Issuu on Google+

EDIÇÃO ESPECIAL • PÓS-GRADUAÇÃO PUCPR.

QU AIS POSSIBILID ADES V OCÊ ENXERG A PARA O SEU FU T URO?


capa

10 Grão-Chanceler Dom Moacyr José Vitti

Geração Peter Pan busca cada vez mais conhecimento e encontra na Pós-Graduação uma possibilidade de expansão profissional.

Revista você_no_plural Revista VOCÊ_NO_PLURAL é uma publicação especial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Registrada sob o nº 01, do livro B, de Pessoas Jurídicas, do 4º Ofício de Registro de Títulos, em 30/12/85 - Curitiba, Paraná

Institucional

06

Estrutura acadêmica Para ser referência entre as universidades brasileiras, a PUCPR oferece aos seus alunos diferenciais importantes para a formação acadêmica.

14

Conheça os cursos que fazem da PUCPR uma Universidade plural.

escolas Arquitetura e design

16

Educação e humanidades

24

Saúde e Biociências

32

Ciências agrárias e medicina veterinária

18

Comunicação e artes

20

Direito

22

PUCPR Reitor Waldemiro Gremski Vice-reitor Paulo Otávio Mussi Augusto Pró-Reitor de Graduação Vidal Martins Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Paula Cristina Trevilatto Pró-Reitor Comunitário José Luiz Casela Pró-Reitor Administrativo e de Desenvolvimento Paulo de Paula Baptista REDAÇÃO Jornalista Responsável Rulian Maftum - DRT4646 Supervisão: Maria Fernanda Rocha Edição e textos: Elizangela Jubanski, Julio Glodzienski e Michele Bravos Edição de Arte: Julyana Werneck Revisão de textos: Lumos Bureau de Traduções

Medicina

26

Presença da PUCPR no Estado

34

Negócios

28

Politécnica

30

IMPRESSÃO Gráfica: Fotolaser Gráfica e Editora Tiragem: 20 mil exemplares contato Rua Imaculada Conceição, 1155 - 2º andar Prado Velho – Curitiba – Paraná Caixa Postal 17.315 - CEP: 83.215-901 Fone: (41) 3271-1515 www.pucpr.br imprensa@pucpr.br

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização prévia e escrita. Todas as opiniões são de responsabilidade dos respectivos autores.


_entrevista

a ampla

formação

1.

2.

3.

De que FoRMa os RecuRsos que a unIVeRsIDaDe oFeRece paRa a FoRMação Do pRoFIssIonal o toRnaM MaIs pRepaRaDo paRa o MeRcaDo De tRaBalho? A formação que oferecemos nas especializações é muito voltada ao mercado de trabalho e à aquisição de habilidades técnicas e competências que serão úteis em diversas especialidades que o profissional vai fazer. São difundidas algumas características de valores humanos que são fundamentais para uma instituição como a nossa. É a formação técnica com esse olhar mais humano, que faz resgatar um cidadão ativo na sociedade ao usar essas habilidades na melhoria da vida coletiva. qual é a IMpoRtÂncIa De se ManteR seMpRe atualIzaDo nos estuDos? Uma das apostas mais importantes da PUCPR é o fato de que as pessoas têm que estudar ao longo da vida, afinal, na sociedade do conhecimento, não se pode mais estar parado. Temos uma oferta de produtos que atende a essa demanda das pessoas. É muito comum ver aqui, hoje, diretores fazendo curso de Filosofia, por exemplo, em busca de um conhecimento diferente daquele ao qual estão usualmente acostumados em seus ambientes de trabalho. quão ReleVantes são as pesquIsas paRa a unIVeRsIDaDe? Essa é uma questão fundamental. A universidade é o local da pesquisa por excelência. O mundo que nós vamos ver daqui a 20 anos ainda precisa ser construído. E onde e como vamos construí-lo? Por meio de pesquisas. A Universidade é o local para se descobrir o novo, não é simplesmente adquirir conhecimentos que já estão prontos, é participar do processo de criação de novos conhecimentos. A PUCPR está fazendo uma grande transformação para ser uma universidade de pesquisa intensiva.

Por elizangela Jubanski

4.

coMo se coloca eM pRátIca o InVestIMento tecnolóGIco? Temos, dentro da Universidade, a Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação, que faz, justamente, essa relação entre universidade e empresa. Os diversos conhecimentos aqui gerados podem ser transformados em produtos ou serviços que beneficiem diretamente essas organizações. Por outro lado, as próprias empresas também trazem dificuldades do cotidiano para serem analisadas dentro da universidade. É a chamada tríplice hélice, com a participação do Estado, da Universidade e da iniciativa privada, em prol da inovação.

5.

De que FoRMa a pucpR IncentIVa outRas cultuRas e taMBéM a InteRnacIonalIzação Dos alunos? No Projeto Pedagógico Institucional está explícito que nós atuamos para abrigar a diversidade cultural dentro da sala de aula. Temos cada vez mais alunos estrangeiros que passam meses participando das aulas. Temos que aprender também com as diferenças. A internacionalização é muito importante para a PUCPR, por isso possuímos Núcleo de Idiomas e também disciplinas em inglês. O aluno ainda tem a oportunidade de cursar parte da graduação em mais de 200 universidades parceiras em todo o mundo.

Paulo Mussi Vice-reitor da PUCPR

foto: João Borges

a escolha para

As mais de 180 opções de cursos de PósGraduação que a PUCPR oferece são voltadas ao desenvolvimento profissional e, sobretudo, ao crescimento pessoal. Para destacar assuntos importantes sobre aperfeiçoamento de carreira, o vice-reitor Paulo Mussi conversou com a revista VOCÊ_NO_PLURAL. Confira:


_entrevista

Pós-Graduação em uma universidade Vivemos uma época de intensas transformações. A sociedade está despertando para os interesses do coletivo e para a importância do exercício da cidadania na prática. Nesse contexto, não é suficiente ser um profissional competente, é necessário ser um cidadão ético, conectado ao social e transformador da realidade. Confira a entrevista com a diretora de educação continuada da PUCPR, Sheila Reinehr, e saiba por que fazer Pós-Graduação em uma universidade completa e plural faz toda a diferença. Por Julio Glodzienski

1.

plural 2.

Ofertamos cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, áreas estas organizadas na PUCPR no formato de Escolas. A pós da PUCPR valoriza a carreira do profissional por meio de um currículo especialmente planejado para oferecer o que há de melhor e mais novo em cada área de atuação.

Como uma instituição baseada nessa atuação mais abrangente, que busca a formação de um profissional ético e comprometido com a sociedade, percebe o ensino? A pluralidade é o diferencial da PUCPR e isso está no seu DNA, expresso na sua missão: “A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, orientada por princípios éticos, cristãos e maristas, tem por objetivo desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura e promover a formação integral e permanente de cidadãos e de profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade”. Como diz o Irmão Clemente Ivo Juliatto, o aluno que passa pela PUCPR sai com dois diplomas, o primeiro, referente à formação técnica específica e especializada; o outro, o diploma de “gente boa”, ou seja, de cidadão comprometido com a realidade e com a sociedade em que vive.

4 | você_no_plural

Como os cursos da pós PUCPR estão organizados para oferecer essa formação plural?

3.

O que deve definir a escolha entre uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu? São duas propostas diferentes, mas não excludentes. O lato sensu é voltado para a especialização do profissional em uma determinada área de atuação, com vistas a fornecer instrumentos para que ele aprimore sua atuação profissional. A Pós-Graduação stricto sensu, representada pelos programas de mestrado e doutorado, forma o aluno para a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento de novos conhecimentos.


Os professores da Pós-Graduação lato sensu da PUCPR, na sua maioria mestres e doutores, atuam fortemente no mercado, cada um em seu segmento. São profissionais liberais bem sucedidos em seus consultórios, clínicas, escritórios; são empresários e gestores, liderando empresas de diversos setores; são agentes de mudança da sociedade; são pesquisadores e geradores de conhecimento. Esses profissionais trazem para a sala de aula muito mais do que teorias e abstrações, trazem sua bagagem profissional, suas vivências e experiências, que generosamente compartilham com seus educandos.

5.

