Page 1

BaldimNotícias Edição 01 - Ano 01 - Dezembro/2011 - Janeiro/2012

O Partido do Brasil

Educação Índice da Educação em Baldim está acima da média nacional

Páginas 10 e 11

Saúde Farmácia de Minas oferece gratuitamente 146 medicamentos

Páginas 08 e 09

Segurança Segurança é igual a água e luz. A gente só sente quando falta

Páginas 06

Ação Social O CRAS realiza 1.500 visitas por ano em todas as comunidades

Páginas 16 e 17

Infraestrutura A comunidade fala sobre o que está bom e indica o que falta

Páginas 12 a 15

Entrevista O prefeito Ivan Diniz fala dos avanços para o crescimento de Baldim e anuncia a construção da Capela Velório. Para o vice-prefeito Dr. Luis, o município deve estar atento à saúde básica da população. Páginas 03 a 06


Entrevista

Padre Gislei cobra obras importantes para Baldim O pároco do município de Baldim, padre Gislei, em entrevista ao Baldim Notícias, fez várias cobranças de obras e ações importantes para o município.

Obras citadas pelo padre Gislei • Construção da Capela Velório - A comunidade pede desde 2009. • Termino do muro da delegacia – ficou pronto, mas falta o portão. • Reclama que a Prefeitura está colocando asfalto frio nas ruas. • É preciso organizar o orçamento para priorizar obras importantes para o município. • Reforma do Muro do Cemitério.

Interesse de todos

Padre Gislei Roberto Marques Teixeira, da paróquia de Baldim

Fala, vereador

‘‘

Em 2012 as coisas vão se ajeitar e a população vai perceber”.

“A Prefeitura tem se esforçado para um trabalho em prol do município em geral, buscando verbas fora para viabilizar projetos, alguns já em fase de licitação. Parte da comunidade não está satisfeita. Como vereador, tenho a convicção de que, em 2012, as coisas vão se ajeitar, as ações em andamento vão se completar e a população vai perceber. A Câmara está ao lado do prefeito para aprovar os projetos pró-comunidade.”

Vereador João Batista Pinto (João do trailer)

02 BaldimNotícias

O padre disse que não se envolve em política mas, na sua opinião, os administradores públicos devem governar no interesse da coletividade pois, conforme enfatizou, “a política é um excelente caminho para fazer o bem. Sonho com um mundo mais justo e mais fraterno, onde as pessoas tenham vida digna e mais abundante”, concluiu.

“O mundo está passando por uma crise e as pessoas precisam entender seus reflexos na economia. A administração atual da Prefeitura tenta melhorar, mas não é fácil. Tivemos melhoras, por exemplo, nas áreas da saúde e infraestrutura. A Câmara Municipal melhorou muito, e está mais preocupada com as melhorias para as pessoas”.

Vereador Marconi Ferreira


Obras da Capela Velório começam em janeiro de 2012

‘‘

Temos mesmo que priorizar as atividades, pois os recursos do município são poucos e as demandas são muitas nas diferentes comunidades”.

O Jornal Baldim Notícias conversou com o prefeito Ivan Diniz, para saber sobre as prioridades do seu governo e se as obras solicitadas pelo padre Gislei vão ser realizadas. Ivan Diniz afirmou que vem trabalhando para viabilizar as obras solicitadas pela comunidade e que são muitas e em várias áreas, como saúde, educação, agricultura, pecuária, segurança, esportes, lazer, cultura, infraestrutura, assistência social e à saúde dos mais carentes, emprego e renda. Disse que está ouvindo as reivindicações de todos os segmentos importantes de Baldim, como estudantes e jovens, trabalhadores e empresários, aposentados, agricultores, igreja e pessoas de baixa renda ou com poucas oportunidades. “Temos mesmo que priorizar as atividades, pois os recursos do município são poucos”, esclareceu o prefeito, ao adiantar que vem solicitando verbas extras estaduais e federais e trabalhando também para trazer mais indústrias para Baldim, para melhorar ainda mais o município e aumentar o emprego e renda da população.

Início da terraplanagem do terreno para a construção da Capela Velório

Perspectiva da fachada da Capela Velório

Capela Velório Para o prefeito, as solicitações do padre Gislei são muito justas e necessárias. “Já consegui o terreno e os recursos financeiros para a construção da Capela Velório e vou iniciar as obras no próximo dia 2 de janeiro”, anunciou. “Para mim é uma satisfação muito grande realizar esta obra como prefeito, pois este é um dos desejos de toda a comunidade neste momento”, revelou.

Delegacia Quanto às obras do muro da delegacia de Polícia Militar, Ivan Diniz informa que o profissional encarregado da conclusão da obra ficou doente mas já está retornando ao trabalho e vai colocar o portão que falta. Além do muro, a prefeitura fez também uma reforma das instalações da delegacia. O prefeito Ivan explicou ainda que o Governo Estadual transferiu para as prefeituras toda a manutenção da estrutura necessária ao funcionamento da delegacia, como veículos, combustível e contas de água e luz, entre outros. Informou que a Prefeitura

de Baldim está arcando com todas estas despesas rigorosamente pois, conforme ressaltou, “a segurança de uma cidade é fundamental para a tranqüilidade de todos”.

Cemitério Ouvido também sobre a solicitação da obra do muro do cemitério, o prefeito esclareceu que, neste ano de 2011, a igreja passou a administração do cemitério para a Prefeitura e que não consegue fazer tudo de uma vez, mas vai ser feito em 2012.

Melhor custo x benefício Quanto ao asfalto, disse que tanto o processo à quente quanto o frio, chamado de PMS (Pré Misturado a Frio) são certificados dentro das normas da construção. O processo a frio é utilizado para viabilizar a execução de obras de pequeno porte, principalmente onde não tem uma fábrica de asfalto próxima, como é o caso de Baldim, mas, segundo o prefeito, bem feito, como está sendo feito em Baldim tem a mesma garantia com o melhor custo x benefício.

