Page 1

CAPA Rapida 105 e Roland700 AnĂĄlise e comparativo tĂŠcnico entre duas impressoras offset


Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica

Rapida 105 e Roland700 Análise e comparativo técnico entre duas impressoras offset Alunos: Tulio Russo Victor Ghiraldini Wilson Campos

São Paulo, Agosto de 2012


TULO RUSSO VICTOR GHIRALDINI WILSON SILVEIRA CAMPOS JUNIOR

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO EM MÍDIA IMPRESSA TRABALHO DE IMPRESSÃO EM OFFSET ANÁLISE E COMPARATIVO TÉCNICO ENTRE DUAS IMPRESSORAS OFFSET

Trabalho de conclusão de módulo de Impressãoe m Offset apresentado ao Departamento de Pós Graduação da Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica de São Paulo, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Planejamento e Produção de Mídia Impressa.

São Paulo, agosto de 2012.


Sumário

01.

INTRODUÇÃO....................................09

02.

AS EMPRESAS..................................10

2.1

Grupo KBA........................................10

2.2

Grupo Manroland............................13

03

Especificações Técnicas...............14

3.1

Formatos de Impressão.................15

3.2

Conjunto de Alimentação..............16

3.3

Transporte do Substrato...............17

3.4

Entintagem........................................18

3.5

Velocidade Máxima.......................20

3.6

Tipos de Substrato.........................21

3.7

Integração com Pré-Impressão....22

3.8

Integração com Pós-Impressão....24

3.9

Acessórios Opcionais...................26

3.10

Investimento....................................28

3.11

Segmento de Impressão................29

04

Conclusão.........................................29

05

Referências Bibliográficas.............32


Introdução


1. INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo realizar um comparativo técnico entre dois equipamentos de impressão offset de diferentes fabricantes, analisando o dois equipamentos e comparando-os item a item com finalidade de se obter um relatório com informações que apontem qual das impressoras é a ideal para um futuro investimento de um cliente com projeto de ingressar no segmento cartotécnico. Apesar das máquinas serem de fabricantes diferentes, durante a análise nos apresentaram grande similaridade em seus formatos. A partir de uma situação de aprendizagem sugerida pelo professor Pedro Augusto Casotti, docente do módulo de Processos de Impressão, do curso de Planejamento e Produção de Mídia Impressa (PPMI), poderemos identificar e compreender as variantes do processo de especificação técnica de um equipamento de impressão offset. Neste trabalho de conclusão de módulo simularemos a análise entre a Impressora da MAN modelo Roland 700 e a impressora KBA modelo Rapida 105 Com proposta de aquisição:


GRUPO KBA O Grupo Koenig & Bauer, mais conhecido como KBA, é um dos maiores fabricantes de impressoras offset do mundo. Todas suas fábricas estão na Alemanha (Würzburg, Radebeul, Frankenthal e Trennfeld). A KBA possui pontos de venda em praticamente toda a Europa, além de América do Norte e Ásia. No Brasil, a KBA possui um escritório em São Paulo. No total, as empresas que compõem o grupo KBA empregam aproximadamente 8300 pessoas.

09


Impressora Offset Rรกpida 105 A KBA Rรกpida 105 surgiu em 1986 como uma impressora plana de alta velocidade, com sua produtividade girando em torno de 15mil folhas/hora.

10


Impressora Offset Roland 700 A Roland 700 existe em diversas versões, desde a versão padrão com seis unidades de impressão até doze unidades, incluindo reversão. Será tomado como base a versão padrão, com seis unidades de impressão.

11


GRUPO MANROLAND A Manroland Planas é líder mundial na concepção e construção de impressoras offset planas para aplicações comerciais e embalagens. Com sede em Offenbach, Alemanha, conta com um moderno centro de tecnologia, atendendo as constantes mudanças das demandas da indústria de impressão. A Manroland possui mais de 40 filiais e está presente em mais de cem países. Em julho de 2009, A Manroland, pensando na expansão regional dos mercados emergentes, abriu seu escritório no Brasil sendo responsável por toda a América Latina.