6.

quaIs os BeneFícIos Dessa possIBIlIDaDe De FoRMação InteRnacIonal paRa o aluno? A mobilidade internacional é um dos aspectos que tornam a PUCPR plural. Por meio da parceria com mais de 200 instituições no exterior, a PUCPR oferece programas de intercâmbio para alunos de Graduação, Mestrado e Doutorado , além de módulos internacionais para diversos cursos de Pós-Graduação lato sensu.

7.

quaIs as opoRtunIDaDes oFeRtaDas pela pucpR paRa os cuRsos De pósGRaDuação lato sensu eM 2014? Para 2014, a PUCPR selecionou mais de 180 opções de cursos de Pós-Graduação lato sensu, incluindo modalidades presencial, semi-presencial e a distância. Módulos internacionais e dupla certificação são algumas das opções presentes em nossa grade de cursos. Convênios com parceiros internacionais possibilitam a mobilidade educacional e o contato com as mais diferentes culturas, seja no nível de Graduação, Mestrado, Doutorado ou Especialização.

o que o pRoFIssIonal que Busca seR pluRal e DesenVolVeR suas haBIlIDaDes paRa o MeRcaDo sIGnIFIca paRa a pucpR? Na PUCPR o aluno não é apenas um número, é um profissional com uma história de vida, uma singularidade, uma necessidade diferenciada. A PUCPR valoriza cada experiência, cada conhecimento e cada necessidade, ajudando esse profissional a construir mais um degrau da sua carreira. Na PUCPR, o profissional encontra não apenas atividades acadêmicas, mas também culturais e sociais.

foto: João Borges

4.

coM MestRes e DoutoRes que possueM FoRte atuação no MeRcaDo De tRaBalho, coMo essa expeRIêncIa Do MunDo pRoFIssIonal se Faz pResente na sala De aula?

quer saber mais sobre toda a infraestrutura, corpo docente e conhecimento que a PUCPr oferece? Acesse www.pucpr.br e conheça o trabalho realizado por cada uma das Escolas da Instituição.

Sheila Reinehr Diretora de educação continuada da PUCPR

você_no_plural | 5


_INSTITUCIONAL

Por que escolher fotoS: Vinícius Grosbelli

a PUCPR?

Além de cursos de qualidade reconhecida, a Instituição oferece, para seus alunos, diferenciais importantes para a formação de excelentes profissionais e pessoas

Integração com o mercado Com o propósito de fortalecer continuamente o processo de cooperação com o setor empresarial, a PUCPR dispõe da Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Agência atua desde a produção de conhecimento científico e tecnológico até a sua transferência para o setor produtivo, realizada por meio de alianças e parcerias estratégicas entre a Universidade e as empresas. Pela disponibilização das múltiplas competências disponíveis na Instituição aos diversos segmentos da economia, a Agência oferece diferenciais para inovação e criatividade e amplia as oportunidades de cooperação com a comunidade e ganho de competitividade nas empresas. Além da disponibilização de uma estrutura completa para o ensino como o espaço FTD Digital Arena, que possibilita aulas em tecnologia full dome 4D, por exemplo.

6 | você_no_plural

Fórum de Carreiras O Fórum de Carreiras PUC Talentos nasceu em 2008 e visa proporcionar o encontro entre profissionais e estudantes. No evento, empresas de diversos segmentos apresentam na Universidade suas áreas de atuação e práticas corporativas. Há ainda a disponibilização de oportunidades profissionais e atividades que enriquecem o portifólio acadêmico e profissional do público como palestras, oficinas e workshops. Entre as empresas que participam do evento, figuram grandes nomes como Ambev, Whirlpool, Exxon-Mobil, Totvs, ALL Logística, Faurecia e GRPCOM. Dentre as palestras recebidas, a Universidade já contou com a participação de Max Gehringer, em 2010; Waldez Ludwig, em 2011; Alexandre Prates e Santo Improviso, em 2012; e Talk & Rock com Zé Rodrigo na última edição, em 2013.


Mais de 1 milhão de exemplares estão disponíveis para os alunos da Universidade no Sistema Integrado de Bibliotecas da PUCPR (SIBI/PUCPR). A Biblioteca é aberta também para ex-alunos e oferece acervo online para deficientes visuais. Com o sistema integrado, o aluno tem a possibilidade de utilizar o acervo de todas as oito bibliotecas da PUCPR. Outro diferencial é o acesso gratuito aos artigos científicos do Portal Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), privilégio de poucas universidades privadas. Além disso, a Universidade oferece orientação para utilizar os serviços disponíveis.

foto: Arielly Cristina de Moura Grande

foto: João Borges

BIBLIOTECA

Empregabilidade A PUCPR busca constantemente fazer a ponte entre empresas e alunos, auxiliando seus estudantes a entrar no mercado de trabalho. O PUC Talentos tem como objetivo capacitar alunos e ex-alunos de Graduação e Pós-Graduação para o planejamento e autogerenciamento da vida profissional. A área busca continuamente parcerias com empresas renomadas, que garantem acesso às oportunidades e tendências do mercado de trabalho. O PUC Talentos oferece serviços como o Centro de Informações de Carreiras, o Observatório de Empregabilidade, Cursos de Extensão e Palestras, Visitas Técnicas, o Portal de Empregabilidade, o Núcleo de Estágio e o Fórum de Carreiras. O Portal de Empregabilidade permite que alunos cadastrem seus currículos, que serão vistos pelas diversas empresas parceiras da Universidade. É possível ao aluno, também, a visualização e a candidatura a vagas de estágios, trainees e cargos efetivos, disponibilizados por grandes empresas como Volvo, O Boticário, Volkswagen, Caterpillar, Sebrae e Bosch. Semanalmente, são cerca de 100 vagas ofertadas no Portal. i

Acesse: bit.ly/1gVBM1o

i

Acesse: pucpr.br/projetocomunitario

Projeto Comunitário O Projeto Comunitário é uma disciplina comum a todos os cursos de Graduação da PUCPR em que figura o compromisso com os princípios éticos, cristãos e maristas. Com essa oportunidade, os estudantes são levados ao encontro de novos horizontes e desafios, que incluem a promoção da cidadania e da solidariedade. São mais de 300 projetos acompanhados por estudantes de diferentes cursos, que beneficiam milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social a cada semestre, em mais de 30 municípios do Estado do Paraná.

você_no_plural | 7


Cursos in-company Além dos cursos abertos de Pós-Graduação, a PUCPR desenvolve cursos in-company, com programa desenvolvido especialmente para as necessidades de empresas. Um exemplo é a parceria com a Volvo para a oferta do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Volvo (PDLV). Os executivos participam desse curso in-company oferecido pela parceria estratégica entre a PUCPR e a HSM Educação, que venceram duas concorrências nacionais que disputavam a realização desse programa de desenvolvimento de lideranças na Volvo. Esse programa terá duração de dois anos, com foco no desenvolvimento dos “Leading People” da corporação e outra nos “Leading Leaders”. Esse é 2º ano e tem a participação de 75 executivos.

Empresas na Universidade O Tecnoparque é um espaço dedicado à transferência e ao desenvolvimento de novas tecnologias. Permite a instalação, no Câmpus da PUCPR, de empresas de base tecnológica que têm demandas de soluções. Um exemplo é a parceria com o grupo de telecomunicações Nokia Sistems Networks (NSN), maior fornecedor de infraestruturas de telecomunicações da América Latina. Seu centro tecnológico foi instalado no Tecnoparque da PUCPR em 2009. A multinacional coloca, à disposição dos alunos, laboratórios de última geração para o desenvolvimento de aulas práticas, projetos e trabalhos de pesquisa.

fotoS: João Borges

Palestras de destaque

Tecnoparque da PUCPR.

Pesquisa com foco no mercado A SOFHAR Gestão&Tecnologia, em parceria com a PUCPR, lança o P³G - SOFHAR Sustainability Management, ferramenta de Business Intelligence voltada para o controle de indicadores de sustentabilidade em organizações. O software é o primeiro resultado prático da parceria estabelecida em 2011 para pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) de soluções em tecnologia. O objetivo do P³G é auxiliar empresas – de todos os portes e atuações – a identificar, internamente, em três pilares: econômico, social e ambiental – o cumprimento de quesitos específicos que integram o modelo de sustentabilidade exigidos pelo mercado.

