Issuu on Google+

FICHA TÉCNICA

Educamedia

Título original Bee Movie

apresenta

Género Animação

A história de uma abelha

Realizador Steve Hickner e Simon J. Smith Intérpretes

De Steve Hickner e Simon J. Smith

André Maia Marina Albuquerque Nuno Markl País de origem e ano Estados Unidos, 2007 Duração 90 min Distribuidora Zon Lusomundo

 Site oficial: http://www.beemovie.com/

O projeto «Aprender com o cinema» assenta na projeção de diversos filmes durante o ano letivo, que foram selecionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno. Para cada um dos filmes projetados foi elaborado um guia didático para que os professores possam desenvolver um trabalho transdisciplinar que tem como ponto de partida a sétima arte. Desta forma, o professor terá disponíveis variadas atividades que podem ser desenvolvidas em diversos momentos. Antes da projeção, é essencial proporcionar ao aluno elementos-chave que o ajudarão a compreender melhor o que irá ver, sem desvendar muito o desenrolar da história. Por outro lado, o próprio visionamento numa sala de cinema, torna necessário que o professor dialogue com o aluno sobre o comportamento a adotar numa sala de cinema, como por exemplo: saber sentar-se, esperar o início da projeção, estar em silêncio para ouvir os diálogos, o uso dos alimentos e bebidas durante a projecção, a limpeza da sala, etc. Finalmente, através das atividades posteriores ao visionamento, pretende-se que em contexto de sala de aula, seja explorado, não só a compreensão do filme, a análise dos personagens, bem como o desenvolvimento de atividades relacionadas com as diferentes áreas do currículo. Projeto: “APRENDER COM O CINEMA”

Preservação ambiental Projeto: “APRENDER COM O CINEMA”

Direção Regional de Educação da RAM Direção de Serviços de Tecnologias Educativas


 Atividades após o visionamento Dialogar acerca da ideia global do filme. Fazer a interpretação oral do filme (analisar personagens, aspetos que os alunos tenham gostado mais/menos). Numa inesperada oportunidade de sair da colmeia, a vida de Barry é salva por Vanessa, uma florista de Nova Iorque. À medida que a sua relação floresce, os olhos de Barry abrem-se para o mundo dos humanos e ele rapidamente descobre que as pessoas têm uma papel decisivo no consumo de mel em larga escala. Armado com esta informação, Barry apercebe-se da sua verdadeira missão na vida e decide processar a raça humana por roubar o mel às abelhas. Como resultado, as comunidades de humanos e abelhas envolvem-se como nunca antes, cada uma apontando o dedo à outra. Barry é apanhado no meio e dá consigo com problemas bastante invulgares para resolver…

Dialogar sobre as abelhas e qual é a sua importância dentro do ecossistema. O filme deixa muito claro o conceito de equipa, mencionando a importância das pequenas tarefas para a realização do todo. Solicitar aos alunos que identifiquem no filme em que momentos o conceito aparece. O Barry Benson é uma pequena mais ambiciosa abelha, apesar do seu tamanho, desencadeia vários eventos para ajudar a sua amiga Vanessa. Discutir com os alunos sobre a forma que cada um de nós pode contribuir para à preservação do ambiente. No filme o Barry fica furioso ao descobrir que os humanos comercializam o mel que as abelhas produzem. Identificar outros produtos derivados do trabalho das abelhas. O personagem principal, questiona a exploração ao mel das abelhas. Enumere com os alunos outros reinos que são explorados na natureza. Criar uma reportagem/entrevista, no âmbito do projeto “Pequeno Jornalista”, sobre atividades de preservação ambiental realizadas na escola; Criar um vídeo no âmbito do projeto “Malta, Câmara em ação”, sobre a preservação ambiental.

 Atividades antes do visionamento Levantamento de espécies de insetos existentes na nossa Região. Dar orientações iniciais sobre a vida (http://www.brasilescola.com/animais/abelha.htm).

das

abelhas

Outras sugestões de atividades

Debate sobre a importância de alguns insetos no nosso ecossistema e como a sua destruição pode afetar o nosso meio ambiente.

Pesquisar na internet sobre o processo de polinização e a sua importância para o ser humano.

Levantamento de plantas endémicas e infestantes a nível Regional.

Criar um panfleto (reutilizando material) com algumas normas/regras que podem ser aplicadas na escola para ajudar a preservar o ambiente.

Pesquisar o conceito de comunidade e preservação. Refletir e elaborar uma lista sobre alguns dos nossos comportamentos que tenham contribuido para degradar o ambiente. Afixar imagens sobre algumas ameaças ao nosso ambiente.

Sugestão de sites: http://www.pnm.pt/ http://www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=QueFaz&ID=1485

Fazer um concurso a nível da tua escola “criação de uma mascote representativa do ambiente”. Elaborar um pequeno projeto em torno desta temática e realizar uma pequena exposição escolar. Trabalhar sobre a temática da flora, a sua importância para a ilha e a necessidade de a conservar. Elaborar um “caderno ecológico” onde cada aluno pode contribuir com uma frase ou ideia para preservar o ambiente.


Guia Curricular