BaldimNotícias

03


Entrevista

Prefeito Ivan Diniz assegura que

Ivan Diniz fala da geração de novos empregos na cidade, com a instalação de empresas no município e das ações para 2012, que colocam Baldim na rota do desenvolvimento.

Jornal de Baldim - O que a prefeitura planejou para 2012? Prefeito Ivan Diniz Há várias obras e investimentos já assegurados e com recursos financeiros aprovados. Além das obras para a construção da Capela Velório, a prefeitura vai concluir a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mucambo e dar início às reformas das Unidades Básicas de Saúde de Vargem Grande e Vila Amanda. Em Botafogo, será construído o Posto de Saúde e concluído calçamento da rua principal. Na comunidade de Cuia também será realizado calçamento da rua principal. Em São Vicente será construída a Quadra Poliesportiva Coberta. Os recursos do município são poucos, mas estou buscando também verbas nas esferas estadual, com o deputado Dinis Pinheiro (foto), e federal, com o deputado Toninho Pinheiro, para realizar outras obras solicitadas pelas comunidades. Como está sendo feita a reorganização financeira do município para melhorar o uso dos recursos? Prefeito Ivan Diniz Desde o início do atual mandato, a secretaria de Administração e Finanças vem realizando uma série de ações modernizadoras que têm o objetivo de aplicar bem os recur-

04 BaldimNotícias

Prefeito Ivan Diniz com o deputado Dinis Pinheiro, presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

sos financeiros do município, permitindo que possam ser realizados os investimentos prioritários para a população. Instituímos o pagamento de todos os tributos via banco, com código de barras, o que contribuiu para o maior controle dos recursos. Realizamos o treinamento de servidores, para que possam trabalhar de forma integrada com os órgãos estaduais e federais como a Secretaria de Estado da Fazenda, Instituto Mineiro de Agropecuária e INCRA, de forma a garantir mais recursos para o município. Modernizamos o sistema de telefonia, com telefones corporativos, disponibilizando aparelhos celulares nas ambulâncias, o que permite agilidade no atendimento do transporte de cidadãos na área da saúde. A reorganização financeira também permitiu que a prefeitura comprasse, com recursos próprios, dois ônibus, uma patrol, uma retroescavadeira e um caminhão, financiados em 60 meses junto ao BDMG. Foi implantado um Plano de Cargos e Salários que resultou em aumento médio de até 25% no salário dos servidores em todas as áreas. Como o senhor define os três primeiros anos da sua administração à frente da prefeitura de Baldim?

Prefeito Ivan Diniz Foram anos difíceis, com escassez de recursos, ao mesmo tempo em que as despesas estão sempre aumentando, mesmo com todo nosso esforço em priorizar os gastos. Entretanto, dentro das prioridades comprometidas com a população, realizamos obras e investimentos em áreas importantes da saúde, educação e segurança, como a Construção da Farmácia de Minas e do Cras - Centro de Referência de Assistência Social. E também, calçamentos em toda a comunidade, e reforma de todas as escolas do município. Como trazer novos empregos para a cidade? Prefeito Ivan Diniz Desde o início da atual administração venho trabalhando para viabilizar a instalação de novas empresas e indústrias na cidade e, com isso, viabilizar mais emprego e renda para o município. Ainda em 2009 negociei a instalação da Acoplation e da Aicon Indústria, do setor de andaimes, no município. Para trazer empresas é preciso a contrapartida da prefeitura. Então, doamos um terreno de 20 mil metros quadrados para as duas empresas, além dos incentivos fiscais. Essa iniciativa gerou 180 empregos diretos e mais de 100 indiretos.


e Baldim vai continuar crescendo

‘‘

A reorganização financeira permitiu que a prefeitura comprasse dois ônibus, uma patrol, uma retroescavadeira e um caminhão”.

Há outros investimentos previstos nessa área? Prefeito Ivan Diniz Estamos negociando a instalação, em Baldim, de um complexo com quatro empresas dos setores de carga, guindastes e containners. Enviamos à Câmara Municipal, Projeto de Lei para a doação de um terreno de 74 mil metros quadrados no Trevo de Baldim, para viabilizar a vinda destas empresas. Este Projeto deve ser votado neste final de ano. Estão previstos investimentos de aproximadamente 10 milhões de reais e teremos cerca de 70 empregos diretos e muitos outros indiretos. A Prefeitura doou também um terreno para a instalação de um galpão para uma empresa de metalurgia

em São Vicente. Para as fábricas de doces, que são o forte da economia do município, estamos incentivando a vinda de compradores para conhecerem a qualidade da produção de Baldim e, assim, possibilitar o aumento das vendas. Por outro lado, Baldim é hoje um pólo de produção de frango e, como forma de apoio, estamos melhorando as estradas e fazendo a terraplenagem para novos galpões. E para os produtores rurais, o que a prefeitura tem feito? Prefeito Ivan Diniz O município tem uma produção agropecuária importante. Para apoiar o fortalecimento dessa atividade, estamos investindo na melhoria da conservação das estradas, para o bom escoamento da produção de hórtis. Por outro lado, a Câmara Municipal aprovou, em outubro desse ano, Projeto de Lei para a implantação, pela prefeitura junto com a iniciativa privada, de um banco de sêmen de bovinos com alta qualidade genética. Esse material será repassado aos produtores para a inseminação de matrizes e melhoria dos rebanhos. A prefeitura tem 360 funcionários. Os salários estão em dia? Prefeito Ivan Diniz Sim. Na nossa gestão, estamos pagando rigorosamente em dia, valorizando todos os servidores municipais que são pessoas muito

