Issuu on Google+

EDITORAL

INFORMATIVO

O Informativo da Viação Cidade Dutra é uma publicação bimestral. Texto e Editoração: Adriana Silva Coordenação: Silmara Gonçalves Criação e Diagramação: Agência Weber Impressão: Gráfica Priscaf

Endereço: Rua Elísia Gonçalves Barcelos, 93 - Grajaú - SP E-Mail: sac@vcdutra.com.br Site: www.viacaocidadedutra.com.br Siga-nos no twitter: twitter.com/vcdutra

Compromisso em atender com qualidade! Ano XIII | Edição Nº 165 | Abril | 2014 | 2.300 Exemplares

Comemoração ao Dia Internacional da Mulher

22 de Abril - Dia da Terra

Eu aprendi... ...que ignorar os fatos não os altera; Eu aprendi... ...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você; Eu aprendi... ...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas; Eu aprendi... ...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa; Eu aprendi... ...que a vida é dura, mas eu sou mais; Eu aprendi... ...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu. Eu aprendi... ...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar; Eu aprendi... ...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito; Eu aprendi... ...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a; Eu aprendi... ...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer. William Shakespeare

Desde sua criação, o objetivo do evento é gerar um movimento mundial.

Para homenagear as colaboradoras um coffee break especial foi oferecido

O dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data.

A programação contou com a presença da consultora e coaching Tânia Matos da empresa Muttare Consultoria e gestão, que ministrou uma palestra com o tema “Papel da mulher na atividade profissional”.

Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos entre outros. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa.

No dia 07 de Março foi realizado uma programação dirigida as colaboradoras da empresa.

A empresa reconhece o quanto é importante a participação de cada uma em seu departamento, através da competência e dedicação. Um vídeo foi exibido em homenagem, seguido de um Coffee Break e distribuição de brindes. A cada dia as mulheres conquistam seu espaço no mercado de trabalho e contribuem para o crescimento da empresa.

Curiosidades sobre a Terra: •Tem em torno de 4,5 bilhões de anos •Tem 510,3 milhões de km2 de área total •Aproximadamente 97% da superfície da Terra é composta por água •O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal - China com aproximadamente 8.800 metros •A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões.

Maria - ADM/VCD

Palestra sobre manifestações Saiba como agir em situação de risco. Pág.2

Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/22-abril-dia-da-terra.html

CULINÁRIA: Pão de Parmesão

Reunião com a comunidade

Categoria: Lanche

Modo de Preparo: Misture a farinha, o fermento e o sal em uma tigela. Acrescente a água morna e mexa com uma colher de pau. Junte o queijo parmesão. Bata todos os igredientes na mão. Quando a massa estiver solta da tigela, coloque em uma superfície lisa e enfarinhada. Comece a sovar. Depois forme uma bola e deixe crescer por uma hora. Unte uma forma redonda de 25cm. Sove mais algumas vezes a massa e divida-a em 12 bolinhas. Pincele a superfície de cada bolinha com azeite e passe no queijo. Se sobrar queijo, deve ser polvilhado por cima das bolinhas já dentro da forma. Deixe crescer por mais 30-40 minutos. Pré-aqueça o forno a 220ºC. Com uma faca, faça um corte em cima de cada bolinha. Asse por 10 minutos, depois reduza a temperatura para 190ºC e asse até que esteja dourado e crocante, 20 a 30 minutos.

Ingredientes: 500g de farinha de trigo 10g de fermento biológico seco 2 colheres (chá) de sal 320ml de água morna 50g de parmesão ralado na hora Azeite de oliva - cerca de 3 colheres

* Esta receita está disponível no site http://receitasdemais.com.br/receitas/receita-de-pao-de-parmesao

Divulgação

Colaboradoras VCD

58º encontro entre líderes comunitários e representantes da empresa Pág.3

Principais Reclamações

Aprendiz Elayne Cunha

Aprendizado

A aprendiz Elayne Cunha, além do brinde da empresa, teve seu nome sorteado por duas vezes e ganhou um kit de cosméticos e um voucher especial para tratamento estético em uma clinica de beleza!

0800 Cidade Dutra 1º Inobservância ao Ponto de Parada 2º Imprudências Gerais no Trânsito

156 SPTRANS 1º Inobservância ao Ponto de Parada 2º Conduta Inadequada do Operador

Vamos melhorar estes índices!


Palestra sobre manifestações

Orientações aos condutores dos Coletivos

Devido a constantes ataques à ônibus na cidade de São Paulo, tivemos duas reuniões com a Polícia Militar, uma delas com o Sargento Valdo representando a 1º Cia – 50 BPM do bairro Vargem Grande e a outra representada pelo Capitão Marlon Luiz do 27º DP do bairro Grajaú. Ambas as palestras tiveram o mesmo foco e com os seguintes temas abordados: • Os protestos que têm se tornado “eventos” de incêndio em ônibus para “chamar a atenção” das autoridades. • Dicas de como o motorista e cobrador devem agir. (Não entrar em pânico, ter tranquilidade, manter o equilíbrio emocional para tentar ajudar as pessoas a saírem dos coletivos. Estas foram algumas das dicas passadas pela polícia que além de intensificar o acompanhamento destas ocorrências por ordem do secretário de Segurança Pública, Sr.Fernando Grella, também estão circulando nos ônibus da cidade de São Paulo policiais a paisano para tentar proteger a população destes vândalos.