12


Especificações técnicas

13


Formatos de impressão

• Rápida 105 Formato mínimo: 360x520 mm Formato máximo: 720x1050 mm Mancha gráfica máxima: 710x1040 mm

• Roland 700 Formato mínimo: 340x480 mm Formato máximo: 740x1040 mm Mancha gráfica máxima: 715x1020 mm

O formato mínimo e máximo de ambas as máquinas é bem semelhante, variando poucos milímetros entre uma e outra. Tomando como base a versão padrão analisada, a Roland leva ligeira vantagem no formato mínimo e máximo de substrato.

14 14


Conjunto de Alimentação • Rápida 105 Alimentação anterior. O transporte da folha até o conjunto de impressão é feito por duas cintas pneumáticas. Levantamento da pilha com compensação automática de velocidade. Possui ventiladores laterais com ar ionizado, que quebram a estática do papel. Ajuste de inclinação e paralelo central da linha de alimentação. Controle eletrônico de desaceleração da folha para encaixe perfeito da entrada do substrato no conjunto de impressão.

• Roland 700 Alimentação anterior. O transporte da folha até o conjunto de impressão é feito por duas cintas pneumáticas. Levantamento da pilha com compensação automática de velocidade. Possui ventiladores laterais com ar ionizado, que quebram a estática do papel. Ajuste de inclinação e paralelo central da linha de alimentação. Controle eletrônico de desaceleração da folha para encaixe perfeito da entrada do substrato no conjunto de impressão.

15

Nesse quesito, a conclusão que se chegou é de que as duas máquinas são muito semelhantes.


Transporte do substrato • Rápida 105 Há três sistemas diferentes de detecção de folhas: Ultrasonic Double sheet Detector (detector de folhas duplas por ultrasom); Optical skew-sheet (sensor que controla o enviesamento do substrato na entrada da máquina) e Multiple-sheet detector (Sensor que detecta a alimentação de várias folhas ao mesmo tempo).

• Roland 700 Possui o sistema Flat Sheet Travel. O princípio moderno dos cilindros de duplo diâmetro transportam o substrato de modo suave, independentemente da espessura.

Nesse aspecto, a Rapida 105 leva vantagem, pois possui maior quantidade de recursos de controle de passagem do substrato.

16


Entintagem

• Rápida 105 São trinta e quatro zonas de entintagem, que cobrem trinta mm cada. Doze rolos compõem a unidade de entintagem, além dos quatro entintadores. A alimentação de trem único (os rolos distribuidores são posicionados em linha) proporciona boa dissipação do calor e evita a geração de calor na unidade de entintagem. Um programa simples do console permite que as unidades de entintagem que não estejam em uso sejam mecanicamente desconectadas do motor da impressora. Esta característica contribui para a redução do tempo de lavagem e vida útil mais longa dos rolos.

17


• Roland 700 São trinta e quatro zonas de entintagem, que cobrem trinta mm cada. Doze rolos compõem a unidade de entintagem, além dos quatro entintadores. O número otimizado de rolos da unidade de tintagem assegura o equilíbrio entre a capacidade de armazenamento e de reação rápida. Essa reação rápida torna o controle remoto mais eficaz, além da tinta percorrer um caminho mais curto até os rolos entintadores. Possui o sistema Quickstart. É um controle de impressão que, após uma parada de máquina é possível retornar à velocidade de produção antes de envolver a alimentação. Com isso, traz praticamente a mesma carga e evita o desperdício em excesso de substrato.

Novamente igualdade. Porém, por a Roland 700 possuir o dispositivo padrão Quickstart, leva ligeira vantagem.

18


Velocidade Máxima

• Rápida 105 16000 folhas/hora. Dependendo da configuração e tipo de suporte, pode-se atingir 17000 folhas/hora.

• Roland 700 16000 folhas/hora dependendo da configuração e tipos de suporte

A princípio, nada de diferente. A velocidade é igual para ambas.

19


Tipos de Substrato

• Rápida 105 Podendo se imprimir em espessuras de 0,06 à 0,7mm na versão padrão (1,2mm em seu módulo completo), a Rapida 105 aceita diversos tipos de substrato, não só papéis. Isso dependerá da configuração em que a máquina se encontra (convencional ou UV). Abaixo, os seguintes substratos: Papéis PVC / PP / Acetato / Microndulados

• Roland 700 Podendo se imprimir em espessuras de 0,04 à 1mm na versão padrão, a Roland 700 aceita diversos tipos de substrato, não só papéis. Isso dependerá da configuração em que a máquina se encontra (convencional ou UV). Abaixo, os seguintes substratos: Papéis PVC / PP / Acetato Lenticular (Impressão 3D. O substrato é feito de vários tipos de plástico em várias espessuras).

