Issuu on Google+

Igreja Evangélica Congregacional de Vila Vera

Domingo, 29 de Janeiro de 2012

Rua Italva, 97 - Vila Vera - SP

tirando o pó da palavra:

glória

A palavra hebraica kabod tem uma grande importância para a teologia bíblica. A etimologia e o significado desse termo vem da raiz kbd, que possui, no sentido físico, o significado de pesado, gravidade, e, no aspecto teológico, importância, honra, respeito (1Sm 2.30).Sem abandonar o sentido físico, a Bíblia aborda, preferencialmente, o segundo aspecto de kabod, que se apresenta de duas formas. Na primeira forma, kabod tem o sentido de substância, quantidade, poder, riqueza, força. Assim, o poder das nações tem o nome de kabod (Gn 31.1; Jó 29.20; Sl 24.8; 145, 11-12; Is 5.13; 16.14). Em segundo lugar, o uso mais frequente e significativo de kabod carrega o sentido de honra, dignidade e glória (Is 7.19). Assim, Deus (Sl 29.3; Is 42.8), o rei (Sl 145.11-12), pessoas especiais (Sl 106.20) e objetos sagrados (1Sm 2.8) trazem honra e dignidade ao lugar onde se fazem presentes. Referindo-se a Deus, ao Seu santuário, à Sua cidade ou aos objetos sagrados, os/as tradutores/as da Bíblia tomam o termo hebraico kabod como glória ou esplendor (Ex 29.43; 40.34-35; Lv 9.6-23). A manifestação do kabod de Javé é descrita como um fogo que consome e ilumina (Dt 4.11-12; Ex 24.15-18), envolvido em uma nuvem. Por isso, o retorno de Deus a Sião é descrito como uma forte luz sobre Jerusalém (Is 40.5; 60.1), por causa do Seu kabod. Dessa forma, quando a Bíblia fala do kabod de Javé, ela quer se referir à atividade concreta de Deus no exercício pleno de Seu poder. [Tércio Machado Siqueira Tirando o Pó das Palavras, Editora Cedro]


Adoração

“Grande e merecedor do louvor” Acolhida Oração de Adoração Chamada à Adoração: Salmo 111.1-6 1. Aleluia! Celebro ao Senhor de todo o coração na intimidade dos retos e no conselho.

2. Grandes são as obras do Senhor, dignas de estudo para quem as ama.

3. Sua obra é esplendor e majestade, e sua justiça permanece para sempre.

4. Ele deixou um memorial de suas maravilhas, o Senhor é piedade e compaixão:

5. Ele dá alimento aos que o temem, lembrando-se sempre da sua aliança;

6. mostra ao seu povo a força de suas obras, entregando-lhe a herança das nações.

♫ Grande é o Senhor Grande é o Senhor E mui digno de louvor Na cidade do nosso Deus Seu Santo monte Alegria de toda terra

Grande é o Senhor Em quem nós temos a vitória E que nos ajuda contra o inimigo Por isso diante Dele Nos prostramos

Queremos o Teu Nome engrandecer E agradecer-Te por Tua obra em nossas vidas Confiamos em Teu infinito amor Pois só Tu és o Deus eterno sobre toda terra e céus

Testemunhos Orações-frase de Agradecimento ♫ Dou Graças (Ofertório) Dou graças de coração

Porque, sendo fraco

Prostrado em adoração

Hei de dizer eu sou forte no Senhor

Dou graça por Jesus

Porque tudo Ele fez na cruz por mim

Meu Salvador (2x)

Porque sendo pobre hei de dizer Eu sou rico no Senhor por tudo que Ele fez na cruz por mim, dou graças


♫ Deus é amor Deus é amor, Deus é amor, Deus é amor (2x) O amor é o dom supremo (2x) O perfeito amor lança fora todo medo (2x) Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, ou tenha em mim tamanha fé que consiga transportar os montes se eu não tiver amor nada serei. Se eu não tiver amor nada serei.

Contrição

“Grande para perdoar e libertar” ♫ Desperta, Pecador! - SH 300 Chamado ao reconhecimento: Salmo 111.7-8 7. Justiça e Verdade são as obras de suas mãos, seus preceitos todos merecem confiança:

8. São estáveis para sempre e eternamente, vão cumprir-se com verdade e retidão.

Oração silenciosa Oração de Contrição ♫ Grata Memória - SH 381

Edificação

“Grande para instruir” Oração com e por nossas Crianças ♫ Vai Buscar - SH 610 Leitura Bíblica Aplicação da Mensagem


Envio

“Grande para guiar-nos” Chamado à sabedoria: Salmo 111.9-10 9. Ele envia libertação para seu povo, declarando sua aliança para sempre; seu nome é santo e terrível.

10. O princípio da sabedoria é temer ao Senhor, todos os que o praticam têm bom senso. Seu louvor permanece para sempre.

♫ Para o Fim da Pregação - SH269 Oração de Envio Bênção Apostólica

LEITURA BÍBLICA SEMANAL Segunda Salmo 111

Terça Isaías 40

Quarta 1 Coríntios 9

Quinta Marcos 1

Sexta Jonas 3

Sábado Salmo 111


Liturgia: Grande é o Senhor