importantes também para todo o município. Aproveito para agradecer o sucesso da nossa administração a todos os nossos funcionários que vêm trabalhando com dedicação e se empenhando para atender bem a todos aqueles que necessitam de algum atendimento ou serviço da prefeitura. O vice prefeito também tem participado da sua administração? Prefeito Ivan Diniz O Dr. Luis é um parceiro extremamente inteligente e com idéias renovadoras. Tivemos algumas divergências de ações isoladas, mas para o bem de todo o município. Ele sempre colabora muito com a nossa administração. Quero aproveitar esta oportunidade, inclusive, para corrigir uma informação sobre a gestão do Dr. Luis à frente da Secretaria de Saúde. Falei que ele gastou 30% do Orçamento Municipal de 2009 a 2010, na área de Saúde e me enganei. Na realidade, ele gastou 17%, índice que está dentro da normalidade, conforme previsão orçamentária atendendo à Legislação Federal que exige a aplicação mínima de 15% dos recursos na área de Saúde. Também, nos 30 dias que assumiu a Prefeitura em 2009, como Prefeito, ele agiu com lisura e não deixou nenhuma dívida. Estamos juntos, cuidando para construir um município melhor para todos. Agradeço o apoio, a amizade e o companheirismo do Dr. Luis. Muito obrigado.

Obras com recursos garantidos

Reforma e ampliação da Escola Nelson Ribeiro de São Vicente Capela Velório de Baldim Unidade Básica de Saúde (UBS) Mucambo Calçamento da Ruas de Botafogo Calçamento da Rua Principal de Cuia Construção da Cobertura da Quadra Poliesportiva em São Vicente Asfaltamento de várias ruas em Baldim e São Vicente Conclusão do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em Baldim Construção de Praças em Vila Amanda, Gameleira da Palma e Baldim Total

Valor (R$)

450,000,00 130.000,00 200.000,00 80.000,00 80.000,00 195.000,00 200.000,00 90.000,00 78.000,00 1.503.000,00

Obras com recursos solicitados, aguardando assinatura de Convênios

Reforma Postos de Saúde (Vila Amanda, Vargem Grande) Construção Posto de Botafogo Asfaltamento e Melhoria de Vias Públicas de Baldim, São Vicente e Vargem Grande Calçamento das principais ruas de Sumidouro Total Total Geral

450.000,00 500.000,00 120.000,00 1.070.000,00 2.573.000,00

BaldimNotícias

05


Entrevista

Vice-prefeito ressalta atenção básica à saúde

‘‘

Com ações de saúde básica, podemos evitar vários problemas como os acidentes vasculares cerebrais, evolução de pneumonia e diabetes.” Vice-prefeito, médico Luís Eduardo Neiva Rodrigues, em atendimento

O vice-prefeito de Baldim, Luís Eduardo Neiva Rodrigues, que também ocupou a pasta da Secretaria Municipal de Saúde, em 2009, ressalta a importância das ações relacionadas à saúde básica da população. Ele argumenta que essa iniciativa significa, para o cidadão, a prevenção às doenças e, também evitar a piora das enfermidades quando já instaladas. Para os municípios, evita os custos com o agravamento das doenças. “Com ações da saúde básica podemos evitar problemas como os acidentes vasculares cerebrais (AVC) e a evolução de um quadro de pneumonia. Podemos atuar preventivamente também para evitar que a pessoa se torne diabética.”

Diagnóstico Nesse sentido, Luís Eduardo, que também é medico, fala das ações implantadas no município durante sua gestão, como a compra de um equipamento cha-

06 BaldimNotícias

mado colposcópio, que realiza o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. “Antes da chegada desse equipamento ao município, a pessoa aguardava o resultado da biópsia por até seis meses, pois era feita em Belo Horizonte ou Sete Lagoas. Agora, o resultado sai em sete dias e isso significa muito para o paciente, pois, se confirmada a doença, dá-se início logo ao tratamento”.

Aumento da equipe O vice-prefeito lembra também da compra de um novo aparelho de eletrocardiograma, também para o atendimento local dos pacientes. A contratação de nutricionista, fonoaudióloga e psicólogo pela Prefeitura foi importante porque evita que as pessoas se desloquem até Belo Horizonte para os exames. Luís Eduardo lembra também que a contratação de um ginecologista para o distrito de São Vicente melhorou o atendimento às pessoas, pois havia uma

demanda reprimida de 120 consultas dessa especialidade no Centro de Saúde. É do início da sua gestão, também, o aumento das equipes do Saúde da Família.

Gastos de 17,83% Apesar de todos os avanços na área de saúde, os gastos foram somente de 17,83% na época em que era secretário de saúde (1º semestre de 2009), conforme os dados que se encontram no Ministério da Saúde (SIOPS - Consulta de Indicadores de Municípios). No mesmo período, municípios como jequitibá gastaram 17,65% na saúde. Em 2011, Baldim esta gastando com a saúde 18,72% (primeiro semestre 2011).

Prevenção de doenças “Todas as ações que os municípios puderem executar para a prevenção das doenças, aliado ao atendimento mais rápido, significam, no conjunto, mais saúde para a população”, finaliza.


Segurança

Polícia confirma queda no número de ocorrências Uma série de investimentos da Prefeitura de Baldim na área de segurança tem contribuído para uma diminuição expressiva do número de ocorrências policiais na cidade, especialmente durante o ano de 2011. O comandante do grupamento da Polícia Militar na cidade, sargento Marcelo Henrique, informa que o número de furtos e roubos registrou queda de cerca de 70% e que vários autores de roubos foram presos.

Interesse de todos Nesse mesmo período, foram presos e autuados três traficantes e recolhidas 38 armas de fogo, apreendidas durante operações e também por meio da campanha de desarmamento. Quatro veículos roubados foram recuperados. Aumento de policiais Houve um aumento do efetivo de policiais, graças ao esforço da Prefeitura que conseguiu transformar o antigo Posto Policial em Pelotão.

