Page 1

SEM PRAZO

TÉCNICAS DE LAYOUT PARA ONTEM


ESTE PEQUENO LIVRO É SOBRE A PRIMEIRA COISA QUE SE APRENDE AO SE TORNAR ESTAGIÁRIO EM CRIAÇÃO:

VOCÊ PRECISA


A SER RÁPIDO.


PARA QUE VOCÊ N REINVENTAR A R


Nテグ PRECISE RODA,

SELECIONEI AQUI ALGUNS DOS MELHORES CONSELHOS E PEQUENAS MANHAS NA HORA DE FAZER LAYOUTS PARA ONTEM, SEM PRAZO.

(E, na maioria das vezes, sem briefing.)


PARE DE OL REFERÊNC COMECE A FAZÊ-LAS. A MAIORIA DELAS TAMBÉM FOI FEITA EM JOBS SEM PRAZO, SEM BRIEFING E, O PIOR DE TUDO, SEM CLIENTE. SÃO FANTASMAS. POR ISSO NÃO PERCA TEMPO DEMAIS VENDO-AS. ASSIM COMO DROGAS, ELAS VICIAM.


LHAR CIAS.


ENVO COM A


OLVA-SE A MARCA. DÊ ZOOM, ESTUDE OS DETALHES E A LINGUAGEM QUE ELA TEM UTILIZADO NA SUA COMUNICAÇÃO. SE ELA NÃO ESTIVER EM VETOR, PEGUE O JPEG E VETORIZE RAPIDAMENTE. ISSO VAI FAZER COM QUE VOCÊ CRIE INTIMIDADE E ENTENDA MELHOR A MARCA QUE ESTÁ MEXENDO.


RASCU NO PAPEL OU NO COMPUTADOR. ANTES DE COMEÇAR A POLIR UM LAYOUT, RASCUNHE PELO MENOS 2 OPÇÕES DIFERENTES. ISSO PODE FACILITAR O PROCESSO COM A SUA DUPLA E O DIRETOR DE CRIAÇÃO.


UNHE.


COME


QUANDO VOCÊ COMEÇA CRIANDO UM LAYOUT SEM PRETENSÃO, SÓ PARA SER UM PLANO B, SENTE-SE MAIS SEGURO PARA COMEÇAR A TRABALHAR E ELE TAMBÉM ACABA SE TORNANDO UM EXCELENTE RASCUNHO DO PLANO A.

ECE PELO


USE FÓRM PRONTAS

SEM M (foto PB parnasiana)


MULAS

MEDO. Você não tem tempo para inovar. Use fontes e técnicas de diagramação que você sabe que funcionam. Não há registros de morte pelo uso de títulos gigantes e textos longos com a fonte Garamond nos anos 80.

Como você não tem prazo, te poupei de um texto mais longo aqui.

(Mas caso você tenha se perguntado, ninguém morreu ainda por usar a DIN em frases maíusculas como eu fiz neste livro.)


AS VEZES VOCÊ S

UM LAY BONITO


SÓ PRECISA DE

YOUT O.

LAYOUT COM IDEIA É SEMPRE BOM. MAS EM ALGUMAS SITUAÇÕES TUDO QUE VOCÊ PRECISA É DE UM BELO LAYOUT PARA FAZER AS PESSOAS PARAREM PARA LER O PRINCIPAL: A MENSAGEM.


DECIDA DE SEGU ADIANT


A ANTES UIR TE.

SE VOCÊ NÃO TOMAR PEQUENAS DECISÕES ANTES DE CONTINUAR O LAYOUT, PODE FICAR PERDIDO EM VÁRIAS RÉPLICAS RUINS COM PEQUENAS VARIAÇÕES DA MESMA COISA.

?!


NA DÚVIDA,

SIGA A REFERÊ


NA MAIORIA DAS VEZES QUE VOCÊ RECEBER UM EXEMPLO ANEXO AO JOB, ELE VAI TE DEIXAR PERGUNTAS SEM RESPOSTAS (E NÃO VAI TE AGRADAR). NESSAS HORAS, É TENTADOR FAZER UM LAYOUT REVOLUCIONÁRIO QUE VAI MUDAR OS PADRÕES DE SE FAZER UMA NEWLETTER. RESISTA.

ÊNCIA.


(Imagem do ícone do arquivo)

UM ARQUIV PARA CADA LAYOUT.


