Page 1

Os Elementos Bรกsicos da Linguagem Visual


O Ponto O elemento mais simples que compõe a matéria, o PONTO. O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. Quando fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substância rígida como um bastão, pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.


A Linha


O Tom


A forma


A Direção


A Cor As cores conferem intensa carga emocional à forma. Cada cor possui uma dramatização própria – muitas vezes chamada de psicologia das cores – e normalmente está associada a algum tema específico. Por exemplo o verde está muito relacionado à natureza e atualmente, a temas ecológicos.


A Textura A textura é um recurso amplamente utilizado na comunicação visual como simulação de materiais diversos na impressão em papel – e em outros veículos. Abaixo, uma forma quadrada simula a textura de granito. Assim como as cores, a textura sugere um forte envolvimento emocional com a real sensação de se estar na presença do material simulado.


A Dimensão A representação da dimensão em suportes bidimensionais depende da ilusão. A dimensão (ou tamanhorelativo) dos objecto pode ser um forte indicador de profundidade, pois os objectos mais próximos parecem maiores que objectos mais distantes porque ocupam mais espaço na retina.


A Escala A escala corresponde à relação entre os objectos da imagem e da realidade. A noção de escala possibilita a ampliação ou redução de um objecto sem que sejam alteradas as suas propriedades estruturais ou formais. A escala implica uma relação entre o tamanho absoluto da imagem e o seu referente na realidade.


O Movimento O movimento na comunicação visual pode ser obtido através de vários recursos, porém todos estão associados à repetição de alguns elementos – ou seja, ao ritmo com o qual são repetidos.


Revista  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you