8 | você_no_plural

Com o objetivo de ampliar as ações de internacionalização da Universidade, a PUCPR oferece à comunidade acadêmica a oportunidade de assistir a palestras de estudiosos e profissionais do exterior, que contam sobre sua experiência em diversas áreas de conhecimento. Entre os grandes palestrantes que estiveram na Universidade em 2013 estão David Lane, um dos cientistas creditados pela descoberta do gene do câncer, a ex-ministra Marina Silva e também o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Todas as Escolas e todos os programas oferecidos pela PUCPR possuem parcerias internacionais, que valorizam a cooperação acadêmica em todos os níveis e Câmpus.

A ex-ministra Marina Silva foi uma das palestrantes que estiveram na Universidade.


InteRnacIonalIzação

i

Para beneficiar a comunidade acadêmica com o intercâmbio cultural e a expansão do ensino, a PUCPR possui parceria com mais de 200 universidades em cerca de 30 países. Alunos da PUCPR podem estudar em outras universidades, assim como professores podem optar por se especializar no exterior. A PUCPR também recebe estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros, que completam um ciclo de conhecimento dentro do universo acadêmico. Dessa forma, os alunos podem usufruir de um ambiente multicultural.

acesse: pucpr.br/pastoral

pastoRal

Grupo tanahora com a peça “Homem ao Vento”.

teatro No Câmpus Curitiba, a prática das artes cênicas fica por conta do Grupo Tanahora, que atua há mais de 30 anos. No Câmpus Toledo, há também um grupo de teatro.

fotos: João Borges

A Pastoral da Universidade empenha-se no diálogo entre os princípios do evangelho e o universo acadêmico, considerando a busca da verdade e da justiça, a vivência da solidariedade, o desenvolvimento dos jovens, a comunhão eclesial e os valores maristas, tendo em vista a integração entre fé, cultura e vida. Os projetos que fazem parte da Pastoral estão divididos em quatro vertentes. O Missão Além Fronteiras tem o objetivo de viabilizar experiências solidárias. O projeto Juventude, por sua vez, promove a integração e a partilha de experiências entre alunos da Universidade. Outra vertente é Espiritualidade, que cultiva a reflexão e uma experiência mística que conduz à sua compreensão do tema. Há também o projeto Ciência e Fé, que articula um diálogo entre ciência, cultura e fé nas diversas áreas do conhecimento.

coral O Coral Champagnat, fundado em 1972, é composto por alunos, professores, funcionários da PUCPR e músicos da comunidade. O grupo se destaca no cenário musical com o coro cênico, apresentando espetáculos com temáticas variadas, nas quais os integrantes cantam e encenam seu repertório em apresentações feitas com um roteiro que envolve a criação de marcação cênica, figurino, cenário e iluminação.

apresentação da orquestra de câmara da PucPr.

orQuestra O grupo foi criado em 1999 com o objetivo de difundir a apreciação pela boa música e oferecer uma oportunidade de aperfeiçoamento a jovens músicos. A orquestra se dedica a inovações artísticas e já se firmou no cenário nacional como um dos mais atuantes grupos camerísticos do país. Há também a Orquestra Experimental, formada por alunos do curso de Música e de outros cursos da Universidade, professores e voluntários.

você_no_plural | 9


_CaPa

nunca

fotos: Divulgação

longe do

Geração Peter Pan é ávida por informações, diante de tantas possibilidades. Para eles, o tempo certo para começar a aprender e mudar é hoje Por Michele Bravos

10 | você você_no_plural

É como se não houvesse amanhã que os jovens adultos da geração Peter Pan, Y ou Millenials, como também são chamados, têm vivido. Para eles, um mundo de possibilidades e uma ânsia por vivê-las – todas – imediatamente. Diante de tantas chances, o processo decisório para um jovem adulto hoje é muito mais complexo que há 20 anos. Segundo a psicóloga, mestre em Administração, Daniella Forster, coordenadora do PUC Talentos, a geração Y precisa se expor à prática e à experiência para descobrir o que realmente quer, diante da enorme oferta. “Ela precisa testar suas próprias teorias e gerar novos caminhos”. Nessa busca, o jovem adulto percebe a necessidade de adquirir conhecimentos atuais e informações relevantes.


vens brasileiros entrevistados por uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Pelo perfil de mudanças constantes, manter-se atualizado é regra para um Y. Já não é mais suficiente concluir uma Graduação e se acomodar no mercado de trabalho. Saul Baez, 29 anos, assessor jurídico do Fundo Paraná e também professor de curso técnico no Senai, terminou a graduação em 2010 e, em apenas três anos longe da sala de aula como aluno, já sentiu a necessidade de uma reciclagem e uma atualização. Hoje, ele está cursando a especialização em Direito Civil e Empresarial. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao poder público, mostra que, em 2006, 132.420 alunos ingressaram em uma Pós-Graduação no Brasil. Já em 2010, esse número subiu para 161.068. Seja para dar continuidade aos estudos, para dar uma guinada na carreira ou para, de fato, mudar de área, “todo momento na carreira de um profissional pode ser adequado para uma Pós-Graduação PUCPR”, afirma Sheila. A secretária-executiva, Amanda Noguchi, 25 anos, terminou a graduação e resolveu se aventurar em um projeto autônomo. A falta de estabilidade a fez repensar a carreira e, por isso, começou a trabalhar em uma agência de publicidade, com carteira assinada e horários fixos. Nesse jogo de tentativa e erro, Amanda acertou na aposta, mas lhe faltavam conhecimentos no ramo. “Para me manter e crescer, busquei conhecimento na Pós-Graduação. Desde o término da Graduação, eu tinha uma cobrança pessoal de fazer uma pós, mas em quê? Com o emprego atual, tive certeza e optei por Marketing”. Nesse ponto, a tecnologia é uma grande influenciadora. A intimidade com o mundo digital também faz dessa geração uma das mais informadas da história, segundo dados da Edelman, maior empresa de Relações Públicas do mundo. Em um universo de informações e debates, onde todos podem e são incitados a ter opinião sobre tudo, a procura por aprendizado é estimulada. Para a diretora de educação continuada da PUCPR, Sheila Reinehr, “aprender faz parte da natureza do ser humano e é uma exigência da vida profissional moderna, cujas tecnologias avançam a uma velocidade cada vez maior”. No ritmo da modernidade, a assistente social Estella Fante, 27 anos, trabalha na Prefeitura Municipal de Campo Largo e já está na terceira Pós-Graduação – todas com temas relacionados à sua área de atuação. Ela acredita que o constante aprendizado gera aprimoramento profissional, permitindo que a pessoa “não caia no senso comum e não realize atividades meramente mecânicas”. Essa vontade de se desenvolver e aprender novos conhecimentos é também pontuada por nove entre dez jo-

“Aprender faz parte da natureza do ser humano e é uma exigência da vida profissional moderna, cujas tecnologias avançam a uma velocidade cada vez maior.” Sheila Reinehr, diretora de educação continuada da PUCPR

Sem perder tempo O desejo por aprender cada vez mais põe um Mestrado na lista de prioridades da assistente social Estella Fante, 27 anos, que iniciou uma Pós-Graduação assim que saiu da Graduação e já está na terceira Especialização. “Tenho intenção de realizar Mestrado em breve, no entanto optei pela pós por acreditar que ainda não estava madura o suficiente para lidar com as exigência de um Mestrado, além de não dispor das horas vagas necessárias à dedicação que o Mestrado requisita”. Para a diretora de educação continuada da PUCPR, Sheila Reinehr logo após a conclusão da Graduação, é hora do profissional aprofundar seus conhecimentos técnicos na linha de atuação escolhida, com cursos mais especializados em uma temática específica.

você_no_plural | 11


fotos: Divulgação

Pronta para mudar Amanda Noguchi tem 25 anos e é secretária executiva. Há oito meses, está trabalhando em um agência de propaganda e marketing. Já trabalhou de forma autônoma, mas hoje busca mais estabilidade. Como tem pretensões de fazer carreira na empresa em que está – a qual é de um ramo diferente de sua formação – , ela busca, na Pós-Graduação, capacitação para os novos desafios que virão. Sheila comenta que a mudança de área é uma opção frequente na atualidade. “Para enfrentar novos desafios, os profissionais buscam complementar sua formação”, diz.