VO A

SE VOCÊ TIVER CRIADO MAIS DE UMA OPÇÃO E NÃO SOUBER QUAL CAMINHO TOMAR AINDA, SALVE CADA ALTERNATIVA EM UM ARQUIVO DIFERENTE. MUITAS RÉPLICAS DE LAYOUT EM UM ARQUIVO SÓ VÃO DEIXÁ-LO CONFUSO , ALÉM DE DEMORAR MAIS PARA SALVAR E TORNAR SEU PROCESSO MAIS LENTO.


USE NOMES DES


SCRITIVOS. NOMEIE SEUS ARQUIVOS DE MODO QUE VOCÊ ENTENDA O QUE SÃO SEM PRECISAR ABRI-LOS.


R EZILIT U FUNDOS, VETORES, PICTOGRAMAS E FONTES QUE VOCÊ JÁ TENHA UTILIZADO ANTERIORMENTE EM OUTROS LAYOUTS PODEM SERVIR PARA O QUE VOCÊ TEM DE FAZER AGORA. SE VOCÊ JÁ TIVER NOMEADO OS ARQUIVOS DESCRITIVAMENTE, ISSO SE TORNA AINDA MAIS FÁCIL.


REUTILIZE


TENHA UM BANCO DE IMAGENS GENÉRICA


M E S AS.

IMAGENS DE CAIXAS, CANETAS, BLOCOS DE NOTAS, CDS E COISAS ASSIM SÃO SEMPRE ÚTEIS NESSAS HORAS. VOCÊ NUNCA SABE QUANDO VAI PRECISAR. É BOM TÊ-LAS ORGANIZADAS E DEVIDAMENTE CLASSIFICADAS NA SUA MÁQUINA.

(Dedicado a Carlinhos Gusmão, meu último supervisor até o momento.)


(foto do fundo de uma Bic.)

T M D P


TENHA UMA MÁQUINA DIGITAL POR PERTO. ALGUMAS IMAGENS SÃO TÃO ESPECÍFICAS QUE SÃO SIMPLESMENTE IMPOSSÍVEIS DE OBTER NA INTERNET. COMO O ÂNGULO DA FOTO DESSA CANETA, POR EXEMPLO.


SE NÃO TEM B FAÇA UM BOI-D


BRIEFING, DE-PIRANHA. CLIENTES TEM DIFICULDADE EM SABER O QUE QUEREM, MAS COSTUMAM SABER O QUE NÃO QUEREM. SE NÃO TEM BRIEFING, NÃO PERCA O PRAZO. FAÇA UM LAYOUT RÁPIDO E ENVIE PARA O CLIENTE. ASSIM VOCÊ LOGO RECEBERÁ O SEU BRIEFING SEM PRECISAR DISCUTIR COM NINGUÉM.


SEMPRE PEÇA O FORMATO.


SE NÃO TE DEREM UM, APENAS SEJA REALISTA. FAÇA O LAYOUT EM UM FORMATO APROXIMADO E DE ACORDO COM O ORÇAMENTO E TEMPO PARA PRODUÇÃO QUE O CLIENTE TEM. SE VOCÊ NÃO FIZER A MENOR IDÉIA, COMECE O LAYOUT PENSANDO QUE VOCÊ PODE TER QUE ADAPTÁ-LO PARA QUALQUER FORMATO.


NÃO COMP UMA BRIG VOCÊ NÃO GANHAR.


É TENTADOR NESSA HORA USAR O EXEMPLO DE DAVÍ, MAS EM 30 MINUTOS VOCÊ NÃO PODE FAZER A CAPELA CISTINA E GARANTIR QUE VAI FICAR BOM. TENTE COISAS MAIS MODESTAS, COMO ALL TYPES E CLIQUES RÁPIDOS DE COISAS COMUNS, COMO CLIPS, CANETAS OU QUALQUER COISA QUE ESTEJA À SUA MÃO.

PRE GA QUE O PODE


SE VAI DAR MERDA, AV INSISTIREM AVISE DE N DAR MERD


R VISE. SE M, FAÇA E NOVO: VAI DA.

NÃO DEVERIA, MAS É COMUM A MAIORIA DAS PESSOAS ENVOLVIDAS NO JOB NÃO FAZEREM A MENOR IDÉIA DE COMO A PEÇA SERÁ PRODUZIDA. CABE A VOCÊ - PELO SEU PRÓPRIO BEM - AVISAR QUANDO O QUE FOI PEDIDO NO JOB NÃO FOR VIÁVEL OU TIVER POTENCIAL RISCO VEXATÓRIO. 2 VEZES, POR FAVOR.