A administração municipal se encarrega da manutenção dos dois carros e da moto que servem ao destacamento. Com essa infraestrutura de apoio, os policiais podem percorrer e fazer o patrulhamento

Reforma da delegacia mais assiduamente nas comunidades. A prefeitura realizou também a reforma da delegacia, com a construção de um novo muro e pintura completa da unidade. A Prefeitura se encarrega também do pagamento das contas de água, luz e internet,

Patrulhamento ostensivo como apoio ao trabalho da PM. A Polícia Militar em Baldim tem feito o patrulhamento ostensivo, aliado a batidas policiais em locais de risco. E ainda, realiza palestras de conscientização e prevenção nas escolas e empresas, partindo do princípio de que a segurança pública é responsabilidade de todos e da necessidade do cidadão cuidar dos seus bens e, também, contribuir com denúncias anônimas.

O comandante da PM na cidade, Sargento Marcelo, informa a queda de 70% no númerro de furtos e roubos

Fala, cidadão

‘‘

Segurança é igual a água e luz. A gente só sente quando falta”.

“A segurança melhorou nos últimos anos, porque a polícia está muito atuante e temos mais viaturas. A polícia está combatendo o pessoal que mexe com droga. Então diminuiu o número de ocorrências. Ao contrário da maioria das cidades brasileiras, Baldim tem poucos problemas na área de segurança. “Algumas pessoas reclamam que às vezes a atuação firme da polícia pode até não agradar, mas é importante para não deixar que a criminalidade prospere na nossa cidade. Segurança é igual a água e luz. A gente só sente quando falta”.

Sérgio Rubem de Almeida

Presidente do Conselho de Segurança Pública de Baldim (Consep).

“Eu acho que a segurança melhorou muito. Hoje eu vejo mais policiamento e isso deixa as pessoas mais tranquilas.”

Valdir da Cruz Araújo Morador de São Vicente

BaldimNotícias

07


Saúde

‘‘

Isto é bom por que além de receber o remédio gratuitamente, o pessoal da saúde vem visitar agente em casa.

A população de Baldim tem acesso a maior número de medicamentos

Mais remédios, novos veículos e mais profissionais A população de Baldim tem acesso hoje a um número maior de medicamentos, disponibilizados gratuitamente pela Farmácia de Minas, em funcionamento no município desde fevereiro de 2010. A Farmácia de Minas é uma iniciativa do governo do Estado, com participação da Prefeitura de Baldim, e distribui remédios dos governos Federal e Estadual. A Prefeitura adquire com recursos próprios mais medicamentos para completar essa oferta de remédios à população. Ou seja, da lista de 146 tipos de medicamentos disponíveis na farmácia, 48 são comprados diretamente com verba da Prefeitura para serem entregues gratuitamente aos cidadãos.

Essa iniciativa aumentou o número de médicos, enfermeiros e demais profissionais que visitam as pessoas em casa, verificando e atendendo às suas necessidades.

Plantões noturnos No Centro médico foram implantados dois plantões noturnos por semana, para atender à população nas demandas além do atendimento diário. E ainda, a Prefeitura contratou também novos profissionais nas especialidades de

fonoaudiologia e nutrição.

Ambulância O município recebeu também uma ambulância e um veículo com 15 lugares que atendem às pessoas no tratamento fora do domicílio, em outras cidades.

Novos veículos Para dar suporte a esse trabalho, chegaram ao município quatro novos veículos que levam os médicos até as diversas comunidades.

Mais veículos, enfermeiras e atendentes Para implementar uma saúde básica de qualidade para a população, a atual administração contratou mais profissionais, aumentando de uma para três as equipes do Estratégia da Família (ESF), antigo Programa Saúde da Família.

08 BaldimNotícias

Quatro novos veículos para levar os médicos as diversas comunidades.


‘‘

Para implementar saúde de qualidade, a atual administração contratou mais profissionais e implantou plantões noturnos”

Atendimentos no Centro Saúde Nº ATENDIMENTOS / MÊS 1.700 160 240

ESPECIALIDADE CLÍNICA GERAL GINECOLOGIA PSICOLOGIA

200 320 180 1.200

FONOAUDIOLOGIA FISIOTERAPIA NUTRIÇÃO ODONTOLOGIA

Fala, cidadão

“Costumo pegar remédios para pressão e diabetes na Farmácia de Minas aqui em Baldim e nunca me faltou. Uma vez faltou o captopril (remédio para pressão), mas no outro dia eles entregaram lá em casa. Isso é bom porque além do custo ser zero, por receber o remédio gratuitamente, ainda existe a preocupação do pessoal da saúde, em visitar a gente em casa. Nem tem necessidade de vir ao posto. Meu agente de saúde vai me visitar periodicamente. Isso demonstra uma preocupação com a saúde do cidadão baldinense”.

“Fiz um tratamento odontológico e gostei, o serviço ficou muito bom. No Centro de Saúde, sou bem atendida nas consultas clínicas e para controle ginecológico que sempre faço. Em relação aos exames, demora um pouco, mas consigo marcar. A saúde em Baldim melhorou bastante. O número de ambulâncias aumentou, o atendimento está melhor. Tem dia que falta médico, mas está melhorando aos poucos”.

Fernando Antônio Almada

Honorina de Paula Ferreira

Morador da localidade de Patrimônio

Moradora do bairro de Água Santa

“Eu não tenho o que reclamar. O pessoal tem boa vontade. Já me atenderam aqui em casa. No caso das ambulâncias, o horário é bom e dá para chegar a tempo. Saio daqui da porta de casa. Quando eu morava em Belo Horizonte era mais difícil que aqui”.

Almir Dias Anjos Morador do bairro Água Santa, usuário do serviço de transporte de ambulância, para tratamento em Belo Horizonte.