Sempre jovem Como o nome sugere, a geração Peter Pan também é chamada assim pelo medo de envelhecer. Daniella afirma que essa insegurança vem justamente de se deparar com uma realidade amarga e dura em um futuro próximo - daí a ânsia por querer transformá-lo. No âmbito profissional, ela percebe que “esse medo pode, sim, gerar uma barreira para o desenvolvimento no mercado de trabalho, pois compromete muitas vezes o equilíbrio emocional e a visão de mundo do jovem”.

Agenda cheia

O novo adulto Entre tantos compromissos e uma vontade borbulhante de viver a vida intensamente, falta tempo para pensar em sair da casa dos pais ou constituir família. Essas sim são demandas da vida que podem ficar para amanhã. Ser adulto não está ligado a ter o próprio carro ou morar fora da casa dos pais. Para Estella, “as experiências vivenciadas dizem mais sobre maturidade do que o fato de com qual idade você tem condições de abdicar do auxílio materno e paterno para custear alimentação, moradia”. Distante da Terra do Nunca, mas bem perto dos medos que o menino que não queria crescer tinha, a geração Peter Pan tem independência e ambições de uma vida adulta pautadas em conceitos bem diferentes dos de seus avós e pais, nascidos entre as décadas de 1950 e 1970. Respectivamente, os baby-boomers, otimistas do pós-guerra, que curtiam paz e amor, ao som de Janis Joplin; e a geração X, já mais cínica e individualista, fã de Nirvana. Para Amanda, que, apesar de morar com os pais, tem sua independência financeira, esse é o momento de crescer profissional e pessoalmente. O apoio dos pais é um ponto positivo nessa fase. “Quero casar e ter um filho, mas lá na casa dos 30 e poucos”.

12 | você_no_plural

Essa é a geração da conectividade, do raciocínio rápido e da pluralidade. O estereótipo do jovem adulto, atualmente, é de alguém com uma agenda lotada de compromissos que vão de ações sociais, responsabilidades no trabalho à prática de slackline com os amigos, por exemplo. Ele quer se realizar, profissional e pessoalmente, com qualidade de vida. Na visão de Daniella, o jovem também está mais idealista e preocupado com o futuro. “Não é incomum, jovens quererem abrir seu próprio negócio, pensarem em empreendedorismo social e outras ações que podem agregar valor ao mundo e transformá-lo em algo melhor”.


Novos formatos de emprego A vontade de ter um negócio próprio é, de fato, uma prioridade para 65% dos jovens adultos, segundo a pesquisa realizada pela Endelman. No entanto, para muitos esse sonho ainda habita o plano das ideias e, enquanto são colaboradores, os Ys exigem novos formatos de trabalho. Esse acesso a todo tipo de informação, aliado a uma alta percepção de coletividade e de entendimento do que a sociedade já viveu, faz com que a geração busque por alterações na hierarquia organizacional tradicional e exija do mercado de trabalho mais retorno e reconhecimento, não somente financeiro. Uma pesquisa realizada com cerca de 2 mil CFOs (Chief Financial Officer ou diretor financeiro) de empresas de 15 países, entre eles o Brasil, pela nova-iorquina Robert Half, os principais pontos que dificultam a retenção da geração Y em uma empresa são as expectativas sobre o plano de carreira, a remuneração e a qualidade de vida. “A possibilidade de você ser funcionário em uma empresa que oferece a oportunidade de fazer carreira é estimulante, pois vincula à possibilidade de você ter estabilidade profissional e avançar na área em que atua”, afirma Estella. Ela complementa que entende a necessidade de uma hierarquia, mas que ela não pode ser confundida com hierarquismo. “Uma gestão democrática, no meu ponto de vista, é uma gestão inteligente”. Daniella afirma que todo jovem se preocupa com carreira e dinheiro, mas não necessariamente com emprego. Ele sempre está pensando em inovar e reinventar e talvez essa criatividade constante não seja bem aproveitada em organizações padronizadas.

Superestimados A liberdade herdada por essa geração somada às milhares de possibilidades de escolhas que lhe são ofertadas podem acabar por aprisioná-la em uma cela de ansiedade e de frustrações. Um estudo da consultoria norte-americana Rainmaker Thinking revelou que 56% dos profissionais da geração Y querem ser promovidos em um ano. Se isso não acontece, logo eles partem para outra. Bruce Tulgan, fundador da consultoria e autor do livro “Not Everyone Gets a Trophy: How toManage Generation Y” (Algo como: “Nem todo mundo ganha um troféu: como lidar com a geração Y”), afirma que essa geração cresceu superprotegida e superestimada, o que resultou em jovens adultos que se sentem merecedores do primeiro lugar em tudo e sempre. Ele ainda ressalta que quando toda essa estima não é bem canalizada, pode causar muitos problemas. Por isso, diante da grande oferta, fica o pensamento para que os jovens testem e experimentem mais, tendo como base todo o repertório da geração passada e munidos de novos conhecimentos, mas sem a cobrança do merecido troféu imediatamente. Esse é um jogo de tentativa e erro e, ao que tudo indica, ainda haverá amanhã e muitos degraus para serem galgados.

Guinada na carreira Há três anos com o diploma de bacharel em Direito, Saul Baez, 29 anos, assessor jurídico do Fundo Paraná e também professor de curso técnico no Senai, sentiu necessidade de retornar à universidade para reciclar seus conhecimentos e dar uma guinada na carreira. “Acredito que posso ter um posicionamento melhor no mercado de trabalho. Assim como um aumento de salário, também entendo que possa influenciar principalmente no que tange as oportunidades para profissionais especializados”. A diretora Sheila pontua que, em determinado momento da carreira, o profissional pode sentir que já está mais consolidado no mercado, essa é hora de buscar a troca mais intensa de conhecimentos com experts internacionais e com pares de igual nível de atuação. Nesse momento são escolhidos os cursos para formação de executivos.

“A possibilidade de você ser funcionário em uma empresa que oferece a oportunidade de fazer carreira é estimulante, pois vincula a possibilidade de você ter estabilidade profissional e avançar na área em que atua”. Estella Fante, Assistente social

você_no_plural | 13


_escolas

estrutura acadêmica

Formação

abrangente

14 | você_no_plural


foto: João Borges

A PUCPR é a maior Universidade privada do Paraná. Esse título se deve a todo o investimento para obter excelência em educação, à infraestrutura completa e à valorização da ética e dos valores humanos. A Universidade também é a instituição privada que mais investe em pesquisa, com cerca de mil pesquisas científicas desenvolvidas por ano. Como atividade de extensão, promove palestras e cursos com pesquisadores renomados internacionalmente e referências em suas áreas de atuação. São mais de 60 cursos de Graduação, além dos cursos de Especialização. A Universidade também oferece cursos de extensão no programa de Pós-Graduação stricto sensu, contando com 15 cursos de Mestrado e dez de Doutorado, em diversas áreas e linhas de pesquisa.

você_no_plural | 15


_escolas

arquitetura e design

fotoS: Acervo Escola de Arquitetura e Design

Representação dos trabalhos dos cursos que a escola oferece

Escola de

Arquitetura e Design Foco na formação

Diferenciais

A abordagem dos cursos de Pós-Graduação da Escola de Arquitetura e Design combina conhecimento acadêmico aplicado e experiência prática, para que os alunos estejam prontos para aplicá-los de forma dinâmica e instantânea. As propostas dos cursos procuram estar alinhadas com o contexto mundial, a educação para competências criativas e um capital intelectual avançado e inovador. A Escola se destaca por ser a única no âmbito nacional, neste momento, a oferecer os cursos de Gestão Estratégica de Tendências da Indústria Criativa e Gestão de Escritórios de Arquitetura e Design.

A professora Giselle Dziura conta que, de acordo com o Ministério da Cultura, no Plano da Secretaria da Economia Criativa (2011-2014), “hoje se reconhece que quanto mais denso, plural, diverso e rico o conteúdo cultural de uma sociedade, maiores as suas possibilidades de desenvolvimento”. Tomando isso como base, os cursos de Pós- Graduação da Escola de Arquitetura e Design da PUCPR estão à frente desse contexto, unindo diferenciais como uma visão sistêmica aplicada à contemporaneidade, a integração entre cursos e uma aplicabilidade prática e teórica.

