lc.sociologia

Page 149

Sociologia Como a cultura é constantemente recriada pelos indivíduos em sociedade, tendo um caráter dinâmico, não é diferente com as expressões das obras da Literatura de Cordel. Os repentistas criam suas canções e histórias a partir da realidade social, muitas vezes denunciando a miséria e a fome nordestina, os acontecimentos políticos, a vida difícil dos trabalhadores rurais e urbanos, etc. Como podemos ler no fragmento do folheto O testamento de Getúlio, de José Gomes, que os assinava com o pseudônimo de Cuíca de Santo Amaro, cidade onde nasceu: [...] Deixo ao povo brasileiro Os quais me tinham amizade Elas!... as Leis Trabalhistas Para a sua liberdade Deixo ela para o povo Antes de ir pra a eternidade. Deixo a todo trabalhador Igualdade de condições Isto é... o direito Que também tem os patrões

E o Ministério do Trabalho Pra castigar os Tubarões. Deixo o cofre da Nação Lá no Rio de Janeiro Para os candidatos E pra todo marreteiro Que pelas eleições Gastaram o seu dinheiro. < (Fonte: Batista. 1977:231).

ATIVIDADE

Com base no fragmento acima, produza um cordel a partir de sua realidade.

Gramsci (1891 – 1937), apud Brandão, diz que para todos os seus seguidores, o folclore é uma cultura de classe. (1982, p. 101). Ou seja, é a partir da realidade da luta de classes que se dá no cotidiano das pessoas, que esse tipo de obra literária expressa o saber do povo. Um saber baseado no senso comum, mas que reflete uma visão de mundo. Existe diferença entre a Cultura Popular e o Folclore? É interessante sabermos que sempre houve uma divergência entre os estudiosos e os próprios folcloristas. A “queixa” é a que, para os folcloristas, o Folclore é uma manifestação cultural tradicional do povo para o povo, são seus costumes nos contos e canções populares. Contudo, o termo Folclore surgiu em meados do século XIX e ganhou força quando, em 1846, o inglês William Thoms (1803-1885) inventou o termo folk-lore, (folk = povo e lore = saber, então, o “saber do povo”).

Antonio Gramsci: filósofo e político italiano, um dos fundadores do partido comunista italiano. Como teórico marxista defendia a hegemonia da classe .

Cultura: criação ou apropriação? 149


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.