Page 1

CAOS O JOGO 13aEdição Cena 002, exercício 3b. Criando sigilos

O QUE É UM SIGILO? Um sigilo é um segredo. Sim. Um sigilo pode ter um símbolo figurativo, mas não é o símbolo figurativo. Um sigilo pode ter um mantra facilitador de transe, mas não é o mantra. O nome ´sigilo´ nasce do fato da técnica ter como fundamento um SEGREDO. A técnica mais simples de criar um sigilo envolve 3 fases: desejo; visualização do desejo ocorrido; segredo. O desejo é aquilo que se quer ver realizado EM VIGÍLIA OU EM SONHOS. Quando um desejo tem probabilidade de se manifestar na ´realidade´ então ele se manifestará na realidade. Quando um desejo não tem possibilidade atual de se manifestar na realidade, então ele se manifestará nos sonhos. Ex: Eu consigo voar como um pássaro. Muitos agora devem estar se perguntando... ´Ué, mas sigilo não é o símbolo do desejo?' Não, não é. Sigilo é o fato daquilo que foi desejado (e visualizado) ter sido esquecido. Então, para que se possa falar corretamente sobre o símbolo, deveria ser dito que UM SIGILO PODE TER UM SÍMBOLO. Mas, neste primeiro momento, iremos deixar de lado as questões do símbolo e do mantra, para nos atermos ao essencial da técnica, os 3 passos básicos de um sigilo simplificado.

COMO CONSTRUIR UM SIGILO SIMPLIFICADO? 1o passo - Desejo. Formule uma sentença que expresse seu desejo. Ex: "Consigo voar como um pássaro!". As frases que expressam desejos devem estar no presente, conter em si a ação ou evento desejado, e serem sempre afirmativas. Veja que ´Desejo voar como um pássaro´ é muito diferente de ´Consigo voar como um pássaro´. A primeira frase, apesar de estar no presente, expressa como ação ou evento DESEJAR VOAR. A segunda frase expressa o evento CONSEGUIR VOAR. A frase deverá ser dita em voz alta, quantas vezes for necessário, até que você acredite nela. Uma vez que você tenha feito a frase que contém seu desejo, passe para o 2o passo. 2o passo - Visualize o desejo como ocorrido. Visualizar significa acreditar que ocorreu. Para sua mente, aquilo que você percebe pelos sentidos e aquilo que você imagina criativamente SÃO A MESMA COISA. Uma visualização simples significa acreditar. Como você chega a acreditar em um evento simples da vida? pode ser por ter visto o evento ocorrer, por ter ouvido o evento ocorrer, por ter sentido na pele, no gosto, no olfato, que o evento ocorreu. Quando mais sentidos lhe informarem que o evento ocorreu, mais fácil será de você acreditar nisto. Por isto a técnica do sigilo usa a imaginação criativa, para ´ver´ na tela mental o evento como ocorrido, para ´ouvi-lo´, ´senti-lo´ na pele, ´cheirá-lo´ e/ou ´degustá-lo´. Quanto mais impressões você conseguir agregar à visualização através da sua imaginação criativa, mais poder mágico será agregado ao sigilo. A visualização também pode ser repetida várias vezes, com se fosse um treino, até que você consiga ter a melhor imaginação criativa possível para você.


3o passo - Esquecimento. Muitos praticantes ao conhecerem a técnica do sigilo acabam acreditando que o momento para esquecer o sigilo será imediatamente após tê-lo gravado em sua mente. Na verdade o esquecimento pode ocorrer a qualquer momento. Pode ser imediatamente após o ato, ou minutos, ou horas, ou dias após o ato. Indica-se que se tente esquecer o ato após alguns minutos, para que seja possível você ter tempo para fazer suas anotações. Aqui ha´ um paradoxo. Quanto mais você desejar o evento, quanto mais importante for o evento para a sua vida, mais poder mágico ele terá, mas também mais difícil será esquecê-lo. Quanto menos for importante para você o evento, mas fácil será esquecê-lo, mas, de outro lado, menos poder mágico ele terá. Então como faremos? vamos começar com eventos que não sejam tão importantes assim, mas acreditaremos que eles são muito importantes, pelo tempo em que durar o ritual de criação do sigilo. Com a prática e o tempo, eventos mais importantes serão objeto do trabalho de sigilização. EXERCÍCIO 3B - CRIANDO SIGILOS PARA O JOGO Dentro do paradigma de jogo, CAOS é um conjunto de universos paralelos à este. No CAOS existem vários atratores caóticos, que são eventos ou lugares que foram ´sonhados´ em muitas edições do jogo, por muitos jogadores. Assim, para poder chegar a estes eventos ou lugares, você deverá criar um sigilo para representar sua chegada nos sonhos a cada um destes eventos ou lugares. Você poderá criar suas próprias frases, usando os exemplos abaixo, ou mesmo copiá-los como frase: 1 - SONHO COM O NAVIO DO CAOS 2 - SONHO COM A CATEDRAL DO CAOS 3 - SONHO COM A REPRESA DO CAOS 4 - SONHO COM A VILA NO MEIO DO BOSQUE DO CAOS 5 - SONHO COM A ESTRADA NO MEIO DA FLORESTA DO CAOS 6 - SONHO COM A CIDADE ABANDONADA DO CAOS 7 - SONHO COM A ESTAÇÃO ESPACIAL DO CAOS Oportunamente lhe serão apresentados outros atratores, mas, para este exercício 3b, lhe é pedido que formule e dispare estes 7 sigilos, um por dia (não precisa ser em dias seguidos), da seguinte forma: A - Formule a sentença do desejo (ou copie acima); B - Declare a sentença do desejo em voz alta, repetindo, até que acredite nela; C - Visualize o desejo como ocorrido, estando você nele e percebendo ele; Inicie a visualização acreditando estar lá no escuro; repita a visualização agora ´vendo´ o desejo com sua imaginação criativa; acrescente sons à visualização na tela mental; acrescente cheiros; acrescente gostos; acrescente sensações táteis; Repita a visualização usando em sua imaginação criativa tantos sentidos quanto lhe for possível. D- Faça suas anotações, como vc fez, como se sentiu em cada fase (A, B, C) acima. E - Relate suas anotações ao mestre de jogos; F - Afaste toda a operação e o desejo do seu pensamento presente e futuro. Este exercício deve ser realizado em um prazo mínimo de uma semana e máximo de duas semanas. Relate um a um Havendo dúvidas, consulte seu Mestre de Jogos.

Caos13 - Cena002 - Exercicio 3b - CRIANDO SIGILOS  

Exercício que ensina à fazer sigilos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you