A Roland 700 leva boa vantagem nesse aspecto. A versão padrão é mais completa possibilitando maiores possibilidades sem o investimento em acessórios opcionais.

20


Integração com Pré-Impressão • Rápida 105 Possui o sistema Densitronic. Medição junto às tiras de controle ou diretamente na imagem e controlada com base nos parâmetros de densidade ou espectometria. Há também o Logotronic. Sistema que conecta todos os workflows digitais em rede. Seja JDF ou conexões diretas com o software de gerenciamento e servidores da empresa.

• Roland 700 Dentro do sistema Printnetwork, há algumas funções de integração. São elas: Flexible workflow – dependendo das condições operacionais, o printnetwork pode ser ajustado para trabalhos individualmente. Há um gerenciamento perfeito no fluxo de trabalho JDF e redes simples de pré-impressão. Colorpilot – Maior flexibilidade no gerenciamento de cores. Predefinição automática de tinta fornecendo a base ideal para o controle de cor. Isto torna possível reduzir ainda mais a fase de acerto.

21


Basicamente, as duas mรกquinas possuem os mesmos recursos, mas com nomes diferentes. Ambas as mรกquinas fazem a mesma leitura JDF.

22


Integração com Pós-Impressão

• Rápida 105 A Rápida 105 possui unidades de verniz, tanto convencional quanto com o sistema Doctor Blade (aplicação de verniz com anilox). Há mais de um tipo de secagem sendo eles o IR (lâmpadas de infra-vermelho), o Varidry Blue, 50% mais eficiente que o IR e o Varidry UV. Neste modo, é possível a aplicação de verniz UV total e localizado. Há também a possibilidade de acoplar unidade de corte e vinco na saída da impressora.

• Roland 700 A Roland 700 possui unidades de verniz, tanto convencional quanto com o sistema Doctorblade, além de UV, unidades secadora (dryer) e o Inline Foiler Prindor, que é a aplicação de texturas metálicas semelhantes ao hotstamping. Essa característica é exclusiva das máquinas da Manroland. Além desse dispositivo, é possível acoplar em linha unidade de corte e vinco.

23


Dispositivos de verniz e secagem entram como pós-impressão na descrição dos fabricantes, e por isso foram citados. Em relação aos dispositivos de verniz convencional, a Rapida leva pequena vantagem devido ao sistema Doctorblade. Já a Roland 700, possui o diferencial do Inline Foiler Prindor. Esse recurso é bastante interessante para aplicação em embalagens.

24


Acessórios Opcionais

• Rápida 105 A Rapida 105 possui diversos itens opcionais. Abaixo, a relação dos principais: Pacotes de acessórios para impressão UV, substratos de até 1,2mm de espessura, filmes e plásticos Disponível em até 12 cores Sensor de transporte de folha Troca de chapa automática Unidade de reversão Limpador automático de blanquetas e rolarias Extração de pó Secadores IR e UV

25


• Roland 700 A Roland 700 possui diversos itens opcionais. Abaixo, a relação dos principais: Pacotes de acessórios para impressão UV, substratos de até 1,2mm de espessura, filmes e plásticos. Disponível em até 12 cores Ajuste automático de pinça Dispositivo non-stop para entrada e saída. Dispositivo de reversão Colorpilot (Sistema de controle de cor) Controle de temperatura da unidade de entintagem Inline Foiler Prindor (opcional exclusivo da Roland. É aplicação de texturas metalizadas no substrato) Dispositivo de impressão de verniz Doctorblade, único ou duplo Rede Printnet. Diferentes versões de secador

As duas máquinas possuem diversos acessórios opcionais. Porém, há um acessório na Roland 700 que a diferencia das demais impressoras do mercado, principalmente no seguimento cartotécnico: o Inline Foiler Prindor, conforme mencionado anteriormente.

26


Ivestimento

• Rápida 105 Em relação ao custo de uma impressora nova, a Rápida 105 é mais barata, girando em torno de R$ 2.500.000,00 a R$ 3.000.000,00.

• Roland 700 A Roland 700 ultrapassa os R$ 3.000.000,00. Isso na versão standard (padrão).