16 | você_no_plural


Integração entre disciplinas Visando essa estrutura diferenciada no que se refere à integração entre disciplinas com foco inovador, a Escola oferece aulas como Economia Criativa, embasada nos princípios de inovação, sustentabilidade, diversidade cultural e inserção social. Há, também, a aula de Processos do Conhecimento Aplicado, que consiste no estudo de métodos e técnicas que visam desenvolver e apoiar os projetos de final de curso, que sejam alinhados à prática aplicada, podendo gerar negócios, projetos ou produtos.

Internacionalização Assim como acontece nos cursos de Graduação da PUCPR, a Pós-Graduação da Escola de Arquitetura e Design oferece a possibilidade de internacionalização da carreira, por meio de parcerias internacionais, dupla certificação com o British Columbia Institute of Technology (BCIT) e viagens internacionais organizadas pela Instituição.

Integração e networking Algumas disciplinas e atividades dos cursos de Pós-Graduação da Escola de Arquitetura e Design são realizadas em conjunto entre as turmas dos cursos ofertados. Essa é uma maneira de propiciar uma maior troca de experiências entre os alunos e também de ajudá-los a aumentar sua rede de relacionamentos, além de vivenciar uma gama maior ideias e conhecimentos.

Animação Digital com dupla certificação O mercado de Animação Digital no Brasil é recente e as possibilidades do mercado são plurais, como filmes publicitários, cinema, vinhetas, animações educativas, jogos digitais, vídeos de treinamento, entre outros. Segundo o professor Guilherme Beviláqua, “o profissional que pretende ingressar ou aprofundar seus conhecimentos nesse campo deve estudar com afinco, fazer cursos fundamentais, de especialização e de extensão, dominar o inglês e se mostrar sempre proativo e curioso para crescer e se destacar”. Os cursos na área de Animação Digital possuem corpo docente altamente qualificado – alguns professores, inclusive, participaram de um treinamento de qualificação de metodologia de ensino da British Columbia Institute of Technology (BCIT), no Canadá. Com essa parceria, os alunos estão em contato com o mercado internacional que possibilita um crescimento intelectual e técnico e promove uma qualificação mais consistente.

Cursos Giselle Dziura Coordenadora de educação continuada da Escola de Arquitetura e Design

A Pós-Graduação da Escola de Arquitetura e Design é o reflexo da pluralidade perante as transformações na sociedade contemporânea, seja pela convivência social, pelas formas de produção ou pela dinâmica do conhecimento, da criatividade, do empreendedorismo e da gestão. Nesse âmbito, os cursos abrangem várias complexidades e escalas, movimentando-se constantemente do macro ao micro em várias áreas do conhecimento: Urbanismo, Arquitetura e Design.

:: Arquitetura da Paisagem: Planejamento e Projeto de Paisagismo :: Arquitetura de Interiores :: Design Estratégico: Inovação :: Gestão de Escritórios de Arquitetura e Design :: Gestão Estratégica de Tendências da Indústria Criativa

Câmpus l Curitiba

você_no_plural | 17


fotos: João Borges

_escolas

CIÊNCIAS AGRÁRIAS E MEDICINA VETERINÁRIA

Fazenda Experimental da PUCPR

Escola de

Ciências Agrárias e Medicina Veterinária Excelência A Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da PUCPR, nas duas últimas décadas, estabeleceu-se como centro de excelência na formação de profissionais e na geração de conhecimento por meio da pesquisa científica nas áreas de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. Uma infraestrutura privilegiada, disponível na Região Metropolitana de Curitiba e em Toledo, abriga um corpo docente altamente qualificado e engajado em um projeto pedagógico inovador e pautado na formação integral. Os estudantes e professores desenvolvem as atividades de ensino-aprendizagem em unidades do Hospital Veterinário (Animais de Companhia, Animais de Fazenda e Equinos), na Fazenda Experimental Gralha Azul. A fazenda tem mais de 850 hectares e diversos setores de produção vegetal e animal – no Laboratório de Pesquisa em Piscicultura, no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), além de laboratórios de pesquisa do Mestrado em Ciência Animal.

18 | você_no_plural


Novo curso

Formação plural

Em 2014, a Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária apresenta um novo curso: Reprodução, Clínica Médica e Cirúrgica de Equinos. Segundo Ruy Carvalho, coordenador da Pós-Graduação, essas áreas ainda possuem poucos profissionais capacitados. “Os alunos do curso aprenderão técnicas modernas nessas áreas cujas tecnologias estão em franca expansão”, afirma Carvalho. Os projetos pedagógicos dos cursos baseiam-se em práticas de formação por competências e objetivam a busca constante pela interdisciplinaridade, sustentabilidade e produção e uso do conhecimento, com foco em ações nacionais e internacionais.

Os cursos de educação continuada da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária refletem a formação plural desenvolvida nos demais níveis de ensino, o de Graduação e o de Mestrado. Para atender os desafios múltiplos da sociedade contemporânea, os currículos são permanentemente atualizados, seja pela inovação nos conteúdos, seja na oferta de novas disciplinas, como mudanças climáticas, empreendedorismo, responsabilidade social e sustentabilidade.

Cursos Ruy Inacio Neiva de Carvalho Coordenador de educação continuada da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária

Na Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária o profissional é, naturalmente, plural. No campo e na cidade, as competências se multiplicam e se consolidam. A vida de plantas e animais está em primeiro lugar, com qualidade e segurança. O agronegócio é uma oportunidade para o cidadão plural, pronto para atuar no mercado global, romper fronteiras do conhecimento e construir sua carreira. Aqui, você inicia sua caminhada e nós lhe mostramos o melhor caminho.

:: Agricultura de Precisão :: Ciência do Solo :: Diagnóstico Complementar na Clínica de Pequenos Animais :: Fitotecnia :: Gestão da Qualidade para Alimentos :: Nutrição e Alimentação Animal – A Distância :: Nutrição e Alimentação Animal – Presencial :: Reprodução, Clínica Médica e Cirurgia de Equinos

Câmpus l Curitiba l Toledo

você_no_plural | 19


comunicação e artes

foto: João Borges

_escolas

Escola de

Comunicação e Artes

fotos: João Borges

Estrutura e equipamentos disponíveis para a formação de um profissional plural

Interação com tecnologia

Aula inaugural

Diante das possibilidades de envolvimento entre comunicação, arte e novas mídias – com destaque para as plataformas virtuais –, a Escola de Comunicação e Artes oferece cursos focados nessa interatividade. A partir de 2014, a Escola contará com laboratórios próprios de alta tecnologia para produção sonora, audiovisual e digital, além de sala de criatividade. Curadoria e gestão de cultura na contemporaneidade também pautam as especializações.

O jornalista e escritor Domingos Pellegrini já confirmou presença na aula inaugural para os pós-graduandos da Escola de Comunicação e Artes, no dia 21 de março de 2014. A ele, já foi concedido o mais importante prêmio literário do país, o Prêmio Jabuti, pela coletânea de contos O homem vermelho e O caso da chácara Chão. Além disso, escreveu Terra vermelha, que conta a história da colonização do Paraná – obra de destaque no cenário brasileiro.

20 | você_no_plural


Produção da Arte e Gestão da Cultura

Artemídia: poéticas digitais e tecnológicas

O curso tem como objetivo qualificar os participantes para o exercício profissional da produção da arte e gestão da cultura, proporcionando-lhes embasamento teórico-prático por meio de temas específicos e de conteúdos complementares de caráter contextual. A ampliação do conhecimento e da reflexão crítica visa promover aprimoramento profissional na prática do planejamento, organização, produção e gestão de projetos no âmbito da cultura. O curso traz discussões acadêmicas sobre o assunto, além de apresentar aos alunos as demandas no segmento por parte de organismos públicos e privados, tanto locais quanto nacionais e internacionais.

Este curso está fundamentado no conceito internacional de media art e tem como proposta a busca pela integração das linguagens artísticas com as novas tecnologias. Durante o curso, os alunos desenvolvem estudos amplos de caráter prático e teórico, abrangendo temas atuais, como instalações performáticas; arte em computador e na internet; tecnologias biológicas aplicadas à arte; arte participativa; experimentações artísticas com meios de comunicação; imersão e realidade virtual; atuação em plataformas virtuais; arte e tecnologia na arte; educação e sonoridades tecnológicas.