BaldimNotícias

09


Educação

Professores participam de cursos de aperfeiçoamento

Educação municipal básica acima da média

A educação em Baldim deu um salto e hoje apresenta índices acima da média nacional. O secretário municipal de Educação, Márcio Antônio dos Reis, informa que, de acordo com os dados apurados em 2010 (o de 2011 ainda não foi divulgado) pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, o município obteve média de 5,8%, acima da média nacional que é de 4,8%. A média máxima do Ibeb é 8%. O Ideb avalia o fluxo das crianças nas escolas e a média do desempenho nas avaliações dos estudantes. Esse resultado que coloca a cidade em posição de destaque, é resultado de um conjunto de ações executadas pela Prefeitura Municipal na área de educação ao longo dos últimos três anos. Nesse período, a Prefeitura investiu fortemente na infraestrutura das escolas, aliada à valorização dos alunos e professores. Reforma e ampliação Na infraestrutura, foram executadas obras de reforma e am-

10 BaldimNotícias

pliação de escolas, aliado à aquisição de novos jogos de carteiras escolares, computadores e aparelhos de DVD´s, oferecendo aos alunos mais conforto e instrumentos que contribuem para ampliar os conhecimentos.

Transporte mais seguro O transporte escolar foi terceirizado, em substituição aos ônibus antigos, que estavam sucateados, o que ocasionava transtornos e insegurança aos alunos.

Atividades extraclasse Para os alunos, a Prefeitura colocou em prática uma série de ações extraclasse como jogos estudantis, aulas de música, o Soletra Baldim, o coral e um cardápio da merenda escolar mais encorpado, incluindo sucos e iogurtes.

Valorização Profissional Para os professores, o investimento foi na valorização profissional, com diversos cursos de aperfeiçoamento, como os de matemática divertida e de educação inclusiva.

Aulas de informática com novos computadores


‘‘

O Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica em Baldim está acima da média nacional”

Biblioteca

Alguns investimentos na educação Aquisições / Reformas Microônibus para atender alunos Reforma da Escola de Vargem Grande Reforma da Escola Nelson Ribeiro São Vicente Móveis e material escolar para Escola Rural de Sumidouro Acessibilidade para Escola Municipal São Bernardo Livros Jogos de carteiras escolares Computadores (Doação do MEC) Ônibus universitário, com passagens mais baratas Mesas para professores Armários, aparelhos de som e vídeo Brinquedoteca Total

Aulas de música

Valor (R$) 265.000,00 85.000,00 35.000,00 13.370,00 7.000,00 10.000,00 19.500,00 97.000,00 45.000,00 2.400,00 1.445,00 2.600,00 583.315,00

Recreação

Fala, cidadão

Fanfarra toca no FIC em BH

Fanfarra

“Eu tenho visto com bons olhos o desenvolvimento da cidade, principalmente na área da educação, com a aquisição de novos aparelhos para as escolas e ônibus novos para a locomoção de alunos da zona rural. Ter os professores cada vez mais capacitados com os cursos oferecidos é um incentivo a mais para a escola. A nossa cidade deve continuar agregando valores para o povo baldinense”.

Robson Evangelista de Souza Pai de aluno e membro da Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal São Bernardo.

“Gosto de participar de atividades na escola porque o esporte é bom para a saúde. Nas peças de teatro, fico alegre quando passamos a emoção para as pessoas”.

Coral

Isabelle Vidal da Silva Oliveira Aluna do 7º. Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Ribeiro da Silva. Canta no coral da escola e participa dos jogos estudantis e de peças de teatro.

Ônibus universitário

BaldimNotícias

11


Infraestrutura

Obras contribuem para a melhoria da qualidade de vida A Prefeitura de Baldim investiu cerca de dois milhões e meio de reais no período 2009/2011, em diversas obras de infraestrutura, trazendo para a população mais conforto e bem-estar. Para colocar em prática esse conjunto de obras, a Prefeitura adquiriu novas máquinas sendo uma patrol, uma retroescavadeira e um caminhão.

mento como a extensão de redes de água e esgoto contribuem para a prevenção de doenças e para a manutenção da saúde do cidadão.

No âmbito geral do município vem sendo feita a manutenção constante das estradas vicinais com o encascalhamento, atendendo aos

produtores rurais no escoamento da produção agrícola. Pontes A prefeitura também construiu três novas pontes sobre os córregos do Barreiro (entre São Vicente e Timóteo) ; Uruçu (entre Vila Amanda e Vargem Grande) e Baldinzinho (entre Sumidouro e Rótulo).

Caminhão adquirido para obras.

Ponte Sumidouro do Rótulo.

Manutenção das estradas

Benefícios As obras, assim como os demais investimentos em diversas áreas, são feitas de acordo com o orçamento e a disponibilidade de verbas, argumenta o prefeito Ivan Diniz. São obras cujos benefícios refletem diretamente no dia-a-dia das pessoas, como o calçamento que facilita o tráfego em dias de chuva. A reforma de escolas torna o ambiente mais agradável para alunos e professores e contribui para um melhor aprendizado. O secretário municipal de Infraestrutura, Orlando Cândido Bastos, relata que obras de sanea-

12 BaldimNotícias


‘‘

Confira o que foi feito nos distritos:

A atual administração investiu de 2009 até hoje, R$ 2,5 milhões para levar mais conforto e bem-estar à população.

São Vicente • Reforma da pavimentação asfáltica no Conjunto Habitacional São Tarcísio. • Calçamento de várias ruas. • Calçamento de todas as ruas do bairro Copacabana. • Reforma da Escola Nelson Ribeiro. • Doação de terreno com galpão para a Metalúrgica São Vicente. • Doação de terreno para implantação da Metalúrgica Matos Valadares.

Mucambo

• Calçamento de duas ruas. • Construção de um novo poço artesiano. • Reforma completa do campo de futebol, em parceria com a iniciativa privada. • Doação do Campo de Futebol para o Mucambo Esporte Clube, para uso como área de lazer e esportes pela comunidade. • Participação na Cavalgada Beneficente, que arrecadou recursos para a ampliação do cemitério e construção da Capela Velório de Mucambo.

