Vilas Magazine | Ed 234 | Julho de 2018 | 32 mil exemplares

Page 9

nantes a inteligência necessária para que entendam a importância de uma boa e bem aplicada previdência. Lamento e tenho vergonha pela falta de esgotamento sanitário que contribui para a proliferação de doenças, degradando a vida humana, sobretudo, nas comunidades menos favorecidas que vivem em habitações de risco. Falta aos governantes e políticos a humildade para que se ocupem do que não aparece nem dá voto. Meu lamento e vergonha devem-se à dificuldade em reverter tais condições e por não vislumbrar em curto ou médio prazo uma mobilização social capaz de fazê-lo. Não é agradável fazer parte de uma sociedade paralisada, estagnada e, por vezes, insensível aos graves problemas que a acometem. Tenho esperança de que meu lamento se junte a outros para que possamos aumentar a massa crítica daqueles que se esforçam, mais do que fazem a própria obrigação, para mudar nossa sociedade. Espero também continuar, enquanto lamento, trabalhando em favor de uma sociedade mais justa, igualitária e feliz. Sei que não estou sozinho. ADENÁUER NOVAES é psicólogo, escritor, filósofo e engenheiro. adenauernovaes@gmail.com

culação ou liberdade de circulação consiste na faculdade de deslocar-se de um ponto para outro pela via pública. Essas restrições, mesmo quando não forem explicitadas em determinado dispositivo garantidor da liberdade, são decorrentes do sistema adotado pela Constituição Federal, que deverão ser consideradas no exercício dos direitos assegurados pela Carta Magna. O direito de ir e vir tem, como todos os outros, como limite natural o direito do outro. Não pode alguém, com base no direito de ir e vir e permanecer, por exemplo, obstar a passagem de quem também esteja exercendo sua liberdade de circulação. Além desse limite natural, indispensável à convivência social pacífica, está esse direito limitado pela lei. Por fim, conclui-se que o direito à liberdade de ir e vir, garantido pelo inciso XV do art. 5º da Constituição Federal de 1988, não é absoluto, visto que está regimentado pelas normas de convivência social e nos termos do dispositivo constitucional em referência.

ABR Artes inaugura galeria no Shopping Villaverde A exposição “Sertão e Mar” do artista plástico Sérgio Amorim marcou a inauguração da Galeria ABR Artes, em Vilas do Atlântico, no Shopping Villaverde Street Mall, com um coquetel oferecido no último dia 08 de junho. Sérgio Amorim é natural de Itaberaba e possui obras espalhadas por todo o mundo. Nesta exposição, que permanecerá até 31 de julho, o artista através do seu estilo, usando espátula em óleo sobre tela, mostra cenas do cotidiano sertanejo, vaquejadas, relembrando também os saveiros que por muito tempo foram cartão postal da antiga Salvador. Com esta exposição, segundo José Abreu, Administrador da ABR Artes, “inicia-se aqui em Vilas do Atlântico um ciclo de valorização dos mestres e dos novos talentos da arte de nossa região”. Abreu informou que a ABR Artes possui também um espaço de treinamento dedicado a difundir a arte através de palestras e oficinas, que podem estimular a criatividade e aproximar pessoas que compartilham o mesmo interesse.

Sérgio Amorim com José Abreu

Abreu comentou também que algumas obras da exposição “Sertão e Mar” podem ser vistas na área de convivência da Academia Ecohit, onde os seus alunos, além de cuidarem do seu bem estar, através de atividades físicas, poderão apreciar um pouco da arte de Sérgio Amorim.

ALDERICO SENA é especialista em gestão de pessoas e coordenador de Pessoal da Assembléia Estadual Constituinte de 1989. aldericosena@gmail.com

Julho de 2018 | Vilas Magazine | 9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.