Comunicação Digital e E-branding

Gestão da Inovação e da Criatividade

O curso de Comunicação Digital e E-branding foi desenvolvido com o objetivo de abordar novos conceitos e práticas, além de auxiliar o profissional no desenvolvimento de conteúdo para a comunicação digital. A proposta é também discutir estratégias de identidade e orientar criação, extensão ou manutenção de marcas na rede, especialmente por conta da expansão de veículos de comunicação e outras empresas para a web.

Em uma perspectiva contemporânea, permeada por cenários competitivos e desafios constantes, a criatividade pode ser definida como o processo mental de geração de novas ideias. Já a inovação, pode ser entendida como a implementação de algo novo. Uma necessidade pode gerar algo criativo, mas colocar isso em prática exige conhecimento capaz de transformar a ideia em algo tangível, inspirador e motivador. Em sua 5ª edição, contando com novas instalações e disciplinas, conteúdo atualizado e corpo docente formado por pesquisadores e profissionais atuantes no mercado, o curso de Gestão da Criatividade e Inovação pretende gerar conhecimento e inspirar movimento.

Eliane Maffezzolli Decana da Escola de Comunicação e Artes

Os cursos de Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes oferecem uma oportunidade ímpar de especialização, promovendo práticas, pesquisas e debates sobre comunicação, criatividade, branding, artemídia e produção cultural, em parceria com professores altamente qualificados e reconhecidos no mercado nacional.

Cursos :: Artemídia: Poéticas Digitais e Tecnológicas :: Comunicação Digital e E-Branding :: Gestão da Criatividade e Inovação :: Produção da Arte e Gestão da Cultura

Câmpus l Curitiba

você_no_plural | 21


_escolas

direito

Escola de

Direito

22 | você_no_plural

fotoS: João Borges

Infraestrutura para uma formação completa

Excelência O mercado de trabalho, cada dia mais competitivo, exige dos bacharéis em Direito mais que um bom curso de Graduação. Com o objetivo de proporcionar maior projeção na carreira, a educação continuada da Escola de Direito da PUCPR oferece, em seus diversos Câmpus mais de uma dezena de cursos de Especialização em diversas áreas jurídicas.


Infraestrutura

Internacionalização

Além do interesse do aluno e da seleção cuidadosa do corpo docente, uma boa formação depende também da infraestrutura proporcionada pela universidade. A PUCPR oferece segurança, estacionamento gratuito, praça de alimentação, salas de aulas equipadas, laboratórios de informática, material didático disponibilizado no ambiente virtual, além de uma biblioteca considerada uma das melhores da América do Sul.

A PUCPR acredita que uma formação completa compreende também o conhecimento sobre as práticas e os mercados do mundo todo e a ampliação de possibilidades a partir da formação de uma rede de relacionamentos. Por isso, oferece em diversos cursos módulos internacionais, em parceria com universidades estrangeiras conveniadas.

Corpo docente O quadro de professores da PUCPR é formado por profissionais com elevada formação acadêmica, sendo mais de 90% mestres e doutores, associada a uma vasta vivência profissional nas mais diversas carreiras jurídicas, de modo a proporcionar ao aluno uma orientação que garante a associação plena entre conteúdo, método e prática.

Marilena Indira Winter Decana-adjunta da Escola de Direito

A tradição do curso de Direito da PUCPR está presente com a mesma qualidade nos cursos de especialização ofertados em seus diferentes Câmpus, para proporcionar aos bacharéis e profissionais da área uma formação continuada de alto nível, baseada na transversalidade, na atualidade e na plena associação qualitativa entre teoria, método e prática. Como diferencial, os cursos são alinhados às práticas profissionais e acadêmicas presentes na formação internacional, com vistas à ampliação das possibilidades do profissional especialista titulado pela Instituição.

Cursos :: Arbitragem Nacional e Internacional :: Ciências Criminais :: Direito Ambiental :: Direito Civil e Empresarial :: Direito Civil, Processual e do Trabalho :: Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho :: Direito e Processo Tributário Empresarial :: Direito Imobiliário :: Direito Penal e Processual Penal Contemporâneos :: Direito Previdenciário e Processual Previdenciário Aplicado :: Direito Processual Civil Contemporâneo :: Direito, Logística e Negócios Internacionais :: Direitos Humanos e Sustentabilidade :: Teoria e Prática de Direito Empresarial

Câmpus l Curitiba l Londrina l Maringá

você_no_plural | 23


educação e humanidades fotos: João Borges

_escolas

Escola de

Os cursos de Pós-Graduação oferecidos pela escola propõem metodologias participativas de ensino

Educação e

Humanidades

Pluralidade e inovação Com conteúdos contextualizados e sintonizados com a realidade social, de modo a contribuir com a formação de competências requeridas pelo mercado de trabalho, os cursos oferecidos pela Escola de Educação e Humanidades buscam uma aproximação entre as mais diversas áreas do conhecimento. A Escola oferta ainda cursos inovadores e que só a PUCPR oferece no Estado.

24 | você_no_plural

Tradição em conhecimento A Escola de Educação e Humanidades possui inúmeros cursos voltados para diversos profissionais, todos com excelência em ensino e um corpo docente preparado. Alguns deles se destacam também pela tradição e longevidade. É o caso dos cursos de Pós-Graduação de Psicopedagogia e de Formação de professores, ambos na grade curricular da PUCPR há mais de uma década. De acordo com o coordenador da Pós-Graduação, Sérgio Rodrigues, esses cursos existem há tanto tempo por conta de uma necessidade do mercado e da exigência na formação dos profissionais. “As coordenadoras dos cursos estão sempre atentas ao processo de formação, os professores possuem boas vivências práticas e todos são muito cuidadosos com as demandas do curso”, explica Rodrigues.


Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos Também exclusividade da Instituição, o curso é direcionado a profissionais de várias áreas que desejem atuar em editoras no desenvolvimento de materiais didáticos. O objetivo é subsidiar os profissionais do mercado editorial com conhecimentos relativos a análise, revisão e desenvolvimento de materiais didáticos de qualidade quanto aos aspectos linguísticos, pedagógicos e editoriais.

A Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Sistema Único de Assistência Social Trabalhadores, gestores, conselheiros e interessados na área da Assistência Social podem fazer esse curso que só a PUCPR oferece no Estado. O curso propõe oportunizar a reflexão e o aprimoramento dos conhecimentos acerca da Política Nacional de Assistência Social com vistas a qualificar o trabalho na área e na sua interface com outras políticas públicas.

Maria Lourdes Gisi Decana da Escola de Educação e Humanidades

Os cursos de Especialização da Escola de Educação e Humanidades têm como característica principal se constituírem em cursos abertos para as diferentes áreas profissionais, isso porque tratam de temáticas que têm relação com as mais variadas áreas do conhecimento e, também, pela sua relevância social. Buscam uma aproximação entre as diversas áreas do conhecimento e da realidade social, com o objetivo de conciliar os avanços da ciência com percepção humana, conferindo-lhes sentido para a humanidade.

Capacitação internacional Além da atuação local, os cursos de Pós-Graduação da Escola da Educação e Humanidades também mantêm acordos em outros países para cooperação técnica e pesquisas nos cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado.

Cursos :: A Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do SUAS :: Alfabetização e Letramento :: Antropologia Cultural :: Cuidado e Aconselhamento Familiar :: Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos :: Docência em Ensino Superior :: Educação Especial com Ênfase em Inclusão :: Educação Infantil :: Estatística com Ênfase em Pesquisa :: Ética em Perspectiva :: Formação a Distância para Educadores da Primeira Infância :: Formação Pedagógica do Professor Universitário: Didática do Ensino Superior :: Gestão de Políticas, Projetos e Programas Sociais :: História Contemporânea e Relações Internacionais :: História Social da Arte :: Leitura e Escrita :: Língua Inglesa: Metodologia do Ensino e Tradução :: Materiais Didáticos no Ensino de Ciências e Matemática – Semipresencial :: Pastoral Familiar :: Políticas Públicas para Cidades com Ênfase na Habitação :: Psicopedagogia :: Sociologia da Educação :: Teologia Bíblica – Novo Testamento

Câmpus l Curitiba l Londrina l Maringá

você_no_plural | 25


_escolas

medicina

Escola de

fotos: João Borges | Divulgação

Laboratórios e conteúdos com foco em uma formação inovadora e humanizada

Medicina

pesquisas

Professores

A constante evolução do conhecimento na Medicina é essencial para os profissionais. Os cursos de Pós-Graduação da PUCPR são criados como uma continuidade desse processo de formação, fornecendo ao aluno opções de estudos que complementem seus conhecimentos e o atualizem sobre a situação da área. Além disso, há também a área de pesquisas, que auxilia no avanço de novas práticas. É essa a inovação da PUCPR: a Pesquisa Clínica.