Baldim (sede) • Construção de 1.800 metros de rede de esgoto. • Calçamento de várias ruas. • Reforma da pavimentação asfáltica. • Reforma e revitalização de praças. Implantação da Metalúrgica São • Iniciadas as obras de calçamento Vicente no bairro Água Santa. • Construção da Farmácia de Minas.

Campo de futebol de Mucambo.

Vargem Grande • Reforma da Escola • Calçamento da rua principal. • Aumento da energia local, que passou de bifásica para trifásica. • Conclusão da ponte Imbiruçú.

Galpão para construção da Matos Valadares

Vila Amanda

Calçamento no bairro Alto Cruzeiro

Botafogo • Calçamento da rua principal. • Ampliação do sistema de água. • Reforma da escola.

Reforma da escola de Botafogo

• Calçamento da rua principal. • Aumento da energia local, que passou de bifásica para trifásica, beneficiando comerciantes com a manutenção correta dos alimentos perecíveis e os produtores rurais na lida das lavouras. • Melhoria do transporte escolar. • Reforma e construção de estradas. • Reforma da Escola Municipal.

Escola reformada em Vila Amanda

Ponte do córrego em Imbiruçú

Sumidouro do Rótulo • Construção da ponte do córrego Baldizinho. • Manutenção das estradas. • Melhoria no transporte escolar. • Reforma da Escola Municipal.

Escola Municipal reformada

BaldimNotícias

13


Fala, cidadão Mucambo

Ângela Maria Tomaz Agente postal, moradora de Mucambo.

“Não tenho o que reclamar. A área de saúde, no momento, está boa. Tem vindo uma médica duas vezes por semana, que é muito atenciosa com o pessoal. No ano passado, às vezes, faltava médico, talvez por imprevistos. Agora está ótimo. O calçamento melhorou um pouco, porque antes era estrada de chão e as enxurradas estragavam muito os cantos da estrada. O que precisa melhorar é a criação de um meio de transporte (ônibus) de Baldim para Mucambo. ” Prefeitura esclarece: De acordo com o chefe de Gabinete da Prefeitura de Baldim, José Luiz Torres, uma empresa de ônibus chegou a implantar uma linha regular para o acesso da comunidade à sede, mas foi interrompido porque não havia demanda.

Sumidouro

Cristiano Almeida Diniz Pequeno produtor, morador de Mucambo

“A manutenção das estradas vicinais com cascalho ajuda os veículos a transitarem melhor com as mercadorias, sem risco de atolar. A reforma do campo, que tem uma escolinha de futebol, também foi uma boa iniciativa, pois o campo é uma opção de lazer para o pessoal da cidade.”

Marcionila Cristina Roque Comerciante, moradora de Mucambo

“As ações da prefeitura são boas, mas ainda há o que ser feito, como a conclusão do poço artesiano. A área de saúde está boa, com médico e enfermeira no distrito duas vezes por semana. Mas a comunidade precisa participar mais de reuniões. Estamos caminhando, mas eu espero mais da prefeitura.”

Cuia Maria Lúcia da Silva Castro Comerciante, moradora da Comunidade de Cuia.

“Gostaríamos de ter aqui na comunidade uma urna eleitoral, para não ter que irmos a Baldim, e que a prefeitura nos ajudasse com associação de moradores que foi criada, além do calçamento de ruas que estamos precisando. A ponte entre Vila Amanda e Cuia também precisa de reparos”.

14 BaldimNotícias

Prefeitura esclarece: 1. Foi oficiado ao TRE o pedido para instalação da urna da comunidade de Cuia para as próximas eleições. 2. Os recursos para o calçamento, também estão garantidos. 3. A prefeitura doou para a comunidade todo o sistema de água.

Alexandre Borges Moreira Comerciante, morador de Sumidouro.

“Houve melhoria com a construção da nova ponte sobre o córrego Baldinzinho, pois a antiga não tinha segurança e era perigosa para atravessar. O atendimento odontológico feito no ônibus itinerante que vem aqui em Sumidouro também é bom. Com os ônibus novos ficou melhor também para os alunos, que não precisam faltar às aulas, como acontecia antigamente, quando o veículo apresentava problemas”.


Vargem Grande São Vicente Nilton Vicente dos Santos Morador de São Vicente

“A renda per capita de São Vicente caiu muito com a desativação, em 1994, da fábrica da Cedro Cachoeira aqui na cidade. Nas horas mais difíceis após o fim da fábrica tivemos um grande parceiro que foi o Ivan Diniz, buscando novas alternativas de trabalho e novos empreendimentos para São Vicente. Tudo o que conseguimos aqui foi com o Ivan, como as obras de asfalto e calçamento, entre outras. ”

Sérgio Ferreira Maia Comerciante e morador de Vargem Grande.

“A transformação da energia para trifásica, aqui em Vargem Grande, ajudou a normalizar os picos de queda de energia, que agora está estabilizada aqui na região. Isso traz mais tranqüilidade para o comércio, que trabalha com produtos perecíveis, pois não corremos o risco de perder mercadorias no freezer e no congelador.”

Edir Geraldo Moreira Morador da comunidade

“Essa administração é muito boa. O calçamento das ruas do bairro Copacabana foi muito bom porque no tempo de chuva não tinha como transitar por lá. Eu freqüento três vezes por semana uma igreja evangélica naquele bairro e não posso me queixar, porque agora não existe mais barro. No caso da saúde, quando as pessoas adoecem e o atendimento não é feito em Baldim, a prefeitura leva para Sete Lagoas ou Belo Horizonte”.

Silvânia Cristina Pereira Comerciante em São Vicente.

