Apostila informatica

Page 41

APOSTILA DE INFORMÁTICA protocolos: o TCP, que significa Protocolo de Controle de Transporte; e o IP, que significa Protocolo Internet. Na verdade, o acrônimo TCP/IP refere-se a uma grande família de protocolos que funciona em conjunto para permitir uma comunicação completa. Veremos mais adiante, que o conjunto de protocolos TCP/IP além de englobar os protocolos TCP e IP, também engloba outros protocolos, tais como ICMP (Internet Control Message Protocol) e o DNS (Domain Name Service), que permite a troca de mensagens de controle e a tradução de nomes (www.uol.com.br) em endereços numéricos (200.193.79.1), respectivamente.

POP3 (POSTO OFFICE PROTOCOL) – Protocolo utilizado para o recebimento de mensagens, também é necessário indicar um caminho de pop3 para a busca das mensagens no computador remoto. O protocolo pop3 só permite a leitura das mensagens se elas forem retiradas do servidor, ou seja, quando uma mensagem nova chega o pop3 faz a transferência das mensagens do servidor para o computador do usuário. IMAP (INTERACTIVE MAIL ACCESS PROTOCOL) – Protocolo utilizado para a leituras das mensagens dentro do servidor sem a necessidade de transferência para o computador do usuário dessa maneira o usuário poderá acessar as mensagens de qualquer lugar.

As camadas do TCP/IP O conjunto de camadas é conhecido como arquitetura de redes, e no caso do TCP/IP é assim dividido. Camadas APLICAÇAO Protocolos: SMTP, TELNET, FTP, http, DNS, POP3, IMAP, NNTP

TRANSPORTE Protocolos: TCP, UDP

INTER-REDE Protocolos: IP, ICM, ARP, RARP

INTERFACE DE REDE Protocolos: PPP, Ethernet, Token-Ring, FDDI, HDLC, SLIP, ATM.

FTP ( FILE TRANSFER PROTOCOL ) – Protocolo de transferência de arquvos e esta entre os mais antigos serviços da UNIX, sendo até hoje um dos protocolos de maior utilização na internet. Sua principal finalidade é transferir arquivos entre estações, tanto enviado quanto recebendo arquivos. De certa forma, o FTP compete com o serviço HTTP(web) em disponibilizar arquivos de acesso público na internet, porém possui funcionalidades mais peculiares que um servidor http, dentre as principais: Comando de sistemas de arquivos - permite a execução de comandos remotos para manutenção de sistemas de arquivos. Controle de permissões baseado em usuários – permite que usuário do sistema possam ser identificados. Reinicio de transferências incompletas – isso é bastante útil para reiniciar um download de um arquivo muito longo por um cliente a partir do ponto em que foi finalizado por uma queda de conexão. Compactação de arquivos sob demanda (on-the-fly) – suponha que tenha um diretório ou arquivo muito grande no servidor remoto não compactados, com um tamanho que torna impossível baixa-los devido à sua baixa velocidade de acesso à internet.

Função Reúne os protocolos de alto nível que fornecem serviços de comunicação ao usuário. Esses serviços são de acesso remoto (TELNET), correio eletrônico (SMTP, IMAP, POP3), transferência de arquivos (FTP), grupo de notícias (NNTP), abrir páginas da internet (http).

Reúne os protocolos que realizam as funções de transporte de dados fim-afim, ou seja, considerando apenas a origem e destino da comunicação, sem se preocupar com os elementos intermediários. Responsável pela transferência de dados da máquina de origem à maquina destino, fazendo o roteamento e a comutação de pacotes. É responsável pelo envio de datagramas construídos pela camada InterRede. Esta camada realiza também o mapeamento entre um endereço de identificação de nível Inter-rede para um endereço físico ou lógico do nível de Rede.

HTTP (HYPER TEXT TRANSFER PROTOCOL) – é o protocolo padrão de transferência de conteúdo nos servidores Web, ou seja, é o protocolo que permite a visualização de páginas da web (Hipertextos) através de um programa de navegação ou “browser”. TELNET – é o protocolo que permite o acesso remoto a computadores. DNS (DOMAIN NAME SERVICE) – A função do Servidor de Nomes de Domínio (DNS) transformar strings (nomes) para endereços IP. Primeiramente, os nomes e endereços eram armazenados automaticamente no seu computador local e por meio de arquivo texto. Tão logo uma rede ultrapassa alguns computadores, começam a surgir os problemas referentes a manter todos os endereços em todos os computadores. Faz sentido automatizar a manutenção da lista. Para resolver este problema foi criado o DNS que baseia-se em um computador que gerencia a lista e faz que os outros computadores o consultem para procurar endereços.

Camada de aplicação Na Camada de Aplicação do protocolo TCP/IP temos os protocolos de alto nível: SMTP (SIMPLE MAIL TRANSFER PROTOCOL) – Protocolo de envio de mensagens no Outlook Express. É necessário indicar um caminho de smtp para que as mensagens sejam levadas até um servidor. O programa padrão que cuida do gerenciamento das mensagens de correio eletrônico do seu computador é o OUTLOOK EXPRESS.

2 . Camada de Transporte

41


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.