Todos os docentes da PUCPR são ativos em suas áreas de expertise. Há uma busca constante pelo equilíbrio entre o conhecimento teórico e prático e a atuação no mercado de trabalho e na área de pesquisa.

26 | você_no_plural


Especialização de peso

Mais uma inovação

O curso de Medicina do Trabalho é reconhecido praticamente como uma residência. São mais de 2 mil horas de aulas para formar profissionais completos, totalmente prontos para atuar na área. O curso é reconhecido pela ANAMT – Associação Nacional de Medicina do Trabalho, o que reforça a qualidade da formação, que é destaque no cenário brasileiro.

A Pesquisa Clínica tem sido motivada por inúmeros institutos de pesquisa e universidades em busca de novas opções terapêuticas, medicamentos e equipamentos. Com o avanço da biotecnologia, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde são cada vez mais inquiridos a participar de estudos clínicos como pesquisadores ou em outras funções vinculadas aos centros de pesquisa. Essa nova Pós-Graduação da PUCPR visa formar pesquisadores conscientes e profissionais capazes de identificar pesquisas de qualidade para a sua prática diária.

Estudo direcionado As especializações ofertadas pela Escola de Medicina estão todas disponíveis também no formato in-company. Dessa forma, é possível para as empresas aperfeiçoarem seus funcionários dentro do ambiente de trabalho, seja com os cursos já existentes na PUCPR, ou com a criação de programas personalizados, que atendem à demanda da organização que busca essa opção.

Hospital Cajuru: um dos hospitais pertecentes ao Grupo Marista e disponível para experiência e prática dos alunos do curso de Medicina

Valores humanos Os cursos de Pós-Graduação seguem as questões institucionais da PUCPR. A Instituição acredita que o conhecimento caminha ao lado dos valores humanistas e todos os assuntos trabalhados levam em consideração uma reflexão sobre o outro. A proposta é que sejam formados mais do que profissionais, cidadãos éticos e compromissados com a boa prática de seus conhecimentos.

Jocemara Gurmini Coordenadora de cursos de Extensão Pós-Graduação Lato Sensu

A Pós-Graduação em Medicina propicia uma formação complementar, sendo uma oportunidade de se aprofundar em áreas de seu interesse e de tornar o seu currículo mais competitivo, deixando-o apto a concorrer em processos seletivos. A PUCPR conta com professores qualificados para contribuir com a formação de profissionais de ponta, seguros e atuantes na área escolhida.

Cursos :: Lean Healthcare: Gestão Avançada da Área da Saúde :: Medicina do Trabalho :: Pesquisa Clínica

Câmpus l Curitiba

você_no_plural | 27


_escolas

negócios

Escola de

Negócios

cRESCENDO JUNTO Pensar em negócios pode se tornar algo mais palpável quando debatido em conjunto. Com o objetivo de fomentar a discussão sobre temas atuais da economia no cenário nacional e internacional, a Escola de Negócios promove, periodicamente, o encontro PUCPR Pensa Economia e Negócios. O evento é aberto ao público e, assim como os demais projetos, tem foco no desenvolvimento pessoal e profissional de toda a comunidade acadêmica e também externa.

28 | você_no_plural

Extraclasse Durante o período de desenvolvimento do curso, os alunos podem participar de atividades complementares, como minicursos a distância e palestras com empresários, executivos e profissionais de notoriedade nacional e internacional sobre temas emergentes. Essas oportunidades têm como objetivo ampliar as experiências teóricas e práticas a serem adquiridas.

Núcleos de estudo Os cursos de Especialização da Escola de Negócios da PUCPR são estruturados com base em três grandes núcleos, alinhados a modernos conceitos e ferramentas de gestão. O Núcleo de Formação Específica (NFE), composto por dez disciplinas, pretende desenvolver competências na área de formação da Escola; o Núcleo Institucional (NI) tem o objetivo de ampliar os conhecimentos relacionados a ética, ciência e pesquisa; e o Núcleo de Formação Geral (NFG), com quatro disciplinas, desenvolve competências transversais à área da administração por meio do aprendizado de estratégia empresarial.

fotoS: João Borges

Conteúdos alinhados com a prática do mercado e as vivências que estimulam o perfil de liderança


Vivências Empresariais Junto à Natureza No Núcleo de Formação Geral, a disciplina Vivências Empresariais Junto à Natureza faz com que os alunos vivenciem situações, em contato com a natureza, e desenvolvam habilidades para o mercado de trabalho, como constituição e liderança de equipes de trabalho, mobilizando recursos e tempo. Também instiga a superação de limites e amplia processos de comunicação com os grupos, articulando a criatividade, ampliando a percepção e melhorando a elaboração de estratégias gerenciais adequadas à disponibilidade dos recursos.

Business Game A disciplina Business Game traz para a sala de aula a verdadeira experiência profissional com o objetivo de desenvolver habilidades gerenciais. Considera-se situações da realidade empresarial, incluindo diversas etapas dos ciclos operacionais de uma organização em um ambiente competitivo. Na disciplina, é possível identificar as interações entre os setores de uma empresa (RH, Finanças, Produção e Comercial) como sistemas abertos, além de vivenciar o processo decisório participativo. Entre as habilidades desenvolvidas estão a gestão de indicadores financeiros e sua utilização para o gerenciamento de carteira de ações no mercado de capitais.

Carlos Augusto Fontanini Decano da Escola de Negócios

A sociedade tem exigido cada vez mais que as empresas se tornem responsáveis por suas práticas mais sustentáveis, conceito também atrelado à pluralidade. Por esse motivo, projetos desenvolvidos na Graduação e na Pós-Graduação, tanto lato quanto stricto sensu, seguem nessa direção. A exemplo, o módulo de empreendedorismo social, nos cursos de especialização. Os negócios são diferentes do que eram ontem e são diferentes do que serão amanhã. Um profissional plural deve estar atualizado e conectado com as tendências do mercado.

Cursos :: Administração :: Auditoria e Perícia :: Comércio Exterior :: Controladoria e Finanças :: Controladoria e Finanças – A distância :: Economia Empresarial :: Gestão Ambiental :: Gestão de Pessoas :: Gestão de Processos Pastorais – Semipresencial :: Gestão de Projetos :: Gestão de Projetos – A distância :: Gestão do Comportamento e Organizações :: Gestão e Práticas de Recursos Humanos :: Gestão Empresarial da Saúde – Semipresencial :: Gestão Empresarial – Semipresencial :: Gestão Estratégica de Custos & Negócios :: Gestão Estratégica de Pessoas :: Gestão Estratégica de Pessoas – A distância :: Gestão Financeira e Banking :: Gestão Hoteleira, Eventos e Gastronomia :: Gestão Tributária :: Logística Empresarial :: Logística Empresarial – A distância :: Marketing :: Marketing e Vendas :: MBA Executivo Internacional :: Planejamento e Gerenciamento Estratégico :: Planejamento e Gerenciamento Estratégico – Semipresencial :: Planejamento e Gestão de Negócios

Câmpus l Curitiba l Londrina l Maringá l Toledo l Jaraguá do Sul (SC) l Joinville (SC)

você_no_plural | 29


politécnica

fotoS: João Borges

_escolas

Laboratório de Mecatrônica da PUCPR

Escola

Politécnica

Docentes de destaque Dos professores que lecionam na Especialização, mais de 90% possuem título de Mestre ou Doutor, e muitos têm formação no exterior. Nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, mais de 25% possuem bolsa de produtividade em pesquisa e vários atuam como consultores ad hoc para avaliar projetos de pesquisa submetidos a órgãos de fomento e outras instituições de ensino superior. Diversos atuam como revisores de revistas científicas nacionais e internacionais de qualidade reconhecida e muitos são membros de comitês de programas de eventos científicos nacionais e internacionais de grande reputação. Além disso, atuam fortemente no setor produtivo, destacando-se em seus campos de atuação.

