Page 1

Edificação

“Tempo de ouvir. Tempo de refletir.”

Igreja Evangélica Congregacional de Vila Vera Rua Italva, 97 - Vila Vera - SP

Quinta-feira, 29 de Dezembro de 2011

Oração com e por nossas Crianças ♫ SH 651 - Coro XIV Leitura Bíblica Aplicação da Mensagem

Envio

“Tempo de caminhar. Tempo de construir.” Chamada à Esperança: Apocalipse 21.1-4 1. Vi então um céu novo e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra se foram, e o mar já não existe.

2. Vi também descer do céu, de junto de Deus, a Cidade santa, uma Jerusalém nova, pronta como uma esposa que se enfeitou para seu marido.

3. Nisto ouvi uma voz forte que, do trono, dizia: “Eis a tenda de Deus com os homens. Ele habitará com eles; eles serão o seu povo, e ele, Deuscom-eles, será o seu Deus.

4. Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos, pois nunca mais haverá morte,

nem luto, nem clamor, e nem dor haverá mais. Sim! As coisas antigas se foram!”

♫ O Ano Novo - SH 619 Oração de Envio Bênção Apostólica

ação de graças tirando o pó da palavra:

Israel, como povo bíblico, emergiu entre povos que possuíam muitos costumes e divergentes práticas religiosas. Uma dessas práticas assimiladas, mas adaptadas para o crivo da fé javista, foi o gesto de agradecer a Deus pelos favores recebidos.

Como ato de gratidão a Deus, o povo expressava o seu agradeimento de várias formas: oferecia sacrifícios (Ml 1.8), entregava os primeiros frutos colhidos no campo e o dízimo da produção (Lv 23.9-14), fazia votos e promessas (Lv 7.16), celebrava ação de graças (Sl 50.14,23) e entregava ofertas voluntárias (Ex 35.29; Dt 12.17). Porém, dessas cerimônias, a que mais marcou o NT foi a celebração de ação de graças. No AT, ela é chamada de todah, isto é, um sacrifício de gratidão (Almeida traduziu essa palavra por “sacrifícios de louvores”). É interessante observar que, na celebração de ação de graças, o crente agradecido deveria fazer três gestos: entregar uma oferta confessar os pecados e declarar louvores a Deus. Provavelmente, o nome “oferta pacífica” ou “sacrifício de comunhão”está relacionado a essa cerimônia. Paulatinamente, o sacrifício foi abandonado pelo povo bíblico. O Salmo 100 é um bom exemplo, por dois motivos: ele traz no seu cabeçalho a expressão “Salmo de Ação de Graças”, e, no seu conteúdo, não há referência a qualquer tipo de sacrifício. Textos tardios mostram que, na liturgia do culto, a cerimônia de confissão de pecado e ação de graças sobreviveu ao sacrifício (Ne 12.21-40). [Tércio Machado Siqueira Tirando o Pó das Palavras, Editora Cedro]


Contrição

“Tempo de reconhecer. Tempo de ser perdoado.”

Testemunhos e Leituras de Louvor em Eclesiastes 3 Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu.

Leitura Bíblica de Contrição: Mateus 25.41-43,45 41. Em seguida, dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e para os seus anjos. 42. Porque tive fome e não me destes de comer. Tive sede e não me destes de beber. 43. Fui forasteiro e não me recolhestes. Estive nu e não me vestistes, doente e preso, e não me visitastes’. 45. E ele responderá com estas palavras: ‘Em verdade vos digo: todas as vezes que o deixastes de fazer a um desses mais pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer’.

Oração Silenciosa & Oração de Contrição ♫ Grata Memória - SH 381

Louvor

“Tempo de lembrar.Tempo de agradecer.” Oração de Agradecimento ♫ Mais um Ano Mais um ano de promessas do Senhor Mais um ano de conquistas no Senhor Mais um ano de louvor e adoração Mais um ano confiando em seu amor Obrigado Senhor, Obrigado Senhor Até aqui nos ajudou o Senhor Mais um ano de trabalho com fervor Mais um ano de provações e alegria Mais um ano de unção e poder Mais um ano de imensa gratidão Queremos agradecer à Deus, por tudo o que nos aconteceu Aprendemos a amar, aprendemos a perdoar Aprendemos a convivermos juntos E desfrutar do teu amor

[v.6,7]

H: Tempo de buscar, e tempo de perder; M: Tempo de guardar, e tempo de jogar fora; H: Tempo de rasgar, e tempo de costurar M: Tempo de calar, e tempo de falar;

Testemunhos sobre bênçãos materiais.

[v.4,5]

M: Tempo de chorar, e tempo de rir; H: Tempo de gemer, e tempo de dançar. M: Tempo de atirar pedras, e tempo de recolher pedras; H: Tempo de abraçar, e tempo de se separar.

Testemunhos sobre bênçãos em relacionamentos. H: Tempo de nascer, e tempo de morrer; M: Tempo de plantar, e tempo de arrancar a planta. H: Tempo de matar, e tempo de curar; [v.2,3,8] M: Tempo de destruir, e tempo de construir. T: Tempo de amar, e tempo de odiar; T: Tempo de guerra, e tempo de paz.

Testemunhos sobre bênçãos na vida. ♫ Graças Dou (Ofertório) Aqui diante de Ti, Eu tenho tanto pra te agradecer, Graças dou, graças dou, O que me deste Senhor, Por tantas bênçãos que eu não posso ver Graças dou, graças dou,

Tens feito tanto por mim, Da escuridão tua luz me tirou, Graças dou, graças dou, Por teu Amor e perdão, Por meus pecados levados na cruz, graças dou, graças dou, Com meu coração, E o meu louvor, Com as mãos aos céus, Louvo-te Senhor Graças dou, sempre a ti eu graças dou, Graças dou!

Tempo de Lembrar. Tempo de Agradecer.  

Liturgia da Igreja Evangélica Congregacional de Vila Vera. Refletindo o texto de Eclesiastes 3, agradecemos as bênçãos de Deus pelo ano que...

Tempo de Lembrar. Tempo de Agradecer.  

Liturgia da Igreja Evangélica Congregacional de Vila Vera. Refletindo o texto de Eclesiastes 3, agradecemos as bênçãos de Deus pelo ano que...

Advertisement