Issuu on Google+


Estudo da Concorrência Neste tipo de estudo, o principal objectivo é levantar informações sobre a concorrência. Para identificar os clientes da concorrência, é necessário trabalhar uma amostra do mercados-alvo como um todo, usando uma amostra estratificada que inclua clientes da empresa contratante do estudo na proporção de seu market-share. Os objectivos de um estudo da concorrência pode incluir, entre outros, um ou mais destes aspectos: - Identificação das empresas concorrentes; - Identificação dos clientes das empresas concorrentes; - Análise de pontos fortes e fracos da concorrência.

Esta análise é composta por uma caracterização dos concorrentes, incluindo aspectos como facturamento, número de funcionários, produtos oferecidos e respectivos preços e tecnologia utilizada.


Processo de decisão do consumidor de desporto

Os consumidores são directamente responsáveis pelas vendas e, consequentemente, pelos lucros das empresas. A sua motivação e as acções que daí resultam determinam a sua viabilidade económica.

Cada vez mais os gestores se vêem apercebendo da necessidade de conhecer os consumidores para que as suas estratégias de marketing atinjam os níveis de sucesso pretendidos.


A decisão de compra Os planos de marketing devem ser baseados nas forças psicológicas e sociais que influenciam o comportamento do consumidor. Assim, na base do processo de decisão dos consumidores estão duas forças fundamentais: - Factores individuais (necessidades, percepções, atitudes, personalidade, características demográficas e estilo de vida) ; - O meio ambiente ; - Cultura (normas de sociedade e influências de subculturas éticas ou regionais) ; - Subculturas e classes sociais (grupo social a que o consumidor pertence) ; - Pequenos grupos (amigos, família, grupos de referência) .


Tipos de Envolvimento: Baixo e Alto envolvimento Alto envolvimento

A decisão de compra complexa é baseada num nível envolvimento situacional. Ocorre em ocasiões específicas e é temporário, visto que ocorre normalmente quando a compra é necessária.

Já a lealdade tem subjacente um envolvimento duradouro. É contínuo, permanente e ocorre independentemente da compra. O ênfase está no produto em si, na satisfação pelo seu uso.


Tipos de Envolvimento: Baixo e Alto envolvimento Baixo envolvimento

Consiste no comportamento repetitivo de compra de uma marca, sem o recurso a uma tomada de decisão como tal. Este é um conceito de grande importância para as empresas porque a maior parte dos produtos são de baixo envolvimento.

Por seu lado, a decisão de compra limitada exige alguma tomada de decisão mas subentende um processo de aprendizagem passiva porque não há procura activa de informação. Um novo estímulo é suficiente para provocar uma nova escolha.


Estímulos de Marketing Um dos elementos chave no sucesso de uma estratégia de marketing é o desenvolvimento de estímulos - quer através de promoções, quer através dos próprios produtos - para que o consumidor percepcione como importante a compra de determinados produtos para a satisfação das suas necessidades.


WEBGRAFIA http://youtu.be/s7Y43rvyyzY

http://www.facebook.com/VideosDePedro

...

http://www.sistemicosprojectos.com/servicos/invest/6.htm http://www.pmelink.pt/manuais/marketing-e-vendas/comotoma-o-consumidor-a-sua-decisao-de-compra#03


Avaliação http://issuu.com/vicentegs/docs/question__rio_1_bf7780eb65211d


Marketing no desporto