ESCOLHA SUAS BATA


TALHAS. MESMO TENDO PRAZO,VOCÊ NÃO VAI TER ENERGIA PARA VENCER TODAS. POR ISSO, DISTRIBUA A MAIOR PARTE DAS SUAS FORÇAS NOS JOBS E PESSOAS QUE REALMENTE VALEM A PENA.


NÃO CULPE O JOB. AS PESSOAS ENVOLVIDAS NELE É QUE FORAM INCOMPETENTES. MESMO UM DESCANSO DE COPO E UM CARTÃO DE NATAL PODEM SE TORNAR JOBS SURPREENDENTES. (Essa foi dedicada ao amigo e redator Pedro Drable. Os trabalhos ao lado são dele.)


(foto dos jobs do Pedrão.)

NENHUM JOB É RUIM.


SEJA COMPREEN COM O SEU DUPLA. ASSIM COMO VOCÊ, ELE TAMBÉM ESTÁ INDIGNADO COM A FALTA DE TEMPO, O CLIENTE, O ATENDIMENTO E A BAGUNÇA QUE É ESSA AGÊNCIA. SEJA PACIENTE E NÃO SEJA TÃO CRÍTICO COMO DE COSTUME.


NSIVO U


ACREDITE: TUDO QUE V FIZER VAI S DIGNO DE V


NEM VOCÊ SER VOCÊ. NÃO SE PREOCUPE. VOCÊ NÃO É UM ARTISTA. VOCÊ É UM HOMEM DE NEGÓCIOS. VOCÊ FAZ PARA VENDER. NO DIA-A-DIA DE UMA AGÊNCIA, POUCAS PEÇAS SÃO VERDADEIRAMENTE “PORTFOLIÁVEIS”. NÃO TENTE COLOCAR TUDO QUE VOCÊ FAZ NO SEU PORTFÓLIO.


Mesmo que layout fique razoรกvel, nรฃ mostre para ex.


eo e ão a sua

E PARA NINGUÉM MAIS ALÉM DE VOCÊ , O ATENDIMENTO E O CLIENTE. UM LAYOUT FEITO ÀS PRESSAS SEMPRE PODE FICAR MELHOR. VOCÊ PODE ENXERGAR ALI MUITO POTENCIAL, MAS AS PESSOAS À SUA VOLTA NÃO VÃO E VOCÊ CORRE O RISCO DE ELAS ACHAREM VOCÊ RIDÍCULO E PASSAREM A DUVIDAR DO SEU BOM SENSO.


Mesmo que layout fique razoável, nã mostre para amiga mais da sua irmã.


o

ão aa nova .

ELA SIMPLESMENTE NÃO TEM CRITÉRIO. PENSE BEM. ELA ESTÁ AFIM DE VOCÊ.


SEJA


DIRETO. SE VOCÊ NÃO TEM TEMPO, NÃO PERCA MAIS PRAZO PENSANDO NUMA IDÉIA METAFÓRICA. APROVEITE E FALE O QUE O CLIENTE PRECISA COMUNICAR SEM DAR VOLTAS. ISSO VAI AUMENTAR SUAS CHANCES DE APROVAÇÃO E FACILITAR SEU PROCESSO.


N達o se


NÃO PERCA TEMPO SE INDIGNANDO COM A FALTA DE PRAZO. EU ESCREVI ESSE LIVRO EM UM DIA. VOCÊ PODE SE SURPREENDER COM O QUE CONSEGUE FAZER TRABALHANDO DE VERDADE DURANTE DOIS EM UM LAYOUT.


(ilus


stra)

(RESERVEI ESTE ESPAÇO PARA VOCÊ ESCREVER SEUS PRÓPRIOS MACETES. MAS COMO EU SEI QUE VOCÊ NÃO VAI FAZER ISSO, FIZ ESSA ILUSTRAÇÃO.)


E NÃO LEV DISSO A SÉ


VE NADA ÉRIO.

SÉRIO. POR QUÊ VOCÊ LEVARIA? TRABALHOS FEITOS NA PRESSA RARAMENTE FICAM BONS. ESSE LIVRO FOI ESCRITO E DIAGRAMADO EM X DIAS. ALÉM DO MAIS, QUEM ESCREVEU FOI UM ESTAGIÁRIO DE 24 ANOS.


SEM PRAZO

TÉCNICAS DE LAYOUT PARA ONTEM

Sem Prazo  

Técnicas de Layout para Ontem

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you