“Todas as obras aqui em São Vicente foram boas, necessárias e importantes. O Posto de Saúde, principalmente, evita que a gente se desloque até Baldim. É um privilégio nós termos dentista no posto todo dia, e de graça. A equipe do Saúde da Família nos atende muito bem em casa e temos também as reuniões para hipertensos e diabéticos. Na quadra que foi feita, todos os dias temos os garotos que jogam futebol, o que evita que fiquem nas ruas”.

Vila Amanda

Elias Coelho Soares Julcimar Romanízio

Morador de Vargem Grande

“O calçamento da rua principal acabou com a poeira que havia em tempo seco e com as enxurradas que faziam barro e buracos durante as chuvas. Essa obra melhorou a rua 100% e ainda valorizou a minha casa. A lei do silêncio também foi boa porque antes havia muito barulho, mas o meu filho reclama que faltam opções de esportes aqui na região”.

Clarisse Fernandes Moradora de Vila Amanda

“O calçamento foi bom porque diminuiu a poeira, pois a casa não parava limpa. A reforma da escola, que substituiu a antiga, trouxe mais conforto para os alunos, com salas amplas, e acabou com o risco de desmoronar”.

Moradora de Vila Amanda.

Tivemos aqui uma palestra da PM e senti que a polícia tem um pulso firme. O calçamento melhorou, mas falta terminar a rua. Aqui na comunidade também temos o desejo de uma capela-velório. Podia voltar com o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), para oferecer aos alunos outras atividades após a aula”.

BaldimNotícias

15


Ação Social

Construindo um sonho juntos Criada em abril de 2011, a Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis de Baldim (Coomarb) inovou, ao criar na cidade, uma iniciativa que, além de gerar renda para os associados, contribui para a melhoria e preservação do meio ambiente, ao destinar para a reciclagem muito do lixo que ia para o aterro sanitário. A Prefeitura Municipal é aliada da Cooperativa desde a sua criação, responsabilizando-se pelo pagamento do aluguel onde hoje funciona a cooperativa e doando um caminhão que ajuda na coleta do lixo. Nos últimos quatro meses, a Coomarb encaminhou para a reciclagem 16 toneladas de material reciclável. O sonho da Cooperativa já é uma realidade para as associadas que participam da iniciativa, mas ainda há muitos desafios a enfrentar. A coordenadora da Coomarb, Helena Gomes Candeia, lembra da dificuldade para vender diretamente para compradores de Belo Horizonte, pois a produção ainda é pe-

Associados da Coomarb unidos na construção de um sonho.

quena. Da mesma forma, o galpão ainda não tem os equipamentos necessários e a infraestrutura ideal de suporte para o trabalho dos associados. Entretanto, o sentimento é de otimismo. “A renda é baixa,

mas a persistência existe no grupo. Há uma relação de amizade entre os trabalhadores e também dos familiares, trazendo solidariedade e estímulo para a continuidade do trabalho”, diz da coordenadora.

Fala, vereador

‘‘

A Câmara Municipal vem trabalhando para aprovar projetos com propostas de desenvolvimento e qualidade de vida para os cidadãos”.

Vereador Fernando Mendes Torres, presidente da Câmara Municipal de Baldim.

16 BaldimNotícias

“O trabalho da Câmara Municipal se baseia em legislar e fiscalizar o município. Trabalhamos para aprovar projetos com propostas de ações que tragam desenvolvimento para a cidade e qualidade de vida para os cidadãos. Nesse sentido, aprovamos vários projetos de lei, entre eles o que cria o banco de sêmem para a melhoria genética do rebanho do município e, em 2010, a lei do silêncio, que trouxe mais tranqüilidade para a cidade.”

Vereadora Divinalva Coelho “Existe hoje um diálogo aberto com a Prefeitura. A gestão é boa, com companheirismo, sem divisão entre os vereadores. A prefeitura faz o que pode, mas são muitos os distritos. Então, faz-se um pouco em cada um. Cito o ônibus escolar que vai à localidade de Três Passagens, uma boa iniciativa, pois os alunos caminhavam um quilômetro até a escola em Vargem Grande. O trabalho da Prefeitura vai indo bem, mas pode melhorar. “


CRAS terá sede própria

A obra do CRAS será concluída e entregue à comunidade em janeiro/2012.

A Prefeitura Municipal implantou em 2009 o Centro de Referência da Assistência Social de Baldim (CRAS), que realiza o trabalho de acompanhamento das famílias beneficiárias do Bolsa Família. O

‘‘

objetivo é assegurar que as famílias estejam sempre em conformidade com as normas do Programa, para não perderem o benefício. A gestora da Assistência Social, Edmara Figueiredo Reis, in-

forma que a entidade realiza um acompanhamento das famílias, em especial onde há situação de risco para idosos e crianças. Esse trabalho é feito em parceria com entidades como a Promotoria do Idoso e Portadores de Necessidades Especiais, Lar dos Idosos, Polícia Militar e, especialmente, todas as secretarias do município. A equipe do CRAS - oito profissionais incluindo um psicólogo e assistente social - visitam as famílias e verificam as necessidades como medicamentos, exames médicos e emissão de documentos, entre outros. Em seguida, busca alternativas e soluções para essas demandas. O CRAS realiza cerca de 1.500 visitas familiares por ano. A entidade também oferece à população oficinas de inclusão digital (aulas de informática), pintura em tecidos e de capoeira, grupo de convivência, curso de inglês e pedreiro azulejista em parceria com o Senai. Está em fase final de construção a sede própria do CRAS, cujo término das obras está previsto para o início de 2012.

Exemplo

Sempre que precisamos, somos muito bem atendidos no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social de Baldim).”

Exemplo desse trabalho pode ser verificado no depoimento da dona Eliana de Fátima Soares do Santos que, ao cuidar de dois idosos, procurou a ajuda dos profissionais do CRAS no sentido de envolver as respectivas famílias no atendimento às duas pessoas. Com a intermediação da assistência social do CRAS e da Promotoria do Idoso , as duas pessoas , com 85 e 97 anos, agora são acompanhadas diariamente por um cuidador.