Procedimentos a seguir:

Palestra do Sargento Valdo

Palestra do Capitão Marlon

Sempre manter a calma, (ligar 190 Polícia Militar e 193 Corpo de Bombeiro); Se conseguir, pegar o extintor e ajudar a apagar o fogo do ônibus, sem colocar sua vida em risco; Comunicar a empresa.

COMUNICADO AOS MOTORISTAS

Não se esqueça de sempre vistoriar o coletivo antes do início de sua jornada de trabalho. Dentro da garagem, comunicar aos vistoriadores na saída; e nos pontos iniciais ou terminais, avisar ao fiscal, peça a eles o protocolo da comunicação e guarde-o com você para apresentá-lo sempre que for convocado pelo depto. de sinistros.

Campanha de vacinação Sarampo 2014 Procure a UBS mais próxima e não se esqueça de levar a carteira de vacinação

O sarampo é uma doença altamente transmissível, pode causar pneumonia e encefalite, e até ser fatal. Casos de sarampo continuam ocorrendo em diferentes regiões do mundo. Como a cidade receberá muitos turistas é importante estar com as vacinas atualizadas. A vacinação será reforçada aos profissionais que mantenham contato com os visitantes, como motoristas de ônibus/táxi, cobradores, fiscais, agentes do transporte público e trânsito da cidade, na faixa etária entre 19 à 54 anos.

Tomando cuidado, poderemos preservar os ônibus por muito mais tempo

No nosso último informativo citamos que já começaram a circular os novos modelos de ônibus Super-Articulados. Tais veículos de piso baixo possuem algumas particularidades que em algumas situações deverão ser observadas para que se evitem danos em seus componentes. - Alagamentos: Ao transitar em uma região com acúmulo de água no solo (que não exceda o piso do ônibus), deve-se deslocar o coletivo sempre em primeira marcha e com a aceleração constante. Isso porque a velocidade pode provocar ondulações na água, comprometendo algumas peças que estão na parte de baixo do veículo e que não podem ser molhadas, como a tomada de ar do filtro e os tubos e mangueiras dos respiros dos óleos do câmbio, diferencial e do motor. Se o trecho estiver completamente alagado, não há muito que fazer, desligue o motor o mais rápido possível e aguarde o nível da água baixar.

Novo ônibus Super Articulado

- Lombadas: Ao passar em lombadas, quebra-molas, valetas, ”tartarugas” ou outras saliências da pista, fazê-lo sempre em baixa velocidade, além de acionar o “levantamento” para que o ônibus fique mais alto e se evite danificar as bolsas, hastes das válvulas reguladoras, os amortecedores e a parte inferior das sanfonas. - Pedras e paralelepípedos Sempre que possível (e de forma segura), deve-se tentar desviar desses obstáculos, pois os coletivos com as novas tecnologias tem a parte inferior das carrocerias/chassis/sanfona muito baixa.

58º Encontro entre a Viação Cidade Dutra e a comunidade

Aconteceu no dia 08 de março o primeiro encontro do ano

ISO 9001

A empresa passou na auditoria realizada pela DQS, o objetivo é buscar a melhoria continua do nosso trabalho.

No mês de Março aconteceu a reunião entre os líderes comunitários da região, os representantes da Viação Cidade Dutra e o Sr. Adalberto Ao obter o selo de reconhecimenFerreira, responsável pela Assessoria de Articulação Comunitária da to da NBR ISO 9001:2008, a ViaSP Trans.

ção Cidade Dutra atendeu aos requiEsta parceria acontece há 15 anos, um sinal de respeito aos líderes co- sitos pré-estabelecidos pela norma. munitários que representam à população da zona sul.

É preciso que todos os departamentos

Vários temas foram abordados, entre eles: Indicadores da empresa, carse comprometam pois, no final do ano ros novos, vagas em aberto e contribuição da comunidade.

seremos novamente avaliados pelos resultados dos nossos serviços em 2014.

VAGAS

Estamos selecionando:

■ Motorista

■ 1/2 Oficial Mecânico

FORMAS PARA ENVIO DO CURRÍCULO: Encaminhe o currículo para o departamento de Recursos Humanos. E-mail: vagas@vcdutra.com.br Correio: Aos cuidados do RH para o endereço: Rua Elísia Gonçalves Barselos, nº 93 - Grajaú CEP: 04845-280 2

Líderes comunitários

3


Jornal Viação Cidade Dutra Abril 2014