desenvolver

Victor Vieira


Plano TIC 2009/2010