Eliane de Fátima Soares dos Santos

“Eu acho muito importante o trabalho de assistência social do CRAS. No que a gente precisa eles têm boa vontade para atender, são muito educados. Não só com as pessoas de Baldim, mas da roça também. Sempre que eu e outras pessoas da minha família precisamos, somos muito bem atendidos.”

BaldimNotícias

17


Cultura e Turismo

Atrações turísticas atraem

‘‘

Vários eventos promovidos pela Prefeitura Municipal têm atraído cada vez mais visitantes à cidade, que é conhecida como a cidade do doce Governador Anastasia visita estande de doces de Baldim na Conferência Metropolitana de Nova Lima

Vários eventos promovidos pela Prefeitura Municipal têm atraído cada vez mais visitantes à cidade. É oportunidade para que pessoas de outras localidades conheçam

o potencial das riquezas turísticas do município, que datam do período pré-colonial. Nesse itinerário estão as grutas, sítios arqueológicos, cacho-

eiras e demais belezas da natureza local. Baldim já faz parte do Circuito Estadual das Grutas e, agora, a Prefeitura trabalha para incluir a cidade no percurso da Estrada Real.

“É importante que haja sintonia entre o trabalho da Câmara e da Prefeitura, que sempre dá respaldo aos pedidos dos vereadores, em prol das comunidades. O Brasil possui problemas crônicos nas áreas de saúde e segurança, que não são fáceis de se resolver, mas tivemos aqui amplos investimentos em educação. Se mantivermos essa sintonia entre os dois poderes, teremos cada vez mais ações voltadas para uma melhor qualidade de vida da população”.

“Esse é o meu primeiro mandato como vereador e ouço muitos eleitores dizendo que nunca viram uma câmara tão unida. A aprovação de todos os projetos significa união e que o município vem em primeiro lugar. A função dos vereadores é legislar. A administração atual está boa, mas há obras inacabadas, que ainda não foram entregues, estão em andamento. Após o término é que poderemos cobrar, se houver necessidade. Vereador Oswaldo Luiz Filho (Lulu das Paradas)

Fala, vereador Vereadores dizem como é o relacionamento com a prefeitura e falam sobre a aprovação de projetos de interesse da comunidades.

Vereador Alexandre Leão Ribeiro

18 BaldimNotícias


m cada vez mais visitantes

1ª etapa do Rally de Jeep de Minas Gerais em Baldim

Guarda Nossa Senhora do Rosário (congado)

4º Motocando em Baldim

Guarda Nossa Senhora do Rosário (congado)

‘‘

“Eu vejo que a Câmara Municipal possui hoje com a Prefeitura uma relação muito mais de parceria. É uma relação de proteção, pois falta fiscalizar de forma mais ativa. Ressalvo, no entanto, que voto sempre a favor dos projetos viáveis para o município”. Vereador Moacir Eudes de Sena

“Há trinta e dois anos faço parte de uma corrente partidária, cujo trabalho busca valorizar o homem em todas as suas necessidades, seja na educação, no trabalho ou no lazer, de forma que tenha condições de ascensão social e sobrevivência digna. Na Câmara Municipal, tenho postura apartidária, aprovando todos os projetos que beneficiem os cidadãos de Baldim”. Vereador Arnaldo José da Silva (Arnaldo Sabino)

“A Câmara Municipal tem procurado desenvolver um trabalho conjunto com o Executivo, em busca de recursos, mas há grandes demandas e muito para se fazer. Temos que ser realistas, pois municípios como Baldim têm poucos recursos. Passos importantes já foram dados e projetos para 2012 estão sendo viabilizados, como a construção de postos de saúde em Vila Amanda, Vargem Grande, Mucambo e Botafogo.”

A Câmara Municipal tem procurado desenvolver trabalho conjunto com o Executivo. Passos importantes foram dados e projetos para 2012 estão sendo viabilizados.

Vereador Joel Ferreira Martins

BaldimNotícias

19


Feliz Ano Novo • Para seu inimigo, perdão; • Para seu oponente, tolerância; • Para seu amigo, seu coração; • Para um cliente, serviço; • Para tudo, caridade; • Para toda criança, um exemplo bom; • Para você, respeito; paz; saúde, amor e muita felicidade.

A Comissão Executiva do Diretório Municipal do PMDB, o Prefeito, o Vice-Prefeito, os Secretários Municipais e a Câmara de Vereadores de Baldim desejam a todos os baldinenses um Ano Novo de avanços muitas conquistas e prosperidade. Expediente

Baldim Notícias é um veículo informativo do Diretório Municipal do PMDB de Baldim, Minas Gerais. Tiragem: 10.000 exemplares - Distribuição gratuita

Comissão Executiva do Diretório Municipal do PMDB de Baldim Presidente: Marcio Antonio dos Reis Primeiro Vice-Presidente: Joaquim Eustáquio Reis Segundo Vice-Presidente: José de Matos Gonçalves Secretário Geral: Zenith Xavier Rodrigues Secretário Adjunto: Manacelson de Jesus Perazoli Tesoureiro: Vanilde Cláudio de Souza Melo

Primeiro Vogal: Gutemberg Marques Segundo Vogal: Cynthia Mara Silva Primeiro Suplente: Alexandre Leão Ribeiro da Silva Segundo Suplente: Rodrigo Mendes Torres Terceiro Suplente: Marconi Antonio Ferreira Quarto Suplnete: Joaquim dos Santos Teixeira Filho

Redação:

Vanúsia Duarte - MTb 3.384

Fotografia:

Luiz Fotógrafo e arquivo da Prefeitura

Endereço para correspondencia: Praça Emílio Vasconcelos, 309 - Centro CEP: 35.706-000 - Baldim - Minas Gerais

Baldim Noticias  

informativo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you