Vilãozinho nº5

Page 36

PARA CONHECER MELHOR...

para lanchar. 13h00 — 14h00: almoço. 16h00: outra pausa para lanchar. 17h00: acabávamos todo o nosso trabalho. O restante tempo era livre e nós fazíamos o que queríamos, desde sauna até ir ao centro de Keuruu dar uma volta. 17h30: tínhamos, durante a 1.ª semana, aulas de 15 a 20 minutos de finlandês, onde aprendemos a dizer os números, olá, tudo bem, coisas básicas. 18h00: jantar (têm por hábito cedo!). O fim de semana era livre. Que tipo de actividades faziam? Pintar janelas, arranjar uma sauna, ir apanhar ―amoras‖, ajudar na cozinha, apanhar batatas…

Página 36

Enfim, ajudávamo-los no que fosse preciso. É de salientar que a comida era toda vegetariana (que foi realmente o mais difícil para mim, daí eu ter emagrecido, porque não gosto nada de comida vegetariana). Porém, é normal que eles sejam vegetarianos, eles têm uma vida muito simples e sem luxos. Durante todo o Verão, fazem sempre estes campos de trabalho e vêm jovens e não só de todo o MUNDO. Como era constituído o teu grupo?

O nosso grupo era constituído por 10 elementos: - Ana Gonzalez Gil (espanhola); -Zdenek Ruzicka (checo e fotografo de serviço); - Zaneta Skalova (checa); - Yoshiaki Kobayashi (japonês, 47 anos, o mais divertido de todos e chamava-se de banana, porque a maneira como se pronuncia Vanessa em japonês queria dizer banana. Um dia, fez comida japonesa e posso dizer que é bem melhor que a vegetariana! Ele também estava o tempo todo a ensinar japonês e foi ele que me disse que, há muitos anos, quando os portugueses estiveram no Japão, introduziram a palavra ―pão‖ e é por isso eles usam essa palavra); - Sieber Fabian (alemão um pouco tímido, o mais novo do grupo, 18 anos); - Efrain Santuy (espanhol que viveu e estudou um ano em Lisboa. Até mesmo na Finlândia, pude falar português); - Marina Polynova (russa muito divertida, é das que mais sinto falta); - Silke Behrendt (alemã); - Pavel Chistyakov (russo e namorava com a Marina; era dos mais divertidos); - Raimo Niemelä (outro líder. vivia perto de Helsínquia); Silja Jääskeläinen (organiza o campo de trabalho e vive mesmo em Keuruu); Viivi Koljonen (finlandesa, nossa líder e vivia em Helsínquia).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.