30 | você_no_plural

Ensino completo A Escola Politécnica desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Engenharia e Informática. São diversos níveis de formação, desde a Graduação, passando pela Pós-Graduação lato sensu, Mestrado, Doutorado e cursos de curta duração. Em todos os níveis existe uma forte sinergia e sintonia, tanto com a vanguarda da pesquisa quanto com as práticas de mercado.

iNTERNACIONALIZAÇÃO Em 2014, a Escola Politécnica iniciará o processo de internacionalização dos seus cursos de Especialização, beneficiando-se dos convênios que já possui com dezenas de universidades estrangeiras nas áreas de Graduação e pesquisa. A Escola ofertará seu primeiro módulo internacional e realizará visitas a indústrias e centros de pesquisa no exterior com alunos da Pós-Graduação. Nos próximos anos as atividades de internacionalização serão ampliadas.


Infraestrutura A Escola Politécnica dispõe de infraestrutura privilegiada, com vários laboratórios especializados, salas de desenho e biblioteca.

Parcerias com o setor produtivo A Escola Politécnica possui parcerias com empresas que propiciam aos alunos oportunidades de estágio, treinamento e inserção no mercado de trabalho. Há também parcerias para realizar projetos de extensão, que beneficiam diretamente a comunidade. Ainda com o objetivo de aproximar a Universidade das empresas e inserir alunos e ex-alunos no mercado de trabalho, os estudantes da Escola Politécnica têm à sua disposição o Portal da Empregabilidade – PUC Talentos. Por meio de um intenso relacionamento com empresas da região, a Universidade proporciona aos alunos a chance de realização de cursos in-company especialmente planejados para a realidade da empresa.

vidal MARTINS Decano da Escola Politécnica

O aspecto de ‘ser plural’ da Escola Politécnica se manifesta na diversidade de cursos ofertados e dos respectivos públicos-alvo; na interculturalidade proporcionada pela internacionalização dos cursos; na variedade de ambientes de ensinoaprendizagem oferecidos; e na integração com diversas empresas regionais.

Cursos :: APP Development :: Arte e Animação para Jogos Digitais :: Automação Industrial :: Desenvolvimento de Jogos Digitais :: Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios :: Engenharia da Manutenção :: Engenharia da Sustentabilidade :: Engenharia de Produção – Semipresencial :: Engenharia de Produção – Ênfase em Lean Service :: Engenharia de Produção Enxuta – Lean Manufacturing :: Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico :: Engenharia de Segurança do Trabalho :: Engenharia de Software :: Engenharia Logística e de Operações – Lean Logistics :: Executive Development Program – Lean & Projects :: Geoprocessamento :: Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação :: Gerenciamento na Construção Civil :: Gestão da Qualidade em Produtos e Processos :: Gestão de Projetos em Engenharia :: Gestão e Projetos de Banco de Dados :: Lean Six Sigma – Certificado Black Belt :: Redes e Segurança de Sistemas – Semipresencial :: Redes e Telecomunicações :: Sistemas da Qualidade na Produção de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos :: World Class Manufacturing (Manufatura Classe Mundial)

Câmpus l Curitiba l Londrina l Maringá l Ponta Grossa l Toledo l Brusque (SC) l Jaraguá do Sul (SC) l Joinville (SC) l São Paulo (SP)

você_no_plural | 31


Saúde e Biociências

fotoS: João Borges

_escolas

Laboratórios que contribuem para a formação de profissionais mais humanizados

Escola de Saúde e Biociências Comprometimento

Destaques

Os cursos de Especialização da Escola de Saúde e Biociências são oferecidos para atender às demandas dos profissionais que buscam não só corresponder às necessidades do mercado, mas também enfatizar a importância da humanização no exercício profissional. A maioria dos cursos já está consolidada e alguns, como o de Microbiologia Clínica, são ofertados há mais de 15 anos, sempre com grande procura e elevado grau de satisfação dos egressos.

O curso de Conservação da Natureza e Educação Ambiental é pioneiro e um dos únicos da região; o de Enfermagem Estomaterapia, que tem o aval da Sociedade Internacional de Estomaterapia, é o único do Sul do país; o de Acupuntura é muito procurado pela volta às tradições e a busca por medicinas alternativas. O Curso de Humanização do parto é destinado a profissionais de saúde interessados em aprender a atuar com pacientes, que cada vez mais optam por dar à luz através de métodos mais humanos.

Pesquisa Muitos trabalhos desenvolvidos nos cursos de Pós-Graduação são publicados em revistas científicas reconhecidas no mercado. A PUCPR ainda mantém vários acordos com instituições nacionais e internacionais, propiciando ao aluno uma formação completa e diversificada.

32 | você_no_plural


Odontologia Os cursos de Odontologia da PUCPR cumprem rigorosamente as exigências do Conselho Federal de Odontologia, que é extremamente severo quanto à regulamentação. Para ampliar o conhecimento prático, os pós-graduandos dispõem de duas Clínicas de Odontologia, cada uma com 12 consultórios equipados com aparelhagem completa e de última geração. Neles, são feitas consultas e procedimentos clínicos gratuitos para a população, com o atendimento de casos de interesse acadêmico. O trabalho dos estudantes é acompanhado de perto por professores titulados da Universidade.

Sergio Surugi de Siqueira decano da Escola de Saúde e Biociências

Neste momento no qual nosso país começa finalmente a emergir no cenário mundial, graças ao crescimento de sua economia e ao potencial de seus recursos materiais e humanos, a procura por profissionais dotados de formação integral aumentará muito. Para consolidar nossa posição entre as potências globais, teremos que contar com pessoas que, além de uma formação acadêmica sólida, também valorizem e pratiquem a sensibilidade para com as necessidades do próximo e a preservação de um ambiente saudável. Profissionais, antes de tudo, éticos.

Cursos :: Acupuntura Tradicional Chinesa :: Atividades Acrobáticas no Circo e na Ginástica :: Auditoria, Avaliação e Controle de Sistemas e Serviços de Saúde :: Conservação da Natureza e Educação Ambiental :: Cosmetologia e Cosmecêutica Aplicada à Estética :: Educação Física Escolar :: Endodontia :: Enfermagem do Trabalho :: Enfermagem em Centro Cirúgico e Central de Esterilização :: Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais :: Enfermagem nas Emergências :: Estética para Farmacêutico :: Exercício e Qualidade de Vida na Obesidade :: Fisiologia do Exercício Aplicada à Atividade Física :: Fisioterapia Cardiorrespiratória Hospitalar :: Fisioterapia Dermatofuncional :: Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva :: Gestão da Saúde :: Gestão de Unidades Produtoras de Refeição :: Implantodontia :: Método Pilates :: Microbiologia :: Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia :: Personal Training :: Psicanálise Clínica – De Freud a Lacan :: Psicologia Clínica: Abordagem Psicanalítica :: Psicologia do Trânsito :: Psicoterapia Analítico Comportamental :: Saúde Mental e Psicanálise :: Terapia Analítico-Comportamental Infanto-Juvenil :: Treinamento Desportivo :: Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade Aplicados à Produção de Alimentos

Câmpus l Curitiba l Londrina l Maringá l Toledo

você_no_plural | 33


_esColas

a PUCPr estÁ Presente Por toDo o estaDo

câmpus Maringá

câmpus londrina

(44) 3025-8700 | Av. Prudente de Moraes, 633

(43) 3372-6000 | Av. Jockey Club, 485

câmpus curitiba (41) 3271-1555 | R. Imaculada Conceição, 1155

câmpus toledo

câmpus s. J. dos Pinhais *

(45) 3277-8600 | Av. da União, 5000

(41) 3299-4300 | Rodovia BR 376 – Km 14

34 | você_no_plural

* Desde de 2013, os cursos do Câmpus SJP são ofertados predominantemente no Câmpus Curitiba. Algumas aulas práticas poderão ocorrer no Câmpus São José dos Pinhais e Fazenda Experimental Gralha Azul.



Você no Plural