27


Segmento de Impressão

Ambas as máquinas, Rapida 105 e Roland 700 são ideais para trabalhos cartotécnicos (embalagens em cartão). Além do formato folha inteira Germânico (770x1130mm), possuem a configuração de impressão “7 horas”, o que facilita a passagem de substratos de fibra longa, como os cartões. Deve ser considerado também, a velocidade acima das quinze mil folhas/hora, além dos softwares de controle de cor (opcionais) e o dispositivo non-stop, fundamentais para controle rigoroso de tonalidade exigido para o mercado de embalagens.

28


Conclusão

1. Conclusão Trabalho em OffSet Após pesquisa entre os dois equipamentos, Rapida 105 e Roland 700, percebemos que ambos apresentam características semelhantes igualmente indicados para o segmento cartotécnico. Entretanto, para escolher entre uma ou outra impressora devemos levar em consideração alguns detalhes que descreveremos a seguir. O primeiro fator importante a ser levado em conta é o Total Cost Ownership e o Running Cost, ou seja, o custo total da solução de impressão e o quanto a impressora tem de custo de manutenção para produção. Na KBA, em sua maioria, as intervenções técnicas são de natureza mecânica, enquanto que na Roland 700, há um número maior de intervenções relativas a questões eletrônicas. Manutenções de cunho eletrônico tendem a ser mais onerosas que as manutenções mecânicas. Quanto ao valor do equipamento, segundo nossa pesquisa, a KBA leva vantagem. Porém, não só valores são considerados na avaliação. É de fundamental importância, ainda maior do que o custo do equipamento, o quanto as duas empresas oferecem ao cliente em manutenção e

29


atendimento. As duas empresas, KBA e Roland possuem escritório no Brasil. Entretanto, após consultas com alguns empresários do ramo gráfico, concluímos que a Manroland oferece maior assistência técnica e um melhor atendimento ao cliente. Para o mercado gráfico, isso é um grande diferencial levando em conta os prazos cada vez mais curtos. Um fator importante tendendo a favor da Roland 700 é uma pequena vantagem no formato mínimo e máximo de impressão, além de, na versão padrão analisada, a Roland 700 imprimir em substratos de espessuras de até um milímetro, três décimos a mais que a Rapida 105. Não se pode esquecer também, do acessório Inline Foiler presente na Roland 700. Com ele é possível agregar mais valor aos impressos, principalmente na produção de embalagens, gerando uma grande diferença competitiva no mercado para quem possui essa máquina com esse equipamento acoplado. Também é possível adquiri-lo posteriormente, podendo dividir o investimento em duas etapas. Devido à explanação acima, o equipamento mais indicado em nossa opinião seria a Roland 700, por realizar o mesmo trabalho com qualidade de impressão e com maior facilidade de manutenção e acessórios diferenciados para o segmento cartotécnico

30


Referências Bibliográficas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. KBA – BRASIL. Disponível em: http://www.kba.com.br/. Acesso em 07 ago. 2012. __________. Rápida 105 Universal. Disponível em: http://www.kba.com.br/produtos/offset_plana/rapida105u/rapida105u.htm. Acesso em 10 ago. 2012. KBA – KOENIG & BAUER GROUP. Disponível em: http://www.kba.com/. Acesso em 10 ago. 2012. __________. Rápida 105. Disponível em: http://www.kba.com/en/sheetfed-offset/sheetfed-offsetpresses/product/rapida-105/detail/. Acesso em 10 ago. 2012. MANROLAND. Roland 700 Hi-Print. http://manroland.ro/en/p/roland_700_hi_print. Acesso em: 28 ago. 2012. MANROLAND SHEETFED. Welcome to Manroland Sheetfed. Disponível em: http://www.manroland-sheetfed.com/. Acesso em 08 ago. 2012. __________. Roland 700 Hi-Print Efficiency. http://www.manrolandsheetfed.com/roland700hiprint. Acesso em 08 ago. 2012.

10


Rapida 105 e Roland700 Análise e comparativo técnico entre duas impressoras offset Alunos: Tulio Russo Victor Ghiraldini Wilson Campos

São Paulo, Agosto de 2012

09

Trabalho Senai Theobaldo de Nigris  

Comparativo Técnico em impressoras Offset Man Roland 700 / Kba Rapida 105 Disciplina de conclusão semestral de Pós graduação em Mídia Impre...

Advertisement